View Full Version : Linux...
Olá pessoal,
tenho um pc fixo lá em casa com dois discos (um de 40GB e outro de 80 GB), estava interessada em instalar linux num deles... não pq precise, mas pq já conheço bem mac os e windows... e gostava de conhecer tb bem o Linux.
Alguém me pode colocar aí algumas dicas... tipo, qual deles instalar (há vários certo... se me puderem sugerir o melhorzinho... ), espaço necessário, algumas dicas para durante a instalação, programas a instalar-lhe depois... por aí... :)
Desde já obrigado ;)
AndreAPL 29-03-2007, 12:21 Olá. Benvinda.
As distribuições mais populares são Ubuntu, OpenSuSE e fedora. Por isso, qualquer desta, para iniciantes é altamente recomendável. Não sei se quererás outro Sistema Operativo, sendo para isso instalar um Dual-boot, que permite no arranque do sistema escolher qual o SO a iniciar.
Qualquer 1 destes tem 1 processo de instalação automático, sendo aconselhável (para poder "brincar"), pelo menos 2 partições, / (principal) de pelo menos 5gb, swap por volta de 1,5x a ram.
Todas estas distros já trazem 1 lista de programas, os mais populares, podendo no entanto instalares outros, dos chamados repositórios.
Aconselho 1 vista de olhos nos stickys tb ;)
Cumps.
como queres experimentar e conhecer o linux, talvez seja melhor experimentares um live cd (que corre sem instalação) e vês se são compatíveis com o teu pc, se gostas do aspecto, etc.
tens aqui (http://www.frozentech.com/content/livecd.php)muitos por onde escolher.
fazes o download, gravas para cd/dvd (usa o imgburn), alteras a bios para arrancar pr cd e já está.
eu recomendo o knoppix...pclinux os...suse. claro que são opiniões pessais.
hm... ok...
Então posso fazer assim:
No meu PC fixo (que tenho mesmo 2 discos separados... sem ser partições):
Disco1: Windows (para 80GB) -q é o q já está
Disco2:Linux (para 40 GB) - o que eu n sei bem como fazer
Para já o que possofazer é escolher então uma dessas distribuições e gravar para um CD (posso usar o nero e não o imgburn?)
Depois... o meu passo seguinte deverá ser formatar o disco a usar para instalar o linux! Certo? Como faço? Formato como se faz a uma pen enquanto tou no disc Windows?? Ou dá para formatar com o CD que tem o Linux ( tal como se faz para instalar o Windows)?
Desde já obrigado :)
Sim, para gravar podes usar o programa que quiseres.
Para instalar, arrancas a partir do CD do Linux e a dada altura ele dá-te as opções para formatar. É so dizeres que queres utilizar todo o disco de 40Gb e ele formata automaticamente. Não te enganes a escolher o disco :wink:
podes usar o nero mas, o imgburn é muitoooooooo mais simples!
Sim, para gravar podes usar o programa que quiseres.
Para instalar, arrancas a partir do CD do Linux e a dada altura ele dá-te as opções para formatar. É so dizeres que queres utilizar todo o disco de 40Gb e ele formata automaticamente.
hm... ok E isso para qq distribuição?
Não te enganes a escolher o disco :wink:
hehe :lol: vou tentar... :)
podes usar o nero mas, o imgburn é muitoooooooo mais simples!
A versão do Nero que uso é tb mto simples é o Nero Express.. as novas versões é que são todas gays e não se percebe nada :)
tmafcerqueira 29-03-2007, 15:06 Começa pelo Ubuntu, que é na minha opiniao o mais user-friendly, mas passado uns meses, quando ja tiveres algum conhecimento, tenta instalar gentoo. Aprendes mais sobre linux num dia a instalar gentoo do que em algumas semanas com Ubuntu;)
hm... ok
A minha irmã na UM usa Fedora (no DI)... o que é que voces acham desse Fedora? É aconselhável? :) Tb já me falaram num tal "Caixa mágica"... o que acham sobre este?
Senão, vai então mesmo ser o Ubuntu... e depoi, mais tarde o gentoo... :)
Quer Fedora quer Ubuntu sao extremamente aconselhaveis. Ubuntu és capaz de ter mais ajuda aqui no forum, mas Fedora também encontras facilmente ajuda pela net.
A meu ver, Ubuntu tem a vantagem de ser um só CD (provavelmente Fedora também dará, mas tem de ser instalação via internet). Fica ao teu critério. Provavelmente, com Fedora também terás ajuda no DI, maaaaaaaas...
Gentoo só muito mais tarde, quando estiveres suficientemente à vontade a mexer na consola :)
Senão, vai então mesmo ser o Ubuntu... e depoi, mais tarde o gentoo... :)
Assim é que é falar :D
O Ubuntu e o Open Suse têm livecds, o fedora penso que não mas não tenho a certeza. Começa pelos livecds e vai-te ambientando, quando tiveres á vontade com um instala :)
Gentoo é mesmo muito bom na minha opinião, mas é preciso bastante mais paciência para configurar as coisas...deixa para uma tarde de chuva em que tenhas pouco que fazer :D
Acho que se esqueceram aqui da distro mais Unix-like e que está no "mercado" há mais tempo que todas as outras, Slackware, e para iniciantes Zenwalk, live-cd Slax :D
tmafcerqueira 29-03-2007, 18:25 Mas slackware é capaz de ser tramado para ele... Nao tem gestor de pacotes e tal...
