View Full Version : Fim da PSP?
Could Sony Discontinue the PSP by the end of 2008? (http://psp-news.dcemu.co.uk/could-sony-discontinue-the-psp-by-the-end-of-2008--49721.html)
Posted By: wraggster
Article from SCP (http://www.select-copy-paste.net/gaming/Select_2007_01170409.php)
Lets rewind to March 24th, 2005, The PSP actually had a fairly decent launch, infact far better than maybe people had thought a handheld priced at $249.99 USD, It's Glossy black exterior complimented it's Gadget Sexiness, and it's Widescreen display dwarfed the small screen of both the Nintendo DS and the Gameboy Advance. It had created quite a buzz before it's release, and even Sony linkened it to a portable Playstation 2.
It would seem however the hype worm off soon after, the Launch games although not great, were not overly good (The only one I personally kept even was Lumines), and were often criticized for being nothing more than a port of Existing games (NFL Street 2 unleashed, Tony Hawk's Underground 2 Remix, Need For Speed Underground Rivals etc.). Sony's push to make the UMD succeed as a format for movies shortly fizzled out within a year as Studios slowly pulled support for the format, either discontinuing production, or simply bringing it to a trickle. Infact it's truly a shame what has happened with the PSP, for it's time as a console, either handheld or otherwise it offered unrivaled functionality (Photo's , Internet Browser, UI Customization Etc.) and it's multimedia capabilities I actually found appealing (I never found the need for an iPod because of the PSP).
It's hard to really say who failed who in this case, The consumer failed Sony because they didn't buy into the UMD as a viable movie format, and Sony failed the consumer with the Pricepoint. What is actually ironic however is that for quite a while the perception of Sony being king was a very rampant one indeed, infact a lot of the Anti-Sony rhetoric I've seen has been a fairly recent pheonomenon even if no one else recalls it as such. Although I think the UMD as a format was an important decision (better storage space for games and cut scenes as well as audio fidelity) it also caused many market analysts to group it into the same category as Betamax. There were hoever several other criticisms for the UMD on a handheld, primarily batery life and loading times were among the top concerns (I remember the port of Midnight Club 3 taking a full minute to load a level), and although the Nintendo DS had an overall weak launch in the US, it shortly gained by leaps and bounds over the PSP because of it's lower pricepoint ($249.99 USD) and it's hardy (although not quite as sexy) design that was more "child proof".
Although it should be noted that the PSP has not been a total failure, there are close to 200 games available for the platform, and new games are announced for it from time to time, the most Notable releases for this Year Infact are the New Silent Hill Origins and Final Fantasy VII Crisis Core, but as far are sales it's losing leaps and bounds to the Nintendo DS, and this is not just speculation.
According to NPD Numbers the total system sales to date as of December 2006 placed the PSP at only 6,700,000 Total units, whereas the Nintendo DS sits at a lofty 9,200,000, and although the Nintendo DS did have a 4 month leap over the PSP the future for this Lexus of portables seems numbered. Remember when Rockstar released Grand Theft Auto, Liberty City Stories on the Playstation 2? Well we now have a Playstation 2 version of Lumines in the oven, as well as a Tocobot, Mercury, and planned Loco Roco Port all headed towards the Playstation 2 and the reason couldn't be any more clear: They simply didn't make enough in sales on the PSP as a platform so developers took the next logical step, the PSP and Playstation 2 development kits share quite a few similarities, and making a port to the Playstation 2 was a sure bet to recoup the value.
Unfortunately I can only draw one conclusion, the PSP is at a plateau, the High priority releases right at the very end of it's life will not be enough to save it, and I honestly believe that we will see it peter out in a little over a year. Unfortunately there is not a whole lot that Sony can do to truly help the PSP without taking a tremendous loss (or more than they are taking at the moment), a price drop would further cripple any chance at the system being profitable and would likely be seen by developers as an act of desperation, and with sales slowing it is unlikely that Sony will be able to attract additional third part developers. All in all it is an abysmal outcome, but one that I believe Sony will atleast try to see through to minimalize thier loses, however I say my early farewell to this pioneer of Handhelds. I salute the PSP and all of it's contributions (it has certainly raised the bar for Handheld qualty in graphics and sound), and it's legacy will live on in my heart as it takes it's place in my heart with the Neo Geo Pocket, The Dreamcast, and The Sega CD.
Para quem perceber um pouco de inglês, recomendo a leitura desta opinião do webmaster do portal Dc-Emu, pois representa uma análise muito lúcida e preocupante da situação actual da PSP.
O artigo é puramente especulativo, mas não deixa de levantar uma questão pertinente, visto que a PSP está longe de ter o sucesso esperado.
A meu ver a sony está a falhar em imensas coisas, mas vou referir apenas dois exemplos:
1º Jogos: Apesar de já haver no total uma oferta de aproximadamente 200 títulos, muito poucos tiveram uma boa taxa de sucesso...
2º Preços: A PSP está longe de ser uma portátil barata, assim como o preço de tudo o que lhe é relacionado (jogos, filmes, acessórios... etc).
Tudo isto e muito mais pode ser prenuncio de uma morte antecipada... :sad: Sinceramente espero que não. Continuo a gostar da minha PSP tal e qual quando a comprei no inicio.
Acho que é altura dos tipos da SONY abrirem os olhos e tomarem uma atitude, senão...:rcarton:
Pff, leiam e comentem :kfold:
Não existem jogos de qualidade/quantidade suficiente!? Não gozem comigo!
Devemos estar a falar de consolas diferentes...
Dêem uma olhadela a esta lista http://www.gamespot.com/games.html?type=top_rated&sort=score&page_type=games&dlx_type=all&date_filter=12&sortdir=asc, onde poderão ver os melhores jogos (segundo a GameSpot) que saíram nos últimos 12 meses, em todas as plataformas.
Em 15 jogos apresentados, 3 são da PSP. A própria PS2 e a Nintendo DS têm ambas menos.
Agora, entrem neste link (do mesmo site) e confiram as notas dadas aos "Top Games" da PSP, apenas dos últimos 6 meses: http://www.gamespot.com/games.html?type=top_rated&platform=1024&sort=score&page_type=games&dlx_type=all&date_filter=6&sortdir=asc.
A PSP tem jogos suficientes e, acima de tudo, bons jogos! Deixem-se de tretas. Eu, que sou um esquisito para comprar jogos, tenho já 5 jogos (todos eles comprados, sem recurso a pirataria), e neste momento tenho outros 2 ou 3 na mira!
Penso que, a nível de jogos, não preciso de dizer mais. :)
Não, não sou um "fanboy" e não, a PSP não é perfeita. Aliás, está longe disso, tem muitos defeitos a corrigir.
