View Full Version : Internet mais rápida,segura e inteligente :)
Hackaroxp 26-07-2006, 23:14 É um serviço de DNS grátis e com qualidade ligeiramente superior aquela a que estamos habituados.
http://www.phishtank.com/comingsoon/phishtank_opendns.gif (http://www.opendns.com)
O que acham dele?
Maravilhoso, já tou a usar! :)
Eu uso á varios anos a dyndns.org e estou contente.
Pq dizes q a qualidade é melhor?
Hackaroxp 27-07-2006, 10:04 Eu uso á varios anos a dyndns.org e estou contente.
Pq dizes q a qualidade é melhor?
lol.. isso não tem nada a ver.. dynDNS são DNSdinamicos.. para apontar para o teu ip.. este serviço de dns usa-se para substituir aquele que o teu isp te dá.. ;)
spastikman 27-07-2006, 12:52 nao percebi muito bem ....
mas tipo ... vai-se láe mandam alterar os dn's do nosso router/pc. Assim sendo, mesmo que altere a forma como vejo o hostname da minha maquina, é apenas para mim, e para quem está a usar os mesmos dns's.
Se assim é ... não interessa :|
Desta maneira eles podem loggar todas as paginas que vizitamos.
E por fim não vejo interesse nisto :zzz:
nao percebi muito bem ....
mas tipo ... vai-se láe mandam alterar os dn's do nosso router/pc. Assim sendo, mesmo que altere a forma como vejo o hostname da minha maquina, é apenas para mim, e para quem está a usar os mesmos dns's.
Se assim é ... não interessa :|
A ideia deste serviço é apenas a de substituir os DNS do teu ISP, por forma a evitar ataques de pishing, entre outras coisas.
Embora faça referência a DNS, o serviço fornecido é completamente diferente de um "no-ip" ou "dyndns".
Hackaroxp 27-07-2006, 14:42 Desta maneira eles podem loggar todas as paginas que vizitamos.
Mas eles não o fazem... eles ganham a vida é com a publicidade que te mostram nas pesquisas que te apresentam em endreços que eles não sabem corrigir e que defacto não vão dar a lado nenhum.. por exemplo:
xpto.og, ele corrige para xpto.org
xpto.cmo, ele corrige para xpto.com
xpto.py, podia corrigir mas não corrige.. pk ele n reconhece.. então manda-te para uma página de pesquisa deles, com a pesquisa xpto e com publicidade (fora dos resultados) que os financia...
Não vês interesse? lol...
O acesso a sites muito visitados fica-te mais rápido, és protegido contra sites de phising e corrige-te os erros... poupa-te pelo menos uns minutos de espera todos os dias e protege-te de uma série de problemas.. não é bom?
Desta maneira eles podem loggar todas as paginas que vizitamos.
Adoro esta mania de perseguição que anda no ar.
Também é melhor ter cuidado porque as spiders do Google podem passar por aqui e ler o que eu estou a dizer... aí é que vou estar feito ao bife!
Só quiz alertar o pessoal que desta maneira fica loggado todo e qualquer endereço que vizitamos.
Quanto ao resto, nao alimento teorias da conspiração..
Acho que é mais um server a servir de intermédio nas comunicações, tanto pode ajudar como nem por isso, e depois é mais trafego internacional para quem já tem pouco, não só devido ao redirecting, mas também ao caching e publicidade.
Tem todo o interesse pois é um componente indispensável à navegação na net, e não "mais um server a servir de intermédio". :)
Depois o único tráfico que isso provoca é a mera passagem de um nome para lá, e de um conjunto de 4 inteiros para cá. A não se que te enganes muito no URL do site, que ele te mostra uma página de pesquisa sobre o mesmo - aí há consumo internacional excessivo, mas também noutro DNS apenas verias a página "oops-try-again".
spastikman 28-07-2006, 13:35 Eles dizem que evita ataques de fishing ... voces dizem que evita ataques de fishing ...
A questão é .... alguem já foi alertado com um aviso de segurança ?
