View Full Version : Nikon D40

Páginas : 1 [2] 3

ruimoura
30-05-2008, 13:37
Acho é que devia ser obrigatório para quem comprasse uma DSLR primeiro aprender um pouco de fotografia. Tenho contactos no Flickr (e são imensos) de vários fotógrafos profissionais, a maioria de jornalismo, e vê-se fotos tiradas com P&S por eles e uma pessoa fica de boca aberta. Como um deles já me disse, a máquina é um meio, simplesmente, para chegar a um fim, que é a foto. A máquina não pode ser nunca o elemento principal.

Quero com isto dizer que não vale a pena andar a estourar dinheiro em altas máquinas, quando não se sabe o que se anda a fazer ... E desengane-se aquele que pensar que se aprende com a máquina. A máquina é um simples meio, com mais ou menos possibilidades técnicas, mas não passa de um meio ;)

rekarde
30-05-2008, 13:43
Eu estou na fase que vocês estão a discutir agora...
Pela apreciação que estou a fazer, os 200€ a mais que daria por outra máquina não me parece que fossem garantia de uma máquina que "durasse" mais.

c3l5o
30-05-2008, 14:17
Epá eu concordo que 400€ é muido dinheiro para muitos, mas se custasse o que custa uma 450d acho que nem a tirava de casa...

Quanto mais dar com ela na cabeça de um gajo como já aconteceu... Eu prefiro algo barato e bom todos os dias ao bloated e caro... Afinal de contas o windows é dos S.O. mais vendido não é? Isto só prova que as pessoas pensam todas ao contrário de mim....

Well that's what makes the world go around!

tetsuo
30-05-2008, 15:23
Celso conta lá à malta essa historia da defesa pessoal, agora fiquei curioso!

Já agora mérito para o post do ruimoura, o melhor post em 11 páginas.

c3l5o
30-05-2008, 16:02
Simples, tava a tirar umas fotos na semana académica quando o mosh vem dirigido a mim, no meio da cena e a tentar sair há um gajo que me puxa pela cinta da maquina, a única coisa que ganhou foi levar com o corpo na cabeça, não sei se a partiu mas antes de ir para a esquadra foi assistido lá fora na ambulância... Depois os seguranças acabaram por me tirar da situação...

A culpa até foi minha, que devido a minha inexperiência deixei de dar atenção ao que me rodeava... Mas também ninguém ia prever que alguém me ia tentar assaltar no meio da confusão... Sorte foi os seguranças terem visto tudo... E quando ele se ia a levantar levaram-no a policia...

Warlord
30-05-2008, 16:07
@ruimoura, o k disseste e totalmente verdade.

Embora do meu circulo de conhecidos nao me lembre de alguem k tenha comprado uma DLSR como 1º makina. Alias, nem conheco ninguem (Real Life) k tenha DSLR e k nao perceba de fotografia.

Agora tenho a certeza k essas pessoas existem e andam porai/aqui, mas mt provavelmente nao teem dificuldades economicas nem se importam de esbanjar dinheiro em ekipamento k nao sabem explorar.

Se for a pensar em telemoveis mais facilmente me lembro de pessoas k trocam de telemovel como kem troca de sapatos, teem sempre o ultimo modelo de telemoveis ultra sofisticados e td o k fazem e chamadas e sms :P

Possivelmente isso nao acontece em fotografia pq nao e comodo andar c/ um tijolo de 1kg no bolso para tirar umas fotos as amigas no bar/discoteca :P

Eu penso k as pessoas k veem aki, mostram pelo menos alguma preocupacao com o k vao comprar, e facilmente nos apercebemos se as pessoas percebem de fotografia ou nao. Ja vi varias vezes uma pessoa vir ca a procura de aconselhamento na compra de uma DSLR (sem perceber do assunto) e acabar por sair com a recomendacao de comprar uma P&S (e bem).

Assim sendo, estamos a falar de pessoas k potencialmente ja teem conhecimentos de fotografia e kerem dar o salto para DSLR, um salto de centenas de euros e k e importante durar anos.

rekarde
09-06-2008, 13:32
Qual é a velocidade ideal para cartões de memória para esta máquina? Ou seja, que tira partido da velocidade máxima de escrita da máquina, sem o ultrapassar...

Warlord
09-06-2008, 15:42
se tirares em modo continuo creio k o bloteneck sera sempre o cartao.

c3l5o
09-06-2008, 16:45
Mesmo em single shot... Eu com o cartão que tenho (Sandisk normal 2GB) depressa me esgota o buffer...

rekarde
10-06-2008, 15:30
Já tenho a máquina... para quem tinha uma sony P72... é um salto enorme! Estou muito entusiasmado com a máquina. Tenho tirado umas belas fotos todas pretas... :D mas é um preto espectacular! :D

Fatalit1-4
10-06-2008, 15:38
Já tenho a máquina... para quem tinha uma sony P72... é um salto enorme! Estou muito entusiasmado com a máquina. Tenho tirado umas belas fotos todas pretas... :D mas é um preto espectacular! :D

:lol:

Ja agora, parabens pela aquisiçao!

kadeR
10-06-2008, 15:51

Ja agora, parabens pela aquisiçao!

:x2:

mundano
10-06-2008, 15:59
@ruimoura, o k disseste e totalmente verdade.

Embora do meu circulo de conhecidos nao me lembre de alguem k tenha comprado uma DLSR como 1º makina. Alias, nem conheco ninguem (Real Life) k tenha DSLR e k nao perceba de fotografia.

Agora tenho a certeza k essas pessoas existem e andam porai/aqui, mas mt provavelmente nao teem dificuldades economicas nem se importam de esbanjar dinheiro em ekipamento k nao sabem explorar.

Eu nunca tive nenhuma máquina mesmo minha, que não fosse SLR... :lol:

A minha primeira foi uma Nikon de rolo que um tio meu me deu e que usei durante vários anos.. Depois tive um periodo em que me deixei da fotografia.. E actualmente voltei com uma Nikon D70s.

Quanto ao esbanjar dinheiro, estou longe disso, alías a prova disso é que comprei a máquina em 2ª mão. Esbanjar dinheiro teria sido comprar uma compacta para passado meio ano meter na prateleira e comprar uma SLR..

c3l5o
11-06-2008, 01:54
Olha eu gastei quase tanto com um Fujifilm A340 há uns anos, em termo de comparação tenho 3000fotos com ela, com a D50 que leva quase 2 meses já tenho 5000 e tal...

Ah e só andei com a A340 um ou dois meses depois a namorada é que a tem usado... Aquilo não dá pica nenhuma de usar... Já a minha D40...

ruimoura
11-06-2008, 03:35

Boa compra. Queremos ver fotos disso :D

Filipeliveira
11-06-2008, 11:07
Bom dia..

desde já quero agradecer todas as vossas futuras respostas... ja ando algumas semanas (meses) a ler este excelente forum e venho agora aqui pedir um concelho vosso... pois vocês são os grandes mestres para o pessoal como eu que se quer iniciar na fotografia ou simplesmente tirar umas boas fotografias à namorada =)

Eu tenho uma P&S mas já nao me satisfaz e estou disposto a investir algum dinheiro numa nova maquina fotografica e como é para investir, axo melhor comprar uma Reflex.

Como o preço da D40 é muito aliciante gostava de saber a vossa opiniao se será uma boa compra ou nao?!?
Pois eu ja tenho lido (aqui neste forum) que a D40 já deu o que tinha a dar e que está velhinha!!é verdade que ela é uma grande maquina... ninguem mete isso em questão mas será que é boa compra?? nao vale a pena investir mais algum $ para comprar outra maquina?? ou a D40 ainda continua a ser um bom investimento...

Porque se comprar um Relex quero que a maquina dure para muitos e muitos anos....
No inicio vou andar com a lente do Kit mas depois claro que tenciono comprar uns vidrinhos!!

O objectivo da maquina seria para fazer as vulgares fotografias, ferias, familia, mas tb gostava de fotografar desporto....
sei que é preciso comprar outra lente.. mas será que esta maquina se porta bem?? ou já que vou investir dinheiro devo investir mais algum e partir para outra maquina!!

Gostava de saber a vossa opinião!

Obrigado =)

Warlord
11-06-2008, 12:06
se vais comprar agora uma makina para durar uns anos, axo k o k deves fazer e comparar a lista de features da D40 com makinas mais recentes (da mesma marca ou de outras) e veres kais as features k gostarias de utilizar agora mas sem eskecer uma natural evolucao da tua tecnica nos proximos anos.

depois e decidir se a diferenca de preco vale a diferenca de features.

axo k nao adianta dar mais dinheiro apenas para "ter um modelo mais recente", i.e. se nao fazes intencoes de usar os features do modelo mais recente. agora caso fazes intencoes de nos proximos anos usar features k nao estao presentes na D40, mais vale ir para um modelo com mais capacidade...

Filipeliveira
11-06-2008, 12:35
mas o problema é esse... como eu vim de uma P&S nao sei muito bem se as features mais recentes são essenciais ou se passo bem sem elas e compro a D40..
por isso peço a vossa ajuda!!

Essencialmente queria fotograr o mesmo de sempre (ferias, familia, dentro de casa e fora de casa) mas com maior quallidade que uma P&S e tb queria fotografar desporto (hoquei).. as fotos de desporto podem nao ser profissinal mas pelo menos que consiga focar alguem em movimento e nao aparecer um fantasma na foto como aparece numa P&S

ruimoura
11-06-2008, 13:16
mas o problema é esse... como eu vim de uma P&S nao sei muito bem se as features mais recentes são essenciais ou se passo bem sem elas e compro a D40..
por isso peço a vossa ajuda!!

Essencialmente queria fotograr o mesmo de sempre (ferias, familia, dentro de casa e fora de casa) mas com maior quallidade que uma P&S e tb queria fotografar desporto (hoquei).. as fotos de desporto podem nao ser profissinal mas pelo menos que consiga focar alguem em movimento e nao aparecer um fantasma na foto como aparece numa P&S

Dá uma olhadela pela D60, a ver se achas que compensa em relação à D40, ou pela nova Canon 1000D, que deve estar a aparecer por aí à venda. Vê também a 400D da Canon. Na minha honesta opinião são as "entry level" para que vale a pena olhar, além da Nikon D40, que não está tão ultrapassada como se diz, porque tem tudo o que é essencial, e tem a singular vantagem de estar a um preço completamente imbatível e que proporciona ao comprador uma poupança agradável para poder investir em lentes.

Olha bem para as specs delas todas, e se tiveres dúvida em alguma coisa é só perguntar por aqui ;)

c3l5o
11-06-2008, 15:17
Continuo a dizer que a D60 não compensa em relação a D40... A ires para nikon no segmento de entrada ou é a D40 ou então a D80... A ventagem da D80 é poderes depois poupar no vidro já que podes comprar lentes sem motor de autofocus que ela tem o motor no corpo...

Encontras muito bom vidro e barato por aí em segunda mão... Na D40 perdes o autofocus nas lentes mais antigas...

timber
11-06-2008, 15:27
Pessoalmente considero que a grande vantagem da D80 é ter um corpo que permite usar modos manuais com conforto. Além de muitas pequenas vantagens individuais.

c3l5o
11-06-2008, 15:48
É como tudo... Se tivesse os 555€ que custa o corpo da D80 na Digiwow nem pensava duas vezes agora...

ruimoura
11-06-2008, 16:27
É como tudo... Se tivesse os 555€ que custa o corpo da D80 na Digiwow nem pensava duas vezes agora...

Same here. Mas quando comprei a minha estava a 700 :( (só o corpo).

mundano
11-06-2008, 23:43
Mas que ideia de que a D40 está ultrapassada...

Esse tipo de mentalidade quem a trás para a fotografia, são os informáticos, que agora que as máquinas são digitais, acham que são todos fotógrafos..

A única coisa que a D40 não faz e que é importante numa SLR é auto bracketing. De resto o que lhe falta são paneleirices que são tudo, menos importantes...

O live view por exemplo é uma dessas coisas.. Eu pessoalmente que sempre usei SLR's, não me ajeito nada com compactas, entre outras, por estas razões:

1º Lentidão desesperante, quer a focar, quer no lag do shutter.
2º Com sol não consigo ver nada no LCD.
3º A qualidade da imagem vista num LCD não tem qualquer tipo de comparação possivel com a qualidade e a fidelidade da imagem de um viewfinder.

Se usasse uma SLR com liveview automaticamente passaria a ter uma máquina lenta, com shutter lag como as compactas, perderia a beleza do viewfinder..

A unica vantagem real do liveview é poder tirar fotos em posições estranhas, e para isso o LCD tem que ser basculante, porque se for fixo vai dar ao mesmo, se tenho que olhar por detras da máquina, olho pelo viewfinder..

No entanto, até parece que actualmente uma máquina sem liveview já não presta... Enfim...

