View Full Version : Windows Vista - ReadyBoost put to the test for Gaming

Korben_Dallas
13-02-2007, 18:11
http://www.legitreviews.com/article/455/1/

Now that I have installed Windows Vista Ultimate 32-bit on my system and have updated all the drivers we can dive deeper into the new features of Vista. The ReadyBoost feature is only found in Windows Vista and allows you to use a USB key as virtual memory in order to enhance performance. Basically Windows ReadyBoost can improve small random I/O for people who lack the expansion slots, money, and or technical expertise to add additional RAM. Since many computers around the world have less than 512MB of memory this might be a cheap and easy upgrade for those looking to boost system performance.

Parece uma excelente feature para quem tem pouca RAM :)

Romani48
13-02-2007, 19:04
Apesar que no windows pode dar grande jeito, para alem de nao substituir a memoria RAM, nao melhora em nada os jogos...

mas como ja referi, e ja testei, para o windows, para fazer o logon mais rapido, as aplicações abrirem mais rapidamente, da mt jeito....

cumps

pr0p
13-02-2007, 19:11
Pode melhorar nos jogos, visto que mexe com o sistema todo!

Simplesmente o swapping é feito com a pen em vez de com o disco o que torna a trocar de memoria virtual por fisica e vice versa mais rapido.

Atenção que o ready boost só funcunciona com pens que contenham o minimo de performance.

I_Eat_All
13-02-2007, 19:35
Função interessante, para quem use maquinas mais limitadas e com limites de RAM (portáteis, por exemplo), ainda assim, um pouco redundante dadas as exigências do Windows Vista (seria bem mais interessante para o Windows XP), já estou a ver os pc's dos Gamers a começarem a usar 8 portas USB 2.0 com pens lá ligadas a ver se tiram mais uns pontinhos em 3DMark. :p

crucius
14-02-2007, 19:36
isso é válido para um SD? Estas coisas são vietnamita para mim (chinês não que eles falam português... pelo menos todos os que conheço :002: )

the_killer
14-02-2007, 20:03
se tiveres um disco sd
ja nao vale a pena usares o readyboost

destr0yer
14-02-2007, 20:17
SD = Cartões Secure Digital...

Qualquer PEN o cartão de memórias pode usar isso, desde que seja rápida o suficiente!

lightMC
14-02-2007, 20:34
eu uso o readyboost e a performance aumentou e muito..... e o vista dizia que a pen não tinha velocidade suficiente... tretas!

fiz isto: http://channel9.msdn.com/ShowPost.aspx?PostID=268461

e o resultado valeu mesmo a pena.

Sabiam que mesmo com 2GB de RAM a performance aumenta com o readyboost?

QuickFire
14-02-2007, 20:57
Eu acho que é super confortavel comprar um cartão de 512Mb só para o Readyboost para ter no portatil :) Não ocupa espaço, visto que a maioria tem leitores de cartões built-in e é rápido :)

A minha pen não é rápida o suficiente mas com uns tweaks no registo consegui por aquilo a funcionar. Mesmo sendo lenta consegue acelerar bastante o sistema :)

SpeedDragon
14-02-2007, 21:23
Não reduz (drasticamente) o tempo de vida de uma pen drive ?

Korben_Dallas
14-02-2007, 21:38
Não reduz (drasticamente) o tempo de vida de uma pen drive ?

Se for rasca... memória flash ranhosa dá problemas muito fácilmente...

Pensa assim tens 2 anos de garantia numa PEN portanto se estragar antes disso é só activares a garantia.

Esta feature para uma pen são apenas operações read/write normais... claro que com maior frequência que uma utilização normal mas a lei UE garante-te 2 anos de Pen :D

JAFoNEXUS
14-02-2007, 22:32
Um cartaozinho SD de 1/2gb rápido ficava um mimo aqui no leitor de cartoes do portatil :D

Só falta arranjar cartoes SD rápidos com preços acessiveis.

Já agora quais são os minimos de speed para serem aceites pelo ready boost ?!?

Cumps

crucius
14-02-2007, 22:55
lá vou por o meu SD de 2 Gb a funcionar... =)

Elrond
14-02-2007, 23:40
Um cartaozinho SD de 1/2gb rápido ficava um mimo aqui no leitor de cartoes do portatil :D

Só falta arranjar cartoes SD rápidos com preços acessiveis.

Já agora quais são os minimos de speed para serem aceites pelo ready boost ?!?

Cumps

Tb tou a pensar nisto...

