darkslayer
16-01-2007, 03:14
pessoal tenho um portatil para instalar um so mas qual? ele é um celeron 416mhz com 112 de ram.qual instalo?sera que aguenta com o xp home edition ou meto outro? se sim qual?
|
View Full Version : que sistema operativo? darkslayer 16-01-2007, 03:14 pessoal tenho um portatil para instalar um so mas qual? ele é um celeron 416mhz com 112 de ram.qual instalo?sera que aguenta com o xp home edition ou meto outro? se sim qual? Mitch 16-01-2007, 03:34 xp nisso vai ser um martírio... CR_ 16-01-2007, 11:59 Passa por aqui: http://www.techzonept.com/forumdisplay.php?f=98 Aconselho Debian + XFCE JPBImpe 16-01-2007, 13:07 xp nisso vai ser um martírio... Qd saiu o Xp ainda andava com um Celeron A a 300Mhz e 192 MB de RAM e era bem fixe :D agora a sério, experimenta o Ubuntu versão xfce (Xubuntu). astrisko 16-01-2007, 20:06 Também apostava no Xubuntu, mas mesmo este não sei se correrá bem nesse sistema, podes sempre tentar o Damn Small Linux... Vai de roda 16-01-2007, 22:55 A minha opinião podes instalar o xp,mas não te aconselho a instalar o sp2. Abraço:) JPBImpe 17-01-2007, 13:08 Pois, o SP2 traz as suas benesses mas em contrapartida torna o bicho uma arrastadeira... ShadeX 17-01-2007, 20:50 pessoal tenho um portatil para instalar um so mas qual? ele é um celeron 416mhz com 112 de ram.qual instalo?sera que aguenta com o xp home edition ou meto outro? se sim qual? Instalei no fim de semana o XP num K6 2 350. A unica diferença era que tinha 256MB. Até fiquei admirado, com um HD do tempo da pedra fazia boot em 30s... ... hmmm, esqueci-me de mencionar que era um XP nLite'ed :D Faz toda a diferença... Olhem, leia o tutorial que começo a publicar amanhã, hoje já não dá tempo. edit: Pois, o SP2 traz as suas benesses mas em contrapartida torna o bicho uma arrastadeira... Tens alguma maneira de fundamentar isso que dizes ou é só o que ouviste do tio da prima da cunhada do bacano que bebe uns cafés na tasca á noite? É que tanto quanto me lembro a unica coisa que o SP2 muda é os half-open connections e isso só não mete de volta ao "modo" anterior quem não quiser. Bazuka 18-01-2007, 00:13 Tens alguma maneira de fundamentar isso que dizes ou é só o que ouviste do tio da prima da cunhada do bacano que bebe uns cafés na tasca á noite? É que tanto quanto me lembro a unica coisa que o SP2 muda é os half-open connections e isso só não mete de volta ao "modo" anterior quem não quiser. pode nao ter ele mas tenho eu, o xp instalado de novinho, instalado so com os drivers da motherboard e gráfica, tava-me a ocupar quase nem 90M de cargas de transacções, instalei-lhe o sp2 foi logo para os 140~150, alem de o boot demorar o dobro JPBImpe 18-01-2007, 13:02 Instalei no fim de semana o XP num K6 2 350. A unica diferença era que tinha 256MB. Até fiquei admirado, com um HD do tempo da pedra fazia boot em 30s... ... hmmm, esqueci-me de mencionar que era um XP nLite'ed :D Faz toda a diferença... Olhem, leia o tutorial que começo a publicar amanhã, hoje já não dá tempo. edit: Tens alguma maneira de fundamentar isso que dizes ou é só o que ouviste do tio da prima da cunhada do bacano que bebe uns cafés na tasca á noite? É que tanto quanto me lembro a unica coisa que o SP2 muda é os half-open connections e isso só não mete de volta ao "modo" anterior quem não quiser. Pelo que me lembro, ele tornava-se mais lento. De resto não é só a minha opinião nem do tio da prima da cunhada do bacano que bebe uns cafés na tasca á noite: http://www.short-media.com/review.php?r=265 A comparison between the Service Pack 1 clean install and Service Pack 2 clean install shows 4 extra processes and 42 extra megabytes added to SP2 on the test system. De qq modo o SP2 não cheguei a instalar no p2-300. Foi já no tempo do P4 1.8 com 256MB. ShadeX 18-01-2007, 13:28 Pelo que me lembro, ele tornava-se mais lento. De resto não é só a minha opinião nem do tio da prima da cunhada do bacano que bebe uns cafés na tasca á noite: http://www.short-media.com/review.php?r=265 De qq modo o SP2 não cheguei a instalar no p2-300. Foi já no tempo do P4 1.8 com 256MB. Essa review só reforça a minha posição. Então o reviewer está preocupado com os miseros % que o SP2 consome mas não sabe de onde eles vêm? Uma coisa é dizerem que o SP2 "as is" trás coisas que atrasam/carregam o sistema. Outra é dizer que elas têm lá de estar. Ou porque