View Full Version : Ubuntu 7.04 - Tutoriais. Links. Questões. Dúvidas.
petersaints 04-01-2008, 18:16 Como é que vejo qual uso?!
Eu já fiz isso uma vez e perdi todos os serviços da minha faculdade, assim como, a possibilidade de configurar a wireless para ter acesso à Eduroam... Para já gostava de me manter no Feisty 7.04, enquanto não houver nova actualização da minha faculdade.
É uma questão de esperar +/- um mês para ser lançado o 7.10... :sad:
Obrigado a todos pela a ajuda...!
O Gutsy (7.10) já saiu dia 18 de Outubro!! Que confusão é essa? O Hardy Heron (8.04) é que ainda não!
Vou-te contar um segredo... 7.10 = Outubro de 2007. O numero antes do ponto é sempre o ano e o depois do ponto o mês. Por exemplo 8.04 é para sair em Abril de 2007.
Tens aqui uma lista das releases do Ubuntu até hoje:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_%28Linux_distribution%29#Releases
(in)dependente 04-01-2008, 18:23 O Gutsy (7.10) já saiu dia 18 de Outubro!! Que confusão é essa?
Eu sei que ele já saiu a algum tempo... mas é uma versão adaptada pela minha faculdade... na verdade só tem inserido alguns aplicativos extra e os serviços do campus...! Eu sei que é uma treta esperar por eles. Mas na ultima vez que fiz a actualização deixei de poder aceder à rede Eduroam... não sei porquê...! Aconselharam-me a esperar pela actualização por parte deles.
petersaints 04-01-2008, 19:26 És da FEUP?? É a único sitio onde conheço um Ubuntu custom mas deve haver mais :P
(in)dependente 05-01-2008, 03:03 És da FEUP?? É a único sitio onde conheço um Ubuntu custom mas deve haver mais :P
Yep! Nessa apanhaste-me :P:joker:
MaxDamage 24-01-2008, 14:32 Tenho o Kubuntu 7.04 instalado, e reparei hoje por acaso (fiquei a saber do comando "free" lol) que de 512MB, tenho uns 10MB livres.. wtf? Nem o windows consome tanta memória.. e pela lista de processos não encontro nada excessivo, parece-me que é mais a soma do consumo de todos os processos que me deixa com tão poucos MB livres. Terá a minha instalação algum problema? Ou é normal ser assim? Se for, que alternativas para ter uma SO mais leve? Usar XFCE? Usar outra distro com o AIGXL? What else? (não sei se estou a dizer alguma asneira, os meus conhecimentos em linux ainda são poucos lol)
Yep! Nessa apanhaste-me :P:joker:
o que é que foi adicionado?
Tenho o Kubuntu 7.04 instalado, e reparei hoje por acaso (fiquei a saber do comando "free" lol) que de 512MB, tenho uns 10MB livres.. wtf? Nem o windows consome tanta memória.. e pela lista de processos não encontro nada excessivo, parece-me que é mais a soma do consumo de todos os processos que me deixa com tão poucos MB livres. Terá a minha instalação algum problema? Ou é normal ser assim? Se for, que alternativas para ter uma SO mais leve? Usar XFCE? Usar outra distro com o AIGXL? What else? (não sei se estou a dizer alguma asneira, os meus conhecimentos em linux ainda são poucos lol)
O free não é o melhor comando para saber isso. Vê isso antes com um programa tipo top (ou htop, que é melhor :)).
Ainda assim, o consumo depende do que tens a correr no teu sistema. Pode também haver algum tipo de memory leak/bug, mas é menos provavel.
o que é que foi adicionado?
ok, ja vi:
http://linux.fe.up.pt/portal/distros/ubfeup
MaxDamage 25-01-2008, 15:27 O free não é o melhor comando para saber isso. Vê isso antes com um programa tipo top (ou htop, que é melhor :)).
Ainda assim, o consumo depende do que tens a correr no teu sistema. Pode também haver algum tipo de memory leak/bug, mas é menos provavel.
Com o top tenho exactamente os mesmos numeros relativos ao uso de memória, bah.. Quando refiro o consumo exagerado, estou a falar em idle total, sem nenhuma aplicação aberta... Bem vou experimentar o debian, vamos lá ver como é que corre lol.
Boas...
Eu recentemente instalei Ubuntu 7.04 no meu notebook usando o Wubi, a instalação correu bem, mas quando vou a entrar no ubuntu mostra a barra de carregamento, tudo normal ate aqui, mas depois disso o ecra fica todo cinzento escuro, depois dá o som que antecede o pedido da palavra passe, insiro a palavra passe (ecra sempre cinzento) e depois tambem da o som que da à entrada do ambiente de trabalho, mas o ecra não sai do cinzento.
Por isto da para perceber que está a trabalhar so esta a falhar a parte grafica.
1ª-> A culpa disto estar a acontecer pode ser de ter sido instalado com o wubi ou é so da grafica?
2ª-> Existe alguma maneira de arranjar isto? (Não da para fazer downlopad de drivers pois ta tudo cinzento)
O meu pc è:
HP pavilion dv 4395EA
Intel Pentium Mobile M760 2.0GHZ
1.5Gb de RAM
80GB HDD
ATI mobility radeon X700
Caso me pudessem esclarecer agradecia imenso!!!
Tens que editar o /etc/X11/xorg.conf e na secção Monitor tens de ter uma linha assim Option "MonitorLayout" "LVDS, TMDS"
experimenta, acho que é assim
Ah, para ires para a linha de comandos carrega em CTRL+ALT+F1 depois de ouvires os tambores do login screen.
edit: é mesmo Option "MonitorLayout" "LVDS, TMDS"
Eu fiz o que disseste para fazer, so que deu permisão negada, então eu defini a pass do root e fiz "login do root" e da-me na mesma permisão negada
root@ubuntu:/home/rico# /etc/X11/xorg.conf
bash: /etc/X11/xorg.conf: Permissao negada
Desculpa a minha ignorancia mas ñ sei como sair desta incruzilhada, uso ubunto no desktopo mas ha pouco tempo e tou a aprender, mas ainda sou muito rookie.
