View Full Version : Firewall do Mac OS impede ligação à e-U

Conde
18-03-2007, 11:44
Boas,
Costumo utilizar a rede wireless da e-U, só que para conseguir preciso de desligar a firewall do mac osx. Como não acho muita piada andar numa rede pública sem firewall, gostaria de saber se alguém sabe que permissões ou que regra tenho de criar para a firewall permitir que a ligação seja estabelecida.

Já agora, a ligação à rede e-U utiliza o 802.1X connection. Ao ligar-me com a firewall nem chego a receber sequer o certificado da rede.

Fork
18-03-2007, 11:49
Bem, eu ligo-me e nao mexi em nada na firewall...

Recomendo que te ligues por cabo ethernet, e enquanto tens o cabo de ethernet ligado e tens net por ai manda o airport ligar-se. Assim deves conseguir sacar o certificado e nao mais precisar de mexer na firewall.

AndreAPL
18-03-2007, 12:05
e um colega meu com Mac OSX tb liga p/ 80211X sem mexer em nada / firewall.. deve faltar aí qualquer coisa n ?

TFonseca
18-03-2007, 12:52
Como o Fork disse deve-te faltar o certificado. Eu uso com a firewall ligada sem problemas nenhuns.

Conde
18-03-2007, 12:56
pois não sei, mas dos meus colegas que teem mac todos se conseguiam ligar também, até se aperceberem que o mac os x nao traz a firewall ligada por default...
É que nas opções mais "user friendly" não encontro nenhuma opcao que possa estar a bloquear... daí que talvez tenha de inserir à mão uma regra qq.

edit: amanha já tento guardar o certificado... a ver se resulta. Thanks

RaaR
18-03-2007, 13:33
Eu tenho a firewall ligada, não tem qualquer excepção activa e ligo-me sem problemas à e-U.

dragon88
18-03-2007, 13:55
pah... eu de MACs não pesco nada, mas lá na UA há pessoal que tem e tudo funca fixe.

vê se tens configurado como nestas instruções (http://www.wireless.ua.pt/macosx_conf_802_1x.asp) ;)

greetz

Conde
19-03-2007, 10:57
Bem, estranhamente consegui agora ligar-me com a firewall habilitada... na semana passada nao dava, sem sequer me aparecia a pagina de boas vindas da guest_e-U ... :lol:

De qq maneira obrigado a todos os que ajudaram. :)

Meje
19-03-2007, 18:20
Eu tenho determinados lugares onde não consigo aceder, não poderia ser algo desse género?

No interior das salas de computadores não consigo ligar-me à rede e-U e mesmo ao lado consigo. Aparece-me também uma rede da respectiva sala quando estou no interior.

wezzy
19-03-2007, 23:10
Ligo me perfeitamente na boa á e-U. Aliás super fácil de ligar nem foi preciso andar a configurar como o pessoal dos PC's.

Meje
20-03-2007, 00:18
(...) nem foi preciso andar a configurar com o pessoal dos PC's.

???

OldMan
20-03-2007, 02:08
"com o" = "como o"

suponho eu

Mitch
20-03-2007, 03:04
mesmo assim... no pessoal dos pcs não é preciso configurar nada... é igual.

Fork
20-03-2007, 08:43
mesmo assim... no pessoal dos pcs não é preciso configurar nada... é igual.
Se bem me lembro tens de instalar o securew2, e configura.lo correctamente.

Na UM pelo menos era assim quando eu usava PC.

Gio
22-03-2007, 19:18
Viva.
Eu ainda estudo no ISEP no Porto e ontem por acaso tive a opurtunidade de levar o meu "branquinho" para la e configurei a rede e-U.Segui os passo que estao em: core.isep.ipp.pt e foi canja. Nao instalei nenhum certificado como tinha no meu XP.Foi seguir os passo e siga a marinha. AInda mais facil do que configurar no XP.

;)

Mitch
22-03-2007, 19:19
Se bem me lembro tens de instalar o securew2, e configura.lo correctamente.

Na UM pelo menos era assim quando eu usava PC.

não, pelo menos eu não uso isso.
uso a ligação por vpn...

Gio
22-03-2007, 19:54
uso a ligação por vpn...

Eu uso a ligaçao 802.1X

Catacang
22-03-2007, 20:40
uso a ligação por vpn...

Então tiveste de instalar um cliente VPN compatível com Cisco visto o do Windows não funcionar lá na UM...

Cumps.

xplor
22-03-2007, 22:21
hj quis ligar-m à e-U com um macbook e embora tenha tido de configurar umas coisas e fazer o download so certificado, passou-se tudo sem problemas. n vi foi cm tava a firewall. liguei-me no ist.

alter_mann
25-03-2007, 18:41
vai a este link e tenta fazer o que tá ai.... na minha escola funciona http://cv.ipcb.pt/conf_mac.htm

Meje
26-03-2007, 16:34
hj quis ligar-m à e-U com um macbook e embora tenha tido de configurar umas coisas e fazer o download so certificado, passou-se tudo sem problemas. n vi foi cm tava a firewall. liguei-me no ist.

No IST já experimentei com e sem firewall e dá bem das duas formas...

pr0p
26-03-2007, 18:36
Na fcul funciona sem problemas com o ibook, só configurar o 802.1X com TTLS.

O securew2 é "opcional".(relativamente a windows)

ric07
02-07-2007, 09:21
Eu estou neste momento a tentar ligar-me à rede e-U do IST.

Saquei o certificado e configurei tudo como indicado.