A minha irmã na UM usa Fedora
Se a tua irma estiver disposta a ensinar-te instala fedora. Tambem é relactivamente facil de usar, eu é que nao me consigo habituar aos rpm e ao yum. Mas mantenho o meu conselho: Depois de uns meses com fedora tenta gentoo... Demoras um bocado, mas vale a pena
PS: A tua irma ta em LESI? Se calhar conheço...
Mas slackware é capaz de ser tramado para ele... Nao tem gestor de pacotes e tal...
Se a tua irma estiver disposta a ensinar-te instala fedora. Tambem é relactivamente facil de usar, eu é que nao me consigo habituar aos rpm e ao yum. Mas mantenho o meu conselho: Depois de uns meses com fedora tenta gentoo... Demoras um bocado, mas vale a pena
OK... vou pensar melhor nestas opções e no fim de semana experimento então instalar. E depois venho por aqui chatear-vos :lol:
PS: A tua irma ta em LESI? Se calhar conheço...
Nop... eng. biomédica - informática médica... tb anda por aí no vosso dep
Acho que se esqueceram aqui da distro mais Unix-like e que está no "mercado" há mais tempo que todas as outras, Slackware, e para iniciantes Zenwalk, live-cd Slax :D
Explica lá porque slackware é mais Unix-like que os outros :004:
tmafcerqueira 29-03-2007, 19:50 Nop... eng. biomédica - informática médica... tb anda por aí no vosso dep
Eu nao tou em LESI, conheço é algumas raparigas de la, e como sao prai 20 raparigas no curso todo...
AndreAPL 29-03-2007, 20:47 vá, não dispersem :-D :-D
Explica lá porque slackware é mais Unix-like que os outros :004:
"Slackware was one of the earliest distributions, and the oldest currently being maintained."
From : http://en.wikipedia.org/wiki/Slackware
"Since its first release in April of 1993, the Slackware Linux Project has aimed at producing the most "UNIX-like" Linux distribution out there."
http://slackware.com/info/
That's why :002:
Peace...
Darkside_Blues 30-03-2007, 00:36 para quem quer um sistema mesmo muito unix-like
http://www.genunix.org/distributions/belenix_site/
http://www.gnusolaris.org/gswiki
http://www.pcbsd.org/
:beerchug:
AndreAPL 30-03-2007, 01:17 "Slackware was one of the earliest distributions, and the oldest currently being maintained."
From : http://en.wikipedia.org/wiki/Slackware
"Since its first release in April of 1993, the Slackware Linux Project has aimed at producing the most "UNIX-like" Linux distribution out there."
http://slackware.com/info/
That's why :002:
Peace...
In some point he is right :)
Como não há nada como experimentar as várias distros e ver qual se adapta mais :)
Só é preciso 1 pouco de paciência para ler a documentação.
engcris, como já referido, se for apenas para "ver como é", decerto a melhor solução é um livecd, que corre o sistema a partir do boot de 1 cdrom. Mas eu normal/ sugiro a instalação (para ver se o bichinho *nix pega :002:)
tmafcerqueira 30-03-2007, 03:28 Instalaçao é sempre melhor! Depois se nao gostares é so pegares num programa de partiçoes e formatar aquilo como NTFS
Só uma questão final... as várias distribuições (que pelo que me parece são qse às dezenas) são tudo linux... quais são os pontos em que elas costumam ser mais diferentes?? Não têm nada a ver? Ou até são todas iguais e só muda qse a nível de design...
Tipo, por exemplo: alguns de voces são experts em linux... mas se sempre usaram Ubuntu.. já não vão perceber de Fedora? Até vão perceber mas mto mal? Ou é igual?
Bem, quando já se trabalha há algum tempo com uma distribuição a passagem para outras é sempre de fácil adaptação (como é obvio).
Existem algumas diferenças de distro para distro, por exemplo o package manager que nas distros debian-based é o apt-get, nas distros baseadas em redhad (fedora) é o yum, gentoo é o emerge, etc mas que na base do seu funcionamento comportam-se todas de forma similar (umas mais completas que outras).
Segurança, performance do Sistema Operativo e afins costuma ser a diferença mais relevante e o que opta algumas pessoas a seguirem o ramo mais complicado, exige mais detalhes na instalação do Sistema Operativo mas uma garantia mais a longo prazo.
Sobre a utilização do Sistema Operativo..., essencialmente é utilizado em modo gráfico e aí temos a excelente ponte dos Desktop Environments que são da preferência do utilizador e que existem para todas, ou grande parte das distros.
Os comandos da consola são maioritariamente comandos de unix, e o kernel é o mesmo, logo aqui também não existem diferenças assustadoras.
Normalmente o que marca a preferência dos utilizadores é a instalação e a configuração do Sistema Operativo, enquanto que no Ubuntu é um pouco o sistema do next, next, next, installed noutras distros é capaz de não ser tão trivial e exige mais atenção do utilizador.
Agora..., depende do que estás disposto a. ;)
abraços, HecKel
Só uma questão final... as várias distribuições (que pelo que me parece são qse às dezenas) são tudo linux... quais são os pontos em que elas costumam ser mais diferentes?? Não têm nada a ver? Ou até são todas iguais e só muda qse a nível de design...
Tipo, por exemplo: alguns de voces são experts em linux... mas se sempre usaram Ubuntu.. já não vão perceber de Fedora? Até vão perceber mas mto mal? Ou é igual?