Caso me possas ajudar agradeço
faz login com o teu username.
depois define a password de root com o comandopasswd
depois editas o ficheiro com o comandosudo nano /etc/X11/xorg.conf
ou com o visudo vi /etc/X11/xorg.conf
desculpa,
ja entrei no ficheiro e depois tem como tu deves saber!!
Section "Monitor"
Indentifier "monitor generico"
option "DPMS"
end section
Section "screen"
identifier "default screen"
.....
.....
end section
onde insiro aquilo que disseste??
desculpa a ignorancia mais uma vez!!
onde está option "DPMS", fica:Option "MonitorLayout" "LVDS, TMDS"
ficaas com
Section "Monitor"
Indentifier "monitor generico"
Option "MonitorLayout" "LVDS, TMDS"
end section
para gravar e sair como faço!!
se estás a usar o nano, CRTL+X para sair; ele pergunta se queres gravar e respondes "y"+"enter"; a seguir pergunta o nome do ficheiro e carregas só enter(deixas o nome que está xorg.conf)
Fiz tal e qual disseste, não mudei o nome ao gravar, depois fiz reboot e ta igual, imagem de grilo!!!
então é porque falta qualquer coisa.
no meu acer bastava fazer isso(tem a mesma gráfica)
experimenta instalar o ubuntu 7.10 . pode ser que já funcione logo á primeira.
edit: acabei de instalar o 7.10 e não precisei de alterar nada. experimenta tb.
http://guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Driver-Radeon > segue isto rico_20
Já agora, que confusão que para aqui vai.
jamper, ele já estava em root, não precisava nada de fazer o "passwd". E se o mandas criar uma pass de root, porque raio dizes para ele usar o sudo? E mandar alguem que não conheça o vi, usa-lo? Isso é mesmo para levar alguem aos arames.
ele tinha dito que não tinha a password de root....
eu disse para ele usar o sudo para não ter de se logar como root..
só quis ajudar..
root@ubuntu:/home/rico# /etc/X11/xorg.conf
bash: /etc/X11/xorg.conf: Permissao negada
Ele não disse que não tinha a pass de root. O problema dele ali foi ter feito apenas o /etc/X11/xorg.conf sem nenhum comando (nano, vi, leafpad, etc) antes. Acontece a mesma coisa no meu sistema, e em qualquer sistema.
Além disso, se não querias que ele se logasse como root, para que a historia do passwd? E executar o passwd com user vai leva-lo a alterar a password daquele user, não a do root. Para isso, e como user, tinha que fazer sudo passwd.
sim tens razão em relação á password. enganei-me.
boas outra vez
O guia que me disponibelizaste ta muito bom, so que na parte
root@ubuntu:home/rico# sudo gedit /etc/modules
cannot open display:
run'gedit --help' to see a full list of available command line options.
não consigo entrar, dando me isto,ja fui a ajuda mas pouco ou quse nada ajuda.
Até aqui os passo que tava a fazer estavam a dar como o pevisto
uma vez que o Jamper disse que não lhe deu este problema com o 7.10, não será melhor desinstalar o 7.04 e instalar o 7.10??
Voces é que mandam, dgam o que acham melhor eu fazer
deduzo que ainda não tenhas X por isso substitui o gedit por nano ficando:
sudo nano /etc/modules Se estás em root podes cortar o sudo!
O 7.10 como mais recente que o 7.04 deve ser um pouco melhor! Dentro do possível!
albus19892003 27-01-2008, 18:00 Olá,
Instalei o Kubuntu 7.04, pedi pa ele criar uma partição somente com o espaço livre que existia.
Deparei-me que não sei onde está a minha antiga partição D: do Windows, onde tinha os meus ficheiros...
Já entrei no menu "Dispositivos de armazenamento", e só tá lá o CD-ROM...
O sistema de ficheiros é NTFS...
Depois...
Tal como o utilizador totil no outro tópico que foi fechado por um moderador, me mandou fazer, fiz download do programa NTFS-3G...
O problema é que não sei instalá-lo... Já andei de volta da Konsole e mesmo assim nada... FIquei um pouco sem paciência já...
Alguém me pode ajudar a instalar o NTFS-3G por favor?
http://www.ntfs-3g.org/ntfs-3g-1.1120.tgz
Obrigado...
Na Konsole ele diz-me isto:
utilizador@utilizador-laptop:~$ /home/utilizador/ntfs-3g-1.1120/ntfs-3g-1.1120/configure
checking build system type... i686-pc-linux-gnulibc1
checking host system type... i686-pc-linux-gnulibc1
checking target system type... i686-pc-linux-gnulibc1
checking for a BSD-compatible install... /usr/bin/install -c
checking whether build environment is sane... yes
checking for gawk... no
checking for mawk... mawk
checking whether make sets $(MAKE)... yes
checking whether to enable maintainer-specific portions of Makefiles... no
configure: Setting exec_prefix to /
checking for gcc... gcc
checking for C compiler default output file name...
configure: error: C compiler cannot create executables
See `config.log' for more details.
Não entendo o seguinte erro:
"checking for C compiler default output file name...
configure: error: C compiler cannot create executables"
Por favor, expliquem-me que eu sou um noob completo no assunto...
Obrigado
Depois de ter feito isso, não consigo passar ao segundo passo da instalação, nem muito menos para o quarto:
The simplest way to compile this package is:
1. `cd' to the directory containing the package's source code and type
`./configure' to configure the package for your system. If you're
using `csh' on an old version of System V, you might need to type
`sh ./configure' instead to prevent `csh' from trying to execute
`configure' itself.
Running `configure' takes awhile. While running, it prints some
messages telling which features it is checking for.
2. Type `make' to compile the package.
3. Optionally, type `make check' to run any self-tests that come with
the package.
4. Type `make install' to install the programs and any data files and
documentation.
Não precisas do ntfs-3g para ver partições NTFS. Só precisas dele para escrever lá. Para o instalar, sudo aptitude install ntfs-3g.
Faz-nos um favor e mostra-nos o resultado do df -h.
#edit: esse erro acontece porque não tens os build essentials instalados. sudo aptitude install build-essentials (ou essential, já não sei)
albus19892003 27-01-2008, 18:11 Não precisas do ntfs-3g para ver partições NTFS. Só precisas dele para escrever lá. Para o instalar, sudo aptitude install ntfs-3g.
Faz-nos um favor e mostra-nos o resultado do df -h.
