View Full Version : Na Itália não é crime fazer download de warez

The Gladiator
06-03-2007, 00:15
Corte Suprema italiana considera que fazer downloads de filmes, músicas ou programas protegidos por direitos autorais não é crime se a atividade não implicar ganho econômico.

A 3ª Vara Penal da Corte Suprema anulou uma condenação do Tribunal de Apelação de Turim (norte) a dois jovens que tinham feito download e compartilhado em rede músicas, filmes e softwares protegidos pelos direitos autorais. A informação é do site do jornal Corriere della Sera.

A sentença diz respeito, segundo o site do La Repubblica, a um caso precedente à lei em vigor desde 2004 sobre o direito de autor, que estabelece que é punível penalmente a troca ilegal de arquivos protegidos pelo "direitos autorais". Os dois condenados pelo tribunal de Turim tinham criado uma rede P2P, de usuário a usuário, para trocar arquivos com outras pessoas na Internet, para o que se conectavam a um servidor instalado em um computador de uma associação de estudantes da cidade.

Para poder obter as senhas de acesso ao sistema, era preciso que o usuário compartilhasse também seus arquivos, acrescenta o Corriere della Sera. Os juízes de Turim consideraram que os autores desse sistema de intercâmbio tinham violado a lei sobre direitos autorais, que pune os que, "com fins de lucro", divulgam ou copiam arquivos e conteúdos multimídia protegidos pelos direitos autorais.

No entanto, segundo a Corte Suprema, a ação dos dois acusados não tinha "nenhum fim de lucro" e, portanto, não era uma violação efetiva da lei.

Fonte: Terra

O que vocês acham? O que eu acho é que isso seria (pelo menos uma parte) bom cá em Portugal pois a vida está muito cara... Nota: não postei warez nem nada de ilegal, só dei a minha opinião :007:

NeoToPower
06-03-2007, 00:30
A vida está cara... corta-se nos vicios ;)

xupetas
06-03-2007, 08:23
pena é isso não se aplicar cá

VioletFluid
06-03-2007, 08:33
Gostava que também não lhe pagassem o ordenado, para ver se ela também gostava.

Figuinhas
06-03-2007, 09:55
Gostava que também não lhe pagassem o ordenado, para ver se ela também gostava.

É a evolução :-D

NeoToPower
06-03-2007, 13:57
Corte Suprema italiana considera que fazer downloads de filmes, músicas ou programas protegidos por direitos autorais não é crime se a atividade não implicar ganho econômico.

Passe-se o mesmo cá em Portugal. A dif é que ilegal e punivel partilhar esses mesmos ficheiros.

AndreAPL
06-03-2007, 16:36
Eu acho justo :D

Brayn
06-03-2007, 16:45

Eu também:007:

ordnael
08-03-2007, 18:15

Eu também!

Mais tarde ou mais cedo quem não fez o download, vai comprar esses filmes ou outra coisa qualquer nas feiras e mercados pirateados e que são bem mais baratos e assim está a dar dinheiro a outra pessoa que lucra com o trabalho dos outros, esses sim devem ser preceguidos.
Quem faz o download para uso pessoal só está a fazer publicidade a esses determinados ficheiros, não está a dar nem a tirar dinheiro a ninguém, (tirando o ISP), os ficheiros não têm a mesma qualidade que os originais e não são enganados em comprar uma coisa que quando vêm a publicidade toda xpto até parece ser uma coisa muito boa e depois de comprar acham que foram enganados, que não vale o dinheiro dado por ela.

É a minha opinião…

Goldfinger_Guy
08-03-2007, 18:20
Realmente, deveria ser assim em todo o lado.

PS: não escrevam com as letras brancas sff

ordnael
08-03-2007, 18:51
:smlot:
PS: não escrevam com as letras brancas sff

Desculpa, não sabia.:zzz:
para quem quer saber http://www.techzonept.com/showthread.php?t=119562

ExoZaeL
09-03-2007, 15:51
:smlot:
Desculpa, não sabia.:zzz:
para quem quer saber http://www.techzonept.com/showthread.php?t=119562

Sobre o Topico + de metade de voces sacam os ficheiros pra que isto agora?

Cumps

AndreAPL
09-03-2007, 16:13
Sobre o Topico + de metade de voces sacam os ficheiros pra que isto agora?

