View Full Version : Mesas Digitalizadoras
Need some help here
Queria comprar uma mesa digitalizadora compativel com o meu macbook ate 100 euros.
Mas queria saber se a opiniao de alguem que use uma e me indique as melhores a nivel preço/qualidade
O tipo de software que vou utilizar é o adobe illustrator photoshops e afins
Quero ver se começo a fazer (nem sei o nome mas é algo tipo vectors wallpapers ^^)
Obrigado pela ajuda que me puderem dar
Comprei uma Wacom Graphire 4 Classic há uns tempos. Muito boa :) http://www.wacom-europe.com/int/products/graphire4/index.asp?lang=en&pdx=11
Uma questão que me suscitou dúvida na altura foi o tamanho ser A6, mas isso realmente não é problema... E também existe a desvantagem de que se for demasiado grande provoca maior cansaço no pulso.
Penso que as Wacom da série 'Volito' (mais baratas) não são compatíveis com Macintosh.
Tb tenho uma wacom graphire mas a 3 classic, funciona bastante bem em mac, ve o syte da wacom tens la na store online artigos usados a bons preços , eu tou a juntar dinheiro para uma cintiq so me faltam € 2985 euros nada mal hem!!! :D
logik-bomb 01-03-2007, 15:40 Por acaso ando a pensar numa A4 que vi na worten por 100€. Estas mesas funcionam bem ou é mais um periférico para encostar ao fim de uma temporada? Basicamente será para fazer umas ilustrações e pouco mais.
Eu tnho uma Wacom Graphire 4 A6 [100eur] uso para tudo, substitui o rato sem problema algum, e uma questao de hábito! essa tal A4 nao se e funcionará em mac, e provavelmente nao sera tao boa quanto as Wacom.
Nao sendo jogador, serve pa tudo o que faço! mas continuo com MX1000 sempre a mao!
Ed_
Vi um site com muitas dicas para a Wacom aqui fica o link...:arrow:
http://www.atelierinformatico.com/index?conteudo=det_art&ida=568
Fiquem bem. :-D
Tens a Graphire 4 ou então a nova Bamboo (http://www.mzp.pt/index.asp?OP=FICHADEPRODUTO&ProdutoID=37494&PESQUISATEXTO=BAMBOO&PLATAFORMA=MAC)
Ando a pensar comprar um mesa digitalizadora e já andei à procura do que havia pela Fnac e encontrei mesas da Wacom e NGS. Amanhã a ver se vou ao Media Markt ver o que há por lá.
Estava interessado em comprar uma por volta dos 50/60€ (se for menos não me importo obviamente lol, mas também se for mais não me importo, caso valha a pena). Gostava de saber o que me aconselham (marca e modelo).
O uso que lhe vou dar é no Photoshop e talvez noutro programa de desenho... mas apenas por "desporto" já que não trabalho nessa área. Será que aquelas pequenas da Wacom servem bem e funcionam bem? Ou são muito limitadas? Eu como nunca mexi em nenhuma não tenho muito ideia de como o tamanho da mesa pode ou não limitar o uso que se lhe quer dar.
Outra coisa que reparei, é que estas mesas parecem um bocado direccionadas para "trabalho de escritório". Digo isto, pelas próprias caixas das mesas onde atrás aparece sempre o Word, palavras sublinhadas e coisas do género. Por isso fiquei na dúvida se estas mesas mais baratas servem bem para o desenho.
Estou um bocado a zero nesta área, por isso toda a ajuda será bem-vinda. :)
PS: Não vou usar a mesa num Mac, apenas está neste fórum porque vi este tópico e decidi aproveitá-lo.
Eu trabalho exclusivamente com tablet há já mais de 7 anos.
Desisti completamente do mouse, portanto, uso a tablet para tudo, não apenas para desenho.
Sou um profissional na área de fotocomposição, arte-final e 3D e uso uma Graphire 4.
