View Full Version : Nikon D40

Páginas : 1 2 [3]

Warlord
22-07-2008, 16:18
kizeste poupar 100 ou 200€ no corpo, agora tens de fazer fazer alguns sacrificios :(

computador000
22-07-2008, 16:23
kizeste poupar 100 ou 200€ no corpo, agora tens de fazer fazer alguns sacrificios :(
Pois mas na altura nao sabia que iria ter este problema :( .Até porque eu tinha uma fuji6500 e ao vendela dei pouco mais que 30 euros do meu bolso para comprar uma d40, daí nem ter pensado muito no assunto ( e visto todos os outros modelos serem mais caros). Acho que vou comprar a 50mm 1.8 e ver como me safo com o manual focus. Depois quem sabe daqui a uns tempos troco de corpo.

Rui Marto
22-07-2008, 16:34
Pois mas na altura nao sabia que iria ter este problema :( .Até porque eu tinha uma fuji6500 e ao vendela dei pouco mais que 30 euros do meu bolso para comprar uma d40, daí nem ter pensado muito no assunto ( e visto todos os outros modelos serem mais caros). Acho que vou comprar a 50mm 1.8 e ver como me safo com o manual focus. Depois quem sabe daqui a uns tempos troco de corpo.

Comprar uma SLR sem pensar dá sempre nisto... Embora pouca gente ligue, já várias vezes disse aqui que a compra de uma SLR deve ser muito bem pensada e não apenas a olhar ao preço do kit.
A D40 é uma boa máquina, mas deverias ter visto logo a lista de lentes disponíveis com focagem manual. Já um user aqui no fórum acabou por trocar a D40 por uma 400D à conta disso.

computador000
22-07-2008, 16:40
Comprar uma SLR sem pensar dá sempre nisto... Embora pouca gente ligue, já várias vezes disse aqui que a compra de uma SLR deve ser muito bem pensada e não apenas a olhar ao preço do kit.
A D40 é uma boa máquina, mas deverias ter visto logo a lista de lentes disponíveis com focagem manual. Já um user aqui no fórum acabou por trocar a D40 por uma 400D à conta disso. Sim mas trocar a fuji pela D40 dando mais 30 e poucos euros pareceu-me bem, até porque, com o passar do tempo poderia ir adquirindo novas lentes. Na altura só li foi reviews da D40 e pareceu-me uma boa máquina para aquilo que eu queria ( e visto todas as outras dslr estarem um pouco di$tante$ pensei que a escolha era obvia). Pode ser que me safe com a focagem manual....

EDIT: encontrei agora foi esta:
tamron 70-200mm f/2.8 Di LD MACRO, http://www.dpreview.com/lensreviews/tamron_70-200_2p8_c16/ ,
que embora nao seja barata cobre-me o macro, os retratos e o telezoom. Que vos parece?

Rui Marto
22-07-2008, 17:01
E o macro dessa lente é um macro real? Ou é uma aproximação? Qual é a magnificação dela?

Mas sim, acho que é uma boa lente. Compara com a Sigma em www.photozone.de.

Trocar a Fuji pela D40 é uma boa opção, se soubermos de antemão que temos as lentes que queremos ou não nos importarmos com o AF.

computador000
22-07-2008, 17:05
E o macro dessa lente é um macro real? Ou é uma aproximação? Qual é a magnificação dela?

Mas sim, acho que é uma boa lente. Compara com a Sigma em www.photozone.de (http://www.photozone.de).

Trocar a Fuji pela D40 é uma boa opção, se soubermos de antemão que temos as lentes que queremos ou não nos importarmos com o AF.

É 0.34x. E obrigado pela sugestao da sigma. Vou estudar as duas :P.

c3l5o
22-07-2008, 17:06
Fui eu que fiz a troca... As lentes foram só o começo... Havia outros factores que não podia deixar passar...

Mas se tivesse aparecido um bom negócio como para a Canon de uma D80 nem olhava para trás e era mesmo essa...

Rui Marto
22-07-2008, 17:08
Sim, a D80 é a melhor forma de contornar esse problema. :)

EDIT: Aliás, pelo preço dessa lente, vendes a D40, compras a D80, a 100mm macro e ainda te sobra dinheiro. Se calhar até uma D200 arranjas.

computador000
22-07-2008, 17:19
Sim, a D80 é a melhor forma de contornar esse problema. :)

EDIT: Aliás, pelo preço dessa lente, vendes a D40, compras a D80, a 100mm macro e ainda te sobra dinheiro. Se calhar até uma D200 arranjas.Lol, acabei de a comprar :P. Mas sim tens razao... É caso para dizer mas que bela merda....

EDIT: E como me desfaço da D40? Estou a pensar é em ir comprar a 50mm 1.8 e ver como me safo. De qualquer maneira é uma lente porreira e que mesmo que um dia troque de corpo, a lente continuara a ser porreira :P.

E ja agora essa lente é cara, mas uma zoom com f2.8 não se arranja por menos. Ainda houve uma altura em que pensei na 55-200 VR, mas penso que mais vale dar mais por uma lente subtancial melhor que andar a safar-me com lentes piorzinhas. Afinal uma lente dura uma vida :P

Rui Marto
22-07-2008, 17:51
Como te desfazes da D40? Vendes isso... Com sorte arranjas uma D80 nos 400€.

Quanto à 70-200, sim, ficas com uma lente melhor. lol Eu falei na troca, caso quisesses a macro. Assim ficavas com a macro e um corpo melhor.

computador000
22-07-2008, 17:53
Pois mas o problema é vender isto . Ainda agora á 3 semanas dei 350 euros por isto. E se a vou vender vou ja perder nao sei quanto . A ver se jogo no euromilhoes esta semana :P.

Rui Marto
22-07-2008, 18:08
Já estás fora do prazo para devolver o material à loja?

computador000
22-07-2008, 18:14
Infelizmente.... vai fazer 1 mês agora dia 28. Tenho sempre um azar em tudo o que compro :'(.

Rui Marto
22-07-2008, 18:16
E o prazo não é de um mês?

computador000
22-07-2008, 18:18
E o prazo não é de um mês?Nao. No talão da worten diz 15 dias. Se tivesse comprado na Fnac a historia era outra...

Warlord
22-07-2008, 18:27
e lamentavel teres comprado uma makina nova e nem ao fim de um mes te aperceberes das suas limitacoes...

geralmente ou se demora mais tempo a chegar a essa conclusao, ou se chega a essa conclusao antes de a comprar...

o preco baixo era mt aliciante, mas devias ter investigado mais um pouco e pensado melhor antes de fazer a compra, especialmente se estavas a pensar gastar mais dinheiro em lentes num curto espaco de tempo.

a 50mm 1.8 da canon tem um anel mt pekeno para focagem manual, nao sei como e a da nikon, mas se for igual estas em maus lencois.

mas pq nao perguntas a kem tem uma D40 como eles fazem e k lentes teem? ainda ha umas semanas atras o k nao faltava aki era defensores da makina, existem solucoes de certeza.

talvez seja melhor nao te precipitares novamente e pedir uns conselhos aos "nikonianos"

computador000
22-07-2008, 18:42
e lamentavel teres comprado uma makina nova e nem ao fim de um mes te aperceberes das suas limitacoes...

geralmente ou se demora mais tempo a chegar a essa conclusao, ou se chega a essa conclusao antes de a comprar...

o preco baixo era mt aliciante, mas devias ter investigado mais um pouco e pensado melhor antes de fazer a compra, especialmente se estavas a pensar gastar mais dinheiro em lentes num curto espaco de tempo.

a 50mm 1.8 da canon tem um anel mt pekeno para focagem manual, nao sei como e a da nikon, mas se for igual estas em maus lencois.

mas pq nao perguntas a kem tem uma D40 como eles fazem e k lentes teem? ainda ha umas semanas atras o k nao faltava aki era defensores da makina, existem solucoes de certeza.

talvez seja melhor nao te precipitares novamente e pedir uns conselhos aos "nikonianos"Sim eu sei e isto nao é o fim do mundo . ( De kk maneira neste espaço de 1 mes tirei fotografias que seriam quase impossiveis com a fuji ). Só é chato aperceber-me de ke, enquanto que na d40 se poupa no corpo, esse poupar não é justificavel ( a meu ver ) visto as lentes acabarem por ser mais caras, ao ser obrigado a comprar modelos com focagem interna.

E de qualquer maneira eu dei 30 euros para trocar de uma fuji6500 para uma d40 pelo que mau negocio nao foi de certeza.

Mas é como digo se tiver que ficar com a máquina não é nenhum grande problema. Sempre tenho uma slrzita que me vai safando :).

EDIT: Quanto a isso da focagem manual é ela por ela, ou seja, uns dizem que até safa bem, outros dizem que nem por isso, mas eu tenho a certeza que com tempo e alguma paciencia, consigo fazer qualquer coisa decente(http://www.flickr.com/groups/nikkor50mm18/discuss/72157605969227567/)

strobe
22-07-2008, 19:09
Acho que a 50/1.8, por mais porreira que seja, não merece toda essa crise. Pessoalmente não gosto do ângulo de visão das lentes de 50mm em corpos APS-C. Demasiado curta para retratos e demasiado longa para substituir uma "normal".

Agora é um facto que a D40 é isco.

Dito isto, existe a excelente Sigma 30/1.4 (HSM e DX) que é uma verdadeira normal no formato APS-C. Para retrato, não há muitas opções. Como lente para retrato _e_ macro, a Nikkor Micro 105/2.8 AF-S VR é capaz de ser a única opção, felizmente muito boa, lamentavelmente muito cara (mas outra coisa não seria de esperar). Outras opções interessantes: Sigma 50-150/2.8 (HSM e DX) e Sigma 150/2.8 macro (HSM). A linha da Tokina e da Tamron não conheço bem, mas sei que alguns modelos estão a ser actualizados com micro-motores para torná-los compatíveis com a D40.

strobe
22-07-2008, 19:26
Quanto a isso da focagem manual é ela por ela, ou seja, uns dizem que até safa bem, outros dizem que nem por isso

Sem ajudas ópticas à focagem manual e com um visor pequenino como a das DSLRs (o da D40 creio que até nem é dos piores) é muito dificil fazer a focagem manual. Estás completamente dependente da qualidade da tua visão. Ou então prestas muita atenção ao pontinho de foco. Com grandes aberturas então a coisa complica-se ainda mais.