é que algumas lá estão e devem estar. Eu tambem posso dizer que os drivers 45.53 são 1000 e tal 3D Marks mais rápidos que os 60/70/80.xx na minha GT4Ti4200. Convem é fazer como a nVidia e "omitir" como foi ganha essa velocidade "extra" e todos os bugs que foram resolvidos. E se a velocidade é assim tão fulcral que não podem mesmo perder os poucos % de performance para resolver uma tonelada de problemas a solução é simples. nLite, matam o SFC/WFP, o System Restore, o Windows Update, O Indexing Service, o DEP, os "visual enhancements" e mais uma ou outra duzia de inutilidades. Fica mais rápido que o SP1- alguma foi. Btw, o comentário na review á firewall é triste. Se ele acha a do Windows má, força nisso, é só desligar. E depois pode comprar um router, habilitar-se ao próximo worm ou meter outra firewall qqr. JPBImpe 18-01-2007, 15:32 ShadeX, se te lembrares estamos a falar sobre a instalação de um XP SP2 num portátil, Celeron 416MHZ com 112MB de RAM. A este nível quaisquer % contam muito. É preciso enquadrar as coisas e não andar a atacar as pessoas sem se analizar as situações. É óbvio que em máquinas actuais, com processadores e RAM muito melhores e mais rápidas essa diferença de performance é negligenciável. E ninguêm põe em dúvida que o SP2 tráz benefícios. BTW, eu tb uso o XP SP2 e n tenho nada contra ele. darkslayer, n terás possibilidade de instalar mais um módulo de memória? Se quiseres posta aí as definições da máquina (pelo modelo deve chegar-se lá) e a malta dá uma ajuda. Com essa memória desaconselho totalmente o Windows XP, mas se conseguisses ter uns 256MB era uma maravilha. ShadeX 18-01-2007, 19:26 ShadeX, se te lembrares estamos a falar sobre a instalação de um XP SP2 num portátil, Celeron 416MHZ com 112MB de RAM. Eu não me esqueci. O que talvez não tenha dito, por já estar tão habituado que nem noto, é que um XP SP2 modificado via nLite e sem certas coisas como as que referi, fica-te prai em 60MB de RAM. Volto a dizer, o facto de o SP2 trazer certas coisas não implicar que tenhas de levar com elas. Podes ter as melhorias sem ter a "tralha". Vai de roda 19-01-2007, 10:30 Essa review só reforça a minha posição. Então o reviewer está preocupado com os miseros % que o SP2 consome mas não sabe de onde eles vêm? Uma coisa é dizerem que o SP2 "as is" trás coisas que atrasam/carregam o sistema. Outra é dizer que elas têm lá de estar. Ou porque é que algumas lá estão e devem estar. Eu tambem posso dizer que os drivers 45.53 são 1000 e tal 3D Marks mais rápidos que os 60/70/80.xx na minha GT4Ti4200. Convem é fazer como a nVidia e "omitir" como foi ganha essa velocidade "extra" e todos os bugs que foram resolvidos. E se a velocidade é assim tão fulcral que não podem mesmo perder os poucos % de performance para resolver uma tonelada de problemas a solução é simples. nLite, matam o SFC/WFP, o System Restore, o Windows Update, O Indexing Service, o DEP, os "visual enhancements" e mais uma ou outra duzia de inutilidades. Fica mais rápido que o SP1- alguma foi. Btw, o comentário na review á firewall é triste. Se ele acha a do Windows má, força nisso, é só desligar. E depois pode comprar um router, habilitar-se ao próximo worm ou meter outra firewall qqr. Pois é só que para fazeres isso então é preferivel não instalar o sp2,e mais não vou dizer que o sp2 não seja preciso mas em vez de fazer o que dizes prefiro não instala-lo,visto que com uma serie de coisas instaladas depois do windows,o proprio windows começa a ficar cheio de remendos e quanto mais inventar pior. Sou mesmo da opinião que por o windows xp dá eu tenho um outro pc antigo um pentium 3 de 500mhz e trabalha bem com o xp sem o sp2 se a ideia é por o sp2 mais um bocadinho de memória e o caso está resolvido. Abraço JPBImpe 19-01-2007, 12:28 Eu não me esqueci. O que talvez não tenha dito, por já estar tão habituado que nem noto, é que um XP SP2 modificado via nLite e sem certas coisas como as que referi, fica-te prai em 60MB de RAM. Volto a dizer, o facto de o SP2 trazer certas coisas não implicar que tenhas de levar com elas. Podes ter as melhorias sem ter a "tralha". Então ensina ao utilizador comum a utilizar o nlite, o que é core e o que é tralha. N te esqueças é q o que é tralha para ti pode não o ser para ele. Além de que uma das... hummm... virtudes? ... do XP é a quantidade de tralha que vem lá metida, que