View Full Version : isel....

john
17-05-2002, 12:57
Kerem um curso de Engenharia informatica a serio vai para o ISEL, 40% do curso e programaçao e mais 40% é hardware.
So c++ ... e java

Andr0m3da
17-05-2002, 14:07
axo que tenho mesmo assim melhor gosto que tu....ISEL....sim....mas TELE heheheheh
TELE rula

Tafinho
17-05-2002, 16:25
Originally posted by john
Kerem um curso de Engenharia informatica a serio vai para o ISEL, 40% do curso e programaçao e mais 40% é hardware.
So c++ ... e java

Entre o isel e um curso de VB de 6 meses ... Escolho o curso de VB ... aprende.se o mesmo e acaba-se mais depressa...

john
17-05-2002, 21:41
Olha tafinho ....tu es mas e um tadinho .... tadinho porke es um inculto .... e como es inculto nem te respondo mais.... mais vale ignorar ...fica la com o teu curso maravilha de vb de 6 meses ,deves aprender muito ...e quando souberes dizer alguma coisa de jeito avisa

Andr0m3da
17-05-2002, 22:55
tafinho, foi um post triste mas prontus vou acreditar q so estas a querer picar....
posso é mostrar-te o sitio e levar-te a ver ofertas de emprego que andam por lá (john la em baixo quase de frente pro gabinete do hernani, deves conhecer)

mas olha q revelas uma total ignorancia do assunto, ou vais buscar uma pá pra te enterrares ou ficas caladito.

Tafinho
18-05-2002, 01:26
Tadinhos porque um trabalho do 1º ano de Eng. Mecânica do Técnico acabou de ganhar o conscurso mundial de Solidworks deste ano ...

Um trabalho de Final de curso do Isel ficou em 3º ...

john
18-05-2002, 10:54
Oh Tadinho cada vez revelas mais ignorancia...eu e o Andr0m3da
estavamos a falar de eng. informatica e eng. telecomunicaçoes no isel .... kem falou em eng. mecanica??? eu sei o q se passa nestes cursos, bem sei eu o que se passa em eng. mecanica no isel!! Mas se es tao esperto vai a pagina do isel e tenta resolver alguns trabalhos q la se encontram...nomeadamente de microprocessadores ou de programaçao.
Nao sabias o que dizer vieste com a conversa de eng. mecanica. Tens de dizer ao gajos da unreal pra fazerem um forum de eng. mecanica so pra ti ... acho que tas um bocado deslocado.
Conheço um gajo q anda no IST no 3 ano de informatica nem sabe o que e uma bread-board ... coitados deles ....

jcab
18-05-2002, 12:19
Eng. Electrotécnica e de Comp. é que rula: 80% hardware, 20% programacao ;D

AVxAMD
18-05-2002, 15:06
Boas.
JCAB, resposta certa.
Rapazes vamos com calma,
estamos aqui para nos ajudar uns aos outros.
A vida é curta e temos que ir em frente
e ver o que é melhor para cada um.
Trabalho e Estudos estão mal,
temos que ir em frente... com ou sem tanga (está na moda). :(
Um abraço a todos.

Obs:
Parabens Andr0m3da, estás a fazer bom trabalho neste FORUM.
Estou grato por isso, obrigado.

Tecnoboy
18-05-2002, 15:20
Perferia antes Electrónica e Computadores !

P.S: Qt menos programação melhor ! :D ;p

LeeMan
18-05-2002, 15:51
:P TOu a ver que temos guerra isel Vs ist.
Não tendo preferencia por nenhum dos dois casos só me resta dizer que informática na FCT UNL bate qq um...
De longe o melhor curso de inf em pt.

:rolleyes:

jcab
18-05-2002, 16:21
mas o isel já tem licenciatura ?
nao é só bacharelato ?
ou isso foi mudado ?

john
18-05-2002, 20:13
O isel ja tem licenciatura ha 4 anos....alguem disse que quanto menos programaçao melhor, isso depende dos gostos de cada um, mas se kerem isso nao aconselho o isel. Para akele menino que disse que a nova tem o melhor curso de inf. do país so da vontade de rir, basta ir a pagina da nova ou do isel e comparar os trabalhos dum curso e doutro ... so nao ve kem nao ker. E claro que cada um puxa a brasa a sua sardinha mas so nao vem kem nao ker ...e verdade, a ordem dos engenheiros foi ao isel e disseram que o curso de inf, dos cursos da ordem era o ke tem mais ensino hardware. existe uma cadeira para projecto de sistemas embebidos em cada semestre(sendo a programaçao destes sistemas em c++,claro). xau ai

Andr0m3da
18-05-2002, 20:53
olha jcab
quanto a boquinha a licenciatura o ISEL já a tem a muito tempo e ainda por cima é reconhecida pela ordem dos engenheiros tal como 100% dos cursos do ISEL o mesmo nao se pode dizer do IST, sim conheço bem o IST, sim informatica esteve sem ser reconhecida 3 ou 4 anos.
Sim já estive no IST, sim deixei la parte de um curso feito com uma media interessante, sim caguei no IST pq o ISEL é que se adequa ao meu estilo.

Tafinho, pouco me importa esse projecto e até te digo q me estou a cagar para a guerra IST * ISEL, mas sabes onde foi feito o multibanco nao sabes? Sabes qual é a qualidade do nosso MB comparado com os outros? por exemplo o de UK?

Epah por mim tou na boa, este topico foi feito por um gajo do ISEL e eu é que sendo do ISEL tb cá vim picar pq ele é de Info e eu de Tele, depois surgem-me logo caramelos no picanço á seria, enfim só vos digo uma coisa, aulas a parte, gostava de ver um ambiente no IST como é o do ISEL e aí sim o ISt talvez fosse qq coisa pra mim ;)
Um abraço e daqui pra frente flamem-se a vontade que me tou a c***.

Avelino, temos de combinar um almoço.

Zealot
18-05-2002, 21:22
Originally posted by LeeMan
:P TOu a ver que temos guerra isel Vs ist.
Não tendo preferencia por nenhum dos dois casos só me resta dizer que informática na FCT UNL bate qq um...
De longe o melhor curso de inf em pt.

:rolleyes:

Apoiado! Aliás, eu nunca quis ir para o Isel exactamente por causa do exagero de hardware que é dado no curso de Informática!

AVxAMD
18-05-2002, 21:56
Boas Andr0m3da.
Temos pois,
vou mandar-te uma pm com os meus contactos.
Acho que temos muitas coisas em comum e
queria falar contigo pessoalmente.... mais uma vez. :)
Tenho aqui na minha gaveta a apanhar pó uns
projectos que nunca acabei e queria umas dicas tuas.
São jogos semi-acabados e programas...
Um grande abraço amigo.

Já agora deixo isto aqui no ar....
Meus amigos a programação é o melhor que existe neste
mundo e com ela podemos ajudar os outros...
Que tal todos os membros do FORUM porem uma
venda nos olhos e tantar navegar no FORUM, jogar, etc.
Pois... ng o vai fazer...
Eu já fiz isso e sei dar o valor, pois é bom ver um sorriso
nos lábios de quem não vê ou que não pode usar as mãos.
Eu programo não para ganhar dinheiro mas sim para ajudar os
outros.
Nada de brigas, cada um é que sabe o seu caminho.
E como diz o velho ditado, cada um faz a sua cama e nela se
hade deitar.
Um abraço a todos.

jcab
18-05-2002, 22:30
Andromeda:

eu fiz uma simples pergunta sobre o ISEL, pq pensei que fosse um politécnico e portanto só com bacharelato...

sorry se percebeste mal...

John: quando eu disse quanto menos programação melhor, entao estava-me a referir ao curso de Electrotécnica e nao de Informática. Aliás, eu sempre detestei programar; daí estar em Eng. Electrotécnica e não em Informática.

Epa, é assim, eu sou do IST e não sei como é o ensino é no ISEL, porque nunca assisti a aulas. Mas já ouvi falar de amigos meus que o ensino lá não vale nada...

A Nova em Informática é boa, agora em Eng. Electrotécnica já nao sei.

Andr0m3da
18-05-2002, 23:53
Avelino, tocaste num ponto mto giro, ja vi umas paginas com um certificado de uma associação qq ou algo semelhante que me pareceu que queria dizer q era um site bom de ser navagado por invisuais...mas nunca consegui esclarecer isto, tens um link onde me possa informar disto ao certo?

Tafinho
19-05-2002, 02:38
Originally posted by Andr0m3da
olha jcab
quanto a boquinha a licenciatura o ISEL já a tem a muito tempo e ainda por cima é reconhecida pela ordem dos engenheiros tal como 100% dos cursos do ISEL o mesmo nao se pode dizer do IST

Ai sim ...? o ISEL agora já tem Engenheirias ...? A ordem diz que não ...

LeeMan
19-05-2002, 14:44
Julgo que só ha 2 ou 3 cursos de eng do isel reconhecidos pela ordem.
Mas para um informático, o reconhecimento pela ordem é um pouco superficial. Que eu saiba ninguem exige inscrição na ordem a um informático. Em relação a civil ou electrotecnia já é diferente.

