View Full Version : Ubuntu 7.04 - Tutoriais. Links. Questões. Dúvidas.
Rapid_Eraser 11-05-2007, 11:51 Tou a pensar em instalar o NTFS-3G dava-me muito jeito mesmo e agora parece extremamente facil de fazer uma vez q ja pode ser instalado pelo automatix, mas será boa ideia será q não me vai lixar o q tenho nas partiçoes NTFS?
DinhaBoy 11-05-2007, 12:46 Tou a pensar em instalar o NTFS-3G dava-me muito jeito mesmo e agora parece extremamente facil de fazer uma vez q ja pode ser instalado pelo automatix, mas será boa ideia será q não me vai lixar o q tenho nas partiçoes NTFS?
Não... o ntfs-3g serve para activar o suporte à escrita em drives ntfs, não lhes vai mexer durante a instalação.
Rapid_Eraser 11-05-2007, 13:09 Não... o ntfs-3g serve para activar o suporte à escrita em drives ntfs, não lhes vai mexer durante a instalação.
Expliquei-me mal, o q eu queria saber era se depois de estar instalado e andar a criar e apagar ficheiros no NTFS se as hipoteses de corrupçao ou de haver outro tipo de problemas sao muito grandes.
para veres as limitações do NTFS-3G podes ver num dos posts iniciais deste tópico.
Para instalar o ntfs3g é só instalar o pacote ntfs-config : sudo apt-get install ntfs-config e está no menu -> System Tools -> Ntfs
Se houver algum problema , é so fazer um checkdisk com o windows para resolver os problemas e ja ta.
van_Zeller 11-05-2007, 16:02 Expliquei-me mal, o q eu queria saber era se depois de estar instalado e andar a criar e apagar ficheiros no NTFS se as hipoteses de corrupçao ou de haver outro tipo de problemas sao muito grandes.
Tenho o Ubuntu com o XP. Defini os sistema para partilharem a mesma pasta dos temporários do emule, numa partição ntfs.
Não quero estar a espalhar o medo ou a discórdia mas e de facto tenho tido um número invulgar de ficheiros corruptos quando estou a correr o XP...1 por dia ou mais!
Tenho que recomeçar os downloads no emule com frequência porque o XP se começa a queixar que o ficheiro .part está corrupto e inacessível, o que é muito frustrante para ficheiros muito raros.
Naturalmente, não posso afirmar que o problema é causado pelo ntfs-3g, mas certamente dá que pensar, porque este disco nunca me deu problemas.
Bem os Guias para Nvidia (http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Nvidia) e Ati (http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati) Foram actualizados.
e Adicionei no tópico inicial uma referencia a eles. Pode ser que agora resolva algumas dúvidas mais rapidamente.
qual a diferença entre os "ati" (os que vêm por defeito no ubuntu) e os "radeon", em termos de fps, beryl, essas coisas todas....
a parte que está no guia do radeon para tweakar o driver usando o HiperZ também dá para os "ati"?
Pelo que sei, acho que os Radeon tavam mais optimizados, mas posso estar enganado.
Sim o HyperZ é para os Ati OpenSource logo "ati" ou "radeon"
tenho tido dificuldade em instalar drivers de video na x1950pro da minha na morada.
tentei o metodo radeon e obtive uma bonita imagem azul com o anuncio de que o X tinha ido á vida. e com o metodo fglrx o beryl nao funciona. fica apenas ali mas nada de efeitos. isto, é, está instalado e ligado mas nao faz efeito.
alguem sabe de um site com uma explicação pormenorizada?
entretanto tive a ver o que diz no guia para nvidia e nunca poria o envy como recomendado. mas... isso sou eu.
os "Radeon" nao suportam essas placas
Para ter FGLRX + Beryl é preciso instalar o XGL, já foi mencionado neste tópico.
http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Feisty_with_XGL
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=399643&highlight=xgl+feisty
RAzminator 14-05-2007, 21:22 Oi
Alguém aqui me podia ajudar a configurar o ubuntu a ligar à rede e-U:)?
Eu vi por ai que no IST, por exemplo, era preciso fazer download de 1 certificado qualquer, mas aqui na UC eu ligo no windows sem nada disso... Mas o windows :004::lol:
Ligaste a rede e-U por Linux com os mesmos dados que em Windows.
Nos no IST precisamos de um certificado para ligar a Rede e-U, tanto faz se é windows ou Linux , os dados são os mesmos. Configura a tua ligação com os dados que metes no windows. simple has that.
eu tentei fazer isso usando o gnome network manager, ou assim, mas ele tentava iniciar a ligação, mas nunca a efectuava:'(>(
amnhã vou tentar outra vez..:'(
eu so instalei o vpn, e criei um ligacao mais nada
RAzminator 15-05-2007, 12:02 Epah, n tou a perceber.. Se for no network manager, não consigo repetir todos os parametros, pork a rede é aberta com encriptação WEP, e eu não consigo selecionar isso para o gnome..
Instalei o vpn, ligações vpn > configurar ligações > adicionar, e tal, PPTP tunnel, etc, mas depois os parametros são muito diferentes (ou pelo menos parecem-m :S)..
boas, vou instalar o Ubuntu 7.04 num portatil acer (3628a) acham q 10gigas chega para o sistema operativo ?? tenho um disco d 80gb. 25 para o winxp, 10 para o ubuntu e o resto uma partiçao para guardar dados. o q acham ? cumps
Chega à vontade. O Ubuntu precisa de 2GB para instalar, por isso vais ter espaço :)
joaospinto 16-05-2007, 19:30 boas, vou instalar o Ubuntu 7.04 num portatil acer (3628a) acham q 10gigas chega para o sistema operativo ?? tenho um disco d 80gb. 25 para o winxp, 10 para o ubuntu e o resto uma partiçao para guardar dados. o q acham ? cumps
pa, eu daria 15 para ubuntu e 20 para XP... e uma particao com ficheiros... a particao comum ou poes em NTFS ou em EXT3, eu pessoalmente tenho a minha em ext3.
Epah, n tou a perceber.. Se for no network manager, não consigo repetir todos os parametros, pork a rede é aberta com encriptação WEP, e eu não consigo selecionar isso para o gnome..
Instalei o vpn, ligações vpn > configurar ligações > adicionar, e tal, PPTP tunnel, etc, mas depois os parametros são muito diferentes (ou pelo menos parecem-m :S)..
É simples, não precisas de instalar nada (pelo menos no meu caso), e configuração é mais fácil que no windows
Clica com o botão esquerdo em cima da ligação
Escolhe: "Connect to other wireless Network"
- Nome: e-U
- Wireless Security: WPA2 Enterprise
Depois:
key type: Dynamic WEP
Pões os teus username, password e o certificado (no IP onde estudo é preciso)
et voilá
joaospinto 16-05-2007, 22:13 bem, pessoal, espero que nao esteja a repetir nada, mas tipo eu nao consigo instalar os ultimos drivers da nvidia - nvidia-glx-new - pq quando inicio o X aparece que a versao dos drivers nao corresponde a versao do nvidia-kernel-common... o q tenho de fazer? é que a nova versão já suporta AIGLX, o que dá algum jeito :)
boas, já instalei e já tá a funcionar menos o wireless >( como faço para instalar o wireless do portatil (intel 2200bg) ???
cumps.
DinhaBoy 16-05-2007, 23:23 pessoal eu instalei o ubuntu 7.04 mas agora o som não funciona, enquanto k no 6.10 funcionava sem problemas nenhuns, quando eu abro a sessão dá akelas musicas de fundo, mas depois quando ponho pra ouvir uma musica qualquer ele não dá som nenhum
Alguem me podia resolver este problema???
fikem bem....
Tenta configurar qual o dispositivo de som a usar em System, Preferences, Sound ou pelo comando gnome-sound-properties na console.
DinhaBoy 17-05-2007, 01:00 Boas, instalei a nova versao do ubunto, mas tb tenho o windows, a minha duvida é a seguinte tenho o disco em ntfs onde ta o win mas apartir do ubunto nao consigo escrever nele diz que nao tenho asseço mesmo a fazer algo do tipo sudo mv quaquer coisa /media/disco2
alguem me sabe dizer como faço pra consegui?
obrigado abraços
Se tivesses lido pelo menos os primeiros posts da thread...
*Escrita em NTFS*
*Necessário Repositório Universe ( Synaptic - Settings - Repositories -> e Activar Universe)
Para poder escrever em Ntfs é necessário instalar o NTFS-3G.
Para instalar o ntfs-3g, instala os seguintes pacote : ntfs-3g e ntfs-config
sudo aptitude install ntfs-3g ntfs-configO ntfs-config é uma aplicação para a activar/desactivar a capacidade de escrita em partições NTFS.
MENU: Aplicações -> Ferramentas Sistema -> Ntfs-Config
Limitações:
- Aceder a ficheiros encriptados
- Escrever em sistemas comprimidos ( pode-se ler )
- Alterar permissoes e dono
van_Zeller 17-05-2007, 04:09 Estou a pensar em fazer um upgrade de placa gráfica...como uso o ubuntu estava a pensar que seria talvez melhor optar por uma nvidia, tenho a sensação que se adaptam melhor ao linux (ou vice-versa, não sei bem). Alguém confirma ou desmente isto?
joaospinto 17-05-2007, 08:05 eu nao sou perito no assunto, mas ainda ha menos de uma semana disseramme aqui no forum que as melhores para linux eram as intel, pois elas proprias contribuem para o driver open source... (acho que foi o ruimoura que disse, no post do archlinux)
ruimoura 17-05-2007, 10:35 Estou a pensar em fazer um upgrade de placa gráfica...como uso o ubuntu estava a pensar que seria talvez melhor optar por uma nvidia, tenho a sensação que se adaptam melhor ao linux (ou vice-versa, não sei bem). Alguém confirma ou desmente isto?
Se tens um laptop, Intel ou Nvidia. Se for pc, Nvidia. ATI, nunca.
Boas,
Tanto quanto percebi, há drivers opensource, drivers ATI, drivers Radeon, drivers fgxl... A questão é saber quais os mais indicados então
joaospinto 17-05-2007, 16:27 pessoal, desculpem repetir a pergunta mas acho q qz ng leu... como e que se instala os ultimos drivers da nvidia? e que eu tive um erro com o nvidia-kernel-common
pessoal, desculpem repetir a pergunta mas acho q qz ng leu... como e que se instala os ultimos drivers da nvidia? e que eu tive um erro com o nvidia-kernel-common
sudo apt-get install nvidia-glx
joaospinto 17-05-2007, 19:35 nao me referia a esses, referiame a sudo aptitude install nvidia-glx-new, mas ao instalar isso qd inicio o X tenho um problema porque o pacote nvidia-kernel-common está feito para o nvidia-glx e nao para o nvidia-glx-new... e ja agora, a maneira mais facil de activar os graficos nvidia é de activar o visto no restricted drivers, só que eu quero os new por causa do AIGLX...
viskonde 17-05-2007, 20:31 ja agora existe algum guia tipo o Guia Ubuntu PT para Kubuntu?
estive a procurar mas nao encontrei nada :P
se calhar o do ubuntu serve ao kubuntu.. mas como ainda nao instalei nao tenho a certeza
ah e qual e o editor de texto? em gnome usava-se o "gedit".. em kde e mesmo qual?
edit:
ok ja encontrei.. kwrite ?
cumpts
joaospinto 17-05-2007, 21:32 pessoal já consegui usar... nao percebi o porque do meu erro... depois de reinstalar o ubuntu, instalei o glx new sem chegar a instalar o glx normal... agora pergunto: alguém me pode mandar o xorg.conf "original" do restricted modules manager? eu adicionei as opcoes NoLogo, AddARGBVisuals, AddARGBGLXVisuals, RenderAccel e composite... mas nao sei se devo mudar algo na parte de cima... e já agora, o AIGLX vem por predefinicao em x do glx? como é que isso é? agradecia resposta. abraços
ja agora existe algum guia tipo o Guia Ubuntu PT para Kubuntu?
estive a procurar mas nao encontrei nada :P
se calhar o do ubuntu serve ao kubuntu.. mas como ainda nao instalei nao tenho a certeza
ah e qual e o editor de texto? em gnome usava-se o "gedit".. em kde e mesmo qual?
edit:
ok ja encontrei.. kwrite ?
cumpts
O Guia é quase o mm, só muda alguns programas que instalas , pois deve haver equivalentes em KDE dos de GNOME apresentados.
encontrei este guia a uns tempos : http://kudos.berlios.de/kf/kf1.html
Ou vai no menu a Ajuda do Kubuntu e tens lá um guia tb :)
Boas,
Tanto quanto percebi, há drivers opensource, drivers ATI, drivers Radeon, drivers fgxl... A questão é saber quais os mais indicados então
Se pretendes jogar jogos 3D ou usar muito 3D instala os fglrx da ati (ficas sem poder usar AIGLX, diz obrigado a ATI...). Senão usa os open-source (ati ou radeon) mas não tens tanta performance.
nemesis26 18-05-2007, 04:30 Boas pessoal encontrei um Link de Tráfego Nacional e rápido:
http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/ubuntu/releases/7.04/
Se já foi colocado desc é que não li todas paginas são muitas.
