View Full Version : Processar a TMN por incumprimento de contrato - quanto custa ?

madafakapc
30-03-2007, 18:19
Olá

Bem, tou a ficar convencido que tá na altura de meter estes senhores na linha de uma vez por todas (se calhar continuo a sonhar com o dia em que isto há-de acontecer.....) e tou mesmo a pensar que um processozito em cima destes senhores ia mesmo a calhar para pedir umas massas....

Depois de tanto gozarem com a minha cara pq pura e simplesmente ignoram akilo que é por demais obvio.....o telele foi para arranjar e nao voltou arranjado...e eu já lhes pedi o dinheiro de volta (tá na garantia) tá na hora do plano Z --> chegar a vias de facto!

Quanto custa abrir um processozito para os ameaçar e concretizar com uma indemnizaçãozita choruda....o telele foi 100 euros (x2 = 200 euros por 2 teleles) x coeficiente de prejuizo x incompetencia x gozo x ???? = ??? euros !!!!

Se todos atolássemos os tribunais com processos destes era bonito.....iam ver se a TMN e outros não andavam na linha! (tá bem já sei que levavamos 10 anos a receber o dinheiro mas ai aplicamos o coeficiente de actualização para a data.....)

A sério....quanto custa isto ? Alguem tem ideia onde posso obter infos na net ?

(tb sei que há os tribunais arbitrais: esses funcionam ?????)

A minha amiga DECO diz que vai interceder....mas eu acredito tanto neles como no Menino Jesus.....

null-fact
30-03-2007, 18:47
O problema é mais quando é que o processo vai ser desenrolado. Isto porque, e como tu sabes muito bem, o sistema judicial português é lento. Muito lento mesmo! Em relação aos custos... Suponho que sejam bem altos porque nunca vi nenhum processo desses tipo à lá US of A.

AndreAPL
30-03-2007, 19:29
Eu acho que vale apena, sei d1 processo que decorreu, mas com a vodafone, tb da reparação dum telemóvel +- do mesmo valor. Depois de tanto enrolar, tentaram com o cliente 1 resolução extra-judicial, e não tendo aceitado, em tribunal lá chegaram a acordo (e ter de reunir em Lisboa). O cliente lá aceitou 200e em chamadas, tb já não se estava para chatear.

madafakapc
30-03-2007, 19:48
pois eu concordo com os dois pq sabemos que isto não é os states...mas se nós todos pensarmos que nunca vale a pena é por ai que tamos como tamos.... Mas claro eu percebo! A minha ideia é mesmo pressionar e conseguir o dinheiro se bem que nao vale o esforço! O valor que falavam de custos é o de custos judiciais e eu nao ia pelo credito pq eu kero o meu dinheiro e nao creditos! Os creditos são bons para eles mas money its money!

Ok! Thanks!

kaiten
30-03-2007, 21:06
acho que o melhor que tens a fazer é falar com um advogado. a não ser eventualmente que algum user daqui o seja e não se importe de te dar uma consulta

YelWar
01-04-2007, 12:29
Depois de tanto gozarem com a minha cara pq pura e simplesmente ignoram akilo que é por demais obvio.....o telele foi para arranjar e nao voltou arranjado...e eu já lhes pedi o dinheiro de volta (tá na garantia) tá na hora do plano Z --> chegar a vias de facto!

Boas! Diz so uma coisa sff, pq é q o telm n foi arranjado? deram te algum motivo pela n reparacao? (irreparavel, vestigios de ma utilizacao)

madafakapc
02-04-2007, 00:33
Nao . O que se passa é que voltou igual com o mesmo problema nos dois e eu perdi a confiança já muito antres na marca pq há n teleles iguais e outros modelos da motorola com problemas...e eu nao kero mais nenhum motorola..