Já tive uma Graphire 1, uma Graphire 2 e agora tenho a 4. Há quem não a ache uma tablet profissional (comparando com as Volito, por exemplo) mas garanto que dão perfeitamente para qualquer trabalho, seja em que área for.
Eu trabalho quase exclusivamente com o Photoshop e só posso dizer que, para trabalhar de um modo minimamente profissional, uma tablet é absolutamente imprescindível.
Quanto a tamanhos, para mim o A6 dá perfeitamente. Um A5 creio que seja o ideal. A4 ou maior, dá fadiga no braço, após algum tempo (uma a duas horas bastam).
Ah, deixem-me acrescentar que, quando usava rato, ao fim de duas a três horas estava com o pulso feito num oito. Dores, fadiga e até indícios de início de síndroma de túnel carpal. Com a tablet, estou óptimo :)
Rui Batista
zoidberg 18-09-2007, 09:58 Tens a Graphire 4 ou então a nova Bamboo (http://www.mzp.pt/index.asp?OP=FICHADEPRODUTO&ProdutoID=37494&PESQUISATEXTO=BAMBOO&PLATAFORMA=MAC)
qual aconselham?
Obrigado pela ajuda. :) Eu como não queria gastar muito dinheiro, talvez vá para uma Wacom Volito II.
Pelo que li noutro fórum (onde tu também escreves, vi lá o teu nick) e pelo que vocês diziam lá esta para o uso que lhe vou dar até parece boa. Entretanto hoje vou a outros sítios ver o que há... se tiver indeciso entre mais outra venho aqui perguntar.
Mais uma vez obrigado pela ajuda. :)
Entre uma Bamboo e uma Bamboo Fun o que aconselham?
Estou inclinado para a Fun.
zoidberg 09-10-2007, 09:09 re-aproveitando este tópico e visto que não me chegaram a responder ( nem a mim nem ao abuso ).
Alguem que perceba do assunto que possa indicar qual a melhor entre:
-Graphire 4
-Bamboo
-Bamboo Fun
e A5? há alguma boa ( com um preço moderado? )
Não posso falar das Bamboo porque nunca experimentei nenhuma. Mas posso dizer-te para evitares a Graphire 4. Eu tenho uma e é boa mas a pen tem um grave problema: a parte de borracha junto aos botões (onde seguras a caneta) começa a deformar-se e fica horrível.
Aconteceu com a minha pen pessoal e com outras duas lá na agência.
zoidberg 09-10-2007, 09:55 Então qual aconselhas? :)
Sinceramente, achava a Graphire 3 bem melhor. No entanto, já deve ser complicado arranjar uma dessas.
Portanto, e após ter ido à Wacom ver as diferenças, a escolha vai depender do teu gosto pessoal e do que fazes.
Do ponto de vista tecnológico são iguais. No entanto, o aspecto é diferente. Se preferires algo mais sério, escolherás a Bamboo preta (a não Fun), claro.
Para além disso, tens a questão do software incluido.
A Bamboo normal trás um pack de integração com o Office. No entanto, creio que é apenas para PC.
Já a Bamboo Fun inclui o Photoshop Elements e o ArtRage 2. O ArtRage 2 é fantástico. Comprei-o à meses e adoro a aplicação. É uma espécie de Painter bebé.
lebigmac 09-10-2007, 12:10 Uma questão que me suscitou dúvida na altura foi o tamanho ser A6, mas isso realmente não é problema... E também existe a desvantagem de que se for demasiado grande provoca maior cansaço no pulso.
pois tambem estou a pensar em comprar uma Bamboo A6 mas acho aquilo realmente muito pequeno para trabalhar em photoshop e illustrator por exemplo.
alguem que tenha exprimentado varios tamanhos notou alguma difrença, se e melhor ou pior.
Eu trabalho já há 7 anos com tablets A6. Trabalho em Photoshop, FreeHend, Cinema4D, AfterEffects (de facto trabalho com tudo porque há 7 anos que larguei o rato e só uso a pen).