O HecKel já disse quase tudo, as grandes diferenças serão no sistema de pacotes e na instalação, depois o funcionamento já tem mais a haver com os Desktops Environment (KDE, Gnome) do que o resto.
É claro que há umas distros mais parecidas com o Windows (next,next,next) e outras mais "partir pedra", mas no fundo é tudo Unix, uns mais que os outros...
LnxSlck (http://www.techzonept.com/member.php?u=24177) o HecKel (http://www.techzonept.com/member.php?u=4601) acabou de confirmar que isso de "mais Unix-like" não existe. A diferença está em através do que se faz (GUI/consola/package Manager diferente etc) e não de como se faz que ai vão dar todas ao mesmo: Linux. Existem certamente caracteristicas boas do Slackware preferíveis a chamá-lo de "mais Unix-like" que os outros, era só isso que queria salientar.
Dou-te um link da wikipédia sobre o Unix (http://pt.wikipedia.org/wiki/Unix)(que secalhar até sabes mais do que eu) e diz-me que características do Unix Slack tem e as outras distros Linux não têm...
De qualquer maneira, quanto ao tópico eu a newbies acabo sempre por aconselhar Ubuntu pelo simples facto de existir o http://www.ubuntupt.org/ .
Take it easy. As distros existem para haver variedade, para se adaptar as necessidades de cada. Slack até pode ser a distro mais Unix like, mas se é ubuntu, ou gentoo, ou debian, ou suse, ou red hat que mais se adapta ao meu estilo de utilização e às minhas necessidades, é essa distro que vou usar.
Nao vale a pena entrar em discuções e a dividir o GNU/Linux em distros puras e distros arraçadas, pois isso só é prejudicial.
tmafcerqueira 31-03-2007, 04:41 Take it easy. As distros existem para haver variedade, para se adaptar as necessidades de cada.
Errado lol! As distros servem para nos distrairmos em Distro Wars:-D. Tou a brincar.
É de facto esse o espirito de Linux! Escolha! E nao é so em distribuiçoes. Ha quem ande ao molho virtual em foruns por causa de coisas tao triviais como os players de musica, o desktop environment, o editor de texto...
Vou então instalar o Ubuntu (o Fedora tava em DVD e o PC não tem drive de dvd :-D ... por isso vai já o Ubuntu e não o Fedora... )
Tou a terminar de gravar o CD... depois vou instalar...
Têm algumas dicas... para me ajudar no meu impacto inicial com este SO? :) :)
Já dou notícias...
tmafcerqueira 31-03-2007, 16:57 Se nao conseguires ter net out of the box nao te admires;). Comigo so resulta se eu tiver ligado por ethernet, mas basta postares aqui o modo como te ligas à net e de certeza que alguem te vai arranjar soluçao;)
Se nao conseguires ter net out of the box nao te admires;). Comigo so resulta se eu tiver ligado por ethernet, mas basta postares aqui o modo como te ligas à net e de certeza que alguem te vai arranjar soluçao;)
Esse pc é o unico computador que se liga ao router por cabo ethernet.. e claro, o router liga ao modem. Depois á dois portáteis a ligar à net pelo router mas por wireless...
Já está a instalar... tem um design todo catita :)
Deu um erro fatal... :'( :'( :'(
E agora voltei ao windows e não vejo o disco de 40 GB... o quem me aconselham???
(Nota.: tenho 2 discos... um com o windows e tava a tentar instalar o linux no outro de 40GB...)
Deu um erro quando? Quando estavas a instalar? Quando ainda estavas a iniciar?
Deu um erro quando? Quando estavas a instalar? Quando ainda estavas a iniciar?
Quando estava a instalar....
Tipo... ja tinha passado a parte de escolher e limpar o disco e já estava a instalar.... faltava paí 5% e pufff "Erro fatal"
tmafcerqueira 31-03-2007, 19:05 Primeiro: O disco de 40GB nao ta ai, porque o windows nao reconhece o ext3 (ou qq filesystem de linux). Quanto ao erro fatal, tens duas soluçoes: a primeira é tentares outra vez, a segunda é tentares com o alternate CD, que tb é facil de usar. Se mesmo assim continuares com problemas entao muda de distro. Tenta outra como Fedora ou Debian
Primeiro: O disco de 40GB nao ta ai, porque o windows nao reconhece o ext3 (ou qq filesystem de linux). Quanto ao erro fatal, tens duas soluçoes: a primeira é tentares outra vez, a segunda é tentares com o alternate CD, que tb é facil de usar. Se mesmo assim continuares com problemas entao muda de distro. Tenta outra como Fedora ou Debian
Tentei de novo e funcionou. ;) Tá tudo direitinho...
Não é preciso nada de anti-virus nem nada disso pois não???
uterrorista 31-03-2007, 20:07 antivírus... nem por isso.
os antivírus que há para o Linux é só para o vírus não contaminarem o Windows...
depois para veres a partição do Linux(ext3) no Windows, aconselho instalares o Ext2 IFS For Windows (http://www.fs-driver.org/) (no Windows como é obvio).
antivírus... nem por isso.
os antivírus que há para o Linux é só para o vírus não contaminarem o Windows...
depois para veres a partição do Linux(ext3) no Windows, aconselho instalares o Ext2 IFS For Windows (http://www.fs-driver.org/) (no Windows como é obvio).
hm...boa ideia! mas... tenho duas dúvidas qto a isso...
