View Full Version : [AJUDA]erro ao apagar linux
boas!
tinha o windows xp e o linux instalados no pc. usei o particion magic para apagar as duas particoes do linux pois nao o utilizava. acontece que depois de reiniciar o pc ele comeca a carregar o grub (onde apareciam a listas dos meus SO's) da um "erro 22" e nao sai dai.
alguem tem alguma solucao? estou a pensar voltar a instalar o linux a partir do live cd para ver se volta a instalar o grub, mas agora fiquei sem particoes livres.
AndreAPL
13-04-2007, 21:50
Tens, instalas o linux nova/ :x2:
Agora a sério, para repor o boot do windows tens de reparar o MBR...
A mais correcta é Your Windows XP setup CDROM has a tool called the Recovery Console, which is designed to help you repair a damaged master boot record or boot sector. To start the Recovery Console and fix your damaged MBR, follow these steps:
Restart your computer with the Windows XP Setup disk in the CDROM drive.
If you are prompted to press a key to start the computer from CDROM, do so quickly. Otherwise it may try to boot from the hard drive.
After a few minutes, you'll see a prompt to press the R key to start the Recovery Console.
When Recovery Console starts, it will prompt you to enter a number corresponding to the Windows XP installation that you need to repair. In most cases, you'll enter "1" (which will be the only choice). If you press ENTER without typing a number, Recovery Console will quit and restart your computer.
Enter your Administrator password. If you don't enter the correct password, you cannot continue.
At the Recovery Console command prompt, type fixmbr and then verify that you want to proceed.
A maneira + facil é reinstalar o cd normal/.. e kd xegar á parte de dizer que existe partição reiniciar :)
estou agora mesmo a instalar o linux. depois, espero ja conseguir iniciar em windows. se isso acontecer como sera entao a maneira mais correcta de apagar o linux?
andyrock
13-04-2007, 22:12
Com o linux instalado fazes o que te disseram no 2º post: fixboot e fixmbr com o cd do windows.
Depois é so apagar o esquema de partições do linux...
Se ja tiveres apagado as partições o win não arranca, mas fazendo boot pelo cd do windows resolve-se.
bem, ja tenho o linux e o menu grub (mas ainda nao tentei entrar no windows.
agora nao quero cometer mais erros. como apago o linux e o menu grub?
fdisk /mbr 1
nada mais simples!
nuno_nunes
14-04-2007, 16:03
Clica no botão direito do rato sobre o icone do O meu computador e depois clicas em gerir e depois de abrir o programa e vai a gestão de discos e tenta apagar a partição a que tem o linux por aqui, pois em eu tenho o linux e tive que fazer este processo... e fiz o processo que te disse e que me resolveu o problemas...
AVISO: Não apagues a partição onde o Windows está instalado...
isso vai dar ao mesmo que eu fiz com o particion magic. apaguei a particao as depis o pc nao iniciava
AndreAPL
14-04-2007, 16:20
Clica no botão direito do rato sobre o icone do O meu computador e depois clicas em gerir e depois de abrir o programa e vai a gestão de discos e tenta apagar a partição a que tem o linux por aqui, pois em eu tenho o linux e tive que fazer este processo... e fiz o processo que te disse e que me resolveu o problemas...
AVISO: Não apagues a partição onde o Windows está instalado...
Bullshit...
e então o mbr ? fica o grub danificado e boot pra ninguem...
Como ja dito n vezes, fixmbr resolve isso... por ex por consola de reparaçao do XP.
isso e facil apaga a partição do linux ea partição swap depois da boot pelocd do windows entras na consola de recuperação e fazes fixboot e fixmbr
Lê a primeria resposta deste tópico...
Já explicaram varias vezes qual é o problema: ao instalares o linux ele instala-te o grub na mbr.
Se apagares a particao do linux (que tem lá o grub dentro) e deixares a mbr na mesma ele vai-te dar erro ao tentar arrancar o grub.
Basta que faças o que te disseram na primeira resposta deste topico, que poe a mbr a "apontar" para o XP. O ideal é fazeres isso primeiro e depois de conseguires entrar directamente pro windows sem ser pelo grub, ja podes pagar as particoes. (é claro que se apagares a particao do xp depois de fazeres isso tambem te vai dar erro :P)
gatohumano
17-04-2007, 15:20
se nao vais usar o linux nao o instales lol,mete cd de instal do xp vai a consola de reparação e faz fixboot e depois fixmbr,depois reenicias e ja fica normal,foi assim que resolvi uma vez.
fRaNkofono
20-04-2007, 11:40
eu queria fazer o mesmo,desinstalar o ubuntu do disco e o menu grub...precebi k para começar no linux é preferivel usar o vmware,p isso kero apagar o linux sem perigo d danificar o windows,n fikei mto esclarecido com o post por isso se não s importarem podem explicar isso passo a passo?
o pc é um asus e veio de origem c 3 pariçoes
>DATA
>Windows
>Backup
o pc é novo e não kero fazer asneiras, p ixo s m puderem ajudar agradeço
E quem se tiver, como eu esquecido da password de administrador que escolheu ao instalar o XP?
:S
ANDO TOLO! Tou a tentar instalar o linux again, so que como nao tenho 1 partiçao vazia, e atraves do Partion Editor que o Ubuntu traz no Live CD nao da para redimensionar as partiçoes.. tou fod***!
Alguma alma caridosa que perceba da coisa sabe-me dizer se ha outra soluçao?
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.