YelWar
02-04-2007, 02:17
Se o q queres realmente é processar a tmn, n te consigo ajudar n percebo nd de leis, ms uma coisa tb te garanto, quem manda é o fabricante nc a aperadora. Se a vodafone por ex troca logo os telms, entao sao politicas de empresas coisa q n têm q fazer. Ja a tmn se n da é pq n tem q dar, se da da, se n da n da. Por isso para tds os efeitos a tmn ia-se safar, uma vez q so impos as condioes do fabricante. Uma vez o telm ja foi para reparacao e veio com o mm problema tens um periodo de 3 meses para reclamar da reparacao q foi feita sem pagares nd por isso (se pediste a reparacao por loja nc pagas nd, se pediste por estafeta eles n te vao cobrar a deslocacao). O que te aconcelho, reclama da reparacao, e volta a reclamar, e continua, ate ao ponto q a marca acaba por ceder e trocar o telm, costuma acontecer apos 3 reparacoes reclamadas (pode ser mais). No entanto o outro telm, se vier do fabricante vai ser da mm marca, se for a tmn a oferecer pode ser um telm de outra marca com a mm caracteristicas.

]-noBOdy-[
02-04-2007, 13:25
não sou advogado, mas sei indicar-te o custo para abrir o processo: 5000 €.

Chob
02-04-2007, 16:29
não sou advogado, mas sei indicar-te o custo para abrir o processo: 5000 €.

E como sabe vc isso?

Abraços

]-noBOdy-[
02-04-2007, 19:25
Caso semelhante com um colega.

quero_um_nick
02-04-2007, 22:36
Isso parece-me um valor um bocadinho inflacionado. Não teria sido uma boa ideia processar também o advogado?:wow:

Ksyrium
02-04-2007, 23:16
Há organismos proprios para estes casos com valores "pequenos", e prometem resolução do caso até no maximo de 2 meses. Se queres ir com isso avante penso que é a eles que te tens de dirigir.

theforbidden1
02-04-2007, 23:51
É costume os operadores merdarem nas reparações... O meu zv10 foi para reparar com 6 meses de idade porque de 1 momento para outro deixou de ler o cartão SIM... Foi para a loja (oficial) da vodaphone e foi para a reparação, voltou com o mesmo defeito com que tinha ido, com a agravante dos jogos que eu tinha comprado terem ido ao ar e mensaguems e afins.
O meu irmão lá teve que levar o telemovel segunda ves, e lá por a avaria lá acabou por ser reparada...

Pela minha experiencia em reparações de telemoveis ( nokia, siemens e samsunsg) na primeira avaria eles limitam-se a substituir o software... e nem sequer testam se o produto está operacional...

Vai outra ves á loja porque faz parte das "más praticas" das empresas de reparação na garantia de telemoveis fazer únicamente a substituição do software, só se vai para os meios fisicos quando a avaria é reincidente.

madafakapc
03-04-2007, 00:16
Ora aki é que eu tenho de discordar de alguns pontos:

- 1º A marca é representada pela TMN (ponto assente: eu quando vou ao café comprar um bolo e o bolo tá estragado vou pedir satisfações ao pasteleiro ou ao dono do café ?!?!?!?!) ->> TMN que se desenm**** !!!

- 2º eu perdi a total confiança na motorola! Ponto assente: há o direito de pedir a resolução do contrato por essa mesma razão: já me informei/inclusivamente há o 67/2003:

Artigo 4.º
Direitos do consumidor

1 - Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.

2 - A reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina.

3 - A expressão «sem encargos», utilizada no n.º 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.

4 - Os direitos de resolução do contrato e de redução do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável ao comprador.

5 - O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.

Moral da história nem vale a pena andar a enrolar mais: dinheiro pra cá que eu tou cansado de ser enrolado !

Segundo sei há os tribunais de arbitragem do consumo e será por ai que pretendo começar e depois logo se vê pq se realmente são 5000 euros para começar, então nao admira que estejamos em Portugal! Mas nao me parece.....ok...

Como alguem aki disse: da primeira reparação mudaram o software e agora já me enviaram outra vez reparado: acontece que nao vou levantar telemovel nenhum pq nao o quero nem oferecido! Quero o meu dinheiro!

turbilha0
03-04-2007, 01:02
Para quem reside em Lisboa, existe o CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE LISBOA.
www.mj.gov.pt/CACCL/ (http://www.mj.gov.pt/CACCL/)

Existem outras formas de resolução de litígios, sem "usar a artilharia pesada" que são os Tribunais.
Informem-se em http://www.mj.gov.pt/sections/justica-e-tribunais/resolucao-alternativa-de.
No caso deste post, talvez um Julgado de Paz (http://www.mj.gov.pt/sections/justica-e-tribunais/resolucao-alternativa-de/justica-de-proximidade) possa também resolver o problema.

