View Full Version : Questão inteiramente hipotética sobre a Virtual Console

Yggdrasil
22-03-2007, 01:30
Ora bem, o serviço Virtual Console permite-nos fazer downloads de alguns jogos de gerações anteriores disponíveis para determinadas consolas cujos fabricantes chegaram a acordo com a Nintendo.

Em primeiro lugar, o critério é mais legal do que técnico, ou o inverso? Ou seja, quando é anunciado que ao longo deste ano vamos poder fazer downloads de jogos de Master System e da Neo-Geo, isto é sobretudo uma questão legal - sobre os preços e afins - ou existem mais aspectos técnicos a tratar, nomeadamente se o hardware da Wii é indicado para correr jogos que foram feitos para sistemas bastante diferentes?

No seguimento deste parágrafo, quero agora perguntar isto: já houve rumores de uma possível chegada de jogos da Saturn à VC. Uma vez que os jogos mais apreciados da Saturn eram as conversões dos jogos arcade da SEGA, é possível, ao invés de transpor os jogos da Saturn, transpor as versões originais (arcade) dos jogos para a VC? A Wii é capaz de albergar as características da Model 2 - e assim receber na VC as versões arcade de Virtua Fighter 2,Virtual ON, Sega Rally, Virtua Cop, Sonic Fighters, etc - mesmo precisando de um eventual hardware de apoio, como o já discutido (mas nunca confirmado) disco rígido?

skybastos
22-03-2007, 12:35
Acho que é impossivel alguem responder as tuas questões com 100% de certeza, mas eu diria que é um bocado disso tudo :lol:, limitações tecnicas, acordo entre o fabricante da dita consola e acordo com as software houses... ou seja no inicio é legal (acordo com quem fez o hardware), depois é tecnico (fazer o emul e tal) e volta a ser legal (acordo com as sh) depois diria que não existe tecnico porque para já as consolas que tão no VC são faceis de emular é uma questão de tranpor para lá as roms (e é por isso mesmo que ainde nem comprei um jogo para VC, nada de novo só roms)

O rumor do disco rigido ja foi "abatido" pela propria nintendo senão me engano...

I_Eat_All
22-03-2007, 18:55
Em primeiro lugar, o critério é mais legal do que técnico, ou o inverso? Ou seja, quando é anunciado que ao longo deste ano vamos poder fazer downloads de jogos de Master System e da Neo-Geo, isto é sobretudo uma questão legal - sobre os preços e afins - ou existem mais aspectos técnicos a tratar, nomeadamente se o hardware da Wii é indicado para correr jogos que foram feitos para sistemas bastante diferentes?Mais legal, por exemplo a Square-Enix admitiu recentemente que as hipóteses de um Chrono Trigger acabar na VC estavam a 50/50, é que muitos dos membros que desenvolveram o jogo já nem se encontram na empresa, desde o Sakaguchi (criador do FF) que está na Mistwalker, Koji Kondo que agora é freelancer, parte da equipa que agora está na Monolith, etc...

Os dividendos são difíceis de calcular por isso.

O mesmo se verifica com o Goldeneye, com informações de que a Nintendo está a tentar... mas a licença 007 já não lhes pertence pelo que têm de falar com quem a tem, e a equipa que a fez estava na rareware, que tem direitos sob o código, mas grande parte dessa equipa saiu e fundou a free radical (timesplitters)...No seguimento deste parágrafo, quero agora perguntar isto: já houve rumores de uma possível chegada de jogos da Saturn à VC. Uma vez que os jogos mais apreciados da Saturn eram as conversões dos jogos arcade da SEGA, é possível, ao invés de transpor os jogos da Saturn, transpor as versões originais (arcade) dos jogos para a VC? A Wii é capaz de albergar as características da Model 2 - e assim receber na VC as versões arcade de Virtua Fighter 2,Virtual ON, Sega Rally, Virtua Cop, Sonic Fighters, etc - mesmo precisando de um eventual hardware de apoio, como o já discutido (mas nunca confirmado) disco rígido?Bom... Falando da Saturn... Se fôr verdade... tecnicamente vai ser um pesadelo para a Sega de emular, não por uma questão de potencia mas por uma questão de complexidade de hardware (tinha 5 cpu's e 2 gpu's)... Mas... as maquinas de arcade Model 2 eram muito diferentes no que toca a hardware... mas igualmente complicadas; emula-las é algo onde a Sega provavelmente não se quer meter (já é uma surpresa se realmente fizer um emulador de Saturn).

No entanto, a maior parte dos jogos arcade enumerados (especialmente os feito in-house) existem (ou respectivas variantes) para a Saturn.Acho que é impossivel alguem responder as tuas questões com 100% de certeza, mas eu diria que é um bocado disso tudo :lol:, limitações tecnicas, acordo entre o fabricante da dita consola e acordo com as software houses... ou seja no inicio é legal (acordo com quem fez o hardware), depois é tecnico (fazer o emul e tal) e volta a ser legal (acordo com as sh)Sim, mas normalmente a Nintendo não anda atrás das Software houses para lançar os jogos delas; elas lá decidem o que querem lançar... e a Nintendo agenda as datas de lançamento da coisa.

Plataformas a mesma coisa, alguns contactos pode fazer a Nintendo, mas também já houveram fabricantes que a contactaram interessados em serem representados na VC.depois diria que não existe tecnico porque para já as consolas que tão no VC são faceis de emular é uma questão de tranpor para lá as roms (e é por isso mesmo que ainde nem comprei um jogo para VC, nada de novo só roms)Referenciando a parte técnica... Uma N64 não é propriamente fácil de emular...

Quanto a serem basicamente ROM's... a questão é que não é por poderes arranjar o ROM que é legal, na virtual console estás a pagar a licença do jogo, a comprá-lo.

Além de que a noção de abandonware é dúbia, e mesmo nesses termos... qualquer jogo re-editado na Virtual Console deixa nesse momento de ser abandonware.

Claro que isto pode não dizer muito a muitos de nós, mas independentemente de ser fácil ou não... é a forma legal (sem possuir a consola antiga e respectivo jogo original) de os adquirir.O rumor do disco rígido ja foi "abatido" pela própria nintendo senão me engano...Não propriamente... foram bitaites da sucursal da Nintendo no Reino Unido... Os mesmos que disseram que a DS não ia ter um redesenho, uma semana antes da Nintendo Japão anunciar a DS Lite.

Independentemente de vir aí ou não... não iam ser eles que iam poder confirmar (ou desmentir); são os últimos a saber na ordem hierárquica da empresa.