Um MMC de 1Gb pro meu tatil era mel...e nem sao caros...

freakdahouse
15-02-2007, 01:20
Bem, este readyboost deixa-me um bocado naquela. Até ontem a minha pen funcionava com isso, e hoje que formatei diz-me que já não tem a performance necessaria!! Bah!

EDIT: problema resolvido, tinha de formatar em FAT.

^ricardo^
16-02-2007, 14:22
Eu aqui quando meto a pen escolho a opçao "Speed um my system" mas depois n vejo nada relacionado com o readyBoost:wow:

Que coisa estranha...

ALL
18-02-2007, 22:51
eu uso o readyboost e a performance aumentou e muito..... e o vista dizia que a pen não tinha velocidade suficiente... tretas!

fiz isto: http://channel9.msdn.com/ShowPost.aspx?PostID=268461

e o resultado valeu mesmo a pena.

Sabiam que mesmo com 2GB de RAM a performance aumenta com o readyboost?

A minha pen tb diz q n consegue, mas eu vejo-a a fazer tarsferencia na casa dos 6mb max... :S
Tenho um a8js com 2gb de ram, mas se dizes q rende, deixa ca fazer a marosca tb

P.S. Lá no registo da pen diz q lê a 3.9Mb e escreve a 2.0Mb, n vejo pq n aceitou a pen, mas ao meter em 4.0Mb ja aceita... enfim...

Edit 2: Fiz tudo como manda e n consegui :\ em q formato esta a vossa pen?
http://tvtel.pt/all/Pen2.pnghttp://tvtel.pt/all/Pen1.png

SilveRRIng
19-02-2007, 03:31
Função interessante, para quem use maquinas mais limitadas e com limites de RAM (portáteis, por exemplo), ainda assim, um pouco redundante dadas as exigências do Windows Vista (seria bem mais interessante para o Windows XP), já estou a ver os pc's dos Gamers a começarem a usar 8 portas USB 2.0 com pens lá ligadas a ver se tiram mais uns pontinhos em 3DMark. :p

É um pensamento que vem imediatamente à baila mas:

I tried plugging more than one ReadyBoost flash drive into the system at once, but Windows Vista will only allow one ReadyBoost device at a time.

...não funga. ;)

freakdahouse
19-02-2007, 03:41
A minha pen tb diz q n consegue, mas eu vejo-a a fazer tarsferencia na casa dos 6mb max... :S
Tenho um a8js com 2gb de ram, mas se dizes q rende, deixa ca fazer a marosca tb

P.S. Lá no registo da pen diz q lê a 3.9Mb e escreve a 2.0Mb, n vejo pq n aceitou a pen, mas ao meter em 4.0Mb ja aceita... enfim...

Edit 2: Fiz tudo como manda e n consegui :\ em q formato esta a vossa pen?
http://tvtel.pt/all/Pen2.pnghttp://tvtel.pt/all/Pen1.png

Mete em FAT, foi assim que resolvi o problema da minha.

ALL
19-02-2007, 10:47
Eu ja coloquei em FAT, FAT32 e NTFS, mas com vamos agora meter em FAT a ver o q dá again

P.S. Tinhas em FAT32 e tinha-te dado o mm erro q a mim?

Edit: Ppl podem-me dizer qual a media de consumo do fosso vista?

Estou normalmente com 30% no processador, e a consumir 600/700Mb de ram (p saber se sao valores normais)

Edit 2: ja meti em FAT e tb n deu, qual o valor q voces metem na "Tamanho da unidade de alocação" qd formatam a pen?

I_Eat_All
19-02-2007, 21:06
É um pensamento que vem imediatamente à baila mas:

...não funga. ;)Que pena, já estava a imaginar pens USB em SLI :p

freakdahouse
20-02-2007, 04:32
Eu ja coloquei em FAT, FAT32 e NTFS, mas com vamos agora meter em FAT a ver o q dá again

P.S. Tinhas em FAT32 e tinha-te dado o mm erro q a mim?

Edit: Ppl podem-me dizer qual a media de consumo do fosso vista?

Estou normalmente com 30% no processador, e a consumir 600/700Mb de ram (p saber se sao valores normais)

Edit 2: ja meti em FAT e tb n deu, qual o valor q voces metem na "Tamanho da unidade de alocação" qd formatam a pen?