AO ter feito o comando "sudo aptitude install ntfs-3g", o Konsole deu-me a seguinte informação:
"utilizador@utilizador-laptop:~/ntfs-3g-1.1120/ntfs-3g-1.1120$ sudo aptitude install ntfs-3g
A Ler Listas de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências
Lendo informação de estado... Pronto
Os seguintes pacotes foram automaticamente mantidos:
linux-image-generic linux-restricted-modules-common linux-restricted-modules-generic
Os seguintes pacotes foram mantidos:
adept adept-batch adept-common adept-installer adept-manager adept-notifier adept-updater apport apport-qt bind9-host bsdutils cupsys cupsys-bsd cupsys-client cupsys-common
dbus dnsutils e2fslibs e2fsprogs file foo2zjs genisoimage hpijs hplip hplip-data hwdb-client-common hwdb-client-kde iptables kate kcontrol kdebase-bin kdebase-data
kdebase-kio-plugins kdelibs-data kdelibs4c2a kdepasswd kdeprint kdesktop kdm kexi kfind khelpcenter kicker klipper kmenuedit koffice-data koffice-libs konqueror
konqueror-nsplugins konsole ksmserver ksplash ksysguard ksysguardd ktorrent kwin language-pack-en language-pack-kde-en language-pack-kde-pt language-pack-pt libbind9-0
libblkid1 libcairo2 libcomerr2 libcupsimage2 libcupsys2 libcurl3 libcurl3-gnutls libdbus-1-3 libdns22 libexif12 libflac++5c2 libflac7 libfreetype6 libgl1-mesa-dri
libgl1-mesa-glx libglu1-mesa libisc11 libisccc0 libisccfg1 libjasper-1.701-1 libjasper-runtime libkonq4 libkrb53 liblwres9 libmagic1 libmagick9 libmysqlclient15off
liboggflac3 libpcre3 libperl5.8 libpng12-0 libpoppler1 libpoppler1-qt libpq5 libpulse0 libqt3-mt libsmbclient libsndfile1 libsnmp-base libsnmp9 libss2 libssl0.9.8 libuuid1
libvorbis0a libvorbisenc2 libvorbisfile3 libwrap0 libxfont1 libxml2 linux-generic linux-headers-generic mesa-utils mount mysql-common openoffice.org-calc
openoffice.org-common openoffice.org-core openoffice.org-draw openoffice.org-impress openoffice.org-java-common openoffice.org-kde openoffice.org-math
openoffice.org-style-crystal openoffice.org-style-human openoffice.org-writer openssh-client openssl perl perl-base perl-modules perl-suid poppler-utils python
python-apport python-launchpad-bugs python-minimal python-problem-report python-uno python2.5 python2.5-dev python2.5-minimal rsync samba-common smbclient tar tcpdump
ttf-opensymbol tzdata unattended-upgrades update-manager-core util-linux util-linux-locales vim-common vim-tiny wodim xserver-xorg-core
0 pacotes actualizados, 0 novos instalados, 0 para serem removidos e 160 não actualizados.
É preciso obter 0B de ficheiros. Depois de desempacotar serão utilizados 0B.
A gravar informações extendidas de estado... Pronto"
Ou seja... Já está instalado? :S
Como é que agora faço para ir ver os ficheiros á tal partição em NTFS, que nem sei onde está?!
Tenho que montar alguma drive? Como faço?
Podem-me ajudar?
Obrigado...
Desculpem-me os posts repentinos...
O problema agora é: "Onde é que está a partição NTFS no Linux?"
Já fui ver ás directorias /dev, /media, e não tá lá nada...
Não era preciso montar primeiro? :confused:
Como é que faço isso?:009:
Ya, já está instalado.
Faz sudo fdisk -l /dev/sda (se for sata) ou sudo fdisk -l /dev/hda (se for ide) e mostra o resultado.
albus19892003 27-01-2008, 18:35 Ya, já está instalado.
Faz sudo fdisk -l /dev/sda (se for sata) ou sudo fdisk -l /dev/hda (se for ide) e mostra o resultado.
utilizador@utilizador-laptop:~/ntfs-3g-1.1120/ntfs-3g-1.1120$ sudo fdisk -l /dev/sda
Disco /dev/sda: 100.0 GB, 100030242816 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilha, 12161 cilindros
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1 1 243 1951866 1b Partição Escondida W95 FAT32
/dev/sda2 * 244 4916 37535872+ 7 HPFS ou NTFS
/dev/sda3 7294 12161 39102210 f Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda4 4917 7293 19093252+ 83 Linux
/dev/sda5 7403 12161 38226636 7 HPFS ou NTFS
/dev/sda6 7294 7402 875479+ 82 Linux swap / Solaris
Partições lógicas fora da ordem do disco
__________________________________________________ _____________________
O sda2 é o que eu quero que ele leia os ficheiros.
O sda5 é o do WIndows!
Obrigado!
Queres ler ou escrever?
Se quiseres só ler fazes
mount -t ntfs /dev/sda2 /apastaquequiseres
Se quiseres escrever
mount -t ntfs-3g /dev/sda2 /apastaquequiseres
albus19892003 27-01-2008, 18:51 mount -t ntfs /dev/sda2 /apastaquequiseres
Quando digito o comando acima que mencionaste, ele diz-me que eu só posso fazer isso, se for o "root"...
Já fiz "su root" e digitei a password que eu pus de ínicio, e ele dá-me erro...
Também pus password "root" e em branco para ver se dava, mas ele diz que a password é inválida...
Quando instalei o Linux, pus "Utilizador" no nome de utilizador e uma password para o "Utlilizador", mas para o root, ele não me pediu nada...
Ainda tentei como já disse, com a password do "Utilizador" no "root", mas ele diz-me que é inválida na mesma...
Como faço?
Obrigado...
Então fazes uma de duas coisas: sudo passwd e defines a pass de root ou usas o sudo antes do comando.
E já agora, /apastaquequiseres tem que ser substituida por uma qualquer pasta que tu queiras e que exista no sistema.
albus19892003 27-01-2008, 18:55 O "root" estava desactivo na Gestão de Utilizadores do System Settings...
