phoenix127
21-04-2007, 09:20
que quantidade de pasta termica se deve usar no cpu?
|
View Full Version : pasta termica phoenix127 21-04-2007, 09:20 que quantidade de pasta termica se deve usar no cpu? DARKiller 21-04-2007, 11:39 depende do cpu! mas nao ponhas muito, tem que ser uma camada fina que cubra a parte metalica do cpu! phoenix127 21-04-2007, 11:47 é um d820. fina como? alguma referencia HyperRush 21-04-2007, 11:47 Depende da viscosidade, há pastas que derretem e derramam (evitar todo o custo). Quanto mais viscosa melhor, agarra e endurece. DARKiller 21-04-2007, 11:49 massa térmica aconselho-te artic silver 5! e a melhor para mim! HyperRush 21-04-2007, 11:51 massa térmica aconselho-te artic silver 5! e a melhor para mim! Deixa artritos, mas com uma borracha verde sai na boa. phoenix127 21-04-2007, 11:54 quais as melhores? HyperRush 21-04-2007, 11:56 As Cooler master são boas para Pentium IV, agarram-se bem. DARKiller 21-04-2007, 12:02 deixam what???borracha verde???WTF? HyperRush 21-04-2007, 12:27 deixam what???borracha verde???WTF? Não sabias? Explico melhor, para limpares o cooler de pasta termica, retiras a pasta com um pano, pegas numa uma borracha verde, limpas a superficie. Assim estás a tirar a "gordura/residuos" da pasta antiga. DARKiller 21-04-2007, 12:29 eu nunca precisei de fazer isso! um bocado de papel higienico e a pasta sai na perfeiçao! sem deixar la nada e sem ficar com "gordura"! HyperRush 21-04-2007, 12:33 eu nunca precisei de fazer isso! um bocado de papel higienico e a pasta sai na perfeiçao! sem deixar la nada e sem ficar com "gordura"! Olhe que não, o papel higiénico não é totalmente absorvente e deixa marca, nunca reparaste? DARKiller 21-04-2007, 12:37 nao devemos tar a falar da mesma pasta termica! e a artic silver 5 certo? papel H. e sai na perfeição! marcas?nao...so se for da primeira vez que tiro a massa ranhosa que vem com os pcs na primeira vez!ai e que e mais dificil de tirar essas marcas, mas saem! agora com artic silver 5 e limpinho!!! HyperRush 21-04-2007, 12:41 nao devemos tar a falar da mesma pasta termica! e a artic silver 5 certo? papel H. e sai na perfeição! marcas?nao...so se for da primeira vez que tiro a massa ranhosa que vem com os pcs na primeira vez!ai e que e mais dificil de tirar essas marcas, mas saem! agora com artic silver 5 e limpinho!!! Discordo novamente consigo, a AS5 é cinzenta, e garanto que deixa marca. DARKiller 21-04-2007, 12:43 entao e do jeito da pessoa! eu ja pus e tirei muitas vezes e garanto-te que sai na perfeiçao e fica limpinho!!! HyperRush 21-04-2007, 12:50 entao e do jeito da pessoa! eu ja pus e tirei muitas vezes e garanto-te que sai na perfeiçao e fica limpinho!!! Ok pronto, é melhor não baralhar mais, senão acabamos assim: http://i17.tinypic.com/2i7s5dj.gif DARKiller 21-04-2007, 12:52 LOL! deve ser do papel H. que eu uso!!(renova POWER) Daniel Maia 21-04-2007, 12:55 Check my sign - Análise Pastas térmicas.. Deves deixar uma camada quase a ver-se a cor do core.......deve ser muito fininha...mas suficientemente para cobrir todo o core... cumps WindWalker 21-04-2007, 13:13 Têm os dois de aprender a aplicar e/ou remover pasta térmica. Os resíduos de pasta térmica só saem com solventes. Lá porque vocês não vêem marcas/resíduos, não quer dizer que não estejam lá. Comecem mas é a ler instruções (http://www.articsilver.com/instructions.htm). Acho que vos fazia bem. mas nao ponhas muito, tem que ser uma camada fina que cubra a parte metalica do cpu! Falso. Não é toda a parte metálica. Depende da viscosidade, há pastas que derretem e derramam (evitar todo o custo). Quanto mais viscosa melhor, agarra e endurece. Quanto mais viscosa, até certo ponto. Se fôr demasiado viscosa, não se vai espalhar suficientemente. Deixa artritos, mas com uma borracha verde sai na boa. O que são artritos? Borrachas para tirar gordura?? Explico melhor, para limpares o cooler de pasta termica, retiras a pasta com um pano, pegas numa uma borracha verde, limpas a superficie. Assim estás a tirar a "gordura/residuos" da pasta antiga. Quem é que te ensinou essa? eu nunca precisei de fazer isso! um bocado de papel higienico e a pasta sai na perfeiçao! sem deixar la nada e sem ficar com "gordura"! Usa um solvente próprio...Até te assustas... Olhe que não, o papel higiénico não é totalmente absorvente e deixa marca, nunca reparaste? E a borracha absorve a pasta térmica??? DARKiller 21-04-2007, 13:17 quando digo parte metalica, no meu cpu dual core e mesmo toda a parte metalica! ja o meu athlon xp era so no meio que se aplicava a massa termica! solventes.... nao preciso, pelo menos parece ficar limpo por isso poupo mais uns tostoes! Romani48 21-04-2007, 13:20 Por falar nisso, até penso que a AS5 tem uma substancia mesmo para remoção da Artic.. ArticRemover acho eu... EDIT: ArticCleaner Agora borracha? :P nunca vi.. HyperRush 21-04-2007, 13:29 As propriedades da borracha verde alisam e limpam totalmente o metal/cobre. não falo de absorção, claro que isso não existe numa borracha. Então como os arquilagos limpam as moedas de cobre? Com borracha claro! phoenix127 23-04-2007, 21:12 o que quer dizer pasta de alta densidade. artic mx-1 melhor que silver 5? CLPDJ 23-04-2007, 21:33 HyperRush continua a limpar isso com uma boracha verde e ai sim vais precisar de um arquiologo, isso vai parecer uma verdadeira reliquia :D papel hegienico Etanol 99,8% ( mais conhecido por Álcool Etílico) e o k uso... WindWalker 23-04-2007, 21:42 O álcool não é o melhor para isso, porque deixa resíduos. 99,8%?? Deve ser deve...Só o custo de produzir etanol com esse grau de pureza... :berlusca: Álcool isopropílico há a venda a 8,5€, 2L. phoenix127 23-04-2007, 21:43 alta densidade quer dizer mais viscosidade? CLPDJ 23-04-2007, 21:44 nao e tão carro quanto pensas e a min nunca me deixou nada k fosse... e limpinho :D podem sempre limpar com acido sulfurico.... e eficas :D phoenix127 23-04-2007, 21:53 alta densidade, alguem? HyperRush 23-04-2007, 22:02 Massa de consistência. phoenix127 23-04-2007, 22:02 ? nunca comprei pasta termica por isso nao percebo nada. HyperRush 23-04-2007, 22:05 Basta aplicares um pouquinho, nada mais no core. Evita pastas das lojas de electronica (Ultrapassadas), e da marca Cooler Master (Comum à venda nas grandes superficies). Guga27 23-04-2007, 22:07 Tens a Zalman Zm-STG1, uso no meu C2D, já testei outras e esta e bem fixe, e quase liquida, aliás aplica-se com pincel que vem no frasco... phoenix127 23-04-2007, 22:08 ouvi falar muito na artic 5 mas quando fui comprar encontrei uma pasta da artic tambem so que era de «alta densidade» e fiquei sem saber o que fazer. é o mesmo ? DARKiller 23-04-2007, 22:11 artic silver 5 e muito boa! e lima-se bem quando se vai trocar outra vez! artic ceramic dizem ser a melhor para placas graficas! WindWalker 23-04-2007, 22:15 nao e tão carro quanto pensas e a min nunca me deixou nada k fosse... Para além de caro, duvido que arranjes/tenhas mesmo a 99,8%. Isso é de pureza p.a.!!!! (p.a. = para análise) Só se vende isso para laboratórios. e limpinho :D podem sempre limpar com acido sulfurico.... e eficas :D É eficaz, até o HS fica todo picado :-D alta densidade quer dizer mais viscosidade? Massa volúmica = massa/Volume_ocupado Densidade (relativa) = Massa_volúmica/Massa_volúmica_da_água_a_4ºC ~ Massa_volúmica/1 = Massa_volúmica Viscosidade - resistência de um fluido ao movimento. Tens a Zalman Zm-STG1, uso no meu C2D, já testei outras e esta e bem fixe, e quase liquida, aliás aplica-se com pincel que vem no frasco... Acho que é condutora. ouvi falar muito na artic 5 mas quando fui comprar encontrei uma pasta da artic tambem so que era de «alta densidade» e fiquei sem saber o que fazer. é o mesmo ? Compra AS5 ou Artic Céramique, sendo que esta última é a menos perigosa (a AS5 tem propriedades capacitivas, podendo acumular carga e descarregá-la num sítio indesejado). Alta densidade...Preocupa-te assim tanto o peso de 1mm³ de pasta térmica? :002: CLPDJ 23-04-2007, 22:20 i para escolas com formação de Tecnicos Laboratoriais :D