Não foi esse o erro, mas tive um erro do genero quando andava a testar cartões de memoria e Pens. O que se passou na altura foi que para conseguir activar noutra pen ou cartão, tinha de desactivar a ultima pen que passou pelo sistema pra poder utilizar outra.

oldmaxx
21-02-2007, 10:14
por incrível k pareça tou com uma OCZ rally2 k comprei de propósito para usar a função de readyboost e nada....

ainda num consegui por a dar, mesmo forçando com a key de registo, e já pus em fat, fat32 e NTFS, continua a dizer-me k num tenho 235MB livre, kuanto tenho 1.9gb

ALL
22-02-2007, 20:06
por incrível k pareça tou com uma OCZ rally2 k comprei de propósito para usar a função de readyboost e nada....

ainda num consegui por a dar, mesmo forçando com a key de registo, e já pus em fat, fat32 e NTFS, continua a dizer-me k num tenho 235MB livre, kuanto tenho 1.9gb

Estou na mm situação q tu, mas tenho 900 e tal megas na pen (é de 1gb) >(

PoolMania
22-02-2007, 20:21
Eu estava a pensar em comprar uma Pen mas depois do que vi estou nas dúvidas! Que diabo se passa com isso de Pen x dar e Pen y não dar? 8|
Haverá alguma coisa de diferente entre as Pen quando á forma como a Pen é fabricada que leve o vista a não reconhecer o espaço das Pens?

GTI
22-02-2007, 20:41
Tava a ler e ate chegar ao fim do forum tava mesmo para ir comprar uma mas agora ja estou um bocadinho com o pe atras :002: :002:

Abutre_PT
22-02-2007, 20:46
Tava a ler e ate chegar ao fim do forum tava mesmo para ir comprar uma mas agora ja estou um bocadinho com o pe atras :002: :002:

Se vais comprar uma nova, procura uma "vista ready" ou algo assim, essas em principio são 100% compativeis com readyboost.

break
22-02-2007, 20:53
... lol isso e uma tecnica de markting extrema da parte da microsoft.. isso do ready bost nao aproveita quase "força" nenhuma da pen.. e tudo um engano.. ainda ah quem pense que tem uma pen de 2Gb e 1GB no pc e fica com 3GB de memoria ao todo com ready boost.. isso e tudo treta.. so aproveita 3mb/s do seu total (em pens boas.. tipo rally2 )..
querem aproveitar o sistema.. linux (gentoo / xgl / ate ubuntu) e aproveitam a ram da grafica que e a melhor ram! lol :x2:

Korben_Dallas
23-02-2007, 00:44
Já cá faltavam os anti-MS :rolleyes:

É uma feature que segundo os benchmarks aumenta a performance do sistema!

Quanto às pen's "certificadas" é apenas uma garantia que funciona com o ReadyBoost.

S.T.E.E.L.
23-02-2007, 01:11
Um disco de 7200 rpm n é mais rápido que qquer pen??

lightMC
23-02-2007, 03:04
Um disco de 7200 rpm n é mais rápido que qquer pen??

as latencias das pens nao sao mais pequenas que as dos discos?

@ALL: se meteres decimal quando estiveres a editar o registo das velocidades, ves que sao 4096KBps de leitura e escrita necessários... nem eu tinha reparado :P

lightMC
23-02-2007, 03:28

-exprimenta abrir o registo
-ir a esta chave: HKLM (Local Machine)\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\EMDgmt
-procura o teu dispositivo e elimina a chave do mesmo
isto com o dispositivo desligado. a seguir exprimenta liga-lo e vê se deu...

BTW: a minha pen está em FAT e 64kilobytes de allocation unit size.

PoolMania
24-02-2007, 00:17
Mas em Lisboa que lojas vendem Pens USB certificadas para o Vista? O problema é mesmo este: Neste momento as Pens certificadas para o vista são raras! Isso pelo menos cá em Portugal.

break
24-02-2007, 00:22
Já cá faltavam os anti-MS :rolleyes:

É uma feature que segundo os benchmarks aumenta a performance do sistema!

Quanto às pen's "certificadas" é apenas uma garantia que funciona com o ReadyBoost.
Mas porquê? nao aceitas uma critica??
Caso não tenhas reparado uso o Xp..
isso do ready boost e uma treta.. é a minha opinião!
Depois nao querem que se fale... então há gente que vai gastar 60€ e até mais, em pen por causa disso.. lol então dou uma opiniao... se querem performace metam *Unix que aproveita o sistema a 100% e nao come 1 GB de ram a correr umas porcarias onde o windows se borra todo!

