View Full Version : Fujifilm FinePix F31fd
Boas
Após leitura atenta do tópico sobre qual máquina comprar, decidi que dentro do meu orçamento, esta Fuji F31 era a melhor escolha.
Encomendei uma e hoje chegou cá. No entanto ou eu sou mt nabo e configurei alguma coisa mal (é possível :002: ) ou então logo por azar veio com defeito.
Quase todas as fotos que tiro ficam com uma ondulação bem estranha (isto em modo normal de tirar fotos em que não é preciso configurar nada). Quando se vê os thumbnails na máquina então aquilo é só riscalhada.
Deixo aqui uns exemplos (estas em macro mas tb acontece noutros modos) para verem:
http://xs313.xs.to/xs313/07136/DSCF0247.jpg
http://xs313.xs.to/xs313/07136/DSCF0249.jpg
Que acham? Falta mexer em alguma coisa ou mando isto de volta pra trocarem?
Obrigado
bluei16_ 31-03-2007, 01:57 Nunca vi disto na minha vida... não são dedadas na lente? Pralem de as cores estarem péssimas..
isso parece uma impressão digital :|
Isso não tem um plástico de protecção no vidro que nem reparaste!?
Já olhaste bem para ela a ver se não tem dedada?
A lente está limpinha :|
Só pode ser problema da máquina, tira as fotos todas brancas de dia , nem dá pra ver nada.
É preciso ter azar :'(
as vezes acontece!
muitas dSLR veem com sensores completamente borrados de fabrica! que é bem pior :|
Empactoa já isso e envia para lá para troca !
Já testaste a maquina em automatico certo?! :D
bluei16_ 31-03-2007, 14:35 Isso tem a ver com o modo, se calhar está em manual e tu não sabes usar. Experimenta ler o manual da máquina primeiro...
Ya eu n percebo quase nada das configs dos modos manuais :002: , limitei-m a por em modo auto que ele ajusta td o que é preciso.
Por exemplo vou à varanda tiro uma foto, e fico com uma imagem quase toda branca Já reiniciei a máquina podia ter sido alguma coisa que tivesse mexido, mas está na mesma.
Obrigado pela ajuda :) , a ver se a troca agora não dá problemas, pois foi encomendada online.
Koncaman 01-04-2007, 12:12 n creio que um modo manual possa provocar isso.
talvez possa é ser algum efeito marado que tenhas activado, enquanto andavas nos menus...
porque isso parece-me ser um padrão, não parece ser propriamente um defeito...
se puderes faz reset à maquina
ela so começou a fazer isso depois de andares a mexer nos menus n foi? tiraste fotos em bom estado antes, n tiraste?
EDIT:
Shooting Modes: Natural Light, Scene Modes, Macro, Portrait, Museum, Continuous, Movie, Sunset, Underwater, Party, Landscape, Flower, Close Up, Fireworks Mode, Beach/Snow, Auto, Sports
Photo Effects: Black & White
ok, se calhar n é pelos efeitos...
Thnx Koncaman mas fiz isso td que disseste.
Nunca tirei fotos em condições, além de sairem todas com uma côr péssima, traziam estes riscos. Fiz reset e sem mexer em mais nada, tirei fotos em modo auto de dia e ficou tudo branco.
Tive azar, espero que a próxima venha boa :)
bluei16_ 01-04-2007, 18:33 É mesmo para trocar então :)
Se a outra vier igual, já sabemos onde é que está o problema :D
grandenaboverde 03-04-2007, 12:18 tiveste mesmo azar..
vai-nos actualizando com o decorrer da situação de troca! :)
tiveste mesmo azar..
vai-nos actualizando com o decorrer da situação de troca! :)
Bem mandei a máquina de volta pela SEUR dia 3 e até hoje dia 13 máquina nem vê-la. Entrei em contacto com a loja em questão e disseram-me que a devolução ainda nem tinha sido registada, provavelmente estaria em análise pelo departamento técnico.
Por isso é que ás vezes prefiro dar um pouco mais de € numa FNAC ou assim mas ao menos tenho um tratamento decente. Só não o fiz porque o modelo em questão não estava disponível.