Há upgrades para adicionar as tais ajudas. Com isso lá se vão os 100 euros que poupaste com a D40. Mas ao mesmo tempo, ficas com acesso privilegiado ao vasto mundo das lentes de foco manual da Nikon, que normalmente são pechinchas.

computador000
22-07-2008, 19:33
Sem ajudas ópticas à focagem manual e com um visor pequenino como a das DSLRs (o da D40 creio que até nem é dos piores) é muito dificil fazer a focagem manual. Estás completamente dependente da qualidade da tua visão. Ou então prestas muita atenção ao pontinho de foco. Com grandes aberturas então a coisa complica-se ainda mais.

Há upgrades para adicionar as tais ajudas. Com isso lá se vão os 100 euros que poupaste com a D40. Mas ao mesmo tempo, ficas com acesso privilegiado ao vasto mundo das lentes de foco manual da Nikon, que normalmente são pechinchas. E que upgrades são esses? E eu nao poupei 100 euros, simplesmente surgiu a oportunidade de dar a minha fuji 6500+30 euros e comprar a d40 pelo que nao pensei duas vezes. Assim se esses upgrades forem porreiros ate me parece a solucao ideal. Obrigado.

Arrakis_Dune
22-07-2008, 20:53
Eu continuo a achar a D40 uma excelente compra.. Lentes manuais sao chatas, nao haja duvida, mas aprende-se bastante, e a D40 nao se porta assim tao mal..

Eu comprei a Sigma, se tem autofocus? Salvo erro tem, mas funciona mal, estou farto de ler isso, e como tal vou usar manual.. Afinal macro 1:1 costuma ser manual, e eu nao me importo de usar manual..

Se a máquina é má? Para o valor que custa, nao acho, é limitada, mas eu gosto bastante da aqualiadde de imagem providenciada, das cores, e da escolha de lentes.. Eu já sabia que sendo pobre ia ter dificuldades em comprar lentes.. Logo comprei um corpo mais fraco tecnicamente falando, mas que me permite gastar dinheiro em lentes.. So a Sigma foi 273 euros em segunda mao..

Sao escolhas, eu nao estou arrependido..

Warlord
22-07-2008, 20:58
desculpa mas o k dizes n faz mt sentido...

gostas da escolha de lentes? tens mais liberdade c/ kk modelo da canon ou modelos acima da D80...

sendo "pobre" optaste por um corpo mais barato mas acabas por gastar mais dinheiro na compra de lentes do k se tivesses comprado um corpo melhor...

Rui Marto
22-07-2008, 21:12
...Pessoalmente não gosto do ângulo de visão das lentes de 50mm em corpos APS-C...
Atenção que uma lente 50mm num corpo APS-C tem o mesmo ângulo de visão que num corpo FF/35mm. A perspectiva não muda, o que acontece é que tens um "crop" que faz com que o grau de aproximação seja equivalente a outra distância focal.

Eu tinha por aqui um link que mostrava bem isso, se encontrar posto aqui.

Apesar de não gostar, na minha até se foca bem manualmente. Na D40 não sei, vai do viewfinder que tiver. Mas mesmo com um mau viewfinder podes sempre recorrer à assistência do corpo. Levas o shutter a meio e focas. Quanto estiver focado, a máquina acende o respectivo ponto de focagem.
(Suponho que a D40 faça isto)

Arrakis_Dune
22-07-2008, 21:12
Nao.. Eu compro as lentes que quiser.. Ate podem ser em segunda mao.. Sem motor de focagem.. O corpo como tem tantas vezes sido discutido muda, as lentes sao para ficar..Mais tarde mudo de maquina, quando souber fotografar algo de jeito.. Ja as lentes gostaria de ficar com algumas :)

Nao sei se me fiz entender? estou um pouco cansado hj, posso nao ser mt claro na minha ideia e explicacao..

computador000
22-07-2008, 21:23
Apesar de não gostar, na minha até se foca bem manualmente. Na D40 não sei, vai do viewfinder que tiver. Mas mesmo com um mau viewfinder podes sempre recorrer à assistência do corpo. Levas o shutter a meio e focas. Quanto estiver focado, a máquina acende o respectivo ponto de focagem.
(Suponho que a D40 faça isto)

Pois a D40 faz isso e até funciona relativamente bem. Mas agora que o strobes falou em upgrades/ajudas opticas para focagem manual que se podem comprar, estou curioso.

Rui Marto
22-07-2008, 21:33
Pois a D40 faz isso e até funciona relativamente bem. Mas agora que o strobes falou em upgrades/ajudas opticas para focagem manual que se podem comprar, estou curioso.

Há SLRs em que podes trocar o ecrã de focagem, não sei se a D40 é uma delas.

computador000
22-07-2008, 21:36
Há SLRs em que podes trocar o ecrã de focagem, não sei se a D40 é uma delas.
Esperemos entao que o strobes nos ilumine :p

c3l5o
22-07-2008, 21:53
Claro que o processo não é tão simples como na 5d... Mas se quiseres aqui vai....

http://uk.youtube.com/watch?v=3IjSPL584zg

Rui Marto
22-07-2008, 22:14
Esses ecrãs de focagem são um mimo... É só acertar as imagens e tá no ponto. Até um tipo que veja mal consegue focar.

c3l5o
22-07-2008, 22:16
Estes ecrãs são também conhecidos por lixar o AF, e também por escurecerem o focus screen...

computador000
22-07-2008, 22:22
E isso é que sao os "upgrades" que o strobes falava ? Só isso? E onde se comprar quanto custa? Se sim então quem sabe um dia talvez me aventure nessas andanças mas por agora vou comprar uma lente de foco manual e ver como corre.

strobe
22-07-2008, 22:39
Estes ecrãs são também conhecidos por lixar o AF

Hum... não perecebo como, visto que o AF não é tocado.

também por escurecerem o focus screen...

A peça substituída é o próprio focus screen, que pode ser (ou não) mais escuro que o de origem.

computador000
22-07-2008, 22:43

A peça substituída é o próprio focus screen, que pode ser (ou não) mais escuro que o de origem.
Entao era isto que tu sugerias como upgrade ? Onde posso comprar ?
E vale a pena ?

Ja agora a tamron 17-50 com f2.8 produz resultados parecidos a 50mm aos da nikon 50mm 1.8 ? a difereneça de 1.0 no f nota-se muito em retratos por exemplo? Obrigado.

strobe
22-07-2008, 22:45
E isso é que sao os "upgrades" que o strobes falava?
Nem mais!

Há estes: http://www.katzeyeoptics.com/cat--Nikon-DSLRs--cat_nikon.html
(http://www.katzeyeoptics.com/cat--Nikon-DSLRs--cat_nikon.html)
Não tenho experiencia pessoal com nada disso.

computador000
22-07-2008, 22:49
Nem mais!

Há estes: http://www.katzeyeoptics.com/cat--Nikon-DSLRs--cat_nikon.html
Não tenho experiencia pessoal com nada disso.

(http://www.katzeyeoptics.com/cat--Nikon-DSLRs--cat_nikon.html)Entao e assim trocando por miudos podes-me explicar os beneficios de comprar uma coisa dessas ? Obrigado.

strobe
22-07-2008, 22:53
Atenção que uma lente 50mm num corpo APS-C tem o mesmo ângulo de visão que num corpo FF/35mm.

O que não muda é a distância focal. O ângulo de visão tem de entrar em linha de conta com o tamanho do sensor. Mas isso são só preciosismos.

Entao e assim trocando por miudos podes-me explicar os beneficios de comprar uma coisa dessas ? Obrigado.

O final do vídeo que o c3l5o parece-me esclarecedor. Mas basicamente, amplifica o efeito de desfocado.

Ja agora a tamron 17-50 com f2.8 produz resultados parecidos a 50mm aos da nikon 50mm 1.8 ? a difereneça de 1.0 no f nota-se muito em retratos por exemplo?

Para retratos acho pouco 50mm. Mas para uso geral é um zoom muito versátil. Uma f/1.8 apanha mais do dobro da luz de uma f/2.8. Por outro lado, f/2.8 dá mais profundidade de campo. Creio que o auto-focus das Nikon trabalha com f/2.8 no máximo, por isso ambas terão o mesmo desempenho a esse nível.

É discutivel se os resultados poderão ser considerados "parecidos". Para mim a 17-50mm é mais útil apesar de ser menos luminosa, não por causa dos 50mm, mas por causa dos 24-35mm (que é a gama que mais uso num zoom médio em APS-C).

Rui Marto
22-07-2008, 23:18
O que não muda é a distância focal. O ângulo de visão tem de entrar em linha de conta com o tamanho do sensor. Mas isso são só preciosismos.

Eu não disse que mudava, disse é que com o crop do sensor a aproximação fica equivalente à de outra distância focal.

O AF é feito por um sistema que está por trás do focus screen, por isso ao mudares o focus screen estás a alterar a imagem que o sistema de focagem recebe.

strobe
22-07-2008, 23:47
O AF é feito por um sistema que está por trás do focus screen

O sistema de AF está do lado oposto, perto da base da camara.

Rui Marto
23-07-2008, 00:28
O sistema de AF está do lado oposto, perto da base da camara.

Tens a certeza que na D40 é em baixo? É que normalmente o sensor costuma estar no viewfinder.

Tipo isto:
http://www.digitalreview.ca/cams/pics/D2HAFpoints.jpg

strobe
23-07-2008, 01:42
Tens a certeza que na D40 é em baixo? É que normalmente o sensor costuma estar no viewfinder.

Pelo contrário, o módulo de AF costuma estar na base da câmara. Pelo menos Canon e Nikon são assim.

O que o esquema mostra não é o módulo de AF, mas sim o "overlay" LCD que projecta informação sobre o visor.

rekarde
23-07-2008, 01:42
No fim de semana emprestaram.me uma sigma 70-300mm para experimentar. Não achei muito complicado obter fotos focadas. Até ajudou a desenvolver o olho para perceber qd a foto está focada no viewfinder. Dá-me bastante gozo fazer tudo manual.
Obviamente se tivesse as duas hipóteses era melhor, mas há coisas que compensam nesta máquina, em relação ás outras da mesma gama de preços, por exemplo a tamanho e ergonomia (claro, é uma questão pessoal).

Esquisito é ter consciência destas coisas depois de comprar a máquina... ;)

Rui Marto
23-07-2008, 02:04
Pelo contrário, o módulo de AF costuma estar na base da câmara. Pelo menos Canon e Nikon são assim.