Tive que ir activá-lo, vou agora pôr o comando... Depois digo como funcionou, obrigado.
albus19892003 27-01-2008, 18:58 root@utilizador-laptop:/home/utilizador/ntfs-3g-1.1120/ntfs-3g-1.1120# mount -t ntfs /dev/sda2 /home/utilizador/Ficheiros NTFS
Uso: mount -V : mostra versão
mount -h : mostra esta ajuda
mount : lista sistemas de arquivos montados
mount -l : idem, incluindo rótulos de volumes
Estas eram as opções de informação. Agora as de montagem.
O comando é `mount [-t tipoSA] alguma-coisa algum-lugar'.
Detalhes encontrados em /etc/fstab podem ser omitidos.
mount -a [-t|-O] ... : monta tudo contido em /etc/fstab
mount dispositivo : monta dispositivo no lugar conhecido
mount diretório : monta dispositivo conhecido aqui
mount -t tipo disp dir : comando normal de montagem
Note que não se monta realmente um dispositivo, monta-se um
sistema de arquivos (de um determinado tipo) encontrado no dispositivo.
Pode-se montar também em outro lugar uma árvore de diretórios
anteriormente visível:
mount --bind dir-antigo dir-novo
ou mover uma sub-árvore:
mount --move dir-antigo dir-novo
Um dispositivo pode ser informado pelo nome, digamos /dev/hda1 ou /dev/cdrom,
ou por um rótulo, usando -L rótulo ou por uuid, usando -U uuid.
Outras opções: [-nfFrsvw] [-o opções] [-p passwdfd].
Para mais detalhes, consulte `man 8 mount'.
O que é isto ?!?!?!?! Não era suposto o comando funcionar? :S
Não entendi... :S
!??!?
petersaints 27-01-2008, 19:24 Eu Kubuntu também tive umas pancas a montar partições em ambiente gráfico... nomeadamente o meu disco externo que está em NTFS. Pelo que li é bug do Kubuntu desde a versão 7.04 (no Ubuntu está tudo Ok)... usando a consola lá consigo montar e aceder. Mas Kubuntu infelizmente está montado um pouco às três pancadas... se queres KDE penso haverem melhores distros (eu gosto de tanto GNOME como KDE por isso acabo por usar Ubuntu).
albus19892003 27-01-2008, 19:33 Eu já me estou é a fartar disto...
Acho que vou formatar as partições de Linux, e deixar-me estar só com o WIndows...
Vou tentar pela última vez o comando, se não der, vou desinstalar! ;)
petersaints 27-01-2008, 19:38 em distros Ubuntu e *ubuntu não há su se tensé que por sudo antes do comando!! Ou então fazes sudo su para ficares como root!
albus19892003 27-01-2008, 19:40 em distros Ubuntu e *ubuntu não há su se tensé que por sudo antes do comando!! Ou então fazes sudo su para ficares como root!
Olha eu fiz "su root" e depois pus a password e deu...
Ainda há bocado não tava a dar, porque o "root" tava desactivado na Gestão de Utilizadores do Kubuntu...
Já consegui montar a partição, só que agora aparece-me este erro:
- imagens demasiado grandes, por favor fazer resize -
Já fui ás propriedades da pasta "Ficheiros" e ele não me permite alterar nenhuma permissão.
Já fui à Gestão de Utilizadores do Kubuntu para por "Carlos" como "Root", e até mesmo, activar o "Root" como disse anteriormente...
Como faço agora para aceder?
Aqui têem mais detalhes:
Estou a ver que tenho de ir à partição do WIndows, converter a D: para FAT32...
Alguém me poderá dar uma ajuda no caso anterior? Obrigado...
petersaints 27-01-2008, 20:31 Faz sudo konqueror a ver se tens permissões para mudar as permissões nas propriedades ;)
P.S.:
E sim eu sei que o root está desactivado :P Mas é como medida de segurança!!
E BTW só não uso Kubuntu (KDE) por causa de ter muito mais pancas que o Ubuntu (GNOME)... tem problemas a montar discos e a gerir cenas... como te disse o meu disco externo de 500GB em NTFS também me davam problemas desse género... Se conseguires resolver agradeço pode ser que mais tarde (quando sair o proximo Kubuntu por exemplo) volte para KDE.
Só não tenho formatado o disco externo para FAT32 porque infelizmente o FAT32 não permite ficheiro maiores do que 4GB :( e às vezes tenho lá imagens de DVDs e ficheiros compactados com mais de 4GB.
EDIT: Instala o Kubuntu 7.10 pode ser que contigo funcione melhor!! ;)
albus19892003 27-01-2008, 20:48 Faz sudo konqueror a ver se tens permissões para mudar as permissões nas propriedades ;)
P.S.:
E sim eu sei que o root está desactivado :P Mas é como medida de segurança!!
E BTW só não uso Kubuntu (KDE) por causa de ter muito mais pancas que o Ubuntu (GNOME)... tem problemas a montar discos e a gerir cenas... como te disse o meu disco externo de 500GB em NTFS também me davam problemas desse género... Se conseguires resolver agradeço pode ser que mais tarde (quando sair o proximo Kubuntu por exemplo) volte para KDE.
Só não tenho formatado o disco externo para FAT32 porque infelizmente o FAT32 não permite ficheiro maiores do que 4GB :( e às vezes tenho lá imagens de DVDs e ficheiros compactados com mais de 4GB.
EDIT: Instala o Kubuntu 7.10 pode ser que contigo funcione melhor!! ;)
Deu-me a seguinte informação:
"carlos@carlos-laptop:~$ sudo konqueror
Password:
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 167
Major opcode: 144
Minor opcode: 3
Resource id: 0x0
Failed to open device
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 167
Major opcode: 144
Minor opcode: 3
Resource id: 0x0
Failed to open device
konqueror: WARNING: Can't open /root/.kde/share/apps/konqueror/bookmarks.xml
carlos@carlos-laptop:~$"
Presumo, que seja um erro, infelizmente...
O Kubuntu 7,10, já tem suporte para NTFS? Detecta-me automaticamente a partição?
petersaints 27-01-2008, 20:57 Yah o Kubuntu 7.10 vem já com NTFS-3G integrado (ainda que no Ubuntu tiveram mais cuidado na integração da mesma).
albus19892003 27-01-2008, 21:11 Yah o Kubuntu 7.10 vem já com NTFS-3G integrado (ainda que no Ubuntu tiveram mais cuidado na integração da mesma).