Se pretendes jogar jogos 3D ou usar muito 3D instala os fglrx da ati (ficas sem poder usar AIGLX, diz obrigado a ATI...). Senão usa os open-source (ati ou radeon) mas não tens tanta performance.
Boas
E posso fazer isso via Synaptic?
boas, alguem me sabe dizer se o Ekiga dá para fazer chamadas para rede fixa ?? é q tou farto d tentar e n cnsg >( cumps
boas, alguem me sabe dizer se o Ekiga dá para fazer chamadas para rede fixa ?? é q tou farto d tentar e n cnsg >( cumps
O Ekiga é um programa para VoIP, comunicação entre dispositivos IP . para fazeres chamadas para rede fixa tens de ter uma conta em algum serviço que permita isso como por exemplo o VoipBuster.
joaospinto 18-05-2007, 14:14 e desses servicos a q o ekiga se liga qual e o melhor - ou seja, para n precisar de registar contas novas tds as semanas? abr
eu tenho conta no VoipBuster. com 10€ tenho 120 dias de chamadas a borla para rede fixa e sms a borla tb para numeros nacionais
Boas
E posso fazer isso via Synaptic?
Dá, mas aconselho seguir para instalar os fglrx:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati_Fglrx_Mais_Recente
ou
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati_edgy
Boas, a minha duvida é simples. Tenho as drivers da nvidia instaladas tudo 5 estrelas, e no nvidia setting tool, alterei a brightness pra ficar isto um bocado mais claro. O problema é que sempre ao iniciar a sessão ele mete-me a brightness em default, ou seja um bocado escuro. Pra voltar a ficar a brightness que eu escolhi, tenho k abrir o nvidia settings. Mal abro ele muda a brightness pra mais claro automaticamente. O que eu gostava de saber é se n dá pra por ele mudar automaticamente a brightness ao entrar na sessao sem ter k andar sempre a abrir o nvidia settings pra ele o fazer.
Desde já obrigado.
Miguel89 19-05-2007, 22:37 Pessoal é o seguinte, instalei o ubuntu 7.04 e apos isso nao consigo entrar no windows pois ele nao aparece no grub. Eu tenho um disco como slave e um como master divido em dois metade tem o windows e a outra metade o linux, como posso resolver isto.
joaospinto 20-05-2007, 12:03 http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ubuntu_feisty#How_to_add_Windows_e ntry_into_GRUB_menu
nao consegues com isto?
Miguel89 20-05-2007, 12:15 Eu ja experimentei o que diz la, e agora aparece o windows no grub, mas mesmo assim da um erro qualquer e nao entra.
joaospinto 20-05-2007, 15:00 e normal, nao podes por exactamente o que tem lá, tens de mudar para a tua drive... imagina: se a tua particao do windows é /dev/hda2 tens de substituir (hd0,0) por (hd0,1) e se é /dev/sdb3 tens de substituir (hd0,0) por (sd1,2) percebeste? ja agora podias especificar qual é o erro.. se faltar um espaço entre root ou rootnoverify e a drive já dá erro :)
Boas, eu tenho um portatil em que o monitor tem resoluçao 1280x800 e quando instalei o UbuntuStudio apenas escolhi esta resoluçao.
No entanto, oferenceram-me um novo monitor de 19" widescreen, só que a tem a imagem toda marada visto que a resoluçao ideal é 1440x900, como é que adiciono esta resoluçao?
Outra coisa, nao há nenhuma maneira de colocar este monitor como multimonitor? porque actualmente está a "clonar" o que tenho no monitor do portátil.
arpinacio 20-05-2007, 15:50 quanto a adicionares uma nova resolução, edita o xorg.conf, que anda /etc/X11/xorg.conf por aqui e adiciona a resolução que queres onde andam as outras resoluções todas.
|ferrari| 20-05-2007, 17:57 Pessoal tenho estes maravilhosos ícones! (http://www.deviantart.com/deviation/19854848/?offset=10) Como é que posso defini-los como os meus icones default?
Poderia instalar a partir do menu Tema, mas: Estão zipados com pastas diferenciadas em categorias.
PS - Os icones estão em *.png
boas, enganei me a criar a partição do ubuntu e em vez d por 10gigas para o ubuntu meti 33 gigas 8| é possivel alterar para 10 gigas sem ter q instalar novamente ?? cumps
joaospinto 20-05-2007, 19:02 é, claro, proponhote que saques o liveusb do gparted (ou se tiveres o livecd do ubuntu também da, pois tem o gparted) e depois é só alterar o tamanho da particao com o programa...
Miguel89 20-05-2007, 21:38 Bem pelo que tive a ver tinha k fazer fdisk e ver qual era a partiçao em que estava o windows
resultado:
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hdc1 * 1 1143 9181116 83 Linux
/dev/hdc2 1144 2433 10361925 f Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/hdc5 1176 2433 10104853+ 7 HPFS ou NTFS
/dev/hdc6 1144 1175 256977 82 Linux swap / Solaris
pelo que vi no fdisk fiz fui ao menu.lst e pus:
title Microsoft Windows XP Professional
rootnoverify (hd2,4)
savedefault
makeactive
chainloader +1
depois disto tudo no boot aparece-me o seguinte erro-
invalid device request.
Epa ja tou com umas dores de cabeça e farto disto sera que nao ha nenhuma maneira de resolver isto sem ser o format.
Bem pelo que tive a ver tinha k fazer fdisk e ver qual era a partiçao em que estava o windows
resultado:
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hdc1 * 1 1143 9181116 83 Linux
/dev/hdc2 1144 2433 10361925 f Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/hdc5 1176 2433 10104853+ 7 HPFS ou NTFS
/dev/hdc6 1144 1175 256977 82 Linux swap / Solaris
pelo que vi no fdisk fiz fui ao menu.lst e pus:
title Microsoft Windows XP Professional
rootnoverify (hd2,4)
savedefault
makeactive
chainloader +1
depois disto tudo no boot aparece-me o seguinte erro-
invalid device request.
Epa ja tou com umas dores de cabeça e farto disto sera que nao ha nenhuma maneira de resolver isto sem ser o format.
se tu puseste tal e cual como dizes, enganaste-t na parte do rootnoverify (hd2,4), tens que escrever hdc2
joaospinto 21-05-2007, 08:09 ? eu no meu tenho (hd0,1) para hda2... qual é a logica entao
Miguel89 21-05-2007, 08:52 Nao me enganei, pois pelo que sei hda corresponde a hd0, hdb=hd1 e assim consecutivamente.
RAzminator 21-05-2007, 15:14 É simples, não precisas de instalar nada (pelo menos no meu caso), e configuração é mais fácil que no windows
Clica com o botão esquerdo em cima da ligação
Escolhe: "Connect to other wireless Network"
- Nome: e-U
- Wireless Security: WPA2 Enterprise
Depois:
key type: Dynamic WEP
Pões os teus username, password e o certificado (no IP onde estudo é preciso)
et voilá
Epah, eu experimentei, mas nada. O problema é que, ao que parece, e pelo que eu faço em windows, a rede e-U aqui é do tipo aberta, mas com encriptação WEP. Mas no gnome, se disser que a rede é aberta, não tenho hipotese...
Olá!
Subitamente ao tentar fazer actualizações pelo synaptic ou pelo apt-get aparece a seguinte mensagem de erro:
"O pacote fglrx-amdcccle precisa ser reinstalado, mas não foi possível encontrar um repositório para o mesmo."
Alguém conhece alguma solução para isto?
É que não consigo actualizar nem instalar nada....
Obrigado!
van_Zeller 22-05-2007, 14:17 Sei que esta conversa de controladores (drivers) já farta, mas alguém me pode explicar como é que eu só tenho 300 e tal FPS no glxgears se usar o driver fechado (flglx) e tenho quase 2000 com o aberto (radeon)?? Achava que a máxima performance vinha com o driver fechado... :confused:
joaospinto 22-05-2007, 15:10 uma cena pessoal... noutro dia eu corri o comando glxgears e tinha 1400 prai acho eu... agora corri e tinha 4000 pq é isto? e este número não é "real" certo? :x
Como é que eu posso fazer para conseguir partilhar uma pasta com outro computador que apenas tenha windows? Usando cabo cruzado.
Pessoal, tenho o Ubuntu 7.04 instalado, e quando abri pela 1ª vez um filme aquilo apareceu uma janela a dizer que ia buscar o codec e tal...sacou instalou, disse que tava pronto mas filme, continuou a não dar, dá som, mas a imagem aparece a preto o que se passa? Não existem pacotes de codecs como aparece para windows em que se instala e dá para ver tudo e mais alguma coisa ?
Ps. Achei estranho que ao redimensionar a janela por uma fracção de segundo a imagem aparece...
Tenho instalado o Ubuntu 7.04 mais o Beryl instalado por este toturial: http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Feisty#How_to_install_Beryl_.28ATI.29
O sistema:
P4 3,4Ghz / 1Gb Ram / Ati Radeon 9600 256mb
joaospinto 24-05-2007, 17:45 desculpa la responder sem ver o site, mas em principio instalar o que está na primeira pagina seccao multimedia e por o totem-xine em vez do totem-gstreamer resolve :) se for RMVB que estás a tentar ler podes instalar o realplay ou mudar uma linha num ficheiro de configuracao do codec respectivo para funcionar com som.
Não percebi, onde é essa 1ª pagina secção multimedia ? Aqui no forum ?
O que eu tentei ver foi um Filme em DivX no windows dá bem (com o K lite Codec Package instalado)
o que ele queria dizer é :
Ve a primaira página deste topico! tem, lá essa informação sobre multimedia.
http://techzonept.com/showthread.php?t=148725
joaospinto 24-05-2007, 18:15 parece que só o igama me percebeu :P
a questão é que tanto o VLC como o totem-xine usam o w32codecs por isso abrem tudo sem problemas :) o ubuntu só deve vir com o totem-gstreamer por ser totalmente opensource nao?
já agora tenho eu também uma dúvida: como é que se elimina os pacotes não necessários que aparecem no synaptic atraves da command line? é bem diferente do apt-get autoclean não é?
e também tenho outra: uma vez desinstalado o totem-gstreamer ainda há mais programas a usar o gstreamer?
abraços
Uma correcção e um acrescento:
O vlc não usa o pacote w32codecs.