Basicamente o que isto supostamente faz, é quando fazem um pedido de uma página que está marcada por eles como sendo página de fishing, veem um aviso, e não a pagina em si.
E mais ... isto não tem nada a ver com dyndns....
Não vejo vantagens nisto ;)
Só quiz alertar o pessoal que desta maneira fica loggado todo e qualquer endereço que vizitamos.
Quanto ao resto, nao alimento teorias da conspiração..
Acho que é mais um server a servir de intermédio nas comunicações, tanto pode ajudar como nem por isso, e depois é mais trafego internacional para quem já tem pouco, não só devido ao redirecting, mas também ao caching e publicidade.
Eles dizem que evita ataques de fishing ... voces dizem que evita ataques de fishing ...
A questão é .... alguem já foi alertado com um aviso de segurança ?
Basicamente o que isto supostamente faz, é quando fazem um pedido de uma página que está marcada por eles como sendo página de fishing, veem um aviso, e não a pagina em si.
E mais ... isto não tem nada a ver com dyndns....
Não vejo vantagens nisto
Tal como em qualquer outro servidor DNS, normalmente o do teu ISP esses mesmos acessos ficariam registados. Trafego Internacional é minimo. E tens a mais valia de que os servidores de DNS deles terem bastantes recursos e estarem servidos por uma linha com uma largura de banda consideravel, torna os pedidos de resolução e nomes consideravelmente mais rápidos. Pelo menos notei essa diferença com TVtel 3MB e no Netcabo 4MB também se notou uma diferença consideravel nos tempos de acesso :)
Spastik, numa side note, phishing não é o mesmo que fishing embora se pronunciem de maneira diferente tem significados completamente diferentes.
spastikman 28-07-2006, 14:10 Tal como em qualquer outro servidor DNS, normalmente o do teu ISP esses mesmos acessos ficariam registados. Trafego Internacional é minimo. E tens a mais valia de que os servidores de DNS deles terem bastantes recursos e estarem servidos por uma linha com uma largura de banda consideravel, torna os pedidos de resolução e nomes consideravelmente mais rápidos. Pelo menos notei essa diferença com TVtel 3MB e no Netcabo 4MB também se notou uma diferença consideravel nos tempos de acesso :)
Spastik, numa side note, pishing não é o mesmo que fishing embora se pronunciem de maneira diferente tem significados completamente diferentes.
eu estava mesmo a falar de phishing (escrevo fishing pq é mais facil) :D
Na realidade dá muito jeito, a maioria das pessoas não tem noção que o tempo que demora a abrir as páginas tem a ver com o DNS. O DNS da netcabo é um monte de erros sobrepostos e nem sempre está ok, tanto se consegue entrar num site como passado algum tempo já não funciona. Este dns tem muitas vantagens, a largura de banda e a estabilidade, assim como a segurança e o corrigir os endereços.
Só não vejo pontos negativos, eu estou a usar. :)
Abraços
spastikman 28-07-2006, 15:01 é verdade que os dns's da netcabo são uma miseria mas em termos de rapidez ... nem comparem ...
Opendns
C:\Documents and Settings\Admin>tracert 208.67.222.222
A rastrear a rota para resolver1.opendns.com [208.67.222.222]
até um máximo de 30 saltos:
1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.1.1
2 * * * O pedido excedeu o tempo.
3 15 ms 16 ms 16 ms dial-b1-174-125.telepac.pt [194.65.174.125]
4 19 ms 18 ms 17 ms lgsr1.telepac.net [213.13.135.25]
5 16 ms 18 ms 17 ms lis2-br1-po-2-1.cprm.net [195.8.10.129]
6 18 ms 17 ms 18 ms lis1-cr1-gi-9-0.cprm.net [195.8.0.89]
7 123 ms 89 ms 89 ms POS3-2.IG3.MIA4.ALTER.NET [157.130.87.141]
8 89 ms 101 ms 94 ms 0.so-2-0-1.XL2.MIA4.ALTER.NET [152.63.83.146]
9 122 ms 121 ms 121 ms 0.so-6-0-0.XL2.IAD8.ALTER.NET [152.63.32.10]
10 120 ms 121 ms 122 ms POS7-0.GW5.IAD8.ALTER.NET [152.63.36.65]
11 122 ms 120 ms 121 ms 63.65.187.230
12 125 ms 123 ms 125 ms resolver1.opendns.com [208.67.222.222]
Rastreio concluído.