Cumps
Hei pá, desculpa mas não percebi a frase / sentido da mesma. reformula sff :-D

ExoZaeL
09-03-2007, 16:18
Hei pá, desculpa mas não percebi a frase / sentido da mesma. reformula sff :-D

Ok é assim...

Voces dizem que era bom fazer downloads desde que nao seja para uso comercial (certo?)

Vamos lá ver; voces fazem downloads por p2p ou entao download directo... qual é o problema de não serem punidos, se isso já acontece?????

Cumps

jpsfs
09-03-2007, 19:56
Pois pessoal, não nos podemos é esquecer que TODOS pagamos uma taxa em cada cd/dvd e material informático (pc, discos, leitores de sala, etc) para a sociedade portuguesa de autores.
E assim, o que esses senhores querem é que a gente lhes pague 2x.

Acho que se não for para ganho económico devemos poder sacar.

Cumpz jpsfs

ordnael
09-03-2007, 20:59
Não compreendi muito bem o que queres dizer com:

“qual é o problema de não serem punidos, se isso já acontece?????”

Será que estás a dizer que ainda ninguém foi punido por fazer downloads por p2p com direitos de autor…

ordnael
09-03-2007, 22:48
Em França, uma senhora de 66 anos foi esta sexta-feira condenada por um tribunal a pagar 495 euros de indemnização por perdas e danos por ter descarregado cerca de 3.000 músicas da Internet.

Parece que na França é bem diferente que na Itália...

Fonte
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=783666&div_id=1730

anibalpf
09-03-2007, 22:53

Fonte
Nos EUA também a RIIA lixou uma data de estudantes universitários (In TEK SaPO)

luikki
09-03-2007, 22:59
qual é lei que neste rectângulo diz que é proíbido fazer downloads para uso pessoaç?

ALIENS_MONEY
12-03-2007, 01:02
depende tudo da forma como sacamos
pois p2p acho que ainda e legal
a troca de pacotes de datos e legal
agora direct-conect n sei
mas torrents e legal

phonix
07-04-2007, 14:46
Legal???
mas quem e que ainda pensa que é legal?:wow:
segundo a lei dos direitos de autor e ilegal, e nao ha mais nada a dizer...
excepto que o tuga é "criminoso" por necessidade!

Exterminator
07-04-2007, 15:34
Uma pergunta quem nunca usou material "pirata" por muito pequeno ou "insignificante" que fosse o programa?
Pensem nisso

flaviorodrigues
07-04-2007, 17:41
Uma pergunta quem nunca usou material "pirata" por muito pequeno ou "insignificante" que fosse o programa?
Pensem nisso

True, engracado que todos dizem, ha eu nao uso nda pirato bla bla, mas todos os computadores que passaram por mim e todas as pessoas que conheço nao ha ninguem que nunca tenha usado nada pirateado! falo desde a amigos de 17/18 a amigos de 30, a professores de muitos anos e sempre vi trafego! lol

Hum... estranho mas e vdd!

esquiso
07-04-2007, 23:42
Em França, uma senhora de 66 anos foi esta sexta-feira condenada por um tribunal a pagar 495 euros de indemnização por perdas e danos por ter descarregado cerca de 3.000 músicas da Internet.

Fonte

Olha, até é pouco.

Supondo que cada musica custa 0,25€ (o que me parece irrealista, elas devem custar mais no iTunes), 3000 * 0,25 = 750€. A senhora até ficou a lucrar e bem :D

#edit: Fui pesquisar, e no iTunes as musicas custam 0.99US$, o que são 0.99€ (ty pela correcção Fork ;))

3000 * 0.99 = 2970€
2970 - 500 = 2470€

Bom lucro.

Fork
08-04-2007, 02:49
Olha, até é pouco.

Supondo que cada musica custa 0,25€ (o que me parece irrealista, elas devem custar mais no iTunes), 3000 * 0,25 = 750€. A senhora até ficou a lucrar e bem :D

#edit: Fui pesquisar, e no iTunes as musicas custam 0.99US$, o que são 0.74€

3000 * 0.74 = 2220€
2220 - 500 = 1720€

Bom lucro.
as musicas no iTunes custa 0.99 € na europs, eles têm uma estranha taxa d econversao

Arrakis_Dune
08-04-2007, 02:56
Por muito que gostasse de me congratular, bem, é ilegal, e tal como eu gostava do meu ordenado, eles gostam do deles.. Se todos partilhassemos tudo sem fins lucrativos, nao fossemos ao cinema, não comprassemos jogos, e os trocassemos sem qualquer tipo de controlo do que o "motivo de vender a outro" então já tava tudo na falência..