Tudo o que for acima de A5 cansa. Cansa MESMO o braço, ao fim de algum tempo. Para mim, o tamanho ideal é mesmo o A5 mas, por razões de logística (espaço na mala) tenho de usar A6. E garanto que dá perfeitamente para fazer tudo, inclusivamente trabalho profissional.
Entretanto comprei a Bamboo, e só posso dizer bem, tem boa qualidade de construção, a pen é boa do ponto de vista ergonómico, excelente integração com o OS X (a aplicação office é para Windows), em conclusão: rato nunca mais.
Penso que se for para substituir o rato a Bamboo é fantástica, se for para fazer trabalho gráfico talvez a Bamboo Fun seja melhor, porque para além do software, trás também rato e tem mais níveis de pressão para a função de apagar.
EDIT:"...trabalho gráfico talvez a Bamboo Fun seja melhor..."
zoidberg 09-10-2007, 15:27 axo que vou para a bamboo tb, tks ppl!
edit: hmm se calhar vou para uma A5
Sendo assim ( dentro de preços razoaveis ) ou vou para uma graphire4 classic XL ou para a Bamboo fun medium.
Como a graphire4 tem o problema dos botões, devo ter de escolher a bamboo fun medium.
A questão é: quais são as principais diferenças entre a bamboo fun e a bamboo normal? ( para alem do design que axo a bamboo mais bonita ).
Se a fun for pior que a normal, escolho a bamboo (A4 ) em detrimento do espaço que a fun medium ( A5 ) tem..
A ver se descubro as principais diferenças.
anamnesies 10-10-2007, 14:12 Também andei a ver as Bamboo na Fnac e fiquei curioso acerca da qualidade daquilo comparado com uma Graphire, por exemplo...
...
A questão é: quais são as principais diferenças entre a bamboo fun e a bamboo normal? ( para alem do design que axo a bamboo mais bonita ).
...
A Fun para
além do software, trás também rato e tem mais níveis de pressão para a função de apagar.
:)
http://www.wacom.com/BambooTablet/compare.cfm
micromegas 10-10-2007, 21:46 A bamboo é muito mais bonita...
http://www.macworld.co.uk/cmsdata/products/9990/Wacom%20Bamboo%20bam_front2.jpg
... do que a Bamboo Fun.
http://common.ziffdavisinternet.com/util_get_image/16/0,1425,sz=1&i=169453,00.jpg
Embora não seja o mais importante, também conta. Não traz o ratito mas o preço é o mesmo (~90€) e as características são semelhantes. Eu devo arranjar uma para mim logo que po$$a.
As Trust não têm drivers para OS X.
Smoother 09-12-2007, 20:55 E também não prestam...
vejam este post.
http://www.ozoneasylum.com/26060
lebigmac 17-12-2007, 20:24 A bamboo é muito mais bonita... do que a Bamboo Fun.
http://store.apple.com/Catalog/uk/Images/TP372_screen1.jpg
olha que se for em branco e bem bonita, acho que vo pra esta mesmo!
vo mandar pela apple store :D
a bamboo é muito mais bonita que essa bamboo fun, lol
não há bamboos em branco?
ruimoura 18-12-2007, 09:27 A Fun está mesmo altamente, pena ser tão pequena ... A média já custa uma fortuna, e mesmo assim só é A5 ...
Mesas acima de A5 provocam fadiga no braço.
A5 é o tamanho ideal.
ruimoura 18-12-2007, 17:53 Mesas acima de A5 provocam fadiga no braço.
A5 é o tamanho ideal.
Tem alguma lógica, sim, admito, mas já trabalhei com A4 e A5 (e A6) e preferia uma A4, mas obviamente tornam-se bastante caras.
