View Full Version : Funcionalidades do botão do rato
É o seguinte, vou comprar um macbook em principio para a semana sou um futuro switcher, mas como estou dependente do windows para trabalhar com algumas aplicações, li algures que o rato da apple tem um só botão, e quando ele detecta um click mais á direita, ele conhece como seja função de segundo botão do rato, dito normal de pc, ora o que queria saber da vossa experiencia, se quando estiver a utilizar o windows, no meu futuro mac, vou poder ter todas as funcionalidades de um rato de dois botões, ou seja clico no botão esquerdo selecciono, e dois clicks executo a aplicação, o botão direito tenho um menu que tem copiar, colar, propriedades, etc, comprando um rato da apple? Ou vou ter de comprar um normal de pc, de varios botões para utilizar ?
Espero ter-me feito entender.
Obrigado pela vossa atenção
Sim. Tens é de ter um mighty mouse, nao sei se é so no wireless que existe essa versão.
But why windows??
Ah e o segundo botão tb funciona da mesma maneira no Mac OS
]-noBOdy-[
19-01-2007, 23:29
até podes usar um rato usb normalissimo...
É assim como vou ter de usar algumas aplicações em windows, tou a tirar uma licenciatura em informatica e tenho de desenvolver alguns programas, como os profs tem computadores com windows tenho de usar windows para compilar os programas, agora necessito de saber se com o rato da apple que só tem um botão, faz o mesmo que os outros de 2 ou mais botões fazem no windows(funcionalidades do botão da direita, como explico mais acima), pois sei que através do bootcamp posso usar windows no mac, tava a pensar comprar o rato com fios da apple, caso o que pretendo funcione, caso contrario terei de comprar outro e não o da apple.
até podes usar um rato usb normalissimo...
Eu queria o da apple, mas quero ter a certeza que faz o que necessito.
]-noBOdy-[
19-01-2007, 23:39
um botão ... uma função :P
Não.
O mighty mouse tem um sensor que consegue detectar, se é um click do botão esquerdo ou do botão direito.
Se detectar um click do botão direito dá-te o menu habitual com todas as opçoes que mencionas-te.
Mas atenção, nao tenho a certeza de que o rato COM fios tem essa funcionalidade. E também ouço dizer que esse rato é péssimo para jogar, se tencionas jogar com ele.
Ricardo.RPL
19-01-2007, 23:45
Podes usar o "botão" esquerdo e direito, mas não podes usar os botões laterais, o que é uma pena. Ainda assim, já estive a ver de ratos alternativos, que não gosto de só poder carregar num botão ao mesmo tempo (e os meus jogos também não).
EDIT: @Fork: Sim, para jogar é mau, não só por apenas ter um botão, mas por fazer muito barulho a cada click :P. Eu tenho o rato com fios, e os dois botões funcionam na boa, e nem vejo porque é que uma versão (wireless) teria essa capacidade e a outra não.
um botão ... uma função :P
Em que é que ficamos, com o rato da apple posso usar no windows, fazendo o que faria com outro rato qualquer, ou não?
desculpem estar a ser chato
Sim, menos jogar pelos vistos.
Ricardo.RPL
19-01-2007, 23:49
Em que é que ficamos, com o rato da apple posso usar no windows, fazendo o que faria com outro rato qualquer, ou não?
desculpem estar a ser chato
Ouve quem já os usou: não tenho problemas em Windows, e falo por experiência própria. O problema? Não dá para personalizar, e não reconhece os botões laterais. De resto, é a tal falha de só se poder carregar num botão de cada vez. Apple design, a quanto obrigas :002:!
]-noBOdy-[
19-01-2007, 23:50
pensava q a versão com fios tb só tinha 1 botão 1 função ...
my mystake ... sorry.
issues: confia no que eles dizem ... em mac, ainda estou na fase de aprendizagem:P
Muito obrigado pela vossa atenção, esta máquina é essencialmente para trabalhar, não sei se irei jogar, mas também se isso acontecer logo se resolve a questão do rato.