pode ser útil a uns e menos útil a outros. Como diz o Vai de Roda, mais RAM e tá a andar de mota. Vai de roda 19-01-2007, 15:28 Então ensina ao utilizador comum a utilizar o nlite, o que é core e o que é tralha. N te esqueças é q o que é tralha para ti pode não o ser para ele. Além de que uma das... hummm... virtudes? ... do XP é a quantidade de tralha que vem lá metida, que pode ser útil a uns e menos útil a outros. Como diz o Vai de Roda, mais RAM e tá a andar de mota. Sem dúvida acho que é a melhor opção:) Abraço ShadeX 19-01-2007, 19:25 visto que com uma serie de coisas instaladas depois do windows,o proprio windows começa a ficar cheio de remendos e quanto mais inventar pior. Se nos ultimos 2 anos tive tantos problemas foi muito. E o maior foi ter-me esquecido de deixar os drivers de som do XP num cd que foi modded para usar no VMWare. Essa onda de ter medo de mexer faz-me confusão. Mas pronto, eu quando comecei era DOS e depois foi um Amiga. Modificar era o pão nosso de cada dia, e quanto mais hack melhor. Mas compreendo que o ppl que foi habituado á propaganda "não lhe toques que morre" da Microsoft tenha esses receios. 85% do tempo é medo do escuro, e os outros 15% são fáceis de evitar. Então ensina ao utilizador comum a utilizar o nlite, o que é core e o que é tralha. Erhmmm, post anterior? Descrevi prai 90% dos culpados... Como diz o Vai de Roda, mais RAM e tá a andar de mota. Eu tenho 1Gb de RAM. Achas que usava o nLite por causa de falta de RAM??? É mesmo por desperdicio de recursos, consumo de CPU e excesso de tralha. JPBImpe 19-01-2007, 22:01 Homem, não te chateies. Estamos a falar de utilizadores comuns, e utilizadores comuns NÂO querem ter trabalho, querem as coisas a funcionar sem mt trabalho. Eu tb sou do tempo do Spectrum, do PCW e do 286, sei do que falo. As pessoas ás vezes esquecem-se que lá por elas saberem fazer as coisas as outras tb têm de saber, e ás vezes o discernimento não é suficiente para deixarem de defender a sua dama, por mais trabalho e pouco interesse que desperte nos outros. Eu respeito bastante a tua opinião, e espero que não leves isto a peito, mas repara que estás a querer ensinar a uma pessoa que provavelmente não é power user como tu e muitos dos que aqui andam (eu tb me incluo) a utilizar uma ferramenta avançada, que consome bastante tempo e para a qual são necessários conhecimentos acima da média sobre o WinXispe. Isso a mim mete-me um pouco de confusão, porque sei que na larga maioria dos casos as pessoas querem as coisas a funcionar sem muitas chatices. Por isso continuo a insistir que se o utilizador puser mais um módulo de memória chateia-se menos e tem máquina para o que quiser (dentro das óbvias limitações). Abraços AndreAPL 19-01-2007, 23:34 senão além de xubuntu por ex, ha a hipotese dos betas ReactOS (http://www.reactos.org/) ou (kd sair) XSOS (http://xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=12571). CR_ 20-01-2007, 00:23 O que tu queres fazer com o portátil? Net? Office? IRC? MSN? GIMP? Ver uns filmes? Ouvir música? Mete Debian + XFCE ou se quiseres mesmo pouco trabalho Xubuntu (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=128842) ou mesmo Zenwalk (http://www.zenwalk.org/): Tendo em conta que não queres ter trabalho instala esta última. Vê o site. Zenwalk (full version ~ 400MB iso download) is a complete system : out of the box, you will be able to browse, mail, chat, listen to music, program in C, Perl, Python, Ruby,.. watch videos in various formats, write documents, print, scan, burn CD and DVD, connect your camera and edit your photographs, without adding anything.Printscreens: http://www.zenwalk.org/modules/tinycontent/index.php?id=9 Se quiseres ler: http://www.zenwalk.org/modules/news/article.php?storyid=16 Só uma coisa, o Zenwalk não sei se tem português, se isso fizer diferença vai para Xubuntu ou Debian + XFCE. Deixa lá o janelas em paz ;) AndreAPL 20-01-2007, 00:35 Very good o zenwalk :) ja agora nao sabes se é possivel 1 menu á la xubuntu (taskbar e start n1 so). CR_ 20-01-2007, 00:47 Very good o zenwalk :) ja agora nao sabes se é possivel 1 menu á la xubuntu (taskbar e start n1 so). É. Ambas usam XFCE, basta alterar o menu. AndreAPL 20-01-2007, 01:25 reformulo... no xubuntu o start menu e o taskbar está juntos, á la kde. No xubuntu ja vem alterado, será possivel (como?) no zenwalk ? Ja