View Full Version : Rede e-U no Vista (como configurar??)

SwimmerBoy
07-02-2007, 15:54
Alguém conseguiu configurar a rede e-U no Vista?

Se sim, como???

scott
07-02-2007, 16:16
Yap, eu consegui.

Ando no Isel e só tive de seguir as instruções que estão no site da escola. Tive de instalar o certificado como no xp.:)

SwimmerBoy
07-02-2007, 16:41
Será que podias disponibilizar as instruções?? É que um amigo meu esta a tentar ligar-se e não consegue (fica sempre a pedir username e pass)

scott
07-02-2007, 17:07
O username e a pass são os mesmos da conta de e-mail que os alunos têm na escola. Penso que só dá se tiveres conta.

Mas aqui ficam as instruções Isel (http://www.net.ipl.pt/802-1x-Vista.276.0.html)

e o certificado (http://www.net.ipl.pt/ca/IPLNet-CA.crt) (botão direito/guardar)

||alc||
07-02-2007, 18:21
Yap, eu consegui.

Ando no Isel e só tive de seguir as instruções que estão no site da escola. Tive de instalar o certificado como no xp.:)

A malta do Isel é toda inteligente :002: .

btw Tb consegui sem qualquer dificuldade.

SwimmerBoy
07-02-2007, 20:41
Se calhar tem a ver com o certificado... Talvez vocês estejam a utilizar um certificado que realmente foi feito a pensar no vista (ou é o mesmo que utilizavam no XP??)

btw: FCT-UNL here

O problema é que depois de introduzir o username e pass, ele continua a pedir os mesmos sem nunca se ligar a lado nenhum

jorgefabuloso
07-02-2007, 20:54
Já agora conhecem alguém k tenha ligado á e-U com um Nokia N80?

scott
07-02-2007, 21:07
Parece que vocês têm outro certificado. Tenta este (http://www.fct.unl.pt/fct/ci/canais/nao-docente/wifi/configuracao-para-windows-xp) que está na vossa página e sgue as configurações do Isel. Pelo menos pareceu-me que as do xp são iguais só mudam os certificados.

Fica bem :)

SwimmerBoy
07-02-2007, 23:14
Been there, done that...

Nazgulled
08-02-2007, 22:16
Para quem necessita do SecureW2, já existe uma versão não oficial que podem usar que é o que estou a usar no meu...

SwimmerBoy
08-02-2007, 22:20
Podes explicar isso melhor? É que segundo a própria faculdade, dizem que com o Vista não é possivel aceder à e-U...

Nazgulled
08-02-2007, 22:42
O SecureW2 é um programa que é necessario para autenticar a e-U na minha universidade, na tua pode não ser preciso... não sei como é feito a autênticação na tua universidade.

SwimmerBoy
08-02-2007, 23:45
É através de um certificado que tenho de instalar e após isso, tenho de colocar as minhas credenciais (username e pass), destes quais, ao introduzir, ele não me "aceita" e vai pedindo eternamente!!

Instruções (com imagens) (http://www.fct.unl.pt/fct/ci/canais/aluno/wifi-1/configuracao-para-windows-xp)

JAFoNEXUS
08-02-2007, 23:46
pah perem aí, a e-U não funca no vista 8| 8| 8|

WTF >( >(

SwimmerBoy
09-02-2007, 00:01
Calma jovem... Tudo depende dos administradores das respectivas e-Us...

No ISEL já estão preparados, na FCT ainda não...

MaLok0
09-02-2007, 00:03
Para quem necessita do SecureW2, já existe uma versão não oficial que podem usar que é o que estou a usar no meu...
onde está?

SwimmerBoy
09-02-2007, 00:07
Google maloko: http://www.securew2.com/

Não sei é como o utilizar (se bem que ainda não o instalei :P)

EDIT: Só existe versão do XP/2000, existe alguma versão para o Vista, right?? Naz, será que podias dar umas dicas??

MaLok0
09-02-2007, 00:14
que é essa a página sei eu.. lol.
Não vejo é para download, parece que afinal está aqui (http://www.hofhom.nl/securew2/).
Isso é fácil de usar, só tens que ir às definições do wireless pelo configurador do windows e escolher esse protocolo.
É preciso que a rede esteja configurada para tal, como é obvio.

SwimmerBoy
09-02-2007, 00:18
Todas as imagens serão bem vindas :P

MaLok0
09-02-2007, 00:27
tens aqui (http://www.uc.pt/euc/SecureW2.pdf) um pdf da minha universidade.
Mas já reparei que em função de Universidade para Universidade as configurações variam nalguns aspectos.

SwimmerBoy
09-02-2007, 00:47
Pois, mas vocês não devem ter um certificado como nós temos... Já estive a ver a cena e não consigo achar o certificado da faculdade dentro do securew2

tmgp
09-02-2007, 01:43
a minha faculdade por exemplo nem usa certificados no e-U... se a ideia era qualquer aluno aceder à net em qualquer universidade, acho que estamos um pouco longe do objectivo, dado que cada faculdade tem os seus meios de autenticação, o que não facilita nada o processo...