Uma máquina fotografica só porque saem novos modelos não deixa de tirar boas fotografias. E todas estas evoluções é claro que vão melhorando a experiencia e a qualidade fotografica ligeiramente, mas há que relativizar as coisas.. Para paisagens, ou fotos nocturnas, ter ou não ter um simples tripé por exemplo, faz muito mais diferença na qualidade das fotos, do que o facto de ter uma Nikon D40 ou uma Nikon D300..

Warlord
12-06-2008, 11:16
nao e suposto o liveview substituir o viewfinder nas DSLR! E um complemento, so e suposto tirares fotos pelo liveview kando as circunstancias forem favoraveis, ou seja kando a rapidez nao e factor, por exemplo kando tens a makina sobre um tripe e estas a tirar umas macros sem pressas, onde podes fazer zoom 10x numa area p/ acertar o focus, coisa k nao podes c/ viewfinder... mirror lockup ai tb pode fazer alguma falta...

os 6mp tb prejudicam imenso, especialmente no inicio kando nao tens as lentes com as distancias que gostavas, vais ter de recorrer a crops e tens pouca margem se keres fazer uma imagem de desktop ou uma impressao maiorzinha (ja para fotos em tamanho normal chega perfeitamente).

kadeR
13-06-2008, 00:24
opa eu continuo a bater na mesma tecla, o pessoal fala que vem de uma point and shoot e que só quer fotografar umas coisitas simples, mas depois tambem diz que com a evoluçao do seu conhecimento vai começar a usar coisas e que a maquina o vai limitar...
depois vem o pessoal com a historia do costume (canon & nikon)

so se falou aqui de gama de entry com canons e nikons, agora digo eu, porque é que nao se vai para a pentax? uma pentax k200d por exemplo... tem uma qualidade fenomenal de imagem, vem equipada com um kit de lentes do melhor que anda no mercado, tem lentes disponiveis que até chateia (são aos milhoes mesmo), qualidade de construçao soberba com caracteristicas que só se veem em gamas acima como os selos de protecçao contra chuva, humidade, poeiras, chasis em metal, etc, possui estabilizador de imagem no proprio sensor (mesmo com uma lente com 30 anos, esta fica com estabilizaçao), e, é uma maquina que como as outras ajudam o próprio utilizador a progredir nos seus conhecimentos com ajudas nos menus, etc.

pa sinceramente axo que o pessoal anda demasiado fixado nesses dois gigante de marketing e não olha para as empresas mais pequenas que oferecem exelentes opçoes contra canons e nikons.
não entendo sinceramente.

bah, falem la agora mal de mim =) =P

cumps =)

ruimoura
13-06-2008, 00:50
opa eu continuo a bater na mesma tecla, o pessoal fala que vem de uma point and shoot e que só quer fotografar umas coisitas simples, mas depois tambem diz que com a evoluçao do seu conhecimento vai começar a usar coisas e que a maquina o vai limitar...
depois vem o pessoal com a historia do costume (canon & nikon)

so se falou aqui de gama de entry com canons e nikons, agora digo eu, porque é que nao se vai para a pentax? uma pentax k200d por exemplo... tem uma qualidade fenomenal de imagem, vem equipada com um kit de lentes do melhor que anda no mercado, tem lentes disponiveis que até chateia (são aos milhoes mesmo), qualidade de construçao soberba com caracteristicas que só se veem em gamas acima como os selos de protecçao contra chuva, humidade, poeiras, chasis em metal, etc, possui estabilizador de imagem no proprio sensor (mesmo com uma lente com 30 anos, esta fica com estabilizaçao), e, é uma maquina que como as outras ajudam o próprio utilizador a progredir nos seus conhecimentos com ajudas nos menus, etc.

pa sinceramente axo que o pessoal anda demasiado fixado nesses dois gigante de marketing e não olha para as empresas mais pequenas que oferecem exelentes opçoes contra canons e nikons.
não entendo sinceramente.

bah, falem la agora mal de mim =) =P

cumps =)

Qd comprei a minha andei a ver as Pentax ... sinceramente, nao gostei do corpo da 200, é demasiado pesado e grande para o que a máquina é ... claro que é selada e muito resistente, mas estava à procura de algo mais leve. Basicamente não gostei por causa disso :)

Warlord
13-06-2008, 00:57
milhoes de lentes? so se for milhoes de lentes do mesmo modelo, tb nao abuses ne? :)

e ja agora como esta o mercado de 2ª mao de lentes dessa marca? compara com o mercado de nikon/canon, pois...e um factor a ter em conta ou nao?

ebmac
13-06-2008, 04:20
Eu posso dizer que tinha uma Canon 400D, comprei entretanto para a minha esposa uma Nikon D40, porque ela é mais da onda Nikon, vendi a minha Canon, tenho as lentes e flash, e estou ancioso por realizar a compra da Canon 40D, que foi o motivo da venda da 400D.
Tenho fotografado com a Nikon, não desgosto mas, tem umas falhas valentes. A minha opinião até ver mudanças é: Nikon: máquinas de filme (rolo); para digital: Canon. Claro, falando desta gama, sem mencionar Hasselblad e companhias. Chateia-me profundamente a Nikon não embutir no ficheiro RAW as definições do Profile que utilizo. Selecciono o modo More Vivid + e quando vão para o computador chapéu, não importa nada, apenas a foto. Isto não acontece com a Canon.
Venha a 40D. :)

c3l5o
13-06-2008, 07:45
A culpa não é da maquina mas sim do software que usas para importar ;) Quase que aposto que é o Adobe Camera Raw ou então o Lightroom que usa o mesmo motor... No bibble pro ela não me fazia isso ;)

Quanto as gamas, cada uma tem as suas fraquezas e pontos fortes... Mas te garanto que não era uma 1Ds Mark III que me fazia desistir de uma D3... É como tudo uma questão de preferência pessoal...

Pena que as vezes vemos mais as marcas que as qualidades e defeitos das mesmas...

kadeR
13-06-2008, 08:33
milhoes de lentes? so se for milhoes de lentes do mesmo modelo, tb nao abuses ne? :)

e ja agora como esta o mercado de 2ª mao de lentes dessa marca? compara com o mercado de nikon/canon, pois...e um factor a ter em conta ou nao?
ou nao, pesquisa e depois ves... acredita, eu fikei parvo. cumps =)

ebmac
13-06-2008, 09:21
A culpa não é da maquina mas sim do software que usas para importar ;) Quase que aposto que é o Adobe Camera Raw ou então o Lightroom que usa o mesmo motor... No bibble pro ela não me fazia isso ;)

Quanto as gamas, cada uma tem as suas fraquezas e pontos fortes... Mas te garanto que não era uma 1Ds Mark III que me fazia desistir de uma D3... É como tudo uma questão de preferência pessoal...

Pena que as vezes vemos mais as marcas que as qualidades e defeitos das mesmas...

Eu li mesmo que é da máquina. Utilizo mais que um software e todos fazem o mesmo. Mais, na Canon nunca me aconteceu isto. É do software??!!! Vou pesquisar mais...

Warlord
13-06-2008, 14:12
ou nao, pesquisa e depois ves... acredita, eu fikei parvo. cumps =)outro factor a ter em conta e a assistencia tecnica, n faco ideia cm e a pentax, mas pelo menos da canon por experiencia propria sei com o k posso contar.

freerider
13-06-2008, 21:32
Alguém falou em K200D ???? :) Deixa lá Kader...nem todos gostam de dar bom uso ao dinheiro que têm...eheheh
A K200D é pesada sim (comparada com as outras) mas isso é mais uma vantagem do que desvantagem. Consegues sentir a máquina nas mãos e ajuda a manter a estabilidade. O sistema anti-vibrações que a máquina têm (e as outras não...upss...excepto Olympus) em conjunto com o peso que considero óptimo ajudam a tirar fotos a velocidades incriveis. As Nikon/Canon do mesmo segmento até são boas máquinas mas não vejo a gastar 500-600eur em máquinas que parecem de brincar (canon) ou que cortam em coisas essenciais (nikon)
E isto estende-se tb ás lentes e até no para-sol...não é apenas no corpo. Vejam a review á lente de Kit (versão I, eu tenho a versão II) do DPReview (http://www.dpreview.com/lensreviews/pentax_18-55_3p5-5p6_p15/)
A pentax não compromete em coisas básicas e essenciais. Nem em qualidade de imagem (todos os modelos anteriores obteram Highly Recommended"), nem em qualidade de construção, nem em caracteristicas. Façam uma comparação side-by-side e nenhuma das outras máquinas do mesmo segmento têm grandes hipoteses.

Algumas passagens mais marcantes da análise á lente de kit

Lentes
"There’s a little wobble to the lens barrel at full extension, but yet again the little Pentax feels much better than most of its competitors here."
"There's even a proper distance scale, with markings in both feet and meters. Other manufacturers, please take note."

Para-Sol
"The hood also features a slide-out ‘window’ for the easy operation of polarising filters. Just take care not to lose it!
Credit where credit is due to Pentax here, this hood design puts all of the other manufacturers to shame, and is genuinely effective at helping to minimise flare."

Olha um excelente negocio para quem não pode ir para a K200D. K100D (http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=5&catalog=foto&categoryN=Foto&category=camarasReflexate10Megapixel&product=27075121164)

Isso da falta de lentes é uma falsa questão...a não ser que estejas a pensar apenas em comprar lentes na Worten ou Fnac...alguém no seu perfeito juizo deita assim dinheiro á rua ??? Julgo que não. A internet é a unica saida possivel para quem quer comprar material....sem falar no extensissimo mercado de usados e no Ebay

Pixmania 15 Lentes (http://www.pixmania.com/objectivas-pentax/ptpt1_1_433_0_38_0_0_00_sg.html)

A Pentax têm uma cota de mercado menor, menos visibilidade dai a ideia que as pessoas têm que existe menos lentes.
(http://www.pixmania.com/objectivas-pentax/ptpt1_1_433_0_38_0_0_00_sg.html)

kadeR
14-06-2008, 17:18
Isso da falta de lentes é uma falsa questão...a não ser que estejas a pensar apenas em comprar lentes na Worten ou Fnac...alguém no seu perfeito juizo deita assim dinheiro á rua ??? Julgo que não. A internet é a unica saida possivel para quem quer comprar material....sem falar no extensissimo mercado de usados e no Ebay

Pixmania 15 Lentes (http://www.pixmania.com/objectivas-pentax/ptpt1_1_433_0_38_0_0_00_sg.html)

A Pentax têm uma cota de mercado menor, menos visibilidade dai a ideia que as pessoas têm que existe menos lentes.

http://www.pixmania.com/objectivas-para-pentax/ptpt1_1_433_1644_0_0_0_00_sg.html

inda ha mais algumas da sigma e tamron que tambem dao na pentax.
até que enfiam alguem que me compreende =)

mundano
15-06-2008, 11:36
Lol... Uma falsa questão as lentes? Não queiram enterrar a casbeça na areia..

É certo que os corpos da Pentax até nem são maus para o que custam, embora do pouco que experimentei ache que depois no que é essencial ainda não estão ao nivel da Nikon e Canon. A Pentax K10D por exemplo quase que obriga a usar sempre RAW porque os JPG's saem muito soft, não sei se a ultima geração de Pentaxes já resolveu isso, espero que sim...

MAs depois, no que toca a lentes, enfim.. Nem entrem por ai. A Pentax actualmente produz apenas 11 lentes zoom. E o pior é que ao que parece a Pentax deixou de produzir desenhos para lentes proprias, porque a Pentax antigamente até tinha lentes bastante boas. Actualmente todas as lentes que têm saido da Pentax são lentes de linha branca rebranded..

A 18-250 que acabou de sair, é a Tamron com autocolante da Pentax, a 16-50 F/2.8 é uma Tokina com autocolante da Pentax, a 50-135 F/2.8 é uma Tokina com autocolante da Pentax..