Presumo que o que poderia ser feito, era Divx ou Xvid, até H264 (720 ou superior) legais e a um preço razoavel, digamos que dois euros, ao menos acabava logo a pirataria em grande escala, e eu pagava para ter os filmes e etc.. Claro que compro tb material legal, Dvd's, Filmes, jogos, etc, mas admito que nem td é legal..

Fork
08-04-2007, 20:18
no itunes podes comprar episdios de series a 2 USD, acho que esta parte da loja do iTunes aind anao chegou a portugal

kikofra
09-04-2007, 22:08
Acho k me vou mudar para italia...:004:

weirkved
12-09-2007, 19:26
isto é granda LOLADA...
Tou msm a ver alguem a vir cá para inspecionar o meu PC para ver o k eu ando a fazer... Faco o k kiser e bem me apetecer com a minha net

Purex
12-09-2007, 19:44
isto é granda LOLADA...
Tou msm a ver alguem a vir cá para inspecionar o meu PC para ver o k eu ando a fazer... Faco o k kiser e bem me apetecer com a minha net

"E eu tou mesmo a ver alguém a vir a minha casa, ver se roubei algum telemóvel...Faço o que quiser com a minha arma..."

Logicamente seria assim...

No tempo das consolas 16Bit era impossivel piratear um cartucho de Megadrive, logo tinhamos que os comprar...e já na altura custavam 10.000$00 ( 50 eur ) ou mais...

Os CD´s custavam 3.500$00 ( 17 euros )..não aumentaram quase nada o preço..e tinhamos de os comprar...

O facilitismo está a dar cabo da mentalidade das pessoas. Qualquer dia como é mais fácil roubar e ter muito dinheiro, ninguém trabalha pq " ninguém tem a ver com a maneira como eu obtenho as coisas "......

Que tal estudarem, arranjarem bons empregos com bons ordenados, para poderem ter tudo aquilo que querem e imaginam, de forma justa ?? Quem não tem dinheiro não tem vicios...

PS: Eu tenho um grande vicio..o tabaco...admito que se pudesse fazia downloads de maços de tabaco :freak3:...lolol .........só para desanuviar...

Cumps !

Mordorr
12-09-2007, 20:30
....e no tempo dos Spectrum, todos copiavam jogos, e não se falava nisto.........:P

Triston
12-09-2007, 20:59
....e no tempo dos Spectrum, todos copiavam jogos, e não se falava nisto.........:P

Não queres propriamente comparar a velocidade com que os jogos se propagavam na altura do spectrum ou das disquetes com a velocidade com que a pirataria é propagada agora pois não?

Mordorr
12-09-2007, 23:10
Conforme o user mais acima disse, " era só para desanuviar"...

Peace.

nelsondac
13-09-2007, 23:51
eu continuo a achar que, por exemplo, uma banda de musica, se vê muito povo a sacar o seu cd através do emule e assim, mesmo que seja uma banda com disco de platina e best sellers e essas tretas, sabe que, para estar lá, é porque são bons!!! até porque isso promove a sua imagem... isto na minha opinião...

quanto aos filmes e assim, não queiram comparar a qualidade com que se saca com a qualidade de um DVD ou mesmo do cinema... por melhor que seja, o DVD é sempre melhor... e agora com o HD então... ninguem vai sacar filmes HD DVD da net (porra 30gb??? não é exagerado para um CD? o meu primeiro disco rigido só tinha 8gb...)

é ao criterio de cada um... se virem no isfree podem sacar mas não podem gravar...o que é estupido, mas mantem a sua legalidade na mesma...

RedStorm
17-09-2007, 17:03
1 ponto : É iligal!

MAS...

isto e como fazer um castelo de cartas em que se colucou uma carta mal no inicio, e dps nao se pode colucar mais nenhuma senao da asneira... ou seja,

A propria lei se baralha, em certos casos, pode-se fazer download, mas nao se pode ter no HP? que logica tem isso?

Qual e a logica de uma banda/cantor ter um lucro de 10/20% em cada CD vendido e as editoras terem o resto? ou seja os principais prejudicados sao as editoras e nao os cantores por esses tem os seus lucros nas actuaçoes e nao nas vendas...