- tu dizes "para veres a partição do Linux(ext3) no Windows".... não é partição... são dois discos distintos... funcionará na mesma???
- e ver as coisas do windows no linux? é possível??
uterrorista 31-03-2007, 21:12 partição, disco neste caso é a mesma coisa. sim funciona.
para veres o disco do Windows no Linux vê isto: click (http://techzonept.com/showpost.php?p=1415479&postcount=394) (isto se tiveres o disco do Windows em NTFS)
tmafcerqueira 01-04-2007, 04:25 Se quiseres escrever para NTFS tens que ver um post aqui do forum... Procura por NTFS read/write. Eu é que tou demasiado bebedo para isso:S. Depois para se quiseres iniciar o disco de windows com read/write diz, que eu mostro-te como se altera o fstab(ou vai ao site www.gentoo.org, e no handbook, tens la uma parte que fala do fstab(again, tou muito bebedo e nao sei qual é...))
Ainda bem que funcionou;) Lembra-te do meu conselho... Daqui a uns meses e com tempo passa para gentoo, a nao ser que nao te consigas separar do APT:P
Phantasia 01-04-2007, 04:47 NFTS em linux? Ubuntu?
Nada como o automatix! Que já trata disso sozinho!
Faz uma procura no google por automatix, que no site deles tá lá tudo bem explicadinho em como instalar!
Além de que já trás uma data de outras coisas que te pode instalar automaticamente, tais como drivers da nvidia, codecs para filmes/ficheiros audio, pdf reader, bla bla bla bla
:)
Ei pessoal... mais uma questão...
Situação
Tenho o PC com dois discos... o primeiro tinha e tenho o Windows XP... depois, com a vossa ajuda ;) , instalei o ubuntu no outro dsco.
Sempre que ligo o pc... se não estiver por perto (tipo, ligo e distraio-me com algo ou vou à casa de banho :lol: )... ele vai directo ao Ubuntu... depois tenho de reiniciar se quero ir ao windows XP.... seleccionando-o no arranque...
Julgo que depois de x tempo, se n escolher nenhum ele abre por defeito no Ubuntu.
Questão
Como faço para demorar mais tempo ou abrir antes por defeito no windows??
Ei pessoal... mais uma questão...
Situação
Tenho o PC com dois discos... o primeiro tinha e tenho o Windows XP... depois, com a vossa ajuda ;) , instalei o ubuntu no outro dsco.
Sempre que ligo o pc... se não estiver por perto (tipo, ligo e distraio-me com algo ou vou à casa de banho :lol: )... ele vai directo ao Ubuntu... depois tenho de reiniciar se quero ir ao windows XP.... seleccionando-o no arranque...
Julgo que depois de x tempo, se n escolher nenhum ele abre por defeito no Ubuntu.
Questão
Como faço para demorar mais tempo ou abrir antes por defeito no windows??
edita o ficheiro /boot/grub/grub.conf no ubunto.
vais la ter 2 variaveis, default e timeout, k é o k tu keres.
Obrigado... ;)
tmafcerqueira 13-04-2007, 15:19 Boas,
Se tiveres problemas consulta esta (http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=1&chap=10#doc_chap2) pagina do handbook do gentoo. Explica-te como editar o grub, e diz-te como alterares o tempo de espera ou o SO que queres que abra por default...
Fica bem;)
Boas,
Se tiveres problemas consulta esta (http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=1&chap=10#doc_chap2) pagina do handbook do gentoo. Explica-te como editar o grub, e diz-te como alterares o tempo de espera ou o SO que queres que abra por default...
Fica bem;)
Obrigado.... :D Mal chegue a casa experimento... ;)
Começa pelo Ubuntu, que é na minha opiniao o mais user-friendly, mas passado uns meses, quando ja tiveres algum conhecimento, tenta instalar gentoo. Aprendes mais sobre linux num dia a instalar gentoo do que em algumas semanas com Ubuntu;)
Uma grande verdade.
:) hm... mais umas perguntas noobs...
Vi aí num post a falar num tal amule... é um p2p certo? E um equivalente ao emule bowlfish (filtro para tráfego nacional)... existe??
Já agora... para ver filmes no PC... com legendas, p/ windows gosto do BS Player... o que é que há para linux deste género?
É possível abrir docs do office (word... excel...) no ubuntu? Que programas preciso caso seja possível??
desde já muito obrigado meninos :)
uterrorista 16-04-2007, 20:29 » amule com filtro, eu desconheço. nem preciso..
» filmes no uuntu, utilizo o mplayer. ainda só vi um, mas mostrou-me as legendas.
» office no linux é com o OpenOffice (http://www.openoffice.org/)(sem margem para dúvidas). (já o deves ter instalado de raíz)
:) hm... mais umas perguntas noobs...
Vi aí num post a falar num tal amule... é um p2p certo? E um equivalente ao emule bowlfish (filtro para tráfego nacional)... existe??
Já agora... para ver filmes no PC... com legendas, p/ windows gosto do BS Player... o que é que há para linux deste género?
É possível abrir docs do office (word... excel...) no ubuntu? Que programas preciso caso seja possível??
1º o amule dá para isso. http://forum.amule.org/ (vê no subfórum "portuguese" para encontrares informação)
2º MPlayer
3º Open Office
Simples :D
AndreAPL 17-04-2007, 10:53 :) hm... mais umas perguntas noobs...