Agora tribunais... é sempre uma salada de frutas, com necessidade de testemunhas, várias sessões (um julgamento pode durar meses, anos... e entretanto aparece a 4ª rede móvel e muda isto tudo ;) )...

lord_zed
03-04-2007, 09:42
Fala-se muito, faz-se pouco....o melhor que tens a fazer, é mesmo fazer pressão nos gajos da TMN, 1 coisa é mais que certa, não vais ver guito nenhum....eles acabam sempre por arranjar 1 desculpa kualker para invalidar a garantia, tipo ummm tenho de pensar...Humidade!! decorrente de má utilização, apartir daí mandam-t à fava...

O melhor que o pessoal tem a fazer nestas situações é utilizar o livro de reclamações..1 pode não fazer diferença, muitos já faz comichão...

madafakapc
03-04-2007, 12:56
sim realmente tens toda a razão mas o livro de reclamações vai ser visto por kem ? Pelo Estado ??!?!?!! Pela TMN ?!??!?! Quem vai kerer saber de reclamações dentro da propria casa quando faz a mer*** e não cumpre....ninguem

Realmente somos e vamos continuar a ser enrabados a torto e a direito pq somos atropelados em tudo: inclusivamente depois de ter-me informado os tribunais arbitrais em nada podem obrigar ninguem a pagar nada pq ainda por cima as empresas que agora foram constituidas na hora sao as unicas que estao subjacentes à arbitragem e as outras nem seker sao obrigadas a estar e é assim que vamos! Toma e embrulha! :007: :007: :007: :007:

BigJazz
04-04-2007, 13:17
Boas

A tmn remete sempre a responsabilidade para o fabricante, eu tive um caso idêntico e o meu telemóvel só esteve sete vezes na assistência técnica, da ultima vez e como já estava a perder a paciência, pedi para que me informassem qual a morada da assistência técnica da Sony Ericsson, e fui lá directamente com o telemóvel. Passado duas semanas fui informado de que o mesmo não era passível de reparação e foi-me proposta a troca por um modelo novo com características idênticas (neste caso até superiores) o que eu aceitei, portanto o conselho que eu te dou é ires directamente a assistência da Motorola

madafakapc
04-04-2007, 16:47
Continuo a nao perceber...mas eu é que tenho de ir ao fabricante ?!?!?!? Então quem me vendeu o telemovel foi a Motorola ???? Eu compro um carro, a seguir os pneus estragam-se e eu vou pedir a quem ?? Ao fabricante dos pneus.......essa nao entendo....que voces me digam que ninguem resolve nada é uma coisa agora que nós é que temos de ir ao fabricante é outra que eu nao entendo....é como eu digo: qq dia temos de pagar para trabalhar....:wow: :wow:

Santo38
04-04-2007, 17:12
sim realmente tens toda a razão mas o livro de reclamações vai ser visto por kem ? Pelo Estado ??!?!?!! Pela TMN ?!??!?! Quem vai kerer saber de reclamações dentro da propria casa quando faz a mer*** e não cumpre....ninguem

O livro de reclamações é visto pela inspeção de actividades económicas. Ao preencheres fica uma cópia no livro, original contigo e vai outra cópia para a entidade oficial... Muitas reclamações e lá vem a ASAE ver o que se passa.

Saudações

_Carlota_
07-04-2007, 20:02
Boa tarde a todos.

Nutri algum interesse por este tópico e vi algumas questões às quais ninguém respondeu, permita-me ajudá-lo.

Antes de mais deixe-me então, esclarecer-lhe algumas dúvidas que mencionou madafakapc.

Tribunais arbitrais, existem sim. Funcionam? Perfeitamente.
Mas não para cidadãos comuns, a não ser que tenha realmente muito dinheiro. Para o elucidar, os casos que são levados a tribunal arbitral, são grandes casos, movidos geralmente por empresas e sociedades.