Já estive mais longe de pedir a devolução do dinheiro :(
bluei16_ 13-04-2007, 23:03 Bem mandei a máquina de volta pela SEUR dia 3 e até hoje dia 13 máquina nem vê-la. Entrei em contacto com a loja em questão e disseram-me que a devolução ainda nem tinha sido registada, provavelmente estaria em análise pelo departamento técnico.
Por isso é que ás vezes prefiro dar um pouco mais de € numa FNAC ou assim mas ao menos tenho um tratamento decente. Só não o fiz porque o modelo em questão não estava disponível.
Já estive mais longe de pedir a devolução do dinheiro :(
Oh pa se fosses mandar para arranjar em Portugal esperavas 1 mês
Oh pa se fosses mandar para arranjar em Portugal esperavas 1 mês
Como assim mandar arranjar?
Eu não mandei arranjar porque não era esse o caso. A máquina já me chegou às mãos estragada. Como é óbvio estou à espera de uma troca por uma nova, não sei é porque é que demora tanto tempo.
bluei16_ 14-04-2007, 00:23 Ah... não sei... quanto tempo te demorou a chegar? Multiplica isso por 2 e adiciona um ou dois dias para diagnóstico, burocracia, etc
Ora bem cá estou eu de volta :)
Apesar de só agora ter a máquina valeu a pena esperar. Sempre se confirmou que era defeito.
Antes:
http://xs313.xs.to/xs313/07136/DSCF0249.jpg
Depois:
http://xs414.xs.to/xs414/07164/DSCF0010.jpg
Correu tudo bem com a loja em questão, só neste período de troca demoraram mais tempo mas posso dizer que não fiquei desiludido. Obrigado ao Grandenaboverde e à sua thread pela ajuda na escolha da máquina :)
bluei16_ 19-04-2007, 20:59 Que diferença do catano... afinal n era nabice :D
destr0yer 19-04-2007, 21:33 dass, da noite para o dia!
Alem de nao ter o "padrão" tem cores muito melhores!
grandenaboverde 19-04-2007, 22:07 limpinha a iso 800.. essa máquina é mesmo "qualquer coisa" eheh :)
destr0yer 19-04-2007, 22:16 realmente, dá cabo da minha A710IS 8|
bluei16_ 19-04-2007, 22:21 Loool... não te esqueças que tá a 800x600...
grandenaboverde 19-04-2007, 23:11 Loool... não te esqueças que tá a 800x600...
mesmo assim..
destr0yer, mete lá aqui uma foto da A710is a iso 800, redimensionada para 800x600.
bluei16_ 20-04-2007, 00:11 Tive aqui a ver os specs dela... ISO 3200? :wow: Isso é para quê, para tirar uma foto no jardim e parecer que tá na praia? :D
grandenaboverde 20-04-2007, 00:28 Tive aqui a ver os specs dela... ISO 3200? :wow: Isso é para quê, para tirar uma foto no jardim e parecer que tá na praia? :D
aproveita e lê esta review: http://www.dpreview.com/reviews/fujifilmf31fd/
e já agora: http://www.dpreview.com/reviews/fujifilmf31fd/page15.asp
de notar que o sensor da D50 é 5x maior que o sensor da F31fd! :)
destr0yer 20-04-2007, 00:32 A pedido de alguem, uma foto com ISO 800...
http://img413.imageshack.us/img413/5662/img1314jh2.jpg (http://imageshack.us)
bluei16_ 20-04-2007, 00:33 Já comparei. É uma bela máquina :)
Koncaman 20-04-2007, 01:04 De facto, muito bom sensor! Para 1/1,7"
tem a vantagem de não apostar em quantidade de pixeis, mas sim na qualidade de imagem.
O sensor é o mesmo que usam na Finepix S6500fd n é?
De facto, essa máquina em situações de pouca luz é imbatível dentro da gama!
Ai se a Ricoh R6 tivesse esse sensor, não andava aqui com dilemas na escolha da próxima máquina...:sad:
destr0yer 20-04-2007, 23:31 De facto, muito bom sensor! Para 1/1,7"
tem a vantagem de não apostar em quantidade de pixeis, mas sim na qualidade de imagem.
O sensor é o mesmo que usam na Finepix S6500fd n é?
