View Full Version : UBUNTU e SOM no HP Pavillion dv6165ea
dolphman
21-02-2007, 11:11
Bom dia.
Tenho o seguinte problema no meu portatil hp pavillion dv6165ea, a correr Ubuntu 6.06 :
$ lspci | grep -i audio
0000:00:1b.0 0403: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 02)
O som sai pelas colunas externas, mas quando ligo os headphones, nada acontece, ou seja, o som continua a sair pelas colunas externas e nada de som nos phones.
Alguém tem alguma sugestão?
Som a parte, tudo o resto corre 5 estrelas no ubuntu :)
Obrigado.
$alsamixer e liga. (tecla M para Mute/"unmute")
dolphman
21-02-2007, 11:57
Pois, mas só tenho dois canais disponíveis... o MASTER e o PCM
E embora "mate" o som nas colunas exteriores, nada acontece nos phones... será que é qualqer coisa relacionada com o driver?
Isso tem a ver com os drivers in-kernel para a tua placa de som. Retira do kernel o suporte para OSS e ALSA, e instala o pacote de drivers mais actualizado correspondente para Ubuntu (não uso essa distro, não sei qual é o nome).
dolphman
03-03-2007, 13:32
Pois, isto não tá nada fácil.... depois de muito google por aí, parece que este problema é bem conhecido de muito boa gente... e apontam a solução para um novo kernel que há de vir....... ou seja, com o kernel x não dá som, com o kernel x.1 ja da som mas se mexer no botao y deixa de tocar..
- experimentei todas e mais algumas configurações do alsa... deu em nada (até aquela opção em que se coloca o modelo na configuração da placa de som)
- experimentei activar e desactivar modulos no kernel, mas também nada aconteceu
Mudar de distribuição está fora de questão, uma vez que o Ubuntu funciona-me as mil maravilhas para tudo o resto..
Parece que vou ter de aguardar mais uns tempos a ver se a nova versao do Ubuntu ja me traz isto resolvido... :(
Mudar de distribuição está fora de questão, uma vez que o Ubuntu funciona-me as mil maravilhas para tudo o resto..
Eu aconselhava mesmo experimentar uma outra distro tipo Opensuse ou assim... Da minha experiência pessoal sempre achei o ubuntu um pouco limitante para alterar configs de kernel e etc... Mas isto sou eu que estou habituado a outros voos que dão muito mais dores de cabeça :P
E não é por o ubuntu funcionar que não deves experimentar outras distros que até podem fazer cenrtas coisas que precises de forma mais eficiente... You'll never know until you try it... ;)
AndreAPL
05-03-2007, 17:28
e mais 1 vez :zzz:
https://help.ubuntu.com/community/HdaIntelSoundHowto
(https://help.ubuntu.com/community/HdaIntelSoundHowto)powered by search ...
(https://help.ubuntu.com/community/HdaIntelSoundHowto)
dolphman
12-03-2007, 15:50
Agradeço a dica, mas isso foi a primeira coisa que esperimentei... tb deu em nada
AndreAPL
17-03-2007, 00:49
Mas deu tudo direito ? (sem erros na compilação e dps na detecção do alsa)
Eu tb tenho o mesmo problema mas já o resolvi. Isso é um bug dos drivers da alsa. falta-lhe acrescentar uma linha a um ficheiro.... Eu já vi isso nos forums do ubuntu se encontrar eu faço o post... Se encontrares faz tb o post tb ando a procuro dessa linha.... lol
dolphman
20-04-2007, 11:59
Parece que os nossos amigos do Ubuntu não esqueceram este problema no 7.04 ... o live CD arrancou na boa e o som funcionou perfeitamente!!!! Portanto, a solução é upgrade de distribuição :)
presidente-ifsc
01-02-2008, 21:02
Eu estive tendo o mesmo problema, o som funcionava na caixa, mas qdo plugava o fone de ouvido ele num desligava a caixa de som.
Eu uso Gentoo, e acredito que a solução deve ser a mesma.
Além de estar com os seus drivers atualizados, vc deve fazer o seguinte acrescimo no seu arquivo de configuração do alsa (no Gentoo ele fica em /etc/modules.d/alsa)
options snd-hda-intel model=laptop
Após fazer o update do som, no Gentoo é realizar:
#update-modules
#/etc/init.d/alsasound restart
E voial.
Tudo ok funcionando.
Abraços
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.