Ele nao dá qualquer erro na ligaçao, diz que esta ligado.

Mas tento abrir uma pagina qualquer da internet, e nada.

Até ja experimentei isso de desligar a firewall e nicles.

O que puderá ser? É preciso configurar mais alguma coisa alem do 802.1x?

Meje
02-07-2007, 12:41
No ist o meu MacBook liga-se por defeito a uma rede que não é a e-U. Sempre que ligo o portátil tenho de ir escolher a rede e-U ao utilitário de rede (é assim que se chama?!). Tenho de aceitar sempre o certificado e já está.

Inicialmente segui apenas as instruções que estão na página que o browser abre. Tem lá para Mac e para windows.

Uma vez tive um problema em ligar, mas foi porque não me lembrei que o fenix nos obriga a mudar de password periodicamente e a password para a rede e-U é a mesma. Por acaso não mudaste de password?

ric07
02-07-2007, 13:14
No ist o meu MacBook liga-se por defeito a uma rede que não é a e-U. Sempre que ligo o portátil tenho de ir escolher a rede e-U ao utilitário de rede (é assim que se chama?!). Tenho de aceitar sempre o certificado e já está.

Inicialmente segui apenas as instruções que estão na página que o browser abre. Tem lá para Mac e para windows.

Uma vez tive um problema em ligar, mas foi porque não me lembrei que o fenix nos obriga a mudar de password periodicamente e a password para a rede e-U é a mesma. Por acaso não mudaste de password?

A questao da password foi logo a primeira coisa que fui ver...e lá alterei a password.

Uma coisa que nao me acontece e que eu estava a espera, era aparecer aquela pagina do ist do wifi...mas essa pagina nem me aparece.

Configurei tudo segundo as instruçoes para mac, que o IST indica.

Nao faço ideia do que pode ser...

Foxknight
02-07-2007, 13:39
Eu configurei o meu através do "Internet Connect" e segui as instruções, deu bem.

Por acaso não te esqueceste do "l" (L minúsculo) antes do teu numero de aluno no username?

ric07
02-07-2007, 15:28
Eu configurei o meu através do "Internet Connect" e segui as instruções, deu bem.

Por acaso não te esqueceste do "l" (L minúsculo) antes do teu numero de aluno no username?

Pois, eu tb. É como eles indicam.

Nao esqueci...ate por descargo de consciencia experimentei minusculo e maiusculo.

Ele nao se queixa de nada quando faz a ligaçao...ate diz que esta conectado...mas tento abrir paginas, ver mail...etc...e nada.

jpps007
09-07-2007, 19:46
Sempre que me quero ligar à e-U no meu MacBook liga-se por defeito a uma rede que não é a e-U. Sempre que ligo o portátil tenho de ir escolher a rede e-U ao utilitário de rede e aceitar sempre o certificado (que é irritante). Não existe modo de acelerar o processo? Por exemplo, no windows desde que a rede e-U esteja definida em 1º lugar liga-se automaticamente a ela. No linux tb facilmente se faz isso com wpasupplicant ou xsupplicant.
Será que com o automator se consegue simplificar o processo?

bruno_eg
09-07-2007, 22:20
Convém especificar como fazes a autentificação: VPN ou 802.1X ?
Não será uma dúvida para tirar com os serviços da tua Universidade?
E já agora, devias criar um tópico para isso e não usar este.

Demio
09-07-2007, 22:26
Epá, aconselho-te a ires antes ao CIIST e eles põe-te isso a bombar num instante.

Fica no Central, no campus Alameda. Se fores do Tagus então não sei onde é.

Meje
09-07-2007, 23:09
Sempre que me quero ligar à e-U no meu MacBook liga-se por defeito a uma rede que não é a e-U. Sempre que ligo o portátil tenho de ir escolher a rede e-U ao utilitário de rede e aceitar sempre o certificado (que é irritante). Não existe modo de acelerar o processo? Por exemplo, no windows desde que a rede e-U esteja definida em 1º lugar liga-se automaticamente a ela. No linux tb facilmente se faz isso com wpasupplicant ou xsupplicant.
Será que com o automator se consegue simplificar o processo?

Também me acontece isso. Se descobrires como é que se resolve diz (embora esteja quase a sair de lá... finalmente).

Demio, como sabias que ele tava no ist?

Demio
10-07-2007, 01:05
Também me acontece isso. Se descobrires como é que se resolve diz (embora esteja quase a sair de lá... finalmente).

Demio, como sabias que ele tava no ist?
É simples, não sabia. Simplesmente deduzi que tivesse :P

jpps007
10-07-2007, 15:05
Se conseguires ligar-te por vpn com o wpasupplicant ou xsupplicant avisa e o processo de autenticação padrão para ligar à rede e-U é por 802.1x ;-)
Relativamente ao facto de os serviços na universidade me conseguirem resolver o problema, já tentei mas sem sucesso tendo a sensação que para eles isto é um falso problema, porque me consigo ligar à rede e-U.
Penso que para aceitar o certificado de uma forma permanente seria fazer a importação no keychain, mas no meu caso o certificado já lá está e com todas as permissões de confiança. Comecei a procurar os comandos na consola (tipo wpa_supplicant e iwconfig) para fazer um script mas até agora não tive sucesso.

augusto.ivo
11-07-2007, 10:07
Vens a braga e passas o Help desk ad U. Minho. Se taverns sorte nao anaphase a gaja e eles resolvem isso, loll.
Por acaso sao impecaveis, se no perguntas ao ppl de Lesi (nao gosto do nome Mei, sorry, old school)