Mas já num outro tópico fiz referência a alguns dos defeitos dela, por isso não me vou repetir.
Para mim, o grande problema está no... sim, já adivinharam... No preço!
E quando falo no preço, não me refiro somente ao preço da consola, mas também dos jogos.
Sejamos realistas. Comprar uma "mini-consola" por meia centena de contos, não é um luxo a que todos se possam dar.
E como se isso não fosse suficiente, cada jogo são €50 (ou mais) que saltam da carteira.
Não é fácil "mantê-la". E ter em casa uma consola sem jogos, é pura e simplesmente dinheiro empatado...
Por fim, se há coisa que me incomoda, são estes artigos "iluminados".
Não me interpretem mal, dou-lhe razão em, talvez, 60% daquilo que referiu no artigo. Agora, organizar o funeral da PSP num momento em que todos nós aqui no fórum, passamos horas e horas diariamente, especados a jogar um Tekken ou um GTA, etc... Haja paciência!
Não existem jogos de qualidade/quantidade suficiente!? Não gozem comigo!
Devemos estar a falar de consolas diferentes...
Dêem uma olhadela a esta lista http://www.gamespot.com/games.html?type=top_rated&sort=score&page_type=games&dlx_type=all&date_filter=12&sortdir=asc, onde poderão ver os melhores jogos (segundo a GameSpot) que saíram nos últimos 12 meses, em todas as plataformas.
Em 15 jogos apresentados, 3 são da PSP. A própria PS2 e a Nintendo DS têm ambas menos.
Agora, entrem neste link (do mesmo site) e confiram as notas dadas aos "Top Games" da PSP, apenas dos últimos 6 meses: http://www.gamespot.com/games.html?type=top_rated&platform=1024&sort=score&page_type=games&dlx_type=all&date_filter=6&sortdir=asc.
A PSP tem jogos suficientes e, acima de tudo, bons jogos! Deixem-se de tretas. Eu, que sou um esquisito para comprar jogos, tenho já 5 jogos (todos eles comprados, sem recurso a pirataria), e neste momento tenho outros 2 ou 3 na mira!
Penso que, a nível de jogos, não preciso de dizer mais. :)
Não, não sou um "fanboy" e não, a PSP não é perfeita. Aliás, está longe disso, tem muitos defeitos a corrigir.
Mas já num outro tópico fiz referência a alguns dos defeitos dela, por isso não me vou repetir.
E quando falo no preço, não me refiro somente ao preço da consola, mas também dos jogos.
Sejamos realistas. Comprar uma "mini-consola" por meia centena de contos, não é um luxo a que todos se possam dar.
E como se isso não fosse suficiente, cada jogo são €50 (ou mais) que saltam da carteira.
Não é fácil "mantê-la". E ter em casa uma consola sem jogos, é pura e simplesmente dinheiro empatado...
Por fim, se há coisa que me incomoda, são estes artigos "iluminados".
Não me interpretem mal, dou-lhe razão em, talvez, 60% daquilo que referiu no artigo. Agora, organizar o funeral da PSP num momento em que todos nós aqui no fórum, passamos horas e horas diariamente, especados a jogar um Tekken ou um GTA, etc... Haja paciência!
e logo agora que anunciaram que 20 milhões de psps ja foram vendidas em dois anos
http://playstation.ptgamers.com/noticia.asp?id_noticia=1597
Goremageddon 18-01-2007, 20:28 Para mim o grande problema da PSP é como já foi dito, o preço. Não há dúvida que se ela custasse o mesmo que uma DS que havia muita mais procura...Agora tamos a ir para algo que é muito mais caro...É um investimento bem grande..PAra pessoal mais novo por exemplo...
Depois há também os problemas que ela teve e tem..Dead Pixels...E cenas do género...Mas de resto é uma grande consola.
nandoice 18-01-2007, 20:56 penso que nao ira desaparecer pois ainda da muito € a psp apesar de estar a 200€
mastermib 18-01-2007, 20:56 K tretas pa! Montes de jogos, e qual é o problema de serem ports?? Desde que o jogo seja bom..
O k tem safado a SCE são as vendas de ps2 e psp.
Quanto a DS, nem brinquem. A minha prima teve uma no Natal e dps de olhar para aquilo nao dava 50€ por ela, aida para mais nao gosto da maior parte dos titulos. Quanto à PSP, o que é bom paga-se, voces querem as coisas de borla.. O que é estupido é o preço dos jogos, isso é k é triste.
Eu tenho titulos excelentes para a psp, acho que a qualidade dos jogos não é problema, sebem que ha aí grandes trampas. é o preço das coisas, da consola jogos etc... mas se querem que vos diga se nao deixasse caír comprava outra de novo :)
Vamos la ver... Não é só o preço da consola! Um dos problemas centrais referidos é que comparativamente com a DS (que eu não acho nada de especial e até feia), a PSP não vende jogos, filmes, seja o que for em quantidade suficiente, para que a Sony a considere rentavel. É dado o exemplo de jogos como o Liberty City Stories que foi readaptado para a PS2 para que a editora recuperasse um pouco o investimento que foi feito. E no entanto é um bom jogo. Em Portugal a PSP até pode ter algum sucesso. Mas nós somos uma gota de água nas vendas e a grande fatia do bolo está nos Estados Unidos e na Ásia. Isto é um pouco como aquele ditado... paga o justo pelo pecador porque por melhor sucesso que tenha cá o que interessa à sony são os outros mercados onde existem mais potenciais consumidores e é sobretudo na américa que está tudo muito mau. Para mim a maior parte da estratégia de marketing da PSP está a ser mal conduzida. A saída que eu vejo para esta situação é a sony perder algum dinheiro e meter a consola mais barata tipo 150€ e tentar massificá-la ao máximo, mas aí a situação pioraria porque deixaria de ter toda a rentabilidade e começava a dar prejuízo (que actualmente já dá). E claro, uma coisa que dá prejuizo não interessa a ningém, e a sony pouco se importará com aqueles que gostam da PSP como nós, e gradualmente poderá descontinuar/ matar a PSP e apostar mais na PS3. Também temos de considerar os rumores de uma possivel remodelação da PSP que ainda não foram confirmados e pode ser decisivas nesta questão.
Acho ridiculo o sistema dos jogos chegarem a Platinum tão devagar e a preços altos. Na PS2 passado 6/12 meses os jogos chegam a platinum. E em portugal a oferta de jogos não é assim tão grande, e dos que estão disponíveis na minha opinião no presente só escapam praí uns 15 jogos. O resto ou são jogos muito banais e batidos ou então são autenticas banhadas.
lord_zed 19-01-2007, 09:24 Parece-me que nunca olharam...ou tocaram numa DS LITE....é que a PSP não tem comparação com a DS LITE...nisso estou de acordo com o que foi dito...e sim..tambem preferia que a DS LITE custa-se 50€..e ai sim podiam crer que a PSP ia desta para melhor..alias eu neu compreendo o porque de tanta comparação com a DS..uma serve para jogar, a outra para fazer "coisas".
opiniões....