Mais uma vez Obrigado
Eu tenho um rato MacMice impec 5* http://www.servisoft.pt/produto.asp?id=15788 e tb existe na MacService! =)
Eu tenho um rato MacMice impec 5* http://www.servisoft.pt/produto.asp?id=15788 e tb existe na MacService! =)
do melhor que é .. e metendo o exposé no click do scroll é de medo:007:
[PT]latrine
20-01-2007, 20:39
POr acaso para quem vem do mundo da logitech prepara-te... o mighty mouse suggga... demais... é muito baixo, muito incerto, exige uma boa colocação da mão e uma mão levezinha para detectar o clic direito...pois (no meu caso) basta ter o dedo do lado esquerdo apoiado e o clic direito não é reconhecido... é muiiiiiiiito saltitão, e logo por azar é sempre para os cantos (onde tenho o exposé)
O mighty mouse wireless com o novo sensor já corrige este problema...
E estes quircks são todos no macosx...
ainda bem que li isto. ia mm agora encomendar um mighty mouse e já nao. Vamos lá ver qt custa o wireless. por acaso já tinha lido sobre a melhor qualidade dos logitech. qual recomendas latrine?
]-noBOdy-[
22-01-2007, 11:41
a título de curiosidade: um rato normal, usb, funciona com as funcionalidades dos botões esq/drt e scroll? (sim, nunca tive um mac...estou para comprar um e entretanto tenta saber o máximo...) .... é que só ouço o pessoal a falar do mac mic, mighty mouse e coisas do género ...
É que eu continuo a gostar muito do meu starck para quando utilizo o computador em casa ....e gostava de o aguentar mais uns mesitos:p
;1388771']ainda bem que li isto. ia mm agora encomendar um mighty mouse e já nao. Vamos lá ver qt custa o wireless. por acaso já tinha lido sobre a melhor qualidade dos logitech. qual recomendas latrine?
Convém experimentar o Mighty Mouse Wireless antes de o comprá-lo. Há pessoas que não se adaptam a ele. Eu tenho um e não tenho problemas excepto talvez uma falha ou outra quando pretendo carregar no botão direito. Depois há diferenças "escondidas". O meu colega da frente comprou um Logitech Bluetooth há 2 meses e já lhe acabaram as baterias. Eu vou com... sei lá, 5 meses com ele sempre a bombar.
Eu uso o Mighty Mouse (com fio) que me foi oferecido na altura em que saiu e até hoje funciona sem qualquer problema. É lindo e muito funcional. É sem dúvida alguma o melhor rato com que trabalhei até hoje.
O Mighty Mouse só rende pelo scroll, porque de resto existem ratos BEM melhores.
O Mighty Mouse só rende pelo scroll, porque de resto existem ratos BEM melhores.
Isso não é verdade. Pelos vistos nunca utilizou um ou não sabe o que está a dizer. O Mighty Mouse tem total integração com o OSX e é possível configurar acções do Exposê nos botões laterais e no scroll (o Que dá muito jeito, mesmo). Eu já não dispenso o uso do meu.
Em resumo ... dá para carregar no botão esquerdo e direito do rato ao mesmo tempo ou não ?
:D
O Mighty Mouse tem botão do lado esquerdo e direito (como lhe chama) apesar de aparentemente não ter nenhum destes botões. Quando carrega do lado esquerdo activa o botão esquerdo, quando carrega do lado direito activa o botão direito. E acredite que não é filme nenhum ou que precisa de se adaptar ao rato. Simplesmente funciona. O scroll é vertical e horizontal e ainda pode configurar os botões laterais assim como o clique no scroll. Já viu a quantidade de funções num rato que aparenta não ter botões?
