View Full Version : Prog pa mudar as teclas

augusto.ivo
21-03-2007, 18:22
Nao sei se mais alguém usa, mas eu ja tinha procurado info sobre alguma solução deste tipo aqui no fórum e não tinha encontrado nada. O.K há uma solução em scripts mas só pa geeks.
Encontrei este Programa num artigo e achei por bem mostra-lo. A mim irrita-me a tecla enter se pa editar e não pa executar as cenas. Acho k foi a única k não me adaptei da passagem do windows pa Mac.

http://doublecommand.sourceforge.net

Alguem usa?

rui_mac
21-03-2007, 18:56
Por acaso a mim irrita-me é o facto de o Windows usar o Enter para executar os ficheiros ;)
Para renomear uma sequência de ficheiros, a sequência Enter - teclar nome - Enter - cursor para seleccionar outro ficheiro - Enter - teclar nome - Enter - cursor para seleccionar outro ficheiro - Enter - teclar nome - Enter - cursor para seleccionar outro ficheiro - ... é muito útil e rápida.
É interessante saber da existência desse programa, mas só mesmo para pessoal que vêm do PC e está habituado a um GUI que não segue a maioria das regras de GUI. Particularmente no teclado ;)

Rui Batista

Sox
21-03-2007, 19:00
Acho que uma das mais valias é mesmo a funcionalidade do Enter para renomear e não para executar.

Encarnado
21-03-2007, 19:01
Idem. Se quizer executar algo, maça+O.

TFonseca
21-03-2007, 22:41
Idem. Se quizer executar algo, maça+O.

ou command+down

xplor
22-03-2007, 01:53
eu acho mais pratico o enter para executar, simplesmente porque é uma tarefa que se faz mais vezes que renomear...

rui_mac
22-03-2007, 02:00
Bem, eu não costumo usar o teclado para executar aplicações. Isso é do tempo do DOS.
Já para renomear, tenho de ter as mãos no teclado. E aí, sim, o Enter é uma opção óbvia.

Rui Batista

xplor
22-03-2007, 02:04
Bem, eu não costumo usar o teclado para executar aplicações. Isso é do tempo do DOS.
Já para renomear, tenho de ter as mãos no teclado. E aí, sim, o Enter é uma opção óbvia.

Rui Batista

mas por exemplo: se estiver a percorrer fotos numa pasta, se forem muitas, provavelmente vou usar o teclado pois é mais simples, e quando quiser abrir a foto o enter da mais jeito. é um vicio de windows, mas tenho de dar a mão à palmatoria, realmente é mais pratico.

rui_mac
22-03-2007, 02:18
Concordo. Usar o teclado para ver fotos é muito mais prático. Mas eu não vejo fotos em ícone. Quando estou a ver fotos, faço-o sempre em modo slideshow.
É que o Mac não mostra um preview grande das fotos, apesar de mostrar o seu ícone num máximo de 128x128 pixels. De qualquer modo, para mim, ter um preview que utiliza o modo de interpolação "nearest-neighbour" (o que o Windows usa) que me enche as fotos de moiré, não é uma boa opção.
Mais uma vez se resume a que ambos os OS usam métodos diferentes. Eu acho de longe mais lógico o modo como o teclado é usado no Mac (particularmente em comandos por teclado). Mas, felizmente, há programas como o que foi apresentado, para quem acha o Windows mais lógico (ou seja, quem não liga ponta às regras de GUI ;-))

Rui Batista

augusto.ivo
22-03-2007, 08:33
As coisas que vocês sabem. Ainda nao decorei esses atalhos todos.
O enter da-me mais jeito pa executar pq pa renomear utilizo mais o automator. Mas ainda nao experimentei o programa, nem sei se tem a opção de por o Enter a executar...

]-noBOdy-[
22-03-2007, 10:07
Como utilizas o automator para renomear?

xplor
22-03-2007, 10:11
Concordo. Usar o teclado para ver fotos é muito mais prático. Mas eu não vejo fotos em ícone. Quando estou a ver fotos, faço-o sempre em modo slideshow.
É que o Mac não mostra um preview grande das fotos, apesar de mostrar o seu ícone num máximo de 128x128 pixels. De qualquer modo, para mim, ter um preview que utiliza o modo de interpolação "nearest-neighbour" (o que o Windows usa) que me enche as fotos de moiré, não é uma boa opção.
Mais uma vez se resume a que ambos os OS usam métodos diferentes. Eu acho de longe mais lógico o modo como o teclado é usado no Mac (particularmente em comandos por teclado). Mas, felizmente, há programas como o que foi apresentado, para quem acha o Windows mais lógico (ou seja, quem não liga ponta às regras de GUI ;-))

Rui Batista

obviamente tambem nao vejo as fotos pelos thumbnails, mas se estiver a seleccionar alguma sim. ;)

augusto.ivo
22-03-2007, 16:17
Como utilizas o automator para renomear?