loooool topas :D WindWalker 23-04-2007, 22:23 :lol: Então devias saber que o isopropanol ou propan-2-ol (ou álcool isopropílico) é um melhor solvente, pois deixa menos resíduos :P CLPDJ 23-04-2007, 22:28 verdade... mas tambem e bem bem mais caro e mais "restricto" :D Daniel Maia 23-04-2007, 22:42 Pela facilidade de aplicação zalman stg1 é melhor...mas n gosto por ser muito liquida.....e pela minha análise a artic silver 5 superou um pouco a Zalman STG1 Guga27 25-04-2007, 13:55 o defeito da zalman e mesmo esse, muito liquida, essa de ser condutora...quer dizer que se houver passagem...ela passa...não sabia. Ricasete 16-05-2007, 16:28 Já agora o que acham da pasta que vem com o Big Typhoon? Foi essa que apliquei mas acho as temps um bocadinho altas...(40 em idle e 50 em full) Nota: O meu x2 4400+ 939 tá com 2750 (mais 550) e a caixa é ventilada com uma fan de 80 à frente e 90 atrás. Nem toquei nas voltagens. Daniel Maia 17-05-2007, 15:14 Pastas que vem com os coolers ---> :rcarton: AS5... cumps Optik1 17-05-2007, 23:16 E metodos de colocação de pasta termica? Sugestões xôrs tecnicos :002: Btw: já li o pdf da arctic silver 5 para core 2 duo ;) GIKÃO 18-05-2007, 00:06 eu nao sei se isto importa mas encontrei numa pesquisa... deem uma vista de olhos... nunca experimentei.... http://www.f13pc.pt/loja/detalhes.php?id=960 e da zalman... Genome_Boy 19-05-2007, 12:12 É possível usar uma massa termica, por exemplo a AS5, no GPU? WindWalker 19-05-2007, 14:12 É possível usar uma massa termica, por exemplo a AS5, no GPU? É. oldmaxx 19-05-2007, 15:21 no GPU é possível nas memórias não, pois as memórias absorvem a massa térmica, e vão as memórias á vida.... Só não se aconcelha o uso de AS5 ou zalman ou até mesmo AS3 no gpu, pois normalmente os gpus tem resistências por perto, e como normalmente os users menos experientes gostam de abusar na massa térmica, ela transborda do gpu e vai para as resistências para largarem fumo... e depois dizem, ai a gráfica foi á vida.... a artic céramique a nível de condução térmica é melhor, mas é em sub-zero, de resto AS5 e zalman for the win(colaboratory, é a melhor a nível de temps, mas estraga os xim's por completo) Lasac 19-05-2007, 17:01 eu tenho a minha 8800gtx á mais de 2meses com céramique nas mems e no gpu com o bloco completo da coldzero e nunca tive problemas. Praticamente só utilizo céramique porque é a única que confio para gpu/mems e no cpu como está subzero (vapochill) também continua a ser céramique. Só troco céramique quando meto o tuniq ou o swiftech apogee no cpu, ou seja zalman for the win. Neste momento tou com o tuniq porque emprestei a vapo ao oldmaxx e estou a 3510mhz a 1.325v para 24/7 sem problemas com este calor (62ºc full) :) Ainda consigo os 3600, mas se jogar test drive unlimited umas horas seguidas ele sai do jogo, então baixei para 3510 e ficou assim. :P darkpanther 19-05-2007, 19:38 Estou agora a montar o meu Core2Duo, como faço para retirar a fita térmica que vem com o CPU? WindWalker 19-05-2007, 19:41 Estou agora a montar o meu Core2Duo, como faço para retirar a fita térmica que vem com o CPU? Não vem com o CPU, vem na superfície de contacto do dissipador com o CPU (base do dissipador). Acho que podes remover grande parte com a unha mesmo :p O resto sai com um solvente. Já se falou em cima de vários: álcool etílico (o mais fácil de arranjar, provavelmente) e álcool isopropílico. darkpanther 19-05-2007, 19:46 E alcool etílico de 96% ou 70% :-) Realmente quem não percebe...meu Deus... WindWalker 19-05-2007, 19:49 E alcool etílico de 96% ou 70% :-) Realmente quem não percebe...meu Deus... Convém que seja com o maior grau de pureza possível, i.e. quanto maior a percentagem de álcool melhor :) darkpanther 19-05-2007, 19:54 Ok, então vou usar o de 96% Estou um pouco em pánico, pq pensava que este processo ia ser um pouco mais intuitivo. A fita térmica que vem no dissipador tem uma forma exquisita. http://www.intel.com/support/processors/sb/img/figure1.jpg Suponho que tenho só que raspar, e limpar