Ao menos na Nikon/Canon e mesmo na Sony e Olympus, existe um lineup de lentes de excelente qualidade, e depois existem as 3rd party para quando queremos poupar uns trocos e nao nos importamos de levar uma lente de pior qualidade. Na Pentax só temos escolhas de pior qualidade, porque a propria Pentax vende lentes da Tokina e Tamron..

freerider
15-06-2008, 13:38
Isso são rumores que existem em todas as marcas sobre o rebranding. Todos os fazem ou pensas que é só a Pentax ??? Mas na realidade as lentes não são as mesmas. Para além da lente da Pentax ter o SMC existem tb diferenças a nivel mecânico por isso pode ser ou pode não ser a mesma lente. A 70-300 da Nikon é uma Tamron tb segundo dizem.
Estás a falar sem conhecimento de causa pq a Pentax têm algumas das melhores lentes de sempre ao nivel das Prime e têm excelentes zoom também e têm as 3rd party tal como todas as outras....pesquisa um bocadinho sobre a nova 50-135mm ou sobre a mais antiga 16-45mm
Se fores para as prime então é consenso geral que a Pentax produz as melhores...
Tas a querer passar a imagem errada. O problema da Pentax não é nem nunca foi a qualidade das suas cameras ou lentes. Pesquisa um pouco em Reviews e vais ver que estiveram sempre no topo. As novas máquinas (K200D e K20D) tb vão pelo mesmo caminho. O problema é o marketing e o posicionamento. A Pentax é uma marca de nichos e não de grande consumo.

ebmac
15-06-2008, 16:23
Só um ponto importante que parece ninguém estar a focar!!! A Pentax K200 D usa pilhas!!! Isso é bom? Acho que não, baixo nível! É um senão.
No DPreview não vejo samples de fotos tiradas com a K200 D, queria ver, e no flickr o que aparecem são apenas 3 galerias. Na loja onde trabalho já peguei numa, ergonomicamente não gosto e mais não deu para ver! Ah, e usa sensores da Samsung!!!

Agora que fique aqui bem explicito uma coisinha!!!!! Não é isto nem aquilo que vão fazer um indivíduo tirar boas fotos/ser um bom fotógrafo mas, há que ter em conta certos pormenores, aqueles que nos satisfazem. Pegar na máquina é importante, ver como funciona a nível de menus, atalhos, etc, é muito importante, as objectivas que há no mercado, a qualidade das mesmas, etc, etc..

Este tópico começou com uma pergunta simples mas ao mesmo tempo complicada. Um iniciante a querer saber se a Nikon D40 seria boa opção para começar!!! Claro que sim!
No entanto há aqui algo no mínimo insólito! O rmrivieira iniciou este tópico, fez duas aparições e bazou!!!! Afinal rmrivieira, que máquina compraste? Tens dois nicks diferentes? deixaste o pessoal a falar uns com os outros em cerca de 12 páginas? Lançaste a chicha e ficaste a ver os abutres (Nikonians e Canonistas) à bulha? E viste as hienas (Pentax e outros) a tentar "comer" algo?
Era bacano ler o que tens para dizer, agora que tens aqui a opinião de muita gente.

Cá te esperamos

kadeR
15-06-2008, 16:38
Só um ponto importante que parece ninguém estar a focar!!! A Pentax K200 D usa pilhas!!! Isso é bom? Acho que não, baixo nível! É um senão.

Ah, e usa sensores da Samsung!!!

Axas baixo nivel? (Tou eu e um colega meu a tirar fotografias com a fraca K200D e acabam-me as pilhas e ta um colega meu com uma D40 que tambem lhe acabam as baterias. Vou a uma lojinha qualquer "Queria um pack de 4 pilhas AA" e continuo a tirar fotografias, o meu colega fica a mamar no dedinho pk n tem sitio para meter a sua fabulosa maquina a carregar)

ohhh, afinal ja não é assim tao baixo nivel. :lol:
outra coisa, se queres bateria e nao queres pilhas, tens sempre o grip como opçao.

em relaçao ao sensor, samsung??
duvido.

se me fosse Sony já me acreditava em ti.

cumps =)

Fatalit1-4
15-06-2008, 16:39

Isto nao é defenitivamente um aspecto negativo!

Por exemplo eu, (como muita gente) prefiro pilhas!;)

ebmac
15-06-2008, 17:41
Axas baixo nivel? (Tou eu e um colega meu a tirar fotografias com a fraca K200D e acabam-me as pilhas e ta um colega meu com uma D40 que tambem lhe acabam as baterias. Vou a uma lojinha qualquer "Queria um pack de 4 pilhas AA" e continuo a tirar fotografias, o meu colega fica a mamar no dedinho pk n tem sitio para meter a sua fabulosa maquina a carregar)

ohhh, afinal ja não é assim tao baixo nivel. :lol:
outra coisa, se queres bateria e nao queres pilhas, tens sempre o grip como opçao.

em relaçao ao sensor, samsung??
duvido.

se me fosse Sony já me acreditava em ti.

cumps =)

O que acontece é que não vou sequer falar na Nikon D40 porque não é a minha máquina perferida. Tenho-a por outras circunstâncias e só a uso até adquirir a Canon 40D. Como já aqui referi tive uma 400D e posso dizer-te que a bateria durava e durava e durava, já na Nikon não posso dizer o mesmo. Pilhas é melhor??? Faz disparo continuo, depois falamos!!! É melhor trabalhares para a Duracell!!! :P Mais, e se for de noite??? Lojas fechadas!!! Uma DSLR a pilhas!!!??? Não me gozem!!! Porque não têm todas as de topo de gama pilhas???!!! PORQUÊ???!?!!
Quanto ao sensor?? Sim, peço desculpa, vi o da K20D, que supostamente é melhor, e essa sim, usa um sensor da Samsung. O da K200D é um Sony, que eu tb detesto. Usar um LCD Samsung ou Sony numa camara é uma coisa, agora um sensor, não obrigado!!!

Isto nao é defenitivamente um aspecto negativo!

Por exemplo eu, (como muita gente) prefiro pilhas!;)

Não sou ninguém para afirmar o que é melhor ou correcto, cada um tem a sua opinião mas, poupem-me!!! Já fizeram as contas ao guito que gastam em pilhas? Obviamente que não compram pilhas na praça, certo? Ou andam sempre com vários packcs carregados? Não entendo!!! Eu prefiro bateria, ou várias, duas, no máximo três!! E isso é se for trabalhar exaustivamente, durante um dia inteiro sempre a disparar.

Fatalit1-4
15-06-2008, 17:54
Não sou ninguém para afirmar o que é melhor ou correcto, cada um tem a sua opinião mas, poupem-me!!! Já fizeram as contas ao guito que gastam em pilhas? Obviamente que não compram pilhas na praça, certo? Ou andam sempre com vários packcs carregados? Não entendo!!! Eu prefiro bateria, ou várias, duas, no máximo três!! E isso é se for trabalhar exaustivamente, durante um dia inteiro sempre a disparar.

Um carregador e 2 jogos de pilhas 2600mAh! Nao gastas mais dinheiro!!

ebmac
15-06-2008, 17:58
Não obrigado! Prefiro e acho mais eficiente a opção da bateria! Esse é o meu set para o flash, mas apenas um conjunto de pilhas com o respectivo carregador.

c3l5o
15-06-2008, 18:12
Eu ainda gostava de saber se não têm o tópico da Pentax para ir discutir as opções da mesma... Em 12 páginas devem-se aproveitar umas 8 se tanto, o resto é completo off-topic para este modelo...

Quanto a questão das pilhas vs baterias, epá fiquem cada um com as suas soluções, são gostos e esses não se discutem... Agora não sei qual é o problema que referiram aí com a autonomia da bateria... A minha aqui enche 3GB de cartões em disparos com flash... E ainda sobrou bateria para transferir tudo antes que ela acabasse... (Ainda não tinha o leitor de cartões na altura!)

SideWalker
15-06-2008, 18:43
outro factor a ter em conta e a assistencia tecnica, n faco ideia cm e a pentax, mas pelo menos da canon por experiencia propria sei com o k posso contar.

A da pentax é impecável. Tenho um amigo que tem pentax, não estou a falar por falar. ;)
Está a cargo da beltrão coelho, em portugal.

kadeR
15-06-2008, 19:29
A da pentax é impecável. Tenho um amigo que tem pentax, não estou a falar por falar. ;)
Está a cargo da beltrão coelho, em portugal.

tens a certeza disso? e que pra mim é grande noticia... arranjo la material com 30% de desconto xD

SideWalker
15-06-2008, 19:51
Tenho.

turgal
16-06-2008, 20:22
Muito obrigado pelos excelentes posts . Este tema PENTAX é de muito interesse para mim pois queria mesmo era ter um amigo que tenha os 30% de desconto para ir lá buscar a K20 .

Wilson Martins
18-06-2008, 13:07
Boas pessoal.
Por acaso algum de vocês que gostam da D40 estariam dispostos a pagar mais €69 para a garantia da máquina ter mais dois anos, ou seja, 4 anos de garantia?

Pagariam €369(kit) + €69(+ 2 anos garantia) = €438

cumps

c3l5o
18-06-2008, 14:19
Tudo depende de quanto tempo a queres manter e se pensas que se a quiseres vender nesses 4 anos a garantia será uma mais valia...

Wilson Martins
18-06-2008, 14:47
Tudo depende de quanto tempo a queres manter e se pensas que se a quiseres vender nesses 4 anos a garantia será uma mais valia...

Yah...
Acho que a garantia é sempre um ponto determinante na venda de qq produto!!

thanks

|ferrari|
19-06-2008, 00:07
(...) estariam dispostos a pagar mais €69 para a garantia da máquina ter mais dois anos, ou seja, 4 anos de garantia? (...)

Certifica-te que são só esses 69€, na volta quando precisares de activar a garantia ainda pedem mais X por custos de processo de activação.
A meu ver não compensa, 70€ é dinheiro.

c3l5o
19-06-2008, 05:27
Eu também não o pagava... Com esses 70€ compras umas coisitas ainda... É daquele tipo de coisas... Daqui por 4 anos já nem a D40 vale assim tanto que ter ou não garantia seja um ponto fulcral para venda em 2a mão...

Bem vistas as coisas...

chicken_man
19-06-2008, 05:39
Eu comprei a nikon D40 600 euros ,com o conjunto de duas lentes a grande angular e uma outra que é para apanhar ao longe não sei como se chama e acho a maquina um espetaculo.

Colmarino
19-06-2008, 07:47
Canon 40D + 2 lentes a 600€ ?? Onde?

Não quererás dizer Nikon D40?

chicken_man
19-06-2008, 09:13
Canon 40D + 2 lentes a 600€ ?? Onde?

Não quererás dizer Nikon D40?
Sim queria alias escrevi nikon 40d dava para perceber mas já meti o d antes do 40.

ruimoura
19-06-2008, 12:34
Nikon D40 com kit 18-55 a 350 euros no MediaMarket ... Aproveitem!

chicken_man
19-06-2008, 14:34
Bom preço comprei por 600 mas trazia duas lentes.

GHOST
19-06-2008, 16:29
Fui até ao mediamarket ver a nikon D40 tive a experimentar, tirar umas fotos e tal e no geral gostei da maquina, aconselham esta maquina a um iniciante de fotografia??? Eu estava a pensar comprar e penso que o preço esta em conta mas será assim tao bom negocio para quem se esta a iniciar?

Abraço

Rui Marto
19-06-2008, 16:57
Sim é, desde que estejas consciente do que é uma SLR e do que isso implica:
- Andar carregado com corpos, lentes, acessórios.
- Necessidade quase de uma lente para cada coisa.
- Investir em lentes até se ter o set desejado.
- Uma curva de aprendisagem mais lenta (e alguma frustração) ao início.
(a pedido de muitas famílias... lol)
- Maior satisfação quando tiras uma foto (depois de lhe apanhares o jeito).
- Maior rapidez no funcionamento.
- Mais páginas de manual para te divertires a ler.
- Mais facilidades em engatar gajas, dizendo que és profissional.

c3l5o
19-06-2008, 17:02
Eu adicionava aí, maior satisfação quando tiras uma foto... Depois de lhe apanhares o jeito é só continuares...

god_dice
19-06-2008, 17:08
350€ por uma Reflex é obra...só de pensar que há cerca de um ano gastei 340€ na minha Fuji s6500fd e olhava para as reflex's como quem olha para um Ferrari... :lol:
Acredito que agora seja uma excelente compra, é um bom corpo sem duvida e para a maior parte do pessoal que se inicia agora, a falta de algumas features não é nem deve ser nenhum impedimento para a sua compra. Era eu apanhar estes preços à um ano atrás e por esta altura andava eu "satisfeito" da vida. :D

"satisfeito" pois certamente por esta altura já andava a martelar a cabeça para comprar novas lentes ou mudar de corpo... :lol:

|ferrari|
20-06-2008, 00:18
350€ por uma Reflex é obra...só de pensar que há cerca de um ano gastei 340€ na minha Fuji s6500fd e olhava para as reflex's como quem olha para um Ferrari...

Como te compreendo :D
Mas é mesmo assim. Ainda bem que não compraste, agora um ano depois, tens um corpo e lente para te entreteres durante muito tempo e não tiveste que pagar.

ontopic: Sem dúvida, por 350€, a um passo de distancia (PT) é de aproveitar.

Wilson Martins
20-06-2008, 13:42
Boas...
Andei a experimentar a D40 no oceanário a tirar fotos aos peixinhos e em várias fotos sem "flash" quase no meio do escuro houve umas fotos que eu tirava mas a máquina demorava para aí uns 5 segundos ou mais a passar a imagem para o LCD e fez um barulho estranho... Até me assustei para não estar a dizer que a foto ficou toda arrastada pk o peixinho não estava quieto... E para além disso apareceu-me assim: "JOB nr ISO AUTO [378] ? " Isto é o quê??
Desculpem a noobice!!!