Agora o da netcabo...
C:\Documents and Settings\Admin>tracert 212.113.161.226
A rastrear a rota para ns2.tvcabo.pt [212.113.161.226]
até um máximo de 30 saltos:
1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.1.1
2 * * * O pedido excedeu o tempo.
3 17 ms 16 ms 16 ms dial-b1-174-125.telepac.pt [194.65.174.125]
4 18 ms 19 ms 17 ms 213.13.135.150
5 17 ms 18 ms 18 ms 213.13.138.254
6 17 ms 17 ms 17 ms a212-113-176-66.netcabo.pt [212.113.176.66]
7 16 ms 16 ms 16 ms a212-113-160-233.netcabo.pt [212.113.160.233]
8 17 ms 17 ms 18 ms ns2.tvcabo.pt [212.113.161.226]
Rastreio concluído.
C:\Documents and Settings\Admin>
Hackaroxp 28-07-2006, 15:19 é verdade que os dns's da netcabo são uma miseria mas em termos de rapidez ... nem comparem ...
Opendns
Agora o da netcabo...
O que é verdade é que na prática eu aqui tenho tempos de acesso bem melhores do que com os do clix.
Para fazeres uma comparação bem feita, deverias medir não a distancia e tempos de resposta dos DNS propriamente ditos, mas testar os tempos de resposta de um site com os dois DNS.
As in
www.google.com (http://www.google.com) c/ DNS Netcabo
www.google.com (http://www.google.com) c/ OpenDNS
A tua comparação é coxa pelo simples facto de:
a) os DNS netcabo estão em PT, logo mais perto
b) os OpenDNS estão la fora.
No entanto não estás a contar com o facto de possivelmente os servidores do OpenDNS serem mais, terem mais largura de banda, e portanto conseguirem dar respostas mais rápidas.
:)
Imo é claro
Para fazeres uma comparação bem feita, deverias medir não a distancia e tempos de resposta dos DNS propriamente ditos, mas testar os tempos de resposta de um site com os dois DNS.
As in
www.google.com (http://www.google.com) c/ DNS Netcabo
www.google.com (http://www.google.com) c/ OpenDNS
A tua comparação é coxa pelo simples facto de:
a) os DNS netcabo estão em PT, logo mais perto
b) os OpenDNS estão la fora.
No entanto não estás a contar com o facto de possivelmente os servidores do OpenDNS serem mais, terem mais largura de banda, e portanto conseguirem dar respostas mais rápidas.
:)
Imo é claro
isso depende de mil e um factores, sendo o último deles a disponibilidade do serviço. Passa por restrições do teu ISP, largura de banda internacional disponível no peering, tempos de resposta, etc.
E depois não se esqueçam de que tráfego de nameservers é tráfego UDP, teoricamente ( e praticamente ) mais lento que TCP.
Chego à netcabo em 6 hops, à opendns em 17. Não acredito que o Opendns seja mais rápido...
Hackaroxp 28-07-2006, 21:21 isso depende de mil e um factores, sendo o último deles a disponibilidade do serviço. Passa por restrições do teu ISP, largura de banda internacional disponível no peering, tempos de resposta, etc.
E depois não se esqueçam de que tráfego de nameservers é tráfego UDP, teoricamente ( e praticamente ) mais lento que TCP.
Chego à netcabo em 6 hops, à opendns em 17. Não acredito que o Opendns seja mais rápido...
