View Full Version : Cuidados a ter com Router

huntedbyafreak
29-01-2007, 18:18
Olá,

Acabei de comprar o Router da Sapo (D-Link), estou prestes a instala-lo. Gostaria de saber se existem alguns cuidados essenciais a ter com o funcionamento do mesmo?
É conhecido que muitas vezes se concegue aceder á net do vizinho do lado. Como prevenir essa situação? Existem outras precauções a ter em conta?

Desde já obrigado,
Mário

Outrunner
29-01-2007, 18:41
É assim, deves definir uma password de acesso... e assim ja ninguem se liga, também podes definir nas opções do router que ips queres que possam acessar a rede, mas para isso tens de descobrir tu como fazer, o meu router nao é esse. De resto acho que podes ficar descansado.

huntedbyafreak
29-01-2007, 18:55
Obrigado!

Ja agora, sei que existe um programa que nos permite ver quais as ligações wireless que existem num certo raio... Tem um interface bastante engraçado, apresentando a informação numa espécie de "radar". Sabes-me dizer qual o nome e como posso arranja-lo?

Outrunner
29-01-2007, 20:26
Eh pa nao faço ideia. XD Desculpa la...
Enfim em relação ao que disse anteriormente, depois de configurares o router, deves poder aceder a ele através de um browser, no manual deve dizer qual o ip do router, metes o ip na barra de endereço do teu browser web e acedes ao centro do controlo do router. Ai podes configurar tudo.
(Achei melhor dizer isto.. embora talvez ja soubesses)

whee_man
30-01-2007, 11:14
Relativamente a segurança, para alem de alterar o username e login de acesso a pagina de administraçao do router, convem tb encriptares a ligaçao wireless com wpa-psk e activares a filtragem de macs.

cumps

rmxXabes
01-02-2007, 23:01
Obrigado!

Ja agora, sei que existe um programa que nos permite ver quais as ligações wireless que existem num certo raio... Tem um interface bastante engraçado, apresentando a informação numa espécie de "radar". Sabes-me dizer qual o nome e como posso arranja-lo?

Deves estar a falar do wirelessmon, onde aparece uma especie de ondas no canto superior direito do ecran. se for isso podes fazer download neste site:
http://www.passmark.com/products/wirelessmonitor.htm
não é gratis mas tens 30 dias para experimentar.