View Full Version : RAM upgrade - 512 ou 1Gb?
Boas!
Antes de mais, deixem-me dizer que não encontrei nenhum tópico relacionado com o assunto, razão pela qual decidi criar um novo.
Quando comprei o meu iBook G4 (1,42 Ghz, 512Mb RAM) fiquei francamente impressionado com a performance. Podia ter 6/ 7 aplicações abertas que não notava diferença praticamente nenhuma no desempenho de cada uma delas, ou do próprio sistema. Até cheguei a impressionar algumas pessoas com o Exposé cheio de janelas e vídeos. Acontece que, à medida que fui enchendo os disco e instalando mais e mais apps, noto que isto se começa a arrastar um bocado; nada de significativo, mas gostaria de voltar aos "tempos áureos". Ora, a grande dúvida está entre 512Mb ou 1Gb, já que o iBook só tem 1 slot de expansão e a diferença de preço entre ambas é... alguma coisa.
Para usar essencialmente com Messenger, Mail, iPhoto, Garage Band, iTunes, Azureus, Firefox, VLC, Word, dashboard com 2 ou 3 widgets e um Photoshop ocasional (e um ou outro jogo) acham que vou notar uma diferença que compense os $60-70 a mais? Fica a pergunta.
Ah, e parabéns pelo Forum. Dá gosto ver tanto Mac User português :beerchug:
Isso não tem discussão. 1 Giga claro e sem espinhas!
augusto.ivo 19-02-2007, 23:35 1GB. Sem duvidas possiveis
1Gb... Upgrades de RAM, é sempre ao máximo que a carteira disponha... então em Mac..
Romani48 19-02-2007, 23:51 até digo mais... vende os 512 e compra masé 2x1Gb... :D
nao, mas se podes comprar 1Gb claro e sim a diferença é grande, desde o arranque do sistema, as aplicações passando pelo tempo de resposta dos programas, é sempre o melhor...
johncool 20-02-2007, 12:46 até digo mais... vende os 512 e compra masé 2x1Gb... :D
Os iBooks só têm uma slot disponível. A memória de origem vem soldada na motherboard.
Rui_Carlos 20-02-2007, 13:17 a menos que penses trocar de computador nos próximos tempo, aconselho-te 1GB. se não corres o risco de mais tarde achares que o mac está outra vez lento e ter que comprar na mesma 1GB.
Romani48 20-02-2007, 13:46 nao, mas se podes comprar 1Gb claro (...)
Os iBooks só têm uma slot disponível. A memória de origem vem soldada na motherboard.
eu sei tava so a ser sarcastico :P lol
cumps
Bem, estou a ver que só me resta mesmo juntar mais uns cobres. Já agora, não há mais do que 1Gb? Há algum limite (dizem que é 1,5Gb, há alguma razão para isto?)?
bruno_eg 21-02-2007, 12:21 Talvez limitação da motherboard.
Compra 1GB que vale apena. Na Crucial costumam ter bons preços.
calhau8500 21-02-2007, 14:05 Também tenho uma duvida parecida, Tenho um Macbook com 512 de ram, quero aumentar a ram, numa primeira altura comprar um slot de 1 giga e mais tarde outro para ficar com 2 gica de ram.
A minha duvida é se ao meter o slot de 1 giga devo retirar os dois slots já existentes ou posso ficar com um de 256 mb e o outro de 1 G.
Também tenho uma duvida parecida, Tenho um Macbook com 512 de ram, quero aumentar a ram, numa primeira altura comprar um slot de 1 giga e mais tarde outro para ficar com 2 gica de ram.
A minha duvida é se ao meter o slot de 1 giga devo retirar os dois slots já existentes ou posso ficar com um de 256 mb e o outro de 1 G.
Podes ficar com um de 256MB e outro de 1GB.
Boas!
Fiz o que aconselharam e mandei vir 1GB da Crucial. Deve chegar 2a (espero eu). Só há uma coisa que me está a preocupar: todos os guias de instalação falam em electricidade estática e dizem que isso pode estragar a placa de RAM/ o próprio computador. Acontece que eu não consigo perceber o que significam as recomendações. Alguém que já tenha feito isto pode dar uma ajuda?
Boas!
Fiz o que aconselharam e mandei vir 1GB da Crucial. Deve chegar 2a (espero eu). Só há uma coisa que me está a preocupar: todos os guias de instalação falam em electricidade estática e dizem que isso pode estragar a placa de RAM/ o próprio computador. Acontece que eu não consigo perceber o que significam as recomendações. Alguém que já tenha feito isto pode dar uma ajuda?