:-D Parece-me que nunca olharam...ou tocaram numa DS LITE....é que a PSP não tem comparação com a DS LITE...nisso estou de acordo com o que foi dito...e sim..tambem preferia que a DS LITE custa-se 50€..e ai sim podiam crer que a PSP ia desta para melhor..alias eu neu compreendo o porque de tanta comparação com a DS..uma serve para jogar, a outra para fazer "coisas".
opiniões....
"Coisas" lol, a psp serve para TUDO!!e tem grandes jogos mesmo! eu até agora nunca jugei numa DS mas tb pra fazer jogos tipo sudoku (brain training) compro uma revista com palavras cruzadas e pra jugar jogos como Nintendo dogs compro um tamagochi nos chineses!:-D
Opa pra mim a psp é uma grande consola e inda tem todos os extras multimédia!pra mim o problema é a pirataria, e eu tb a faço por que não tenhu dinheiro pra dar 60€ por um jogo qe depois posso nem gostar...o problema acho qe são memo o preço dos jogos, se cada jogo custasse 15/20/25 € no máximo o ppl não andava todo a jogar jogos piratas...
Nem me vou dar ao trabalho de ler... Não se acaba assim com uma consola, mesmo que a psp não venda tanto como o esperado, está a vender muito e não é propriamente um falhanço.
A sega, morreu em parte por ir criando consolas e acessorios que ao fim de pouco tempo eram abandonados e com isso perdeu a confiança dos clientes. A sony não deve ser burra para fazer uma dessas.
Fatalit1-4 19-01-2007, 13:05 A minha opiniao é a seguinte:
Já tive (tenho, mas emprestei-a...talvez para sempre), e digo-vos uma coisa é horrivel jogar qualquer coisa que seja nesta consola...
Tive 3 jogos, o GTA LC, o Ridge Racer e o NFS MW...Nenhum, mas mesmo nenhum me cativou...acho que a sony conseguiu fazer a consola menos ergonomica de sempre...
lord_zed 19-01-2007, 13:45 Para jogar o que se joga na PSP...compra-se 1 PS2 que e só pelo menos 50€ mais barata e tem 1 jogo!!
E com os 50€ que poupas compras 1s quantas revistas de sudoku e tens o melhor de 2 mundos!! ja viste? Os jogos da PSP e da DS!!
:-D
"Coisas" lol, a psp serve para TUDO!!e tem grandes jogos mesmo! eu até agora nunca jugei numa DS mas tb pra fazer jogos tipo sudoku (brain training) compro uma revista com palavras cruzadas e pra jugar jogos como Nintendo dogs compro um tamagochi nos chineses!:-D
Opa pra mim a psp é uma grande consola e inda tem todos os extras multimédia!pra mim o problema é a pirataria, e eu tb a faço por que não tenhu dinheiro pra dar 60€ por um jogo qe depois posso nem gostar...o problema acho qe são memo o preço dos jogos, se cada jogo custasse 15/20/25 € no máximo o ppl não andava todo a jogar jogos piratas...
ninja1200 19-01-2007, 13:51 Parece-me que nunca olharam...ou tocaram numa DS LITE....é que a PSP não tem comparação com a DS LITE...nisso estou de acordo com o que foi dito...e sim..tambem preferia que a DS LITE custa-se 50€..e ai sim podiam crer que a PSP ia desta para melhor..alias eu neu compreendo o porque de tanta comparação com a DS..uma serve para jogar, a outra para fazer "coisas".
opiniões....
São opiniões obviamente. Eu gosto da consola que mais me satisfaça e nem ligo a marcas, e neste aspecto a PSP satisfaz-me plenamente. Acho a PSP uma consola mais adulta que nos permite bastante mais disfrutar de todas as suas capacidades, enquanto que a DS é uma consola mais virada para a camada infantil, com jogos cheios de bolinhas, bonequinhos saltitões, RPG's cheios de histórias coloridas.
Até aqui nada de novo, pois esta ideia não é nova. Sempre foi assim com a Nintendo, e não é por isso que os jogos não deixam de ser divertidos, quanto mais não seja para um gajo mais velho se recordar dos tempos de infância.
Para ser sincero gostava se ter uma DS comprada em 2ª mão, mas apenas porque sei que conseguiria copiar todos os jogos que sairam até ao momento, com os 24Mbits/s que temos hoje em dia, apenas num único dia se assim quisesse, e assim dessa forma podia experimentar e apaga-los.
Opiniões apenas. Nada mais.
lord_zed 19-01-2007, 14:03 Toda a gente diz que a DS é para putos, que os jogos da Nintendo são para canalhada...and so one..mas o que é certo é que quem compra PSPs são os putos...
Por onde quer que vá vejo 1 puto com 1 na mão e quando falo em putos são mesmo putos...miudos que não teem mais de 10 anos..
A DS faz tudo o que a PSP faz...menos correr jogos da PS2....
Mas não digo que com isto seja 1 ma compra, porque não e..simplesmente cada 1 deve ter em conta o que quer jogar!!
Agora quando dizem que a DS é para putos....come one...
ninja1200 19-01-2007, 14:31 Toda a gente diz que a DS é para putos, que os jogos da Nintendo são para canalhada...and so one..mas o que é certo é que quem compra PSPs são os putos...
Bom, no meu local de trabalho temos vários gajos com PSP's. Anda tudo nos 20's e muitos e 30's e poucos. DS's nem uma, e olha que somos várias dezenas...
lord_zed 19-01-2007, 14:47 Não digo que não..eu próprio estive para a comprar...quando comprei a DS!
Simplesmente axo que não se deve generalizar..a maior parte do pessoal que diz que a DS é para putos nem sabe que jogos ha para esta plataforma!! Mas porque teem cores muito vivas e personagens "engraçadas" pumba..é para putos..se tivesse 1 gajo que anda a mafiar carros e aos tiros ja não era para putos...
ninja1200 19-01-2007, 14:55 :-D
"Coisas" (...) pra mim o problema é a pirataria (...)
Não vamos por aí, porque se fosse assim os GameBoys e DS's já teriam "morrido" à nascença, tal é a facilidade de copiar um jogo e de o jogar com o devido harware.