Em relação ao ISEL como escola acho que está a ser contestado pela ordem porque anda a abrir muito a torneira nas matemáticas e nas físicas. Ao que parece o ensino destas disciplinas anda um pouco "abandalhado" no isel.
Quem vê as pautas de matemática ou física na NOVA e no IST sabe bem do que estou a falar.
Tirar o curso no ISEL é mais fácil.
O corpo docente do ISEL é muito mais jovem e facilita um pouco ( como é natural...) em outras instituições há meia duzia de burros velhos a darem aulas que só passam 10% dos alunos...
Resumindo: a escolha acertada é o ISEL para quem não quer andar 6 ou 7 anos na faculdade (o meu caso)...
Ao fim e ao cabo são todos licenciados.

LeeMan
19-05-2002, 14:53
Cursos reconhecidos pela ordem no ISEL:

Eng Química

Eng de Sistemas de Telecomunicações e Electrónica

Eng Civil

Saliento outra vez que o reconhecimento na ordem não tem grande interesse para um informático. Há quem diga que a ordem só serve os interresses dos eng civis...

:cool:

Andr0m3da
19-05-2002, 16:10
Concordo no que foi dito qt a facilidade nas matematicas, vindo no IST então notei uma diferença brutal.

Por outro lado e na parte q me diz respeito, vejo mais gente com sensilidade do que anda a fazer (electronica e informatica) no ISEL do que no IST onde existe mta gente competente mas onde tb existe mto tapadinho. sobre a nova n tou informado por isso n digo nada, mas ja ouvi dizer maravilhas do curso deles

john
19-05-2002, 16:12
Tas totalmente enganado.... o isel não e nada facilitado, a media para acabar la o bacherelato é de 5 ou 6 anos. Enquanto noutras fac. pra passares a uma cadeira fazes um exame e as vezes nem isso e ficas despachado, no isel tens 4 ou 5 trabalhos práticos por disciplina, um exame, um trabalho final e por fim uma discussão. Compreendo que digas isso porke so se sabe como é o isel kem la anda. Em relaçao aos cursos acreditados vou-te contar a historia, antes de haver licenciatura no isel o curso de inf. e telecom. era so um. Depois foi dividido em 2 com as chegadas das licenciaturas e so o de tele ficou logo automaticamente na ordem pq nakela altura nao havia departamento de inf na OE. Mas como disse a OE teve a avaliar o curso de inf. la no isel ha pouco tempo e ja esta praticamente acreditado. Em relaçao a dificuldade do curso nao tenho duvidas nenhumas e, volto a referiri, basta ir consultar os trabalhos de outras fac. a net e comparar com os do isel( em inf ou tele)... nada mais simples..so nao ve kem e cego ou é demasiado ignorante pra admitir. portem-se

Andr0m3da
19-05-2002, 16:17
john concordo com o que disseste em quase todas as cedeiras menos nas matematicas, acredita no ISEL são mais acessiveis.

em relação a acreditação com um ou outro pormenor tens razão na descrição do processo, só que isso aos outros nao chega aos ouvidos ;)

Sadino
20-05-2002, 11:03
So c++ ... e java Se disseses que o curso do ISEL era bom e que aconselhas às pessoas, é uma coisa!
Dizeres que se o pessoal quer um curso a sério tem de ir para o ISEL, ou seja o parece que os outros cursos não têm os seus créditos >( é pedir para levar com uma resposta como a do tafinho, com a qual não concordo, mas que para ti foi adequada :P

hmf
20-05-2002, 20:05
Áqui vai a minha opinião em relação ao isel ...

Tem cursos bem estruturados, um bocado práticos de mais .....

As cadeiras são em média mais fáceis que o técnico e a nova (em matemáticas acho que o técnico abusa mesmo em dificuldade)...

Um bocado desorganisada

O pessoal faz exames uns pelos outros à descarada .... Ex: Um amigo meu de curso, da Nova, foi fazer um exame de ALGA ( Algebra) por outro amigo meu (do ISEL)!!!!!!!!!!!

Amigos meus que lá andam (Mecânica) gatinham nos anfiteatros para passarem folhas durante os exames!!!!

Estes exemplos não estão a ser dados para os cursos em questão e aconteceu à 5 anos atrás ..., não sei como o ISEL está hoje em dia em relação a estes aspectos.

É pena que este tipo de coisas aconteça, já que pelo que me dizem os cursos acho que estão muito bem estruturados ..... só vem dar mau nome à instituição .....

Andr0m3da
20-05-2002, 23:07
Oi,
hmf tens razão em algum aspecto:
cursos practicos...bem é isto mesmo que eu quero, adequa-se mais a mim.
as matematicas sao mais faceis sim de facto, acho que o meio termo entre ISEL e IST seria o ideial, no IST é uma estupidez.
Os cursos estão estruturados de tal forma bem que tu sais para o mercado de trabalho sem estar borrado e com medo do que vais fazer e vais mesmo preparado....não vais andar uns tempos a servir de bombo na firma para onde fores.
quanto aos exames não ponho a mão no fogo mas eu pelo menos custumo ter de mostrar o cartão de aluno, e toda a gente se conhece nos exames, aparecer lá uma cara nova ia dar barraca.

john
21-05-2002, 19:24
So concordo contigo em relaçao as matematicas entre o IST e o ISEL, em relaçao as outras cadeiras passa-se exactamente o oposto e nao tens razao no que dizes, e sei bem o que digo porke moro com um gajo do 3 ano de inf. da nova e tenho um primo meu no IST no 4 ano tb em inf. Nao compares!!! A gente sabe fazer as coisas na prática eles sabem dizer como se faz em teoria.....
Dou-te razao em relaçao a desorganizaçao, isso e verdade, nomeadamente em termos de inscriçoes e cenas desse genero.
Mas tu deves estar um bocado equivocado ao vires falar aki em eng. mecanica!!! eu tou-me nas tintas para o q se passa em mecanica, ate podem gatinhar e fazer o pino nos testes e trocarem de cartao....mas garanto-te uma coisa, em inf. no isel e tou la ha 4 anos pedem sempre o cartao e tens engenheiros a vigiar e nunca vi coisas dessas(ate acredito que possam acontecer como em qq lado). Ora em mecanica .. se keres falar disso muda de forum, isto e um forum de inf. e telecomunicaçoes ! Só um exemplo, ha uns anos num teste de Sistemas Digiatais um colega meu foi apanhado a trocar de folha c outro, levou um processo disciplinar e agora ...coitado, ta na independente.
So por curiosidade ... Andromeda tas em que sem/ano??
xauz

JOxAMD
22-05-2002, 00:00
O meu pai falou comigo e disse que este cantinho do forum é só
para a programação.
Ele faz jogos para mim. :)
A minha mãe esteve a ler este post e acha que tem
pouco a haver com programação.
Ena, tantas letras. :)
Ainda bem, assim o meu pai não fica sem o cantinho dele.

AVxAMD
22-05-2002, 11:57
Esta está boa. :-D

gutter
25-05-2002, 17:47
Boas ppl!

Tou no 3ºano do curso de informatica do isel, faltam-me 9 cadeira para concluir o bacharel.

De tudo o que li por aqui, o ppl no geral acha que o isel, la por ser politecnico, aquilo é uma balda e que se faz tudo na boa, ora enganem-se, aqui puxam e puxam muito.

O curso nao é, ainda, creditado pela ordem dos eng., mas esta em fase, mesmo à uns 2 meses atras, os meninos da ordem vieram ca fazer um visita e até, pelo que me constou, até acharam o curso muito bom, muito completo, completo até demais, pois acham que temos muito hardware....em contrapartida, deveia ter mais BD (no bacharel pois a licenciatura tem o resto).

pois é...ha licenciatura no isel, à 4 anos que todos os politecnicos é assim, chama-se licenciaturas bi-etápicas, onde os primeiros 3 anos é o bacharel e os restantes é a licenciatura, podendo ficar-se apenas pelo bacharel, à vontade de cada um.

Sim, a media de acabar o bacharel em fracas (departamento que engloba os cursos de tele e inf) é de 5, 6 anos. portanto pah...como foi ai dito...muito facil, cagada...

John, sublinho todas as tuas palavras...é com cada trabalhão final de cada cadeira...eu sei, tb os faço.

Andromeda....tou com a impressão que te conheço, acho que es meu colega...boas palavras as tuas sobre o nosso curso ser pratico... quantos amigos meus da nova, ist e ciencias que se borraram so a ver a ALU ou a RAM de nós fizemos em SD. até hoje, nunca mais ouvi boquinhas do genero ' no isel, cagada'...

John, acho que te conheço, pois tb era colega dos que foram apanhados nesse exame de sd.

pra quem nao sabe deixo aqui uns topicos do que se aprende la no isel, no ppl que esteja a pensar ir pra la:
--> programação: javascript, c++, java
--> hardware: logica ttl, microprocessadores 535, arm (no meu tempo era com i8088 e i8086), dos perifericos que podem variar de trabalho pra trabalho como leitores de cartões magneticos, sensores de qq tipo, leitores de codigos de barras, smart-cards, impressoras termicas, etc etc etc.
--> BD, o usual, sql e afins
--> analise de sinal, ha pois.....isto normalmente so existe em curso de telecomunicações...e nao é facil....enfim 'no isel, cagada', arquitecturas em DSP(digital signal processor).

isto foi das varias coisas que me passou pela mão, ha muitas mais, nao digo de tudo pois ainda nao acabei o curso, agora tudo o que disse é pura verdade, portanto com mentiras nao me desmentem, caguei pra guerras entre faculdades e afins, amo o isel pela instituição que é e pelo ambiente que tem. nao é em qq lado que convives com os colegas da maneira que convives no isel e com os profs a mesma coisa, aqui nao tenho medo de tirar duvidas com quer que seja, são superacessiveis os profs aqui.(bem, o ist levava uma boca valente aqui, mas como nao quero entrar em guerra, calo-me)

quantos as matematicas serem faceis..o que é certo é que das 9 que me faltam, uma delas é matematica 2, das cadeiras com mais insucesso....venham.me dizer que é facil que eu vos digo. agora que se noutras unis é mais dificil, azar o vosso. quero é ser eng e mexer com a informatica é o que gosto, quero la saber das primitivas de 2º grau e series de taylor e mac-gyver pra qui e pra li.