EU tava aqui a pensar... EU já usei Ubuntu, aquele em tons de castanho, e preferia esse... Mesmo em termos de estabilidade e até de design...
Qual é a última versão do Ubuntu?
EDIT: É a 7.10 também? Pelo que vejo no site oficial...
Agora tou para ver como é que vou formatar isto, nestas partições actuais do Linux... Ainda por cima com o Boot Loader do Linux... :S
Como é que eu faço agora?????
Se puser a opção "Guiada" ele quer-me formatar os 100GB, ou seja, o disco total, o que está fora de questão...
Se puser a opção "Manual" aparece-me o seguinte erro, eu já estive para aqui a explorar e não entendo o erro:
Vejam se está tudo bem! Obrigado!
Boas ppl. ontem instalei o Ubuntu 7.0.4. correu tudo bem. acontece k entro dentro de um Disco, neste caso o disco de backup e quero copiar uns ficheiro pra outro disco, so que o ubuntu nao deixa, apresentando o aviso de que nao tenho permissoes pra o fazer. vou as propriedades e diz-me que nao sou o dono.. como é possivel, se fui eu que instalei, que criei user e password. alguem sabe?
cumps
Se o outro disco for NTFS tens de meter o ntfs-3g (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=217009).
Caso não seja por isso, vê se o disco te é montado com permissões de escrita para o teu user (fstab).
eu n percebo mt de linux. posso te dizer que tenho dual boot. e o disco do qual tentava copiar oss ficheiros, é um disco em ntfs, que me serve pros backups em windows.. quanto ao ntfs-3g (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=217009) nao percebi mt bem a cena :S:S:S
eu n percebo mt de linux. posso te dizer que tenho dual boot. e o disco do qual tentava copiar oss ficheiros, é um disco em ntfs, que me serve pros backups em windows.. quanto ao ntfs-3g (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=217009) nao percebi mt bem a cena :S:S:S
Estás a copiar de um disco ntfs, para um disco em que tipo de partição?
Se for para copiar para um disco em ntfs tens de seguir o tutorial que coloquei acima, para activares o suporte para escrita nesse tipo de partições.
Caso não seja para um disco ntfs, mete o resultado do seguinte comando aqui:
cat /etc/fstab
fiz o que dizia o guia e nao deu. continua sem me deixar copiar...
eu explico melhor.. eu tinha um programa no windows que é o FolderLock. pra por password em pastas. so que, formatei o pc, e esquecime de retirar a password das pastas, e , mesmo coma re-instalação do programa, nao da pa desbloquear a pasta.
soluçao: pelo linux. o linux nao difrencia se a pasta esta codificada ou nao. eu aqui no linux abro as pastas a vontade. agora, o que eu queria era copiar os ficheiros que estao naquela pasta do disco de backup (ntfs), para a raiz do disco (logo ficavam desbloqueados)
fiz o que dizia o guia e nao deu. continua sem me deixar copiar...
eu explico melhor.. eu tinha um programa no windows que é o FolderLock. pra por password em pastas. so que, formatei o pc, e esquecime de retirar a password das pastas, e , mesmo coma re-instalação do programa, nao da pa desbloquear a pasta.
soluçao: pelo linux. o linux nao difrencia se a pasta esta codificada ou nao. eu aqui no linux abro as pastas a vontade. agora, o que eu queria era copiar os ficheiros que estao naquela pasta do disco de backup (ntfs), para a raiz do disco (logo ficavam desbloqueados)
Faz aqui paste do erro por favor.
aparece isto: http://img261.imageshack.us/img261/2531/pastets5.th.png (http://img261.imageshack.us/my.php?image=pastets5.png)
faz
cat /etc/fstab
e mete aqui o resultado, por favor.
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
proc /proc proc defaults 0 0
# /dev/hdd1
UUID=d4702722-5776-4af7-aecb-71aeb7807e7a / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
# /dev/hdd5
UUID=98b79bcb-9011-427a-afae-331cb6f53f76 none swap sw 0 0
/dev/hdc /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto 0 0
/dev/fd0 /media/floppy0 auto rw,user,noauto 0 0
xavi@xavi-linux:~$ cat /etc/fstabcat /etc/fstabcat /etc/fstab
Não é por nada, mas não vejo aí o mountpoint para o "backup" nem para o "programas".
Montaste isso à pata, ou foi o ubuntu que montou automaticamente?
lol. como te disse n percebo mt disto. simplesmente eu instalei o ubunto . ele fez td sozinho. so sei que tenho acesso a todos os discos do meu pc, embora nao consigo copiar ficheiros nenhuns.
Sinceramente, está é difícil perceber o teu esquema de partições.
Tens de dizer de onde queres copiar (e em que sistema de ficheiros está) e para onde queres copiar (e dizer em que sistema de ficheiros está).
quero copiar do disco backup (ntfs) para a raiz do proprio disco:
assim:
Z:\Pasta_a_copiar para Z:\
fiz os comandos que me deste, e quando faço enter, aparece a palavra PASSWORD, e quando tento escrever algo ele n escrever nada. nem letras nem numeros :S:S
quando escreves a pass, nao aparecem caracteres na consola
apenas escreve a pass e clica em Enter
da isto:
xavi@xavi-linux:~$ sudo cp -r /media/externo/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D} /home/xavi
Password:
cp: não é possível executar stat `/media/externo/Ficheiros': Ficheiro ou directoria inexistente
cp: não é possível executar stat `Codificados': Ficheiro ou directoria inexistente
cp: não é possível executar stat `19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}': Ficheiro ou directoria inexistente
(onde, Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}, é o nome da pasta que quero copiar)
quero copiar do disco backup (ntfs) para a raiz do proprio disco:
assim:
Z:\Pasta_a_copiar para Z:\
fiz os comandos que me deste, e quando faço enter, aparece a palavra PASSWORD, e quando tento escrever algo ele n escrever nada. nem letras nem numeros :S:S
É mesmo assim. Não é suposto aparecer nada.
Eu apaguei o post porque pensei que tinha percebido mal os locais de onde querias copiar.