Não te preocupes com a electricidade estática, desde que a corrente esteja cortada toda e qualquer electricidade que tu possas passar ao equipamento é irrisível. Portanto, quando fores instalar a RAM ceritifica-te que não existe corrente no portátil, bateria, cabo de alimentação e tal e se ainda quiseres ir ao limite veste umas luvas de latex :-D
creio que para combater a hipotese de haver uma discarga de eletricidade estatica para o que quer que seja basta usares umas luvas de borracha
edit: ja vim atrasado :)
BlackRiver 25-02-2007, 19:06 Não te preocupes com a electricidade estática, desde que a corrente esteja cortada toda e qualquer electricidade que tu possas passar ao equipamento é irrisível. Portanto, quando fores instalar a RAM ceritifica-te que não existe corrente no portátil, bateria, cabo de alimentação e tal e se ainda quiseres ir ao limite veste umas luvas de latex :-D
Are you crazy???
Tens razão quando dizes que a corrente tem que estar cortada. Mas a electricidade que possas passar aos módulos de memória ou mesmo ao computador não é assim tão isenta de riscos.
@whitex desliga o portátil do transformador e tira a bateria antes de colocares a RAM (ou mesmo se tivesses RAM antiga).
Quanto à electricidade estática acumulada no teu corpo, podes usar as luvas que já referiram e se descarregares a tua carga numa superfície metálica também não perdes nada (antes de colocares as luvas).
O problema da electricidade que vamos acumulando no corpo (ao andarmos por exemplo) é que se tocas (ou mesmo apenas aproximares a mão) numa parte metálica da RAM corres o risco de descarregar em cima da memória e estragar alguns circuitos integrados. Por isso é que te aconselho a descarregares primeiro numa superfície metálica e a usares alguma protecção, tentanto sempre não tocar nas partes metálicas da RAM.
Tenho colegas que já montaram vários computadores de raíz e nunca se preocuparam muito com a electricidade estática e sempre tiveram sorte porque nunca se estragou nada. Mas eu prefiro sempre não arriscar, principalmente porque estas coisas não são baratas :)
Boa sorte e depois conta o resultado
Há mts problemas de incompatibilidade de rams com os G4's?
Desde que compres a memória correcta não deverá haver problema.
Desde que compres a memória correcta não deverá haver problema.
A minha questão é se qq ram SO-DDR funciona, ou apenas as Crucial?
johncool 26-02-2007, 12:29 A minha questão é se qq ram SO-DDR funciona, ou apenas as Crucial?
Eu tinha um módulo Kingston no meu Powerbook G4.
Are you crazy???
Tens razão quando dizes que a corrente tem que estar cortada. Mas a electricidade que possas passar aos módulos de memória ou mesmo ao computador não é assim tão isenta de riscos.
[...]
O problema da electricidade que vamos acumulando no corpo (ao andarmos por exemplo) é que se tocas (ou mesmo apenas aproximares a mão) numa parte metálica da RAM corres o risco de descarregar em cima da memória e estragar alguns circuitos integrados. Por isso é que te aconselho a descarregares primeiro numa superfície metálica e a usares alguma protecção, tentanto sempre não tocar nas partes metálicas da RAM.
o
Sim tens razão, foi um pouco exagerado aquilo que disse visto que alguns componentes são bastantes sensíveis a cargas eléctricas como 10v e aqueles choques que por vezes sentimos quando tocamos em algumas superficies tem volta de 3 000 volts. Aquilo que disse foi por base de uma experiência própria de montar computadores e trocar e voltar a trocar peças sem nunca ter tido esse género de problemas =P mas hey boas práticas são boas práticas pode ser que um dia venha a ficar agarrado eheh :)
Boas!
Finalmente chegou a RAM. Tudo pareceu extremamente simples: agarrei nela e consegui pô-la logo à primeira. Ouvi o dito "click", etc.
É por isso que não estou a perceber... porque é que o iBook não a reconhece!? Estou certo de não ter tocado em partes metálicas, cumpri com todas as indicações que deram aqui. Há alguma coisa adicional a fazer!?
BlackRiver 28-02-2007, 20:29 Boas!
Finalmente chegou a RAM. Tudo pareceu extremamente simples: agarrei nela e consegui pô-la logo à primeira. Ouvi o dito "click", etc.
É por isso que não estou a perceber... porque é que o iBook não a reconhece!? Estou certo de não ter tocado em partes metálicas, cumpri com todas as indicações que deram aqui. Há alguma coisa adicional a fazer!?
Como assim não a reconhece?
Dá uma série de apitos quando o ligas?