E não sei se é aki que devia por este post...

cumps

Arrakis_Dune
20-06-2008, 13:49
Bem, o problema é este, a máquina no aceanario tem problemas, o oceanario é muito escuro, logo obriga a um maior tempo de exposção, motivo pelo qual a máquina teve 5 segundos o obturador aberto, para contrapor estas situações, tens de usar a maior abertura possivel da lente de origem, 3,5, com um iso 800, para poderes ter mais velocidade de disparo, e em ultimo caso tiras em RAw, mais escura, e depois trabalhas os niveis possiveis no photoshop.

De resto, não consegues fazer milagres ;)

tetsuo
20-06-2008, 14:00
Eu diria que numa situação como o oceanário sem uma lente 1.8 ou 1.4 e iso 1600 não te safas para congelar os peixes caso contrário só com longas exposições ou sorte para que os peixes não se mexam.

Wilson Martins
20-06-2008, 14:32
Obrigado...
Por acaso alguem sabe onde se pode arranjar o manual em PT desta máquina? É que francês para mim é como chinês...

cumps

strikereg
20-06-2008, 15:12
Sim é, desde que estejas consciente do que é uma SLR e do que isso implica:
- Andar carregado com corpos, lentes, acessórios.
- Necessidade quase de uma lente para cada coisa.
- Investir em lentes até se ter o set desejado.
- Uma curva de aprendisagem mais lenta (e alguma frustração) ao início.
Que exagero...

-Acessórios existem para todas as máquinas e só os usa quem quer.
-A lente do kit já não é muito má, só não serve para grandes zooms, dependerá do tipo de fotografia que cada um queira fazer
-Investir em lentes é um bonus e não um defeito, pode-se comprar uma tudo em um mais cara mas com melhor qualidade que em qualquer compacta
-A curva de aprendizagem é exactamente a mesma, não percebo como aluguém se pode sentir frustrado com um modo automático.

Acrescente-se a qualidade superior, o maior prazer na utilização, a rapidez, o controlo que se sente e como negativos só vejo mesmo
-O preço se se quiser uma lente tudo em um à semelhança de algumas compactas
-O peso e volume
-A falta de live-preview, mas isso já depende de gostos pessoais.

Wilson Martins
20-06-2008, 15:23
Obrigado...
Por acaso alguem sabe onde se pode arranjar o manual em PT desta máquina? É que francês para mim é como chinês...

cumps

Alguem me consegue ajudar???

cumps

johnydias
20-06-2008, 15:56
Boa tarde a todos,

Gostaria de fazer umas perguntas uma vez que estou interessado em adquirir a D40!!
1ª As lentes que vêm com esta máquina têm VR ou não?
2ª O que influência, nas fotos, esta funcionalidade?
3ª Caso não tenha VR onde e por quanto é que posso comprar essas lentes?

Não sou um entendido, mas gosto muito de fotografia uma vez que podemos perpetuar um determinado momento importante nas nossas vidas.

Apenas referir, que a minha intenção de adquirir a D40, é pelo facto de já estar cansado da minha máquina (Casio Exilim Ex-V7 - tira excelentes fotos diurnas) e procurar o máximo de qualidade de imagem possível com o menor custo!!

Obrigado a todos

Ugoo
20-06-2008, 17:55
ola boa tarde gostava de saber o que acham de uma d40 para tirar fotografias de desportos rapidos. se ficam nitidas. sou um bocado novo nisto gostava de comprar uma coisa engraçada para o efeito

Arrakis_Dune
20-06-2008, 19:19
Para desportos costuma-se recomendar Canon, mas são gostos. A lente do Kit, a 18-55 tem em 55 uma minima de 5.6, logo não se pode considerar uma abertura consideravalemente porreira para conseguires velocidades de disparo boas, mas se tiveres sol não deves de ter problemas, mas se comprares uma lente adicional, uma 70-300 como por ex a Tamron, não deverias de ter problemas (mas tens de ter sol) para conseguires o que pretendes, mas os entendidos gostam mais de canon para desporto

Manual em Pt vou ver se tenho

Abraços

DOWNLOAD LINK

http://rapidshare.com/files/123845558/D40.rar.html

Rui Marto
20-06-2008, 19:38
Não vejo porquê comprar Canon para desportos. Para desporto é comprar a máquina mais rápida possível com uma lente de preferência F2.8 e focais longas (depende um bocado do desporto, mas normalmente estamos afastados).

Um bom kit para iniciar seria uma SLR de entrada (a que focar mais rápido) e uma Tamron 70-200 2.8. Não havendo dinheiro, é comprar uma 70-300 que sempre são mais baratinhas.

Que exagero...

-Acessórios existem para todas as máquinas e só os usa quem quer.
-A lente do kit já não é muito má, só não serve para grandes zooms, dependerá do tipo de fotografia que cada um queira fazer
-Investir em lentes é um bonus e não um defeito, pode-se comprar uma tudo em um mais cara mas com melhor qualidade que em qualquer compacta
-A curva de aprendizagem é exactamente a mesma, não percebo como aluguém se pode sentir frustrado com um modo automático.

Acrescente-se a qualidade superior, o maior prazer na utilização, a rapidez, o controlo que se sente e como negativos só vejo mesmo
-O preço se se quiser uma lente tudo em um à semelhança de algumas compactas
-O peso e volume
-A falta de live-preview, mas isso já depende de gostos pessoais.

Claro que acessórios só compra quem quer, mas normalmente quem compra uma SLR tem sempre tendência a ter mais alguns acessórios, como o filtro UV e tripé. E mesmo sem acessórios, convém ter sempre mais que uma lente.

A lente do kit não é muito má, no caso da Nikon D40 e nas SLR mais recentes, mas não estou a ver ninguém a viver só com a lente do kit. Mesmo muita gente que vejo com SLRs e que passam a vida com a lente do kit, depois deixam de a usar porque "tem menos zoom que a compacta".

Investir em lentes é um bónus se tiveres dinheiro para elas. Se não ficas preso a uma lente que pouco faz. E sinceramente para comprar uma "tudo em um" com uma qualidade sofrível e aberturas fracas, mais vale comprar uma G9 ou FZ50 que tem melhor qualidade e fica em metade do dinheiro da SLR+lente.

Quanto à frustração, acredita que não são poucas as pessoas que compram uma SLR e depois ficam frustradas porque viram fotos 5* com aquela máquina e eles não conseguem fazer igual. Muitos também não veêm diferenças na qualidade de imagem, por mais evidentes que possam ser.

Mas é claro que eu gosto de SLRs. São máquinas excelentes, com um sem fim de possíbilidades. Eu próprio tenho uma e estou à espera de receber outra nos próximos dias. E se as vantagens das SLR não fossem inúmeras e evidentes, nem eu gastava um balurdio numa.

Agora acho é que uma SLR é para quem está a par do que é uma SLR, dos prós e contras, e mesmo assim quer uma. Não acho que toda a gente que tenha 500€ para investir e queira dar uns toques, se deva atirar de cabeça para uma só porque "é melhor".
É à conta disso que depois vejo imensas pessoas com as SLRs encostadas. Ou porque é pesada, grande e feia, ou porque não as sabem usar e não veêm diferenças nas fotos, ou porque a lente não dá para nada e também não querem dar mais 300€ por outra, ou porque a compacta já tira boas fotos e é mais conveniente, etc...

timber
20-06-2008, 19:45
Esse "mito" da Canon vem do tempo em que praticamente só a Canon tinha lentes USM. Foi aliás nessa altura que a Nikon perdeu o mercado profissional.

Hoje em dia não tem praticamente razão de existir especialmente para utilizadores comuns.

jmmsmm
20-06-2008, 19:56
40D com a 70-200 f/4 IS... 6.5 fps ... :)

Rui Marto
20-06-2008, 20:01
40D com a 70-200 f/4 IS... 6.5 fps ... :)

Isso é um conjunto de sonho... lol Já o tive nas mãos e que brutalidade. A focagem é das coisas mais rápidas que já vi.

Mas... uma 40D com 70-200 F/2.8... :drooling:

Arrakis_Dune
20-06-2008, 20:22
Esse "mito" da Canon vem do tempo em que praticamente só a Canon tinha lentes USM. Foi aliás nessa altura que a Nikon perdeu o mercado profissional.

Hoje em dia não tem praticamente razão de existir especialmente para utilizadores comuns.

Apenas referi o que li por diversas vezes por alguns utilizadores no forum, eu tenho Nikon, especialmente apos ter visto algumas fotos e qualidade de imagem, que é o que queria ;)

Warlord
20-06-2008, 22:11
para desporto mais importante k o corpo e ter uma lente rapida (abertura grande), dps disso a principal feature do corpo a ter em conta e os fps k faz, especialmente se estiveres a pensar tirar em RAW (e nao eskecer comprar um cartao rapido).

PS: e se nao tiveres uma lente c/ zoom ideal ter em atencao os MP da makina, se tiveres de recorer a crop e bom k tenhas a volta de 10mp

Rui Marto
20-06-2008, 22:44
para desporto mais importante k o corpo e ter uma lente rapida (abertura grande), dps disso a principal feature do corpo a ter em conta e os fps k faz, especialmente se estiveres a pensar tirar em RAW (e nao eskecer comprar um cartao rapido).

PS: e se nao tiveres uma lente c/ zoom ideal ter em atencao os MP da makina, se tiveres de recorer a crop e bom k tenhas a volta de 10mp

O mais importante de tudo, acredites ou não, é o sistema de focagem da máquina. Até podes ter uma lente 2.8 e uma máquina que faça 10FPS, se o sistema de focagem não for bom, estás tramado.

Warlord
20-06-2008, 23:05
tb e verdade, mas pelo k percebo a focagem depende em parte da lente, e geralmente as makinas portam-se bem c lentes de grandes aberturas...

Arrakis_Dune
20-06-2008, 23:13
Btw, duvida rapida, sigma tem DI e DI2, o que me fez ficar com uma duvida, uma lente Di2 pode ser usada numa full frame? É que lentes que comprar agora, queria manter no futuro, mesmo que depois compre uma Full-frame, queria usar as lentes que for comprar..

Abraços

Rui Marto
20-06-2008, 23:19
tb e verdade, mas pelo k percebo a focagem depende em parte da lente, e geralmente as makinas portam-se bem c lentes de grandes aberturas...

Claro, quanto mais luminosa for a lente melhor. Mas o mais importante continua a ser os sensores da focagem. Quanto melhores forem, menos luminosa precisa ser a lente.
Por exemplo entre uma 300D com uma lente 2.8 e uma 1Ds MkIII com uma lente 5.6, é provável que a 1Ds foque muito mais rápido, apesar de a lente ser menos luminosa.

E pensando um pouco mais, se calhar o mais importante até está na lente, mas é o motor de focagem e não a abertura. Até podes ter uma 1Ds MkIII, mas se não tiveres uma lente com USM, de pouco ou nada serve ter um sensor de focagem melhor.
Acho que aqui a coisa já muda de figura. Se meteres uma 300D com uma lente USM e uma 1Ds MkIII com uma lente normal, é possível que a 300D seja mais rápida.

Warlord
20-06-2008, 23:30
bem visto, nesse caso o mais importante e uma lente rapida nao so em abertura como em motor :P

Rui Marto
20-06-2008, 23:33
Yah... Ou isso ou recorres à focagem manual. E olha que até é uma prática muito comum. Tipo o panning, mas em vez de ser a roda a máquina, é a puxar a focagem para acompanhar o "motivo".

jcpbs
22-06-2008, 05:57
Boas, depois de andar uns anos com compactas, a ultima sendo uma fuji E550 e depois de várias semanas a usar uma canon 400d (emprestada) e depois de ver o preço da D40, estou tentado a comprá-la. Uma SLR a este preço é realmente um caso a pensar, digo eu (para quem não tem uma, claro).

A minha pergunta. Deixei de ver nas lojas a canon 400d, só vejo a 450 ou a 350 (esta ainda se vende perto dos 500 euros...). Alguem sabe se o preço da 400d desceu?

É que se desceu, pode ser que a diferença de preço não seja muita, e acaba por ser uma melhor compra do que a D40 em alguns aspectos.

Obrigado.

tarzone
22-06-2008, 12:12
Ontem pareceu-me ver na Vobis do C. C. Almada a 349 Euros!

ruimoura
22-06-2008, 13:59
Boas, depois de andar uns anos com compactas, a ultima sendo uma fuji E550 e depois de várias semanas a usar uma canon 400d (emprestada) e depois de ver o preço da D40, estou tentado a comprá-la. Uma SLR a este preço é realmente um caso a pensar, digo eu (para quem não tem uma, claro).