Sendo assim será qualquer coisa como:
sudo cp -r /mountpoint de origem /mounpoint de destino
mountpoint de origem - /media/externo, /media/programas, ou seja qual fôr ... não consegui perceber onde estavam os ficheiros que querias copiar e com a resposta que deste também não elucidaste nada :P
mountpoint de destino - se é o disco de linux, é /home/nome_do_teu_user
Depois
chmode 777 /home/nome_do_teu_user/nome_da_pasta
Para dares permissões para toda a gente poder aceder.
E depois tenta aceder à pasta a ver se dá (pode ser pelo modo gráfico).
EDIT:
da isto:
xavi@xavi-linux:~$ sudo cp -r /media/externo/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D} /home/xavi
Password:
cp: não é possível executar stat `/media/externo/Ficheiros': Ficheiro ou directoria inexistente
cp: não é possível executar stat `Codificados': Ficheiro ou directoria inexistente
cp: não é possível executar stat `19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}': Ficheiro ou directoria inexistente
(onde, Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}, é o nome da pasta que quero copiar)
E a pasta tá no externo, ou tá no programas, ou noutra directoria?
Se estiver, volta a executar o comando mas mete o nome da pasta (só o da pasta ficheiros ...) entre aspas. O espaço é um caracter especial, não podes introduzir assim ...
E se fizeres
sudo cp -r /media/externo/Ficheiros\ Codificados\ 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D} /home/xavi
?
E se fizeres
sudo cp -r /media/externo/Ficheiros\ Codificados\ 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D} /home/xavi?
tb nao da :S
E se fizeres
sudo cp -r /media/externo/Ficheiros\ Codificados\ 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D} /home/xavi
?
Ou mete o nome da pasta entre aspas ;)
Demorei mais a fazer o edit ... :D
ora bem. eu quero copiar tudo o que esta na pasta Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}' do disco BACKUP
logo será: sudo cp -r /media/BACKUP/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D} /media/BACKUP
sera isso?
ora bem. eu quero copiar tudo o que esta na pasta Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}' do disco BACKUP
logo será: sudo cp -r /media/BACKUP/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D} /media/BACKUP
sera isso?
Ah, agora já nos entendemos.
então faz:
sudo cp -r /media/BACKUP/"Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}" /media/BACKUP
e depois faz
chmod -R 777 /media/BACKUP/"Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}"
ai ai.. isto ta complicado.. :S e tu estas com uma paciencia.. obrigadao mesmo.. mas desta vez deu:
1º comando:
sudo cp -r /media/BACKUP/"Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}" /media/BACKUP
cp: `/media/BACKUP/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}' e `/media/BACKUP/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}' são o mesmo ficheiro
2ªcomando:
xavi@xavi-linux:~$ chmod 777 /media/BACKUP/"Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}"
chmod: a mudar as permissões de `/media/BACKUP/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}': Sistema de ficheiros apenas de leitura
ai ai.. isto ta complicado.. :S e tu estas com uma paciencia.. obrigadao mesmo.. mas desta vez deu:
1º comando:
cp: `/media/BACKUP/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}' e `/media/BACKUP/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}' são o mesmo ficheiro
2ªcomando:
xavi@xavi-linux:~$ chmod 777 /media/BACKUP/"Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}"
chmod: a mudar as permissões de `/media/BACKUP/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}': Sistema de ficheiros apenas de leitura
Ok, claro.
1º tás a copiar para o mesmo sítio, não podes. ou seja, tens de copiar para fora do BACKUP (programas, externo, disco do linux, etc).
2º é chmod -R 777 /directoria_que_queres. Faltou-te o -R.
Eu confesso que aínda não percebi porque estás a tentar copiar isso para outra directoria. Se só queres aceder aos ficheiros, faz:
chmod -R 777 /media/BACKUP/"Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}"
e vê lá se depois disto não consegues aceder ...
tipo, se eles permanecerem naquela pasta, eu nao consigo aceder-lhes atraves do windows. percebes? por causa de estarem codificados..
usando o comando: sudo cp -r /media/BACKUP/"Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}" /media/PROGRAMAS
ou seja, tentar copiar para o disco PROGRAMAS, ele diz
cp: não é possível criar a directoria `/media/PROGRAMAS/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}': Sistema de ficheiros apenas de leitura
tipo, se eles permanecerem naquela pasta, eu nao consigo aceder-lhes atraves do windows. percebes? por causa de estarem codificados..
usando o comando: sudo cp -r /media/BACKUP/"Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}" /media/PROGRAMAS
ou seja, tentar copiar para o disco PROGRAMAS, ele diz
cp: não é possível criar a directoria `/media/PROGRAMAS/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}': Sistema de ficheiros apenas de leitura
Mas repara, não é por os copiares que eles se vão "decodificar" ... isso não faz sentido nenhum.
O que tu deverias querer fazer é tentar aceder aos ficheiros em linux, para ver se consegues abri-los (se forem cenas interpretáveis como ficheiros de texto, imagens, etc). Porque se não conseguires também, então adeus.
Em relação ao PROGRAMAS, tens de ver se está em NTFS. Se estiver tens de seguir o tutorial do ntfs-3g que pus lá atrás.
Sim esta tudo em NTFS, tirando obvio, o disco em que esta instalado o Linux.
a pouco tentei mas nao devo ter feito bem.. vou tentar novamente
bom.. isto é tremendamente complicado para quem nunca mexeu.. estou a ver que nao vou la. existe outra soluçao: gravar pa dvd. ainda sao uns 20 gigas, mas la terá que ser. nao tou mesmo a conseguir fazer a cena..
quero agradecer muito pela ajuda, tempo e paciencia que disponiblizas-te. mesmo..
vou queimar uns DVD's. lol
bom.. isto é tremendamente complicado para quem nunca mexeu.. estou a ver que nao vou la. existe outra soluçao: gravar pa dvd. ainda sao uns 20 gigas, mas la terá que ser. nao tou mesmo a conseguir fazer a cena..
quero agradecer muito pela ajuda, tempo e paciencia que disponiblizas-te. mesmo..
vou queimar uns DVD's. lol
xavi, antes de fazeres isso, recomendo-te a tentares o que disse.
Tenta aceder aos ficheiros em linux. É que se não lhes conseguires aceder, não te adianta nada andares a gravar dvds.
