View Full Version : PS3 Ligada por componentes c/ imagem errática

djhifi
17-04-2007, 00:06
Bem eu não queira fazer um longo POST, mas como já tentei de tudo para excluir todas as partes (ou quase todas) e continuo quer sem resolver o problema, quer sem saber de onde poderá com toda a certeza, vir, este pedido de ajuda tem de ser algo detalhado, porque senão acho que vocês não a podem dar

(Apartir daqui agradeço mesmo muito a quem tiver paciência para ler isto)

Aqui vai:

Tenho um projector da SONY que suporta 1080i's, quando ligado por componentes.
Comprei um cabo por componentes da BLAZE de 1m, que me custou 12€+portes (veio de Espanha).
Mas como devem calcular, só mesmo para efeitos temporários, pois o projector está montado no tecto e isso fez-me ter uma autêntica feira no meio da sala, com componentes a sair da PS3 até ao projector por um lado e o audio a sair para o amplificador do home cinema, á direita.

Mas até aqui, tudo perfeito, 1 semaninha a jogar PS3 em alta definição, no meio da feira lol :P

O meu pai comprou então, quando chegámos das férias, um cabo por componentes de 7 metros da QED Cables que custou qualquer coisa como 200€...
A razão de tal tamanho como já devem ter percebido, é para poder por a PS3 junto ao resto do material com os cabos todos direitinhos até ao projector e não no meio da sala, com cabos por todos os lados.

Enfiado o cabo de 7 metros pela parede dentro até á saida no tecto onde se encontra o projector, e tendo sido a ponta que veio de fábrica sem nada, devidamente estanhada a outros 3 conectores RCA iguais (pois encomendámo-los juntamente), liguei o cabo da BLAZE pois é o único que tem entrada AV MULTI OUT para PS3 e usei 2 adaptadores RCA fêmeas (um singular e outro que já cá tinha em casa [par] para ligar o cabo de 7 metros ao da BLAZE e perfazer um só), podendo assim jogar a minha PS3.

Os problemas vieram depois, a imagem supostamente para quem olha assim "na boa" está perfeita inclusivamente com as saídas configuradas na PS3 todas correctas e tudo, mas não está perfeita.

Quer a 720P quer a 1080i notam-se sombras...fantasmas...whatever, em certas linhas, letras e afins. (a 576i, para meu espanto....nada disto acontece) mas adiante.

Exemplos:

-mira no Resistance está completamente duplicada em forma de "fantasmas" quase que como se alguém tivesse posto papel quimico por cima dela mas este tivesse ficado ligeiramente descentrado da mesma.

-o meu veiculo/condutor (principalmente nas motas) parece que têm uma mini aura transparente a sombreá-los (Motorstorm)

-disposição dos nomes na grelha de partida do F1 com a ultima letra de cada um sempre a mostrar um pequeno arrasto (quando vi isto comecei a suspeitar que o erro so ocorria com grandes contrastes, como neste caso...letras pretas...fundo branco..mas não sei)

Bom passando ás tentativas de exclusão de partes:

-O adaptador AC do projector está dentro do mesmo tubo onde o cabo componente de 7 metros está enfiado, desliguei da corrente e liguei o projector com outro cabo que aqui tenho, fora do tubo claro, pois pensei que poderia estar a haver conflito de ondas magnéticas ou outra fonte qualquer entre o cabo AC e o cabo por componentes...NADA.

-O projector tem 2 zonas de input para cabos componentes, mudei de uma para a outra...NADA.

-Sendo que é o cabo verde que transmite a imagem e os outros 2 apenas definem a cor, experimentei, na zona onde existe a tal junção do cabo da BLAZE 1m com este de 7m, meter o cabo verde em todos os adaptadores fêmea RCA, pois pensei que o problema poderia ser desses adaptadores, novamente...sem cor mas com imagem...NADA. Tudo na mesma.

-Finalmente como nessa zona tambem tenho um cabo de antena pois como já referi é um home-cinema, e esse mesmo cabo ás vezes adiciona "cenas" á imagem..tipo ondas...uma faixa branca etc etc, desliguei-o da tomada....NADA.

De referir que depois disto tudo, desliguei os cabos todos, voltei a montar a PS3 no meio da sala com o cabo BLAZE apenas, como no inicio...e a imagem estava perfeita...mas não quero acreditar que um cabo de 200€ possa ter problemas e já agora...QUAIS...

Por fim, refiro que o audio da minha PS3 está a ser transmitido via OPTICAL cable de 1m, entrando numa das várias portas que o meu amplificador (também da SONY) tem para o efeito.

PS. No manual de instruçoes do meu projector, na imagem mode, aquilo aparece lá uma opção "RGB Control" ou algo parecido com regulação da imagem (andei a ler que é os eixos X/Y) mas essa regulaçao so aparece quando o sinal de entrada é DTV GBR...e no meu caso os componentes só dão uma imagem boa no modo DTB YGBR (salvoerro é assim o nome), na outra especificação, a imagem aparece...só que verde.

Portanto ainda pensei que esta opçao podia resolver o meu problema...mas no meu projector nem consigo aceder a ela.

Ajudem-me

jamper
17-04-2007, 00:39
Eu não percebo muito do assunto, mas assim de repente cheira-me a interferências ou perda de sinal.
Por acaso não experimentaste a ligação com o cabo grande antes de o enfiares na parede? Assim tiravas logo as duvidas em relação a interferências.
E segundo o que percebi, cortaste as pontas para enfiar o cabo e voltaste a soldar?

djhifi
17-04-2007, 01:06
Boas jamper, quanto á primeira pergunta, não na verdade não experimentei, mas é como se tivesse, pois desliguei da corrente todos os outros cabos que estão nesse tubo, deixando apenas o de 7M ligado...e continua a persistir.