:x2:

Sway
24-02-2007, 03:08
Depois nao querem que se fale... então há gente que vai gastar 60€ e até mais, em pen por causa disso.. lol então dou uma opiniao... se querem performace metam *Unix que aproveita o sistema a 100% e nao come 1 GB de ram a correr umas porcarias onde o windows se borra todo!

se é tao bom pq usas o xp ainda?

tenho uma pen de 8gb da sony que veio com um tatil. dá para usar? tipo posso por os 8gb? isto fica tipo aviao nao?

Korben_Dallas
24-02-2007, 03:27

Mete tu Unix e deixa de cuspir no prato em que comes... especialmente se foi "gratis" como é para muitos utilizadores de Windows :rolleyes:

Que o Vista é pesado disso não há dúvida mas esta feature só ajuda a minimizar parcialmente esse "problema". Não queres não usas.

Quem puder correr uns benchs com o Ready Boost que poste aqui os resultados :P

the_killer
24-02-2007, 12:08
há benchs no tomshardware e no anandtech e lá explicam como e que uma pena se torna mais rapido que um disco

obviamente que gastar uns 40€ numa pen só para isso é deitar dinheiro fora
é bem melhor gastar 70€ num 1gb de ram

break
24-02-2007, 13:35
Mete tu Unix e deixa de cuspir no prato em que comes... especialmente se foi "gratis" como é para muitos utilizadores de Windows :rolleyes:

Que o Vista é pesado disso não há dúvida mas esta feature só ajuda a minimizar parcialmente esse "problema". Não queres não usas.

Quem puder correr uns benchs com o Ready Boost que poste aqui os resultados :P

se eu nao ponho unix e porque nao posso! porque nao vivo num pc so para jogar nem para sacar bench.. tenho vida que nao me permite andar a mudar de S.O só porque sim. estou abituado a este e enquanto nao tiver tempo para aprender nao instalo!!

Korben_Dallas
24-02-2007, 15:23
se eu nao ponho unix e porque nao posso! porque nao vivo num pc so para jogar nem para sacar bench.. tenho vida que nao me permite andar a mudar de S.O só porque sim. estou abituado a este e enquanto nao tiver tempo para aprender nao instalo!!

Defendes algo que nunca te deste ao trabalho de usar? :rolleyes:

Enfim... tenho um portátil Celerão 2Ghz com 768 de RAM e quando instalar o vista testo esta feature... se calhar vou com Dual Boot c/ XP ao início :wvsore:

PoolMania
24-02-2007, 16:17
Serão todas as Pen iguais? Comprei hoje uma pen flashdrive e já a formatei de todas as formas mas nada! A feature não se activa! Até já fui ao regusto mas o problema é que a tal chave não aparece lá!!!!

AwakE
24-02-2007, 16:35

Que tristeza do caraças, tanta coisa com o Unix e na verdade nunca o utilizou....

SilveRRIng
24-02-2007, 16:42
:-D

Defende o que não usa e critica o que nunca experimentou! Genial!!

Segundo li algures, as OCZ Rally2 davam problemas com o ReadyBoost mas o problema foi corrigido nas pens a partir de Novembro de 2006.

Do fórum de suporte da OCZ: http://www.bleedinedgesupport.com/ocz/forum/showthread.php?p=210075

GuiPer
24-02-2007, 16:48
Comprei ontem uma pen para isso, foi uma SanDisk Cruzer Titanium de 1GB (não quero fazer pub), e no livrinho diz que dá 15MB/s a ler e 9MB/s a escrever. O Vista aceitou logo a primeira vinha em FAT e vendo no event viewer do Windows deu isto The device (SanDisk U3 Titanium) is suitable for a ReadyBoost cache. The recommended cache size is 890880 KB. The random read speed is 4337 KB/sec. The sequential write speed is 7379 KB/sec.

Noto diferenças consideráveis no meu sistema que tem apenas 1GB de Ram, sobretudo no boot, após meter a minha password, o windows carrega o anti-virus, msn e mais 3 ou 4 tretas em metade do tempo. No jogo que tenho jogado, a beta do LOTRO que é bastante puxado em termos de Ram, também noto algumas diferenças, não nas FPS, mas sim nos loads, e quando tenho muita gente a minha volta, tenho menos breaks e os que tenho são mais rápidos a passar. De resto não noto nada de especial, talvez o outlook ou outro programa mais pesado em vez de levar 1s a abrir leva 0.5s mas nada de especial.

AwakE
24-02-2007, 18:05
Relaxa, e pensa calmamente no que disseste. Chegaste aqui e disseste basicamente "estão tão preocupados com a performance, metam mazé UNIX que isso é que rula".