Tal como tu disseste isso depende de mil e um factores.. e por isso por muito tempo que demores a lá chegar depois o tempo de resposta em termos de dns a endreçar os ips pode levar mais tempo em pt.. devido ás condições dos servers ou seja lá o que for.
isso depende de mil e um factores, sendo o último deles a disponibilidade do serviço. Passa por restrições do teu ISP, largura de banda internacional disponível no peering, tempos de resposta, etc.
Faz a experiencia com e sem!
Pelo que tive opurtunidade de testar com o www.myspace.com penso que seja mais rápido. No entanto pode ser efeito placebo. lol :P
De qualquer forma, fico com OpenDNS até prova em contrário, :P
é uma lotaria, mas tens mt menos risco usando os DNS's em PT, sejam da Netcabo ou de outra qq, do que usando uma estrangeira. Isto tendo em conta que o NS deve ser um serviço rápido, fiável e o mais limpo possível, o que sinceramente não me parece ser o caso da OpenDNS
é uma lotaria, mas tens mt menos risco usando os DNS's em PT, sejam da Netcabo ou de outra qq, do que usando uma estrangeira. Isto tendo em conta que o NS deve ser um serviço rápido, fiável e o mais limpo possível, o que sinceramente não me parece ser o caso da OpenDNSQue risco? :wvsore:
timeouts, pings, fiabilidade de resposta
oh pah, para quê usar isso quando tem um serviço gratuito fornecido pelo vosso próprio ISP? É como ir fazer compras a Espanha, que está a 300 Km, para poupar 2 centimos :?
não consigo perceber,desculpem
terminologia KISS sempre resultou cmg. Keep It Simple and Stupid.
Sempre tive chatisses com os DNS da Netcabo, em que muitas vezes tenho que tar a pedir a amigos meus pa me whois-arem um domínio qualquer.
Uso este quanto mais não seja para apoiar uma óptima iniciativa de espírito livre - "Open".
Hackaroxp 28-07-2006, 22:24 OpenSource? wtf?
Open, free... isto não te é dado por um isp por têm de o fazer.... fazem-no porque ganham uns trocos com a publicidade e prestam um serviço de grande qualidade de borla.
Open, free... isto não te é dado por um isp por têm de o fazer.... fazem-no porque ganham uns trocos com a publicidade e prestam um serviço de grande qualidade de borla.
Yah era nesse sentido que queria opinar. ^^
Eu mudei logo a seguir, vi que ficava mal. :)
spastikman 29-07-2006, 02:24 pronto ...
Ficam aqui screenshots...
Aplicação: DNS Expert
Response time da sapo (194.65.100.117)
http://fileanchor.com/48464-r.png
Response time da netcabo (212.113.161.227)
http://fileanchor.com/48459-r.png
Response time da netcabo (212.113.161.226)
http://fileanchor.com/48460-r.png
Response time da OpenDNS (208.67.222.222)
http://fileanchor.com/48462-r.png
Response time da OpenDNS (208.67.220.220)
http://fileanchor.com/48463-r.png
I rest my case ...
Faz a experiencia com e sem!
Pelo que tive opurtunidade de testar com o www.myspace.com penso que seja mais rápido. No entanto pode ser efeito placebo. lol :P
De qualquer forma, fico com OpenDNS até prova em contrário, :P
DNS cache do Windows ( ou qualquer outro SO ) pode fazer maravilhas ;)
Eu não queria meter-me muito no assunto, mas como dizem existem muitos factores dificeis de avaliar.. talvez a existencia de lag nos serviços ou simplesmente indisponibilidade faz com que seja perciso mudar ( Nota: Eu nao uso o OpenDNS ).
Epah, contra factos não há argumentos é certo :$
No entanto vou continuar a usar ODNS.
Só porque sim :P
Eu só gosto do nome OpenDNS. :D
alguem me consegue explicar como ponho isto no router?
è um linksys e nao vejo nada onde por o DNS address
Lynksys (http://www.opendns.com/start/linksys.php).