O que o esquema mostra não é o módulo de AF, mas sim o "overlay" LCD que projecta informação sobre o visor.

O que o esquema mostra é o módulo de AF da Nikon D2h.

"Nikon D2Hs 11 AF points superimposed through the viewfinder system"

Na minha sei que é em baixo, mas já nas Olympus também é em cima (ao lado do viewfinder).

Na D40 é que não encontro em lado nenhum. Só sei que é o multi-cam 530.

strobe
23-07-2008, 02:17
O que o esquema mostra é o módulo de AF da Nikon D2h.

"Nikon D2Hs 11 AF points superimposed through the viewfinder system"

Não é o modulo que "faz" auto-focus, mas sim o que "mostra" os pontinhos de AF no visor.

Na minha sei que é em baixo, mas já nas Olympus também é em cima (ao lado do viewfinder).

Na D40 é que não encontro em lado nenhum. Só sei que é o multi-cam 530.

Por acaso aquela Olympus estranha que tem o visor de lado já calculava que tivesse uma configuração diferente. Já as Nikon, Canon, Pentax e Sony (Minolta) têm todas a mesma configuração desde os primórdios.

No esquema da D2h até dá para ver o espelho secundário (aquele que envia a luz para o módulo que "faz" o auto-focus).

Rui Marto
23-07-2008, 02:44
Aquele espelho secundário na Nikon D2h serve para o sistema de metering e não para o de focagem. O sensor de focagem está mesmo no prisma.

Olympus estranha com visor de lado? A E-330 tem o sensor ao lado do viewfinder e não tem o visor de lado (pelo menos que tenha reparado).

c3l5o
23-07-2008, 03:57
Epá não vale a pena discutir isto... O sensor de focagem fica maluco com os katzeye de split prism, sobretudo o dos modelos mais baratos... Procura no forum internacional da Nikon que encontras montes de pessoal que se queixa... Podes sempre usar os dois pontos laterais, mas essas perdem stops de luz... O sensor é feito para focar a f/5.6 abaixo disso começa o hunting... Ao teres um screen mais escuro tens de usar lentes sempre acima de f/3.5 ou f/4... Senão ele vê-se a rasca para focar seja o que for...

Aqueles bonitinhos da katzeye são a volta de $120, mas arranjas de marca "branca" no ebay por 30-40€

strobe
23-07-2008, 12:13
Peço desculpa por prolongar esta discussão sobre os focus screens (que se calhar já está off-topic), mas incomoda-me deixar desinformação no tópico.

Aquele espelho secundário na Nikon D2h serve para o sistema de metering e não para o de focagem. O sensor de focagem está mesmo no prisma.

Não sei onde tiraste essa informação, mas está errada. Sobre o sistema de metering não tinha certeza, porque já o vi nos dois sítios, por isso fui pesquisar e verifiquei que o metering da D2h, que é o mesmo da D70 e da F5, está no viewfinder. Só há um modelo da Nikon em que o AF não está do lado de baixo da camara.

Olympus estranha com visor de lado? A E-330 tem o sensor ao lado do viewfinder e não tem o visor de lado (pelo menos que tenha reparado).

Posso não me ter explicado bem, mas é esse o modelo.

O sensor de focagem fica maluco com os katzeye de split prism, sobretudo o dos modelos mais baratos... Procura no forum internacional da Nikon que encontras montes de pessoal que se queixa... Podes sempre usar os dois pontos laterais, mas essas perdem stops de luz... O sensor é feito para focar a f/5.6 abaixo disso começa o hunting... Ao teres um screen mais escuro tens de usar lentes sempre acima de f/3.5 ou f/4... Senão ele vê-se a rasca para focar seja o que for...

Parte do que dizes é verdade, mas troca "focagem" por "metering". Como já disse, o auto-focus não é afectado pelo focus screen porque este está fora do caminho da luz até aos sensores de AF. Há sempre alguém num forum (como este) que diz que o AF é afectado, mas isso não quer dizer que seja verdade.

A Katz Eye admite que, para a D40, o spot metering é afectado em cerca de 1.3 stops, enquanto que os outros modos de metering estão "dentro das tolerâncias do fabricante" para lentes com aberturas superiores a f/5.6. Ao mesmo tempo afirma com convicção que o AF NÃO É afectado. Tendo em conta que é o negócio deles e o detalhe da informação que dão para cada modelo de máquina, parece-me que é bastante fiável esta informação.

Outro efeito que referem é o "blackout." Quando a abertura é menor do que um certo valor o ecrã fica completamente escuro. Os "Plus" da Katz Eye são desenhados para isso só acontecer a partir de f/11, mas certamente que os baratos podem não ter esse cuidado e ao chegar a f/4 não se vê nada.

Rui Marto
23-07-2008, 13:01
Não sei onde tiraste essa informação, mas está errada. Sobre o sistema de metering não tinha certeza, porque já o vi nos dois sítios, por isso fui pesquisar e verifiquei que o metering da D2h, que é o mesmo da D70 e da F5, está no viewfinder. Só há um modelo da Nikon em que o AF não está do lado de baixo da camara.

Foi a única informação que encontrei sobre o espelho secundário da D2h (e veio de uma fonte pouco segura). No entanto, se tens a certeza que o metering está no viewfinder, então não faço a mais pequena ideia da função do espelho secundário da D2h, porque uma coisa eu tenho a certeza: na D2h o AF está no viewfinder.
Se é ou não a única, já não sei, não encontrei nada relativo às outras.

Quito
23-07-2008, 13:43
Voltando ao assunto da focagem manual na Nikon D40...

computador000 (http://www.techzonept.com/member.php?u=74463), podes sempre meter a máquina em modo MF e seres tu a escolher o ponto de focagem que queres usar. Depois quando fores tirar uma foto, preciona o botão de disparo como se estivesses a focar e repara na bolinha verde que aparece no viewfinder no canto inferior esquerdo (salvo erro). Isso é um truque para as lentes de focus manual e sempre pode servir para ires habituando o olho...

Já fiz isso com a 50mm f1.8 e foram muito poucas as vezes que isso não resultou, mas a maior parte delas foi na boa.

Resumindo: Escolher ponto de focagem / Bolinha / Disparas ;)

Espero ter ajudado!
Cumps.

strobe
23-07-2008, 14:24
uma coisa eu tenho a certeza: na D2h o AF está no viewfinder.

"At the bottom of the mirror box (underneath the mirror) is where the autofocus sensors live."

http://www.bythom.com/autofocus.htm

Rui Marto
23-07-2008, 14:58
Voltando ao assunto da focagem manual na Nikon D40...

computador000 (http://www.techzonept.com/member.php?u=74463), podes sempre meter a máquina em modo MF e seres tu a escolher o ponto de focagem que queres usar. Depois quando fores tirar uma foto, preciona o botão de disparo como se estivesses a focar e repara na bolinha verde que aparece no viewfinder no canto inferior esquerdo (salvo erro). Isso é um truque para as lentes de focus manual e sempre pode servir para ires habituando o olho...

Já fiz isso com a 50mm f1.8 e foram muito poucas as vezes que isso não resultou, mas a maior parte delas foi na boa.

Resumindo: Escolher ponto de focagem / Bolinha / Disparas ;)

Espero ter ajudado!
Cumps.

Não podes deixar o ponto de focagem em automático? A minha conforme vais mexendo o anel, vai acendendo o ponto que está focado, não preciso de o seleccionar.

"At the bottom of the mirror box (underneath the mirror) is where the autofocus sensors live."

http://www.bythom.com/autofocus.htm

Eles aí estão a falar de forma geral (pelos vistos no geral é em baixo), não da D2h especificamente.

strobe
23-07-2008, 16:21
Não podes deixar o ponto de focagem em automático? A minha conforme vais mexendo o anel, vai acendendo o ponto que está focado, não preciso de o seleccionar.

Penso que o meio-pressionar o botão para ligar o AF é necessário para "acordar" o sistema de AF. Mesmo no AF contínuo adormece depois de um certo tempo se o botão não for meio pressionado.

Eles aí estão a falar de forma geral (pelos vistos no geral é em baixo), não da D2h especificamente.

Está la a lista dos sensores de AF de que está a falar. A D2h está incluída.

Rui Marto
23-07-2008, 16:27
Penso que o meio-pressionar o botão para ligar o AF é necessário para "acordar" o sistema de AF. Mesmo no AF contínuo adormece depois de um certo tempo se o botão não for meio pressionado.

Sim, tenho que ter o botão meio pressionado, mas não preciso seleccionar o ponto do foco. Ela acende o ponto respectivo ao que está focado. Se eu focar outra coisa, ela muda de ponto sozinha.

Está la a lista dos sensores de AF de que está a falar. A D2h está incluída.

A lista de sensores AF que lá estão são todos os da Nikon e as máquinas em que se encontram.

http://www.digitalreview.ca/cams/NikonD2Hspg_2.shtml

rekarde
23-07-2008, 16:50
ainda não tinha reparado nesse ponto...:lol:

Obrigado pela dica! :D

Quito
24-07-2008, 10:56
Tenho que experimentar sem escolher o ponto de focagem. Ainda só tinha feito com a selecção manual do ponto de focagem...

strobe
24-07-2008, 11:00
Não tenho a certeza como é com a D40, mas o ponto central costuma ter maior precisão que os laterais. Se for assim, é melhor escolheres o ponto de focagem central. Por outro lado, assim terás resultados mais previsíveis, pois se a máquina escolher automaticamente o ponto de focagem, podes ter azar e escolher um que não é aquele que queres.

Quito
24-07-2008, 11:12
Já estive a experimentar... Pensava que era necessário mudar para a selecção manual do ponto de focagem, mas assim que mudas para MF ela activa essa opção automaticamente.

Não tenho a certeza como é com a D40, mas o ponto central costuma ter maior precisão que os laterais. Se for assim, é melhor escolheres o ponto de focagem central. Por outro lado, assim terás resultados mais previsíveis, pois se a máquina escolher automaticamente o ponto de focagem, podes ter azar e escolher um que não é aquele que queres.

Quando fiz a experiência com a 50mm/f1.8, experimentei todos os pontos de focagem e não notei diferença. Apenas quando ficava mal focado (my bad), mas ao repetir o processo, a coisa já ficava fixe... :D Penso eu que acaba também por ser uma questão de hábito. Digamos que é uma maneira diferente (mas também paciente) de brincar...