Decidi-me a comprar uma mesa digitalizadora pois penso que me vai dar muito jeito...para já como vai ser a primeira e também não há muito dinheiro penso optar por uma destas duas:
http://www.pixmania.com/pt/pt/621987/art/wacom/mesa-grafica-bamboo-fun-a.html?srcid=1244&aftrack=TVRBek5qc3hNVGc1OzEyMDUwMjUyODI7
ou esta:
http://www.pixmania.com/pt/pt/570735/art/wacom/mesa-grafica-bamboo.html
Gosto muito mais da segunda, mas talvez a primeira seja bem melhor?Eu estudo na área de Design e Multimédia...
Qual me aconcelham?!
a primeira é tão feia, lol.. até desenhas pior :P
em vez de comprares a primeira, compra a segunda tamanho A5, que dizem que é o mais bacano.. mas não é um salto de preço equivalente :P
Axas feia?Eu acho que é msm bonita...Será que vale a pena optar pela Fun A5?Qual as vantagens?É que ainda é mais um bocado de dinheiro...è para usar com um portátil asus!É branca, não se vai ficar a notar sujidade e poeiras facilmente?Como disse vai ser a minha primeira mesa digitalizadora, queria comprar uma que me deixa-se satisfeito!
ruimoura 09-03-2008, 12:09 Axas feia?Eu acho que é msm bonita...Será que vale a pena optar pela Fun A5?Qual as vantagens?É que ainda é mais um bocado de dinheiro...è para usar com um portátil asus!É branca, não se vai ficar a notar sujidade e poeiras facilmente?Como disse vai ser a minha primeira mesa digitalizadora, queria comprar uma que me deixa-se satisfeito!
Vais usá-la exactamente para quê? Para começar a experimentar, dar uns toques e algo do género? Como já foi dito atrás, uma A6 chega muito bem, mesmo para trabalho profissional, sendo que a A5 é a ideal, mas obviamente mais cara e de maiores dimensões. A FUN tem mais áreas de pressão, é mais completa.
vou utilizá-la para photoshop, ilustrator..essas coisas..nunca experimentei nenhuma!Não sei o que escolher entre e bamboo e a fun A6 aconcelham a Fun é isso?mas tenho disponibilidade de ir até aos 180€!Por qual optar?!
Obrigado!
ruimoura 10-03-2008, 00:39 vou utilizá-la para photoshop, ilustrator..essas coisas..nunca experimentei nenhuma!Não sei o que escolher entre e bamboo e a fun A6 aconcelham a Fun é isso?mas tenho disponibilidade de ir até aos 180€!Por qual optar?!
Obrigado!
Eu iria pela fun A6, se puderes ir mais um pouco vai para a A5 (custa o dobro), mas de qq modo é melhor que a bamboo em certos aspectos, só não tem o rato, mas tb quem é q não tem já um rato :)
Então é melhor a fun..Posso ir até ao preço da A5 aconcelhas-me então essa certo?Não existe este modelo em preto?É que eu preferia...
Obrigado
ruimoura 10-03-2008, 10:48 Então é melhor a fun..Posso ir até ao preço da A5 aconcelhas-me então essa certo?Não existe este modelo em preto?É que eu preferia...
Obrigado
Segundo o site oficial a Fun existe em várias cores, mas só a vejo à venda em branco.
pois eu tambem so encotro em branco.. :'( la terá k ser dessa cor!
obrigado pela ajuda!
carloscorp 12-03-2008, 23:07 Boas !
Ando a procura de uma mesa digitalizadora , achei a WACOM Bamboo muito boa , mas achei o preço um pouco acima daquilo que estava a pensar.
Pergunto se ha alguma alternativa um pouco mais barata , e se houver vale mesmo apenas pagar um pouco mais por uma WACOM ? A A5 A6 sao os tamanhos que estava a pensar, basicamente será para trabalhar em Photochop e pouco mais.
O que acham desta:
http://www.thinkgeek.com/images/products/front/superpen-tablet.jpg
http://www.thinkgeek.com/computing/input/5ede
Embora o design da mesma não seja o seu ponto forte.