Acho que este devia ser o caminho agora... Em termos de megapixeis já atingiu-se o "limite praticável", 10 megapixels para 99% dos users de compacta chega e sobra (e mesmo para a imensa maioria dos users de SLR), agora acho que deviam desafiar-se em fazer 10 megapixeis a iso 800 LIMPOS e 1600 aceitáveis e com excelente qualidade (pelo menos a nível do sensor, porque a qualidade final é ditada pelo VIDRO)
bluei16_ 20-04-2007, 23:36 Não concordo contigo quanto aos 10MP para users de compacta. Pelo menos falo por mim, que gosto de tirar impressões grandes de fotos
De facto, essa máquina em situações de pouca luz é imbatível dentro da gama!
Ai se a Ricoh R6 tivesse esse sensor, não andava aqui com dilemas na escolha da próxima máquina...:sad:
A Ricoh é mais compacta, mais leve, tem mais mp... já a Fuji é mais barata. Boa sorte a decidir!:002:
Koncaman 21-04-2007, 00:20 10MP chegam muito bem. a resolução dos sensores de 10MP, não se pode dizer que sejam propriamente as mesmas. quer dizer, em numero de pixeis é a mesma coisa, mas em detalhe, não são.
se formos a comparar um sensor de 1/1.7" ou 1/2.5" com uma catrafada de pixeis, com um sensor de qualidade, tipo um Foveon X3, de 4MP = 2640 x 1760 pixeis (x3 dado que tem 4MP por cada canal RGB), o mais certo é o Foveon possibilitar impressões maiores que o sensor pequenito, com uma catrafa de pixeis.
os sensores de 10MP têm imenso para dar.
SideWalker 21-04-2007, 03:37 Não concordo contigo quanto aos 10MP para users de compacta. Pelo menos falo por mim, que gosto de tirar impressões grandes de fotos
Andas a imprimir outdoors? :p
destr0yer 21-04-2007, 04:32 Não concordo contigo quanto aos 10MP para users de compacta. Pelo menos falo por mim, que gosto de tirar impressões grandes de fotos
O jamiro é pessoa para responder este quote...
Mas as Nikon D2hs tem "apenas" 4 mp e dão ratada a muita compacta ou bridge de "muitos MP" em qualidade e tamanho de impressão.
Alem disso para fotos até 40 x 50 cm 4 mp chegam e sobram...
Andas a imprimir outdoors? :p
Para isso precisas de uma Hasselblad (http://en.wikipedia.org/wiki/Hasselblad)
O jamiro é pessoa para responder este quote...
Mas as Nikon D2hs tem "apenas" 4 mp e dão ratada a muita compacta ou bridge de "muitos MP" em qualidade e tamanho de impressão.
Alem disso para fotos até 40 x 50 cm 4 mp chegam e sobram...
Para isso precisas de uma Hasselblad (http://en.wikipedia.org/wiki/Hasselblad)
mas é mesmo! ;)
e fico na duvida o que são grandes impressões que queres fazer com esses 10mps bluei.. 1 metro por 1 metro?! :|
bluei16_ 21-04-2007, 14:23 Quero fazer um poster para o meu quarto, uma coisa de 1.5m x .75m mais ou menos
A minha S1 IS tem 3.2mp, mas também não imprimo fotos ... portanto chega bastante bem.
Quero fazer um poster para o meu quarto, uma coisa de 1.5m x .75m mais ou menos
então tens que dizer onde vais imprimir isso 8|
bluei16_ 21-04-2007, 23:03 O que é que interessa? A máquina não tem resolução para tirar fotos de qualidade que sejam impressíveis neste tamanho... mas ia a uma loja fazer isso, numa plotter
SideWalker 22-04-2007, 12:51 Quero fazer um poster para o meu quarto, uma coisa de 1.5m x .75m mais ou menos
PAra isso, uma compacta não é o mais indicado, independentemente da resolução que tenha. Mas também não é preciso uma hasselblad. :p
Podes é tentar fazer uma imagen de grande resolução através da colagem de várias mais pequenas. Claro que um ambiente de luminosidade constante, e um tripé dão uma preciosa ajuda a um resultado minimamente decente.
bluei16_ 22-04-2007, 14:07 Mas quero de uma só foto. Eu sei que não é o mais indicado, mas queria uma qualidade razoável, não era preciso profissional, e com uma compacta podia dar :)
O que eu pensei em fazer foi isso mesmo, se calhar vou optar pela colagem de várias fotos. Acho que vai ficar um mimo o que tou a pensar :D
Esta compacta compra-se por 225 Euros. Até 250 Euros há concorrência à altura ou podemos entregar a taça sem dúvidas à Fuji F31FD ?
adolfo dias 26-05-2007, 23:36 uma coisa a ter em conta é que a máquina n tras carregador, tras um transformador. o carregamento da bateria tem que ser feito na máquina. o carregador de bateria compra-se à parte. a f40fd já tras carregador, mas n transformador
LoverNights 26-05-2007, 23:57 Esta compacta compra-se por 225 Euros. Até 250 Euros há concorrência à altura ou podemos entregar a taça sem dúvidas à Fuji F31FD ?