# It is a free cross-platform media player
# It supports a large number of multimedia formats, without the need for additional codecs
O vlc também é OpenSource.
http://www.videolan.org/vlc/download-sources.html
joaospinto 24-05-2007, 18:26 pensava que usava o w32codecs desculpem a incorreccao entao.. mas entao nao le assim tantos formatos não? é muito mais simples usar o w32codecs que tens tudo legível :P
já agora, aqui fica a solução para quem quer abrir RMVBs com o totem-xine:
Abrir o arquivo ~/.xine/catalog.cache
Encontrar a sessão “[/usr/lib/xine/plugins/1.1.4/xineplug_decode_real_audio.so]” e modificar apenas o atributo “decoder_priority=5″ para “decoder_priority=10″.
catchaaaaaaaaaaaaaaaaa
http://wiki.videolan.org/Codec
Acho que ainda são uns poucos. Só de video, 27. Mais os "No-name" codecs. E tudo, out-of-the-box. :)
joaospinto 24-05-2007, 18:36 totem-xine wins :P isso não le todos os rmvb pelo que li, pelo que não é muito prático...
ja agora, alguém me arranja uma lista completa de w32codecs vs gstreamer? se for o rmvb a unica diferença, e mais facil instalar o real player 10 :P
Para instalar esse vlc tb pode ser com o apt-get ? (ainda sou muito verde nisto) Como é que se pode saber se um certo programa esta disponivel via apt-get ?
Está. Fazes apt-get install vlc.
Para veres se um programa esta disponivel, fazes aptitude search <programa>.
Se alguem quiser um cliente MSN diferente do Pidgin/Amsn existe um chamado emesene. Ainda está em desenvolvimento e é simples. Não suporta transferencias de ficheiros ainda nem webcam/voz.
podem ver o deb criado por mim : http://www.guiaubuntupt.org/files/debs/emesene-24052007+r594.deb
Apresentação : http://www.formatds.org/emesene/
eu gosto pela simplicidade tb.
ruimoura 25-05-2007, 00:24 Se alguem quiser um cliente MSN diferente do Pidgin/Amsn existe um chamado emesene. Ainda está em desenvolvimento e é simples. Não suporta transferencias de ficheiros ainda nem webcam/voz.
podem ver o deb criado por mim : http://www.guiaubuntupt.org/files/debs/emesene-24052007+r594.deb
Apresentação : http://www.formatds.org/emesene/
eu gosto pela simplicidade tb.
Pessoalmente prefiro o Monkey Messenger --> http://monkeymessenger.sourceforge.net/
É na mesma extremamente clean, muito porreiro e leve e já suporta envio de ficheiros :) (e suporta também a "mensagem pessoal" do protocolo msn)
Pessoal, o VLC efectivamente já abriu o filme, mas se maximizo a janela ou ponho em fullscreen a imagem desaparece ficando preto, só volta a dar se restaurar a janela (colocala com o tamanho inicial)
Estranho ? Ou estou a fazer algo mal ?
van_Zeller 25-05-2007, 08:18 Pessoal, o VLC efectivamente já abriu o filme, mas se maximizo a janela ou ponho em fullscreen a imagem desaparece ficando preto, só volta a dar se restaurar a janela (colocala com o tamanho inicial)
Estranho ? Ou estou a fazer algo mal ?
Já experimentaste outro programa para tocar o filme? Tipo o totem ou o mplayer?
Antes do VLC tentei o mplayer e não aparecia imagem de maneira nenhuma ...
ruimoura 25-05-2007, 10:45 Antes do VLC tentei o mplayer e não aparecia imagem de maneira nenhuma ...
Dude, alguma coisa de muito errado se passa aí. Vídeo que não abre com o maplyer, não abre com nada. Period. Tens o mplayer bem instalado? Tenta remover (sudo apt-get remove mplayer) e instalar novamente.
Depois lê este opico -- http://techzonept.com/showthread.php?t=157152 -- e configura o mplayer tal como está lá descrito.
Eu não sei o que se passa pq, se redimencionar a janela do mplayer a imagem do filme aparece por uma fracção de segundo passando logo a preto denovo...
ruimoura 25-05-2007, 11:12 Eu não sei o que se passa pq, se redimencionar a janela do mplayer a imagem do filme aparece por uma fracção de segundo passando logo a preto denovo...
Já tentas-te mudar o driver nas opções de vídeo do mplayer? Tenta X11 ...
Por acaso tens o beryl ligado?
ruimoura 25-05-2007, 13:59 Sim tenho o beryl ligado...
E já tentas-te o que eu disse no mplayer? E já tentas-te desligar o beryl?
nemesis26 25-05-2007, 19:15 Boas pessoal instalei o ubunto 7.04 e tambem o emelard berly.
Só que agora não sei como instalar outros temas queria instalar um tema parecido ao Mac OS X neste momento tou com o normal d ubunto já reparei que no emelard berly tem la temas mas não consigo modificar queria mudar por comple a barra de baixo e tudo se me poderem ajudar fica ao voço criterio um tema mesmo que tenha uma ajudem a instalar o primeiro que o segundo já consgigo digo eu.
Fiquem bem.
P.S
como resolvo o seguinte a minha consola fica toda branca nem moldura a parece apenas um quadrado branco nem letras nem nada.
E já tentas-te o que eu disse no mplayer? E já tentas-te desligar o beryl?
Já deu, não tinha driver de video selecionada, selecionei o X11 deu logo, nem foi perciso desligar o beryl
Outra coisa :D tava a tentar meter o superkaramba, fiz sudo apt-get install superkaramba, instalou tudo ok, sem erros, mas não apareceu o programa no menu principal, experimentei correr atravez da consola, o programa aparece mas não funciona normalmente, nem consigo adicionar temas...será do beryl ? ou fiz algo mal...
putovsky 26-05-2007, 03:25 Boas pessoal, é o seguinte, ja ando nisto ha 2 dias e ja nao sei o que fazer...>( tou a tentar instalar o ubuntu 7 num asus a6ja com uma placa grafica ATI MOBILITY RADEON X1600 so que isto ta-me a dar cabo da cabeça, pois nao consigo instalar nada! qd ta a carregar os files para iniciar o menu de instalaçao da-me este erro do qual nao sei o k fazer 8| ja ando a procurar no google e nada... ja aconteceu isto a alguem?
o erro que da é este...
http://media.pilger.com.br/wp-content/ubuntufailedb.png
Ja tentaste Inicializar o cd escolhendo a opção " Save graphic mode" ?
putovsky 26-05-2007, 12:01 linha de comandos, safe modo...ja fiz mil e uma coisas para instalar isto... raios partam a ati ou o ubuntu... ja ando ha 2 dias de volta disto e nd:neutral: alguem daki tem um portatil cm a grafica x1600 ou cm o mm problema de n csg instalar o ubuntu?
ruimoura 26-05-2007, 12:32 linha de comandos, safe modo...ja fiz mil e uma coisas para instalar isto... raios partam a ati ou o ubuntu... ja ando ha 2 dias de volta disto e nd:neutral: alguem daki tem um portatil cm a grafica x1600 ou cm o mm problema de n csg instalar o ubuntu?
Aqui no portátil da namorada dava o mesmo, num acer. Depois do erro, isso vai para uma consola, supostamente. Vais editar o ficheiro /etc/X11/xorg.conf e metes no driver vesa, em vez de ati ou radeon. Salvas o ficheiro e inseres o comando startx. Assim já podes entrar em modo gráfico e instalar. De qq modo aconselhava-te a sacares o alternate cd, que é o método mais simples e seguro de instalar o ubuntu (só não tens a parte gráfica, mas quem é que precisa disso ...)
A um amigo (o grandenaboverde aqui do fórum) era o que lhe acontecia, mas o sistema simplesmente crashava, nem chegava ao erro do X. Ele tem uma x1850, ou qq do género, e disse-lhe para sacar o alternate cd e consegui instalar na boa.
Se não tens a menor ideia do que estou para aqui a dizer, avisa ... ;)
putovsky 26-05-2007, 12:47 vou tentar pelo alternate cd, vamos la ver. ja venho ca dizer qq coisa. obrigado pela ajuda
putovsky 26-05-2007, 12:58 Podes sempre tentar um dpkg-reconfigure xserver-xorg, e ai escolhes as drivers.
o problema é que eu nem csg instalar nada. ele n csg entrar em modo grafico e em linha de comandos dps de fazer o reboot final n entra, nem mm cm o startx. fico depois pendurado aki...
http://i30.photobucket.com/albums/c322/brincas/Semttulo.jpg
putovsky 26-05-2007, 13:23 Pá é mesmo mais simples sacares o alternate cd ... vai por mim ...
tou a instalar...vamos la ver qd acabar, pois ai é k sao elas:002:
putovsky 26-05-2007, 13:53 e é aí k tens de escrever o comando....
so dps de configurado é k podes fazer startx.
que comandos é que eu agr tenho de por para meter isto a dar?
|ferrari| 26-05-2007, 14:52 que comandos é que eu agr tenho de por para meter isto a dar?
Assumindo que já estás como #root faz:
gdm startSenão faz sudo gdm start
|ferrari| 26-05-2007, 15:50 isso n fez nd...
Estás em que parte? O que queres fazer é iniciar o ambiente gráfico certo?
Olá. Mais uma dúvida.
Eu tenho um adaptador wireless USB da ASUS. O ASUS 802.11g
No CD tonha isso na pasta linux: http://www.sendspace.com/file/bxhlj6
Como posso por isso a dar a net? Já li aqui no fórum que isso é o source e é rpecviso compilar, mas não sei como...
Ao tentar correr em livecd o ubuntu 7.04 FF ele corre chega a parte da barra de estado e completa de depois nao faz mais nada. Ouço o som de entrada do ubuntu e tudo mas nao aparece imagem, tipo como o pc tivesse desligado, o monitor fica a preto!
Alguem me poderia ajudar?
AndreAPL 26-05-2007, 16:34 que comandos é que eu agr tenho de por para meter isto a dar?
O que é que o esquiso te disse? ler com atenção ajuda mto.
Olá. Mais uma dúvida.
Eu tenho um adaptador wireless USB da ASUS. O ASUS 802.11g
No CD tonha isso na pasta linux: http://www.sendspace.com/file/bxhlj6
Como posso por isso a dar a net? Já li aqui no fórum que isso é o source e é rpecviso compilar, mas não sei como...
Como pedi, é preciso confirmar o modelo disso. Se for Ralink rt2570 é uma coisa, se for rt2573 é outra... (daí teres 2 drivers dentro do file.
ja foste á consola, com o comando lsusb?
O ubuntu tem suporte nativo pra ralink rt2500 ?
Ao tentar correr em livecd o ubuntu 7.04 FF ele corre chega a parte da barra de estado e completa de depois nao faz mais nada. Ouço o som de entrada do ubuntu e tudo mas nao aparece imagem, tipo como o pc tivesse desligado, o monitor fica a preto!
Alguem me poderia ajudar?
Isso é 1 problema comum com ati X1x00, ja falado n vezes aqui. Usa o search
Como pedi, é preciso confirmar o modelo disso. Se for Ralink rt2570 é uma coisa, se for rt2573 é outra... (daí teres 2 drivers dentro do file.
ja foste á consola, com o comando lsusb?
O ubuntu tem suporte nativo pra ralink rt2500 ?
esse comando susb faz oque?
Para saber se é rt2500 ou rt2573, tenhop de fazer uma coisa na consola, Vinha no readme. é cat usb/devices ou lago assim. Vou tentar e depois digo alguma coisa.
joaospinto 26-05-2007, 16:47 pessoal como é que ponho o meu leitor de mp3 a carregar quando o ligo ao pc com o ubuntu ligado? :S não ponho?
o lsusb lista todos o hardware que esta ligado via usb.