Um caso é apresentado em tribunal arbitral, pode ser resolvido no próprio dia, são escolhidos - para além dos advogados - um ou mais entendedores do assunto, para auxiliarem na defesa ou na acusação, recebendo cada um aproximadamente €250.000 (duzentos e cinquenta mil Euros) por caso.

A abertura de um processo é algo complexo, falou em valores de 200€, 400€, um processo destes poderia custar-lhe 1000 vezes os valores que referiu.

Um conselho: Não se canse, não tente enfrentar um gigante como a TMN em Tribunal, essa é uma tarefa para quem tem: tempo, dinheiro e muita paciência. Se os tem na totalidade, avance, se não os tem não perca tempo e tente resolver o assunto de uma forma cordial e inteligente.

É chato quando somos enganados e sentimos que nada podemos fazer, mantenha a calma e apresente uma queixa formal à TMN por escrito ou ligue para o apoio ao cliente. Force-os verbalmente a tomarem uma atitude, diga que muda de operadora, o que for preciso!

Uma nota, esgote todos os meios possíveis e imaginários antes de avançar com uma decisão que lhe vai tomar muitas dores de cabeça e possivelmente não o vão levar muito longe, vai perder dinheiro insensatamente. Seja prático.

Mais: os processos são muito interessantes vistos que fora, mas primeiro que contratasse um advogado, o colocasse ocorrente da situação, dir-lhe-ia exactamente o mesmo, porém há muitos custos agregados a tal, e agora com a nova lei, se o senhor perder o processo terá QUE PAGAR a sua parte e a parte de quem processou por inteiro.

Quaisquer dúvidas adicionais, faça o favor de colocar. Um bom resto de tarde.

Cumprimentos,

shadow_raven
09-04-2007, 21:18
Continuo a nao perceber...mas eu é que tenho de ir ao fabricante ?!?!?!? Então quem me vendeu o telemovel foi a Motorola ???? Eu compro um carro, a seguir os pneus estragam-se e eu vou pedir a quem ?? Ao fabricante dos pneus.......essa nao entendo....que voces me digam que ninguem resolve nada é uma coisa agora que nós é que temos de ir ao fabricante é outra que eu nao entendo....é como eu digo: qq dia temos de pagar para trabalhar....:wow: :wow:

Bem de certeza que não vais comprar uns pneus no stand, ou levar uma avaria do motor ao stand??? Pela mesma razão não deve ser melhor ir a marca para compor???

nunyx
09-04-2007, 21:50
Em relação a problemas de software, recorre-se à operadora, pois muitas vezes o problema está nas modificações que eles fazem. Para problemas de hardware, mesmo que se coloque o problema à operadora, normalmente eles enviam para o fabricante, o que faz todo o sentido. Querem ver o vosso telemóvel arranjado pela operadora, ou por quem fez o telemóvel e sabe exactamente como o arranjar?. ;)

Cumps.

madafakapc
13-04-2007, 18:56
Boa tarde a todos.

Nutri algum interesse por este tópico e vi algumas questões às quais ninguém respondeu, permita-me ajudá-lo.

Antes de mais deixe-me então, esclarecer-lhe algumas dúvidas que mencionou madafakapc.

Tribunais arbitrais, existem sim. Funcionam? Perfeitamente.
Mas não para cidadãos comuns, a não ser que tenha realmente muito dinheiro. Para o elucidar, os casos que são levados a tribunal arbitral, são grandes casos, movidos geralmente por empresas e sociedades.

Um caso é apresentado em tribunal arbitral, pode ser resolvido no próprio dia, são escolhidos - para além dos advogados - um ou mais entendedores do assunto, para auxiliarem na defesa ou na acusação, recebendo cada um aproximadamente €250.000 (duzentos e cinquenta mil Euros) por caso.

A abertura de um processo é algo complexo, falou em valores de 200€, 400€, um processo destes poderia custar-lhe 1000 vezes os valores que referiu.

Um conselho: Não se canse, não tente enfrentar um gigante como a TMN em Tribunal, essa é uma tarefa para quem tem: tempo, dinheiro e muita paciência. Se os tem na totalidade, avance, se não os tem não perca tempo e tente resolver o assunto de uma forma cordial e inteligente.

