View Full Version : Rede Gigabit

RatoAx
14-03-2007, 23:55
Boas...gostaria de saber que material é necessario para "migrar" a rede para Gigabit...2 dos pc's têm Mb ASUS ja com placa de rede Gigabit, outro acho que não...tem uma Mb K7s5A, mas na pior das hipoteses teria que comprar a placa...é o router suporta? é um Aolink Adsl o cabo de rede pode ser o crusado Cat5? e em termos de Configuração? já agora a board ASUS A7N8X-E deluxe tem 2 portas de rede...para que?

xupetas
15-03-2007, 09:39
tens q comprar um switch a gigabit ou entao aguentar a rede a 100mbits

a minha recomendacao é:

comprares a dita placa e ligares os pcs q ja tens a um switch novo a giga.
em seguida fazeres cascade deste novo switch com o teu router de forma a garantires que tens velocidade a giga entre pc's e uma saida para a internet normal.

finalmente cabos cruzados... não é para usar a gbit....

RatoAx
15-03-2007, 14:32
tens q comprar um switch a gigabit ou entao aguentar a rede a 100mbits

a minha recomendacao é:

comprares a dita placa e ligares os pcs q ja tens a um switch novo a giga.
em seguida fazeres cascade deste novo switch com o teu router de forma a garantires que tens velocidade a giga entre pc's e uma saida para a internet normal.

finalmente cabos cruzados... não é para usar a gbit....

No meu caso especifico vou mudar de casa e em principio o novo Isp será NETCABO... a ideia seria ligar 3 pc's wired e ter wireless apenas para a consola e o portatil...
Aconselharam-me aqui no forum um router D-Link DI-624 AIRPLUS XTREME
http://www.dlink.com/products/?sec=1&pid=6
com este posso ter rede Gb?...o cabo não pode ser cruzado? que cabo tenho que usar? desculpa a pergunta mas como faço Cascade? lol

varejo
17-03-2007, 14:58
Boas, os cabos gigabit são direitos e nao cruzados, e os cabos e tomadas podes colocar cat.5E, ou cat. superior mas cat.5E chega bem!!!

madafakapc
18-03-2007, 01:41
cabos cat 6 com uma parte no médio forte para evitar a interferencia entre fios...penso eu de que....switch gigabit...penso eu ser melhor que as mobos com gigabit.....eu uso PCIs e switch tudo a gigabit! Cabo incluido!!!!

Marsupillami
18-03-2007, 11:58
RatoAX, precisas de um switch/router gigabit. Usando a marca D-Link que referiste, tens por exemplo este: http://games.dlink.com/products/?pid=370 (não sei qual é o preço, mas já ouvi falar bastante bem dele).

Cabos deverão ser Cat5E ou superior (normais, não-cruzados). Não ganhas nada em ter Cat6 por exemplo.

As placas de rede (NIC´s) PCI têm o problema de estar num bus bastante "lento". A maioria das boards actuais já incluem NIC´s Gigabit com canais PCIe ou então conexões proprietárias com bastante mais largura de banda. Serão suficientes para o que pretendes.

Para a K7S5A, terás de comprar uma placa de rede GigaBit. Atenção que não precisas de ter toda a rede em GigaBit. Podes ter os PC´s com as Asus a Gigabit e o que tem a ECS a 100Mbps, por exemplo.

A ideia de comprares um switch gigabit e manteres o router, também é boa, mas ao preço que os routers wireless andam agora, julgo que não se justifica muito.

msdevweb
18-03-2007, 15:23
Boas...gostaria de saber que material é necessario para "migrar" a rede para Gigabit...2 dos pc's têm Mb ASUS ja com placa de rede Gigabit, outro acho que não...tem uma Mb K7s5A, mas na pior das hipoteses teria que comprar a placa...é o router suporta? é um Aolink Adsl o cabo de rede pode ser o crusado Cat5? e em termos de Configuração? já agora a board ASUS A7N8X-E deluxe tem 2 portas de rede...para que?

Tens 3 pc's e queres mudar para uma rede Gigabit? pq? com 3 pc's nao deverias ter qualquer problema de rede nem de velocidade.... comprares cabos, placas de rede... isso é estragar dinheiro. Se a tua linha de net, (se for essa a causa de queres mudar de rede), tem no maximo 28 mbits, para que uma rede dessas? Vais acabar por gastar dinheiro e não notares muito a diferença... mas na boa, esta é a minha opinião... quanto ao resto, se queres mesmo mudar... da uma vista de olhos:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/107/

Abraço.

b3lz3bu
19-03-2007, 18:10
eu por exemplo já me contentava se a minha rede funcionasse a 100mbits.

tenho um router asus wl500 GP e a transferencia de ficheiros é sempre mt lenta, usando +/- 25% da largura de banda (visto no ctr+alt+del).