com cuidado. Tenho que aplicar a massa térmica só no CPU ou também no dissipador?? Obrigado pela ajuda neste momento de aperto:) WindWalker 19-05-2007, 20:06 Vê lá com o que é que raspas!! Eu quando disse com a unha estava a falar literalmente, não estava a gozar. Ao raspares com a unha não riscas a base do dissipador. Vou resumir a técnica que uso (quando me referir a papel, será papel de cozinha): - Limpar grande parte da pasta térmica no CPU e dissipador com papel; - Limpar o que resta com um solvente. No teu caso, deita umas gotas de álcool (3~5) e espera uns segundos. Depois limpa com papel. Repetir pelo menos 1 vez, 2 são aconselháveis; (CPU e dissipador) - Colocar um pouco (uma "pinta") de massa térmica na base do dissipador. Como dizes que já leste as instruções, chegámos à parte em que se usa um saco de plástico, com o dedo na parte interior, para espalhar a massa com movimentos circulares; - Limpar a base do dissipador com papel, vigorosamente e com movimentos circulares, SEM USAR DEPOIS UM SOLVENTE para limpar os resíduos (o objectivo é preencher as fissuras da base do dissipador com pasta térmica); - Pôr (lá nas instruções dizem metade ou um grão de arroz para Intel single core, e numa certa linha do CPU para Dual Core) pasta térmica no CPU; - Colocar o dissipador em cima do CPU e fixá-lo; - Rodar o dissipador um pouco para a esquerda e para a direita. Pronto a usar :) Daniel Maia 19-05-2007, 20:07 Sim..raspa devagarinho...tenta nao arranhar muito.. mete pasta no cpu...e com um cartão de crédito barras o cpu....pra ficar uma camadinha fininha...quase a ver.se a cor do core...depois metes ao de leve tb no dissipador.. cumps darkpanther 19-05-2007, 20:13 Obrigado pela a ajuda. Ok, acho que já percebi, tinha ficado na dúvida se colocava só no CPU ou no CPU e dissipador, é que vi sítios onde só falavam do CPU. Pelos vistos no dissipador coloca-se mas depois limpasse com papel... Outra coisa que acho estranho, devo colocar a massa em todo o quadrado do CPU?? É que me parece estranho visto que o contacto do dissipador é redondo (como podem ver na imagem que coloquei) e assim uma parte da massa ficará de fora do contacto. darkpanther 19-05-2007, 20:34 Alguém sabe??? darkpanther 19-05-2007, 21:00 Isto de por só uma linha de pasta térmica nos Cor2Duo é muito estranho. Será que não há nenhum problema de por tão pouca pasta? Acham que está bem assim?? http://img465.imageshack.us/img465/7876/messageservletcb6.jpg WindWalker 19-05-2007, 21:21 É mesmo só essa linha :) Acredita, não queima, e é o melhor método :004: Lasac 19-05-2007, 21:22 Atenção que colocar massa térmica em dual core ou quad core não é a mesma coisa que single core. Para Core2Duo: 1. Colocar uma risca de massa térmica fina a meio do shim (de cima para baixo) 2. Encostar o cooler ligeiramente (não "assapar" logo no shim) e rodar uns 30º para a esquerda e para a direita para espalhar a massa térmica pelo shim (1 vez ou 2 chegam perfeitamente) 3. "Assapar" o cooler e apertar Para Core2Quad: 1. Desenhar uma cruz de massa térmica fina (uma risca de cima para baixo e outra da esquerda para a direita) 2. Encostar o cooler ligeiramente e rodar alguns graus para a esquerda e para a direita de forma a espalhar a massa térmica pelo shim 3. "Assapar" o cooler e apertar Poupam massa térmica e os resultados são espectaculares. Em single core é meter massa no centro e espalhar com um cartão de forma a ficar uma camada fina (quase transparente), mas só no cpu. A massa térmica serve apenas para melhorar o contacto entre o shim do cpu e a base do dissipador, ou seja, tapar fissuras praticamente invisíveis a olho nu. Se meterem muita massa térmica, servirá de isolante térmico em vez de condutor... PoolMania 20-05-2007, 14:04 A forma de colocar a pasta termica num AMD X2 Dual Core é a mesma coisa que num Core 2 Duo da Intel? WindWalker 20-05-2007, 14:07 A forma de colocar a pasta termica num AMD X2 Dual Core é a mesma coisa que num Core 2 Duo da Intel? http://www.articsilver.com/instructions.htm |