É chato quando somos enganados e sentimos que nada podemos fazer, mantenha a calma e apresente uma queixa formal à TMN por escrito ou ligue para o apoio ao cliente. Force-os verbalmente a tomarem uma atitude, diga que muda de operadora, o que for preciso!

Uma nota, esgote todos os meios possíveis e imaginários antes de avançar com uma decisão que lhe vai tomar muitas dores de cabeça e possivelmente não o vão levar muito longe, vai perder dinheiro insensatamente. Seja prático.

Mais: os processos são muito interessantes vistos que fora, mas primeiro que contratasse um advogado, o colocasse ocorrente da situação, dir-lhe-ia exactamente o mesmo, porém há muitos custos agregados a tal, e agora com a nova lei, se o senhor perder o processo terá QUE PAGAR a sua parte e a parte de quem processou por inteiro.

Quaisquer dúvidas adicionais, faça o favor de colocar. Um bom resto de tarde.

Cumprimentos,

Olá ! Muito obrigado! Esclarecido e mais do que elucidado e nada iludido pq já sei que infelizmente as coisas em PT funcionam desta forma.

Mas uma maneira de resolver sao sempre os tais centros de arbitragem que existem em questoes de consumo e como tal penso que por ai talvez possamos ir. Pq realmente perder tempo e dinheiro nao compensa. Agora ficar de braços a a abanar tb nao leva a lado nenhum ainda para mais quando sei que tenho total razao para reclamar e exigir que me seja devolvido o valor ou nao fosse a lei clara nesse sentido ! O preoblema é que o nosso sistema de justiça nao funciona e com ele sofre tb a nossa economia que nao desenvolve consequencia desta falta de justiça como é obvio!

madafakapc
14-05-2007, 01:01
Só para que conste que as nossas empresas nao funcionam nada bem...vejamos o que se está passando...

A TMN contacta-me para saber informações sobre a minha factura de compra do telele de que reclamo e passado uns dias recebo os teleles em casa.....de seguida dirijo-me a uma loja TMN que nao me ker aceitar os telemoveis pq diz que esta respondida a questao quando nao está...que nao é a TMN que tem de resolver oa ssunto mas sim a empresa Motorola......

e depois já me dizem aceitar mas que nao me podem dar nenhum papel em como receberam os teleles (é que eu recebi os teleles com aviso de recepção)!

E esta hein ????????

Alguem me pode dizer em que pais estamos.....realmente...isto é anedotico!:004: :004: :004:

Sinceramente isto é de desesperar com esta cena....nunca vi coisa mais atrasada....realmente tenho pena de nao ter nascido num pais mais civilizado....

SwimmerBoy
14-05-2007, 01:15
Já tentaste ir a uma TMN diferente?

madafakapc
14-05-2007, 13:52
qual TMN diferente ?!?!?!? Esxplica-te....

afilipecb
14-05-2007, 19:29
Será a uma loja diferente? O que quiseste dizer?
Porque TMN diferente, não ah.

abraços

madafakapc
15-05-2007, 00:12
mas eu fui ao representante oficial da TMN ! Se eles sao quem representa a TMN como posso ir a um outro qq se isto é tudo a mesma coisa!:007: :007:

SwimmerBoy
15-05-2007, 00:22
A ideia era mesmo numa loja diferente... O atendimento de loja para loja varia imenso mas se estavas a falar com a TMN (sem ser lojas de vendas) ai é outro assunto...

Sendo assim, o melhor conselho que te posso dar é ires à marca do telemóvel... Eu sei que é estupido comprares num sitio e ires pedir explicações a outro, mas na OPTIMUS e SONY ERICSSON, o problema era semelhante, só mandavam em algumas lojas e ficava 1 mês ou mais sem o telemóvel... Ganhei coragem, fui a um agente oficial SE e arranjaram-me o telemóvel no tempo em que fui beber um café...

madafakapc
15-05-2007, 12:42
mas eu nao quero o telele arranjado nem kero a marca a falar comigo! é o dinheirito na mao e a TMN é que me tem de resolver esta treta! Penso que isto é assim em paises civilizados.....mas eskeço-me que estou em PT

SwimmerBoy
15-05-2007, 16:37
O tlm tem quanto tempo?