É tão fácil, tão fácil que, a juntar ao facto do ficheiros serem tão pequenos, até numeram os jogos à medida que vão saíndo na net, e não por isso que as consolas deixam de ter tanto sucesso e de dar tanto lucro a nível mundial.
ninja1200 19-01-2007, 14:58 Não digo que não..eu próprio estive para a comprar...quando comprei a DS!
Simplesmente axo que não se deve generalizar..a maior parte do pessoal que diz que a DS é para putos nem sabe que jogos ha para esta plataforma!! Mas porque teem cores muito vivas e personagens "engraçadas" pumba..é para putos..se tivesse 1 gajo que anda a mafiar carros e aos tiros ja não era para putos...
hehehe! :P Certo. Concordo contigo.
Por amor de Deus!
Outra vez a história da Nintendo DS é que não... Já chega!
Deixem-se de ataques à Nintendo e comparações absurdas e inúteis. Não é isso que está aqui em questão. Por favor, limitem-se a discutir o artigo deste tópico. A DS não é para aqui chamada.
Façam criticas construtivas. :)
Para mim a maior parte da estratégia de marketing da PSP está a ser mal conduzida.
A saída que eu vejo para esta situação é a sony perder algum dinheiro e meter a consola mais barata (...) e tentar massificá-la ao máximo, mas aí a situação pioraria porque deixaria de ter toda a rentabilidade e começava a dar prejuízo (que actualmente já dá).
(...) a sony pouco se importará com aqueles que gostam da PSP como nós, e gradualmente poderá descontinuar/ matar a PSP e apostar mais na PS3.
Acho ridiculo o sistema dos jogos chegarem a Platinum tão devagar e a preços altos. Na PS2 passado 6/12 meses os jogos chegam a platinum.
Dogspit, em poucas linhas, disseste tudo (ou quase tudo).
Sem mudanças de mentalidade, que se reflictam em profundas alterações, para mudar o curso da situação actual, penso que não vamos a lado nenhum.
(...) digo-vos uma coisa é horrivel jogar qualquer coisa que seja nesta consola...
(...) acho que a sony conseguiu fazer a consola menos ergonomica de sempre...
Adoro quando se generalizam as coisas desta maneira. Torna tudo tão simples...
Nem me vou dar ao trabalho de te perguntar o porquê... Vir para um tópico lançar postas de pescada, sem quaisquer argumentos que justifiquem o teu desagrado, é dizer mal por dizer.
Mas pegunto-me, porquê comprar um produto, que à partida não é realmente desejado!?
Ou só te apercebeste que ela não prestava, depois de comprado o terceiro jogo? :-D
acho que a pessoa que criou este texto foi bastante clara, mas depois vieram os fanboys e acabou-se...a questão não é existirem bons jogos ou não para a psp, a verdade é que existem, e em quantidade, o problema é que os jogos NÃO VENDEM em quantidades suficientes para tornarem a aposta no sistema lucrativa para as software houses, comparativamente com a DS por exemplo...e e isso a prazo pode poderia pôr em causa a sobrevivência da consola
Contudo, acho que a Sony vai resolver a questão de duas formas:
novo design da PSP, com memória flash e sem UMD, talvez touchscreen, ecrã que seja utilizável ao sol, etc
talvez lançamamento da muito falada SonyEricsson PSP
Soldier#cs.ns 19-01-2007, 15:43 Eu já tive uma DS e até gostei.
Tinha jogos como Super Mario 64 DS, Fifa 2006, Cronicas de Narnia, Mario Kart DS... e eram porreiros, gstei.
Quanto a PSP, o seu preço até é mercido e tem mtos bons jogos embora o seu o preço estrague td...
LOLOLOLOL
:lol:
:banana:
acho que a pessoa que criou este texto foi bastante clara, mas depois vieram os fanboys e acabou-se...
Mas quais fanboys?
Não me interpretem mal, dou-lhe razão em, talvez, 60% daquilo que referiu no artigo.
a questão não é existirem bons jogos ou não para a psp, a verdade é que existem, e em quantidade, o problema é que os jogos NÃO VENDEM em quantidades suficientes para tornarem a aposta no sistema lucrativa para as software houses (...)
E porque será que não vendem?
Que parte do meu post não entendeste?
acho que a pessoa que criou este texto foi bastante clara, mas depois vieram os fanboys e acabou-se...a questão não é existirem bons jogos ou não para a psp, a verdade é que existem, e em quantidade, o problema é que os jogos NÃO VENDEM em quantidades suficientes para tornarem a aposta no sistema lucrativa para as software houses, comparativamente com a DS por exemplo...e e isso a prazo pode poderia pôr em causa a sobrevivência da consola
Uffa... até que enfim alguém percebeu! :-D
A qualidade da PSP NÃO ESTÁ EM CAUSA!! E por favor deixem-se de guerras com a Nintendo DS. O texto só faz a comparação com a DS por causa de ter vendas de jogos superiores à PSP. E não, não acho piada nenhuma à DS, por isso vamos acabar a discussão por aqui. :D
Até se podem vender as PSP's, e os jogos podem ter uma qualidade fenomenal, mas se NÃO SE VENDEREM JOGOS e tudo um pouco que seja relacionado com multimedia para a PSP ela poderá desaparecer porque as software houses/ estúdios de cinema deixam de produzir/ lançar jogos/ filmes, porque não lhes é rentável. E é isto um dos pontos fulcrais do comentário.
Em relação ao preço, já disse tudo o que tinha a dizer no tópico mais acima. É preciso haver uma maior rotatividade na oferta de jogos e seus preços com mais frequência de modo a que jogos desçam de preço mais rápido.
Cumps.
a resposta e simples,as pessoas estao fartas de jogos"iguais"que saem todos dias,querem inovaçao,e a resposta é simples NINTENDO,A DS E A WII sao as unicas que inovaram,é por isso que vao ter sucesso.vejam as vendas!atencao nao sou fan boy,ate pq ja tive a psp,ps2,simplesmente os jogos acabam por cansar,exprimentem um jogo na ds(puro vicio)
a resposta e simples,as pessoas estao fartas de jogos"iguais"que saem todos dias,querem inovaçao,e a resposta é simples NINTENDO,A DS E A WII sao as unicas que inovaram,é por isso que vao ter sucesso.vejam as vendas!atencao nao sou fan boy,ate pq ja tive a psp,ps2,simplesmente os jogos acabam por cansar,exprimentem um jogo na ds(puro vicio)
Não deixas de ter uma certa razão naquilo que disseste acerca da Nintendo.
Mas também te digo, não estou nada arrependido pela decisão que tomei, há quase um ano atrás, quando decidi comprar a PSP. :)
Ainda não me cansei e, cada vez que compro um novo jogo são horas e horas de vício.
