View Full Version : Esquema de rede duvidoso?

S7sRuss
10-03-2007, 22:42
Eu vou montar uma pequena Lan Party e vou usar o seguinte equipamento:
1 Router ADSL SMC de 4 portas
1 switch D-link 24 portas 100 MB e 2 de 1000 MB sem gestão.

Como os cabos que eu tenho nao são crossover entao o switch nao irá funcionar, mesmo que os ips sejam fixos. Então liguei o router ao Switch apenas para ele conseguir ler qualquer cabo e para atribuir endereços automaticamente atraves do DCHP.

Estarei a fazer mal? Pode haver algum problema? Divisão de velocidade? Conflito com ips fixos?

Scarecrow
10-03-2007, 23:01
Poderá haver conflito com IP fixos se algum dos IP's que definiste manualmente estiver dentro do range de IP's que o DHCP atribui.

Eu penso que estás a fazer da forma mais correcta.. aliás nem consigo pensar noutra alternativa..

PS:Switches que não estejam ligados a um router só funcionam com cabo crossover?? Não sabia disso

Cumps

Neptune
10-03-2007, 23:12
Se o switch tiver Auto MDI/MDI-X podes ligar cabos crossover à vontade que tudo vai funcionar na perfeição. O router não tem nada a ver com a ligação aos pc's. Só com a ligação ao switch, que tem de ser com cabo normal se o router não suportar Auto MDI/MDI-X. Se estivermos a falar de atribuição de IP's, aí sim, convém ter um servidor DHCP na rede para evitar conflitos, e o router é uma boa forma de teres esse servidor.

Cumps

S7sRuss
10-03-2007, 23:15
Pelo menos acho que só funcionam com cabos crossover, pois eu tinha cabos normais e ips fixos e mesmo assim a rede, que era apenas composta pelo switch, nao funcionava... experimentei ligar o router ao switch e por os ips em detecção automática e a partir daí tudo funcionou bem...

Com o esquema que eu apresentei á bocado será que a velocidade a ser dividida pelos 24 computadores será a do switch ou do router? se for do router entao tou mesmo lixado... nao deve dar mais que 5 Mb para cada porta =(

Em relação ao Auto MDI/MDI-X acho que nao tem pois é um switch sem gestao. De qualquer das formas, como posso ver se tem isso?

PiKa_
11-03-2007, 03:49
tens ai umas ideias baralhadas.
a priori o switch ja faz auto mdi..
quanto ao router, falas em dividir a velocidade..mas a velocidade de q?
ligas o router ao switch, e cada pc ao switch.
cada pc fica com 100 mbits full duplex (100mbits de up E down).depois a velocidade vai depender de quantos pcs estao a aceder a mesma maquina de origem.

Neptune
11-03-2007, 14:13
Pelo menos acho que só funcionam com cabos crossover, pois eu tinha cabos normais e ips fixos e mesmo assim a rede, que era apenas composta pelo switch, nao funcionava... experimentei ligar o router ao switch e por os ips em detecção automática e a partir daí tudo funcionou bem...

Com o esquema que eu apresentei á bocado será que a velocidade a ser dividida pelos 24 computadores será a do switch ou do router? se for do router entao tou mesmo lixado... nao deve dar mais que 5 Mb para cada porta =(

Em relação ao Auto MDI/MDI-X acho que nao tem pois é um switch sem gestao. De qualquer das formas, como posso ver se tem isso?

Só funcionam com crossover? LOOOOOOL

Se fosse o contrário, até estava bem, mas assim...

O que te faltava era um DHCP para atribuir os IP's, ou então conhecimentos para atribuir manualmente.

Não entendi essa da velocidade a dividir. A única que divide é a de acesso à internet, já que um switch só partilha a largura de banda de backbone que é normalmente bastante superior à largura de banda máxima de todas as portas ao mesmo tempo.

O switch deve ter Auto MDI/MDI-X, já que normalmente todos têm, com ou sem gestão.

ShadeX
12-03-2007, 10:43
já que um switch só partilha a largura de banda de backbone que é normalmente bastante superior à largura de banda máxima de todas as portas ao mesmo tempo

Ui. Nunca assumas isso.

Neste caso, se por acaso o animal dele for este (http://www.dlink.com/products/resource.asp?pid=76&rid=344&sec=0) ou semelhante, tudo bem. Mas nem toda a gente é a D-Link.