1 Cd virgem custa +/- 1 €, um CD de musica 20 Euros ... Qual é a logica disto?

Quanto aos jogos, Eu vivi em Inglaterra e dsd ke estive la nao fiz download de nenhum jogo, todos os que joguei foi tudo original (Doom 3, warcraft 3, prince of persia...) tudo jogos "baratinhos" (30 libras cada um... eram recentes)

E porque? trabalhava numa "simples" fabrica entrava as 8h saia as 17h á sexta entrava as 8h saia as 13h e ao fim do mes tinha 1000 libras na continha... (+/- 1500 €)
Nao preciso de dizer mais nada acho...

True, engracado que todos dizem, ha eu nao uso nda pirato bla bla, mas todos os computadores que passaram por mim e todas as pessoas que conheço nao ha ninguem que nunca tenha usado nada pirateado! falo desde a amigos de 17/18 a amigos de 30, a professores de muitos anos e sempre vi trafego! lol

Hum... estranho mas e vdd!

para juntar a este topico... Hoje em dia se nao ouver 1 pc por casa/familia e milagre...
Por isso, vamos dar uma vista de olhos aos Pc's dos :

Juizes?
Policias?
Politicos?
Medicos?
Empresas?
Lojas de informatica?
...?:004:

Resumindo a solucao para mim seria deitar abaixo esse baralho de cartas e pensar e colucar bem as primeiras cartas ou sejas... colar/fazer bem as leis... por isso e que os advogados se sao bem... a sempre uma lei que contra diz a outra lei... :002:

nemesis26
17-09-2007, 17:31
Opá é leis deles ainda criticam.

Mau é daqueles que usam e abusam desses sistemas e depois ainda vendem.

Italia comparada a Portugal é uma maquina económica superior a nossa deve ter um PIB superior ao nosso para não falar do Ordenado mínimo.

Se lá é a mafia que praticamente manda eles fazem do seu melhor agrado.

Sim esperem sentados se os "senhores" que dizem direitinhos nunca mas nunca usaram algum Programa P2P, ou mesmo que tenham feito download de uma musica sem pagar, sim.

Ou são santos ou uns grandes anjinhos que nunca viram nada pra download, com a facilidade hoje em dia se encontra qualquer material para download disponibilizado de maneira ilegal só a distancia de um click.

Não acredito uma pessoa normal com pc/net em casa ou que tenha ido a um cyber cafe que nunca ficou com uma musica ou video seja qual seja conteúdo sem pagar nenhum, e que se vende nas lojas.

Se alguém já reparou quando um jornalista faz um entrevista a falar qualquer coisa na net.
Eu lembro muito bem a pouco tempo uma jornalista ir ao google pesquisar uma coisa para demonstrar e que ao mesmo tempo que escreve como sabemos fica guardado historio das pesquisas e aparece qualquer coisa como "crack bear share" ou qualquer coisa assim.

Meus amigos se numa redacção passa-se isso quanto mais na casa dos juízes e jornalistas ("camisas de ceda")...

A internet é um "sitio" sem fronteiras entramos em diferentes países constantemente, cada país suas leis, se fazemos qualquer coisa no seu país temos de respeitar as suas leis. Por isso de certa forma se fores a italia e encheres o disco voltas para portugal e se perguntarem onde arranjou isso em italia há la como facturas.

Vais a Holanda e compras canabis, trazes no bolso e a policia encontra uma dose o que ela faz não sei pois nunca me aconteceu tal coisa, mas certamente será apreendida, e considerada contrabando o mesmo deve-se passar com que referi acima.

Edit:
Eu tenho mais de 2 casos conhecidos que compraram um pc feitos deles e vinha o windows xp uma licença ou seja era OEM a mesma key para varios pc's se não me engano esse 2 caso só foram notados quando a Microsoft implamentou o Windows genuin e quando tentaram fazer update não conseguiam pois dizia que a copia não era legal, pra obter um windows genuino.

Se estes senhores vemdem isso como legalmente, ha que fazer alguma coisa.