Rui Marto
24-07-2008, 12:59

Em AF isso acontece, em MF és tu que focas, por isso a máquina limita-se a indicar-te qual foi o ponto que tu focaste, logo o ponto acaba por ser escolhido por ti.

Quito
24-07-2008, 15:41
Quando pões em MF e tens o ponto do meio escolhido, ela só mostra a bolinha verde para o ponto do meio. Se mudares com o cursor para outro ponto de focagem ela só mostra a bolinha para esse ponto... (e não para qualquer outro ponto). Ela só te dá o auxilio da bolinha verde para o ponto que tu escolheres.

Rui Marto
24-07-2008, 16:03
Ah, então és obrigado a escolher um ponto em MF?

Quito
24-07-2008, 16:34
Para teres auxílio da máquina, sim! Caso contrário focas como bem te apetecer e quando quiseres disparas...

Rui Marto
24-07-2008, 16:42
Isso assim é chato... Na minha não acontece isso, ela vai acendendo os pontos à medida que passas por eles. Não precisas seleccionar nenhum.

Warlord
24-07-2008, 20:56
exacto, a medida k vais rodando o anel, se algum dos pontos estiver bem focado ele acende, se mais de um estiver ao mm tempo, acendem tb.

Rui Marto
24-07-2008, 21:14
Exacto. Se estiveres a focar e houver duas coisas à mesma distância (de baixo dos pontos) ela acende os dois pontos.

cyber
09-08-2008, 00:35
Boas.
Eu gosto de fotografia, mas sinceramente, para alem de "apontar e disparar", não tenho muitos mais conhecimentos, alias sempre tive apenas "point&shoot".
Mas como gostava de aprender mais umas coisas e tirar fotografias mais interessantes/melhor qualidade, mas devido ao preço das maquinas nunca comprei nenhuma.
Agora no folheto do mediamarkt vi esta nikon d40 por 299€.
Acham que vale a pena e que vale o investimento?
Eu ainda não tenho a certeza se a compro, pois estou tambem a pensar comprar um telemovel, e apenas vou comprar uma coisa, ou o telemovel ou a maquina, mas é para ter uma ideia se vale a pena ou se deva esperar e talvez ate quando tiver mais conhecimentos, comprar uma...
Cumps

Rui Marto
09-08-2008, 00:55
Depende. Se já tiveres consciência do que é uma SLR, de futuras despesas com lentes, etc, então a esse preço a D40 é uma opção tentadora.
Quanto à tua decisão, se já tiveres um telemóvel (que não tenha problemas), acho que mais vale ir para a máquina. Os telemóveis têm muita coisa, mas no fundo o que fazem é fazer chamadas e nisso um telemóvel de 100€ é capaz de fazer o serviço tão bem como um de 500€.
E não te digo isto por gostar de fotografia. Em tempos trocava de telemóvel todos os anos, com a cena dos pontos, por vezes até trocava mais cedo. Mas depois de ter passado por telemóveis muito fracos e telemóveis de topo, acho que são maus investimentos. Agora só troco se o que tenho avariar ou trabalhar mal.

Warlord
09-08-2008, 01:05
por acaso nenhum telemovel se avariou nas minhas maos, este e o meu 5 em 10 anos, da 1 telemovel por cada 2 anos, que e o tempo que a bateria aguenta :lol:

ontopic: tens de ter nocao k esses 300€ e apenas o investimento inicial, a makina so por si com a lente de kit nao da para muito, e tens sempre de pelo menos comprar uns acessorios (mala/bolsa, cartoes de memoria, filtros p proteger lente, panos/blowers/pinceis, etc), dps keres mais zoom (3x do kit e provavelmente pouco), la vao mais uns 200€, etc etc

a tua P&S ja tem modos manuais, ja os exploraste?

cyber
09-08-2008, 01:14
A minha point shoot pelo que explorei, apenas encontrei para mudar os valores do iso e não encontrei muito mais( é um olympus u700 ( não é bem um "u", mas o teclado não tem esse simbolo).
Não me lembrava realmente do promenor de ter que comprar pelo menos mais uma lente(entre outros acessorios), pois ja que se comprava uma maquina destas queria muito mais zoom do que a minha actual...
A longo prazo, uma maquina fotografica parece-me um melhor investimento, porque um telemovel fica desactualizado mais rapidamente, mas no entanto, ha sempre a despesa extra de lentes, protecções, etc para a maquina...

Rui Marto
09-08-2008, 01:34
Então e porque não optas uma por uma superzoom ou uma bridge? Já ficas com modos manuais, para aprenderes umas coisas, e sempre tens muito mais zoom sem gastar muito dinheiro.

cyber
09-08-2008, 01:36
Por quanto mais ou menos conseguiria uma "aceitavel"?

Rui Marto
09-08-2008, 02:40
Epah, começam aí nos 200€. E estão para sair agora novas, por isso ainda devem baixar mais.

cyber
09-08-2008, 02:44
Ok. Eu vou esperar então mais um pouco, para ver o que sai e os preços...
Obrigado.
Cumps

Blackpt
11-08-2008, 20:09
Vi hoje na media markt de leiria a d40 + lente a 299€ acham que é um bom preço por esta máquina?

xtr3me
11-08-2008, 20:48
Vi hoje na media markt de leiria a d40 + lente a 299€ acham que é um bom preço por esta máquina?

Está dentro do que é "normal".

shakeitbaby
03-09-2008, 08:54
Boas pessoal! Tenho uma Lumix FZ7... Acham boa escolha Comprar a nikon D40 por 299€, nova?

kadeR
03-09-2008, 09:36
depende das tuas necessidades... porque uma DSLR?

c3l5o
03-09-2008, 17:01
Boas pessoal! Tenho uma Lumix FZ7... Acham boa escolha Comprar a nikon D40 por 299€, nova?

Desde que tenhas a noção de que estás a meter numa máquina já com uma data de anos em cima e na qual vais mais cedo ou mais tarde sentir as suas limitações tá tudo bem!

O maior problema dela é que com lentes mais antigas da Nikon perdes o Autofocus. Só as mais recentes AF-S é que têm isto.

jamiro
03-09-2008, 18:30
onde tá ela nova a 300€?

strobe
03-09-2008, 18:50
onde tá ela nova a 300€?

Quase que jurava que foi a esse preço que a vi na Worten (loja física), no kit com a 18-55. Mas na loja on-line não está a esse preço.

shakeitbaby
03-09-2008, 20:34
Desde que tenhas a noção de que estás a meter numa máquina já com uma data de anos em cima e na qual vais mais cedo ou mais tarde sentir as suas limitações tá tudo bem!

O maior problema dela é que com lentes mais antigas da Nikon perdes o Autofocus. Só as mais recentes AF-S é que têm isto.

O que queres dizer com isso?
O meu pai tem uma nikon slr só que é analógica e tem duas lentes... dão para usar na d40? Limitada como? Decerteza que é melhor que a FZ7. Gostaria de ter uma máquina com mais definição e com melhor qualidade nocturna...

kadeR
03-09-2008, 20:50
yap, ta por menos de 300€ em alguns sitios... um deles e a worten e a vobis.

ruimoura
03-09-2008, 21:58
O que queres dizer com isso?
O meu pai tem uma nikon slr só que é analógica e tem duas lentes... dão para usar na d40? Limitada como? Decerteza que é melhor que a FZ7. Gostaria de ter uma máquina com mais definição e com melhor qualidade nocturna...

Darão para usar na D40, mas não vais ter auto focus, tens que focar à mão. Uma das limitações da D40 é mesmo essa, não tem motor de focagem, e daí precisar de lentes mais recentes que tenham motor próprio. Para iniciar nas DSLR é muito boa, se é isso mesmo que queres, aconselho-te a seguires em frente, por 300 euros não se encontra todos os dias uma DSLR. Se puderes dar mais uns trocos, vai para uma Canon, tipo a 1000D ou a 400D, que ainda se encontra bastante à venda.

ebmac
04-09-2008, 01:26
A D40 tem uma data de anos em cima????!!!! Whatever…
Acho que fazes bem, é uma boa opção. Com umas lentes boas tiras fotos altamente, e claro, tudo depende de quem está a clicar. :) Olha que 299 euros é muito bom… :)

jorgebighit
04-09-2008, 20:52
mas em que Wortens e Vobis está a 300€?

c3l5o
05-09-2008, 01:30
A D40 tem uma data de anos em cima????!!!! Whatever…
Acho que fazes bem, é uma boa opção. Com umas lentes boas tiras fotos altamente, e claro, tudo depende de quem está a clicar. :) Olha que 299 euros é muito bom… :)

É bom, mas se ele quiser evoluir são 299€ para o lixo... Há tantas no mercado que se vai ver a rasca para a vender depois e comprar uma coisa melhor... A compra de uma DSLR deve ser por factores que não o preço...

É quase aquela mentalidade portuguesa, compramos porque está em promoção e não porque faz falta... Enfim...

Na minha opinião a D40 não é assim tão boa que se deva ir a correr comprar sem pensar antes que estamos a comprar uma DSLR MUITO limitada.

E sim eu tive uma... Não falo por falar...

shakeitbaby
05-09-2008, 08:36
Pois esta maquina é barata mas é um pouco fraca... nao fotografa em raw,6mp, entre outras coisas. Estou a pensar em comprar a d60...Comparando com a sony alpha 200, qual a melhor? E decerteza que as lentes da Nikon slr do meu pai com cerca de 15 anos, e o flash dão na d60??

PCC
05-09-2008, 08:44
A D40 tira fotos em RAW... podes ver aqui as especificações:

http://www.nikon.pt/product/pt_PT/products/broad/1111/specifications.html

Na D60 tens o mesmo problema que na D40... não tens motor de focagem para as objectivas antigas.

shakeitbaby
05-09-2008, 09:17
Mas da para focar nas proprias lentes certo?? e o flash dá na maquina? Entao compensa ou nao comprar a d60

c3l5o
05-09-2008, 10:08
Vou por isto de uma maneira muito simples... A D60 não é mais que a D40 com um 6 em vez do 4 e com um sensor de 10Mpx em vez de 6Mpx... De resto são as duas iguais...

Se uma é desperdiçar dinheiro a outra é desperdiçar ainda mais dinheiro... Se queres Nikon é da D70s para cima... Mesmo que seja em segunda mão serão dependendo do estado muito melhores compras que qualquer D40 ou D60...

Quem quer uma DSLR mais uma vez não pode ser fuinha nos preços porque senão depois nem nas lentes quer gastar e mais vale ir para uma bridge ou superzoom... Sempre têm uma maquina mais polivalente por menos dinheiro...