E não é difícil, é preciso é alguma paciência ;)
Boa sorte com isso ...
mas eu consigo aceder aos ficheiros. abrir, ver, mas apenas em linux. e, felizmente, ele deixa-me copiar os ficheiros pra um dvd, que ja esta a fazer.
apenas no windows eu nao tenho acesso aos ficheiros. percebeste? :P
mas eu consigo aceder aos ficheiros. abrir, ver, mas apenas em linux. e, felizmente, ele deixa-me copiar os ficheiros pra um dvd, que ja esta a fazer.
apenas no windows eu nao tenho acesso aos ficheiros. percebeste? :P
Sim, mas ele podia mesmo ter feito qualquer coisa nos ficheiros.
De qualquer maneira, aínda bem que estás a resolver o problema, apesar de isso ser só preciso pôr o suporte para NTFS nos discos (o que aquele tutorial ajuda a fazer).
mas pronto, depois experimentas isso com mais calma.
tipo ja tinha tido este problema antes. e resolvi logo com o gravar pro dvd. desta vez queria mais simples, mas pelos vistos nao é bem de caras.
obrigado pela ajuda =)
ja agora , existe alguma outra versao de Linux, que ja traga este "bug" resolvido, de poder copiar Pra NTFS?
ja agora , existe alguma outra versao de Linux, que ja traga este "bug" resolvido, de poder copiar Pra NTFS?
Em qualquer distro (não é versão ;)) podes instalar o ntfs-3g que é um bom controlador de R/W de ntfs. A actual versão do Ubuntu (7.10) já traz esse suporte out-of-the-box.
Cumps
Em qualquer distro (não é versão ;)) podes instalar o ntfs-3g que é um bom controlador de R/W de ntfs. A actual versão do Ubuntu (7.10) já traz esse suporte out-of-the-box.
Cumps
ent quer dizer que nao é preciso instalar nada? pode-se copiar cenas de discos NTFS a vontade?
cumps =)
ent quer dizer que nao é preciso instalar nada? pode-se copiar cenas de discos NTFS a vontade?
cumps =)
No 7.04 não vem instalado o ntfs-3g. Também não é nada difícil de instalar:sudo apt-get install ntfs-3ge deve já vir configurado no pacote de instalação. De qualquer maneira já devias pensar em actualizar o Ubuntu se estás 7.04 e mudar para 7.10, sendo que nesta já vem mesmo instalado.
Cumps =D
EDIT: agora que vi o que estavas a dizer: se o que tu queres é copiar coisas que estão gravadas em ntfs para a partição de Linux (ext3/2, etc) então não precisas mesmo de instalar nada. O ntfs-3g serve para gravar ficheiros em partições NTFS.
cumps =)
De NTFS podes. Para NTFS precisas do ntfs-3g.
Boas.
Já alguem teve problemas com o consumo de memória do Opera? É que ao fim de umas horas a correr tá-me a comer quase 170Mb de RAM, se fechar e voltar a abrir volta a valores normais, mas é sempre a subir8|. Já chegou a tar acima dos 200Mb.
Cumprimentos.
_mistral_ 08-03-2008, 14:34 antes demais peço desculpa se nao for este o sitio correcto para deixar a minha duvida mas pensso que esta correcto =)
sou um novo user linux e ando maravilhado com os efeitos graficos ... navegaçao na internet e sobretudo por ser free... =D
uma das minhas primeiras duvidas recai num aspecto.. quando rodo o meu cubinho magico as barras nao rodam :S o que fax com que eu nao saiba o que esta minimizado em cada uma das areas de trabalho :S
por exemplo --->
http://img362.imageshack.us/img362/562/capturaecrawk3.th.png (http://img362.imageshack.us/my.php?image=capturaecrawk3.png)
como vêm aparece na parte superior e inferior as barrinhas...
como as meto a rodar tambem??
outra das minhas duvidas é a internet kanguru...
eu tenho os dois SO instalados apenas por duas razoes ... btnext (que nao corre de maneira nenhuma em ubuntu) e internet....
eu configurei a net kanguru como esta em varios tut's na net e aconte uma coisa estranha... por vezes quando ligo o ubuntu nao reconhece a net...
entao tenho de ir a win.. ligar a net... reiniciar o pc e pufff ... ja da ... ha alguma soluçao para isto ??
ja sakei um programa da vodafone para linux... mas como inda n li ninguem que especifica.se as configuraçoes que se deve meter no programa, inda nao o consegui por a rodar com o meu kangurufixo...
um muito obrigado a todos os que puderem ajudar =)
stay
mistral
Boas acabei de instalar o ubuntu agora e não estou a conseguir instalar nem o flash nem os codecs, aparece-me a seguinte mensagem:
E: dpkg was interrupted, you must manually run 'dpkg --configure -a' to correct the problem.
E: _cache->open() failed, please report.
Antes disso tentes instalar pela consola executando um comando para instalar ubuntu_extras mas quando aparece a configuração de um programa qualquer na consola eu pressiono ok, e não aconteceu nada por isso fechei a consola. alguém me pode ajudar??
Edit: reparei agora que esta thread é sobre o 7.04 e eu tenho o 7.10 mas acho que não deve haver diferença.
E é assim tão dificil perceber o que é para fazer?
sudo dpkg --configure -a e já está.
E é assim tão dificil perceber o que é para fazer?
sudo dpkg --configure -a e já está.
Pois mas o problema é que eu estava a fazer su ele pedia a pass, e depois dava erro de autenticação, mas fiz: sudo passwd meti uma pass nova e depois já deu, obrigado na mesma
_mistral_ 16-03-2008, 02:22 ja consegui resolver us meus problemas ... mas tive de voltar a instalar o SO.. o que sei que e desaconselhavel mas resultou
agora que instalei tudo de novo deparei me com um problema...
instalar alguns pacotes, nomeadamente os Multimídia
com o
w32codecs (Codecs da Microsoft)
libdvdcss2 (Permite reprodução de DVDs encriptados)
acroread (Adobe Acrobat Reader - PDF)
acroread-plugins
mozilla-acroread (Plugin do Firefox para abrir arquivos PDF da internet)
alguem sabe como posso instlar este pacotes??
obrigado
ja consegui resolver us meus problemas ... mas tive de voltar a instalar o SO.. o que sei que e desaconselhavel mas resultou
agora que instalei tudo de novo deparei me com um problema...
instalar alguns pacotes, nomeadamente os Multimídia
com o
w32codecs (Codecs da Microsoft)
libdvdcss2 (Permite reprodução de DVDs encriptados)
acroread (Adobe Acrobat Reader - PDF)
acroread-plugins
mozilla-acroread (Plugin do Firefox para abrir arquivos PDF da internet)
alguem sabe como posso instlar este pacotes??
obrigado
para esses pacotes tens de ter o repositório medibuntu.