Fiquem bem.
andromeda e john, caros colegas, vemo-nos no isel.

john
26-05-2002, 02:05
bom .... tu disseste tudo, não vale a pena dizer mais nada. Tambem tou no 3 ano em inf. por isso devemo-nos conhecer nem que seja de vista. portem-se

Sadino
27-05-2002, 10:32
Originally posted by gutter
nao é em qq lado que convives com os colegas da maneira que convives no isel e com os profs a mesma coisa, aqui nao tenho medo de tirar duvidas com quer que seja, são superacessiveis os profs aqui.(bem, o ist levava uma boca valente aqui, mas como nao quero entrar em guerra, calo-me)
Fizeste bem em calar, e não falar por ignorância, porque dos 8 anos que tive no IST nunca tive problemas de relacionamento com os colegas nem com a acessibilidade dos professores!!!!

john
27-05-2002, 23:43
Os meus parabens pois tu deves ser um gajo muito especial .... conheço muita gente do ist e ate alguns que foram para o isel e todos se queixam do relacionamento entre colegas e entre profs la no tecnico.
Quanto ao teu palavreado do Plato e do Rami Belson deves ser tao ignorante que e preciso recorreres a esses comentarios pra dizer alguma coisa. E podes começar a analisa-los bem a fundo pois aplicam-se mesmo bem a ti.

gutter
28-05-2002, 00:59
exato...eu so falei porque conheço casos, nao falo por ignorancia, alias tenho um colega (que pensava que era o andromeda, sorry andromeda), que saiu do ist por estas mesmas razões, farto das ipocrisias entre colegas e professores, hoje esta contente no isel.

portanto nao mandes calar, sei do que falo, se calhar es um gajo cheio de sorte dentro do ist. parabens!

Tafinho
28-05-2002, 01:14
portanto nao mandes calar, sei do que falo, se calhar es um gajo cheio de sorte dentro do ist. parabens!

Rapidamente se chega à conclusao que existem milhares e milhares de gajos cheios de sorte no IST ... Até admira que não ganhem o totoloto...

Sadino
28-05-2002, 08:49
john,
estava numa turma de +100 pessoas, e tive muitos profs ao longo de curso e portanto melhor do que tu ou o gutter ou qualquer outra pessoa do ISEL sei o que é estar no IST. Falam-me de casos do pessoal que sai do IST para ir para o ISEL, mas então fica sabendo que os únicos casos que eu houvi de pessoas que estavam a pensar ir do IST para o ISEL eram de pessoal que queriam acabar o curso mais depressa. Noutro caso de um amigo meu de infância, este esteve 3 anos no ISEL a tirar bacharelato de química, e depois esteve mais 3 anos no IST para tirar a licenciatura disse-me que no fim tudo se resumia à mesma merd*. No meu trabalho tenho uma pessoa do ISEL que quando viu os teus posts teve vontade de rir :P

john, falas da minha assinatura, contudo mais do que ninguém acho que se aplica ti que nem uma luva. Baseias o teu juízo do IST (tu e o gutter) por meia dúzia de testemunhos quando no meu tempo eramos +8000.

Para finalizar podem dizer o quiserem baseado em colegas que tiveram experiências infelizes no IST (eu tive algumas também), mas dizerem-me que o ISEL é aquela maravilha onde toda a gente é porreira... pois!!!!
Couto Pinto de EA2 do Curso de Eng. de Sistemas de Tel. aí no ISEL é muito acessível, conforme o meu colega aqui no trabalho diz :P

O IST pode não ser a melhor escola de engenharia do país (e eu acredito que não seja) têm é que demonstrar como deve de ser (se calhar pelo vosso curso de ser tão prático, não estão habituados ao rigor como demonstrações de hipóteses).

iJFerreira
28-05-2002, 10:34
mas vocês costumam ir às aulas é? :)

Tafinho
28-05-2002, 11:09
Originally posted by iJFerreira
mas vocês costumam ir às aulas é? :)

Às tuas de certeza que não vou :D

Andr0m3da
28-05-2002, 11:12
sim eu saí do IST por esses motivos ;)

Sadino,
sabes melhor do que qq pessoa o que é estar no IST? olha q la estive 3 anos ;) e estudar e trabalhar para eles... secalhar conheço o IST dum ponto de vista que tu nunca vais conhecer...mas isso já é pra quem pode e nao pra quem quer ;)
fiquem bem pah que este topico ja ta a cheirar fatela.

De Salientar que um dos melhores professores que apanhei, por acaso foi no IST, o prof. Mário Pinheiro com quem fiz fisica 1,2,3. o resto epah...

john
28-05-2002, 12:10
Tadinho ... a ti nem te respondo porke tu nem capacidade de resposta tens....

Sadino,
ando a reparar que voces ai do IST dos cursos relacionados com inf. nao sabem bem o que dizer pois recorrem sempre a outros cursos para comparaçoes, ja aqui ouvi falar de mecanica, agora tu vens com quimica, eu estou-me a cagar pra isso porque nao sei o que se passa nesses cursos, mas em relaçao a inf. sei bem o que se passa no isel e no ist. E tu dizes que o pessoal vem do ist para o isel porque aqui acabam mais depressa, so se for o
bacharel, afinal nos aki ao fim de 3 anos( que sao 5 ou 6 na maior parte dos casos) somos engenheiros e voces nao.
Vens tu dizer que me baseio em meia duzia de testemunhos, por acaso sao mais e tenho um primo que esta no 4 ano de inf no ist e sei bem o que digo. nao compares! No teu tempo eram +8000.......aposto que foste ouvir a opiniao deles todos.......
Agora vens falar do Couto Pinto, epá acredito que em 50 engenheiros a dar aulas exista um que não e muito sociavel. Ate acho que é uma boa percentagem, em tantos haver so um, ao contrario do ist.
Mais, vens tu falar em demonstraçoes...nos tambem as fazemos, mas acredito que no ist façam muito mais. Aposto que akilo que o teu patrao mais gosta é quando te manda fazer um programa ou outra coisa, e tu chegas la e apresentas-lhe uma demostraçao matematica ou qualquer coisa do genero..
ele deve gostar muito...lololol
Tens razao numa coisa.... o nosso curso e muito pratico e isso é que interessa, quando formos trabalhar nao vamos todos borrados como tu foste.
Em relação ao teu suposto colega que andou no isel, se ele se riu so pode ser da tua ignorancia, pois so quem aqui anda ou andou é que sabe como isto é em inf. e tele.

Sadino
28-05-2002, 12:32
Andr0m3da,
Tu estiveste 3 anos, eu tive 8 e nesse aspecto tenho bem mais conhecimento de causa!

Trabalhar para "eles" só quando fiz o TFC, mas conheci bastante pessoal que trabalhou para "eles" e ninguém me disse nada de especial. Ou também vais dizer que num universo de 8000 são todos sacanas e pouco solidários.

Se calhar devia agarrar-me ao mito de que o ISEL é uma balda e os cursos dados, e que só vai para lá pessoal que tem menos mérito. Acontece que com base em pessoal que eu conheço não chego a essa conclusão, e digo apenas que é um mito como o do pessoal fatela do técnico. Quem acredita nesses mitos tem a visão muito estreita.

Também não te ouvi mencionar o "famoso" professor Couto Pinto quanto à acessibilidade.

john,

Quando tu falas no pessoal do IST isso inclui todos os cursos.
Não houvi os 8000 testemunhos, mas não ouço falar de uma debandada geral para o ISEL de tanta "maravilha" que aí anda.

"Agora vens falar do Couto Pinto, epá acredito que em 50 engenheiros a dar aulas exista um que não e muito sociavel. Ate acho que é uma boa percentagem, em tantos haver so um, ao contrario do ist.
"
Miguel gomes de EA1
Rui Jesus de PDS
Carlos Correia de Sistemas Radiantes
Helena Ramos de AC2
Luís Ferreira de RC2
Pimenta Rodrigues (Já se reformou)

Só um hã? O meu colega diz que depois se for preciso enumera mais alguns.

"Tens razao numa coisa.... o nosso curso e muito pratico e isso é que interessa, quando formos trabalhar nao vamos todos borrados como tu foste. "
2 meses depois de ter de escolher entre 3 ofertas de trabalho continuavam a telefonar-me para entrevistas de emprego. Ser do IST ainda tem algumas vantagens!!!