Cumps.
savanger 10-08-2006, 11:33 no meu caso particular, de há uns largos meses para cá a partir de certas horas, tornava-se impossível abrir algumas páginas web internacionais (ex: google, gmail)... estava sempre a receber a famosa mensagem "problem loading page"
desde que uso o opendns nunca nenhum site internacional se recusou a abrir e a velocidade está idêntica....
já agora, uso o "sapóide" adsl
Lynksys (http://www.opendns.com/start/linksys.php).
Cumps.
Obrigado pela ajuda, mas no entanto o meu router nao da pra configurar assim, nao me apareçem esses campos pra por o DNS :(
Squillace 11-08-2006, 02:03 Obrigado pela ajuda, mas no entanto o meu router nao da pra configurar assim, nao me apareçem esses campos pra por o DNS :(
Pões nas definições TCP/IP do Windows. Eu também não pus no router (até porque o Aolynk não consta da lista) ...
Pessoal, tentei por isso a funcar e consegui, agora alguem me pode dar os dns originais da sapo?
spastikman 11-08-2006, 20:19 Pessoal, tentei por isso a funcar e consegui, agora alguem me pode dar os dns originais da sapo?
194.65.100.117
194.65.3.21
194.65.100.117
194.65.3.21
Thx ;)
Que risco? :wvsore:
Eu até me estava a abster de postar nesta thread, mas não resisto mais....
Será de todo conveniente lembrar a quem não se lembre ou não saiba o que raio faz um servidor de DNS. Faz name resolution. A internet não trabalha com www.sapo.pt, trabalha com um numero (endereço ip) xxx.xxx.xxx.xxx . Quando escrevem um URI no browser, é o servidor de DNS que "resolve" esse nome para um numero que possa ser utilizado no resto da comunicação.
Não vou aqui dizer que o OpenDNS seja inseguro, ou que até resolva endereços para os ip's errados. Nem que seja menos bem protegido que os DNS servers dos ISP's. Mas o facto é que se eles forem comprometido ou por má fé forem "alterados", vocês não vão saber disso. O URI resolve á mesma, o ip destino é que já não é o que devia ser. Para o user não se nota nada.
E se forem parar a um downloads.com ou tucows.com que não são propriamente o que deviam ser e só vos servem malware? Ou a um fake site que rouba os vossos uname/passwords?
É que sinceramente, não querendo por em causa o OpenDNS e respectiva seriedade, é a isto que vocês se habilitam. O vosso ISP, melhor ou pior, tem uma certa medida de responsabilidade em caso de tais eventos, um 3rd party não tem resp absolutamente nenhuma. Se acontecer, aguentem-se.
A parte mais cómica é o serviço ser destinado a mitigar phishing e fraudes, quando em análise, tem o potencial para as tornar ainda mais fáceis de executar.
Uma vez mais, sem querer denegrir o OpenDNS, que provavelmente é um serviço bastante legitimi, é a onda de aceitar de um desconhecido ajuda para meter uma fechadura na porta. O gajo pode ser um tipo honesto ou um ladrão, e só se vai saber quando a coisa der (ou não der) para o torto.
Mas, obviamente, se acham que um name resolve ocasionalmente mais rápido compensa confiarem ás cegas num server que não tem responsabilidade nenhuma perante vós, então força... Se acham que não há risco suficiente...
Quero partilhar convosco este serviço que descobri: OpenDNS (http://www.opendns.com/), que oferece um servidor DNS gratuito,
Com uma simples configuração a Internet fica mais rápida, segura e inteligente.
Estou a usar e recomendo :)
Isto já foi abordado cá no forum, mais precisamente aqui (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=100147&highlight=opendns)
apesar de já ter sido abordado, há muita gente que desconhece....
portanto, é bom voltar a falar do tema.
Não seja por isso... thread Merged
tfernandx 21-02-2007, 14:51 eu penso k isto deia para adsl.... como se faz??
tenho um speedtouch...
quando vou às propriedades nao encontro o tal TCP (protocolo de internet)
x(...
|
|