E porque não usar o tópico existente ? :P
alias, ja existem pelo menos 2, em que já foi referido. Desconheço algum programa equivalente ao bowlfish pra linux. Existe sim a hipotese de usar SÓ e UNICAMENTE filtro nacional.
Mplayer is the way :)
OpenOffice é o mais usado...
hm... ok.... Obrigado ;)
E porque não usar o tópico existente ? :P
É só pq tb tinha este post... no qual tenho vindo desde o início a expor o meu caso. Achei que seria mais correcto. :p
AndreAPL 17-04-2007, 18:32 É nada }>
E que tal a experiencia em linux ?
É nada }>
E que tal a experiencia em linux ?
Ainda ando a resolver estas coisitas básicas... e não tenho tido mt tempo. Mas até agora parece-me bem ;)
Pessoal,
tenho o pc com o ubuntu ligado em casa e tou na Universidade.
No ubuntu activei o acesso remoto...
Aqui tentei, num pc c windows xp aceder ao ambiente de trabalho do meu pc c o ubuntu... mas n consegui...
Axo que estou a errar no domínio! Pq na verdade n sei bem o que é! Ou então é a univ que não deixa aceder remotamente a um ambiente de trabalho externo.
Alguém me pode ajudar???
Desde já obrigado ;)
AndreAPL 20-04-2007, 11:53 Ora bem, suponho que tenhas activado a porta do VNC no iptables (firewall), isto é, abrir a porta 5900 pelo menos?
Ora bem, suponho que tenhas activado a porta do VNC no iptables (firewall), isto é, abrir a porta 5900 pelo menos?
Não. :lol: Quer dizer... não sei bem... eu cliquei vistos naquela janela de acesso remoto... pensei que chegava isso. Já agora, como é que se faz???
Lemb5rei-me tb de uma coisa, lá em casa tenho esse pc fixo ligado ao modem pelo router... isso muda alguma coisa??
O "domínio" é o teu IP externo (IP dado ao teu modem pelo ISP).
AndreAPL 20-04-2007, 13:16 Não. :lol: Quer dizer... não sei bem... eu cliquei vistos naquela janela de acesso remoto... pensei que chegava isso. Já agora, como é que se faz???
Lemb5rei-me tb de uma coisa, lá em casa tenho esse pc fixo ligado ao modem pelo router... isso muda alguma coisa??
Muda tdo :007:
É preciso deixar entrar acessos para a porta do VNC (Remote) :)
No router deves ter certamente opção para criar regras / port forwarding, varia de modelo para modelo (qual é ?)
Depois no ubuntu, bem, terás de perguntar na parte do ubuntu, porque nem sei qual é a firewall (d1 modo grosso, pois é só um interface pró iptables) que vem com isso :) e é criar 1 regra.
Instalei agora isto... ;) Tá a funceminar bem!!! :D Obrigado...
axo que me esqueci de definir em alguma parte da instalação do Ubuntu uma chave, ou outra coisa, que me dê permições para por exemplo editar esse ficheiro... :'(
Alguém me diz como é que "eu ganho permissão" para fazer essas coisas?? Terei de instala de novo o linux??
Já agora... eu defini só um utilizador... não era suposto ele ser o "administrados" e poder "fazer tudo"?
Desde já obrigado por qq esclarecimento ;)
Não, o sistema de permissões em *nix é totalmente diferente do de windows, é de passagem, bastante melhor.
Ora bem, para editares essa consola, fazes:
sudo gedit /boot/grub/grub.conf
Suponho que uses Gnome, se usares KDE é outro programa que não me recordo do nome :p
Não, o sistema de permissões em *nix é totalmente diferente do de windows, é de passagem, bastante melhor.
Ora bem, para editares essa consola, fazes:
sudo gedit /boot/grub/grub.conf
Suponho que uses Gnome, se usares KDE é outro programa que não me recordo do nome :p
Bom, eu agora não estou no Ubuntu... mas:
1-> axas que consigo editar na consola sem ter as ditas permissões??
E já agora... tenho fracos/inexistente :D conhecimentos de programação (mas que pretendo melhorar/adequirir :D )... por isso a minha questão tb é:
2-> para fazer isso é mesmo só abrir a consola e escrever sudo gedit /boot/grub/grub.conf e ENTER?? :confused:
Bom, eu agora não estou no Ubuntu... mas:
1-> axas que consigo editar na consola sem ter as ditas permissões??
O comando sudo dá-te essas permissões, tens é de introduzir a password de Super User (A password que colocaste quando instalaste o ubuntu)
E já agora... tenho fracos/inexistente :D conhecimentos de programação (mas que pretendo melhorar/adequirir :D )... por isso a minha questão tb é:
2-> para fazer isso é mesmo só abrir a consola e escrever sudo gedit /boot/grub/grub.conf e ENTER?? :confused:
Sim ;)
abraços, HecKel
Isto de programação não tem nada :p Mas sim, é chegar à consola, inserir esse comando, Enter, e ele abrirá uma janela do editor de texto para conseguires editar o grub.conf.
Em relação ao ponto 1, para editares um ficheiro, seja onde for (gedit, vi(m), emacs, nano), precisas de permissões para o editar, senão não vais a lado nenhum. Para conseguires as tais permissões, tens que usar o comando sudo, que após inserida a password de root, te dá direito a editar todos os ficheiros no teu PC.