Em relação à Nintendo e, mais especificamente, em relação à DS vou te ser sincero.
Não tenho nada contra a consola, nem vejo razão alguma para estar a dizer mal dela (consola) ou dos jogos disponíveis.
É como disse, são gostos, são preferências, são opções.
Eu, se pudesse, comprava as duas. Mas, infelizmente, não seria nada fácil estar a sustentar ambas as consolas ao mesmo tempo, porque os custos da alimentação (leia-se jogos) delas não é propriamente barata. :-D
Por isso tive de optar.
Nunca tive uma DS nas mãos, mas não consigo acreditar que milhares de fãs desta consola estejam errados acerca da mesma, quando os vejo a defendê-la com unhas e dentes, por esse mundo fora. :D
Já a Wii também me parece bastante divertida/inovadora. Mas isso já outro tema de conversa.
Já tive uma ds nas mãos (não a lite, mas o tambolho que é a original) e realmente pareceu-me muito interessante jogar naquilo.
Pegar na caneta e jogar uns mini-jogos do mario 64 enquanto se está numa fila, deve ser bem agradável.
Já chega de fundamentalismos e fanatismos! O tópico foi aberto para as pessoas fazerem um comentário a esta situação e já está bastante off-topic... agradeço que comentem apenas o texto e o teor do comentário do Wragster.
Para o pessoal que é fanboy da nintendo DS e que não tenha nada a acrescentar de útil, pff que vá para respectiva secção e que guardem os comentários infelizes para si.. >(
E não digam que a pirataria não influencia este problema de falta de venda de jogos, porque influencia. Acho que todos estão a menosprezar a facilidade com que a palavra se espalha. Um tipo compra uma PSP, começa a rodar lá a pirataria, um amigo vê e partilha a descoberta ao resto do grupo e depois toda a gente quer piratiar, lógico! E já existem centenas de sites a explicar passo a passo o que fazer para correr os backups. Todos os dias só se abrem tópicos de como fazer downgrade, como correr backups... não só aqui neste forúm, mas em pelo menos mais 3/ 4 foruns que frequento... querem mais?
E não digam que a pirataria não influencia este problema de falta de venda de jogos, porque influencia. Acho que todos estão a menosprezar a facilidade com que a palavra se espalha. Um tipo compra uma PSP, começa a rodar lá a pirataria, um amigo vê e partilha a descoberta ao resto do grupo e depois toda a gente quer piratiar, lógico!
Claro. Sai mais barato e cómodo assim do que recorrer aos preços (nada simpáticos) dos jogos oficiais, que muitas vezes nem se encontram à venda em loja alguma. :rolleyes:
Baixem os preços...
nandoice 19-01-2007, 19:14 Já chega de fundamentalismos e fanatismos! O tópico foi aberto para as pessoas fazerem um comentário a esta situação e já está bastante off-topic... agradeço que comentem apenas o texto e o teor do comentário do Wragster.
Para o pessoal que é fanboy da nintendo DS e que não tenha nada a acrescentar de útil, pff que vá para respectiva secção e que guardem os comentários infelizes para si.. >(
E não digam que a pirataria não influencia este problema de falta de venda de jogos, porque influencia. Acho que todos estão a menosprezar a facilidade com que a palavra se espalha. Um tipo compra uma PSP, começa a rodar lá a pirataria, um amigo vê e partilha a descoberta ao resto do grupo e depois toda a gente quer piratiar, lógico! E já existem centenas de sites a explicar passo a passo o que fazer para correr os backups. Todos os dias só se abrem tópicos de como fazer downgrade, como correr backups... não só aqui neste forúm, mas em pelo menos mais 3/ 4 foruns que frequento... querem mais?
concordo um pouco com a tua opiniao pois a pouca venda de jogos da PSP influencia uma pouco o desenvolminento da propria em portugal!!!
Já chega de fundamentalismos e fanatismos! O tópico foi aberto para as pessoas fazerem um comentário a esta situação e já está bastante off-topic... agradeço que comentem apenas o texto e o teor do comentário do Wragster.
Que eu saiba a concorrencia é um dos factores que pode ajudar a acaba com uma consola....:lol:
A DS tem tanto ou mais peso neste assunto que a pirataria por exemplo
Fatalit1-4 19-01-2007, 21:08 Adoro quando se generalizam as coisas desta maneira. Torna tudo tão simples...
Nem me vou dar ao trabalho de te perguntar o porquê... Vir para um tópico lançar postas de pescada, sem quaisquer argumentos que justifiquem o teu desagrado, é dizer mal por dizer.
Mas quais argumentos??
Tive uma e dei minha opiniao...argumentos??? emprestei-a e nao mais a quero ver...
Mas pegunto-me, porquê comprar um produto, que à partida não é realmente desejado!?
Ou só te apercebeste que ela não prestava, depois de comprado o terceiro jogo? :-D
Sim. Comprei-a logo quando saiu. Embora me tivesse informado como é logico, nao correspondeu ao que queria numa consola (jogar jogos)...
Quanto aos jogos...alguem te disse que comprei algum??? ou es a maya...e advinhas...
PS: antes de ficares tao agressivo com as pessoas pensa um bocadinho...simples ficou pra mim...;)
cumps.
Mas quais argumentos??
Tive uma e dei minha opiniao...argumentos??? emprestei-a e nao mais a quero ver...
Geralmente, quando não se gosta de alguma coisa, é por algum motivo.
Nestes casos, damos uma opinião negativa, sustentada pelas respectivas razões de desagrado.
Digo eu... :paranoid:
Quanto aos jogos...alguem te disse que comprei algum??? ou es a maya...e advinhas...
Sem comentários. :D
manipulo 19-01-2007, 21:55 Toda a gente diz que a DS é para putos, que os jogos da Nintendo são para canalhada...and so one..mas o que é certo é que quem compra PSPs são os putos...
Por onde quer que vá vejo 1 puto com 1 na mão e quando falo em putos são mesmo putos...miudos que não teem mais de 10 anos..
A DS faz tudo o que a PSP faz...menos correr jogos da PS2....
Mas não digo que com isto seja 1 ma compra, porque não e..simplesmente cada 1 deve ter em conta o que quer jogar!!
Agora quando dizem que a DS é para putos....come one...
Raramente vejo adultos com DS ( a jogar em publico nunca .. vi uma ou duas vezes naquelas cenas de demonstração ) enquanto com psp ... quantos queres ..
A psp é mais que uma consola .. a DS até pode fazer quase tudo o que uma psp faz mas .. a psp é que foi pensada de modo nativo para as desenpenhar .
Nintendo sempre foi e será associada a um publico mais novo .
Basta olhar o catálogo dos jogos .
