View Full Version : Serviços de Comunicação na Internet

SilviaLika
04-04-2007, 00:06
Gostaria que alguém informado na matéria me pudesse responder à minha questão.O que se entende por serviços de comunicação na internet? tenho de desenvolver topicos sobre este tema primeiramente, no entanto, é demasiado vasto. quais são os diferentes serviços, quantos são e para que servem?Obigada:)

methanex
04-04-2007, 06:16
Nunca tenho ouvido falar acerca disso, mas vou tentar dizer o que é que eu acho dos serviços de comunicação na internet. Se alguém discordar, tudo bem.

Serviços de Comunicação na internet.
É o meio ou os meios que permitem a comunicação entre o provedor de serviços e o computador do cliente.
Os meios podem ser ADSL, Cabo, 3G, Powerline ou até o Modem.

A ADSL é por ligação telefónica. É um formato de DSL, uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão de dados mais rápida através de linhas de telefone, muito melhor que a de um Modem. Metade dos portugueses usa ADSL, segundo dados da ANACOM.

A net por Cabo é uma transmissão de dados diferente da ADSL. Feita por cabo, é mais rápida que a ADSL. Quase 9 em cada 10 portugueses têm acesso por cabo.

A 3G é uma transmissão de dados que apareceu há algum tempo em Portugal. Apesar da transmissão ser feita para sinais de telemóvel das operadoras, a velocidade de transmissão é muito mais baixa, dependendo da altura do dia, da cobertura da zona a que a pessoa está ou até do lugar onde está a conectar. Surgiu depois uma evolução do 3G, o 3,5G que permitia velocidades de ligação até 1,8 Mbps, ao contrario dos 3G que tinham como velocidade minima 384kbps.

A Powerline surgiu em Portugal pouco tempo pela ONI, mas já existe há muito no mundo. Tal como o nome diz, é a internet por rede eléctrica. A vantagem da Powerline é de só ligarmos em qualquer tomada o modem. A tecnologia suporta altas taxas de transmissão, podendo chegar até aos 40Mbps! Muitas foram as controvérsias em torno dos efeitos negativos que as linhas provocavam nas pessoas, o que gerou protestos no inicio da sua existência.

E finalmente, o modem. É o mais velho equipamento que havia para a internet. Infelizmente é o único que ainda é usado por algumas pessoas com baixas economias, mas é o mais facilmente atacado com alguns Dialers que permitem fazer chamadas a um preço exorbitante.

Contudo, espero ter-te ajudado.

Triston
04-04-2007, 07:23
@methanex

Não querendo chover na tua parada mas isso são os tipos de acesso à internet.

@SilviaLika

Da forma que tu expoes essa questão a resposta torna-se um bocado complicada já que não especificas o que entendes pos serviços de comunicação na internet. Podias desenvolver um bocadinho mais?

PCC
04-04-2007, 08:44
VoIP?
Chat?
Messenger?
Newsgroups?
IRC?
HI5?

Não sei se sera isto que pretendes.. mas é o que eu entendo pelo nome.

Cumps,

PCC

Santo38
04-04-2007, 11:40
A Powerline surgiu em Portugal pouco tempo pela ONI, mas já existe há muito no mundo. Tal como o nome diz, é a internet por rede eléctrica. A vantagem da Powerline é de só ligarmos em qualquer tomada o modem. A tecnologia suporta altas taxas de transmissão, podendo chegar até aos 40Mbps! Muitas foram as controvérsias em torno dos efeitos negativos que as linhas provocavam nas pessoas, o que gerou protestos no inicio da sua existência.

A tecnologia implementada pela ONI em 2005/2006, Powerline G2, vai até 200Mb em teoria. Na prática chegou a 100/120Mb em alguns prédios mas é muito variável pois depende da impedancia da rede eletrica em determinado momento. Ou seja, à noite, com todas as pessoas a ligar os seus equipamentos os valores das ligações descem em média 20 a 30%, podendo atingir os 50% em algumas zonas.

Saudações.