Unleashed
09-02-2007, 15:12
SwimmerBoy, penso que o problema seja mesmo da UNL, eu às vezes até com o XP aquilo fica em loop a pedir-me a password e username mas depende da zona da faculdade em que me ligo. Algo de errado se passa com o certificado da UNL e/ou configurações.

ISEGI/UNL - Campus de Campolide

SwimmerBoy
09-02-2007, 16:12
Aqui na FCT, se bem instalado no XP, está tudo tranquilo... Eles no próprio site que fala sobre a rede e-U e Wireless, dizem que o Vista não é compativel com a rede (?), ou seja, não vamos conseguir ligar o Vista à e-U.

A razão do meu tópico foi que talvez houvesse algum método para a coisa...

Nazgulled
09-02-2007, 20:37
Se e e outros usamos o securew2, isso n quer dizer que tu o possas usar para aceder à net no Vista na tua Universidade. Cada uma tem a sua maneira de autênticação e tu tens de usar a forma que a tua universidade optou para isso.

Só falei aqui no SecureW2 porque no meu caso, e acredito que seja o caso de outros, é necessário o SecureW2, que, oficialmente, ainda não existe, mas como o código era open-source já resolveram a incompatibilidade que existia...

@MaLok0
desculpa não ter posto o link antes, mas sim, é esse... no meu portatil esta a funcionar na boa, ate apanho melhor a e-U no Vista que no XP.

SwimmerBoy
10-02-2007, 01:51
Claro, que sim Naz, eu já conhecia as diversas autenticações da e-U, mas em desespero, tenta-se tudo!

Blue_Wings
11-02-2007, 00:34
Na Lusófona usa-se a autenticação EAP-MSCHAP v2, no windows XP conseguia autenticar-me na boa, seguindo os passos de configuração http://helpdesk.ulusofona.pt/PortalWireless.htm

Mas no Windows Vista apenas me consegui ligar à net uma vez... após esse dia nunca mais consegui... ja la vai uma semana... é que pura e simplesmente apanha várias redes Guest e etc mas a e-U é k nunca mais a vi no alcançe... é como se nao existisse.

Chego a casa e a rede que tenho em casa wireless apanha logo... nao percebo.
O meu portatil é um toshiba M70-164 com uma placa Intel PRO Wireless 2200BG.

Cumps.

miguelvicente
11-02-2007, 03:13
Na FEUP ainda não tive oportunidade de experimentar a ligação ao e-U. No entanto, o CICA (centro de informática da feup) já disponibiliza instruções de ligação, que penso serem gerais em qualquer rede e-U.
Deixo aqui o link, que espero poder ajudar a resolver todas as dúvidas neste tópico.

https://www.fe.up.pt/si/web_base.gera_pagina?p_pagina=2482

Atenção a um pormenor contido nos tutoriais deste site: o certificado é OPCIONAL.

Um abraço,

Miguel Vicente
Microsoft Student Partner

tripeiro
15-03-2007, 10:25
Aki na FCT-UNL já funciona a rede e-U! Aleluia.

SwimmerBoy
15-03-2007, 10:48
Já? Na página das intruções ainda diz que não!

tripeiro
15-03-2007, 11:48
Pois diz, mas eu experimentei agora ligar e funka! Estou no edificio departamental agora e esta a dar na boa. Windows vista Business aqui.

SwimmerBoy
15-03-2007, 11:55
E a configuração?

Morton
15-03-2007, 12:14
Aqui também já bomba. ( @ UM c/ e-U )

Handprint
19-03-2007, 10:29
E na Universidade do Minho, alguém sabe!?

Morton
19-03-2007, 22:45
E na Universidade do Minho, alguém sabe!?

Instalas Secure W2 e configuras tal como no XP.

O único pormenor é que tens de por um visto na opção ligar mesmo que não esteja a difundir.

jorgesousa
28-03-2007, 22:56
Instalas Secure W2 e configuras tal como no XP.

O único pormenor é que tens de por um visto na opção ligar mesmo que não esteja a difundir.

Poderias explicar isto promenorizadamente, é q eu já tentei fazer isso e não consegui.
É que eu ando na Univ. do Minho e ainda não consegui configurar.