Depois dizes que não trabalhas diariamente com ele. O que tavas à espera? Uma coisa é defenderes algo com que trabalhas regularmente, e sabes claramente os pontos fortes e fracos, outra completamente diferente é defenderes algo em só trabalhas ocasionalmente.

Se mandas postas de pescada para o ar é bom que depois tenhas os argumentos. Claramente não os tens pois não trabalhas regularmente com esse sistema. Eu por exemplo estou consciente que não posso opinar sobre LINUX ou MAC OS porque não os uso no dia a dia.

Rob-Zombie
28-02-2007, 16:04
bem... perdi a cabeça! gastei 13€ num sd card... (vamos la ver se ele funciona lol) assim que o bixo entrar no portatil relato a minha experiencia :)

SwimmerBoy
28-02-2007, 16:07
Hey, rob, depois reporta as tuas conclusões (e se puderes coloca o sistema de teste) ;)

JAFoNEXUS
28-02-2007, 22:31
bem... perdi a cabeça! gastei 13€ num sd card... (vamos la ver se ele funciona lol) assim que o bixo entrar no portatil relato a minha experiencia :)

Compraste na lá em baixo na poweron?!? Qual compraste ?!?

Se calhar devias ter visto as specs do cartao primeiro.

Tão uns porreiros de 60X (60x150kb/s) baratos na poweron.

http://www.poweron.pt/portal/images/stories/Promocoes/Janeiro2007/takems_site.jpg

Tb andava a pensar num cartao SD rapido para o leitor de cartoes do portatil, mas acho que não vou comprar uma vez que tenho RAM que chegue (2gb).

nickie
01-03-2007, 16:49
Para quem tem portáteis com leitor de cartões SD, podem sempre tentar este (http://www.amazon.co.uk/Transend-150X-Secure-Digital-Card/dp/B000ARLOE4/ref=pd_ka_6/202-9811398-6640628?ie=UTF8&s=electronics&qid=1172767034&sr=8-6) cartão SD, que permite velocidades até 22.5MB/sec (150x)... Ainda não tenho o Vista (tenho um A8Js e ainda não me enviaram o software) e estou a ponderar meter uma treta destas. É que o Vista 64bits mama uns 650 mb de Ram... Ainda fico com 1.3gb mas mesmo assim, se os programas que ele mete no superfetch forem para este cartão já me libertava RAM e permite aceder aos programas tb mais depressa do que se usar o disco. Que dizem?

nickie
01-03-2007, 19:11
Segundo este (http://www.grantgibson.co.uk/misc/readyboost/?make=Transcend) site o cartão SD Transcend 2GB 150X é readyboost compatible. Não é mau. Gostava era de saber qual é a velocidade para random 4k reads.

PoolMania
01-03-2007, 19:59
Para fazer com que o Vista aceite Pen USB que ele se recusa a reconhecer para a função ReadyBoost fazer o seguinte:

1. Plug in the device.
2. Open the Readyboost tab on the device properties.
3. Select "Do not retest this device"
4. Unplug the device
5. Open regedit (start->run->regedit)
6. Expand - HKLM (Local Machine)\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\EMDgmt
7. Find your device.
8. Change Device Status to 2
9. Change ReadSpeedKBs to 1000
10. Change WriteSpeedKBs to 1000
11. Plug in the device.
12. Enable Readyboost!!!!

Atenção: Se tiverem uma Pen USB apenas e no registo aparecer mais que uma entrada de uma Pen elimionar as entradas até ficarem apenas com uma. Comigo funcionou 5 estrelas :)

Rob-Zombie
06-03-2007, 00:35
Compraste na lá em baixo na poweron?!? Qual compraste ?!?

Se calhar devias ter visto as specs do cartao primeiro.

Tão uns porreiros de 60X (60x150kb/s) baratos na poweron.

http://www.poweron.pt/portal/images/stories/Promocoes/Janeiro2007/takems_site.jpg

Tb andava a pensar num cartao SD rapido para o leitor de cartoes do portatil, mas acho que não vou comprar uma vez que tenho RAM que chegue (2gb).