#edit: morre, HecKel :p
Em relação ao ponto 1, para editares um ficheiro, seja onde for (gedit, vi(m), emacs, nano), precisas de permissões para o editar, senão não vais a lado nenhum. Para conseguires as tais permissões, tens que usar o comando sudo, que após inserida a password de root, te dá direito a editar todos os ficheiros no teu PC.
Isso induz em erro.
Para editares um ficheiro que necessite de permissões extra (que faça parte do acesso de outro utilizador e consigas ver, por exemplo) é necessário usar o comando sudo, ou o su ou outro qualquer que faça algo similar.
Podes editar ficheiros da tua conta sem qualquer problema e sem ser necessário usares o prefixo sudo antes do comando.
O caso do ficheiro grub.conf requer permissões extra, pois é um ficheiro da conta do root, que tu tens acesso a ver mas não a editar.
Resumindo, sempre que quiseres executar qualquer que seja a acção a um ficheiro, e não tiveres permissões para tal, tens de usar o prefixo sudo.
abraços, HecKel
OK!!
Muito obrigado a todos... logo ao fim da tarde já experimento ;)
Já deu para ver que resulta. Agora estou perdida pq o grub.conf aparece em branco. Tipo... o que eu queria fazer no grub era alterar a ordem pela qual os sistemas abrem, tipo... de momento está a abrir por defeito no Ubuntu... mas eu queria que por defeito abrisse no Windows (pq é um computador de uso comum lá em casa... e não quero tar a dar dores de cabeça ao pessoal).
Ora... pareceu-me que o ficheiro menu.lst tem alguma importância... cá está o seu conteúdo.
# menu.lst - See: grub(8), info grub, update-grub(8)
# grub-install(8), grub-floppy(8),
# grub-md5-crypt, /usr/share/doc/grub
# and /usr/share/doc/grub-doc/.
## default num
# Set the default entry to the entry number NUM. Numbering starts from 0, and
# the entry number 0 is the default if the command is not used.
#
# You can specify 'saved' instead of a number. In this case, the default entry
# is the entry saved with the command 'savedefault'.
# WARNING: If you are using dmraid do not change this entry to 'saved' or your
# array will desync and will not let you boot your system.
default 0
## timeout sec
# Set a timeout, in SEC seconds, before automatically booting the default entry
# (normally the first entry defined).
timeout 10
## hiddenmenu
# Hides the menu by default (press ESC to see the menu)
#hiddenmenu
# Pretty colours
#color cyan/blue white/blue
## password ['--md5'] passwd
# If used in the first section of a menu file, disable all interactive editing
# control (menu entry editor and command-line) and entries protected by the
# command 'lock'
# e.g. password topsecret
# password --md5 $1$gLhU0/$aW78kHK1QfV3P2b2znUoe/
# password topsecret
#
# examples
#
# title Windows 95/98/NT/2000
# root (hd0,0)
# makeactive
# chainloader +1
#
# title Linux
# root (hd0,1)
# kernel /vmlinuz root=/dev/hda2 ro
#
#
# Put static boot stanzas before and/or after AUTOMAGIC KERNEL LIST
### BEGIN AUTOMAGIC KERNELS LIST
## lines between the AUTOMAGIC KERNELS LIST markers will be modified
## by the debian update-grub script except for the default options below
## DO NOT UNCOMMENT THEM, Just edit them to your needs
## ## Start Default Options ##
## default kernel options
## default kernel options for automagic boot options
## If you want special options for specific kernels use kopt_x_y_z
## where x.y.z is kernel version. Minor versions can be omitted.
## e.g. kopt=root=/dev/hda1 ro
## kopt_2_6_8=root=/dev/hdc1 ro
## kopt_2_6_8_2_686=root=/dev/hdc2 ro
# kopt=root=UUID=74b2dab5-a12d-4545-92b6-cf63d4136b89 ro
## Setup crashdump menu entries
## e.g. crashdump=1
# crashdump=0
## default grub root device
## e.g. groot=(hd0,0)
# groot=(hd1,0)
## should update-grub create alternative automagic boot options
## e.g. alternative=true
## alternative=false
# alternative=true
## should update-grub lock alternative automagic boot options
## e.g. lockalternative=true
## lockalternative=false
# lockalternative=false
## additional options to use with the default boot option, but not with the
## alternatives
## e.g. defoptions=vga=791 resume=/dev/hda5
# defoptions=quiet splash
## should update-grub lock old automagic boot options
## e.g. lockold=false
## lockold=true
# lockold=false
## Xen hypervisor options to use with the default Xen boot option
# xenhopt=
## Xen Linux kernel options to use with the default Xen boot option
# xenkopt=console=tty0
## altoption boot targets option
## multiple altoptions lines are allowed
## e.g. altoptions=(extra menu suffix) extra boot options
## altoptions=(recovery) single
# altoptions=(recovery mode) single
## controls how many kernels should be put into the menu.lst
## only counts the first occurence of a kernel, not the
## alternative kernel options
## e.g. howmany=all
## howmany=7
# howmany=all
## should update-grub create memtest86 boot option
## e.g. memtest86=true
## memtest86=false
# memtest86=true
## should update-grub adjust the value of the default booted system
## can be true or false
# updatedefaultentry=false
## ## End Default Options ##
title Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=74b2dab5-a12d-4545-92b6-cf63d4136b89 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic
quiet
savedefault
title Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic (recovery mode)
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=74b2dab5-a12d-4545-92b6-cf63d4136b89 ro single
title Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=UUID=74b2dab5-a12d-4545-92b6-cf63d4136b89 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.17-10-generic
quiet
savedefault
title Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic (recovery mode)
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=UUID=74b2dab5-a12d-4545-92b6-cf63d4136b89 ro single
title Ubuntu, memtest86+
root (hd1,0)
kernel /boot/memtest86+.bin
quiet
### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST
# This is a divider, added to separate the menu items below from the Debian
# ones.
title Other operating systems:
root
# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/hda1
title Microsoft Windows XP Professional
root (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader +1
Com base nisto podem-me dar uma ajudinha??