Vais à consola, fazes o lsusb, postas aqui o resultado, que depois é muito mais facil :)
putovsky 26-05-2007, 17:03 Estás em que parte? O que queres fazer é iniciar o ambiente gráfico certo?
nao, o k kero mm é conseguir instalar o ubuntu 7.04 no meu portatil, do kal ele nao csg detectar a grafica e eu n faço a menor ideia do k fazer :'( ja tou farto de andar ás voltas nisto e nd porra, raios partam isto
Ubuntu+Ati, SUCKS! :lol:
Eu não gosto de me repetir, mas vou abrir uma excepção:
dpkg-reconfigure xserver-xorg
putovsky 26-05-2007, 17:13 Eu não gosto de me repetir, mas vou abrir uma excepção:
dpkg-reconfigure xserver-xorg
nao quero tar a ser chato mas, eu ja fiz isso e nao vale de nada, n da man
putovsky 26-05-2007, 17:21 não vale de nada pq? o que é que acontece? nada?
por mt que eu altere o file, ele n entra para o startx, nem sequer me deixa instar em modo grafico pk da-me logo akele erro merdoso >(
alterar que file? tu ao fazeres dpkg-reconfigure xserver-xorg na consola não te leva para uma especie de nova página, semelhante àquela que te aparece no erro que diz que o X não pode ser iniciado, tralara?
fiz lsusb e deu isto:
flash@flash-desktop:~$ lsusb
Bus 004 Device 002: ID 0b05:1723 ASUSTek Computer, Inc.
Bus 004 Device 001: ID 0000:0000
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000
flash@flash-desktop:~$
De acordo com o readme é um rt73
Eis o read-me:
* To check which driver you should use
1. insert ASUS 167g into USB port.
2. cat /proc/usb/devices.
3. check vendor id and product id of ASUS WLAN device.
4. follow the README file in related directory to compile and install driver.
vendor id productid driver directory
0B05 1706 rt25USB
0B05 1707 rt25USB
0B05 1723 rt73
0B05 1724 rt73
Agora o que faço?
putovsky 26-05-2007, 17:28 alterar que file? tu ao fazeres dpkg-reconfigure xserver-xorg na consola não te leva para uma especie de nova página, semelhante àquela que te aparece no erro que diz que o X não pode ser iniciado, tralara?
aparece um tipo de "setup" para eu fazer o xserver manualmente, onde tenho de por td á la pata, inclusive a grafica, mouse, keyboard..monitor, td
so que mm fazendo isso nao da :'(
AndreAPL 26-05-2007, 17:33 e estas a meter o ke? driver radeon ? fglrx ? ati ...
fiz lsusb e deu isto:
De acordo com o readme é um rt73
Eis o read-me:
Agora o que faço?
Bem, como nao sei s ubuntu tem suporte nativo, tlvz tenha.
Senao the hard way é:
- instalar kernel-headers/sources e respectivos "extras", podendo usar o Gestor de Pacotes. Instalar Kernel-headers + build-essential
- descarregar o ultimo cvs para o rt73 = http://rt2x00.serialmonkey.com/rt73-cvs-daily.tar.gz
- descomprimir o ficheiro anterior e consultar dentro dessa pasta o ficheiro Module/README onde estão as restantes instruções.
Tens duas hipoteses:
Ndiswrapper (http://ndiswrapper.sourceforge.net), que "emula" drivers do XP, e parece que funciona bem.
#
Card: Asus WL-167G, 54mbps
*
Chipset: Ralink RT2500 USB
*
usbid: 0b05:1706
*
Driver: Cdrom, WinXP driver. (rt2500.sys, original at www.ralinktech.com)
*
Other: Tested with Ndiswrapper 0.11, kernel 2.4.27, Knoppix. All thanks to ndiswrapper! B-)
A outra altenativa passa por seguir este (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=400236) guia, mas toma mesmo muita atenção àquilo que vais fazer
putovsky 26-05-2007, 17:35 e estas a meter o ke? driver radeon ? fglrx ? ati ...
neste momento tou a tentar por umas ATI que sakei do proprio site no ubuntu 6 pk n tenho maneira de instalar o 7 nem mm pelas actualizaçoes
joaospinto 26-05-2007, 17:42 pessoal e eu o que faço? acho que o pc nao reconhece sequer o leitor de atrac/mp3 quando o ligo ao pc! o que devo fazer? comprar um novo? ;)
putovsky 26-05-2007, 17:45 porque andas a inventar??
Mas o que estas a escolher afinal dentro do dpkg-reconfigure ?
qual inventar man? LOOL omfg
meto o dvd na drive, faço start ou install ubuntu, ele carrega as cenas tdas e ai, qd ta a carregar as devidas cenas ele da-me akele erro que ja meti a imagem do xserver failed! depois disso ele vai-me para o mm sitio se eu meter esse comando que tu citaste, que é onde tu podes configurar td á la pata correcto?! o que queres que eu configure ai? ja meti vesa e ati na grafica e nada, continua a n dar
AndreAPL 26-05-2007, 17:46 nao é má ideia :D
qual é o leitor?
putovsky (http://www.techzonept.com/member.php?u=8079), meteste ja vesa e nao deu ??
So posso aconselhar a usar a versao alternative.
ou uma vista de olhos no 1o topico desta thread:
http://techzonept.com/showpost.php?p=1579937&postcount=153
essa de "- instalar kernel-headers/sources e respectivos "extras", podendo usar o Gestor de Pacotes. Instalar Kernel-headers + build-essential" não entendi absolutamente nada. O que quer dizer?
putovsky 26-05-2007, 17:58 leste o topico ou o link ??
li antes de teres completado o post LOL sos, vou agr instalar mais uma vez cm o cd alternativo...que parvoice de problemas que isto ta a dar :joker:
AndreAPL 26-05-2007, 18:00 essa de "- instalar kernel-headers/sources e respectivos "extras", podendo usar o Gestor de Pacotes. Instalar Kernel-headers + build-essential" não entendi absolutamente nada. O que quer dizer?
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1665486&postcount=488
O Gestor de Pacotes é o Synaptic. Desktop -> Administration -> Synaptic. ;)
putovsky 26-05-2007, 18:33 Finalmente!! Ja Dá! Passado 2dias! Muahahaha
|ferrari| 26-05-2007, 19:18 Finalmente!! Ja Dá! Passado 2dias! Muahahaha
Posso tentar adivinhar posso posso? :D Não estavas a escrever os drivers "vesa" correctamente e/ ou não por no sitio certo, acertei? É que não funcionar com vesa é raro, na verdade não conheço nenhum caso. E sim, também tenho ati e também é das manhosas no portátil. Mas guess what, funcionou à primeira (safe mode) e mesmo em modo normal ;)
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1665486&postcount=488
Eu queria usar isso em ultimo caso... Se pudesse usar as drivers de linux do CD era mlhor não?
Se não ouver forma, pods ensinar a instalar isso? Não consegui.
Na própria página do ndiswrapper, tens lá um tutorial genérico.
http://ndiswrapper.sourceforge.net/joomla/index.php?/component/option,com_openwiki/Itemid,33/id,installation/
putovsky 26-05-2007, 20:22 Posso tentar adivinhar posso posso? :D Não estavas a escrever os drivers "vesa" correctamente e/ ou não por no sitio certo, acertei? É que não funcionar com vesa é raro, na verdade não conheço nenhum caso. E sim, também tenho ati e também é das manhosas no portátil. Mas guess what, funcionou à primeira (safe mode) e mesmo em modo normal ;)
1. Boot using PC (Intel x86) alternate install CD for Ubuntu or Kubuntu.
2. Start text mode installer and install Ubuntu/Kubuntu.
3. Finish Install and reboot.
4. Update package list and upgrade any packages needed.
Code:
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
5. Install fglrx closed source driver for ATI video cards.
Code:
sudo apt-get install xorg-driver-fglrx
6. Update loaded modules.
Code:
sudo depmod -a
7. Configure /etc/X11/xorg.conf
Code:
sudo aticonfig --initial
sudo aticonfig --overlay-type=Xv
8. Reboot
fiz isto :lol: agr so tou cm 1 receio...sera k eu agr posso instalar as drivers oficiais da ati? é k os efeitos do desktop n me funcionam
|ferrari| 26-05-2007, 21:04 (...)
sudo apt-get install xorg-driver-fglrx
(...) sera k eu agr posso instalar as drivers oficiais da ati? é k os efeitos do desktop n me funcionam
Tu já instalaste as drivers oficiais da ati ;)
Assim, para poderes ter os efeitos terás de usar XGL (que na minha opinião, não compensa) ou removeres os drivers proprietários e instalares "ati" com um simples:
sudo gedit /etc/X11/xorg.confmas antes faz:
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_copia(para fazeres uma copia de segurança, não vás às vezes fazeres asneiras)
Olá a todos.
Tenho ubuntu 7.4 instalado num acer aspire 5684 tudo funcionando bem menos o leitor de cartões de memoria, alguém sabe onde arranjar o driver e como o instalar ou algum tutorial ou alguma informação sobre o assunto.
Obrigado.
Descobri isto (http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati) ontem. Alguém me sabe dizer se funciona? É que eu, com a versão 6 do Ubuntu, tentei mil e uma maneiras de por a minha 9600 XT a funcionar e não consegui.
Se este método funcionar instalo o Ubuntu já esta semana. :P
Estive há pouco a experimentar o Live CD da versão 7.04 e gostei muito. Notam-se algumas melhorias a nível de desempenho em relação à versão anterior.
Sabem se a versão Linux do Opera funciona bem no Ubuntu?
|ferrari| 27-05-2007, 14:53 ou seja...akeles feitos do cubo, da transparencia, etc etc, xapeu?:wow:
Consegues ter esses efeitos com drivers ati. É como te disse, ao invés de usar os proprietários, usas os drivers (codename "ati"). Basta-te editares a linha como descrita em cima.
Mas queres experimentar efeitos beryl, cubo etc etc? Se não conseguires ou te der muito trabalho, saca a distro Mandriva 2007.1 Spring e em LiveCd consegues os efeitos ;)
putovsky 27-05-2007, 15:07 Consegues ter esses efeitos com drivers ati. É como te disse, ao invés de usar os proprietários, usas os drivers (codename "ati"). Basta-te editares a linha como descrita em cima.
Mas queres experimentar efeitos beryl, cubo etc etc? Se não conseguires ou te der muito trabalho, saca a distro Mandriva 2007.1 Spring e em LiveCd consegues os efeitos ;)
sabes o que te digo? sou um noob nisto :joker::joker: é a 1ª vez que uso isto pois ate agr era so microsoft, portanto ando por aki ás aranhas :lol:
|ferrari| 27-05-2007, 16:10 Olá a todos.
Tenho ubuntu 7.4 instalado num acer aspire 5684 tudo funcionando bem menos o leitor de cartões de memoria, alguém sabe onde arranjar o driver e como o instalar ou algum tutorial ou alguma informação sobre o assunto.
Obrigado.
Presumindo que seja uma placa Texas (placa integrada, leitor de cartões).
Experimenta assim: vê aqui (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1650994&postcount=2).
Já tentei com o ndiswarpper e nada.já tenho os bluit essentials instalados, mas não consigo instalar os kernel headers.
Como instalo? Não esta no gestor de pacotes
Alguém me pode passar os ficheiros do beryl? Aqueles do SVN.
Já tentei com o ndiswarpper e nada.já tenho os bluit essentials instalados, mas não consigo instalar os kernel headers.
Como instalo? Não esta no gestor de pacotes
Alguém me pode passar os ficheiros do beryl? Aqueles do SVN.
O pacote não se chama kernel headers, pode ser esse o teu problema, é "linux-headers", se procurares no Synaptic vais encontrar. Para instalar a versão dos headers do teu kernel :
sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r)
Se queres instalar o Beryl SVN usa o repositorio do Trevino, é so adicionar pelo Synaptic - Settings - Repositories - Third Party
Repositorio : deb http://download.tuxfamily.org/3v1deb feisty eyecandy
correr na consola:
wget http://download.tuxfamily.org/3v1deb/DD800CD9.gpg -O- | sudo apt-key add -
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
E já está. vai actualizar o beryl para o SVN
joaospinto 28-05-2007, 08:10 peço desculpa se estou a repetir alguem, mas acho que descobri um bug no gestor de actualizacoes:
tava a actualizar o kernel e no tamanho tinha 23 KB em vez de 23 MB :p
DinhaBoy 28-05-2007, 08:26 peço desculpa se estou a repetir alguem, mas acho que descobri um bug no gestor de actualizacoes:
tava a actualizar o kernel e no tamanho tinha 23 KB em vez de 23 MB :p
Também reparei. Mas creio que eram três actualizações de 23KB, e o total eram 43MB.