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Medibuntu
Porque é que não instalaste o Ubuntu 7.10 que é muito mais simples de instalar essas coisas.
Mais um mês e temos ai o 8.04 ;)
capitaoroby2000 18-03-2008, 10:45 Saudações
Será possível fazer uma actualização Linux tal como Windows?
Passo a explicar de outra maneira: Possuo um sistema linux ubuntu 7.04 e pretendia instalar o ubuntu 7.10 (gutsy). Tenho que fazer backup de tudo e mais alguma coisa ou posso actualizar o sistema sem perder nem os documentos nem os programas lá instalados?
e-cumprimentos
sistema -> administração -> gestor de actualizações. apenas carrega em verificar e actualiza. não perdes nenhum documento.
aluminium23 18-03-2008, 11:32 aptitude update && aptitude upgrade && aptitude dist-upgrade
_mistral_ 18-03-2008, 14:31 tenho o ubuntu 7.04 instalado...
mas como inda sou verdinho e linux queria saber uma coisa...
se instalar o KDE fico com o "kububtu" ??
ha por ai algum tut de como se instala o KDE em condiçoes??
obrigado por ajudarem newlinuxer xD
Como se instala o KDE em condições?
# apt-get install kde
E já está.
_mistral_ 18-03-2008, 17:08 Como se instala o KDE em condições?
# apt-get install kde
E já está.
obrigado ...
mas a minha questao mantem se...
ao instalar o kde fico com uma distro equivalente ao kubuntu. certo??
cumpx
Ficas com a opção de poder usar o Ubuntu com o KDE que é o que o Kubuntu é (Ubuntu com um Desktop Environment diferente).
kevinbinl 19-03-2008, 23:04 Boas noites!!!
Eu akabei de sacar este linux passei o para um cd mas ele nao arranca.
Alguem me pode dixer pk
CUmps
Boas noites!!!
Eu akabei de sacar este linux passei o para um cd mas ele nao arranca.
Alguem me pode dixer pk
CUmps
Quando fazes download do Ubuntu, ele vem num ISO. Esse ISO deve ser gravado como uma imagem de disco, para o fazeres, se estás em Windows, podes utilizar, por exemplo, o Burnware (http://www.glorylogic.com/index.html).
Se já tinhas feito o que eu disse acima, então, a razão pela qual ele não arrancou pelo CD, é porque tens definido na BIOS que o computador deve primeiro iniciar pelo disco e, para conseguíres arrancar pelo CD, deves definir na BIOS o CD como o primeiro meio para arrancar.
PS: A versão 7.04 do Ubuntu já está desactualizada, se quiseres utilizar a última versão lançada deves optar pelo 7.10.
_mistral_ 21-04-2008, 13:57 boas...
instalei o ubuntu 7.04.... saquei os drivers da nvidia
instalei
tudo funciona as mil maravilhas.... mas quando reinicio o PC
nao arranca o X... resultado... tenho de voltar a instalar os drivers da placa grafica :S
o que é um bocadinho xato tar sempr a instalar....
alguem sabe uma soluçao para este problema??
obrigado :003::003:
TiagoNolasco 21-05-2008, 17:20 Boas
Estou a usar o ubuntu 7.04, e deparei-me com um pequeno problema na autenticaçao wireless! Na minha escola consigo aceder ao wireless perfeitamente, mas no escritorio, ème devolvido constantemente a janela para por a password. Ja a confirmei e esta correcta!
Ja andei a procura mas n encontrei nd!
Cumprimentos
Tiago Nolasco
nao sei o que se passou mas hoje quando liguei o computador, reage de uma forma extremamente lenta. nao apareceu o splash screen do ubuntu e nao ligou automaticamente no openbox. fiz cntrl+alt+backspace e fui para o gdm e entrei no openbox (mesmo assim ficou lento a abrir). reiniciei outra vez o x e entrei no gnome (um pouco mais rapido). lembro-me de ontem ter feito update e ter instalado o entrance, que foi mencionado numa mensagem de erro na consola quando tentei desligar o computador (da 1ª vez que liguei, acabei por desligar por estar lento e vi essa mensagem, so depois tentei o que esta em cima)
CesarPeixoto 29-05-2008, 04:31 oi pessoal, é o meu 2 dia aqui no linux mais precisamente Ubuntu 7.10, tudo corre bem , adorei, tenho é um problema não consigo houvir som.... o resto funciona tudo bem.
Outra coisa como ponho legendas a dar???
Procurei no forum mais ao menos, desculpem mas estou precisando urgentemente . desde ja obrigado .....
Boas,
Eu à algum tempo(uns 6, 7 meses), conseguia correr o Live CD e instalar o Ubuntu.
Acontece, que agora não consigo!!
Eu tinha uma GeForce 4000MX e quando mudei de gráfica aquilo dava(ver my system), mas agora não dá(com a mesma gráfica do my system!!).
Acontece que só hoje me lembrei de ver os meus CD's e queria instalar.
Então reinicio, ponho o CD, faz o boot mudar linguagem, etc e quando a barra laranja enche(acaba de carregar) aparece o ecrã preto, e em vez de aparecer o rato e o ambiente de trabalho, dá erro.
O monitor dá out-of-range e diz lá qualquer coisa como:
OUT OF RANGE
75.5 60HZ
O monitor é compatível com 60HZ, o moniutor é o mesmo, já tentei com modo gráfico seguro e tudo e não dá...
Alguém que me dê umas luzes sff?
Obrigado e cumps.
Experimenta ver como está o xorg.conf.
Sabes fazer isso?
Experimenta ver como está o xorg.conf.
Sabes fazer isso?
não, podias dar umas luzes sff?
uterrorista 09-07-2008, 12:52 não, podias dar umas luzes sff?
para ver o xorg:
$ gedit /etc/X11/xorg.confou se quiseres editar editar:
$ sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
onde gedit é o programa de texto para abrir o ficheiro. Tens também o nano. etc
|
|