A minha pergunta. Deixei de ver nas lojas a canon 400d, só vejo a 450 ou a 350 (esta ainda se vende perto dos 500 euros...). Alguem sabe se o preço da 400d desceu?

É que se desceu, pode ser que a diferença de preço não seja muita, e acaba por ser uma melhor compra do que a D40 em alguns aspectos.

Obrigado.

Não desceu, simplesmente desapareceram todas ;)

A diferença, se arranjares a D40 a 350 euros, ainda são quase 200 euros. Dá para uma 55-200 VR ;)

c3l5o
22-06-2008, 17:35
Ou para um SB-600 se quiseres um flash em condições para fazeres uns trabalhitos numas festas ;)

Ugoo
22-06-2008, 21:43
eu tive a ver a nikon este fim de semana e achei a maquina porreirita. quando ao desporto é este: http://youtube.com/watch?v=L3tf8gZ6bI8 chama-se agility e eu tambem pratico ou seja vou estar perto da pista. o que acham da nikon para este desporto. se for preciso lente adicional qual acham que deva comprar?

jcpbs
22-06-2008, 21:45
Grande ideia pessoal. Ia hoje comprar uma mas não consegui, vou ver se amanha compro. Entretanto encontrei uma Olympus E-410 por 420 euros. Continuo a gostar mais da D40, eheh, mais bonita, serve perfeitamento para o que quero fazer e o preço, claro mas a 410 está também a um bom preço. O que acham? A lente é uma 14-42.

ruimoura
22-06-2008, 22:36
Grande ideia pessoal. Ia hoje comprar uma mas não consegui, vou ver se amanha compro. Entretanto encontrei uma Olympus E-410 por 420 euros. Continuo a gostar mais da D40, eheh, mais bonita, serve perfeitamento para o que quero fazer e o preço, claro mas a 410 está também a um bom preço. O que acham? A lente é uma 14-42.

É inferior à D40, honestamente.

eu tive a ver a nikon este fim de semana e achei a maquina porreirita. quando ao desporto é este: http://youtube.com/watch?v=L3tf8gZ6bI8 chama-se agility e eu tambem pratico ou seja vou estar perto da pista. o que acham da nikon para este desporto. se for preciso lente adicional qual acham que deva comprar?

Para interior e para isso precisas de uma lente rápida e muito luminosa. Não vais encontrar essas coisas baratas ... Se não for nada muito profissional a 55-200 VR dá bem para isso.

jcpbs
23-06-2008, 04:05
É inferior à D40, honestamente.

Obrigado! Então essa fica fora de questão :)

Só mais três questões.
Embora eu não goste muito das maquinas da Sony, encontrei a Sony A200K + Lente DT 18-70mm F3.5-5.6 por 399 euros na worten.
Não gostei muito do conforto da Sony na minha mão. Parece feita de plastico, tipo brinquedo, lol e parece-me que com o tempo irá desmontar-se. A D40 comporta-se melhor devido à sua ergonomia e na própria utilização. Por isso a D40 é a eleita, mas...

Tendo em conta o preço, ficaria mal servido se ficasse com a A200K?
Sei que a Sony tem mais ruido em certos isos do que a Nikon ou Canon, etc, mas mais uma vez, pelo preço e em relação à D40 (e ambas usam sensor Sony)... estou um pouco indeciso!! Pelo que li, a Nikon comporta-se melhor em shots nocturnos do que a Sony. É verdade?

Quando faço a comparação entre as duas (e também com a Canon 400D) no Dpreview, existem algumas diferenças. O que reparei foi em 3 fps contra 2.5 (não faço desporto, lol), os 10 megas, o iso (3200 mas se tem ruido adicional...), bracketing, o duplo sistema de protecção contra pó, o Super SteadyShot e face recognition, acho eu. Também li algures que o shutter da A200K faz "demasiado barulho"...

Isto tudo faz compensar a compra da A200k em vez da D40? A qualidade da lente da A200 é melhor do que a da D40?

Depois desta já não chateio mais o pessoal! Se tivesse dinheiro disponivel nem fazia tantas perguntas mas como não tenho...

Obrigado!

Ugoo
23-06-2008, 12:12
então aconselham a d40 para fotografar o desporto mesmo que tenha de gastar duzentos euros numa lente o que importa é que a foto fique fixe.

ruimoura
23-06-2008, 12:15
Obrigado! Então essa fica fora de questão :)

Só mais três questões.
Embora eu não goste muito das maquinas da Sony, encontrei a Sony A200K + Lente DT 18-70mm F3.5-5.6 por 399 euros na worten.
Não gostei muito do conforto da Sony na minha mão. Parece feita de plastico, tipo brinquedo, lol e parece-me que com o tempo irá desmontar-se. A D40 comporta-se melhor devido à sua ergonomia e na própria utilização. Por isso a D40 é a eleita, mas...

Tendo em conta o preço, ficaria mal servido se ficasse com a A200K?
Sei que a Sony tem mais ruido em certos isos do que a Nikon ou Canon, etc, mas mais uma vez, pelo preço e em relação à D40 (e ambas usam sensor Sony)... estou um pouco indeciso!! Pelo que li, a Nikon comporta-se melhor em shots nocturnos do que a Sony. É verdade?

Quando faço a comparação entre as duas (e também com a Canon 400D) no Dpreview, existem algumas diferenças. O que reparei foi em 3 fps contra 2.5 (não faço desporto, lol), os 10 megas, o iso (3200 mas se tem ruido adicional...), bracketing, o duplo sistema de protecção contra pó, o Super SteadyShot e face recognition, acho eu. Também li algures que o shutter da A200K faz "demasiado barulho"...

Isto tudo faz compensar a compra da A200k em vez da D40? A qualidade da lente da A200 é melhor do que a da D40?

Depois desta já não chateio mais o pessoal! Se tivesse dinheiro disponivel nem fazia tantas perguntas mas como não tenho...

Obrigado!

Comparada com a Sony já se torna mais complicado, porque tem já algumas coisas mais avançadas que a tornam mais versátil em certos aspectos, e já vem com uma lente também um pouco mais versátil.

A esse preço sinceramente a escolha é complicada, a Sony a ISO alto perde nitidamente (ISO 1600), são conhecidas por serem um pouco lentas, mas as lentes estão, pelo que sei, fora de qualquer suspeita. Ah, e para o futuro tens uma gama de lentes um pouco caras, mesmo comparadas com as da Nikon (que tem lentes soberbas).

É complicado ... Com a Sony ficas com a máquina mais actualizada, mas a nível final de qualidade de imagem não vais ter mais qualidade que na D40. Espera por mais opiniões ;)

então aconselham a d40 para fotografar o desporto mesmo que tenha de gastar duzentos euros numa lente o que importa é que a foto fique fixe.

Não sou alto entendido na matéria, mas o que faz mais diferença é a lente que tens, se é rápida a focar ou não, e para interiores ou iluminação artificial se é luminosa ou não. Com a 55-200 VR já te safas, se as condições de luz não forem muito más.

jcpbs
23-06-2008, 14:12
Pois, concordo com o que tu dizes rui. Mais alguem que tenha Sony, se faz favor... lol.

Miked
23-06-2008, 14:27
tenho aqui uma F55, com uma objectiva da Nikkor 28/80mm, podia usar esta lente na D40?

o que ganhava, comparativamente à lente do kit Nikon D40 com kit 18-55 (http://www.colorfoto.pt/index.php?catalogo=1&categoria_id=177&produto_id=3088&indice=4&oldlimit=10)?

entre a d40 e a 400d qual a melhor, se é que se pode dizer assim.

(sou amador, lol)

jcpbs
23-06-2008, 14:31
A mais barata, lol, tou a brincar. Creio que a 400D. O melhor é experimentares cada maquina na loja para ver como é que te sentes com elas. Ambas têm uma qualidade fotográfica bem boa, ehehe. A minha duvida é com a da Sony...

Sobre a lente, acho que deve dar, no site da nikon existe um link com as lentes compativeis para a D40.

cmiguelq
23-06-2008, 20:25
Boas.....

Eu tenho uma Sony A200 faz 1 semana e meia....tb tive a mesma duvida que estas a ter.... mas os features que a Sony tem a mais, o tamanho do corpo e a lente fez-me virar pra Sony e nao estou nada arrependido....

O estabilizador de imagem, a limpeza de sensor nao fazem milagres mas ajudam bastante.... A sony a200 esta bastante mais rapida a focar que A100 e tem tb grande autonomia de bateria....

Todos os reviews elogiam a qualidade de imagem da maquina. Em Isos altos existem melhor, mas tb referem que se fotografares em RAW ela esta ao nivel da concorrencia.... em Jpeg em Isos altos é que perde....

Ja usei tb a D40 e continuo a preferir a A200. Encomendei na sexta a Tamron 70-300 por +- 160€.....

c3l5o
23-06-2008, 20:51
tenho aqui uma F55, com uma objectiva da Nikkor 28/80mm, podia usar esta lente na D40?

o que ganhava, comparativamente à lente do kit Nikon D40 com kit 18-55 (http://www.colorfoto.pt/index.php?catalogo=1&categoria_id=177&produto_id=3088&indice=4&oldlimit=10)?

entre a d40 e a 400d qual a melhor, se é que se pode dizer assim.

(sou amador, lol)

Funciona mas em principio perdes o autofocus! ou seja vais ter de andar a focar manual!

É veres se a objectiva é uma AF-S ou AF-I

jcpbs
23-06-2008, 21:54
Boas.....

Eu tenho uma Sony A200 faz 1 semana e meia....tb tive a mesma duvida que estas a ter.... mas os features que a Sony tem a mais, o tamanho do corpo e a lente fez-me virar pra Sony e nao estou nada arrependido....

O estabilizador de imagem, a limpeza de sensor nao fazem milagres mas ajudam bastante.... A sony a200 esta bastante mais rapida a focar que A100 e tem tb grande autonomia de bateria....

Todos os reviews elogiam a qualidade de imagem da maquina. Em Isos altos existem melhor, mas tb referem que se fotografares em RAW ela esta ao nivel da concorrencia.... em Jpeg em Isos altos é que perde....

Ja usei tb a D40 e continuo a preferir a A200. Encomendei na sexta a Tamron 70-300 por +- 160€.....

Boas, acabei por comprar a D40. A decisão ficou mais facil pois a ultima A200 tinha acabado de ser vendida e como só havia uma D40... Obrigado pela informação. Em menos de 1 hora já tirei umas 100 fotos com um cartão de 256 megas (era o que tinha à mão, lol). A tirar, ver, rever e a apagar, ehehe, a experimentar tudo. O engraçado é que a minha namorada anda a tirar melhores fotos do que eu... :eek: e eu a pensar que era o criativo!!!

Basicamente, quem comprar a D40 ou a A200 fica bem servido, no meu entender.

Onde é que compraste a Tamron?

Obrigado.

cmiguelq
23-06-2008, 22:03
Boas, acabei por comprar a D40. A decisão ficou mais facil pois a ultima A200 tinha acabado de ser vendida e como só havia uma D40... Obrigado pela informação. Em menos de 1 hora já tirei umas 100 fotos com um cartão de 256 megas (era o que tinha à mão, lol). A tirar, ver, rever e a apagar, ehehe, a experimentar tudo. O engraçado é que a minha namorada anda a tirar melhores fotos do que eu... :eek: e eu a pensar que era o criativo!!!

Obrigado.

Comprei na digiwowo....

Foi a Tamron, dois CF extreme III de 2gb cada.... ficou 208€ ja com portes.

ps: Em relaçao a escolha tb acho que ficavas bem servido com qq uma.

ruimoura
23-06-2008, 22:06

Obrigado.

Parabéns pela compra.

Quanto a lentes, tens que ter em conta, para a D40, se têm motor interno, senão só podes focar à mão ;)

|ferrari|
23-06-2008, 23:48
(...)

Eu tenho uma Sony A200 faz 1 semana e meia.... (...)

Pessoalmente gosto bastante da A200, não tem nada a ver com a A100 e é um alternativa interessante às existentes. Mesmo depois da A350/A300 continuo a preferir a A200 - obviamente estipulando qualidade/ preço.
Acho que fizeste uma boa compra ;)

A nível de lentes, tens um bom leque, e quem compra das marcas ditas da concorrência, tens bom material. Sai um pouco mais tarde que para o sistema canikon mas acaba por sair.