Pessoal :D tava a tentar meter o superkaramba, fiz na consola
sudo apt-get install superkaramba
, instalou tudo ok, sem erros, mas não apareceu o programa no menu principal como outros programas que instalaei com o apt-get, experimentei correr atravez da consola escrevendo superkaramba, o programa aparece mas não funciona normalmente, nem consigo adicionar temas...será do beryl ? ou fiz algo mal...
Não é um bug, ele faz download do meta-package que aponta sempre para o último kernel. esse pacote so tem Kb, dps é que ele saca o kernel.
O pacote não se chama kernel headers, pode ser esse o teu problema, é "linux-headers", se procurares no Synaptic vais encontrar. Para instalar a versão dos headers do teu kernel :
sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r)
Se queres instalar o Beryl SVN usa o repositorio do Trevino, é so adicionar pelo Synaptic - Settings - Repositories - Third Party
Repositorio : deb http://download.tuxfamily.org/3v1deb feisty eyecandy
correr na consola:
wget http://download.tuxfamily.org/3v1deb/DD800CD9.gpg -O- | sudo apt-key add -
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
E já está. vai actualizar o beryl para o SVN
Eu quero insdtalar o beryl, mas não tenho net. Há forma de sacar os ficheiros pelo windows e mandar para o linux?
Pois para o SVN n recomendo isso, como há diferentes versões e dependencias o melhor é usando repositorios para instalar esses.
Pk não te deixas estar como Compiz que vem no Ubuntu? ok é mais simples, mas tens vários efeitos já.
instala os seguintes pacotes para configurar o compiz : gnome-compiz-manager (http://packages.ubuntu.com/feisty/gnome/gnome-compiz-manager) e libgnome-compiz-manager0 (http://packages.ubuntu.com/feisty/gnome/libgnome-compiz-manager0).
para instalar sudo dpkg -i pacote1.deb pacote2.deb
Ja tentei instalar isso do "linux-headers", já estava instalado. Ninguém pode tentar compilar as drivers? E já agora, tenho aqui um ficheiro par ainstalar os drivers da placa grafica, mas di< que precisa de acesso root. Como dou acesso root na consola?
EDIT: para instalar o compiz tenho de sacar estes 3 ficheiros?
http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/g/gnome-compiz-manager/gnome-compiz-manager_0.10.3-0ubuntu1.dsc
http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/g/gnome-compiz-manager/gnome-compiz-manager_0.10.3.orig.tar.gz
http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/g/gnome-compiz-manager/gnome-compiz-manager_0.10.3-0ubuntu1.diff.gz
???
uterrorista 28-05-2007, 20:36 Não sei porquê, mas os meus Desktop Effects deixaram de funcionar..
Quando os activo » "Desktop Effects could not be be enable"
Já funcionaram em tempos... Se alguém souber de alguma coisa...
Boas,
fiz os updates e agora deixei de ter a opção de iniciar o windows, só me aparecem as opções do Ubuntu :(
Erro de noob, de certeza, mas como posso fazer para ter a opção de iniciar com o windows?
uterrorista 28-05-2007, 23:34 Boas,
fiz os updates e agora deixei de ter a opção de iniciar o windows, só me aparecem as opções do Ubuntu :(
Erro de noob, de certeza, mas como posso fazer para ter a opção de iniciar com o windows?
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Restaurar-Grub
van_Zeller 28-05-2007, 23:37 Pessoal, assim num rápido, alguém conseguiu configurar decentemente os gdesklets, nomeadamente aquele do clima "sidecandy weather"? Queria o clima em Lisboa e estou com algumas dificuldades...
Ja tentei instalar isso do "linux-headers", já estava instalado. Ninguém pode tentar compilar as drivers? E já agora, tenho aqui um ficheiro par ainstalar os drivers da placa grafica, mas di< que precisa de acesso root. Como dou acesso root na consola?
EDIT: para instalar o compiz tenho de sacar estes 3 ficheiros?
http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/g/gnome-compiz-manager/gnome-compiz-manager_0.10.3-0ubuntu1.dsc
http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/g/gnome-compiz-manager/gnome-compiz-manager_0.10.3.orig.tar.gz
http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/g/gnome-compiz-manager/gnome-compiz-manager_0.10.3-0ubuntu1.diff.gz
???
Não, só precisas dos .deb, esses outros são extras para developers e afins, n precisas deles.
Então e nenhum dos utilizadores de Ubuntu de cá do fórum tem uma placa gráfica da ATI? :) (http://techzonept.com/showthread.php?p=1667434#post1667434)
AndreAPL 29-05-2007, 00:02 têm muitos :P
e como já dito n vezes, placas ati, para beryl, ou com xgl + fglrx, ou radeon + aiglx ...
ruimoura 29-05-2007, 01:03 Então e nenhum dos utilizadores de Ubuntu de cá do fórum tem uma placa gráfica da ATI? :) (http://techzonept.com/showthread.php?p=1667434#post1667434)
Eu tenho. Queres comprar? :002:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Restaurar-Grub
Bom dia,
Obrigado pela dica, mas o que eu quero é ter a opção de iniciar o windows, pois não me aparece essa opção; só me aparecem as opções relacionadas com o Ubuntu.
Cumps
Então e nenhum dos utilizadores de Ubuntu de cá do fórum tem uma placa gráfica da ATI? :) (http://techzonept.com/showthread.php?p=1667434#post1667434)
Tenho uma ATI All-in-wonder Radeon 9800SE e tenho os efeitos, até do LiveCd logo sem configurações..
Usei o Compiz, e agora quando fiz a ultima instalação, activei o Beryl, funca tudo.. e sem ter de mexer em nada, tudo out-of-box
Uso o Mandriva 2007 Spring DVD
Eu tenho a ATI Radeon 9600 de 256mb e Tb tenho os efeitos do desktop e o Beryl tudo a funcionar, e tudo tb out-of-box mas aqui foi com Ubuntu 7.04
aluminium23 29-05-2007, 10:19 Então e nenhum dos utilizadores de Ubuntu de cá do fórum tem uma placa gráfica da ATI? :) (http://techzonept.com/showthread.php?p=1667434#post1667434)
Eu tenho, uma X1400 e o Beryl também funciona :D
aluminium23 29-05-2007, 10:22 Bom Dia,
Estou com um problema em Ubuntu 7.04 que me está a atormentar.
O Liferea, começou desde ontem a teimar em não abrir, ou seja, executo-o, e à primeira vista, parece que vai abrir, mas simplesmente, fecha-se.
Desinstalei e voltei a instalar, mas sem sucesso. Continua na mesma!
Cumps
ruimoura 29-05-2007, 10:45 Bom Dia,
Estou com um problema em Ubuntu 7.04 que me está a atormentar.
O Liferea, começou desde ontem a teimar em não abrir, ou seja, executo-o, e à primeira vista, parece que vai abrir, mas simplesmente, fecha-se.
Desinstalei e voltei a instalar, mas sem sucesso. Continua na mesma!
Cumps
Tenta abrir pela consola e vê o erro que dá ...
aluminium23 29-05-2007, 10:59 Tenta abrir pela consola e vê o erro que dá ...
Já funciona. Pela consola, percebi que não estava a conseguir abrir a lista de feeds q eu tinha importado do windows. Abri pela consola como root e não deu erro. Então removi o Liferea, apaguei a pasta que estava na pasta pessoal (.liferea.1.2), instalei novamente e foi só importar novamente a lista. :D
Obrigado Rui Moura.
ruimoura 29-05-2007, 12:17 Já funciona. Pela consola, percebi que não estava a conseguir abrir a lista de feeds q eu tinha importado do windows. Abri pela consola como root e não deu erro. Então removi o Liferea, apaguei a pasta que estava na pasta pessoal (.liferea.1.2), instalei novamente e foi só importar novamente a lista. :D
Obrigado Rui Moura.
A consola é nossa amiga, mesmo que não o pareça :002::002:
Actualizei os drivers da nvidia e pimba lá foi o X com o caraças... bah :|
Boa tarde
O meu Ubuntu reinicia automaticamente suspeito de um programa no arranque onde param esses programas? Para os poder tirar do startup?
Se poderem ajudar agradeço
van_Zeller 29-05-2007, 19:33 Boa tarde
O meu Ubuntu reinicia automaticamente suspeito de um programa no arranque onde param esses programas? Para os poder tirar do startup?
Se poderem ajudar agradeço
Alguém saberá isto melhor que eu, mas algures nas definições, tipo nas preferências ou administração ("sessões", talvez) isso está lá. Agora se inclui *todos* os programas, já é muita areia para a minha camioneta!
van_Zeller 29-05-2007, 19:36 têm muitos :P
e como já dito n vezes, placas ati, para beryl, ou com xgl + fglrx, ou radeon + aiglx ...
Não se podia fazer um sticky disto? Ando nisto há pouco tempo, mas já tanta gente perguntou, que se calhar valia a pena...já agora explicava-se a diferença entre xgl e aiglx...just a thought
boas, tenho 2 duvidas... é possivel por a password do wireless automaticamente ?? é q sempre q ligo o portatil para se ligar a rede wireless pede uma password ("Enter password for default keyring to unlock") ??? e mudei d 512 para 2 gigas de memoria... é preciso alterar o tamanho da partiçao swap ???
cumps :)
Já instalei o Ubuntu e consegui instalar os drivers da placa gráfica com sucesso. :)
No entanto, a placa de som resolveu dar problemas. O som que sai é demasiado grave e imperceptível. Tenho uma Creative SoundBlaster e umas colunas Creative Inspire 5.1.
O que acham que deva fazer para resolver isto?
uterrorista 30-05-2007, 00:46 Bom dia,
Obrigado pela dica, mas o que eu quero é ter a opção de iniciar o windows, pois não me aparece essa opção; só me aparecem as opções relacionadas com o Ubuntu.
Cumps
hmm, pois é! ent vê isto:
http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Feisty#How_to_add_Windows_entry_into_GRUB_m enu
uterrorista 30-05-2007, 09:23 Novo Kernel, Novo Tormento! Bahhh
Vou deixar de instalar novos Kernel. Só dá trabalho...
1º instalar a placa de rede novamente.
2º as definições/configurações do NTFS vão à vida.
3º desaparecem-me os atalhos que adicionei ao menu do painel..
4º mais um problema. ainda nao o descobri, mas deve haver...
hmm, pois é! ent vê isto:
Boas,
obrigado pelo link.Uma leitura mais atenta do menu.lst deu para ver que as opções relativas ao XP estavam comentadas, foi só uma questão de as 'descomentar'.
De qualquer modo, obrigado pelas dicas.
Cumps
Não se podia fazer um sticky disto? Ando nisto há pouco tempo, mas já tanta gente perguntou, que se calhar valia a pena...já agora explicava-se a diferença entre xgl e aiglx...just a thought
Perfeitamente de acordo...
Já agora, li algures que a AMD/ATI ia 'abrir' (não me lembro do termo técnico) os seus drivers em breve o que facilitará a vida aos que têm placas gráficas ATI e Linux.
Cumps
Tens razão jmra, apartir do proximo mês em principio vão ser disponibilizados no site da ATI os repectivos drivers pa Linux
AndreAPL 30-05-2007, 12:48 Não se podia fazer um sticky disto? Ando nisto há pouco tempo, mas já tanta gente perguntou, que se calhar valia a pena...já agora explicava-se a diferença entre xgl e aiglx...just a thought
sticky para ?? está logo no 1o topico desta thread...
sportingman 30-05-2007, 16:56 Boa tarde! Bem isntalei ja a segunda vez esta versão, e agora estou seguindo os passos que voces puseram ai existentes no link do guiaubuntu! Desde ja grande trabalho!