Acredita que o que mais tens por ai é switches que nem 50% de capacidade (de backplane e chipset) têm. Material de supermercado então é de fugir.

S7sRuss
12-03-2007, 16:25
Pelos comentários parece que ando muito enganado em relação ao funcionamento dos sistemas de redes =(
Estou mesmo a precisar dum curso de redes.

Já vi o endereço que o ShadeX postou... É essa a máquina que eu tenho. Entao pelo que li na página do endereço o switch suporta os dois tipos de cabos. "10BASE-T, 100BASE-TX & 1000BASE-T Universal UTP Cable Recognition for Straight-through or Crossover Cables"
Por isso, o facto da rede nao ter funcionado não se deveu ao tipo de cabo, deveu-se muito provavelmente a eu não ter configurado bem os ips fixos.

Quanto á divisão de velocidade, eu perguntei-vos isso porque um amigo meu disse-me que se ligar o router ao switch entao a velocidade global da rede passa a ser a velocidade global do router (o que é pouco mesmo) pois, segundo ele, a rede funciona como "um composto"? Á alguma verdade nas palavras dele?

Vou ter dois computadores a fazer de servidores pois eles têm bons processadores e placas de rede de 1000MBits. Agora a questão é se eu devo utilizar o router para atribuir os ips automaticamente ou devo configurar manualmente cada pc (são 26 pcs) com ips fixos? Qual é a melhor opção em termos de performance?

Neptune
12-03-2007, 21:10
Ui. Nunca assumas isso.

Neste caso, se por acaso o animal dele for este (http://www.dlink.com/products/resource.asp?pid=76&rid=344&sec=0) ou semelhante, tudo bem. Mas nem toda a gente é a D-Link.

Acredita que o que mais tens por ai é switches que nem 50% de capacidade (de backplane e chipset) têm. Material de supermercado então é de fugir.

LOL

Mas ele disse que material tinha, e eu assumo que estamos a falar de material de marcas conceituadas, não de marcas de supermercado. Eu tenho aqui um Edimax ES-5500S Gigabit Switch já com 3 anos que tem 5 portas gigabit e a largura de banda de backbone é de 10Gbps, o que me parece fazer com que a margem de manobra seja bastante grande.:-D

Pelos comentários parece que ando muito enganado em relação ao funcionamento dos sistemas de redes =(
Estou mesmo a precisar dum curso de redes.

Já vi o endereço que o ShadeX postou... É essa a máquina que eu tenho. Entao pelo que li na página do endereço o switch suporta os dois tipos de cabos. "10BASE-T, 100BASE-TX & 1000BASE-T Universal UTP Cable Recognition for Straight-through or Crossover Cables"
Por isso, o facto da rede nao ter funcionado não se deveu ao tipo de cabo, deveu-se muito provavelmente a eu não ter configurado bem os ips fixos.

Quanto á divisão de velocidade, eu perguntei-vos isso porque um amigo meu disse-me que se ligar o router ao switch entao a velocidade global da rede passa a ser a velocidade global do router (o que é pouco mesmo) pois, segundo ele, a rede funciona como "um composto"? Á alguma verdade nas palavras dele?

Vou ter dois computadores a fazer de servidores pois eles têm bons processadores e placas de rede de 1000MBits. Agora a questão é se eu devo utilizar o router para atribuir os ips automaticamente ou devo configurar manualmente cada pc (são 26 pcs) com ips fixos? Qual é a melhor opção em termos de performance?

O que o teu amigo disse, disse-te mal, já que a velocidade da rede local em nada é afectada pelo router, mas sim pelo switch e pelas placas de rede. O router só está relacionado com a velocidade de acesso a outra rede (neste caso a Internet).

O melhor que tens a fazer é meter IP's fixos nos servidores e deixares os outros com DHCP para não teres quaisquer problemas ou conflitos, já para não dizer que dá uma trabalheira. LOL

Só a título de exemplo:

Imaginemos que o router tem o IP 192.168.1.1
Os servidores podem ficar com os endereços: 192.168.1.2 e 192.168.1.3
Por isso, quando definires a pool (gama) de endereços do servidor DHCP no router, metes do 192.168.1.4 ao 192.168.1.254.

Cumps