Consegues fazer boot até ao Mac OS e depois apenas tens a quantidade de memória que tinhas antes?
O que é que acontece?
Exactamente o que disseste: faço o boot do Mac OS X e tenho exactamente a mesma quantidade de memória que tinha antes...
BlackRiver 28-02-2007, 20:52 Exactamente o que disseste: faço o boot do Mac OS X e tenho exactamente a mesma quantidade de memória que tinha antes...
É estranho... nunca instalei memória num Mac por isso não sei se é necessário fazer mais alguma coisa.
Se fosse como num PC e ele apitasse assim que o ligasses talvez fosse a memória mal encaixada ou qualquer coisa desse género. Mas se ele não a vê de todo não sei se te consigo ajudar.
Quando fizeste a encomenda usaste o Crucial Memory Advisor Tool e procuraste pelo teu iBook, correcto?
Se querias o pc como dantes, sem probs!!
Compra uma RAM de 1 Gb que é muito boa ou uma de 2 GB que fica óptimo!!:)
Sim, claro! Dá para escolheres lá a marca, o computador, o modelo, etc. Já mandei um mail para lá a pedir ajuda, só me resta esperar (2 a 3 dias...)http://www.techzonept.com/images/icons/icon9.gif. Se a RAM estiver mesmo avariada, estou a ver que vou ter que entrar em novas despesas para mandar aquilo de volta... http://www.techzonept.com/images/icons/icon8.gif
BlackRiver 28-02-2007, 21:23 Sim, claro! Dá para escolheres lá a marca, o computador, o modelo, etc. Já mandei um mail para lá a pedir ajuda, só me resta esperar (2 a 3 dias...)http://www.techzonept.com/images/icons/icon9.gif. Se a RAM estiver mesmo avariada, estou a ver que vou ter que entrar em novas despesas para mandar aquilo de volta... http://www.techzonept.com/images/icons/icon8.gif
Fizeste bem em entrar logo em contacto com eles.
Nunca comprei lá nada, mas pelo que tenho lido eles são bastante acessíveis quando há devoluções e também já li que não deves pagar nada pela devolução:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=102653
Daqui a uns tempos também vou comprar na Crucial mais memória para o meu portátil e espero que corra tudo bem.
Espero que consigas resolver o teu problema.
Não percebo nada de pré- Mac Intels mas se calhar o melhor é fazer uns resets à PRAM, NV RAM, etc.
http://www.everythingtech.tv/2006/05/17/mac-os-x-startup-key-sequences/
Problema resolvido!
Fui com ele à loja e em 5mn resolvi o problema, causado por... azelhice minha. Não apliquei força suficiente na dita, ou seja, não estava bem encaixada.
Não me escapei, no entanto, a um comentário sobre "estas memórias baratas" (não foi assim tão barata como isso, mas adiante). E fiquei a saber que poupei apenas cerca de 105€ (custava 205€ pôr a mesma quantidade na loja). Não percebo grande coisa do assunto, mas deduzo que venham banhadas a ouro...
BlackRiver 01-03-2007, 21:57 Problema resolvido!
Fui com ele à loja e em 5mn resolvi o problema, causado por... azelhice minha. Não apliquei força suficiente na dita, ou seja, não estava bem encaixada.
Não me escapei, no entanto, a um comentário sobre "estas memórias baratas" (não foi assim tão barata como isso, mas adiante). E fiquei a saber que poupei apenas cerca de 105€ (custava 205€ pôr a mesma quantidade na loja). Não percebo grande coisa do assunto, mas deduzo que venham banhadas a ouro...
Ainda bem que resolveste o problema. E nem tudo o que é barato é mau. É preciso é que se tenha confiança nas marcas que se compram. E Crucial só oiço dizer bem.
Noeljunior 01-03-2007, 22:07 ainda agora mudei as memorias de slots. qu'é das luvas? lol e está aqui com mais uns MHz a bombar.. é ter o cuidado
Notas diferença na performance?
Cumps
bruno_eg 02-03-2007, 09:43 Logo vi que tinha sido azelhice :p (peace ;) ) .E sobre o preço, como tudo que é hardware em Portugal, teimam em ser mais caros que la fora, então as memórias ....
Sobre a Crucial, só ouço falar bem, e já comprei lá duas vezes (uma para um MacBook, e outra para um G4 12" de um colega meu) e correu tudo sem problemas.
Se noto... Basicamente posso ter o que quiser e bem me apetecer (falo de programas mais ou menos normais) aberto que isto nem pestaneja. Jogos experimentei o Sims 2 e nem queria acreditar. Quem achar que tem o Mac lento já sabe o que tem a fazer...
|
|