Mas estou tendo problemas, queria para ja instalar as drivers do Modem- Sagem Fast800 e as drivers da minha grafica- ATI X1600, mas obviamente tenho de começar pelo modem para poder ter net no portatil... Entretanto quando vou a usar o comando sudo sh ueagle-feisty.sh (http://havox.no.sapo.pt/sagem/ueagle-feisty.sh) ele pede-me a password, ao que eu supos, ser a do administrador! Pus a pass so que passou a dar um erro, dizia que o ficheiro nao podia ser aberto! Voltei a executar diversas vezes o comando, mudei o nome do ficheiro mas voltou a dar o mesmo erro! Agora reiniciei o portatil e volta-me a pedir a pass! Que devo fazer?
Desde ja obrigado e compreensao para um noob no linux!
Abraços
EDIT: o erro é este:
sh: Can't open ueagle-feisty.sh
EDIT2: Eu tenho um Asus F3JA, a minha placa wireless é uma 802.11a/b/g + BT, nao sei dessas 3 qual será.. Para saber se é compativel com a versao do Ubuntu.. Ja andei aí à procura em sites mas nao consegui saber qual era a minha placa! Tambem ja executei um comando e nao consegui descodificar.. Agradecia ajuda!
van_Zeller 30-05-2007, 17:46 Pessoal, assim num rápido, alguém conseguiu configurar decentemente os gDesklets, nomeadamente aquele do clima "sidecandy weather"? Queria o clima em Lisboa e estou com algumas dificuldades...
Alguém?
Já agora e em relação ao prob que reportei uns posts acima.
Existe maneira de fazer um rollback aos drivers da nvidia?
sportingman 30-05-2007, 18:37 Ate ja experimentei sacar o ficheiro que tem para a versao anterior do Ubuntu mas nada.. Continua com o mesmo erro a dizer que nao pode abrir! E sem isto nao posso fazer nada, tenho um trabalho para entregar para a semana na Universidade, preciso sacar ferramentas de programação mas sem NET nada feito..
Onde estara o problema?
Então ninguém com Ubuntu 64bits gosta de ouvir umas musiquinhas? :D (http://techzonept.com/showthread.php?p=1675931#post1675931)
E já agora, não acham que o True/Clear Type do Ubuntu é bastante fraquinho quando comparado com o do Windows? Eu pelo menos acho que as fontes no Windows são muito mais nítidas.
ruimoura 30-05-2007, 21:17 Então ninguém com Ubuntu 64bits gosta de ouvir umas musiquinhas? :D (http://techzonept.com/showthread.php?p=1675931#post1675931)
E já agora, não acham que o True/Clear Type do Ubuntu é bastante fraquinho quando comparado com o do Windows? Eu pelo menos acho que as fontes no Windows são muito mais nítidas.
Experimenta isto -- http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=343670&highlight=font+rendering
Que fontes usas no sistema ?
uterrorista 31-05-2007, 12:27 Quero fazer uma rede Ad Hoc.
Alguém pode partilhar conhecimentos comigo??
aluminium23 31-05-2007, 15:50 Venho aqui contar a minha experiencia com o Beryl.
Quando instalei o Beryl pensava eu que ia ficar com grandes efeitos e estabilidade. Enganei-me, vou ver um filme, crasha, as janelas aparecem sem topo, etc...
Fiquei um pouco desapontado, não em relação aos efeitos, pois esses parece-me fantásticos.
Assim sendo, vou esperar que a coisa melhor e voltar à carga. :D
Cumps
joaospinto 31-05-2007, 16:37 essa parte das janelas nao terem topo é falta do addargbglxvisuals true e do addargbvisuals true nao? tambem deve resolver o prob dos videos..
aluminium23 31-05-2007, 16:55 Quanto ao problema com o MPlayer, li algures que havia solução, mas no meu caso, não funcionou.
A das janelas, nem me preocupei com isso, porque para já, estou muito bem sem o Beryl.
DinhaBoy 31-05-2007, 17:03 Venho aqui contar a minha experiencia com o Beryl.
Quando instalei o Beryl pensava eu que ia ficar com grandes efeitos e estabilidade. Enganei-me, vou ver um filme, crasha, as janelas aparecem sem topo, etc...
Fiquei um pouco desapontado, não em relação aos efeitos, pois esses parece-me fantásticos.
Assim sendo, vou esperar que a coisa melhor e voltar à carga. :D
Cumps
Quanto à barra de titulo das janelas, consulta este (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1626027&postcount=339) post.
Experimenta isto -- http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=343670&highlight=font+rendering
Que fontes usas no sistema ?
Ficou praticamente na mesma. Tenho a "Sans" como principal.
Já agora, já meti o som a funcionar como deve de ser. Desliguei o Audigy Analog/Digital Output Jack no painel do Alsamixer. :)
ruimoura 31-05-2007, 22:29 Ficou praticamente na mesma. Tenho a "Sans" como principal.
Já agora, já meti o som a funcionar como deve de ser. Desliguei o Audigy Analog/Digital Output Jack no painel do Alsamixer. :)
Experimenta usar a Dejavu sans tamanho 8, para os titulos a mesma mas bold e tamanho 9, e monospace usa a Dejavu sans momo, tamanho 9 ... Aqui resultam muito bem ...
miguelrmartins 01-06-2007, 14:30 Boa tarde.
Alguém me pode ajudar com o seguinte erro ao iniciar o Gestor de Actualizações?
http://www.imagemirror.com/showpic.php?pic=screenshot-update-manager.png
Obrigado
Pessoal, uma pergunta noob, como se altera as permissões / dono de outros discos ? É que por exemplo ligo um disco externo e não posso escrever nada lá pois não tenho permissão...
O mesmo acontece com os outros discos que tenho internos, exepto o que tem o linux instalado.
Bom, aqui vai um link.
Decidi por aqui porque é a versão actual do Ubuntu:
Lifehacker's Top 10 Ubuntu apps (http://www.lifehacker.com/software/lifehacker-top-10/top-10-ubuntu-applications-265052.php)
Ubuntu 7.04 (http://www.ubuntu.com/) has quickly become the operating system of choice for millions of people around the world - whether they're Linux newcomers, Windows and Mac defectors or pony-tailed system administrators who wear watches displaying the time in binary. While Ubuntu comes jacked with useful applications out of the box, there's a big selection of free, thriving Linux desktop software which matches or betters their Windows and Mac counterparts in terms of features.Today we've chosen our favorite ten Ubuntu software applications that are exclusive to GNU/Linux. Add them to your Ubuntu desktop to make your install pop.
Achei engraçado o gParted estar em 4º, já que não é uma aplicação que se use mesmo regularmente, pelo menos tenho essa ideia :p
Pessoal, o ALT+Tab do Ubuntu não funciona lá muito bem. Isto é, em aplicações fullscreen não dá. Alguém sabe como resolver isto?
Uma app muito fixe que uso é o yakuake. Ficamos com um terminal tipo a consola do Quake no X. Dá um jeito do camandro.
_Anderson_ 02-06-2007, 14:59 Já agora: http://bitaites.org/dicas/melhor-visualizacao-de-fontes-no-ubuntu-feisty-fawn
Não sei se resulta :x
sportingman 02-06-2007, 15:22 Pessoal nao ha maneira de me conseguirem explicar direito a instalação e conexão à rede ADSL, atraves do meu modem Sagem Fast800? Instalei os drivers direitinhos como tinha no link GuiaUbuntu que puseram aqui, mas o que é facto é que nao consigo conectar-me!
Ninguem me podia explicar com calma passo a passo por favor? Precisava mesmo disto com urgencia, tenho avaliação a programação ja na segunda e tenho alguns pacotes por instalar, mas sem ligação a net nada feito.. :(
Olá!
Estou a usar o Ubuntu 7.04.
Ao tentar instalar a impressora, seguindo as instruções, a certa altura é-me pedido para teclar ./configure. Até aqui tudo bem. Mas no passo seguinte é-me pedido para teclar "make <ENTER>", ocorrendo de seguida a seguinte mensagem:
Makefile:25: Makedefs: Ficheiro ou directoria inexistente
make: *** Sem regra para processar o alvo `Makedefs'. Pare.
Aguém me pode ajudar?
Obrigado!
Devem faltar-te os pacotes para compilação. Instala o pacote "build-essential" ou "build-essentials" não tenho a certesa se tem um 's' no fim ou nao.
depois já deve dar.
gatohumano 03-06-2007, 13:11 Não percebo,para ter a hora certa no ubuntu tenho de ter a hora na bios atrasada uma hora,alguem sabe do que sera?
AndreAPL 03-06-2007, 13:12 UTC vs GMT :)
gatohumano 03-06-2007, 15:09 UTC vs GMT :)
Ok obrig aactivando o utc ja fico com a hora do ubuntu sincronizada com a da bios mas agora surge outro problema a hora de envio de menssangens do mercury esta uma hora adiantada.
jpalbuquerque 04-06-2007, 02:28 Saudações á comunidade.
Acabadinho de comprar este modelo, fui a correr buscar o CD do Ubuntu 7.04 para instalar, meti o Cd, carreguei na opção para instalar e da-me este erro :
"Can't access tty job control turned off"
e fica-me numa linha de comandos.
Entretanto consegui instalar o fedora 6 sem grandes complicações (tirando que não reconhece a placa wireless e o som)
Alguem sabe como conseguir instalar o Ubuntu?Já pesquisei em alguns foruns e vejo mais gente com o mesmo tipo de problema, mas não encontrei nenhuma solução...Se souberem agradeço :)
Cumps.
EDIT : Consegui instalar o fedora, apesar de ter ficado com metade das cenas por instalar (placas de rede, som nem ve-lo...)
Alguem sabe a razão por conseguir instalar um e o outro não?
sportingman 04-06-2007, 10:12 JOra bons dias!
Em primeiro lugar desapareceu-me os icones de desligar e reiniciar o PC, aparece apenas o Terminar Sessao, Trancar Ecra e essas porras.. Nao sei o que se faça, nao consigo desligar isto!
Depois o som de inicio de sessão, aquele tnana, como posso tirar isso? IRRITA!
E depois o beryl, configurei tudo direito, faltava a extensão XComposite, instalei isso e deixou de dar erro, mas agora quando entro no beryl nao da nada.. Ja tenho o emerald instalado e por aí fora!
Obrigado
boas,
tenho o kubuntu 7.04 e nao consigo instalar uma driver que me foi fornecida pela realtek para a minha placa wireless da board asus p5b deluxe.
no kubuntu dá-me sucessivos erros na instalação da driver. instalei o openSUSE e a instalação correu bem, mas como no gostei muito das configurações de redes voltei a instalar o kubuntu, mas desta vez do dvd, para ter mais material nos repositórios.
instalei gcc e build essencials e mesmo assim continua a dar o mesmo erro! :(
ja tenho andado à volta disto praí há um mes e ainda nem a net consegui por a dar... :(
alguem faz ideia do que me pode estar a faltar?
abraços e obridado
gatohumano 04-06-2007, 12:22 o relogio do ubuntu é so bugs,vejam isto:
http://img382.imageshack.us/img382/9291/capturaecrazd6.th.png (http://img382.imageshack.us/my.php?image=capturaecrazd6.png)
Pessoal,acabei por conseguir resolver o problema,depois de andar a pesca no google encontrei isto:
http://doc.gwos.org/index.php/Setting_Local_Time
Olá!
Tenho o Ubuntu 7.04.
De cada vez que tenho que instalar algum sofware que me peça a introdução do cd aparece-me a seguinte mensagem:
Troca de mídia: Por favor insira o disco chamado
'Ubuntu 7.04 _Feisty Fawn_ - Release i386 (20070415)'
na drive '/cdrom/' e pressione enter
Normal até aqui, só que eu introduzo o cd, e nada acontece, apenas a mensagem se repete over and over...
Alguém me pode ajudar?
