PDA

View Full Version : "netlimiter" para Linux

cerbero
06-04-2007, 12:50
Boas.

Depois de ter migrado o meu servidor caseiro para Linux (Ubuntu) só ainda não consegui substituir o netlimiter do Windows. Como o meu modem é uma Vodafone Connect Box esse programa dava-me muito jeito, quer para limitar as ligação dos outros PC's como principalmente para controlar o Trafego (que apesar de ser 10GB + HH, tenho de ter cuidado).

Há alguma alternativa para Linux com as mesmas funcionalidades?

Thks

Sahaqiel
06-04-2007, 14:19
uma solução que eu encontrei (mais fácil de usar que encontrei ), mas que não serve bem para servidor ( é individual em cada pc ), é o wondershaper.

como tens ubuntu é uma questão de :
sudo apt-get install wondershaper
sudo wondershaper interface_net download_speed upload_speed

as velocidades são em kbps. Basicamente limita-te a interface ( no meu caso eth0) com as velocidades que escolheres.

O ipcop tanto quanto sei consegue limitar diferentes ip's ligados através dele usando traffic shaping, podes tentar ver em que é que ele se baseia para o fazer e adaptar o ubuntu.

neonl
18-11-2007, 19:32
Boas.

Ia criar um tópico novo com esta pergunta mas ainda bem que pesquisei e encontrei este.

Qual é a aplicação que se substitui o net-limiter mesmo no sentido de limitar a largura de banda em programas específicos?

Cumpz.

xupetas
18-11-2007, 20:43
Boas.

Ia criar um tópico novo com esta pergunta mas ainda bem que pesquisei e encontrei este.

Qual é a aplicação que se substitui o net-limiter mesmo no sentido de limitar a largura de banda em programas específicos?

Cumpz.

o controle em linux não efectuado dessa forma.
controlas por portos que as apps utilizam e nao pelos binarios em si.

Ps: o wondershaper nisto não é do melhor....

recomendo o mastershaper.

iGama
18-11-2007, 21:22
para limitar a largura de banda em programas, n sei se isto interessa :

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Limitar_Largura_de_Banda

slack_guy
18-11-2007, 22:00
Squid (http://www.squid-cache.org/).

AndreAPL
18-11-2007, 22:49
Bem, isto agora tá mais completo. Vou precisar disto, ja vejo que há várias opçoes diferentes :D
Para o meu caso, o trickler deve chegar.
Thanks