Já deu para ver que resulta. Agora estou perdida pq o grub.conf aparece em branco. Tipo... o que eu queria fazer no grub era alterar a ordem pela qual os sistemas abrem, tipo... de momento está a abrir por defeito no Ubuntu... mas eu queria que por defeito abrisse no Windows (pq é um computador de uso comum lá em casa... e não quero tar a dar dores de cabeça ao pessoal).
Ora... pareceu-me que o ficheiro menu.lst tem alguma importância... cá está o seu conteúdo.
# menu.lst - See: grub(8), info grub, update-grub(8)
# grub-install(8), grub-floppy(8),
# grub-md5-crypt, /usr/share/doc/grub
# and /usr/share/doc/grub-doc/.
## default num
#
default 0
## timeout sec
timeout 10
## hiddenmenu
# Hides the menu by default (press ESC to see the menu)
#hiddenmenu
# Pretty colours
#color cyan/blue white/blue
## password ['--md5'] passwd
# If used in the first section of a menu file, disable all interactive editing
# control (menu entry editor and command-line) and entries protected by the
# command 'lock'
# e.g. password topsecret
# password --md5 $1$gLhU0/$aW78kHK1QfV3P2b2znUoe/
# password topsecret
#
# examples
#
# title Windows 95/98/NT/2000
# root (hd0,0)
# makeactive
# chainloader +1
#
# title Linux
# root (hd0,1)
# kernel /vmlinuz root=/dev/hda2 ro
#
#
# Put static boot stanzas before and/or after AUTOMAGIC KERNEL LIST
### BEGIN AUTOMAGIC KERNELS LIST
## lines between the AUTOMAGIC KERNELS LIST markers will be modified
## by the debian update-grub script except for the default options below
## DO NOT UNCOMMENT THEM, Just edit them to your needs
## ## Start Default Options ##
## default kernel options
## default kernel options for automagic boot options
## If you want special options for specific kernels use kopt_x_y_z
## where x.y.z is kernel version. Minor versions can be omitted.
## e.g. kopt=root=/dev/hda1 ro
## kopt_2_6_8=root=/dev/hdc1 ro
## kopt_2_6_8_2_686=root=/dev/hdc2 ro
# kopt=root=UUID=74b2dab5-a12d-4545-92b6-cf63d4136b89 ro
## Setup crashdump menu entries
## e.g. crashdump=1
# crashdump=0
## default grub root device
## e.g. groot=(hd0,0)
# groot=(hd1,0)
## should update-grub create alternative automagic boot options
## e.g. alternative=true
## alternative=false
# alternative=true
## should update-grub lock alternative automagic boot options
## e.g. lockalternative=true
## lockalternative=false
# lockalternative=false
## additional options to use with the default boot option, but not with the
## alternatives
## e.g. defoptions=vga=791 resume=/dev/hda5
# defoptions=quiet splash
## should update-grub lock old automagic boot options
## e.g. lockold=false
## lockold=true
# lockold=false
## Xen hypervisor options to use with the default Xen boot option
# xenhopt=
## Xen Linux kernel options to use with the default Xen boot option
# xenkopt=console=tty0
## altoption boot targets option
## multiple altoptions lines are allowed
## e.g. altoptions=(extra menu suffix) extra boot options
## altoptions=(recovery) single
# altoptions=(recovery mode) single
## controls how many kernels should be put into the menu.lst
## only counts the first occurence of a kernel, not the
## alternative kernel options
## e.g. howmany=all
## howmany=7
# howmany=all
## should update-grub create memtest86 boot option
## e.g. memtest86=true
## memtest86=false
# memtest86=true
## should update-grub adjust the value of the default booted system
## can be true or false
# updatedefaultentry=false
## ## End Default Options ##
title Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=74b2dab5-a12d-4545-92b6-cf63d4136b89 ro quiet splash
quiet
savedefault
title Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic (recovery mode)
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=74b2dab5-a12d-4545-92b6-cf63d4136b89 ro single
title Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=UUID=74b2dab5-a12d-4545-92b6-cf63d4136b89 ro quiet splash
quiet
savedefault
title Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic (recovery mode)
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=UUID=74b2dab5-a12d-4545-92b6-cf63d4136b89 ro single
title Ubuntu, memtest86+
root (hd1,0)
kernel /boot/memtest86+.bin
quiet
### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST
# This is a divider, added to separate the menu items below from the Debian
# ones.
title Other operating systems:
root
# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/hda1
title Microsoft Windows XP Professional
root (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader +1
Com base nisto podem-me dar uma ajudinha??
Boas!