LOL
essa cena de ds = putos e psp = adultos é tão verdadeiro como calças = homens e cabelo comprido = mulheres. faz 1 sondagem sobre a idade do ppl daqui do forum que tem uma DS, pode ser que fiques surpreendido.
Catalogo de jogos? Metroid, Castlevania, Final Fantasy, NFS, FIFA, Zelda, AoE, Clubhouse games, etc. etc.
Jogos como Super Mario e Donkey Kong não podem ser considerados jogos para putos, eu ja jogava Super Mario World ha uns 15 anos atrás e ainda não perdi o vício :-D e o Donkey Kong ja anda ai ha uns 25 anos (tal como o Mario noutras plataformas).
Ainda gostava de saber o que é que a DS tem a ver com o fracasso da PSP...se vende mais é porque os consumidores consideram-na melhor. No meu caso, comprei uma DS porque é a única que me oferece jogos diferentes daqueles que posso jogar no PC. Excluindo o GT, Tekken e mais meia-duzia de jogos, o resto dos titulos da PSP podem ser jogados noutra plataforma (MGS posso jogar no Game Cube). Mas isto sou eu, os outros lá saberão o que procuram numa consola...
XBOX360 0.33m Japan
5.18m Americas
2.88m Others TOTAL 8.39m
WII 1.28m Japan
1.43m Americas
0.96m Others TOTAL 3.67m
PS3 0.64m Japan
0.94m Americas
0.00m Others TOTAL 1.58m
NEW!! Handheld Wars:
DS 14.64m Japan
10.54m Americas
10.82m Others TOTAL 36.00m
PSP 4.97m Japan
7.71m Americas
7.63m Others TOTAL 20.31m
A DIFERENCA DE VENDAS DA PSP PARA A DS SAO DE 16 MILHOES,COISA POUCA
Goremageddon 19-01-2007, 23:15 Bem sendo que isto se tá a tornar num tópoco PSP vs DS, devo dizer em primeiro lugar que até acho esta, uma discussão bastante saudável, se não incluir fanatismos nem para um lado nem para outro...Devo dizer que a nível de consolas sempre fui um bocado contra a Sony, pela sua maneira de fazer as coisas... Devo também dizer que a minha primeira consola foi uma NES e obviamente me virou para o mundo da Nintendo...Ainda hoje jogo o Super Mario com emuladores...só para ouvir aqueles midi fenomenais.:-D
Devo também dizer que quando saiu a Game Gear (não acompanhei muito o gameboy) e depois o meu primo a comprou fiquei completamente parvo com as capacidades daquela máquina que poderíamos transportar para todo o lado (dentro de uma mochila, claro (que aquilo ainda pesava de caraças:lol:).
Mais tarde começaram a sair outras portáteis.
Numa altura em que odiava a Sony por ter feito o que fez à Nintendo (eu era fanboy literal da Nintendo), a Sony acaba por lançar a PSP...Devo dizer que fui o primeiro a correr para as lojas no dia de lançamento para experimentar...Ainda me lembro que joguei um jogo qualquer de NBA...e me passei com aquilo..Só pensava no raio da consola...O preço no entanto, ASSUSTOU-me...MUITO...mesmo...Deixou-me bastante de pé atrás, e ainda eu não sabia daqueles problemazitos dos Dead Pixels... Depois a Nintendo lança a DS...mas não simpatizei muito...Bastante quadrada (por um lado relembrava os velhos tempos) e o ecrã era demasiado pequeno...Mas por sorte não era um só, mas sim dois...E brincava-se com uma espécie de caneta de plástico chamada stylus...mm.Achei a ideia interessante...Mas joguei..e depois de váriso updates na minha cabeça acerca de qual das duas era interessante...Resolvi por a PSP em primeiro lugar...Passados uns tempos sai a DS Lite...E sai um SUper Mário Novo (NSMB)!!! Não esperei e comprei-a no dia em que saiu cá...Nem hesitei...Joguei o NSMB...Mais uma vez adorei...Mas aquela ideia da PSP mantinha-se...
A minha namorada tinha adorado a DS Lite...O Warioware punha-nos a fazer cenas por tudo o que era sítio...lol...EU a falar para um dálmata e a mandá-lo sentar e toda a minha familia sorria (se calhar pensavam que eu andava a fumar daquilo)...Mas quano viam o cao a obedecer abriam a boca e os olhos.:wow:. Comecei a vir ver mais a parte de consolas aqui do forum e comecei a ver que a PSP poderia nao ficar assim tao cara como isso...(Se é que me entendem)...Comecei a pensar naquilo todos os dias...Sempre...Até que agora estou aqui À espera que uma desça uns 10 euros insignificantes para me poder agarrar a uma...A minha DS...Tá com a minha namorada...Normalmente visito o WarioWare...e o SUper Mario (que posso fazer????O homem teve na minha infancia:007:)...
Com isto tudo penso que referi aquilo que acho que faz a PSP perder um pouco (não relativamente a nada nem a ninguém...I´m Not a fanboy Anymore)...
O preço..
A pirataria.
Estas duas palavras...quer queiram quer não influenciaram-me completamente...Uma a não comprá-la inicialmente...E outra a estar com ideias de comprá-la agora.
(Espero não ter sido muito chato..Mas apeteceu-me escrever...)
Mais fácil do que piratear uma NDS não pode haver :D (if ya know what I mean...)
ninja1200 20-01-2007, 02:10 (...)
Sim, eu sei... escreveste muito mais do que o quote em cima lol ;) ...mas não podia transcrever tudo e nem me está a apetecer estar a subdividir o texto :P
Escreveste de acordo com aquilo que pensas, sem tomar partido por nenhum dos lados. Estiveste bem.
Também acho bem discutirmos estas duas consolas. faz todo o sentido, pois são as duas pertencentes ao mesmo segmento. Ambas tentam conseguir a sua parte do mercado, logo se a PSP é um fracasso (o que eu não acho absolutamente), a outra parte, a DS, terá obrigatoriamente de ser chamada para a conversa.
Não concordo com o teu comentário em relação à pirataria. Parece que estás a culpar a pirataria por qualquer falta de lucros associada à comercialização da consola. O problema, pelo menos na dimensão que no tópico é referido, a meu ver também não elucidativo da realidade, não pode estar apenas relacionado com a pirataria, pois como deves saber, e como já foi referido aqui várias vezes, também afecta e muito a DS, tais como os outros Gameboys anteriores e no entanto vende-se aos milhões sem que pareça ser afectada minimamente.