"Em relação ao teu suposto colega que andou no isel, se ele se riu so pode ser da tua ignorancia, pois so quem aqui anda ou andou é que sabe como isto é em inf. e tele."
Não, ele riu-se foi dos teus muito "inteligentes comentários". Sei mais eu do ISEL do que tu do IST.
"A seguir à maldade a ignorância é o pior defeito."
Tu pela tua ignorância falas mal do técnico; eu respeito quem vem de outras faculdades.

AVxAMD
28-05-2002, 13:58
Boas.
Calma pessoal...
Temos que ter respeito uns pelos outros,
cada um é livre de pensar ou falar mas sem ofender ng.
Um abraço a todos.

Andr0m3da
28-05-2002, 14:14
Sadino,
no ISEL ha tantos "Couto Pinto's" quanto gente porreira no IST...poucos hehehehe
alias agora ha mais no IST pq andam com mta gente vinda do ISEL, engenheiros entenda-se
hahahaha

iJFerreira
28-05-2002, 15:25
Tafinho,

"Às tuas de certeza que não vou"

Fazes bem. :) Só há praí uns 4 a 6 bons professores no IST.
Nas outras universidades a coisa é pior.

As matérias aprendem-se em casa com esforço lendo livros
e puxando pela cabeça. Quanto muito, alguns professores
são bons é para tirar dúvidas. :)

AVxAMD
28-05-2002, 16:32
Boas iJFerreira.
Agora sim, o iJFerreira falou bem e sem espinhas. :)
iJFerreira o que se passa contigo?
Estás mais calmo e respondes sempre certo.
Cá para mim isso tem a haver com o "PDI". :)
Um abraço.

Sadino
28-05-2002, 17:50
Boas AVxAMD,
Não é minha intenção flamar, mas tal como tu dizes é preciso respeitar. E como passei no técnico alguns meus melhores tempos, chateia-me que venham para aí dizer que como conheceram alguém que dizia que não gostava no técnico porque tinha mau ambiente, metem toda gente no mesmo saco.

Quando dizem que os professores são todos inacessíveis porque alguém também teve más experiências com 1, 2, 3 ou mais professores acho extremamente injusto porque quando vou ao IST ainda falo com muitos dos meus antigos profs e nunca nenhum se negou a explicar-me o que quer que fosse. Embora conheça alguns casos que não são regra.

Enfim fazem do IST um cenário digno do inferno de Dante >(

Onde trabalho tenho pessoal na minha sala que é do IST, de Aveiro, do ISEL, da Privada, já tive de Coimbra, do Porto, da FCUL, e aqueles que se destacam mais são os que têm mais experiência, mas nenhuma faculdade em particular.

AVxAMD
28-05-2002, 18:06
Boas Sadino.
Como deves ter reparado e muitos outros mais,
eu tenho estado apenas a observar os post deste topico
e pouco ou nada respondi.
Visto que nunca passei por essas universidades,
nada posso apontar.
Mas isto é como tudo na vida,
tudo tem um lado bom e mau.
Temos é que ponderar e ver o que é melhor para si mesmo.
Espero que este topico tenha ajudado alguns na escolha
de uma ou outra.
No entanto existe muitas mais por ai,
é só procurar, o pior é entrar, seja por falta de recursos ou
notas.
Um abraço.

john
28-05-2002, 22:05
Agora vens dizer que o conta num emprego é a experiencia e nao a faculdade....desculpa la mas mais uma vez nao concordo ctg.
Claro que a experiência e muito importante mas o sitio onde se tirou o curso tambem.
So pra dar um exemplo....um projecto final na universidade independente é fazer uma ALU (e montar numa breadboard).
No isel é feita no 2 trabalho pratico de Sistemas Digitais do 1ºsemeste do 1 ano, tambem acredito que no ist falem disso embora nao montem em breadboard.
So aqui ve-se a diferença do ensino.
Eles ate tem disciplinas de ingles!!! Como e possivel???
E tou a falar do curso de eng. informatica!

So mais uma coisa, eu nao disse mal do ist, so disse as diferenças em relaçao ao isel, o que tu nao admites.
Tu proprio disseste que la davam era demonstrações... e volto a dizer o que disse:
"Aposto que akilo que o teu patrao mais gosta é quando te manda fazer um programa ou outra coisa, e tu chegas la e apresentas-lhe uma demostraçao matematica ou qualquer coisa do genero.."
ele deve gostar muito...lololol

Em relaçao aos eng. que enumeraste so conheço a Helena Ramos, porque sao todos de tele e eu tou em inf.

Ja agora, tas a trabalhar em q area?

gutter
28-05-2002, 22:36
Boas!

Peço desculpa ao AV, secalhar por uma boca minha, esta thread se tornou num guerra campal entre isel vs ist.

No meu 1º post, a minha intensão foi explicar aos membros que as coisas que por ai dizem do isel são falsas, pelo menos inf e tele no isel nao se tirar com 3 cantigas, aquilo é mesmo dificil, não é balda nenhuma, trabalha-se como um cão, etc etc etc.

Ja alguem ouviu alguem que ande no isel ou tirou o curso do isel a dizer que aquilo era facil?? que se tirava com uma perna às costas....a unica balda que lá à é na organização do proprio isel, nao nos cursos do deec.

agora...quanto aos boatos aqui ditos contra o ist, o que é certo é que conheço montes de pessoas que o afirmam...e por acaso conheço uns quantos que sairam do ist e vieram pro isel naquela que se tirava melhor, que era mais facil.... hoje têm uma opinião contraria. agora não é porque o sadino conhece 8000 que acham o contrario que anulam a opinião das que conheço, eu tb conheço pessoas que andam la e estão contentes.... mas se calhar experimentassem o ambiente do isel, ja pensavam de maneira diferente, com é o caso dos tais colegas meus do isel que vierem do ist (nao são poucos). ou acham que la por ist ter o prestigio que tem nao pode ter defeitos ????

Quando disse que os profs eram todos bacanos, referia-me aos do curso de inf, mais presisamente, pessoal do CC. essas pessoas que o sadino mencionou são mais de tele, e sim, são mera excepção.....mas nem toda a gente tem essa opinião deles.

Pah, o que quero salientar é que, o curso do isel é tão valido como outro qualquer, apenas quiz dispersar mais a tal opinião que aquilo é uma balda e uma tanga, não é! Tem uma filosofia de ensino diferente das outras, mais pratico, o ambiente é do melhor, o pessoal ajuda-se todo. é do best!

se acreditam acreditam, se não, azar. agora fomentar aqui guerras á base disto é que nao vale a pena.

Andr0m3da
29-05-2002, 00:14
guetter, nem toda a gente tem o espirito aberto...

Sadino,
repara bem nos meus post's vais ver que falei sempre por experiencias minhas e nao por outra coisa.
verás também que nunca aconselhei isto ou aquilo em troca do IST ou do ISEL ou o raio que o parta, são todas diferentes, e não entendo que haja uma melhor que outra, existem umas q se adequam ao espirito de uns e ao de outros nem por isso. quem veio defender a dama ofendida, foi só ppl do IST epah voces é que se picam por tudo e por nada e aí não há defeitos nenhuns...
abram os olhos pah.

gutter,
epah qd é q temos um sistema de inscriçoes decente? nos nossos cursos, ja viste bem aquilo? Até as meninas de quimica se organizam melhor...
aí sim podiamos copiar o IST ;)

gutter
29-05-2002, 01:37
pois...nao sei, talvez com a mudança de peidagogico, os gajos que la estão nao fazem ponta de um corno, deviam ser todos expulsos.

e depois tb hà outra, como temos sempre trabalhos finais das cadeiras muito grandes....ficas sempre com notas por lançar...o que tb atrapalha..mas isso é outro prob.

quanto ao nosso sistema de incrições....so muda mesmo com outro pedagogico, os tipos que la estão nem pelo curso se interessam, quanto mais trabalhar para ele, usam a sala para cacifo pessoal e pouco mais (jogar CM..etc...etc)

talvez com a vinda de outro pedagogico, talvez isso mude....
houve eleições à umas semanas, ganhou a unica lista que havia (que nao tem nada a ver com os outros), mas o ipl ainda nao homologou os resultados e ha um boato que as alguem pedio a impugnação das eleições..portanto é esperar para ver...

Sadino
29-05-2002, 10:40
Começando ponto por ponto:

john

"Agora vens dizer que o conta num emprego é a experiencia e nao a faculdade....desculpa la mas mais uma vez nao concordo ctg."

No fim é mesmo isso que conta, pelo menos aqui, se queres viver na ilusão de que o teu curso dá alguma vantagem sobre os outros estás à vontade, aconselho-te é a não ires com essa atitude para o mercado de trabalho porque provavelmente os teus chefes serão de outra faculdade e então não irás muito longe. Eu mais do que tu, porque já fiz o curso e já trabalho sei do que falo.

"Claro que a experiência e muito importante mas o sitio onde se tirou o curso tambem.
So pra dar um exemplo....um projecto final na universidade independente é fazer uma ALU (e montar numa breadboard).
No isel é feita no 2 trabalho pratico de Sistemas Digitais do 1ºsemeste do 1 ano, tambem acredito que no ist falem disso embora nao montem em breadboard."

Todos os meus trabalhos de sistemas digitais bem como a esmagadora maioria dos meus trabalhos de electrónica foram feitos em breadboards portanto não percebo essa alegação! Quanto à ALU não me lembro se fiz isso em Sistemas digitais mas fiz a simulação de um processador que incluía uma ALU em software. Mas eu também sou de electro e não de inform. e não sei como são os trabalhos deles.