Qualidade meus amigos... PAGA-SE!

shakeitbaby
05-09-2008, 20:25
Vou por isto de uma maneira muito simples... A D60 não é mais que a D40 com um 6 em vez do 4 e com um sensor de 10Mpx em vez de 6Mpx... De resto são as duas iguais...

Se uma é desperdiçar dinheiro a outra é desperdiçar ainda mais dinheiro... Se queres Nikon é da D70s para cima... Mesmo que seja em segunda mão serão dependendo do estado muito melhores compras que qualquer D40 ou D60...

Quem quer uma DSLR mais uma vez não pode ser fuinha nos preços porque senão depois nem nas lentes quer gastar e mais vale ir para uma bridge ou superzoom... Sempre têm uma maquina mais polivalente por menos dinheiro...

Qualidade meus amigos... PAGA-SE!

Esse é o pensamento se calhar pra quem pode...

Não há mais opiniões?

Já agora, lentes Nikon (analógicas) dá em maquinas canon? Por exemplo 400d?

kadeR
05-09-2008, 22:02
nop... so mesmo com adaptadores, e mesmo assim, n sei se eles existem mas axo que sim.

ruimoura
05-09-2008, 22:24
Esse é o pensamento se calhar pra quem pode...

Não há mais opiniões?

Já agora, lentes Nikon (analógicas) dá em maquinas canon? Por exemplo 400d?

Há adaptadores baratos para as lentes. Acho que até os há na Niobo.

kadeR
05-09-2008, 22:33
desconheço, mas mesmo que existam, deixas de ter as informaçoes da lente decerteza, n?

ebmac
05-09-2008, 22:35
Eu continuo a achar que a D40 é uma boa máquina. Nunca disse que era uma excelente DSLR. Eu tenho uma Nikon D40 e uma Canon 40D, sei do que falo, isto em relação a mim. Não sei o que pretende quem quer mudar duma compacta para uma SLR mas, que é uma máquina que dá para começar e usar durante anos, isso podes crer que é. Acabo por concordar que se te sentes pronto para amar fotografia aí sim, investe numa máquina melhor, há controlos que não tens na D40 mas, serão eles mesmo necessários? O que te interessa?! Ter uma DSLR para mostrar??!! O que pretendes fazer a nivel fotográfico?! Isso é que importa. Posso deixar aqui um link, se assim o quiserem, com fotos tiradas com uma D40, que vai fazer parar de ter ideias menos inteligentes de quem acha mal por ser uma entrada de gama da Nikon. O que faz uma boa foto não são as características/funções da mesma. É o fotógrafo principalmente e não nos esqueçamos das lentes.

rekarde
06-09-2008, 00:43
Concordo plenamente com o ebmac.

Vocês comparam a D40 com máquinas que têm o dobro do preço... e longe te derem o dobro da qualidade/vantagens.

Eu comprei uma D40 porque apesar de ter o bichinho, não sabia se valeria a pena e se não me aborreceria. Há muito que me tinha aborrecido com a minha point&shot. Não foi preciso muito para descobrir que me dá um gozo do caraças andar a fotografar.

Entretanto já comprei uma nikkor 55-200VR e uma tokina 100mm macro. Com estas lentes consigo fotos que até a mim me surpreendem, eheh

Ou seja, não tou a ver um profissional a andar com uma máquina destas, mas que é ajuda a dar um passo de gigante, ajuda.
Resumindo, é uma excelente escolha para quem já quase sabe o que quer!

Outra coisa, mesmo com focagem manual, o indicador de que a foto está focada continua a funcionar.

shakeitbaby
06-09-2008, 00:47
Optei pela d60... Mas tenho aqui uma pergunta, a lampada de iluminação quando estamos a focar cria uma especie de sombra na lente de origem, com voces tambem acontece isso?

ruimoura
06-09-2008, 00:57
desconheço, mas mesmo que existam, deixas de ter as informaçoes da lente decerteza, n?

Não, que eu saiba fica tudo normal.
http://www.niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=68_69&products_id=739

Optei pela d60... Mas tenho aqui uma pergunta, a lampada de iluminação quando estamos a focar cria uma especie de sombra na lente de origem, com voces tambem acontece isso?

Eu tenho a D40, mas nunca notei nada desse género.

kadeR
06-09-2008, 02:56
o ter focagem automatica n ker dizer nada, ou seja ele pode passar "parafuso" mas n passar a info da lente (aberturas, etc...)
n sei. =X

c3l5o
06-09-2008, 06:52
Mas se ele fala de lentes antigas manuais essas lentes não têm processador ainda.. Isso quer dizer que os controlos são manuais e tanto não aparecem numa canon com adaptador como não aparecem numa Nikon qualquer...

Se forem lentes mais recentes não tenho assim tanta certeza...

rekarde
06-09-2008, 13:20
Tenho aqui uma sigma 70-300mm sem motor de focagem na lente. A info passa toda, a diferença é que o motor é a minha mão a rodar o anel.

shakeitbaby
06-09-2008, 14:18
Exactamente é como aqui :)... Já agora d60, é mais do que aquilo que andava a procura... 429€ bem empregues

ewar
06-09-2008, 21:18
D40 e 350D no jumbo de aveiro a 300€ e 350€ respectivamente.

ruimoura
06-09-2008, 22:46
D40 e 350D no jumbo de aveiro a 300€ e 350€ respectivamente.

No Jumbo do parque nascente do Porto, estava a D40 a 300 euros, vi hoje.

skkrable
06-09-2008, 23:16
D40 no jumbo de Alverca a 299€

jorgebighit
07-09-2008, 00:59
OFFTOPIC RULEZ: 400D ou 1000D n viram?

ruimoura
07-09-2008, 01:30
OFFTOPIC RULEZ: 400D ou 1000D n viram?

Não, vi uma 5D e uma D300, ambas a €249,90. :banjump:

shakeitbaby
07-09-2008, 11:46
Um pequeno offtopic,porque aqui fala-se da D40. Eu não sabia que ao fazer zoom com a lente de origem( 18-55) a abertura de lente sobe ou desce consoante o zoom que se faz...Na fz7 não era assim,era tudo manual. Existe um botão para subir as aberturas, mas se faço zoom,as aberturas também sobem ou descem...

ruimoura
07-09-2008, 11:56
Um pequeno offtopic,porque aqui fala-se da D40. Eu não sabia que ao fazer zoom com a lente de origem( 18-55) a abertura de lente sobe ou desce consoante o zoom que se faz...Na fz7 não era assim,era tudo manual. Existe um botão para subir as aberturas, mas se faço zoom,as aberturas também sobem ou descem...

Se reparares na lente, tem lá os valores das aberturas máximas, entre 3.5 e 5.6, dependendo da ampliação. Por isso é que é uma lente de kit ;). A 55-200 VR também é a mesma coisa, assim como praticamente todas as lentes do mercado que não tenham abertura fixa (que são obviamente muito mais caras).

As lentes mais caras, como uma Tamron (17-50mm) que por aí anda e que muita gente compra, têm abertura máxima fixa (neste caso de 2.8), o que as faz mais caras.

E a tua Fz7 também fazia o mesmo em relação às aberturas, ora vai lá ver outra vez (se ainda a tiveres), e tenta meter a abertura máxima com o zoom ao máximo, a ver se consegues ;)

shakeitbaby
07-09-2008, 12:06
Sim tens razão já não me lembrava... Fiz confusão porque como a fz7 tem mais aberturas, e um gajo pode andar ali a brincar com elas... com zoom no máximo (12x) a abertura máxima é 3.3! Só mais uma pergunta, eu tenho um monitor 19', 4:3. E as fotos que tiro estão a sair em wide e não encontro nenhuma opção para alterar isso.

ruimoura
07-09-2008, 12:13
Sim tens razão já não me lembrava... Fiz confusão porque como a fz7 tem mais aberturas, e um gajo pode andar ali a brincar com elas... com zoom no máximo (12x) a abertura máxima é 3.3! Só mais uma pergunta, eu tenho um monitor 19', 4:3. E as fotos que tiro estão a sair em wide e não encontro nenhuma opção para alterar isso.

Um monitor 4:3 é quadrado, as fotos nunca poderão ser quadradas, se é que me faço entender. A D40 não tem opção de tirar fotos wide, tira no formato normal.

shakeitbaby
07-09-2008, 12:18
Acho quer não me fiz entender. Por exemplo a fz7 tem opção se quero tirar em 16:9 ou 4:3, e claro que para o meu monitor eu escolhia 4:3. Na d60 elas estão a sair com a resolução 3872*2592. Se eu tentar colocar uma foto da d60 como wallpaper, a foto fica toda esticada.

ruimoura
07-09-2008, 12:59
Acho quer não me fiz entender. Por exemplo a fz7 tem opção se quero tirar em 16:9 ou 4:3, e claro que para o meu monitor eu escolhia 4:3. Na d60 elas estão a sair com a resolução 3872*2592. Se eu tentar colocar uma foto da d60 como wallpaper, a foto fica toda esticada.

Fica desproporcional porque a máquina está a tirar as fotos numa proporção natural, e o monitor 4:3 não tem uma proporção natural. É normal. Mas a D40/D60 não permitem tirar fotos 16:9.

shakeitbaby
07-09-2008, 13:01
Então nunca poderei colocar fotos em wallpaper...?!

tetsuo
07-09-2008, 13:10
Claro que podes, fazes um ligeiro crop! E voilá.

Existem n programas para fazes isso, photoshop é um deles.

shakeitbaby
07-09-2008, 13:24
Eu uso o paint.net só mesmo para dar um retoque ou outro, porque edição de software sou zero. E sei fazer crop, mas não estou a ver como posso transforma-lo num wall

c3l5o
07-09-2008, 13:40
Oi? Crop, cortas na proporção que queres... :/

ruimoura
07-09-2008, 13:56
Eu uso o paint.net só mesmo para dar um retoque ou outro, porque edição de software sou zero. E sei fazer crop, mas não estou a ver como posso transforma-lo num wall

No Photoshop podes escolher o Crop, e depois meteres o tamanho que queres de crop (a proporção), para sair direitinho, por exemplo do tamanho do monitor. No Paint.net não sei se dá para escolher o tamanho/proporção do crop.

ebmac
07-09-2008, 15:22
Só para que se conste. O formato é 3:2.
Mais, a maioria dos monitores que usamos não são 16:9 mas sim 16:10.
Eu não faria um crop mas sim um resize e talvez nem seja necessário, a não ser que queiras aproveitar todos os pixeis da fotografia. Podes sempre escolher nas opções da imagem do Desktop o Fill Screen.

shakeitbaby
07-09-2008, 16:01
Missão cumprida :) thanks

n@nx
10-09-2008, 15:35
No Jumbo do parque nascente do Porto, estava a D40 a 300 euros, vi hoje.