Mandei vir este , Kingston SD Card 1024MB ELITE PRO Hi-Speed - SD/1GB-S , se n for grande espingarda não ha problema. Ofereço-o ao meu pai para a maquina e depois compro outro.
Ainda não chegou porque meti tudo numa encomenda em que faltam chegar algumas coisas do fabrincante portanto para já n ha resultados para ninguem.

destr0yer
06-03-2007, 01:20
Eu ando a pensar num kingston ULTIMATE de 120x :004:

Rob-Zombie
09-03-2007, 02:23
Bem estou aqui com uma kingston 50x , ficou o readyboost a funcionar a primeira. Noto melhorias consideráveis nos acessos aos programas mais ultilizados , e tambem fiz aqui um teste de por 2\3 ficheiros a descomprimir e a tentar abrir programas ao mesmo tempo e realmente notei o sistema mais soltinho. (espero que nao seja tudo factor psicologico lolol)
Quanto a jogos... de momento apenas tenho o PES instalado portanto não da para analisar nada.

Já agora o meu sistema é um c2d 7200 , 1gb ram , disco 120 fujitso

JAFoNEXUS
09-03-2007, 09:40
Bem, quando instalar o vista no portatil vai saltar um SD desses para aqui :D

So tou a espera que apareca algum prog tipo NHC que permita mudar as voltagens do CPU e um para gerir o clocks da 7700, os sortudos que tem ATi já conseguem controlar os clocks das gráficas pelo ati tools, na nvidia é que são mesmo atrasadinhos ... :rolleyes:

Handprint
13-03-2007, 01:19
Uma pergunta, se eu puser uma pendrive de 2bg lá, fico com mais 2 gb de ram?
E o que é melhor, uma pen ou um cartão sd?

Joao Paulino
13-03-2007, 09:37
Boas, tenho 1 giga de RAM num windows vista, a jogar ele consome a memoria ate aos 95% 100%. Vou por hoje uma PEN de 2 gigas a ver se noto diferença nesse aspecto.
Alguem ja testou neste aspecto?

JAFoNEXUS
13-03-2007, 09:39
Uma pergunta, se eu puser uma pendrive de 2bg lá, fico com mais 2 gb de ram?
E o que é melhor, uma pen ou um cartão sd?

Não, não tem nada a ver com RAM, nem chega lá perto, apenas serve de buffer, fica entre a RAM e o disco rigido, benificiando dos bons tempos de acesso da flash.

Handprint
13-03-2007, 12:14
Então e a quantidade de memória da pen interessa? entre 2bg e 1 é igual?

Korben_Dallas
13-03-2007, 12:51
Mais importante nesta utilização será a velocidade de acesso... agora quanto swap file o windows precisa isso depende da RAM disponível e do uso que se der ao PC.

NPinho
13-03-2007, 13:04
epá...

P4 2.0 (ja teve 2.4 533fsb)
512MB RAM
ATI Mobility 9000 64MB

bomba fixe para um portatil com mais de 4 anos!!!

agora.. readyboost, com uma pen de 256MB USB2 daquelas que nem sao nada de especial, 5*, com a OCZ RALLY2 2GB dual channel, tou como o oldmaxxx, nada... alias, a mim diz que as pen não tem caracteristicas suficientes para readyboost... tenho de fazer esse tweak que aqui falam!!! pq a OCZ é de longe superior a esta de 256mb que aqui tenho!

masterlopezz
22-03-2007, 14:59
Aqui bombou fixe com esse truque do registo...pen de 2gb PNY tecnologies, 15 euros na radio popular!

oscarolim
23-03-2007, 13:14
Ja agora uma ideia atravessou aqui o meu pensamento...
Tenho 1GB de ram, e tava a pensar colocar uma pen de 1 ou 2gb para o ready boost. Se alem desta colocar outra de 4gb para swap file, será que vou notar melhorias de performance, ou é melhor deixar o swap file no disco rígido?

JAFoNEXUS
23-03-2007, 13:23
Ja agora uma ideia atravessou aqui o meu pensamento...
Tenho 1GB de ram, e tava a pensar colocar uma pen de 1 ou 2gb para o ready boost. Se alem desta colocar outra de 4gb para swap file, será que vou notar melhorias de performance, ou é melhor deixar o swap file no disco rígido?

só podes utilizar um dispositivo para o ready boost, e de preferencia com velocidade em detrimento da capacidade, ou seja é preferivel uma pen de 2gb rápida o que uma de 4gb mais lenta ...

cumps

oscarolim
23-03-2007, 14:08
A minha duvida nao foi essa, pois sei que so posso usar um dispositivo para readyboost.
O que perguntei foi um dispositivo para o ready boost, e outro para por o swap file do windows (em vez de ficar no disco).

the_killer
23-03-2007, 15:02
deixa a swap no disco,
de certeza que o disco é mais rapido que a pen