Relativamente à Tamron a minha opinião já não é tão favorável, mas compreendo que dentro do preço não hajam grandes opções.

jcpbs esse cartão de 256 é que não dá para nada. Começa a explorar o raw, e se puderes dá uma leitura no manual, faz diferença ;)
Depois é como disseram, atenção na compra de lentes com motor de focagem e estás bem equipado.

cmiguelq
23-06-2008, 23:52
Pessoalmente gosto bastante da A200, não tem nada a ver com a A100 e é um alternativa interessante às existentes. Mesmo depois da A350/A300 continuo a preferir a A200 - obviamente estipulando qualidade/ preço.
Acho que fizeste uma boa compra ;)

A nível de lentes, tens um bom leque, e quem compra das marcas ditas da concorrência, tens bom material. Sai um pouco mais tarde que para o sistema canikon mas acaba por sair.

Relativamente à Tamron a minha opinião já não é tão favorável, mas compreendo que dentro do preço não hajam grandes opções.

jcpbs esse cartão de 256 é que não dá para nada. Começa a explorar o raw, e se puderes dá uma leitura no manual, faz diferença ;)
Depois é como disseram, atenção na compra de lentes com motor de focagem e estás bem equipado.

Eu percebo o que dizes em relaçao a Tamron.... mas tendo em conta o preço é excelente.... e dpois de ver as fotos que se consegue tirar com ela.....

http://www.pixel-peeper.com/lenses/?lens=9

Nesta fase da minha vida a Tamron é uma excelente escolha, pelo menos eu penso que sim.

mundano
24-06-2008, 00:01
Não tenham pressa em comprar logo 3 ou 4 lentes.. A lente de kit dá para 90 e tal por cento das situações do dia a dia..

Eu influenciado por esta ideia de que é preciso ter obrigatoriamente uma teleobjectiva comprei uma Nikkor 70-300 VR.. A lente é excelente, mas simplesmente não a uso, porque não se adequa minimamente ao meu estilo de fotografia.

Enfim, arrependi-me da compra e resolvi vende-la enquanto é +/- nova para não perder muito dinheiro.. 5ª feira já vou entrega-la a um novo dono..

Com isto, só perdi tempo e dinheiro.

Fica o conselho para quem está a começar agora. Primeiro explorem a lente de kit até ao máximo, depois sim, saberão que lente vos faz falta, e pode nem ser uma tele, pode ser uma lente grande angular, ou uma macro, quem sabe uma lente fixa de grande abertura para jogar com a profundidade de campo.. etc.. etc.. Evitem é comprar lentes que não se adequem a voces, porque isso é só perder dinheiro e tempo.

cmiguelq
24-06-2008, 00:05
Fui agora ver a encomenda ainda se encontra em "pending".... nao percebo pq....

A lente fica em 139€, uma pechincha....

Gandalf
24-06-2008, 00:12
Qual a lente cmiguelq? Ando a procura de uma do genero e talvez seja uma boa opçao.
Tb tenho uma D40 ;)

edit: ja vi ;)

c3l5o
24-06-2008, 00:33
Eu por exemplo acabei de gastar guito numa 50mm f/1.8 mais por fetiche que por necessidade... Podia ter guardado o dinheiro e ter comprado um flash externo que provavelmente seria mais indicado para o tipo de fotos que tenho feito...

É preciso ponderar bem as opções quando se tem um orçamento reduzido e se está a começar :(

jcpbs
24-06-2008, 01:03
Pois, a lente fica para depois, não tenho dinheiro para tudo e como dizem, e bem, tenho que explorar bem a lente.

A maquina já tem um cartão de 2 gigas lá no slot, eheh. Eu tenho varios cartões SD, assim é menos dinheiro que gasto. Se fosse para a Sony, era mais uns euritos.

Estou bastante contente de como a maquina se porta à noite.

Abraço!

Marat
24-06-2008, 03:12
Faço uso do topico para saber qual a lente que acham melhor para fotografar paisagens,desporto e meia dúzia de macros,não esquecendo que possuo uma D40...
Gostava de saber algumas opiniões.
Obrigado e ja agora que tendo em atenção o preço\qualidade, pois por aqui não abunda muito guito :P
AH ja me estava a esquecer,ja agora que fosse luminosa quanto baste,sei que é pedir muito,mas ...

Warlord
24-06-2008, 11:17
c/ boa qualidade nao existe tal lente, vais precisar de pelo menos duas, uma wide para paisagens e uma zoom para desporto e algum macro.

se kiseres sacrificar a qualidade, encontras algumas, por exemplo a Sigma 18-200

Wilson Martins
24-06-2008, 19:27
Recentemente adquiri uma D40 e já sinto falta de ter uma mochila para a transportar!
O que recomendam; mochila, e não saco; para transportar esta máquina?

Warlord
24-06-2008, 20:15
Para a minha makina acabei por comprar uma mochila, acho k cansa bem menos em viagens/caminhadas.

Fui pra Lowepro Slingshot 100AW (http://products.lowepro.com/product/SlingShot-100-AW,2034,4.htm), e bastante funcional embora 1 pouco cara (a qualidade paga-se). No entanto tens uma da Berg mt semelhante na sportzone e bem mais barata.

Da para a makina c/ objectiva, 2 lentes extra e ainda tem alguma arrumacao p acessorios (cartoes de memoria, baterias, filtros, etc)

Marat
24-06-2008, 20:27
Então Warlord que aconselhas para wide e para 2ª lente???
É claro que vou querer apostar em qualidade.
Diz-me de tua justiça. :009:

Warlord
24-06-2008, 21:01
Precisas mm de mais wide k lente de a kit?

Para zoom concordo k fica a faltar mt, tb ando a procura de uma zoom para mim, no meu caso ja decidi k vou pra 55-250 IS (~300€), se tivesse nikon axo k iria para o ekivalente, a AF-S DX VR Zoom-Nikkor 55-200 mm f/4-5,6G IF-ED.

Mas atencao k cm tenho canon nao andei a peskisar sobre lentes p/ nikon, tlvz alguem daki tenha outra sugestao ou alguem k tenha a lente diga se presta ou nao.

mas pelo k vi (p/ canon) nem a sigma nem a tamrom teem objectivas c/ qualidade e estabilizador de imagem a um preco acessivel, deduzo k tb n existam p/ nikon.

eu deixava a wide para depois, pelo menos para mim a lente de kit serve para agora, ja k ainda e mais wide k a minha P&S, por isso ja estou habituado ;)

Arrakis_Dune
25-06-2008, 00:09
bem, apos comprar o comando IR para a D40, que por acaso recomendo pela facilidade de utilização vs preço, vinha questionar um bom Hood para a lente default 18-55, nem tanto pelo sol, mas pela chuva, que me lixou as fotos todas de são joão, porque o Uv filter ficou com algumas gotas, e é algo que queria ter para a lente..

A questão é, pode-se ou consegue-se ter as duas coisas, Uv filter + hood na lente, e se sim alguem me indica o modelo a comprar?

Obg

|ferrari|
25-06-2008, 00:27
Podes ter o UV e o hood, a questão só se torna problemática se precisares de rodar o filtro, como nos polarizadores.
Relativamente aos hood's, creio que não existe grande ciência, mas os com forma de flor tem um melhor aproveitamento, e costumam resultar melhor.

Se usaste flash no s-joao, não ias querer ter o hood :D
Quanto for assim, limpa o filtro à vontade, se riscar é um filtro, não a lente

Arrakis_Dune
25-06-2008, 09:17
Agora é tarde, o hood era mesmo por causa da chuva molha-parvos, fiquei com a maior parte das fotos com gotas.. Enfim.. Ja andei a ver, mas vejo hoods bem mais compridos em algumas lentes que não encontro @ ebay e etc

c3l5o
25-06-2008, 10:33
Os hoods compridos normalmente só se encontram em lentes tele pois em lentes com distâncias focais têm obrigatoriamente de ser mais curtos senão apareciam na foto!

computador000
25-06-2008, 12:29
Boas. Alguem me sabe dizer se com a lente de kit da d40 (18-55) ja consigo uma melhor qualidade do que com um fuji 6500? Eu comprei esta fuji a um ano e meio e neste momento sinto que gostaria de ter algo melhor pois ela ja "da de si" em algumas situacoes. Acham que isso ja será possivel com a lente de kit? Estou a pensar no futuro apetrechala com outras lentes mas ate la...

rekarde
25-06-2008, 12:51
Recentemente adquiri uma D40 e já sinto falta de ter uma mochila para a transportar!

Eu segui um conselho que me deram aqui no tópico e comprei uma mochila destas:
http://www.niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=9&products_id=90

O preço/qualidade é muito bom. A mochila tá perfeita para o que eu quero, tem capacidade para a máquina mais 3 ou 4 objectivas (eu só tenho mesmo uma, mas uso o espaço para transportar uma point&shot carregadores e afins).

Marat
25-06-2008, 13:43
rekardeCitação:
Post Original de Wilson Martins http://www.techzonept.com/images/styles/newtzstyle/buttons/viewpost.gif (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=3133276#post3133276)

Eu segui um conselho que me deram aqui no tópico e comprei uma mochila destas:
http://www.niobo.pt/shop/index.php?m...products_id=90 (http://www.niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=9&products_id=90)

O preço/qualidade é muito bom. A mochila tá perfeita para o que eu quero, tem capacidade para a máquina mais 3 ou 4 objectivas (eu só tenho mesmo uma, mas uso o espaço para transportar uma point&shot carregadores e afins).

Também possuo essa mochila e acredita que pelo preço dela,fizeste uma boa compra.
Estou bastante contente com ela.

computador000
25-06-2008, 14:39
Boas.

Estava a pensar comprar uma Nikon D40 + 18-55 + 18-200 VR mas queria saber se com isto já me safo nas 3 principais areas que quero "cobrir":
-paisagens sem zoom;
-alguma vida animal(logo algum zoom é necessario);
-macros;
-fotos do dia a dia(festas...);

O que acham? Devo escolher outras lentes? Obrigado.

Warlord
25-06-2008, 14:40
talvez tenhas de substituir a lente kit por uma melhorzinha, por exemplo a tamron

computador000
25-06-2008, 14:44
Eu sou novo nestas andanças mas porque dizes isso?

Warlord
25-06-2008, 15:20
a lente de kit nao e "grande espingarda", tendo em conta k vais comprar a 18-200 VR, nao precisas da 18-55 kit ja k a nivel de qualidade de imagem nao vais ter grandes vantagens e a 18-200 cobre os 18-55...

no entanto se fores para uma 18-55 melhorzinha, ai sim ja podes notar diferenca a nivel de IQ.

computador000
25-06-2008, 15:31
Ok obrigado pela ajuda. Entao , e sabendo que eu vou comprar o kit a d40 com a 18-55(se desse pa comprar so o corpo era excelente mas como não dá....), e tendo em conta o tipo de fotografia que quero fazer o que me aconselhas? Eu estava a pensar gastar ao todo uns 1000euros e ficar com uma máquina para muitos anos. Obrigado

SideWalker
25-06-2008, 15:32
Ou entao, em vez da 18-200, compra a 55-200, que é bem mais barata.

computador000
25-06-2008, 15:37
Mas como disse em cima gostaria de gastar perto de 1000euros e obter a melhor qualidade possivel. Com isso em mente que opcoes tenho?

Warlord
25-06-2008, 15:43
C/ orcamento de 1000€ compras uma makina melhor k a D40, tens por exemplo a CANON EOS 450D + 18-55IS + 55-250IS por 1050€ na colorfoto.pt

Ja vem c/ lentes para td o k keres.

Tb tens D40 so corpo a venda em algumas lojas...

D40 + objectiva AF-S DX 18-55 mm + objectiva AF-S DX 55-200 mm = 562€ na pixmania

computador000
25-06-2008, 15:54
Esse ultimo "pack" da D40 parece-me porreiro(se bem que é claro que há mt melhor). Estive a ler umas reviews sobre as lentes e não me parecem nada por aí além. Agora é o seguinte como estive a ler alguma coisas as tantas depareime com este site: http://www.kenrockwell.com/tech/d200-d80-d70-d50-d40-5d-xti.htm, que basicamente ( e para o uso amador que vou dar a maquina) me fez ver que de facto a D40 é a máquina para mim.

Agora a questão é : quais as melhores lentes que posso arranjar? Como tu disseste esse pack d40 fica em 600 euros pelo que "sobram" 400. Assim o que eu quero é, sabendo que compro uma d40, quais são as melhores lentes que me darão a melhor qualidade possivel??

Mesmo que o orçamento aumente isso não é mt relevante, pk ao comprar o kit 18-55 ja me vou desenrascando e depois os extras(outras lentes) hão de chegar :P. Obrigado

computador000
25-06-2008, 16:14
Bem pelo que estou a ler por aqui, de facto o melhor que tenho a fazer é comprar o kit com a 18-55 e dedicarme a fotografia. Dps logo vejo se o que preciso é de uma wide, de uma macro ou de uma telezoom. De qualquer maneira que boas lentes macro recomendam? e atendendo que fico contente com a 18-55 que telezoom (ate 200mm não preciso de mais) oferece melhor qualidade? Obrigado.