Obrigado

jgb
29-03-2007, 11:16
com o vista o securew2 não funciona, pelo menos na rede e-U do IPB. a unica solução é configurar o acesso por vpn e o vista já trás cliente não é necessário instalar de terceiros

alphawolf
29-03-2007, 13:20
Boas aqui existe esse mesmo problema de não conseguir ligar a e-U, segundo o que percibi o problema é que a e-u em algumas universidades ou institutos esta configurada para a autentificarão usar o protocolo ttls empresarial e esse protocolo ainda não foi implementado para vista, por isso que muita gente ainda não consegue ligar a eu nas seus estabelecimentos de ensino, e noutros conseguir, como no caso da feup que disponibiliza dois modos de ligação a e-u um que apenas podes ligar se estiveres nas instalações da feup e outro que utiliza o ttls, assim no caso do primeiro em que todos os protocolos vêm no vista não há crise, já no segundo é preciso sofware adicional como no xp o secureW2 mas este sofware ainda não foi preparado para o vista e por vezes na funciona do modo mais adequado, se procurarem na net por "ttls- vista" encontraram informação sobre isto, mas isto tudo depende de um estabelecimento de ensino para outro.

Tambem acho que isto de poderem aceder em qualquer lado esta muito longe de acontecer, fiz alguns testes e posso afirmar que existe muita incompatibilidade de universidade para universidade, por exemplo testei um login da feup na e-u do isep e sem crise ligou-se bem, já o contrario um login do isep para ligar a e-u da feup passa a vida a pedir login, sem nunca se ligar mas pronto é a vida.

fiquem bem

strau
09-05-2007, 16:37
Eu tb não tou a ter problemas... instalo o certificado, na pasta "autoridades certificadoras de raiz fidedigna", e aparentemente corre tudo bem, mas dps qnd vou configurar a rede sem fios n me aparece na lista de certificados pra escolher.
Alguem teve o mm problema?

raVemjr
09-05-2007, 16:57
Não sei se já resolveram o problema, mas têem aqui as instruções do técnico:
http://wifi.ist.utl.pt/configuracoes/e-u802.1x.php

Falta-vos somente uma conta e um certificado das vossas universidades...

SwimmerBoy
09-05-2007, 17:07
As instruções não são iguais em todo o lado (infelizmente)

strau
09-05-2007, 17:13
ya eu sou do tecnico, pra instalar o certificado faco tudo como ta ai nessas instrucoes, mas n me aparece akela penultima janela, salta logo pra ultima e diz que instalou o certificado. mas dps n aparece na lista de certificados pra escolher na configuração da rede

raVemjr
09-05-2007, 19:04
As instruções não são iguais em todo o lado (infelizmente)
Ridículo...o objectivo da e-U não era internet na europa inteira para ensino superior?

ya eu sou do tecnico, pra instalar o certificado faco tudo como ta ai nessas instrucoes, mas n me aparece akela penultima janela, salta logo pra ultima e diz que instalou o certificado. mas dps n aparece na lista de certificados pra escolher na configuração da rede

Lembro-me que havia gente que se queixava do mesmo problema...deves estar a instalr para o sítio errado...vou ver melhor e já te digo algo...

EDIT: De certeza absoluta que meteste como na 5ª e 6ª imagem? Guardaste o certificado na "Trusted Root Certification Authorities"?
Experimenta guardar mesmo o certificado no computador em vez de open como está indicado...

SwimmerBoy
09-05-2007, 19:09
O objectivo seria esse mas penso que não é nada facil de implementar isso... Penso que as universidade fizeram isso para que não houvesse gamanço de internet...

Supostamente, eu poderia ir a qualquer universidade do pais e usar net, coisa que não acontece dado todas terem login e password dedicados. Não existe username e password para a rede e-U do pais. Existe sim para a própria faculdade (no teu caso IST, no meu FCT) e tal como isso acontece, é também necessário certificados de instalação (no meu caso) e configurações diferentes.

strau
10-05-2007, 01:18
raVemjr, ya guardei o certificado na pasta "Autoridades de certificação de raiz fidedigna", e ja exprimentei guardar o certificado e instala-lo do disco. Até ja exprimentei instalar pra outras pastas que n esta, e se for ver os certificados nas opcoes do IE, se instalar pra outras pastas fica la.
O unico problema é mm instalar pra pasta "Autoridades de certificação de raiz fidedigna".

raVemjr
10-05-2007, 16:52
Existe sim para a própria faculdade (no teu caso IST, no meu FCT) e tal como isso acontece, é também necessário certificados de instalação (no meu caso) e configurações diferentes.

Isso é muito mal feito...custava muito haver uma espécie de sistema central onde estão as contas TODAS e ir lá verificar o login e certificado?

Quanto ao teu problema, estás por acaso numa conta com privilégios máximos? É o meu último palpite...:confused:

SwimmerBoy
11-05-2007, 01:25
Eu já me safei... A minha faculdade só à pouco tempo é que arranjou maneira de permitir que o Vista se ligasse à rede... ;)

strau
11-05-2007, 04:11
ya tou como admin, ja me disseram que é um bug do vista em PT. que a unica maneira é mexer nos certificados pela mmc, so que n percebo nada dakilo :confused:

pfontes
15-05-2007, 12:22
Bem ja agora, em Aveiro tambem ja funciona a 100%! E bem mais simples do que tava a espera...;)