Alternei as diferentes entradas com cores para perceberes bem ao que diz respeito o quê, olha para o inicio e hás-de ver a vermelho um default 0, é este zero que tens de alterar consoante a entrada (a contagem começa em 0), no teu caso terias de meter default 6.
Espero que tenhas percebido ;)
abraços, HecKel
hm... para ver se percebi... copio esse códigozito do menu.lst todo para o grub.conf... substituo esse default 0 por default 6 e a ordem inverte-se... começando pelo windows por defeito?
obrigado!
Nao... deixas tar o grub.conf sussegado e rege-te pelo menu.lst.
Ele não troca ordem nenhuma, a unica coisa que o "default" faz é escolher a opção que é seleccionada por defeito.
Logo se tiveres a 0, vai ser o escolhido por defeito o que aparecer primeiro no ficheiro menu.lst.
conta os "title" que tens no teu menu.lst... e tendo em conta que começa do zero, podes alterar o "default" para aquele que quizeres ;)
ah! Ok...
Então... recapitulando... começo por abrir o menu.lst com permissões para o alterar executando este comando na consola.
sudo gedit /boot/grub/menu.lst
Depois... só acrescento a esta parte:
## default num
#
Uma linha a dizer:
default 6
E pronto!!! :D
Já agora... para dar mais tempo de escolha é aqui:
## timeout sec
timeout 10
Certo?
Desculpem estar a ser chata. Normalmente vou experimentanto e pesquisando até saber as coisas mas tou sem mto tempo disponível para isso e tenho de ter cuidado para não fazer asneira. Desde já muito obrigado a todos ;)
bjs*
Boas!
Ninguém nasce ensinado :P
Sobre a parte do adicionar, não adicionas nada, apenas alteras. Olha o exemplo que dei no outro post, apenas peguei no código que mostraste do teu menu.lst, COLORI o mesmo para que percebesses onde ficam as diferentes partes e troquei o ZERO por SEIS (a parte a vermelho).
No teu ficheiro só tens de LOCALIZAR a linha onde tem o default 0 e trocar o zero por um seis, mais nada ;)
Ah..., e salvar :P
abraços, HecKel
Já deu!!! Mto obrigado!!! :)
bjinhos
slack_guy 08-06-2007, 19:37 Um bocado tarde, mas só para rectificar uma mensagem de tmafcerqueira em 29-03-2007 17:25.
Mas slackware é capaz de ser tramado para ele... Nao tem gestor de pacotes e tal...
O Slackware tem gestor de pacotes (http://packages.slackware.it/search.php?v=current&t=1&q=slackpkg)
slackpkg is a package manager for Slackware. It can download,
upgrade, install and remove selected packages. With it, you
can search in the Slackware Package database and find which
package has the selected file.
slackpkg DOESN'T replace pkgtool. Actually, slackpkg uses pkgtool
for all install|upgrade|remove functions.
Além desse, existem outros : slap-get, gslapt-get e swaret (assim de cabeça)
O que estes gestores de pacotes não fazem (e ainda bem!) é a instalação de dependências. E este facto não é uma insufuciência: é uma das 'features' mais apreciadas pelos slackers.
O que estes gestores de pacotes não fazem (e ainda bem!) é a instalação de dependências. E este facto não é uma insufuciência: é uma das 'features' mais apreciadas pelos slackers.
Não sei se pode considerar uma feature. O facto de em qualquer gestor de pacotes (como o apt) instalar ou não dependências não tem a ver com o gestor mas sim com o pacote em si. É possível descompactar e retirar o pedido de dependências...
Não instalar dependências pode ser uma vantagem do pacote mas não do gestor de pacotes.
slack_guy 08-06-2007, 20:28 instalar ou não dependências não tem a ver com o gestor mas sim com o pacote em si
Tanto quanto sei, os pacotes podem identificar as dependências - entre outras coisas. O gestor encarrega-se de ir buscar o que for preciso para instalar o pacote - com as autorizações devidas mais ou menos explícitas.
No slapt-get podes usar meta-informação (slack-required) para identificares dependências 'hard', 'soft', e 'conditional'. Ele gere as dependências (de pacotes que não fazem parte do core do Slackware) à la apt. Para uns isso é positivo, para outros não. Instalas um pacote que precise de uma biblioteca do Gnome e, se não tiveres cuidado, apanhas com o Gnome todo em cima.
hm...
mais uma coisinha... alguém me sabe explicar como colocar filtro nacional do amule?
desde já muit obrigado :D
AndreAPL 11-06-2007, 20:37 1º Download disto (http://www.fileden.com/files/2007/5/18/1089418/ipfilter.pl.tar.gz).
wget http://www.fileden.com/files/2007/5/18/1089418/ipfilter.pl.tar.gz
2º Extrair para pasta do amule ( por ex /home/utilizador/.aMule )
tar xvf ipfilter.pl.tar.gz && cp ipfilter.pl /home/utilizador/.aMule && chmod +x ipfilter.pl
3º Abrir consola e correr de acordo com o tipo de Net (adsl /cabo...)
./ipfilter.pl -u (para informaçoes)
./ipfilter.pl -A -E -P -B -w (Adsl. com ip's extra, filtros bowlfish e usando o wget)
4º No final, sobrepor o ipfilter.dat existente (ou aceitar no final do script), e activar a opçao "aceitar conecções externas", em Amule > propriedades > controlos remotos.
tópico oficial : http://forum.amule.org/index.php?topic=4619
|
|