SideWalker
25-06-2008, 16:15
Se estás mesmo decidido pelo d40, acho que fazias melhor em ir compra-la à worten onde está por 350€ e mandavas vir a 55-200 vr (a do pack da pixmania não é a vr) da net que encontras a 200€. Com o resto do dinheiro compras um flash externo (um bom flash dá um jeito enorme e abre um mundo de possibilidades, mas tende a ser negligenciado) e uma 50 f1.8, por exemplo. Ou uma grande angular estilo a sigma 10-20. Ou uma lente para macro. Depende do que depois gostares de fazer.

computador000
25-06-2008, 16:25
Pois é isso. E sim é na worten que a vou comprar. Agora isso do que compro depois lá para o final do ano(depois de andar o verão com a maquina) logo vejo.

PS: Que lindo avatar SideWalker.

Warlord
25-06-2008, 16:27
a 55-200 vr parece-me o complemento ideal (qualidade/preco) para a lente de kit.

mundano
25-06-2008, 19:10
Podes ter o UV e o hood, a questão só se torna problemática se precisares de rodar o filtro, como nos polarizadores.
Relativamente aos hood's, creio que não existe grande ciência, mas os com forma de flor tem um melhor aproveitamento, e costumam resultar melhor.

Se usaste flash no s-joao, não ias querer ter o hood :D
Quanto for assim, limpa o filtro à vontade, se riscar é um filtro, não a lente

A lente de kit da D40 salvo erro roda ao focar... Pelo que não pode ser um em forma de flor.. Tem que ser um daqueles redondos em forma de cone.

jcpbs
26-06-2008, 02:11
Epá, compro a maquina na segunda à tarde e hoje baixam mais 5 euros no preço, lol. Tipo 349 euros para 344 euros na worten. Se calhar ainda vou reclamar...

Já agora, para quem comprou a D40 recentemente, o CD do Picture Project vinha incluido? É que no meu não vinha, fui à loja e nenhum Kit (só havia o de exposição) tinha. No site da Nikon pt e no próprio manual vem lá a informação que faz parte do kit, de como instalar, etc. Os gaijos da loja vão entrar em contacto com o fornecedor para averiguar o que se passa.
O unico Cd que trazia o meu kit é um SUITE com o Viewer da nikon mais uns demos.

P.S. Esta lente já tem AF (sei que exite mas no site fico sem saber)? E o preço? Vale a pena? http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03819448&oid=9|10075&c==

c3l5o
26-06-2008, 03:24
Essa lente não é a versão HSM logo não vai ter autofocus na D40...

jcpbs
26-06-2008, 03:35
Hummmmm............ Ok, pena, mas o preço está fixe?

SideWalker
26-06-2008, 12:07
É o preço normal dela. E a versão motorizada para d40 custa o mesmo. Mas a comprares essa lente compra a versão APO. São mais 100€, mas vale a pena.

mundano
26-06-2008, 12:17
Essa lente não é a versão HSM logo não vai ter autofocus na D40...

Não tem que ser HSM, a Sigma agora também tem versões motorizadas (com micromotor e não motor ultrasonico HSM) dessa lente..

Mas eu pessoalmente desaconselho a comprar a versão normal da 70-300, para isso vale mais comprar a Tamron..

Na Sigma, a escolha certa é a 70-300 APO (motorizada)... Que é por excelência a teleobjectiva dos tesos.. :lol:

Wilson Martins
26-06-2008, 13:16
Epá, compro a maquina na segunda à tarde e hoje baixam mais 5 euros no preço, lol. Tipo 349 euros para 344 euros na worten. Se calhar ainda vou reclamar...

Já agora, para quem comprou a D40 recentemente, o CD do Picture Project vinha incluido? É que no meu não vinha, fui à loja e nenhum Kit (só havia o de exposição) tinha. No site da Nikon pt e no próprio manual vem lá a informação que faz parte do kit, de como instalar, etc. Os gaijos da loja vão entrar em contacto com o fornecedor para averiguar o que se passa.
O unico Cd que trazia o meu kit é um SUITE com o Viewer da nikon mais uns demos.

P.S. Esta lente já tem AF (sei que exite mas no site fico sem saber)? E o preço? Vale a pena? http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03819448&oid=9|10075&c= (http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03819448&oid=9%7C10075&c=)=

Boas!!

Eu comprei duas D40 no espaço de uma semana em lojas diferentes e da primeira vez que comprei vinha o Picture Project, mas não vinha a cena de Sócio NIKONISTAS.
Mas da segunda vez que comprei não trazia o Picture Project mas trazia a cena de Sócio. Se te fores registar em www.nikonistas.com depois podes ir fazer download do programa.

jcpbs
26-06-2008, 17:07
Boas!!

Eu comprei duas D40 no espaço de uma semana em lojas diferentes e da primeira vez que comprei vinha o Picture Project, mas não vinha a cena de Sócio NIKONISTAS.
Mas da segunda vez que comprei não trazia o Picture Project mas trazia a cena de Sócio. Se te fores registar em www.nikonistas.com (http://www.nikonistas.com) depois podes ir fazer download do programa.

Duas? Assim é que é, lol.

Obrigado pela informação. Vou-me registar então!

Colmarino
27-06-2008, 18:26
A minha D40 comprada em Maio trazia o Picture Project mas nada de cenas nikonistas.

c3l5o
29-06-2008, 20:38
Não sei se já tinha sido postado, mas aqui fica este link com a lista das lentes compatíveis com a D40, D40x e D60.

http://www.nikonians.org/forums/dcboard.php?az=show_topic&forum=152&topic_id=13319

Arrakis_Dune
30-06-2008, 14:33
Bom post, dará imenso jeito ;)

Coquus
30-06-2008, 20:35
Alguem me pode dar umas dicas em relação à D40?
Sei que está a 350€ na worten e que me parece ser um bom negócio por aquilo que ando a ler.

Ando a procura de máquina pra começar a aprender modos manuais e tirar umas fotos de jeito...
As hipóteses eram Fuji S5800, Panasonic FZ8 ou FZ18.
Mas tenho visto que em fotos à noite revelam alguma dificuladade e em Iso a partir de 200 e 400 perdem bastante qualidade.

Caso escolha uma Nikon D40 fico muito melhor servido?
Preciso de comprar outra lente imediatamente ou a do kit (D40 + AF18-55NIKON (http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03728584&oid=&c=)) serve para a maioria das situações?

Vale a pena a D40 ou visto a falta de experiência recomenda-se uma das acima mencionadas?

Warlord
30-06-2008, 20:43
a lente de kit ekivale aprox. ao zoom 3x de uma compacta, se conseguires viver c/ isso n precisas de mais...

Rui Marto
01-07-2008, 00:25
Preciso de comprar outra lente imediatamente ou a do kit (D40 + AF18-55NIKON (http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03728584&oid=&c=)) serve para a maioria das situações?

Não. Como o Warlord disse é uma lente com apenas 3x de zoom, mas tem 3x de zoom com focais mais curtas que as habituais numa compacta. A típica compacta vai dos 35 aos 105mm, enquanto essa 18-55 na D40 vai dos 27 aos 82.5mm.
Na minha opinião (e é mesmo apenas a minha opinião) a 18-55 é uma lente que serve para muito poucas coisas. Para mim uma máquina tem que dispor de focais pelo menos acima dos 100mm.
A razão da minha opinião tem a ver com os retratos. Para mim os 82.5mm são quase o limite mínimo para retratos, mesmo assim já obrigam a estar demasiado próximo da pessoa.

Agora, entre as várias máquinas, se só queres gastar esse dinheiro, vai para uma das bridges. Se sabes o que é uma SLR e estás consciente dos contras delas (peso, andar com lentes atrás, etc), e se não te importas de daqui por uns tempos dar mais 200€ por uma 55-200 VR, a Nikon D40 é uma óptima escolha.
(Isto assumindo que tens interesse pela fotografia)

jcpbs
01-07-2008, 12:23
Lol, já tirei mais de 1300 fotos em 5 dias com a D40. A experimentar, etc. Estou muito satisfeito. E pelo preço que foi...

Já tenho o picture project. Fui buscá-lo ao site dos nikonistas.

Tive com uma D80 e prefiro a D40 para utilização diária (o dono da d80 ficou surpreendido com a "performance" da irmã mais pequena, lol). E em termos de tamanho, nem acho muito grande comparada com as outras...

Queria comprar uma protecção para o ecrã mas não encontro nada nas lojas... Alguêm sabe onde comprar (sem ser online)? E Filtros UV, qualquer marca serve (tipo sigma, etc) ou recomendam alguma em especial?

Obrigado!

Arrakis_Dune
01-07-2008, 13:40
Ebay, ou então colorfoto, ou então é procurares.. No ebay compras as protecções, como tb compras os filtros, etc

Filtros = hoya ou superior, mas ai já gastas e bem, 40€ média, mas vale sp a pena

ruimoura
01-07-2008, 15:46
Lol, já tirei mais de 1300 fotos em 5 dias com a D40. A experimentar, etc. Estou muito satisfeito. E pelo preço que foi...

Tive com uma D80 e prefiro a D40 para utilização diária (o dono da d80 ficou surpreendido com a "performance" da irmã mais pequena, lol). E em termos de tamanho, nem acho muito grande comparada com as outras...

Queria comprar uma protecção para o ecrã mas não encontro nada nas lojas... Alguêm sabe onde comprar (sem ser online)? E Filtros UV, qualquer marca serve (tipo sigma, etc) ou recomendam alguma em especial?

Obrigado!

Para protecção do ecrã da minha comprei umas protecções que há na worten para a PSP (inicialmente era para a PSP), e como são enormes, e vinha com 3, cada protecção dá para fazer duas para a D40 (basta cortar a meio). Já me safou uns valentes riscos, tenho a protecção toda riscada de umas chaves que por engano foram parar ao saco da máquina um dia, e se não tivesse a protecção ia ser um desastre ...

pedarau
01-07-2008, 16:22
Aproveito para postar aqui a minha dúvida e assim evitar a abertura de um novo tópico.
Estou indeciso entre a Nikon D40 e a Sony A200.
A Sony encontra-se a 400€ enquanto que a Nikon a 350€.
Neste momento tenho uma Fuji S5700 e queria dar o "pulo" para as Reflex.
Qual me aconselham?

Obrigado
Abraços

ruimoura
01-07-2008, 17:37
Aproveito para postar aqui a minha dúvida e assim evitar a abertura de um novo tópico.
Estou indeciso entre a Nikon D40 e a Sony A200.
A Sony encontra-se a 400€ enquanto que a Nikon a 350€.
Neste momento tenho uma Fuji S5700 e queria dar o "pulo" para as Reflex.
Qual me aconselham?

Obrigado
Abraços

Já foi discutido isso há pouco tempo, não sei se aqui neste tópico ou noutro, tenta pesquisar um pouco, de certeza que tens lá resposta para a tua dúvida.

pedarau
01-07-2008, 17:55
Desde já obrigado mas não consegui encontrar nada em concreto...
Pelo que li neste tópico parece-me que a Nikon será uma máquina de superior qualidade relativamente à Sony, mas... gostava de certezas da parte de quem percebe da "poda".

Obrigado

ruimoura
01-07-2008, 21:18
Desde já obrigado mas não consegui encontrar nada em concreto...
Pelo que li neste tópico parece-me que a Nikon será uma máquina de superior qualidade relativamente à Sony, mas... gostava de certezas da parte de quem percebe da "poda".

Obrigado

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=145512&page=14
Nessa página já alguém perguntou pelo mesmo. Mais do que isso não te posso ajudar :\

Quito
02-07-2008, 03:53

Obrigado!

Boas!

Em relação às protecções para o ecrã, também tens umas de 3 polegadas à venda na FNAC por cerca de 8€ (packs de 3 acho eu...)

rekarde
03-07-2008, 14:09
e se não te importas de daqui por uns tempos dar mais 200€ por uma 55-200 VR, a Nikon D40 é uma óptima escolha.

Já agora, aproveito para colocar uma dúvida em relação a uma segunda lente.

Gosto de tirar fotos aproximadas, mas não precisa de ser do género de ver os olhos das moscas, no entanto tb gosto de ir para o campo com a máquina... daí procurar um certo equilíbrio na compra de uma segunda lente.

Como já estou relativamente satisfeito com a lente do kit para fotos aproximadas, ainda vou ter melhores resultados com a 55-200 VR?

Rui Marto
03-07-2008, 14:52
Como já estou relativamente satisfeito com a lente do kit para fotos aproximadas, ainda vou ter melhores resultados com a 55-200 VR?

Se o que queres é mais ampliação, não te sei responder. Depende do quanto perto a 55-200 VR conseguir focar, mas sendo uma 55-200mm também não precisa focar tão perto quanto a do kit.

ruimoura
03-07-2008, 14:52
Já agora, aproveito para colocar uma dúvida em relação a uma segunda lente.