Obrigado
boas,
tenho o kubuntu 7.04 e nao consigo instalar uma driver que me foi fornecida pela realtek para a minha placa wireless da board asus p5b deluxe.
no kubuntu dá-me sucessivos erros na instalação da driver. instalei o openSUSE e a instalação correu bem, mas como no gostei muito das configurações de redes voltei a instalar o kubuntu, mas desta vez do dvd, para ter mais material nos repositórios.
instalei gcc e build essencials e mesmo assim continua a dar o mesmo erro! :(
ja tenho andado à volta disto praí há um mes e ainda nem a net consegui por a dar... :(
alguem faz ideia do que me pode estar a faltar?
abraços e obridado
Driver da fatídica placa RTL8187, certo? Estamos no mesmo barco. Depois de estar mais de um mês com ela a dar direitinho no Debian, de repente, deixaram de dar, do nada, mesmo. Primeiro, ficheiros que são editados no futuro (LOL), depois, directorios que não existem. Maldita sejas Realtek.
É verdade, enquanto estava a escrever este post lembrei-me: o Ubuntu 7.04 detecta o wireless out-of-the-box, sem necessidade de drivers.
Driver da fatídica placa RTL8187, certo? Estamos no mesmo barco. Depois de estar mais de um mês com ela a dar direitinho no Debian, de repente, deixaram de dar, do nada, mesmo. Primeiro, ficheiros que são editados no futuro (LOL), depois, directorios que não existem. Maldita sejas Realtek.
É verdade, enquanto estava a escrever este post lembrei-me: o Ubuntu 7.04 detecta o wireless out-of-the-box, sem necessidade de drivers.
EDIT: sim é verdade a fatídica RTL8187 :D
pois, eu tb pensei isso quando instalei o kubuntu, uma vez que ele nas opçoes da rede detecta a rede que eu tenho... mas como faço pra me ligar a ela?
até ja com o ndiswrapper tentei e nada... diz que a drver do fabricante (asus) nao é valida... a mesma que tenho a funcionar no windows :(
abraço
_Anderson_ 04-06-2007, 17:43 Boas! Precisava de uma ajudinha rapida :D Chegou hoje o meu cd do ubuntu, vou todo contente experimentar, gostei e depois iniciei o gparted para criar uma partição, e editar a maior onde ta tudo :\ Faço isso tudo normalmente, quando chega a hora de começar a "trabalhar", clico aplicar e tal, depois das partições criadas e do espaço dividido pelas duas, diz que não é possivel criar/editar a partição :|
Se possivel respondam rapido, tou ansioso por ter o ubuntu instaladinho no meu PC =d
EDIT: sim é verdade a fatídica RTL8187 :D
pois, eu tb pensei isso quando instalei o kubuntu, uma vez que ele nas opçoes da rede detecta a rede que eu tenho... mas como faço pra me ligar a ela?
até ja com o ndiswrapper tentei e nada... diz que a drver do fabricante (asus) nao é valida... a mesma que tenho a funcionar no windows :(
abraço
Tipo, tens algumas opções para te ligar.
Não sei como isso funciona com KDE, mas com Gnome, ias a Administration -> Networking -> Ai editavas as configurações da placa wireless, a (E)SSID, a encriptação, o IP/DHCP, desactivavas a placa e voltavas a liga-la, e em principio, já dava.
Por consola, invovle já iwconfig. Tenho a vaga ideia que era qualquer coisa como:
iwconfig wlan0 essid Nome_da_rede
e demais comandos derivados do iwconfig. Faz iwconfig na consola para veres as opções.
Saudações á comunidade.
Acabadinho de comprar este modelo, fui a correr buscar o CD do Ubuntu 7.04 para instalar, meti o Cd, carreguei na opção para instalar e da-me este erro :
"Can't access tty job control turned off"
e fica-me numa linha de comandos.
Entretanto consegui instalar o fedora 6 sem grandes complicações (tirando que não reconhece a placa wireless e o som)
Alguem sabe como conseguir instalar o Ubuntu?Já pesquisei em alguns foruns e vejo mais gente com o mesmo tipo de problema, mas não encontrei nenhuma solução...Se souberem agradeço :)
Cumps.
EDIT : Consegui instalar o fedora, apesar de ter ficado com metade das cenas por instalar (placas de rede, som nem ve-lo...)
Alguem sabe a razão por conseguir instalar um e o outro não?
boas. parece que isso tem sido um problema comum em quem tem instalado ubuntu num computador novo.
Uma das diferenças de cada distro está ai, na detecção de hardware..eu com suse 10.2 ele detecta-me tudo, com fedora 6 tenho de instalar por modo de texto e so depois instalar a minha ATI. no ubuntu ele antes dava-me problemas e nem instalava. agora o feisty reconhece tudo.
tive a ver o teu problema e tenta fazer o que eles dizem nesta thread, eu li a thread e pelo que resultou foi mesmo instalar pela alternate CD, isso tem sido um problema que as vezes da com liveCD. por isso so te posso dizer pa instalares pelo alternate CD.
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=279884 já agora deixo-te ai a thread.
cumps
Net_Holer 07-06-2007, 00:25 Pessoal... sem querer tirei a taskbar do gnome da barra superior... ja andei aqui a tentar adiciona-la mas nao aparece para adicionar a barra :S
ALguem sabe como a reponho? lol e que quando minimizo um programa pra taskbar deixo de o poder restaurar... :|
adicionar ao painel -> lista de janelas
Net_Holer 07-06-2007, 20:22 adicionar ao painel -> lista de janelas
Hi, essa resposta era pra mim ne? Eu isso ja testei mas nao e isso que eu quero... isso ja eu tenho na barra de baixo k mostra as janelas abertas. O que tirei sem querer foi a systray (aqueles icones que no windows ficam ao lado do relogio) e agora nao sei por... alguem sabe? Tks
era para ti net_holder, desculpa percebi mal
faz adicionar ao painel -> area de notificação
Net_Holer 07-06-2007, 23:51 era para ti net_holder, desculpa percebi mal
faz adicionar ao painel -> area de notificação
Fogo as vezes pareçe que ando a dormir... era mesmo isso obrigado pela ajuda
Boas,
sei que sou novo por estas bandas mas estou com alguns problemas com a minha instalação ubuntu..para ja eu tenho o windows xp numa partição e agr fiz uma nova parção com o partition magic para puder instalar o ubuntu.ate aqui tudo bem..apos ter tido alguns problemas tanto c a instalação do ubuntu como o boot do windows la consegui meter os dois a fazer boot como deve ser mas agr kando entro no ubuntu não consigo ver a tal repatição que criei para o ubuntu que sao cerca de 9gbs..enfim..alguem me pode ajudar?é que nem sei qual gravidade do problema tendo em conta que tudo parece estar funcional a excepção de nunca saber o espaço do disco.
cumps
birinight 09-06-2007, 01:26 Sei que o ZD1211rw já vem com o Ubunto 7.04. Gostava que alguém me explicasse como o por a funcionar.
alguém sabe como instalar o ubuntu num pc com raid 0? criei uma partição de 30gb em ext3 mas quando vou instalar o ubuntu ele só vê os dois disco separados
feiotrancoso 09-06-2007, 22:03 :'( boas a todos
instalei o ubuntu 7.04 no meu portatil (clevo M570U) e
depois disso fiquei sem drive tanto no ubuntu como no XP,
já tentei montar mas nada aparece no fstab mas n arranca..
no XP removi registos e nada..
gostava q alguem me podia ajudar...
obrigado..
joaospinto 10-06-2007, 23:56 ola pessoal. eu tenho os drivers da nvidia instalados - mas eu so activei o visto... eu queria mudar agora para o nvidia-glx-new (e ficar com os novos drivers) mas uma vez fiz isso e n sei pq passou a dar erro ao iniciar o X... podemme dizer como faço para ter a certeza que nao faço bosta?
EDIT: nao sei porque nao me deu erro desta vez.. :S ta tudo :p
Olá, boa noite
Já o tenho instalado numa pequena partição do portátil. Só tenho mesmo 2Gb livres. O window$ está pior, ficou espremido:-D... O ubuntu é razoavelmente mais rápido que o XP neste computador, já "velhinho".
Pelas primeiras impressões, gosto do ubuntu. Tenho que o explorar melhor...
(Salvo erro, este é da família debian)
Green Lion 13-06-2007, 01:15 Instalei agora o Ubuntu 7.04, mas estou com um problema nos drivers da placa gráfica.
Instalei o Envy que por sua vez instalou ATI Catalyst Center, o problema é que não consigo aumentar a resolução para mais de 1024x768. Necessito de por a 1440x900, alguém sabe como resolver?
Obrigado!
DinhaBoy 13-06-2007, 01:18 Instalei agora o Ubuntu 7.04, mas estou com um problema nos drivers da placa gráfica.
Instalei o Envy que por sua vez instalou ATI Catalyst Center, o problema é que não consigo aumentar a resolução para mais de 1024x768. Necessito de por a 1440x900, alguém sabe como resolver?
Corre o comando 'sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg', e na parta da resolução escolhe 1440x900.
fnds3000 13-06-2007, 09:58 Fiz alterações neste ficheiro:
"sudo nano /etc/modules"
e eliminei sem querer a segunda entrada. Alguém me podia dizer as entradas originais, no meu caso eram duas.
Corre o comando 'sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg', e na parta da resolução escolhe 1440x900.
Eu creio que é mais fácil ir ao xorg.conf e adicionar manualmente a entrada com a resolução que ele quer.
joaospinto 13-06-2007, 11:17 lp
sbp2
um destes é, nao?
eu tenho a versão mais recente do ubuntu server e ele não arranca em modo gráfico
já o instalei e está tudo em ordem o que faço ???
:kfold:
Green Lion 13-06-2007, 18:32 Eu creio que é mais fácil ir ao xorg.conf e adicionar manualmente a entrada com a resolução que ele quer.
Alterei o ficheiro, mas depois não o podia guardar, não tinha poderes para isso.
Corri o comando 'sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg' e escolhi ATI (não sei se devia ter escolhido ati ou Fglrx).
Mas lá consegui escolher 1440x900, reiniciei e ficou logo nessa resolução. O problema é que a imagem está uma desgraça, o texto muito desfocado e a parte debaixo do ecrã está cortada, nem aparece a barra onde tem o "Lixo".
O que estará mal desta vez?
aluminium23 13-06-2007, 18:35 Alterei o ficheiro, mas depois não o podia guardar, não tinha poderes para isso.
Corri o comando 'sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg' e escolhi ATI (não sei se devia ter escolhido ati ou Fglrx).
Mas lá consegui escolher 1440x900, reiniciei e ficou logo nessa resolução. O problema é que a imagem está uma desgraça, o texto muito desfocado e a parte debaixo do ecrã está cortada, nem aparece a barra onde tem o "Lixo".
O que estará mal desta vez?
Assim tinha funcionado:
$ sudo vim /etc/X11/xorg.conf
Acabo de instalar o ubuntu 7.04 feist. Tudo corre bem, excepto quando faço correr vídeos mpg, mpeg e wmv. Acontece poucas vezes, felizmente: o computador "crasha" (ecrã fixo com barras coloridas). Tenho que o desligar e voltar a ligar. Faz lembrar os tempos dos velhos windows.
Tenho um computador portatil. CPU celeron 1.1 Ghz; 512 MB RAM; 15 GB disco, dos quais reservei cerca de 5 GB para o ubuntu. A placa gráfica é trident e creio que não tem capacidades 3D, pois o ubuntu instalou o driver VESA universal, penso eu. Mesmo assim tenho a resolução 1024x768.
Gostaria que me dessem uma dica acerca de como evitar estes "crashes".
Obrigado
Edit: Instalei os plugins necessários para estes tipos de ficheiros, via automática. De facto funcionam, só que, de vez em quando zás... vai abaixo.