Só posso dizer que estou a curtir a PSP largamente desde há um ano para cá, e mesmo na eventualidade da consola acabar prematuramente, o que não acredito para já, irei na mesma continuar a curtir, pois para além dos jogos todos que já saíram e vão sair, ainda tenho o jogos da PSX que posso emular, os filmes que posso ver, as músicas que posso ouvir, e todos os grandes homebrews que andam por aí.
É e sempre será uma "grande" consola.
Fiquem!
freakdahouse 20-01-2007, 04:43 Eu cá ja vendi a minha, fartei-me da ergonomia dela, dos jogos, do underclock do processador, e do arrastamento que o ecrã tinha, quando sair uma nova talvez volte a investir numa coisa dessas. Tanta potencialidade desperdiçada.
Eu cá ja vendi a minha, fartei-me da ergonomia dela, dos jogos, do underclock do processador, e do arrastamento que o ecrã tinha, quando sair uma nova talvez volte a investir numa coisa dessas. Tanta potencialidade desperdiçada.
Só te esqueceste mesmo de retirá-la da lista de consolas que tens na tua assinatura. :P
EDIT: Ou então não...!
o que ele tem na assinatura é o historial de consolas...
o que ele tem na assinatura é o historial de consolas...
Roger that. :)
Fim do off-topic.
Eu cá ja vendi a minha, fartei-me da ergonomia dela, dos jogos, do underclock do processador, e do arrastamento que o ecrã tinha, quando sair uma nova talvez volte a investir numa coisa dessas. Tanta potencialidade desperdiçada.
realmente aqele peqeno arrastamento do ecra em ALGUNS jogos encomoda pra qem ta abituado a uma 360..mas so consigo ver se jugar à noite no escuro, por isso não é nada demais.. ja agora o qe é o underclock do processador? é que o novo firmware (3.03OE-A) já dá pra alterar a velocidade...
Blue_Ray 20-01-2007, 17:35 Como ja foi dito o principal problema sao os preços, tanto da consola como dos jogos. neste momentos 150€(ou menos) seria o ideal, e o preço dos jogos nunca deveria ultrapassar os 40€, estamos a falar de uma portatil, que, para a qual, segundo alguns dizem, é simples desenvolver( pelo menos foi o que li).
freakdahouse 20-01-2007, 19:44 realmente aqele peqeno arrastamento do ecra em ALGUNS jogos encomoda pra qem ta abituado a uma 360..mas so consigo ver se jugar à noite no escuro, por isso não é nada demais.. ja agora o qe é o underclock do processador? é que o novo firmware (3.03OE-A) já dá pra alterar a velocidade...
Falas do firmware oficial ou daqueles do dark alex? Eu falo no underclock porque por exemplo, basta pegar no GTA liberty city pra ver a diferença que há em jogar com o clock a 266mhz e jogar a 333mhz e é uma pena ver isso a acontecer quando não havia necessidade:P
Falas do firmware oficial ou daqueles do dark alex? Eu falo no underclock porque por exemplo, basta pegar no GTA liberty city pra ver a diferença que há em jogar com o clock a 266mhz e jogar a 333mhz e é uma pena ver isso a acontecer quando não havia necessidade:P
o firmware que eu estou a falar é do dark-alex,:P mas qual é a diferença dos jogos a rodar com o clock em 333mhz?é os loadings ou o arrastamento?
freakdahouse 20-01-2007, 22:02 Ganhas nos loadings e nos FPS's :)
Ganhas nos loadings e nos FPS's :)
ah mas tb pra psp so tens 1 FPS :-D (pelo menos qe eu conheça) ,axo qe e o medal of honor.
ja nos loadings e um bocado xato mas tirando o wwe 2006 qe demora pai 15min pra arrancar o jogo :wow: , e so mais uns segundos..
Sephiroth_zer0 21-01-2007, 14:24 os fps's que ele keria chegar era frame per second e nao first person shooter, penso eu :007:
monkeydluffy 21-01-2007, 14:34 o problema da psp não é não vender consolas, é não vender jogos acho eu, porque a pirataria nesse sistema é easy easy de executar... e quando assim é costuma ser a morte do sistema...já aconteceu com algumas consolas no passado como por exemplo a dreamcast e a sega saturn creio...
é assim, há alguns jogos originais que vendem, mas os com nomes menos sonantes estão destindos a apanharem pó nas prateleiras...
Creio que a psp no inicio de vida pode ter tido mais sucesso e mais jogos feitos especifivamente para esse sistema que na actulidade devido a esse facto mesmo, na altura não se esperava talvez tanta pirataria...
esperemos que eu esteja errado porque acho que a psp é uma consola cheia de potencialidades...
o problema da psp não é não vender consolas, é não vender jogos acho eu, porque a pirataria nesse sistema é easy easy de executar... e quando assim é costuma ser a morte do sistema...já aconteceu com algumas consolas no passado como por exemplo a dreamcast e a sega saturn creio...
é assim, há alguns jogos originais que vendem, mas os com nomes menos sonantes estão destindos a apanharem pó nas prateleiras...
Creio que a psp no inicio de vida pode ter tido mais sucesso e mais jogos feitos especifivamente para esse sistema que na actulidade devido a esse facto mesmo, na altura não se esperava talvez tanta pirataria...
esperemos que eu esteja errado porque acho que a psp é uma consola cheia de potencialidades...
Lá está o que eu queria dizer à uns posts atrás! É relativamente fácil piratiar a PSP... a única coisa que é preciso comprar é um memory stick (que se encontra logo em qualquer loja ao virar da esquina) que tenha alguma capacidade (um cartão de um giga custa uma média de 30€), ter uma PSP com o firmware inferior ao 2.71 (os outros é só uma questão de tempo até ser descoberto um exploit que permita o downgrade/downdate..), ter um mínimo de conhecimentos de informática e voilá!!
Na DS é tão fácil de piratiar igualmente, só que temos de ter em conta alguns factores.. não se arranja com tanta facilidade o cartucho/ adptador para poder lá meter os ROM's. E lá está, a grande fatia dos consumidores da DS são inevitavelmente o público mais novo (crianças), e essas claro não têm ainda os conhecimentos ou a vontade de piratiar a DS, visto que os jogos são comprados pelos pais, familiares, ou oferecidos, etc...
A PSP por ser geralmente comprada por pessoal mais graúdo, está mais sujeita a padecer deste problema que pode ditar o fim da sua existência a par dos outros factores que vêm sendo expostos nesta thread :007:
Fatalit1-4 21-01-2007, 22:55 É triste que continuem a inssistir que a DS esta "virada" para as crianças...