8| a sério?! Tenho de passar lá mas como moro longe se calhar vou perder a oportunidade...
Os tipos do Jumbo não confirmam preços por telefone :mad:
Já vi que tem e gosta da D40 mas se fosse a comprar hoje ainda a escolheria tendo em conta a relação preço/qualidade?

Arrakis_Dune
10-09-2008, 16:59
A D40 a 299 é um must.. Qualquer Canon custa mais, a 470€ compra sa 1000D..

Por 299€ não existe mais motivos para dúvidar, tem a desvantagem do Auto foco/lentes, mas o valor de compra compensa isso largamente.

shakeitbaby
10-09-2008, 20:37
Boas, tendo a nikon d60 que filtro aconselham comprar? Já agora... A carga completa da bateria são 3 traços. A partir do momento que fica só um, não se pode tirar mais fotos, acho estúpido...

Arrakis_Dune
10-09-2008, 20:40
Isso é para prevenires viciares a bateria.. A bateria dura ainda bastante, não faz é milagres :)

rekarde
10-09-2008, 22:18
Há alguma vantagem em ligar a opção "redução de ruído"? Como é q têm a vossa máquina configurada?

shakeitbaby
10-09-2008, 22:36
Outra dúvida. No manual, na secção dos cuidados a ter com a câmara fala sobre filtro de passagem baixa óptico. Tanto dá para limpar manualmente ou automaticamente. Quando ligo e desligo a maquina, no visor aparece Image sensor cleaning... Mas no manual diz que tambem se pode limpar manualmente indo ao menu configurar e escolher a opção limpar sensor de imagem... Só que na d60 não tenho essa opção!!!!! O que se passa?

Arrakis_Dune
10-09-2008, 23:12
Há alguma vantagem em ligar a opção "redução de ruído"? Como é q têm a vossa máquina configurada?

Usa um software proprio, o noise reduction é bom, mas o software dedicado é melhor em 99% dos casos.

Quando tinha a minha, noise reduction estava off, fazia depois no Paint Shop pro ou Neat Image

jotoa
13-09-2008, 20:20
Boas pessoal.
Hoje estive a ver as máquinas, visto que ando para comprar uma, e vi lá a D40.
Agradou-me muito à primeira vista, mas agora tenho uma dúvida: com a lente do kit(a 18-55), consegue-se umas macros porreiras? É que eu estive lá a mexer na máquina a tentar focar um papel, para aí a uns 10cm e aquilo não apareceu definido. Claro que não andei a mudar os settings "internos", apenas fui mexendo na lente.
É questão de depois se a comprar acertar as opções ou com o que vem no kit não se conseguem macros nada de especial?

obrigado :)

Arrakis_Dune
13-09-2008, 20:39
Boas pessoal.
Hoje estive a ver as máquinas, visto que ando para comprar uma, e vi lá a D40.
Agradou-me muito à primeira vista, mas agora tenho uma dúvida: com a lente do kit(a 18-55), consegue-se umas macros porreiras? É que eu estive lá a mexer na máquina a tentar focar um papel, para aí a uns 10cm e aquilo não apareceu definido. Claro que não andei a mudar os settings "internos", apenas fui mexendo na lente.
É questão de depois se a comprar acertar as opções ou com o que vem no kit não se conseguem macros nada de especial?

obrigado :)

Não é uma lente dedicada, se queres mesmo macros mais serias, aconselha-se uma compra dedicada, ou uma semi macro, como por ex uma sigma 70-300 macro (não é dedicada, mas ja te permite brincar..)

jotoa
13-09-2008, 20:58
Não é uma lente dedicada, se queres mesmo macros mais serias, aconselha-se uma compra dedicada, ou uma semi macro, como por ex uma sigma 70-300 macro (não é dedicada, mas ja te permite brincar..)

Não vou fazer macros de 1 nem 2cm, mas com a que vem consegue-se algo como?

Por acaso também já tinha andado a ver lentes, mas agora tão perto não poderei investir mais, porque já não era para gastar tanto numa máquina(até era para comprar uma Fuji S5800 pelos tais 133€).

rekarde
13-09-2008, 21:59
Posso dar-te alguns exemplos. Estas fotos foram tiradas com a D40, com a lente do kit 18-55mm. A distância mínima que consegues focar são perto de 30cm:
http://www.flickr.com/photos/ricardogaspar/2782746904/sizes/o/

Esta já foi tirada com a lente que o arrakis referiu, a distância mínima é de cerca de 1m:
http://www.flickr.com/photos/ricardogaspar/2826354186/sizes/l/

Atenção que as fotos são crop da original. :)

Arrakis_Dune
13-09-2008, 22:01
Não vou fazer macros de 1 nem 2cm, mas com a que vem consegue-se algo como?

Por acaso também já tinha andado a ver lentes, mas agora tão perto não poderei investir mais, porque já não era para gastar tanto numa máquina(até era para comprar uma Fuji S5800 pelos tais 133€).

O mais comum, é comprares um anel, e virares outra lente.. É o mais barato, ou uns aneis que podes comprar de ampliação.

Ex: http://cgi.ebay.co.uk/58mm-Macro-reverse-reversing-ring-for-nikon-lens-UK_W0QQitemZ220280673803QQcmdZViewItem?hash=item22 0280673803&_trkparms=72%3A984%7C39%3A1%7C66%3A2%7C65%3A12%7C2 40%3A1318&_trksid=p3286.c0.m14

(anel para adaptares depois outra lente invertida)

-------------------

http://cgi.ebay.co.uk/Macro-10-Close-Up-Lens-for-Canon-Nikon-Sigma-67mm_W0QQitemZ170259924034QQcmdZViewItem?hash=item 170259924034&_trkparms=72%3A984%7C39%3A1%7C66%3A2%7C65%3A12%7C2 40%3A1318&_trksid=p3286.c0.m14

aneis de ampliação

rekarde
13-09-2008, 22:03
Com uma lente dedicada, a fazer o 1:1... já consegues fazer macros a focar mesmo perto...

As minhas impressões digitais com a tokina 100mm 2.8:
http://img169.imageshack.us/img169/662/esta34aq1.jpg

jotoa
13-09-2008, 22:07
Pronto, essa foto da abelha é mais ou menos o que eu estava a pensar.

Ah, pois com os anéis já fica algo mais em conta.

Bem, essas lentes assim já são algo mais a sério. Impressões digitais :wow:

Obrigado a ambos. ;)

Andre1979
11-10-2008, 13:55
tenho uma pergunta sobre baterias.. existem umas baterias genéricas à venda em foruus da especialidade.. alguem consegue-me dar um feedback deste tipo de baterias

neste caso
15€ - Baterias tipo EN-EL9 para Nikon D40, D40x e D60
- Marca – Linha Branca

- Voltagem – 7.4v

- Capacidade – 1150mAh

- Inclui – Tampa de protecção de contactos, para quando não está em uso

ruimoura
11-10-2008, 19:42
tenho uma pergunta sobre baterias.. existem umas baterias genéricas à venda em foruus da especialidade.. alguem consegue-me dar um feedback deste tipo de baterias

neste caso
15€ - Baterias tipo EN-EL9 para Nikon D40, D40x e D60
- Marca – Linha Branca

- Voltagem – 7.4v

- Capacidade – 1150mAh

- Inclui – Tampa de protecção de contactos, para quando não está em uso

Tem a capacidade e voltagem certas, é na boa (desde que não sejam do ebay, são completamente falsificadas e perigosas).

Andre1979
12-10-2008, 01:53
não sei aonde ele foi as buscar para as ter à venda por esse preço... pode ter ido ao ebay...

rekarde
20-10-2008, 01:32
Enquanto tirava fotos com a D40 em JPEG consegui colocar os settings da máquina ao meu gosto. No entanto, agora que comecei a tirar as fotos em RAW, reparo que essas settings parecem completamente ignoradas. É normal, ou é uma "particularidade" desta máquina?

Rui Marto
20-10-2008, 01:34
Se não usares o software da Nikon é normal. Se usares não sei.

rekarde
20-10-2008, 01:43
Bem visto. Realmente não estou a usar o software da nikon. É mesmo photoshop.

rekarde
20-10-2008, 02:17
Bem, agora instalei o software da nikon e os raws aqui, sem mexer em nada, estão bem melhor que os jpegs! E não têm nada a ver como aparecem no photoshop.
Vou continuar a estudar isto. Obrigado rui! :)

Rui Marto
20-10-2008, 02:23
De nada. :) Podes sempre criar settings no ACR/LR2 para quando as importares ficarem logo a gosto.

Warlord
20-10-2008, 11:26
o motor de conversao de raw do photoshop e diferente do usado no software nikon, logo os resultados sao diferentes. no entanto para a ultima versao do ACR ja existem perfis de cor (k podes descarregar da adobelabs) k simulam o tratamento dado pelo software proprietario.

os settings k tens na camera so funcionam para jpg, o raw e sempre capturado da mm forma, o k pode acontecer e o software da nikon reconhecer esse settings e aplica-los ao raw...

ric07
20-10-2008, 11:40
Qual é o software da Nikon que estao a falar?

Eu por enquanto so tenh estado a guardar os NEF para quando souber trabalhar c eles, pq no photoshop é para esquecer, nao consigo fazer nada de jeito deles. So tenho msm usado os JPG como configurado na maquina.

Sempre pensei que fosse falha minha, mas pelo que dizem, entao o photoshop nao le os NEF bem?

Warlord
20-10-2008, 11:42
le mas n aplica os perfis de cor definidos na makina...

se keres 1 programa simples para trabalhar os raw exprimenta o lightroom ou o bibble pro.

c3l5o
20-10-2008, 16:31
No entanto esses dois continuam a não aplicar esses perfis definidos na maquina... O software da Nikon que podes usar é o Nikon Capture NX2

Warlord
20-10-2008, 16:45
a ideia de trabalhar o raw e ir para alem dos perfis da makina, senao tinhas o jpg...

se bem k o perfil pode servir cm ponto de partida para continuar a trabalhar o raw

rekarde
20-10-2008, 17:58
Precisamente warlord. A vantagem que vejo assim de repente, é não teres de te "preocupar" com o WB...