"So mais uma coisa, eu nao disse mal do ist, so disse as diferenças em relaçao ao isel, o que tu nao admites.
Tu proprio disseste que la davam era demonstrações... e volto a dizer o que disse:
"Aposto que akilo que o teu patrao mais gosta é quando te manda fazer um programa ou outra coisa, e tu chegas la e apresentas-lhe uma demostraçao matematica ou qualquer coisa do genero.."
ele deve gostar muito...lololol "

Essa afirmação é ridícula e portanto não comentei e pensava que tinhas dado conta disso. No meu caso não faço programas (infelizmente) mas os meus colegas (os tais que causam mal ambiente, e com quem me encontro de vez em quando por masoquismo) que trabalham na área fazem-no sem problemas nomeadamente na Siemens em sistemas de telecomunicações. e quando tive que começar a fazer configurações para routers, é como tudo aprende-se, e essa atitude é que é importante!

"Em relaçao aos eng. que enumeraste so conheço a Helena Ramos, porque sao todos de tele e eu tou em inf.

Ja agora, tas a trabalhar em q area?"

Primeiro era o ISEL, depois era tele e inf do ISEL e agora é só inf?
Primeiro eram todos os professores que eram porreiros, depois afinal havia um que não era, mas depois já havia mais e dizem-me agora que não são de inf.
Porque que é que não admitem de uma vez que também têm professores bons e maus como em qualquer lugar?

Trabalho em projecto de telecomunicações para empresas. A minha formação foi essencialmente em electrónica e sistemas, nunca tinha aprendido nada no curso sobre routers e só tinha dado o essencial sobre redes, e não tive problemas de maior em integrar-me aqui. Isto em oposição à boca de eu tinha ido todo "borrado" para o mercado de trabalho.

gutter:

"Pah, o que quero salientar é que, o curso do isel é tão valido como outro qualquer, apenas quiz dispersar mais a tal opinião que aquilo é uma balda e uma tanga, não é! Tem uma filosofia de ensino diferente das outras, mais pratico, o ambiente é do melhor, o pessoal ajuda-se todo. é do best!"

Infelizmente o ISEL tem um pouco dessa fama.
No meu curso aplica-se isso tudo, pelo menos na minha geração. Quanto à filosofia diferente não sei porque não conheço todas as outras.
O mito de os cursos do IST são teóricos, epá no meu caso nunca tive menos de 2 laboratórios por semestre, e quando não era laboratórios eram trabalhos práticos, nomeadamente programação. Cadeiras puramente teóricas foram muito poucas.

"...agora não é porque o sadino conhece 8000 que acham o contrario que anulam a opinião das que conheço..."

Não conheço 8000, indiquei esse número para indicar a grandeza no nº de alunos do IST.
A opinião destes não anula de facto a dos teus conhecidos, mas a dos teus conhecidos não anula a minha.

Andr0m3da:

"guetter, nem toda a gente tem o espirito aberto..."

É preciso ir para além do que se diz num ambiente fechado para se abrir a mente, isso já eu fiz à muito!

"foi só ppl do IST epah voces é que se picam por tudo e por nada e aí não há defeitos nenhuns... "

É difícil de não ficar picado quando se houve algo do género:
"O ambiente no IST não presta e são todos assim excepto os que mudam para o ISEL"
"Os profs do ISEL são melhores que do IST e são todos bacanos"

E lê bem os posts para ver se o pessoal do ISEL não se pica em resposta as bocas que começaram por lançar.

O IST tem defeitos e muitos, mas também tem muitas coisas espectaculares, e falo por experiência própria que está acima da de qualquer um de vocês.
E não me viste a falar mal do ISEL, até com tenho alguns colegas no trabalho daí e são uns porreiraços, e dei-me conta que o muito que se diz por aí de o ISEL ser uma balda é mentira. Mas pronto é preciso mais experiência de vida para ver para além dos mitos e meias-verdades.

jcab
29-05-2002, 11:49

No isel é feita no 2 trabalho pratico de Sistemas Digitais do 1ºsemeste do 1 ano, tambem acredito que no ist falem disso embora nao montem em breadboard.

Desculpa lá mas essa ALU é para fazer numa FPGA ?

gutter
29-05-2002, 14:11
nao, a alu é pra fazer em breadboard apenas, geralmente com tumble-switch (pra meter os numeros), leds a indicar resultados e flags, interruptores para escolher a operação. O grande intuito do trabalho é familiarizar o ppl com contas com codigo de complementos, significado de overflow e afins. Sem falar na pratica de debug em projecto de sistemas digitais, pk aquilo fica com uma *********** de fios enormes e é rara a vez que nao dá broas. Costuma ser o 2º trabalho de SD, 1ºano, 1º semestre.

Sadino, a simulação de cpu que falaste, tb se faz em FM, em c+, mas no 2ºsemestre (por acaso é o 1º trabalho dessa cadeira).

Nessa mesma cadeira, como projecto final fiz, usando um kit com i8088, um controlador de acesso de uma porta de segurança, o utilizador passava um cartão magnetico e um codigo. tinha um leitor de cartões magneticos, um teclado 4x4, uma base de dados dos cartões e respectivos codigos, terminal para o segurança para controle (uart por software) onde este poderia dar comandos como fechar trancar a porta, etc. Isto em assembly. Isto no 2º semestre. Isto no 1º ano.

Tafinho
29-05-2002, 14:18
No IST , no 1ºAno , 2º Semestre fazes O microcodigo de um processador semelhante ao 8086 , assim como 2 projectos com esse processador , que este ano foi por ex o snakes ...

A cadeira é AC

Andr0m3da
30-05-2002, 17:23
sadino:
"...acima da de qualquer um de vocês."
é este tipo de comentários que se ouve do ppl do IST, encaixas q nem uma luva no estilo, é que nem vale a pena discutir mais ;) é só puxar e o estilo IST vem sempre ao de cima, podes rebater, contrapor e tudo o que quiseres, é o estilo natural dessas bandas...por isso saí. ;) Prefiro calar as pessoas com o resultado do meu trabalho do que com "estou acima de voces", "sei mais do que voces." epah são estilos, são estilos.

Por algum motivo o melhor sistema multibanco a nivel internacional nao veio do IST. e foi feito por um engº que ainda hoje n tem doutoramento e qd o foi tentar fazer no ist (isto n tenho a certeza) ao fim de um mes de aturar gente estupida e que sabia mto menos que ele e que tinham um centesimo de curriculo dele, mandou todos á m***** e continuou a sua vida.

enfim cá por mim não tenciono alimentar mais esta discordia, o ppl do IST conforme já provou só fica contente se lhes dermos razão. EPAH PRONTO A MELHOR FACULDADE DE ENGENHARIA DA ALAMEDA É O IST. tão contentes?

gutter
30-05-2002, 22:11
pois pois, a experiencia dele está acima de qq um, muito bem visto, lol andromeda.

john
30-05-2002, 23:16
Bom, acho que o gutter falou muito bem. o nosso curso e muito pratico. Passas a um exame e andas mais um ano a espera de acabar o trabalho final e ainda ter uma discussao como õ caso do trabalho do cartao magnetico.

Sadino,
Acho muito estranho nao teres falado em routers ai no ist ...
No isel ker em inf. ker em tele. tens muitas aulas praticas com routers, hub, switchs, sobre redes virtuais e por ai...
Deixo-te aqui o url com exemplos PRATICOS que te podem vir a ser util....isto se ainda nao aprendeste tudo.
http://www.isel.ipl.pt/~pribeiro/RC2/

Informaçao mais teorica em:
http://www.deetc.isel.ipl.pt/redesdecomunic/Disciplinas/RC2/01-02-I/index.html

Parece que o tafinho anda todo contente por ter feito o snakes.....
Ha uns semestres atras no isel em inf. fazia-se o chuckie egg em c++ numa cadeira de 1sem/1ano....

Tafinho
30-05-2002, 23:23

Parece que o tafinho anda todo contente por ter feito o snakes.....
Ha uns semestres atras no isel em inf. fazia-se o chuckie egg em c++ numa cadeira de 1sem/1ano....

Das duas , uma , ou és atrasado mental , ou não sabes ler ...
O ano passado um dos projectos de AC foi o snakes , em ASSEMBLY.

Já agora ... esse chukie egg em c++ foi feito ja tendo em consideração a programação por objectos , certo ? Caso contrário foi um completo desperdicio de tempo e neuronios...

hmf
31-05-2002, 00:54
Grandas picardias que para aqui vão !!!!, ainda bem que não está engenharia Informática da Nova aqui ao barulho :) ..., vamos lá ter calma ....

É natural que cada um puxe a brasa à sua sardinha ..., não é mas é necessário tanta confusão ....

gutter
31-05-2002, 01:23
tafinho:
eu fiz esse chuckie egg como trabalho final de Pg, 1º semestre e ainda nao tinha nada de objectos, so classes.