Quais os erros ? Servidor X ou KDM ou GDM ?
joaospinto 13-06-2007, 22:40 pessoal, eu fui ao guiaubuntu e vi a parte do cpu e fiz aquilo do cpu scaling e pus o meu a funcionar em ondemand.. a questão é, têm a certeza que é para eliminar o powernowd? é que eu sem esse programa fico com o ondemand lento até dizer chega... com o powernowd (e também com o ficheiro /etc/default/cpufrequtils configurado) ficou bem... o problema é que eu quando tinha o powernowd desinstalado nao tinha esse ficheiro configurado pq nao sabia que a freq max e min estavam em kHz e nao em MHz (já agora adicionem isso ao guiaubuntupt e também ao ubuntuguide pq é um aspecto que falta e induz em erro)
obrigado.
EDIT: ah, e já agora, eu no gnome pus aquela cena em que aparece um bonequinho do processador e a percentagem que esta a ser fornecida (dos 3200MHz do meu) - NAO a percentagem que está a ser usada, sao coisas diferentes) e aquilo muda tipo de 3 em 3 segundos... isso nao gasta alguma energia? ou isso é apenas interno e nao se muda verdadeiramente a frequencia do processador..
É impressão minha ou o server não instala o X de raiz.:x2:
Normalmente as versões server são isso mesmo servidores logo não há X. Se quiseres instalas depois. Creio que o que eu instalei há uns meses era assim. Se não for desculpem-me a confusão.
O alternate não instala, agora o server não sei... mas tenho um palpite que não instala ;)
Quais os erros ? Servidor X ou KDM ou GDM ?
Isto passa-se em ambiente gnome, o único que tenho. Não há mensagens de erro. Somente o ecrã fica congelado com barras coloridas e a partir daqui só se pode desligar e voltar a ligar.
Boas
Os screen edges (opcoes activadas qd o cursos aponta p os cantos do desktop) do beryl n estao a funcionar la mt bem...
o que acontece é que qd inicio estes funcionam correctamente, mas passado algum tempo estas opçoes deixam de funcionar!!
Alguem sabe o que podera ser??
Mt obrigada
Não teras o beryl ou compiz instalado? é que se sim, pode mm ser esse o problema...ha certas incompatibilidades. Há um topic sobre o assunto!
Não tenho nem o beryl nem o compiz instalados. Verifiquei agora.
Pessoal o que acham disto????
sudo smbpasswd axe
Password:
No builtin nor plugin backend for tdbsam guest found
PANIC (pid 6050): pdb_get_methods_reload: failed to get pdb methods for backend tdbsam guest
BACKTRACE: 7 stack frames:
#0 smbpasswd(log_stack_trace+0x22) [0x81061e2]
#1 smbpasswd(smb_panic+0x43) [0x81062c3]
#2 smbpasswd [0x80c86aa]
#3 smbpasswd(initialize_password_db+0xe) [0x80c86fe]
#4 smbpasswd(main+0x532) [0x807a332]
#5 /lib/tls/i686/cmov/libc.so.6(__libc_start_main+0xdc) [0xb7cd6ebc]
#6 smbpasswd [0x8079991]
smb_panic(): calling panic action [/usr/share/samba/panic-action 6050]
smb_panic(): action returned status 0
Aborted (core dumped)
Não consigo meter passes no samba. Estou à nora.
Ajuda precisa-se.
joaospinto 16-06-2007, 19:32 nao é smbpasswd -a <utilizador> ? de qq maneira tens de fazer a equivalencia do user do samba com o do pc em /etc/samba/smbusers senão não te funciona. acho que o ubuntu devia fazer isso sozinho.. é uma grande falha :|
nao é smbpasswd -a <utilizador> ? de qq maneira tens de fazer a equivalencia do user do samba com o do pc em /etc/samba/smbusers senão não te funciona. acho que o ubuntu devia fazer isso sozinho.. é uma grande falha :|
Sempre fez....
Tens razão falta o -a mas não é por isso.
Não tenho esse ficheiro smbusers aí no /etc/samba/.
EDIT Olhem resolvi isto mas é esquisito.
Tirei o smb.conf que tenho configuradinho. Coloquei o original. Antes fiz o Stop do samba. Criei as pass dos users com o comando acima. Depois fiz o Restart ao samba. Done. Estranho ter feito isso. Quando passei do Dapper para o Edgy fiz "à papo seco" e funcionou.
joaospinto 16-06-2007, 20:43 o ficheiro nao existe, cria. mas acho que é preciso crialo. nao tenho a certeza pq quando estava a testar da ultima vez falhada para a vez com sucesso fiz o smbpasswd -a user e tambem adicionei a linha ao ficheiro. procura no google, mas acho que é assim (este e o meu ficheiro):
joaospinto = "joaospinto" ou seja: utilizador_externo[o que definiste com smbpasswd -a] = "utilizador_interno"
nao sei é se ainda é preciso fazer isso, ou se agora é só smbpasswd -a utilizador_interno e já nao existem utilizadores externos.. mas nao me cheira.
o ficheiro nao existe, cria. mas acho que é preciso crialo. nao tenho a certeza pq quando estava a testar da ultima vez falhada para a vez com sucesso fiz o smbpasswd -a user e tambem adicionei a linha ao ficheiro. procura no google, mas acho que é assim (este e o meu ficheiro):
joaospinto = "joaospinto" ou seja: utilizador_externo[o que definiste com smbpasswd -a] = "utilizador_interno"
nao sei é se ainda é preciso fazer isso, ou se agora é só smbpasswd -a utilizador_interno e já nao existem utilizadores externos.. mas nao me cheira.
Eu só queria os utilizadores internos. É coisa pequena só para aceder ás partilhas de vez em quando.
Mas está resolvido.
Outra coisa: alguém sabe como resolver uma cena entre o Thunderbird e o Firefox: ao clicar nos links no Thunderbird o Firefox os não abre. isto já esteve a funcionar mas não sei porque razão deixou de funcionar ainda com o Edgy.
B3n3v3nt3 17-06-2007, 22:11 Sou ainda um 'noob' já que acabei de instalar agora o ubuntu 7.04 feisty fawn (ao menos consegui instalar sem problemas :-D). E tenho duas perguntas:
1. Devo instalar aqueles pacotes todos do Gestor de Pacotes Synaptic?
2. Como instalo os drivers da ATI?
Obrigado
1) Obviamente que não
2) www.guiaubuntupt.org
arpinacio 17-06-2007, 22:14 1- não, instalas as dependências e os programas que queres...
2- aqui (http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Feisty) tens quase todas as respostas em como instalar tudo e mais alguma coisa...
espero ter ajudado.
abraços
B3n3v3nt3 17-06-2007, 22:49 Obrigado :)
o pior do Synaptic é que a maioria das descrições não me dizem nada, não as percebo. Mas isto com o tempo vai lá.
dependendo do uso que vais dar ao pc, vê se é mesmo necessário instalares as drivers proprietárias da ati, eu uso as "ati", tenho o beryl a funcionar, e vou jogando os joguitos de vez em quando
Boas pessoal tenho aqui um erro que me deixa a pensar. Sempre que faz o download do ipfilter.dat a partir do URL indicado crasha o amule e não arranca, ou se fizer quando está ligado crasha na mesma.
Isto só acontece depois de anteontem instalar o Feisty já que com o Edgy estava perfeito.
Lembrei-me de outra coisa: tentei instalar a versão do Treviño que saquei do site dele mas não deu porque foi compilado com umas versões de libs superiores ás que o Ubuntu tem. Deu erros logo instalei o amule dos repositórios do Ubuntu. Será que isto tem a ver com essa situação?
Não apontei as libs que tinha erros.
Obrigado.
URL: http://pwp.netcabo.pt/0671228401/amule/ipfilter/adsl/ipfilter.dat
Response: 200 (Error: 0)
Download size: 3607788
Current version is: aMule 2.1.3 using wxGTK2 v2.8.1 (Unicoded)
Running on: Linux 2.6.20-16-generic i686
[2] wxThreadHelperThread::~wxThreadHelperThread() in amule [0x8084c8b]
[3] wxFatalSignalHandler in /usr/lib/libwx_baseu-2.8.so.0[0xb75f0206]
[4] ?? in [0xffffe420]
[5] wxGIFDecoder::GetFrameSize(unsigned int) const in /usr/lib/libwx_gtk2u_core-2.8.so.0[0xb78a6162]
[6] wxGIFDecoder::ConvertToImage(unsigned int, wxImage*) const in /usr/lib/libwx_gtk2u_core-2.8.so.0[0xb78a61cc]
[7] wxTextCtrl::wxTextCtrl() in amule [0x823906d]
[8] wxAppConsole::HandleEvent(wxEvtHandler*, void (wxEvtHandler::*)(wxEvent&), wxEvent&) const in /usr/lib/libwx_baseu-2.8.so.0[0xb7543d65]
[9] wxEvtHandler::ProcessEventIfMatches(wxEventTableEn tryBase const&, wxEvtHandler*, wxEvent&) in /usr/lib/libwx_baseu-2.8.so.0[0xb75ebcbf]
[10] wxEventHashTable::HandleEvent(wxEvent&, wxEvtHandler*) in /usr/lib/libwx_baseu-2.8.so.0[0xb75ebe0d]
[11] wxEvtHandler::ProcessEvent(wxEvent&) in /usr/lib/libwx_baseu-2.8.so.0[0xb75ebf76]
[12] wxTimerBase::Notify() in /usr/lib/libwx_gtk2u_core-2.8.so.0[0xb78f1fe1]
[13] ?? in /usr/lib/libwx_gtk2u_core-2.8.so.0 [0xb77cd555]
[14] ?? in /usr/lib/libglib-2.0.so.0 [0xb6fa13c6]
[15] g_main_context_dispatch in /usr/lib/libglib-2.0.so.0[0xb6fa0df2]
[16] ?? in /usr/lib/libglib-2.0.so.0 [0xb6fa3dcf]
[17] g_main_loop_run in /usr/lib/libglib-2.0.so.0[0xb6fa4179]
[18] gtk_main in /usr/lib/libgtk-x11-2.0.so.0[0xb6d52044]
[19] wxEventLoop::Run() in /usr/lib/libwx_gtk2u_core-2.8.so.0[0xb77c3d0c]
[20] wxAppBase::MainLoop() in /usr/lib/libwx_gtk2u_core-2.8.so.0[0xb7865cee]
[21] wxAppBase::OnRun() in /usr/lib/libwx_gtk2u_core-2.8.so.0[0xb78652e1]
[22] wxEntry(int&, wchar_t**) in /usr/lib/libwx_baseu-2.8.so.0[0xb758027a]
[23] wxEntry(int&, char**) in /usr/lib/libwx_baseu-2.8.so.0[0xb7580327]
[24] CryptoPP::IteratedHash<unsigned int, CryptoPP::EnumToType<CryptoPP::ByteOrder, 0>, 64u, CryptoPP::HashTransformation>::~IteratedHash() in amule [0x812f490]
[25] __libc_start_main in /lib/tls/i686/cmov/libc.so.6[0xb72aeebc]
[26] wxNotebook::SetPadding(wxSize const&) in amule[0x8080fd1]
--------------------------------------------------------------------------------
Aborted (core dumped)
SpiKe.Blck 18-06-2007, 11:23 Boas. Sou mais um que atirou o windows às couves....
Estou com um problema no ubuntu. Sempre que tento ver alguma coisa com legendas aparece-me a seguinte indicação: erro no fluxo de dados! Já experimentei com o totem e com o mplayer, resultado é o mesmo. Com o VLC só aparecem algumas legendas.
Sugestões?
Abraço.
2. Como instalo os drivers da ATI?
Usa o Envy (http://www.albertomilone.com/nvidia_scripts1.html).
Já desde do Ubuntu 4.xx que ando a tentar instalar os drivers da ATI correctamente e nunca consegui. Mal vi o Envy no GuiaUbuntuPT, instalei o Ubuntu 7.04. e experimentei-o. Resultou e agora não quero outra coisa. Sempre que instalar o Ubuntu, usarei o Envy para instalar os drivers da ATI. :)
|