]-noBOdy-[
22-01-2007, 13:37
Em resumo: alguém pode responder à minha questão? :007:
metabolic
22-01-2007, 13:37
Eu já trabalhei com o Mighty Mouse e sinceramente não gostei da experiência, mesmo o scroll não me agradou muito, parece um scroll dum rato daqueles fraquinhos de 5€. Os clicks por vezes também pareciam falhar.
Tenho um Logitech MX400 a laser que também é bonito qb e para mim funciona bem melhor, instalando a aplicação da Logitech fica impecável com todas as teclas funcionais.
Cumps
Pelos vistos nunca utilizou um ou não sabe o que está a dizer.
http://img213.imageshack.us/img213/4341/dsc008187ft.jpg
O Mighty Mouse tem total integração com o OSX e é possível configurar acções do Exposê nos botões laterais e no scroll (o Que dá muito jeito, mesmo). Eu já não dispenso o uso do meu.
E sabes que podes fazer isso com outros ratos certo ?
[PT]latrine
22-01-2007, 14:07
Sim pcascais, em princípio não terás problema a usar um outro rato, ainda que seja um da microsoft... pensa no mac mini que vem sem rato... a pensar que adicionarás o teu...
ja que se fala de ratos por aqui,
aqueles botoes cinzentos servem para que mesmo?
]-noBOdy-[
22-01-2007, 14:18
lol [PT]latrine,
para andar de um lado para o outro compro um rato do género que estão a falar .... mas compreendo o teu ponto de vista .... :P
ja que se fala de ratos por aqui,
aqueles botoes cinzentos servem para que mesmo?
Aconselho-o vivamente a ler os posts anteriores. OS botões laterais funcionam pressionando os dois em simultaneo, e podem ser programados para diferentes funçoes (activar o Dashboad, assim como qualque função do Exposê). No meu caso está programado para mostrar todas as janelas activas. É ao gosto do freguês.
ahh bom
eu tinha lido ;) mas nao tinha percebido que eram programaveis
johncool
23-01-2007, 11:42
Aconselho-o vivamente a ler os posts anteriores. OS botões laterais funcionam pressionando os dois em simultaneo, e podem ser programados para diferentes funçoes (activar o Dashboad, assim como qualque função do Exposê). No meu caso está programado para mostrar todas as janelas activas. É ao gosto do freguês.
Não é necessário pressionar os dois em simultâneo... basta um deles.
mas realmente ta bem feito, a força de um lado e' compensada pelo outro
fulmineus
29-10-2007, 20:08
Em resumo,
Rato Apple com botão duplo = mighty mouse (tem até rolagem :D)
Eu uso um Mac e um PC, mas uso um esquema especial para isso: Tenho os dois ligados em rede e acesso o PC via Remote Desktop Connection da Microsoft.
Na janela do Remote, uso o PC como que numa máquina virtual: não atrapalha o processamento do Mac e, por estar ligados imediatamente, não afeta a velocidade do PC.
Uso um mighty mouse com o botão esquerdo habilitado e ele funciona como um mouse normal no PC acessado via Remote - detalhe: sem matar porta USB nenhuma.
Ainda que usasse um rato apple comum, no remote, tenho a opção de combinar Shift+Control+Click do Rato para usar botão esquerdo.
Espero ter ajudado.
Abraz
wenning1982
13-04-2008, 23:32
pessoal,
no meu antigo powerbook tinha um botão "F11" que escondia todos os programas que tinha aberto, e podia mexer na mesa, e no meu novo MacBook PRO não tenho esse botão, ajuda?
System preferences > expose & spaces
http://tinyurl.com/43el8e
Onde eu tenho um "-" em frente a "Show desktop" podes usar o F11 ou outro F* qualquer, eu não uso porque tenho o canto inferior esquerdo com essa função.
wenning1982
14-04-2008, 10:47
é no Show Desktop né? posso escolher lá F11 ?
Obrigado pela atenção.
Cumprimentos.
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.