JPMATRIX
23-10-2008, 00:10
Pessoal peço desculpa de cair aqui de para quedas mas é impossivel ler o tópico todo a tempo de me decidir, hoje ao apontar a minha d40 para o céu azul deu para reparar que no óculo tem um pequeno ponto preto junto ao canto superior esquerdo, as fotos não são afectadas, é algo no próprio vidro e no interior da maquina já soprei e limpei o prisma superior mas penso que o ponto está no próprio óculo mas na parte interior, não afecta o funcionamento da maquina mas é incomodo a troca é a minha única opção? :(

Acho inaceitável que algo como isto passe o controlo de qualidade da nikon...

c3l5o
23-10-2008, 00:43
lool achas que é possível testar todas as maquinas e controlar tudo desde que chegam a ti? Esse ponto como dizes é sujidade, pode ter entrado quando montaste a lente... A meu ver tens duas opções. Mandas trocar ou limpas o focus screen tu.

A minha 400D tava cheia de porcaria, devido a um "incidente" com o batente do espelho que cedeu e bloqueou o mecanismo aproveitei para limpar o focus screen. Muito fácil de fazer e nem é preciso muita coisa. Aconselho a teres um aspirador por perto ligado para o pó não cair para dentro da maquina quando limpares isso. ;)

Como disse é muito fácil isso acontecer, se vais andar sempre a trocar passas mais tempo com a maquina no estaleiro que a tirar fotos...

ruimoura
23-10-2008, 01:01
Nem imaginas a quantidade desses pontos que tenho constantemente na minha. Live with it :p

JPMATRIX
23-10-2008, 12:46
Tudo bem então... mas como limpo o focus screen? já tentei soprar, limpei o prisma com um cotonete mas como disse é mesmo por dentro do óculo.

é que não é sujidade a mim parece-me ser um bocado ou de plástico ou de tinta que la ficou agarrado durante o fabrico...

c3l5o
23-10-2008, 18:43
yah... eu tinha lá um fibra pequena que me parecia um moquito... por isso vê lá! :D

Agora a sério escusas de assoprar que ele está por dentro. Abana a máquina e vê se ele se mexe... Se não mexer é sujidade, se mexer é algo pesado e que não se agarra, ou seja plástico ou uma fibra maiorzita. O plástico interior não é pintado, é mesmo preto por isso duvido que seja tinta ;)

guiZmo
17-11-2008, 01:42
Boas, não sei se já alguém teve esta situação ou não.
A máquina em sí não tem mta importância (penso eu)
Então é o seguinte, normalmente a maquina atribui o nome aos ficheiros de DSC_xxxx.jpg/NEF
Desde as mhas 2500 fotografias +/- (DSC_2500.jpg/NEF) ele começou a renomear como _DSCxxxx.jpg/NEF. Sei q posso estar a ser picuinhas..mas...nao gosto do underscore primeiro do DSC, gosto mais entre o DSC e o numero da fotografia. Já formatei o cartao, ja restaurei a numeraçao, de modo a q pudesse começar d novo...mas a magana da maquina continua a mandar-me com o underscore primeiro... Alguem já teve esta situaçao? e se sim...como a resolveu? (se é q a resolveu) quem nunca teve...se souber como me auxiliar...agradecia...

PS - Nao vale responder a dizer q sou picuinhas...ehehe
PS2 - Espero q me tenha feito perceber...lol

Squeezer
17-11-2008, 02:00
Boas...

Opah acho! Acho que so reinstalando o firmware.. mas quem ja tenha feito que o diga.. Mas com firmware vai la... digo eu com os nervos " Oh picuinhas :P"

Cumps

Drekas
17-11-2008, 02:11
Restaura a máquina para os valores que vêm de fábrica. Se quiseres :)

guiZmo
17-11-2008, 02:16
Boas...

Opah acho! Acho que so reinstalando o firmware.. mas quem ja tenha feito que o diga.. Mas com firmware vai la... digo eu com os nervos " Oh picuinhas :P"

Cumps

Versao d firmware está a mais recente 1.10 nao encontro mais recente....

helius
17-11-2008, 02:18
também me aconteceu uma vez com a d70, formatei o cartão e ficou outra vez com deve ser.

cumps

guiZmo
17-11-2008, 02:18
Restaura a máquina para os valores que vêm de fábrica. Se quiseres :)

Já o fiz....nada..na mesma

também me aconteceu uma vez com a d70, formatei o cartão e ficou outra vez com deve ser.

cumps

Ja formatei na maquina...e no pc...e nada :S

helius
17-11-2008, 02:24
vai a menu -> Set Up Menu -> File nº Seq -> Reset

não sei se o menu da tua é igual ao meu mas deve ser similar

cumps

guiZmo
17-11-2008, 02:25
vai a menu -> Set Up Menu -> File nº Seq -> Reset

não sei se o menu da tua é igual ao meu mas deve ser similar

cumps

Já o fiz...ja restaurei a numeraçao...formatei o cartao, tanto no PC como na Máquina, visto q na maquina é q covem formatar...encontrei agora um firmware 1.11 vou fazer o update, e ja deixo aki a resposta...

Drekas
17-11-2008, 02:25
Ja formatei na maquina...e no pc...e nada :S

Estranho.
Boa sorte :P

kadeR
17-11-2008, 03:00
isso na minha acontece quando mudei a "gama de cores" n sei se é assim que se xama, de RGB para AdobeRGB axo eu que é isso... eu amanha ja te digo, agora nao me apetece levantar para ir buscar a camara. =)
cumps

Drekas
17-11-2008, 03:07
Mesmo assim, ele, em principio, já repôs as definições para as de fábrica. Não faz sentido continuar com o underscore antes.

guiZmo
17-11-2008, 03:13
isso na minha acontece quando mudei a "gama de cores" n sei se é assim que se xama, de RGB para AdobeRGB axo eu que é isso... eu amanha ja te digo, agora nao me apetece levantar para ir buscar a camara. =)
cumps

Foste a mha salvaçao....mudei de AdobeRGB para sRGB e voltou ao normal...bahhhh
lol agora q sei o q significa.....ja nao tou tao picuinhas

Sei q existe o update d firmware para 1.11 mas em ingles somente..amanha ligo para a Nikon portugal se exite para portugues

tks pelo suport!

kadeR
17-11-2008, 10:15
Foste a mha salvaçao....mudei de AdobeRGB para sRGB e voltou ao normal...bahhhh
lol agora q sei o q significa.....ja nao tou tao picuinhas

LOL =)

ja agora que fala-mos disso, qual a diferença entre um e outro?
cumps

Warlord
17-11-2008, 12:01
é o colorspace :P

de uma forma mt mt simples: adobe rgb e mais usado para impressao em tipografias, srgb para visualizacao em PC.

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/sRGB-AdobeRGB1998.htm
http://www.kenrockwell.com/tech/adobe-rgb.htm

guiZmo
17-11-2008, 13:25
LOL =)

ja agora que fala-mos disso, qual a diferença entre um e outro?
cumps

Vamos la ver se me consigo explicar....
Estou num curso e ja explicaram isso...mas pronto
AdobeRGB é a combinaçao de cores estipulada pela a ADOBE em 1998, q abrange mais cores do q a RGB. como sabes existem milhentas cores..e a AdobeRGB detecta mais do q a RGB o q é melhor para impressoes de alta qualidade. Visto q o monitor do PC nao tem um grande numero de cores...

Se nao é isto..alguem q me corrija.

|ferrari|
18-11-2008, 00:00
Vamos la ver se me consigo explicar....
Estou num curso e ja explicaram isso...mas pronto
AdobeRGB é a combinaçao de cores estipulada pela a ADOBE em 1998, q abrange mais cores do q a RGB. como sabes existem milhentas cores..e a AdobeRGB detecta mais do q a RGB o q é melhor para impressoes de alta qualidade. Visto q o monitor do PC nao tem um grande numero de cores...

Se nao é isto..alguem q me corrija.

Não é bem por o computador não ter um número tão vasto de cores. Até se costuma trabalhar as fotos em adobeRBG e depois conforme a situação - impressão ou publicação internet - escolhe-se adobe 98 ou sRGB respectivamente.
Isto porque, regra geral, os browsers de internet não fazem detecção do perfil de cor, e que resulta melhor é o sRGB ;)

tourist
18-11-2008, 10:41
Heyas,

Comprei a Nikon D40 que está na box do Jumbo por 330 €! Acho que fiz um ganda negócio.
A máquina é mesmo fx! eu sei que é antiga e blá blá e que já há bem melhor, mas eu não tinha muito € pa gastar e queria uma SLR. Por isso acho que fiz uma alta escolha!

Bem agora queria dominar a técnica! que sugerem para começar a conhecer a máquina para além de a usar muito e muito e muito?

Há algum manual de referência??

thks!!

ruimoura
18-11-2008, 10:52
Heyas,

Comprei a Nikon D40 que está na box do Jumbo por 330 €! Acho que fiz um ganda negócio.
A máquina é mesmo fx! eu sei que é antiga e blá blá e que já há bem melhor, mas eu não tinha muito € pa gastar e queria uma SLR. Por isso acho que fiz uma alta escolha!

Bem agora queria dominar a técnica! que sugerem para começar a conhecer a máquina para além de a usar muito e muito e muito?

thks!!

O grande manual do Ken Rockwell -- http://www.kenrockwell.com/nikon/d40/users-guide/index.htm

tourist
18-11-2008, 11:08
O grande manual do Ken Rockwell -- http://www.kenrockwell.com/nikon/d40/users-guide/index.htm

thks!!

tourist
18-11-2008, 13:10
A Nikon D40 leva pode levar lentes Carl Zeiss?
É que eu tenho uma lente Carl Zeiss em casa, mas não posso agora dar a referência porque não estou perto de casa.
Já agora a Nikon D40 só pode levar lentes com autofocus né?

-m3ta-
18-11-2008, 13:33
A Nikon D40 leva pode levar lentes Carl Zeiss?
É que eu tenho uma lente Carl Zeiss em casa, mas não posso agora dar a referência porque não estou perto de casa.

Julgo que para lentes Carl Zeiss precisa de um adpatador.