A segunda pergunta, não...o cabo de 7M veio originalmente da fábrica com os adaptadores Red, Green e Blue numa ponta...e na outra sem nada...mas nós comprámos outros 3 e soldámos (se não como é que daria para ligar á PS3? Ou não é?) Depois de soldados interligámos o de 7 com o de 1m (que tem a tal saida multi out da PS3...)

Morais
17-04-2007, 01:06
Perca de sinal, sem duvida, o teu cabo pode ter custado o que custou mas não é nenhum amplificador de sinal...

djhifi
17-04-2007, 01:23
Moralez, vou parecer leigo mas vou dizer...eu de qualquer das formas já inverti tudo e liguei o cabo da BLAZE numa entrada por componentes no meu amp. e o que vem do projector, na saida MONITOR OUT (também componentes, e também no amp.), isso por si só não amplifica o sinal?

Que aparelho me pode ajudar se de facto for mesmo perda de sinal?

Obrigado pela tua ajuda desde já

Morais
17-04-2007, 01:31
Não te sei dizer, pior que isso so a quantidade estúpida de cabos, conversores e adaptadores que a TV da sala tem para "levar" com dois DVDs, um VHS e a power-box da Tv Cabo e um sistema de som 5.1 a dar para os três...

Enfim, assim do nada, experimenta ligar o cabo bem enrolado, fora da parede, ao projector.
It's a long shot, mas interferências no sinal também são uma hipótese a ponderar.

Espera ai...
Imagens fantasma, o que no teu caso são da mesma fonte...
Basicamente esse cabo, que não é nada mais que uma extensão, é a única alteração que provoca isso, né?
O cabo devidamente estanhado (a pasta manda uma moca do caraças), tens a certeza que cada ligação foi devidamente blindada com uma fita para esse mesmo propósito? É que ás vezes basta eles roçarem um no outro para a coisa marar.

jamper
17-04-2007, 01:38
Sei que é uma dor de cabeça, mas assim como o moralez disse, o melhor é tirar o cabo de 7 metros cá pra fora e testar tudo por fora. Assim, podes eliminar a hipotese de interferência.
Suponho que esses cabos tenham malha, e que a mesma está soldada ao chassis das fichas. Se for o caso, verifica com um ohmimetro se tens alguma continuidade entre a malha e o resto do condutor. Basta um fiozinho estar em contacto para haver estragos.

djhifi
17-04-2007, 01:38
Exacto moralez...porque o mais barato (e mais pequeno) quando ligado directamente ao projector, não da problemas.

Assim que ligo os 2 entre si com o mais longo a "desembocar" no input de componentes do projector...pimba volta.

E o mesmo acontece quando sem tarem ligados entre eles, estao: o mais curto a entrar no amplificador e o maior ligado na saida "monitor out" (e ligado ao projector)

Morais
17-04-2007, 01:43
Só pode ter algo a ver com a forma isso foi soldado, não estou a ver 7m de cabo a provocar imagens fantasma...

djhifi
17-04-2007, 01:48
Moralez ta tudo estanhadissimo...será que o problema nao está no da blaze...que tendo má qualidade e só um metro...funciona bem...ligado á tv directamente...mas funciona mal, ligado ao de 7?? ou pelo menos..a "alimentá-lo" ?

E mais, de inicio foi soldado, a nossa segunda tentativa, estanhámos os 3.

Jamper...mas tirar cá para fora ou desligar das tomadas todos os outros cabos que estão dentro do mesmo tubo, não é a mesma coisa? pelo menos o principio é o mesmo...mata logo a corrente logo se estivessem a ser emitidas frequencias conflituosas...elas parariam...

Quanto ao ohmimetro, é uma boa ideia.

PS. atençao que quando digo imagens fantasmas...não é EXAGERADAS...joga-se bem (nos bluray ainda nao vi que problemas causa) mas se jogarmos atentos assistimos aos factores (entre outros) que especifiquei no primeiro post.

È mesmo irrititante, parece ocorrer com linhas tipo barras da vida...miras..letras...nao sei ja pensei no vertical SYNC mas hj em dia o cabo verde (Y) já tras a SYNC incorporada...

PS. Link para as especificaçoes tecnicas do meu projector...

http://www.projectorcentral.com/Sony-VPL-VW11HT.htm

jecas
17-04-2007, 22:05
Eu tenho 1 Retroprojector DLP da SAMSUNG de 50" e ligado por HDMI e faz sombras fantasmas quando passa de cor para preto..
Sabem solução para isto?

Morais
17-04-2007, 22:17
Eu tenho 1 Retroprojector DLP da SAMSUNG de 50" e ligado por HDMI e faz sombras fantasmas quando passa de cor para preto..
Sabem solução para isto?

É só com a PS3 ou acontece com outros periféricos?
É que é bem provável que isso seja do projector (a não ser que andes a jogar à base de acetatos) em si.

No caso inicial isso não se pôs em questão pois ficou provado que a diferença ocorria com o cabo de 7m.

djhifi
17-04-2007, 23:21
Moralez, estive a pensar, e se eu ligar a saida/entrada AV MULTI OUT do cabo por componentes oficial da SONY (que arranjei um hoje) ao cabo de 7 metros, para não haver os tais bloqueios (adaptadores rca ligando um cabo ao outro) pelo meio?

Poderá resolver não achas?

Ao invés de 2 cabos com interligaçao, existe só um...grande é certo...mas de alta qualidade.

Diz.me a tua opiniao sobre isso.