View Full Version : Processador ou RAM?

joanaic
01-03-2007, 15:01
Olá a todos,

Estou a pensar comprar um portátil mesmo portátil até 1300€ que fosse capaz de correr diversas aplicações ao mesmo tempo sem se arrastar: do género ter um browser internet aberto, chat video, aplicações de bases de dados, servidor a correr, programar....e que desse para ver uma sérizinha de vez em quando ;)

E a dúvida surgiu-me...neste caso será mais importante investir em ter mais RAM ou um processador melhor?

Tenho este portátil em vista com essas duas opcções:
AMILO Si 1520
http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=5&catalog=hardware&categoryN=Hardware&category=computadoresPortateis&scategory=computadoresPortateis&product=4045827879602&minIndex=6&pageSize=8&orderBy=pd_nome&root=1&products=&template=Template%20Portatil&comp=1

http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=5&catalog=hardware&categoryN=Hardware&category=computadoresPortateis&scategory=computadoresPortateis&product=4045827754725&minIndex=6&pageSize=8&orderBy=pd_nome&root=1&products=&template=Template%20Portatil&comp=1

Também estou a considerar este:
Traveller 1372V
http://www.tsunami.pt/catalogue/index.php?action=detailfo&rec=167&backLink=%2Fcatalogue%2Findex.php%3Faction%3Dsearc hfo%26cat_id%3D64

O que acham melhor? É que eu já n tenho conhecimento para decidir mais do que isto!!!

Joana

Mitch
01-03-2007, 15:16
a diferença na ram é quase sempre mais notória do que a diferença no processador.

ExoZaeL
01-03-2007, 15:29
a diferença na ram é quase sempre mais notória do que a diferença no processador.

Basicamente o processador processa mais informação (ao mesmo tempo) e a RAM permite trocares mais informação (ao mesmo tempo).

Por isso diria que teres mais RAM vai-se notar melhor que teres mais de processador.

Cumps

PS: Espero não estar a dizer asneirada.
PS2: Vê lá o tamanho da letra depois dos links isso ficou gigantesco...

Mitch
01-03-2007, 15:30
dito de outra maneira... quando a ram "acaba", a performance decresce drasticamente porque passa a usar o disco duro como extensão da RAM... e o disco é imensamente mais lento do que a RAM.
a diferença dos processadores é ridícula perante a falta de ram.

jjsousa
01-03-2007, 16:25
Eu penso é que o Fujitsu T5600/2/120 já não há à venda. (acho que com sorte encontrar algum esquecido em alguma fnac por ai.....) Esse é IMO o melhor dos 3.

Dps é uma questão deveres se queres 12,1" ou 13.3"... para desenvolvimento as vezes até dá jeito ter um monitor porreiro, mas isso tb depende da resolução que usas.

(javascript:void(0))

bluesyrio
01-03-2007, 16:53
Já agora dentro desta questão... os processadores podem ser alterados/substituidos num portátil? É que se não, não poderá ser, nalguns casos, preferível ter um processador melhor já que o RAM pode ser sempre aumentado mais tarde (se o portátil permitir). Tenho a vaga ideia de ter lido algo deste género algures, ou seja, que o processador num portátil não é uma componente que possa ser substituida com facilidade, mas não sei se isto é verdadeiro.

Din!z
01-03-2007, 20:48

Exacto.. eu investia na RAM.. :)

XqUiSiT
01-03-2007, 21:11
Depende do dinheiro que estiveres disposta a pagar... podes comprar agora um pc com um processador melhor se mais tarde lhe puseres mais ram (visto que esta pode-se acrescentar nos portáteis enquanto que um processador já não)

Mas se não tiveres para ter esse trabalho mais tarde, compra já com mais ram

bugkill3r
01-03-2007, 23:35
Já agora dentro desta questão... os processadores podem ser alterados/substituidos num portátil? É que se não, não poderá ser, nalguns casos, preferível ter um processador melhor já que o RAM pode ser sempre aumentado mais tarde (se o portátil permitir). Tenho a vaga ideia de ter lido algo deste género algures, ou seja, que o processador num portátil não é uma componente que possa ser substituida com facilidade, mas não sei se isto é verdadeiro.

Exacto bluesyrio, o processador não se vai alterar no portatil, mas a ram é de facilmente aumentada/substituida. Uma coisa é onde é mais notorio o aumento de perfomance, outra coisa é onde será mais prudente investir inicialmente.

Sendo que a Ram se pode sempre mudar, pessoalmente acho preferivel apostar no processador no acto da compra.

TosteX
02-03-2007, 02:44
O mais lógico é CPU. Imagina o CPU como o motor de um carro e a ram os pneus ou algo assim. A memória facilmente se aumenta!

Mike3000
02-03-2007, 09:02
Se não precisares de atualizar o processador e se já tens um recente a ram é mesmo o melhor investimento que podes fazer.

joanaic
02-03-2007, 15:00
Obrigado a todos por esclarecerem esta dúvida.
Vou então apostar à partida num "bom" processador e num portátil que tenha possibilidade de fazer um update á RAM.

cumprimentos, Joana