E lá está, a grande fatia dos consumidores da DS são inevitavelmente o público mais novo (crianças)
Seguramente mais de metade dos consumidores são indivíduos de idade inferior a 13 anos... E não sou eu que o digo, mas sim diversos estudos de mercado feitos sobre esta temática. Por isso é inevitável a atribuição da DS ao público mais novo não implicando isso que a DS seja só orientada para crianças. Existem vários títulos que gosto imenso.. Zelda, Metroid prime, Castlevania etc. O facto de a DS ser para um sector etário mais novo não impede as pessoas mais velhas de a comprar não é? Tu próprio tens uma e sentes-te satisfeito penso eu..:007:
Mais uma vez não sejamos fanboys e aceitemos os factos como eles são.
Seguramente mais de metade dos consumidores são indivíduos de idade inferior a 13 anos... E não sou eu que o digo, mas sim diversos estudos de mercado feitos sobre esta temática. Por isso é inevitável a atribuição da DS ao público mais novo não implicando isso que a DS seja só orientada para crianças. Existem vários títulos que gosto imenso.. Zelda, Metroid prime, Castlevania etc. O facto de a DS ser para um sector etário mais novo não impede as pessoas mais velhas de a comprar não é? Tu próprio tens uma e sentes-te satisfeito penso eu..:007:
Mais uma vez não sejamos fanboys e aceitemos os factos como eles são.
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=108796
PSP = masculinidade/virilidade/wtv...
yeah, right
EDIT: dizes que a PSP é fácil de piratear, se soubesses o quao facil é piratear os jogos da DS...só tens de comprar um R4DS ou um M3Simply, um cartão MicroSD e um leitor de cartoes. Depois so precisas de sacar os roms, descompacta-los e copia-los para a raiz do cartao. Tao simples quanto isso e nao precisas de usar artimanhas como na PSP.
Isto já se tornou numa daquelas threads que, quando já estiver bem enterrada e esquecida, não me trará saudades nenhumas. :)
O que é interessante é que vejo muito mais crianças a jogar PSP na rua do que DS, mas se calhar sou só eu.
Eu tenho as duas, e a DS ganha por duas razões.
1 - Os jogos da DS custam 40 euros (os mais caros), os da PSP 60 euros.
2 - Se quero jogar PES ou GTA jogo na PS, não preciso de PSP para nada. Por outro lado jogos como Brain Training (não...não é um sudoku) ou Animal Crossing surpreendem pela diferença, e podem ser jogados 10 minutos de cada vez, para descontrair.
A PSP dá para fazer outras coisas, mas para ouvir música prefiria andar um ipod nano......PSP para música é grande (e fragil) demais.
Isto já se tornou numa daquelas threads que, quando já estiver bem enterrada e esquecida, não me trará saudades nenhumas. :)
JAAT, também não me agrada o rumo que esta thread tomou. :( Abri este tópico com boas intenções, mas infelizmente é inevitável que hajam estas comparações entre a DS e a PSP, uma vez que lutam no mesmo ramo e pertencem ao mesmo segmento. É saudável que haja uma discussão sensata do assunto, mas isso é difícil de conseguir visto que as opiniões e os gostos serão sempre diferentes...
O user Jintro fez a referencia a um tópico que eu acho que o comentário inicial lá feito tem muita razão... mas também posso fazer referencia a outros sites que dizem o contrário! lá está... é difícil manter a integridade do tópico devido a estas e tantas outras divergências.. o mais sensato será encerrar o tópico, porque não acredito mais na utilidade informativa/ opinativa do mesmo.
nandoice 22-01-2007, 00:09 é uma guerra acesa!
Falar da DS é importante para perceber porque é que a PSP está a falhar. É um dos factores principais, como é que o queriam manter fora da discussão?
nandoice 22-01-2007, 00:15 Falar da DS é importante para perceber porque é que a PSP está a falhar. É um dos factores principais, como é que o queriam manter fora da discussão?
onde falha a PSP? eu nao tenho nem uma nem outra, mas acho a DS com um ecran um pouco pequeno...
onde falha a PSP? eu nao tenho nem uma nem outra, mas acho a DS com um ecran um pouco pequeno...
A DS não foi feita para o WOW factor. A PSP é linda, com um ecrã espectacular, ficas maravilhado. A DS não....tem um ecrã pequeno, nada impressionante. Os gráficos também não são nada de especial.
O problema é que a consola ser bonita só conta nos primeiros tempos (como as mulheres). A partir daí o que conta é o substacto e para mim a PSP tem pouca personalidade..
blastarr 22-01-2007, 00:25 Sub... quê ? :lol:
lammer.pt 22-01-2007, 00:28 Já chega de fundamentalismos e fanatismos! O tópico foi aberto para as pessoas fazerem um comentário a esta situação e já está bastante off-topic... agradeço que comentem apenas o texto e o teor do comentário do Wragster.
Se a PSP não fosse pirateavel nem a tinha comprado. Agora vê lá quantos não pensam como eu (e não são assim tão poucos)
Sub... quê ? :lol:
Jà que não conheces a expressão eu traduzo. Não tem "sumo". Como sempres trazes muito valor acrescentado à discussão...
blastarr 22-01-2007, 00:37 Jà que não conheces a expressão eu traduzo. Não tem "sumo". Como sempres trazes muito valor acrescentado à discussão...
Sim, eu não conheço... uma palavra que não existe.
Mas se quiseres confirmar (http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx)...
nandoice 22-01-2007, 02:41 eu gostava de testar a duas consolas pessoal/ para ver qual a diferença entre uma e outra... seria porreiro!
Sephiroth_zer0 22-01-2007, 19:15 e assim eu tenho agora mais que nunca, tenho dúvidas em relação a comprar psp, eu tive a ver e por incrível que vos possa pareçer a ds tem muitos títulos que adoraria jogar, mais do que a psp tem(pelo menos até a data, e segundo o conhecimento que tenho), eu como adoro rpg's e a ds tem já uma boa dose de rpg's brutais já lançados, ou a caminho, e se for ver os da psp...bem digo-vos que pelo menos a mim metade deles pouco me dizem, tlv ff:CC , FFT e ff 1 e 2, e poucos mais mesmo, mas a grande questão que para mim leva a psp um pouco com vantagem é tudo o que ela pode fazer, ora emuladores de gba, snes, psx, n64, muitos dizem, ah mas podes jogar isso no pc, e verdade, mas andar a jogar com eles na psp deve ter outro sabor, e não só jogos, também ler mangas, etc, coisas que senão me engano a ds não consegue.
consegue sim senhor, basta dares uma olhadela no topico do homebrew no subforum da nintendo :)
lord_zed 23-01-2007, 09:41 Continuo na minha a.. DS so não tem jogos da PS2....e quanto ao aspecto..ja olharam bem para a Lite??
E sim, axo que 1 dos principais factores que leva a PSP estar no estado em que esta é a DS..
|
|