Qual será o problema, já andei a ver nas opcoes do router mas nada, serao os cabos?

Neptune
19-03-2007, 18:26
eu por exemplo já me contentava se a minha rede funcionasse a 100mbits.

tenho um router asus wl500 GP e a transferencia de ficheiros é sempre mt lenta, usando +/- 25% da largura de banda (visto no ctr+alt+del).

Qual será o problema, já andei a ver nas opcoes do router mas nada, serao os cabos?

Não serão os discos? ;)

ShadeX
19-03-2007, 18:58
Assumindo que ele não tem discos marca chasso do seculo passado, duvido que não dessem os 12.5MB/s (máximo teorico para 100Mb, menos que isso com o overhead...).

Tens 3 pc's e queres mudar para uma rede Gigabit? pq? com 3 pc's nao deverias ter qualquer problema de rede nem de velocidade.... comprares cabos, placas de rede... isso é estragar dinheiro. Se a tua linha de net, (se for essa a causa de queres mudar de rede), tem no maximo 28 mbits, para que uma rede dessas? Vais acabar por gastar dinheiro e não notares muito a diferença... mas na boa, esta é a minha opinião... quanto ao resto, se queres mesmo mudar... da uma vista de olhos:

Treta. Assumindo que ele tenha um switch Gb semi-decente, HD's semi-decentes e CPU's semi-decentes pode esperar pelo menos de 2/3x mais peak-throughput com placas Gb semi-renhosas como as minhas R8169. Se tiver HD's bons (ou em RAID), CPU's decentes e investir em NIC's de qualidade pode esperar um bom bocado mais.

Btw, as R8169 estão ao preço da banana e o CAT5E nem é muito caro...

RatoAx
19-03-2007, 20:38
Obrigado pelo esclarecimento...talvez seja melhor esquecer...pois pelo menos um dos pcs nem semi decente é! lol...portanto por agora sempre vai chagando....ja agora qual será assim os custos disso tudo semi-decente em termos de material para poder montar a rede Gb?...Cumps

Marsupillami
19-03-2007, 23:12
Router + Cabos + NIC para o PC mais antigo - provavelmente cerca de 150€.

Estás a menosprezar os pc´s que tens. Atingir velocidades superiores a 100Mbps não é um feito apenas ao alcance de máquinas de ponta, nem as máquinas que tens parecem ser fracas (a julgar pelas boards e imaginando que tens hardware mais ou menos ao nível delas). Qualquer uma das tuas máquinas deverá conseguir atingi-lo. A questão é se realmente necessitas.

Neptune
20-03-2007, 00:34
Assumindo que ele não tem discos marca chasso do seculo passado, duvido que não dessem os 12.5MB/s (máximo teorico para 100Mb, menos que isso com o overhead...).

Treta. Assumindo que ele tenha um switch Gb semi-decente, HD's semi-decentes e CPU's semi-decentes pode esperar pelo menos de 2/3x mais peak-throughput com placas Gb semi-renhosas como as minhas R8169. Se tiver HD's bons (ou em RAID), CPU's decentes e investir em NIC's de qualidade pode esperar um bom bocado mais.

Btw, as R8169 estão ao preço da banana e o CAT5E nem é muito caro...

Eu referia-me ao utilizador b3lz3bu e não ao RatoAx. Pelo que me parece, se os discos não forem da pré-história no caso dele como indiquei ser possível, pode dever-se ao facto de grande parte dos routers terem um hub e não um switch, o que por si só já faz com que a rede seja lenta. Juntando a isso, routers de baixa gama não têm velocidades de transferência minimamente aceitáveis.

b3lz3bu
20-03-2007, 17:09
Tenho um pentium2 300 mhz com uma placa de rede que a cabovisao me deu (deve ser fraquinha), esse ainda pode ter razão para ser lento, mas depois já tenho um pentium4 com uma motherboad asus p4C (lan onboard) e penso que o disco ainda estará bomzito. Dps tenho também um apple macbook com menos de um ano, logo ainda deve estar pás curvas, realmente não percebo porque não consigo uma velocidade aceitável.