Eu pelo que conheço, acho que ha concorencia à altura!!!
O pessoal mais entendiddo que diga quais as maquinas a altura
:lol:
Koncaman 27-05-2007, 14:56 depende um bocado do que queres...
a f31fd é boa por suportar sensibilidades altas (até iso 800), sem estragar imagens com o ruido. até iso800 pode-se dizer que se porta ao nivel de uma SLR. o que é de facto notavel para um sensor daquele tamanho.
mas, ha maquinas com lentes melhores, a f31 também te obriga a usar XD, em vez de SD, tens a questão do carreador, não tens viewfinder...
mas mesmo assim, se n é a melhor, é das melhores pelo preço pedido.
fotoluca 27-05-2007, 15:18 A maquina vai para além dos 800 ISO:
Sensitivity AUTO/Equivalent to ISO 100/200/400/800/1600/3200
Info: http://www.fujifilm.com/products/digital/lineup/f31fd/index.html
Digamos que a esse preço também tens a FUJI FinePix S5700 (http://www.fujifilm.com/products/digital/lineup/s5700/index.html) :)
Koncaman 27-05-2007, 16:40 claro que vai, hoje em dia ja se mete iso3200 em qualquer surrapa.
a questão, prende-se com o ser utilizavel ou não.
iso 800 com a f31fd é utilizavel. iso 3200 não é, e iso 1600 dificilmente será.
fotoluca 27-05-2007, 22:57 Dentro desse ponto de vista, tens razão...mas o facto é que, se os 1600 e os 3200 ISO estão lá, servem para algo. Não é? :)
Esta compacta compra-se por 225 Euros. Até 250 Euros há concorrência à altura ou podemos entregar a taça sem dúvidas à Fuji F31FD ?
Em compactas realmente não arranjas melhor (na minha opinião)
Em compactas realmente não arranjas melhor (na minha opinião)
Também penso que sim. Parece que a dimensão do sensor dá-lhe outra vida. Não conhecia esta máquina, tenho andado desligado do mercado "compacto", mas esta máquina surpreendeu-me... pelo menos no "papel".
Relativamente aos outros comentários... sendo uma compacta para uso casual no dia a dia, ter carregador à parte ou não ter é irrelevante. Parece que uma carga dá para 500 fotos o que mesmo em férias é mais do que suficiente para um dia. Já o uso de XD é mais chato. Lí algures que a máquina tb suporta SD. Se calhar foi wishful reading. :D Sobre o viewfinder... é uma questão de habituação. Se o TFT for bom o suficiente para conseguirmos ver qq coisa em plena luz do dia então é óbvio que olhar para o TFT é melhor que olhar para o viewfinder. Mesmo antigamente, em SLRs e grandes formatos, gastava-se dinheiro para não sermos obrigados a olhar pelo buraco. :D
adolfo dias 17-06-2007, 21:44 já alguem comprou ou conhece alguem que tenha?
é realmente vdd o que me foi dito de que a máquina n trás carregador de bateria externo? só vem com cabo para carregar dentro da máquina?
edit: confirma-se. aproveito para perguntar se há carregador externos e qt custa
Koncaman 17-06-2007, 21:47 isso ja foi dito n vezes... não, não vem com carregador externo.
adolfo dias 17-06-2007, 21:52 pois, mas hj fui ver uma máquina que tb n dava indicação de trazer carregador, dizendo apenas que trazia um adaptador AC e na vdd trazia adaptador e o carregador
adolfo dias 17-06-2007, 21:55 The battery is charged in-camera using the supplied adaptor, and has a retaining clip to stop it falling out when you change cards.
ok confirma-se. sendo assim uso o tópico para saber se há carregador externo e qual o preço.
TIA
|
|