Cumpri.
não me cheira que seja mac compatible.. e a marca é duvidosa :P
http://www.mzp.pt/index.asp?OP=FICHADEPRODUTO&ProdutoID=38333&PESQUISATEXTO=WACOM&BOTABOTAOPESQUISATEXTO.Y=0&BOTAOPESQUISATEXTO=PESQUISAR
Tenho uma destas e para o uso que lhe dou (é raro pegar nela, mas quando pego não tenho problemas) serve prefeitamente! 49€ (42€ online)
ruimoura 12-03-2008, 23:53 http://www.mzp.pt/index.asp?OP=FICHADEPRODUTO&ProdutoID=38333&PESQUISATEXTO=WACOM&BOTABOTAOPESQUISATEXTO.Y=0&BOTAOPESQUISATEXTO=PESQUISAR
Tenho uma destas e para o uso que lhe dou (é raro pegar nela, mas quando pego não tenho problemas) serve prefeitamente! 49€ (42€ online)
Pois para começar a bamboo one está bem porreira :)
Comprei uma Bamboo Fun. Ainda me estou a habituar a ela e para deixar o rato de lado vai ser complicado. Mas tem uma óptima resposta no Illustrator. Ainda não instalei nenhum dos programas que vinham com ela. O que me aconselham?
O art rage foi o único que experimentei porque foi o que precisei de usar, é engraçado para fazer umas brincadeiras, mas curiosamente não o consegui instalar a partir do CD que vinha com ela, mesmo dizendo na caixa que é mac compatible... tive que ir por outras vias.
O meu prof também tinha este (http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/index?id=6848332&siteID=123112) lá instalado (em windows) mas não chegamos a usar.
ruimoura 13-03-2008, 20:26 Alguém tem uma Bamboo one? É que está mesmo barata ... Hoje vi uma e parece bem porreira.
também estou a pensar investir numa canetinha destas, não para design mas para substituir o rato, lol.
alguém sabe de uma boa e que não tenha cabos, de preferência bluetooth
O que é que é melhor, uma Graphire 4 ou uma Bamboo?
Deves estar a referir-te à Intuos. Sinceramente não sei mas a bamboo são produtos entrada de gama enquanto as Intuos já são viradas para o sector profissional. Depende do uso que lhe vais dar. Eu estou satisfeito com a Bamboo mas enquanto não houver € para mais fico-me por esta
Deves estar a referir-te à Intuos. Sinceramente não sei mas a bamboo são produtos entrada de gama enquanto as Intuos já são viradas para o sector profissional. Depende do uso que lhe vais dar. Eu estou satisfeito com a Bamboo mas enquanto não houver € para mais fico-me por esta
Não, estou-me a referir á Graphire 4, eu tenho uma, mas prefiro o design da bamboo, com ela ao preço que está, se for igual ou melhor á minha Graphire 4, compro uma. :D
Dizia porque o site da Wacom não tem a Graphire! A Bamboo Fun é muito boa, comprei uma A6 mas serve-me perfeitamente além de ficar um espanto junto ao macbook :P
foxymophandlema 20-05-2008, 23:44 Pelo que me parece, a bamboo veio substituir a graphire e a volito acabou. É o que me parece...
Tenho-me andado a informar sobre isto e amanha devo ir buscar uma bamboo. (não há guita para uma intuos... :( ) A bamboo one tem a area um pouco mais pequena que A6 (20 mm) e nao tem botoes. A fun vem com software e tem borracha incorporada. E é mais cara...
Não sei até que ponto a borracha da fun não é apenas paneleirice...
ruimoura 21-05-2008, 00:13 Pelo que me parece, a bamboo veio substituir a graphire e a volito acabou. É o que me parece...
Tenho-me andado a informar sobre isto e amanha devo ir buscar uma bamboo. (não há guita para uma intuos... :( ) A bamboo one tem a area um pouco mais pequena que A6 (20 mm) e nao tem botoes. A fun vem com software e tem borracha incorporada. E é mais cara...