Hasta.

greatbunzinni
17-09-2007, 22:56
O que vocês acham? O que eu acho é que isso seria (pelo menos uma parte) bom cá em Portugal pois a vida está muito cara... Nota: não postei warez nem nada de ilegal, só dei a minha opinião :007:

Em Portugal é exactamente a mesma coisa. Todos podemos aceder a trabalhos sem qualquer autorização dos detentores dos direitos desde que seja para uso estritamente pessoal e desde que a distribuição que fizermos não tenha impacto na comercialização da obra.

pena é isso não se aplicar cá

Estás enganado. É um direito devidamente protegido pelo código de direitos do autor. Só se comete um crime se comercializares as obras sem autorização ou se distribuires a obra de uma forma que tenha um impacto considerável na comercialização da obra. De resto estás perfeitamente à vontade para sacar um jogo/filme/album/livro/etc..

greatbunzinni
17-09-2007, 23:05
O facilitismo está a dar cabo da mentalidade das pessoas. Qualquer dia como é mais fácil roubar e ter muito dinheiro, ninguém trabalha pq " ninguém tem a ver com a maneira como eu obtenho as coisas "......

Mas que lol... Tu não exageras nem nada. Ninguém precisa de sacar filmes pois estás aqui tu para os fazer.

Mas já que te sentes particularmente pregador, explica-me lá o que é que, na verdade, existe em comum entre um download e... roubar e não trabalhar. Explica lá essa.

Que tal estudarem, arranjarem bons empregos com bons ordenados, para poderem ter tudo aquilo que querem e imaginam, de forma justa ?? Quem não tem dinheiro não tem vicios...
Explica-me lá em que medida é que sacar da net alguma coisa tipo um livro é ser-se "injusto". Explica-me quem é que, ao certo, está a ser prejudicado. Explica-me quem é que, ao certo, está a perder dinheiro.

Consegues explicar? Não. Porque não há qualquer injustiça, ninguém é prejudicado e ninguém perde dinheiro. A única pessoa que gasta dinheiro nisso somos nós com a conta da net.

PS: Eu tenho um grande vicio..o tabaco...admito que se pudesse fazia downloads de maços de tabaco :freak3:...lolol .........só para desanuviar...

Cumps !
Não entres no ridículo de comparar bens materiais com algo intangível como uma série de bits.

E já agora, já compraste tabaco de contrabando? É que ao comprares tabaco desse estás a financiar redes criminosas.... Coisa que jamais acontece num download. Onde está a justiça?

Purex
18-09-2007, 15:15
Mas que lol... Tu não exageras nem nada. Ninguém precisa de sacar filmes pois estás aqui tu para os fazer.

Mas já que te sentes particularmente pregador, explica-me lá o que é que, na verdade, existe em comum entre um download e... roubar e não trabalhar. Explica lá essa.

Explica-me lá em que medida é que sacar da net alguma coisa tipo um livro é ser-se "injusto". Explica-me quem é que, ao certo, está a ser prejudicado. Explica-me quem é que, ao certo, está a perder dinheiro.

Consegues explicar? Não. Porque não há qualquer injustiça, ninguém é prejudicado e ninguém perde dinheiro. A única pessoa que gasta dinheiro nisso somos nós com a conta da net.

Não entres no ridículo de comparar bens materiais com algo intangível como uma série de bits.

E já agora, já compraste tabaco de contrabando? É que ao comprares tabaco desse estás a financiar redes criminosas.... Coisa que jamais acontece num download. Onde está a justiça?

Quem faz downloads massivos de material audio-visual, é porque não tem possibilidades de os adquirir legalmente na quantidade que os desejaria. Quem trabalha e tem possibilidades económicas, adquire o que quiser, tendo até maior gosto no usufruto do mesmo, visto ter maior qualidade. Prefiro um DVD original com extras, do que um RIP manhoso. O download não é um roubo, é mais uma contrafacção. Acredito que tenha exagerado.

No download de um livro, quem está a ser prejudicado é o autor. Imaginando que eu estava em inicio de carreira e tinha feito uma edição de autor. Se o pessoal fizesse download do livro, eu não recuperava o investimento inicial, por exemplo.

Não há injustiça no teu ponto de vista. Acredito que não haja nos grandes autores / músicos, mas em projectos de inicio de carreira ou empresas de software ( pequenas e médias ), talvez sejam prejudicados por não ter retorno do esforçado investimento inicial.

O exemplo do tabaco, tal como disse era só para desanuviar.

Não, nunca comprei tabaco de contrabando, mas admito que já terei efectuado downloads pontualmente. Sem contudo, alguma vez ter tido a doença do tentar fazer download de tudo o que mexe.

Enfim, as opinião são como as *aginas...quem tem, dá-las...dá-las.

Cumps, sem stress !