é perca de neuronios pk??? pode ficar melhor e talvez mais facil por objectos, mas isso só se da mais tarde...mas ...o que se pretende é treinar programação...algoritmia, etc....coisa que poucas faculdades fazem...fala-se e prontos.

e nao queiras comparar o meu trab do leitor de cartoes com o teu snakes....o meu tb todo em assembly e ainda metia hardware à mistura...sem falar na discussão final de 3 horas e meia. e foram 4 trabalhos no final

Pg(1ºsemestre) fiz 8 trabalhos num semestre, tudo em c++, nao é tangas de pascal ou essas linguagens mais fracas que dão prai.

Volto a bater na mesma tecla, no isel não é nada cagada como por ai se fala.

Se nalguma outra é ou não é ....pouco me interessa. isel rulez

agora lembrei-me....falou-se ai que temos tb uns prof maus (que o sadino mencionou...) sabem de onde alguns deles vieram??? de onde eles tiraram o curso???? ... pois....secalhar são assim pk foram ensinados assim ou se sentem frustados por nao estar a dar aulas no seu IST.

ps: john, tb tou a ter rc2...quem es tu pah????

Tafinho
31-05-2002, 01:54
tafinho:
eu fiz esse chuckie egg como trabalho final de Pg, 1º semestre e ainda nao tinha nada de objectos, so classes.

Ninguém a não ser tu falou da dificuldade dos trabalhos ...
Aliás , nota-se que as mentalidades das duas faculdades são completamente diferentes ...

De facto o curso so ISEL é muito mais pratico , mas falta-lhe alguma estruturação , Não se ensina Algoritmos com C++ , das duas uma , ou ensinas programação funcional , ou programação imperativa , mas nunca saltas directamente para a programação por objectos , especialmente para ensinar algoritmos !

gutter
31-05-2002, 02:31
Originally posted by Tafinho

De facto o curso so ISEL é muito mais pratico , mas falta-lhe alguma estruturação , Não se ensina Algoritmos com C++ ...

qual é o problema com c++
temos programação, algoritmia e estruturas de dados e programação orientado por objectos tudo em c++, qual é o problema com o c++ ???? eu fiz-as todas e nao morri.

ou serà que nós fazemos o codigo dos maps da STL, e voces é só por bonecada????

Falta de estrutura??? opa...diz la o que falta..
TPC: ir à pagina do isel e apresentar um relatorio com o que falta.

Tá bem, o curso so tem 4 anos e ja sofreu mutações....mas la estás tu a dizer que falta coisas mas na volta nem sabes do que dizes...dizes isso pk é o que se diz do isel.... pah...nao é nada assim... acabem la com esse mito da tanga.

Tafinho
31-05-2002, 03:34
Errr , não era uma crítica , era uma observação ...

Penso que não deviam começar a ensinar programação com uma linguagem que presupõe alguns conceitos que uma pessoa que acaba o 12º não deverá ter , nomeadamente o conceito de objectos (e provavelmente ponteiros) . Se não usam o C++ com objectos então é uma completa estupidez ...

Sadino
31-05-2002, 10:35
sadino:
"...acima da de qualquer um de vocês."
é este tipo de comentários que se ouve do ppl do IST, encaixas q nem uma luva no estilo, é que nem vale a pena discutir mais ;) é só puxar e o estilo IST vem sempre ao de cima, podes rebater, contrapor e tudo o que quiseres, é o estilo natural dessas bandas...por isso saí. ;) Prefiro calar as pessoas com o resultado do meu trabalho do que com "estou acima de voces", "sei mais do que voces." epah são estilos, são estilos.Interpretaste-me mal. Quando falo de experiência acima da de qualquer um de vocês falo de experiência de convivência no IST. Se leres a frase com mais atenção e no devido contexto percebe-se bem :P

Olha bem para os outros pontos que eu falo nesse post e diz de tua justiça, mas lê com cuidado para não interpretares mal e baixar o nível

Por algum motivo o melhor sistema multibanco a nivel internacional nao veio do IST. e foi feito por um engº que ainda hoje n tem doutoramento e qd o foi tentar fazer no ist (isto n tenho a certeza) ao fim de um mes de aturar gente estupida e que sabia mto menos que ele e que tinham um centesimo de curriculo dele, mandou todos á m***** e continuou a sua vida.

enfim cá por mim não tenciono alimentar mais esta discordia, o ppl do IST conforme já provou só fica contente se lhes dermos razão. EPAH PRONTO A MELHOR FACULDADE DE ENGENHARIA DA ALAMEDA É O IST. tão contentes? Nunca pus nesta discussão os méritos do ISEL em causa. Vocês é que por algum motivo é que puxam a discussão para esse lado :P :P :P :P :P :P :P :P :P
A minha contestação e passo a repetir são:
[list=a]
O IST tem mau ambiente, e é tudo assim
Os professores do IST não inacessíveis e os do ISEL é que são Todos muito bons
[/list=a]

podes rebater, contrapor e tudo o que quiseres, é o estilo natural dessas bandas...por isso saí.
Isso é o que tu, o gutter e o john também ainda não pararam de fazer :-D :-D :-D Portanto nesse aspecto não são diferentes do IST.

Sadino,
Acho muito estranho nao teres falado em routers ai no ist ...
No isel ker em inf. ker em tele. tens muitas aulas praticas com routers, hub, switchs, sobre redes virtuais e por ai...
Deixo-te aqui o url com exemplos PRATICOS que te podem vir a ser util....isto se ainda nao aprendeste tudo. john, de facto a parte de redes é a grande lacuna do meu ramo (SEC - Sistemas Electrónicos e Computadores), várias vezes apontado tanto por alunos como por professores. obrigado pelos links :) :)

Estive a ler sucessivamente os vários posts, desde que o pessoal do ISEL começa a dizer que os Profs. deles são todos muito bons e eu começo sucessivamente a rebater (se calhar é por isso que o Andr0m3da não quer que se rebata :-D :-D :-D ) e pode-se dar a imagem que se calhar à bastantes maus professores. Eu estive a falar com mais um colega meu do ISEL que está em informática e ele disse-me que de facto os profs de CC (Centro de Cálculo, acho eu??) são de facto bons (pelo menos aqueles que ele conhece) excepto o Valentim Correia de PG2 (uma nódoa segundo as suas palavras), que o ambiente é de facto espectacular e um pouco à parte do resto do ISEL, e pela sua descrição fiquei bastante bem impressionado :) :) :)

gutter
31-05-2002, 13:02
sadino:

sim temos umas nodoas, mas em contra-partida, pelos outros espectaculares, (cc- centro de calculo), que sabem de quase tudo....e qd tens aulas com uma nodoa...vais ao cc...e não ha espiga. nao ha duvidas que resistam. as nodoas são insignificantes. e depois os colegas entreajudam-se bastante...

agora em termos de ambiente...isel rulez, acho muito dificil encontrar melhor que no isel (so se tiver + gajas, boas e oferecidas, e cerveza + barata, agora que acabaram com a promoçãodas cool beer a 60$).

Tou farto destas guerras, buga mas é beber um copo, faço anos hoje e tenho frequencia de m2 amanha. buga pros copos.

john
01-06-2002, 00:10
Tafinho,
Se ha por aqui algum atrasado mental es tu!!!
Nao tou a ver mais ninguem, epá, desculpa la se te ofendi por teres feito o snakes em assembly, em vez de c++, isso sim um grande desperdicio de neuronios, mas deixa la que tu jao nao tens muitos por isso nao te deve ter afectado.

Sadino,
Ja que falaste em Centro de Calculo deixo aqui o link:
http://www.cc.isel.ipl.pt/
Aqui encontras os projectos em que os eng. que nos dao aulas estao inseridos, multibancos, projectos para a agencia lusa exercito portugues e por ai ....

So uma nota para referir que hoje recebi a noticia que o curso de inf. do isel finalmente ficou acreditado no OE (confirmou-se que nao foi mais cedo pq na OE o depart. de inf. estava em remodelaçao). tambem foram acreditados os cursos que faltavam e hoje o isel e o unico politecnico do pais que tem os seus cursos todos acreditados na OE.

Andr0m3da
01-06-2002, 00:14
O valentim é "apenas" mau professor e isso n o torna mau engenheiro. A ideia que tenho é que o ppl do CC é bom sim, Hernani, Borrego, Paraiso, epah quase todos.

epah ate ia pros copos, mas fui ontem e amanhã tenho Curso de Orientação ;)

iJFerreira
01-06-2002, 02:33
"#eu fiz esse chuckie egg como trabalho final de Pg, 1º semestre e ainda nao tinha nada de objectos, so classes."

Uma linguagem com classes e sem objectos? :)

Raptor
01-06-2002, 10:59
esperem ai, isto é uma thread para confronto entre as várias faculdades? é tudo doido!!!

Zealot
01-06-2002, 12:15
"#eu fiz esse chuckie egg como trabalho final de Pg, 1º semestre e ainda nao tinha nada de objectos, so classes."

Uma linguagem com classes e sem objectos? :)

Estiveste bem Ferreira! Bem apanhado! :001:

gutter
02-06-2002, 01:06
pa, voces ainda nao perceberam que usamos c++ como logo a 1ª linguagem de programação....outras unis usam tangas como pascal e afins que ja nao se usa.

num semestre queres o k???? das arrays, apontadores, classes...e queriam mais pra 1 semestre???

damos tb objectos mais mais tarde... ou pensam que c++ só é bom pra objectos???

fiquem bem, cagem la pras guerras, raptor...goza com eles todos.
ataca..ataca

Tafinho
02-06-2002, 02:01
num semestre queres o k???? das arrays, apontadores, classes...e queriam mais pra 1 semestre???