Seleciono os itens no finder k kero renmear, clique com o direito, automator, renomear itens, tronar sequencial preencher as opcoes e ja ta. de certeza k deve de existir atalhos mas nao os conheço...

pode ver mais aqui (http://www.automator.us/examples-01.html)

]-noBOdy-[
22-03-2007, 16:22
Seleciono os itens no finder k kero renmear, clique com o direito, automator, renomear itens, tronar sequencial preencher as opcoes e ja ta. de certeza k deve de existir atalhos mas nao os conheço...

pode ver mais aqui (http://www.automator.us/examples-01.html)

eish ........ percebi a pólvora ...e finalmente percebi como é que o bicho para renomear funciona .... estou absolutamente 8|8|8|8|8|8|8|8|8|

rui_mac
22-03-2007, 16:47
Bem, a melhor aplicação para renomear ficheiros é "A Better Finder Rename", mas é a pagantes :(
Eu comprei-a e não estou nada arrependido. Como trabalho com grandes quantidades de ficheiros (principalmente quando estou a lidar com video), é uma ajuda inestimável.

Rui Batista

augusto.ivo
03-04-2007, 01:04
Finalmente ontem lembrei-me de instalar o programa.
Mas alguém sabe qual é a opção pa mudar a função do Enter de renomear pa executar no finder?
Curiosamente eu nao sei qual é!:joker:

zoidberg
03-04-2007, 09:15
Finalmente ontem lembrei-me de instalar o programa.
Mas alguém sabe qual é a opção pa mudar a função do Enter de renomear pa executar no finder?
Curiosamente eu nao sei qual é!:joker:

ve este post (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1353791&postcount=11)

augusto.ivo
03-04-2007, 16:02
ve este post (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1353791&postcount=11)
.
Ja tinha visto, mas não me agrada andar a mexer onde não sei. Por isso tentei arranjar outra solução.

zoidberg
03-04-2007, 19:01
não vejo pq n há de funcionar, aquilo é apenas o ficheiro onde existem as binds das teclas para o osx..

qualquer dia crio uma aplicação para modificar esse ficheiro mas com uma gui :)

augusto.ivo
18-06-2007, 12:04
Pa so queria mesmo mudar o enter, em vez de renomear pa executar. mas nao percebo bem o k tenho de fazer.

Ou ate melhor: enter executar, shift+enter renomear

como faço isso? tenho de escrever um file completo, como explica no site?

rui_mac
18-06-2007, 12:11
Provavelmente terás de arranjar um bom programa de macros que permita fazer macros de teclas que sejam contextuais (ou seja, que funcionem de forma diferente conforme detectam que estão em aplicações diferentes).
Depois fazes com que o Enter faça o equivamente a Command+O ou Command+Cursor para baixo, e fazes com que Shift+Enter faça o mesmo que Enter. Isto para funcionar APENAS NO FINDER!!
Mas creio que isso é trabalho a mais. O teclado é usado para coisas que realmente exigem que se tecle bastante (como renomear). Nunca percebi porque é que se gosta tanto de fazer executar programas via teclado. Bem, em Unix ainda percebo, porque temos de escrever o nome da aplicação e Enter no fim... agora com uma GUI, usar o teclado para executar?!?!?
Manias de PC ;)

Rui Batista

jatbas
18-06-2007, 12:29
Usa-se os atalhos simplesmente para poupar trabalho e tempo. É muito mais rápido se carregar em 2 ou 3 teclas em simultâneo do que andares a levar o rato até ao menu/opção certa e ainda teres de dar um clique.

Ya, tudo bem, está-se a entrar no campo da eficiência e a deixar de lado o aspecto fácil para o utilizador, mas o utilizador não tem de ser burro e pode muito bem, caso entenda que quer poupar algum trabalho naturalmente, e decorar alguns atalhos.

Só não entende quem não quer e, se até hoje e com GUIs bastante complexo os atalhos continuam por ai. De certeza que não é só por causa do guaraná

rui_mac
18-06-2007, 13:00
Mas esses atalhos existem. Podes abrir uma aplicação no Mac usando o teclado. Até tens duas maneiras de o fazer. Command+O e Command+Cursor para baixo.
Mas Enter é uma tecla de edição, de aceitação, de introdução de dados. Como executar uma aplicação é uma ordem, um comando, exige a tecla de Command.
São directrizes de GUI da Apple.
Se a Microsoft gosta de misturar alhos com bugalhos e mistura teclas de função com teclas de edição com modificadores (e até os mistura... a Apple usa a tecla de Command para TODOS os comandos/shortcuts de execução, a Microsoft umas vezes usa Ctrl, outras Alt, outras Shift... é uma confusão) é lá com ela.
Eu sou um grande defensor de teclas de atalho. Uso-as constantemente. Mas gosto mais que sejam implementadas com coerência, como a Apple faz. A Microsoft parece que simplesmente procura teclas que "ainda estão livres" :(

Rui Batista