Não sei até que ponto a borracha da fun não é apenas paneleirice...
Depois diz qq coisa :)
Tenho a Fun mas não me habituo a usar aquilo como rato. só a uso para o illustrator
foxymophandlema 21-05-2008, 00:29 Eu também acho que não vou trocar totalmente o rato. A não ser que me habitue mesmo àquilo. Mas já andava para comprar uma desde as graphires. Preciso mesmo de uma maquineta destas. :) Sobretudo para Photoshop, Flash e ZBrush
foxymophandlema 21-05-2008, 22:55 comprei a branca...
Embora gostasse mais da preta, não tinha 100% certesa de que a preta e a fun eram iguais nas especificações...por isso, não arrisquei, porque prefiro performance a beleza.
A gaja não funca a 100% com HUB.... mas de resto... YEAH!!! :D
Do que andei aqui abrincar (zBrush e photoshop) A6 da para trabalhar bem. :)
Zed_Blade 22-05-2008, 13:32 I'm now on the dark side of the force,,,, mas comprei a branca... :)
Faz um edit e diminui o tamanho das imagens.. Estão muito grandes para o fórum..
Anyway, depois daqui a uma semana ou duas quero ouvir como é que essa menina se etá a portar porque agora que a minha tablet avariou também vou ter que, eventualmente, comprar outra..
Cumps.
tive durante algum tempo uma volito e passei para uma intuos 3 A5....foi uma mudança de deixar de boca aberta...
é cara, mas a qualidade impressiona :D
foxymophandlema 23-05-2008, 15:44 Tenho a Fun mas não me habituo a usar aquilo como rato. só a uso para o illustrator
Tentast usar a pen em modo rato?
Anyway, depois daqui a uma semana ou duas quero ouvir como é que essa menina se etá a portar porque agora que a minha tablet avariou também vou ter que, eventualmente, comprar outra..
tive agora a brincar com ela e nao tenho queixas nenhumas. Faço em minutos o que levava horas a fazer
http://i30.tinypic.com/3447h8z.jpg
carloscorp 04-06-2008, 12:00 Boas !
Depois de muito procurar deparei-me com falta de informaçao da Wacom Bamboo One encontrei alguma mas nao tanta como gostaria :wvsore: ... e estou um pouco reticente em a comprar.
Quais sao as grandes diferencias entre a : Wacom Bamboo One e a Wacom Bamboo Fun ?
Vendo isto :
http://www.wacom.eu/bamboo/index.asp?pid=260
Sera que da para aquilo que pretendo ? (Vou a usar em Photochop , Dreamweaver e um pouco de modelação )
Se alguém me poder dar umas luzes agradecia =)
Cumpri.
foxymophandlema 04-06-2008, 12:14 Nunca usei a One. Pelas espcs a area é um pouco mais pequena, não tens botoes na mesa. De resto não sei se ha mais fiferenças técnicas. Tens a bamboo (só bamboo, acima da One e abaixo da Fun) a 79 euritos tambem.
blueknight 01-07-2008, 12:31 Pessoal a verdadeira diferença entre a Bamboo e a versão Bamboo Fun A6 é apenas o design de ambas não é? Depois a versão fun traz mais algum software e parece que também tem mais níveis de pressão na borracha.
Outra coisa, em alguns sitios diz que a versão Fun traz um rato. Deixou de trazer? Actualmente isso já não acontece pois não?
Serão os quase 20 euros de diferença no preço justificativos entre as duas versões? Já que não há grandes diferenças entre ambas aparentemente.
Obrigada.
foxymophandlema 11-07-2008, 11:28 Em relação às diferenças vê o link que o carloscorp meteu no post dele.
Em relação ao rato, a versão A5 é que já tras rato, a A6 não tras. Mas também...para que queres o rato?...
Sim, a caneta da fun tem uma borracha atras.
|
|