Eu nem duvidava da qualidade do ensino do ISEL ... até ler esta frase ...

vcs dão isso tudo juntinho , fazem uma sopa com isso e depois fazem oq ?

Aprender outros paradigmas de programação não faz falta nenhuma , deve ser por isso que conseguem usar uma "linguagem com classes mas sem objectos" ...

ja agora , falando de uma linguagens que n se usam tens nos primeiros lugares C++ ... até C , scheme e LISP são mais usados que C++...

(partindo do principio que vcs sabem o q é scheme e LISP claro ...)

iJFerreira
02-06-2002, 11:52
Eu conheço mal o ISEL mas tinha a ideia que se tratava
de uma escola superior com um curso mais pratico mas
igualmente bom e com pessoas motivadas e trabalhadoras.
Mas...

Agora tenho outra opinião.

É o instituto superior das "linguagens com classes mas sem objectos", vulgo ISLCCSO :)

Ok, mas eu percebi onde é que ele quer chegar.

Praetor
02-06-2002, 14:56
Eu conheço mal o ISEL mas tinha a ideia que se tratava
de uma escola superior com um curso mais pratico mas
igualmente bom e com pessoas motivadas e trabalhadoras.
Mas...

Agora tenho outra opinião.

É o instituto superior das "linguagens com classes mas sem objectos", vulgo ISLCCSO :)

Ok, mas eu percebi onde é que ele quer chegar.

:-D

epa deixem-se de m3rdas e vão mas é unir-se pois o mercado de trabalho está cada vez mais dificil e mais selectivo. E não é por ser da univ. XPTO que têm um bom emprego. Ser bom é mais importante que tudo, e isso tanto serve estar numa facul. como em outra.

Acabem com esta parvalhada toda e insultos e deixem de defender a vossa dama; vão mas é aos copos e resolve-se o assunto :D
/me agarra numa imperial :p

john
02-06-2002, 17:46
Ainda andava um bocado indeciso, para ver se te considerava pouco estupido ou muito estupido. Mas agora ja sei que es mais parvo que isso tudo junto. Vens aki atirar postas de pescada, mas es tao basico que nao sabes o que dizes.
Vens dizer que o c++ esta no 1 lugar de linguagens que se usam pouco.....(se calhar agora vai-se começar a usar menos por causa do c#) mas estas um bocado desactualizado, mas eu compreendo pois ai no ist um gajo da pascal como 1 linguagem, isso sim uma linguagem muito usada actualmente.......so se for ai no ist, claro.

O que o gutter queria dizer é que pra usar c++ nao e preciso faze-lo como sendo uma programaçao orientada por objectos, com polimorfismos, heranças e *****s dessas, e é isso que se da na nossa 1 linguagem, aprendes ifs, fors e uma introduçao as classes e apontadores.
Acho que nao e preciso ser nenhum expert pra percerber isso ....

Tafinho
02-06-2002, 21:14

Vens dizer que o c++ esta no 1 lugar de linguagens que se usam pouco.....(se calhar agora vai-se começar a usar menos por causa do c#) mas estas um bocado desactualizado, mas eu compreendo pois ai no ist um gajo da pascal como 1 linguagem, isso sim uma linguagem muito usada actualmente.......so se for ai no ist, claro.

Dasse , que tu és parvo !
1. NÃO SE DÁ PASCAL EM NENHUM ANO , EM NENHUMA CADEIRA do curso de informatica no técnico...
2. A primeira linguagem que se aprende em Inf. é scheme
3. Qual é a semelhança entre C++ e C# ? Será que ainda n perceberam que C# é java com suporte para namespaces ...?

BTW. Desde há 2 anos que n se dá C++ ... É logo Java ... (não que concorde muito com isso , mas é um facto...)

gutter
02-06-2002, 23:12
Praetor:

Tou contigo, buga pros copos, ja tinha convidado a malta num post acima, no dia que fiz anos, mas esta malta nem copos, nem parabens...ingratos!!!

john
02-06-2002, 23:34
Ouve la ó palhaço, vai chamar nomes a outro....
Conheço um gajo do 4 ano de inf. no ist e deu pascal ao principio.

yah, pa, scheme e muito mais usado e mais fixe que c++...mais uma vez so se for por ti...

Yah, isso que disseste do c# e verdade, mas ai o problema era do java, qualquer pessoa que goste de java vai adorar c# mesmo por causa disso.(em relaçao a isso aproxima mais o java ao c++).
O c# basicamente obriga um programador a programar a um nivel mais alto, em relaçao ao c++, nem templates sao suportados na linguagem.
E mais, tem garbage collector tal como o java, nao precisas de fazer manualmente a "libertaçao" de memoria.

Mas nao podes dizer isso que o c# é java com suporte para namespaces, pois tem mais coisas que o c++ tem e o java nao....

Tafinho
02-06-2002, 23:44
Ouve la ó palhaço, vai chamar nomes a outro....

Nem foste tu que disseste isto. "Ainda andava um bocado indeciso, para ver se te considerava pouco estupido ou muito estupido" , deves tar com problemas de identidade...

Conheço um gajo do 4 ano de inf. no ist e deu pascal ao principio.

Eu conheço uns 10 do 1ºano , uns 30 do 2º , uns 100 do 3º , uns 20 do 4º e uns 10 do 5º , e mais uns do MEI , e ninguém deu pascal em informatica nos ultimos 5/6 anos , há outros cursos do tecnico que dão pascal como introdução à programação...

yah, pa, scheme e muito mais usado e mais fixe que c++...mais uma vez so se for por ti...

Bem , temos o caso do YAHOO que é TODO feito em LISP (uma variação do scheme) , mas o yahoo não é nada de importante ...

Sadino
03-06-2002, 09:53
Gutter, os meus parabéns atrasados :001:

john, thanks pelo link!
Há alguma coisa acerca de computação gráfica e inteligência artificial online?

Aprendi Pascal no longínquo ano da 1993/94 em introdução à programação, e ainda hoje pergunto-me se não podiam ter logo ensinado outra linguagem muito mais útil para o futuro. Hoje não sei o que é que se dá.

Tafinho,

"... até C , scheme e LISP são mais usados que C++... "

A sério? :confused:

"Bem , temos o caso do YAHOO que é TODO feito em LISP (uma variação do scheme) , mas o yahoo não é nada de importante ..."

penso que o Autocad também é feito com o LISP.

Praetor
03-06-2002, 14:37
PARABÊNS GUTTER!!!

E acho melhor esta thread estar fechada, pois com insultos ninguêm ganha (só se perde).

Tesla
03-06-2002, 14:59
Eh pah...esta coisa ainda dura?!

A isto é que se chama carregar a BD com lixo!

...Minha nossa!!!...

O que interessa é o que vcs depois, no mundo do trabalho vão produzir independentemente do local onde foram formados.
Lá fora, muitas vezes o que interessa não é o conhecimento per se mas a criativadade com que abordam o problema.

Deixem lá esta birra de comadres e falem de coisas sérias!

Be well...be cool...

Jesus Cristo te AMA!:D :D

AVxAMD
03-06-2002, 15:18
"outras unis usam tangas como pascal e afins que ja nao se usa."

Gutter, desculpa lá mas essa foi forte aqui para o Av.
Meu amigo o Turbo Pascal é das melhores linguagens
de programação para quem se quer iniciar na programação.
A unica tanga que vejo é o QBasic para se iniciar
no mundo da programação.
Já viste Delphi da Borland?
Para quem teve Pascal vai vibrar com Delphi que é
bastante semelhante.
O Delphi é de longe muito superior ao VB,
a Borland é a unica que faz frente à M$ em ferramentas
de programação.
O Pascal é para "DOS" mas tem tudo, aquilo é um mundo.
Quem te disse que já não se usa? :)
hehehehe, nem te passa pela cabeça os programas que usas
que pensas ser feitos em VB e não são.
Muitos desses programas são Pascal + Delphi. :D
Um abraço.

Sadino
03-06-2002, 17:36
Boas AVxAMD,

Podias dar exemplos de programas que sejam feitos com Pascal, é que tinha a ideia de que já não se usava. Delphi sei que é muito utilizado, basta dar uma volta pela net para se ver isso.

Tesla

"O que interessa é o que vcs depois, no mundo do trabalho vão produzir independentemente do local onde foram formados.
Lá fora, muitas vezes o que interessa não é o conhecimento per se mas a criativadade com que abordam o problema."

É isso que acontece no meu local de trabalho, são agnósticos quanto à universidade, e tanto quanto sei na maior parte dos outros locais que os meus antigos colegas trabalham também.

john
03-06-2002, 22:31
com essa coisa de o sitio onde se tira o curso nao conta.
Toda a gente sabe que um curso é leccionado de maneira diferente e com nivel de dificuldades diferentes nas universidades.
Se isso fosse assim....talvez tivesse ido para a lusofona ou independente, ao menos tirava o curso nos 5 anos, e nao andava la tanto tempo como no isel ou ist. Saia era de la sem saber grande coisa....

gutter
03-06-2002, 23:38
AV:

desculpa la se bateu forte demais...

hoje em dia acho que nao faz muito sentido aprenderes coisas que nao tem grande suporte para ambientes janeleiros.
Pascal é um desses...agora delphi, nao acho mal nenhum com delphi, agora se é igual...pk nao logo com janelas..

por acaso nunca toquei em delphi, mas ja toquei e muito em pascal no secundario....e para aprender a programar...tens hoje em dia coisas muito mais giras....jscript por exemplo, atençao,,,para aprender (if's for's, etc...treinar o pensamento pra programação..etc ), nao me caiam todos em cima...

por acaso, pelo que tenho ouvido dizer, no istrangeiro, os gajos andam a usar muito como 1ª linguagem de programação jscript e....acreditem....MatLab.