Gosto de tirar fotos aproximadas, mas não precisa de ser do género de ver os olhos das moscas, no entanto tb gosto de ir para o campo com a máquina... daí procurar um certo equilíbrio na compra de uma segunda lente.

Para fotografia macro a 55-200 VR não é grande espingarda, a 18-55 faz melhor serviço. A 18-55 foca a 30 cm, a 55-200 VR só foca a 110 cm ...

Rui Marto
03-07-2008, 16:25
Para fotografia macro a 55-200 VR não é grande espingarda, a 18-55 faz melhor serviço. A 18-55 foca a 30 cm, a 55-200 VR só foca a 110 cm ...

Os 200mm não compensam isso?

c3l5o
03-07-2008, 16:55
Sim mas penso que a 18-55 a 55mm é mais sharp que a 55-200mm a 200mm... Seja como for a 18-55mm está muito londe de ser uma verdadeira macro... Desenrasca com uns crops, mas depois para imprimir já se sabe como é... E até mesmo para ver no ecrã as coisas perdem muita resolução...

rekarde
03-07-2008, 16:55
É precisamente essa a minha questão. :)

Eu sei que mais valia comprar uma lente macro, mas acho que o que ganhava com a macro, perdia com as fotos ao ar livre... e prefiro o contrário.

Mas tinha realmente a ideia que, apesar de não ser uma lente ideal para macro, conseguiria prestações melhores q a 18-55mm. :)

|ferrari|
03-07-2008, 16:56
A 70-300mm foca a 70cm sensivelmente.
Para mim, compensa com a distancia focal mas também não faço propriamente macro.
Se o fizeres opta por uma outra lente, ou kit mais extensions tubes por exemplo.

Rui Marto
03-07-2008, 16:57
Podes ainda optar por uma prime, ficas é sem zoom.

c3l5o
03-07-2008, 17:04
AS primes de macro ainda custam uns trocos pelo menos para depois usares só para macro... :X

ruimoura
03-07-2008, 18:34
Os 200mm não compensam isso?

Não, nem por isso. Para macro é melhor a 18-55, mesmo.

Com a 50mm f/1.8 é que se conseguem já fazer umas coisitas, porque foca a cerca de 20 cm.

c3l5o
03-07-2008, 18:39
A ultima versão não foca a 20cm... A que eu tinha tem uma distância mínima de foco de 45cm... Faz umas coizinhas nos crops porque é realmente umas das mais sharp que a nikkor fabrica...

Tive a ver, a versão de 1986 é igual...

Arrakis_Dune
05-07-2008, 10:22
Boas, precisava tambem (visto que estou a analisar várias lentes actualmente) de opiniões relativamente á Nikkor AF-S VR 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED Lens

Irei investir se conseguir numa wide e numa tele futuramente, para a Wide tou cheio de indecisões, e é mais cara que em principio a tele, logo ando tb a analisar opções, e fico indeciso se a Nikkor compensa em relação á Tamron e Sigma no mesmo segmento, devido á escalada de pelo menos 100 a 150€ no preço relativo ás concorrentes.

Tudo isto claro com opção D40, o que me leva tb a algumas duvidas, devido ao motor ter de ser interno, o que nete caso me obriga a ser selectivo mesmo, se bem que a Sigma que me vai chegar parece ser excelente, se gostar, queria mesmo depois pensar numa Tele nova, e esta Nikkor nao roda o elemento frontal, dá-me jeito para o Cokin Holder..

Obrigado

mundano
06-07-2008, 00:56

Obrigado!

Hoya é sempre uma boa aposta, porque é um dos maiores fabricantes de vidro optico do mundo. Então toda a linha deles é de boa qualidade e multicoated.. Mesmo os filtros mais baratos.

misery
06-07-2008, 20:19
Boas tardes,

Eu possuidor de uma fuji 6500fd, mas estou a pensar comprar uma reflex.
A minha questão é simples, será que a Nikon D40 será uma maquina a ter em conta, ou devo guardar mais uns trocos para comprar outro modelo mais "recente"/"avançado" ficando um pouco mais actualizado?

Tiro fotografias de todos os estilos, desde a minha filha, a desportos motorizados, passando pelas fotos de ferias. (não sou um profissional mas gosto muito do hobby)

Obrigado!

Rui Marto
06-07-2008, 21:49
Depende do orçamento... Quanto melhor o corpo, melhor. lol Mas se quiseres já mais que uma lente podes sempre poupar no corpo e investir nas lentes.

misery
06-07-2008, 22:16
Depende do orçamento... Quanto melhor o corpo, melhor. lol Mas se quiseres já mais que uma lente podes sempre poupar no corpo e investir nas lentes.

O orçamento é para ir disponibilizando consoante o tempo vai passando.
Para já a ideia seria ou comprar a D40 mais lente do kit, ou esperar e comprar D80 ou 450D.

A questão era (embora de resposta +/- obvia) se da fuji para a d40 a diferença se justifica assim tanto ou se é mais viavel esperar para comprar um corpo melhor.

Rui Marto
06-07-2008, 22:22
Vais sempre notar uma grande diferença, seja a D40 ou outra mais recente. Não é por estar desactualizada que uma SLR é má. Simplesmente as novas vão melhorando aos poucos e poucos. Muitas vezes saem SLRs novas que não trazem quase melhorias nenhumas.

Pondo as coisas de outra forma, vais notar muito mais diferença da Fuji para a D40, do que notarias de uma D40 para uma D60.

misery
06-07-2008, 22:25
Ok,

Vou ponderar, mas possivelmente vou optar por comprar a d40, e depois o investimento irá recair sobre as lentes. Até porque mais tarde se há alguma coisa que se "aproveita" são as lentes, e caso evolua para outro corpo vou continuar a ter hipotese de as usar.

Obrigado Rui pela paciencia!

mundano
08-07-2008, 01:43
Para os que compram a D40 com ideia de comprar uma 55-200 VR, agora existe uma proposta alternativa muito aliciante.

No Media Market tem a Nikon D60 + 18-55 VR + 55-200 VR + Bolsa + SD 2 GB + tripézito, por 639€...

Só a 55-200 VR já vale praticamente a diferença..

ebmac
08-07-2008, 07:18
Já aqui falei do problema que encontrei a nível digital na Nikon. Responderam-me até que o problema era do software que estava a usar, o que é completamente errado. Após uma pesquisa no Google encontrei a resposta, que o problema é mesmo das máquinas da Nikon, apenas sei isto da D40, ATENÇÃO!!! O problema é que não conseguimos visualizar as fotos como as tirámos, ao escolher na máquina um modo de "Optimized Image" este não tem qualquer efeito nas aplicações de imagem/fotografia (uso várias), o que assim sendo não serve para nada escolher na máquina uma vez que a seguir vou ter de editar tudo à unha!!! É que não serve mesmo para nada mas… Mas não está tudo perdido!!! Afinal dá para visualizar como tirámos realmente a foto, só o dá é se tivermos o CaptureNX, que bom… :mad:
Isto na Canon nunca me aconteceu, faço o meu Custom e qualquer aplicação o detecta, fácil e sem obrigações de ter mais uma aplicação no sistema…
Como o título diz isto é apenas um conselho para quem usa a Nikon D40, não é flame alguma porque eu até gosto bastante das máquinas da Nikon (não da D40) :) mas mesmo assim continuo a preferir Canon.

c3l5o
08-07-2008, 13:56
O problema que referes é mesmo com o software, tem a ver com o facto de o formato NEF ser fechado, logo quem o processa tem de fazer reverse engeneering ao formato.

Com o Capture NX não acontece porque é o unico que funciona com a totalidade do NEF.
A canon tb tem os seus problemas, por exemplo nos CR2 da minha 400d não tenho thumbnails... E isso dá muito jeito para quem usa photoshop e não quer ir ao bridge ou ao lightroom.

Arrakis_Dune
08-07-2008, 14:36
E as outras máquinas da Nikon? Já suportam?

Abraços

Warlord
08-07-2008, 14:54
eu tenho thumbnails :P nao tens pq nao keres (ou nao sabes ou usas mac). A canon tem software k faz enable dos thumbails CR2 em windows (xp e vista).

saca aki: http://software.canon-europe.com/products/0010371.asp

c3l5o
08-07-2008, 16:11
E as outras máquinas da Nikon? Já suportam?

Abraços

Penso que se passe isto com todas as maquinas da Nikon... :/ Pelo menos vejo muita foto de maquinas de segmentos superiores processadas apenas em capture NX e só depois em TIFF é que vão para o photoshop e amigos...

Rui Marto
08-07-2008, 16:18
eu tenho thumbnails :P nao tens pq nao keres (ou nao sabes ou usas mac). A canon tem software k faz enable dos thumbails CR2 em windows (xp e vista).

Operating Environment
OS: Windows Vista (including SP1) 32-bit version (64-bit version is not supported)/Windows XP SP2 and XP SP3

>(

Warlord
08-07-2008, 16:50
Penso que se passe isto com todas as maquinas da Nikon... :/ Pelo menos vejo muita foto de maquinas de segmentos superiores processadas apenas em capture NX e só depois em TIFF é que vão para o photoshop e amigos...hmmm, creio que o lightroom consiga abrir directamente os RAW da nikon a semelhanca da canon...

Operating Environment
OS: Windows Vista (including SP1) 32-bit version (64-bit version is not supported)/Windows XP SP2 and XP SP3

>(Tenta aki Rui: http://www.ardfry.com/cr2-codec/

Rui Marto
08-07-2008, 17:00
Obrigado ;)

ruimoura
08-07-2008, 17:04
Ok, ainda não percebi a cena da Nikon ... No OSX tenho thumbnails nativamente, o iphoto abre os NEF nativamente, e não têm problemas absolutamente nenhuns ... É problema no windows?

E no Photoshop CS3 e no Bridge CS3 também não tenho qualquer tidpo de problema, assim como no Aperture ...

ebmac
08-07-2008, 17:11
O problema que referes é mesmo com o software, tem a ver com o facto de o formato NEF ser fechado, logo quem o processa tem de fazer reverse engeneering ao formato.

Com o Capture NX não acontece porque é o unico que funciona com a totalidade do NEF.
A canon tb tem os seus problemas, por exemplo nos CR2 da minha 400d não tenho thumbnails... E isso dá muito jeito para quem usa photoshop e não quer ir ao bridge ou ao lightroom.

Eu sou utilizador Apple e sempre os RAWs tiveram thumbnails. Nos CR2 nunca tive um único problema. É o que dizes, não é problema do software mas sim do NEF ser fechado.

Essa do "ou usas Mac" saiu mal, não achas??? Já usaste um Mac?!!! É que no OS X não me lembro nunca de ver RAWs sem thumbnails, o que não acontece no Windows!!! Sim sim, com os updates… Coitada da MS… Ainda não aprendeu…

hmmm, creio que o lightroom consiga abrir directamente os RAW da nikon a semelhanca da canon...

Tenta aki Rui: http://www.ardfry.com/cr2-codec/

Não, não o faz como com os RAWs da Canon.

OldMan
08-07-2008, 17:15
Ok, ainda não percebi a cena da Nikon ... No OSX tenho thumbnails nativamente, o iphoto abre os NEF nativamente, e não têm problemas absolutamente nenhuns ... É problema no windows?

E no Photoshop CS3 e no Bridge CS3 também não tenho qualquer tidpo de problema, assim como no Aperture ...

Digo o mesmo em relação à canon!

ebmac
08-07-2008, 17:15

ruimoura,

Tens uma Nikon certo? Vai ao menu Optimize Image e muda o modo para, por exemplo, More Vivid. Tira uma foto, ou mais. Vê como ficam no LCD da máquina, porque é assim que deverias visualizá-las depois no computador. Agora transfere as fotos para o computador e abre-as no Lightroom, ou no Aperture, ou no OnOne, whatever. Vê o que acontece aos ficheiros. Ah, tira em RAW (NEF). :)
Depois usa o CaptureNX e vê a diferença.

Warlord
08-07-2008, 17:17
disse isso pq nao existe o Canon Raw para MAC, para XP e Vista e preciso instalar, se MAC suporta nativamente, melhor ainda :)

epah pelo menos parece k faz exactamente o mesmo
http://www.ardfry.com/images/cr2-codec/cr2-screenshot-sm.png

O k nao consigo perceber e pq e k nem a canon nem a nikon fazem suporte de thumbails para o vista 64b, apenas para 32b, sera assim tao dificil :(

ebmac
08-07-2008, 17:38
disse isso pq nao existe o Canon Raw para MAC, para XP e Vista e preciso instalar, se MAC suporta nativamente, melhor ainda :)

epah pelo menos parece k faz exactamente o mesmo
http://www.ardfry.com/images/cr2-codec/cr2-screenshot-sm.png<