Em relação ao autofocus, na D40 só o tens se as lentes que lá puseres tiverem motor de foco interno na lente, pois a D40 não tem esse motor no Corpo da máquina.

ruimoura
18-11-2008, 14:09

Pode levar qualquer lente, mas só as lentes AF-S (ou equivalente de outra marca) funcionam com focagem automática. Hoje em dia as marcas já têm quase todas as lentes com AF-S para a Nikon, desde que sejam recentes.

Curiosamente a própria Nikon não tem AF-S numa das suas melhores (e mais barata) lentes, a 50mm f/1.8 ...

guiZmo
18-11-2008, 14:46
Heyas,

thks!!

Pra começar aconselho-te a leres o manual d instruções...q até "aprendes" alguma coisa. Outra q aconselho é "tirares" os modos automaticos...esquece-los! Nunca existiram...e trabalhares sempre em modo M, A, S ou P q ai sim, aprendes a dominar a maquina, e depois é fazer aquelas experienciazitas, para saberes o q faz isto e aquilo

strobe
18-11-2008, 15:39
...e trabalhares sempre em modo M, A, S ou P q ai sim, aprendes a dominar a maquina...

Melhor ainda: usar só o modo M e só o ponto central de focagem, acertar a exposição mexendo na abertura, na velocidade e no ISO, focar e depois enquadrar. Ah pois, é uma D40 e só tem uma rodinha... Pronto, podes usar os outros três modos. O que é a pura verdade é que os restantes modos não servem para nada. Bem que podiam ser todos substituidos por um C1 e um C2.

guiZmo
18-11-2008, 15:42
Ah pois, é uma D40 ...

O q queres dizer com isso? É uma D40 sim...Nikon...sim..e depois? nao da para os gastos? acho q para começar até está muito bom!

rekarde
18-11-2008, 15:44
Só tem uma rodinha, mas rodando ao mesmo tempo que carregas num botão no topo regula a abertura, largas e regula a velocidade.

ruimoura
18-11-2008, 15:45
Melhor ainda: usar só o modo M e só o ponto central de focagem, acertar a exposição mexendo na abertura, na velocidade e no ISO, focar e depois enquadrar. Ah pois, é uma D40 e só tem uma rodinha... Pronto, podes usar os outros três modos. O que é a pura verdade é que os restantes modos não servem para nada. Bem que podiam ser todos substituidos por um C1 e um C2.

Não percebi ... No modo M a roda altera a velocidade e se carregares no botão "+/-" a roda muda a abertura. Para mudar o ISO podes perfeitamente configurar o botão "Fn", só não aparece a informação no viewfinder.

Mas não percebi a da "rodinha" ... :\

strobe
18-11-2008, 16:19

Não se enervem com isso! Só quiz dizer que mudar a abertura é um bocadinho mais chato do que se tivesse duas rodinhas. Pelo menos é o que me acontece com o ISO: tenho sempre de tirar o olho do viewfinder para acertar no botão do ISO e mexer na rodinha, enquanto que abertura e velocidade mexo neles sem tirar o olho do viewfinder.

Rui Marto
18-11-2008, 16:24
O q queres dizer com isso? É uma D40 sim...Nikon...sim..e depois? nao da para os gastos? acho q para começar até está muito bom!

A cena dele (penso eu) é que máquinas só com uma dial são mais chatas para se andar em M.

ruimoura
18-11-2008, 16:24
Não se enervem com isso! Só quiz dizer que mudar a abertura é um bocadinho mais chato do que se tivesse duas rodinhas. Pelo menos é o que me acontece com o ISO: tenho sempre de tirar o olho do viewfinder para acertar no botão do ISO e mexer na rodinha, enquanto que abertura e velocidade mexo neles sem tirar o olho do viewfinder.

Eu não me enervei, nem fiz a pergunta em tom irónico, não tinha mesmo percebido qual o stress :)

O ISO sim, é chato ter que tirar o olho do viewfinder, mas eu tenho-o no botão "Fn" e já sei de cabeça onde está, logo regra geral nem preciso de tirar o olhar do viewfinder, mas é preciso estar muito concentrado e saber o que se está a fazer :\

A cena dele (penso eu) é que máquinas só com uma dial são mais chatas para se andar em M.

Imho, mudar a abertura numa segunda roda, ou carregar num botãozinho muito bem colocado perto do shutter e rodar a mesma roda que altera a velocidade é a mesma coisa. Pronto, é quuuuuuuuaaaaaase a mesma coisa, para sermos 100% correctos :)

Já a info do ISO no viewfinder era bem vinda.

Drekas
18-11-2008, 16:49
Tanta coisa era bem vinda na D40 :)
Mas é melhor não me queixar muito, ela ainda lê isto :P

Rui Marto
18-11-2008, 16:56
Imho, mudar a abertura numa segunda roda, ou carregar num botãozinho muito bem colocado perto do shutter e rodar a mesma roda que altera a velocidade é a mesma coisa. Pronto, é quuuuuuuuaaaaaase a mesma coisa, para sermos 100% correctos :)

Epah................ ......................... quase.............. Pronto, é quuuuase, mas não é o mesmo. :p Não ter duas dials e botões para tudo é coisa que me chateia mesmo muito. lol

guiZmo
18-11-2008, 17:00
Q cambada de esquezitos...lololol keria ver a vossa makina perfeita com tantas funcionalidades a cada uma com 1 botao d atalho rapido...lol era uma data d botoes com uma objectiva acopulada...ahaha

Mas isso ja nos leva um pouco para a "guerra" Nikon VS Canon

Warlord
18-11-2008, 17:04
nem por isso, na gama de entrada as makinas so costumam ter 1 dial.

e para kem esta a comecar, o problema de usar o modo M nunca seria o dial, mas sim acertar na exposicao correcta.

uma coisa e escolher uma abertura e a makina controlar o tempo de exposicao (ou vice versa), obtendo sempre uma exposicao correcta.

agora controlar td manualmente iria garantidamente dar mau resultado na grande maioria das fotos, pelo menos em situacoes nao controladas, na rua onde tao depressa esta sol como sombra, tao depressa se fotografa algo escuro como claro...

Rui Marto
18-11-2008, 17:19
Q cambada de esquezitos...lololol keria ver a vossa makina perfeita com tantas funcionalidades a cada uma com 1 botao d atalho rapido...lol era uma data d botoes com uma objectiva acopulada...ahaha
Não precisas andar a adivinhar... Olha para uma D3 ou 1D. lol

Mas isso ja nos leva um pouco para a "guerra" Nikon VS Canon
Porquê?!
nem por isso, na gama de entrada as makinas so costumam ter 1 dial.

e para kem esta a comecar, o problema de usar o modo M nunca seria o dial, mas sim acertar na exposicao correcta.

uma coisa e escolher uma abertura e a makina controlar o tempo de exposicao (ou vice versa), obtendo sempre uma exposicao correcta.

agora controlar td manualmente iria garantidamente dar mau resultado na grande maioria das fotos, pelo menos em situacoes nao controladas, na rua onde tao depressa esta sol como sombra, tao depressa se fotografa algo escuro como claro...
Agora... Muito pelo contrário, controlar tudo manualmente garante-te resultados consistentes. O que pode é não ser tão fácil, mas isso já é outra história.

redalert
18-11-2008, 20:44
Sei q existe o update d firmware para 1.11 mas em ingles somente..amanha ligo para a Nikon portugal se exite para portugues

O upgrade é independente da linguagem da máquina. Limita-te a meter os files no cartão de memória e actualiza. ;)

[[]]

PS: Tanto quanto sei por aquilo que fiz na minha...

tourist
19-11-2008, 19:17
O upgrade é independente da linguagem da máquina. Limita-te a meter os files no cartão de memória e actualiza. ;)

[[]]

Esse update de firmware altera muita coisa, ou nem se nota nada?

speedofthesea
19-11-2008, 19:47
Epa eu sou um "iniciante" nas Dslr e Por vezes utilizo o manual para por ex um panning ou uma macro.
penso que será para ajudar que os fabricantes metem o fotometro a trabalhar mesmo no Manual.

Cumps

guiZmo
19-11-2008, 20:40

[[]]

Vou fazer...ja o sakei...Pelo q li so altera qdo fazemos varios shots..o q infelizmente a makina poderia ter mais de 3fps, mas para começar.....lol

redalert
19-11-2008, 21:51
Esse update de firmware altera muita coisa, ou nem se nota nada?

Modifications enabled with upgrade of A and B firmware from ver. 1.10 to ver. 1.11

* Shooting times were not always accurately recorded in image data for images captured in bursts of continuous shooting.This issue has been resolved.

In: http://support.nikontech.com/cgi-bin/nikonusa.cfg/php/enduser/std_adp.php?p_faqid=14543

E

Modifications enabled and issues addressed with D40 A and B firmware Ver. 1.1

* The product will be "Certified for Windows Vista".
* Support for the new USB Media Transfer Protocol (MTP) has been added.
* The PTP option in the setup menu's USB item will be modified to MTP/PTP. The icon will also be modified
* The range of possible settings for the Date option in the setup menu's World time item will be changed to 2000-2099.
* An issue that caused the ISO auto feature to be disabled, when a two-button reset operation was performed with ISO sensitivity set to any option other than ISO 200, has been resolved.
* When attempting to edit images, which had already been edited using a computer, with options in the D40's retouch menu, the camera sometimes froze. Therefore, images that have been edited using a computer can no longer be edited using the camera.
* An issue that prevented accurate recording of flash output value when manual flash photography was applied with use of the Nikon Speedlight SB-400 has been resolved so that flash output value is accurately recorded.
* Errors in English, Polish, Swedish, and Traditional Chinese menus have been corrected.
* When white balance is fine-tuned, "+" or "?" will be displayed with the following icons:
o White balance mode icon in the shooting information display
o White balance mode icon in the shooting menu
* When the mode dial is set to a Digital Vari-Program and the AF-area mode setting is changed, the AF-area mode setting will no longer revert to the default setting with the following operations:
o The camera is turned off
o Monitor and exposure meters turn off automatically (auto meter off)
* The electronic analog exposure displays will flash in the viewfinder and the shooting information display when:
o The brightness of the subject exceeds the range that can be controlled by the camera, whether too bright or too dark
o While in P (Programmed Auto) exposure mode with the built-in flash raised.

In: http://support.nikontech.com/cgi-bin/nikonusa.cfg/php/enduser/popup_adp.php?p_sid=undefined&p_lva=undefined&p_li=undefined&p_faqid=14167&p_created=1169491133&p_sp=undefined

[[]]