Sadino
04-06-2002, 09:09
com essa coisa de o sitio onde se tira o curso nao conta.
Toda a gente sabe que um curso é leccionado de maneira diferente e com nivel de dificuldades diferentes nas universidades.
Se isso fosse assim....talvez tivesse ido para a lusofona ou independente, ao menos tirava o curso nos 5 anos, e nao andava la tanto tempo como no isel ou ist. Saia era de la sem saber grande coisa.... Pode haver sitios que de facto a universidade conte, mas a maioria não liga a isso; primeiro porque a universidade não é tudo, a pessoa em si é mais importante; e depois vivemos num país com uma deficiência grave ao nível da mão-de-obra qualificada :(

E depois factos são factos, no meu trabalho vêm de quase todas as universidades (Acho que falta aqui a Nova :D :D :D :D :D, mas é por acaso portanto não me caiam em cima :-D :-D :-D)

Não ponhas muito em causa o ensino nas privadas porque já há algumas bastante exigentes ;)

Tesla
04-06-2002, 10:42
John:

Saías de lá sem saber grande coisa se a tua forma de encarar o ensino é a do "só interessa passar" e não a do "só interessa saber".

Este é um pormenor fulcral em toda a temática do ensino.
Se o aluno quer saber ou quer passar. Salvaguardando claro, que saber, por norma, implica passar mas, passar, por norma também, não implica saber.

A questão é, inscreves-te na universidade por causa do conhecimento que podes adquirir ou porque o canudo até é engraçado e o diploma pendurado na parede junto à foto do casamento fica bonito?

Isto para dizer que, se queres aprender aprendes em qualquer estabelecimento de ensino certificado. Não é preciso frequentares a universidade A ou B em especifico.

A universidade é o sitio onde os saberes confluem, e nota que confluir não é dizer que vêm ter contigo. Quer dizer que estão à tua disposição se os quiseres adquirir.

Essa ideia de que universidade A é melhor que a B para mim é um completo disparate! São os alunos que fazem a universidade e não a universidade que faz os alunos. Se o aluno é mau, não é uma universidade, independentemente de boa ou má, que o vai fazer melhor ou ainda pior! Parte tudo do que o aluno quer para a sua vida e da consciencia que tem da universidade em si.

Be well...be cool...

john
04-06-2002, 23:02
Nao posso concordar com voces.
Obviamente que o espirito com que um aluno encara o ensino é muito importante, mas a maneira como uma faculdade transmite conhecimentos aos alunos e o CONTEUDO desses, pra mim ainda e mais importante.
Nao posso concordar com o Sadino quando diz para nao meter o ensino das privadas em causa, mas eu meto!!
ATENÇAO que tou a falar relativo ao curso de engenharia informatica.
E dou-te um exemplo,
quando fui para o isel à 4 anos atras, entramos cerca de 120 alunos, muitos desistiram logo no 1 semestre, mas passado 1 ano 2 colegas meus sairam de la porque num ano fizeram uma cadeira!
Um foi para a lusofona e outro para a UAL, e agora ja tao no 3 ano!!(raramente chumbam a uma cadeira, trabalhos praticos, dizem eles, raramente existem). Eles proprios gozam com akilo porke sabem o sitio onde tiveram.
Ou sao os ares do isel que tira inteligencia as pessoas, ou entao sao os conteudos dessas universidades dados de maneira muito diferentes, e kem nao acredita basta ir investigar aos sites dessas universidades e comparar.
E tambem nao e por nada que o isel, o ist e a nova sao os cursos aki em Lisboa reconhecidos pela ordem e os que têm mais prestigio, em eng. informatica.

Stay Well ......

possessed
05-06-2002, 00:34
Originally posted by AVxAMD
"outras unis usam tangas como pascal e afins que ja nao se usa."

Gutter, desculpa lá mas essa foi forte aqui para o Av.
Meu amigo o Turbo Pascal é das melhores linguagens
de programação para quem se quer iniciar na programação.
A unica tanga que vejo é o QBasic para se iniciar
no mundo da programação.
Já viste Delphi da Borland?
Para quem teve Pascal vai vibrar com Delphi que é
bastante semelhante.
O Delphi é de longe muito superior ao VB,
a Borland é a unica que faz frente à M$ em ferramentas
de programação.
O Pascal é para "DOS" mas tem tudo, aquilo é um mundo.
Quem te disse que já não se usa? :)
hehehehe, nem te passa pela cabeça os programas que usas
que pensas ser feitos em VB e não são.
Muitos desses programas são Pascal + Delphi. :D
Um abraço.

pois, não me vou juntar à festa, vou só confirmar o que o AV disse, na nova em programação 1 dá-se pascal em delphi, pois a intenção é que os alunos que nunca usaram um pc (e não é assim tão mentira pois existem alunos de electronica, matemática e fisica que têm programação 1) consigam aprender a base da programação, uns ifs, whiles, fors,etc , e digo da já longa experiencia que tenho que pascal é mesmo uma das melhores linguagens para quem se quer iniciar, simples e bem estruturada, ao contrario do caos que aparecia em basic (sim, as montanhas de go to's e tava a andar)

não me tragam para a porrada senão isto ainda pode lever um mau caminho, e não estou para me xatear, já me chega o que tenho que não preciso de mais xatices

agora parem lá essa "palhaçada" de a minha é melhor que a tua que não leva a lado nenhum (sadino e tafinho, lembram-se da nossa nova.vs.ist :D ) no fim ganham alguma coisa,

ide irmaos, ide jogar e spammar um bocado, não ha necessidade, hmm

AVxAMD
05-06-2002, 01:23
Boas!

"pois, não me vou juntar à festa, vou só confirmar o que o AMD disse"

My God possessed!!!
É AV e não AMD!!!
Ou será os dois? :D
Possessed, os meus parabéns.
As tuas palavras explica tudo aquilo que eu queria dizer.
É isso mesmo, bem confirmado.
Obrigado amigo.
Um abraço pessoal e vamos com calma.

possessed
05-06-2002, 01:47
upx, pois desculpa, ja corrigi

Baía
11-06-2002, 11:53
olha jcab
quanto a boquinha a licenciatura o ISEL já a tem a muito tempo e ainda por cima é reconhecida pela ordem dos engenheiros tal como 100% dos cursos do ISEL o mesmo nao se pode dizer do IST, sim conheço bem o IST, sim informatica esteve sem ser reconhecida 3 ou 4 anos.
LOLOL... tu deves andar-lhe a dar com a a seringa das farturas, só pode... a licenciatura(zinha) de informática no ISEL é acreditada pela Ordem há menos tempo que a do Técnico. E a diferença é mínima, pk o problema não estava em ser Engª do Técnico, da Nova ou o ISEL... o problema estava sim em reconhecer Informática como Engª

Sim já estive no IST, sim deixei la parte de um curso feito com uma media interessante, sim caguei no IST pq o ISEL é que se adequa ao meu estilo.
Eu sei, aquilo não é para quem quer... é para QUEM PODE!!!
Deves ter um estilaço!!!
Tipo.... "GANDA MALUKE" não?

possessed
11-06-2002, 15:10
Originally posted by Baía

LOLOL... tu deves andar-lhe a dar com a a seringa das farturas, só pode... a licenciatura(zinha) de informática no ISEL é acreditada pela Ordem há menos tempo que a do Técnico. E a diferença é mínima, pk o problema não estava em ser Engª do Técnico, da Nova ou o ISEL... o problema estava sim em reconhecer Informática como Engª

calma rapaz, é o teu primeiro, e único post no forum e entras logo assim a matar e logo contra utilizadores frequentes, tendes de ter mais calma com o que dizes

Baía
11-06-2002, 19:27
Originally posted by possessed

calma rapaz, é o teu primeiro, e único post no forum e entras logo assim a matar e logo contra utilizadores frequentes, tendes de ter mais calma com o que dizes

Mas é por serem utilizadores frequentes que têm o direito de dizerem tangas!!! Só em prol da boa reputação da sua Faculdade????

possessed
11-06-2002, 21:31
rapaz, esta discussao já acabu, não venhas "indrominar" agora isto, tens aqui muito por onde dizer a tua opinao, agora flames nao sao por ca precisas

hasta

Baía
11-06-2002, 22:35
Originally posted by possessed
rapaz, esta discussao já acabu, não venhas "indrominar" agora isto, tens aqui muito por onde dizer a tua opinao, agora flames nao sao por ca precisas

hasta

Jovem... isto é um FORUM... cada um vem aqui e opina.
"Don't Like!!! Don't Eat!!"

AVxAMD
11-06-2002, 23:59
Boa noite a todos.
Por motivos que são obvios vou fechar esta thread.
Já existe aqui muita informação ao qual pode
ser util para todos.
Obrigado.