tentei outra distro com xfce e ele nao me deixa juntar normal/. isto de ser slackware based é do melhor :D ShadeX 20-01-2007, 17:10 Homem, não te chateies. Estamos a falar de utilizadores comuns, e utilizadores comuns NÂO querem ter trabalho, querem as coisas a funcionar sem mt trabalho. Eu não estava nem perto de chateado, a discossão é uma coisa muito saudavel. Já dizia uma prof minha de fisica que da dita só nasce a luz ou a pancadaria, e não vamos andar aqui á batatada logo... Ja essa história de "utilizador comum" deixa-me sempre sumariamente revoltado. Chamem o boi pelo nome. Não é utilizador comum, é bicho preguiça. Um utilizador comum é alguem que não sabe muito mas está disposto a aprender. Um bicho preguiça não sabe quase nada, não esta disposto a perder nem 30s a aprender qqr coisa e só se queixa quando fica agarrado, nunca admitindo que ficou agarrado por ser um bicho preguiça ignorante. No entanto não me parece que seja o caso em mãos, dai eu insistir em pregar aos peixinhos :P Btw, se tbm já tens esses anitos, deves entender uma parte do porquê da "revolta". Nesses tempos o acesso à informação tendia para 0. Em PT particularmente manuais era uma coisa rara, livros idem, revistas caras como tudo, etc etc etc. E o pessoal ia-se desenrascando com fragmentos de informação e muito DIY. De momento só não tens a informação que não quiseres ter e em geral está-se mais ignorante que nunca. Podes dizer que isso é uma consequência inevitável da sociedade de consumo, e é verdade, mas baixar os braços e deixar andar é pactuar com a situação, e de tal coisa nunca ninguem me vai acusar. JPBImpe 21-01-2007, 12:36 Eu não estava nem perto de chateado, a discossão é uma coisa muito saudavel. Já dizia uma prof minha de fisica que da dita só nasce a luz ou a pancadaria, e não vamos andar aqui á batatada logo... Ja essa história de "utilizador comum" deixa-me sempre sumariamente revoltado. Chamem o boi pelo nome. Não é utilizador comum, é bicho preguiça. Um utilizador comum é alguem que não sabe muito mas está disposto a aprender. Um bicho preguiça não sabe quase nada, não esta disposto a perder nem 30s a aprender qqr coisa e só se queixa quando fica agarrado, nunca admitindo que ficou agarrado por ser um bicho preguiça ignorante. No entanto não me parece que seja o caso em mãos, dai eu insistir em pregar aos peixinhos :P Btw, se tbm já tens esses anitos, deves entender uma parte do porquê da "revolta". Nesses tempos o acesso à informação tendia para 0. Em PT particularmente manuais era uma coisa rara, livros idem, revistas caras como tudo, etc etc etc. E o pessoal ia-se desenrascando com fragmentos de informação e muito DIY. De momento só não tens a informação que não quiseres ter e em geral está-se mais ignorante que nunca. Podes dizer que isso é uma consequência inevitável da sociedade de consumo, e é verdade, mas baixar os braços e deixar andar é pactuar com a situação, e de tal coisa nunca ninguem me vai acusar. Aqui tenho que te dar a razão. Mas não te esqueças é que há pessoas para quem a informática não é uma parte assim tão importante da sua vida, a que desejem destinar tanto tempo como nós destinamos. Por isso é que o paradigma hoje em dia é o "user-friendly" e o "fool-proof"... isso também me chateia, podes crer, mas aprendi que há casos em que melhor que os ensinar a pescar é mesmo vender o peixo, senão bem que morrem á fome. Salvo honrosas excepções, óbviamente. Mas enfim, é o mundo que temos... Vai de roda 22-01-2007, 11:51 Essa onda de ter medo de mexer faz-me confusão. Mas pronto, eu quando comecei era DOS e depois foi um Amiga. Modificar era o pão nosso de cada dia, e quanto mais hack melhor. Mas compreendo que o ppl que foi habituado á propaganda "não lhe toques que morre" da Microsoft tenha esses receios. 85% do tempo é medo do escuro, e os outros 15% são fáceis de evitar. Ter medo é uma coisa,não saber é outra e não querer é outra,acho que estás a fazer confusão!:) Abraço ShadeX 22-01-2007, 14:57 Ter medo é uma coisa,não saber é outra e não querer é outra,acho que estás a fazer confusão!:) Abraço 50/50. Para não variar muito troquei pânico por medo. O medo é o instinto de auto-preservação a funcionar, que pode ser equilibrado pela racionalidade. O pânico é quando a racionalidade foi para o espaço, facto que lamentavelmente tambem anula parte da dita auto-preservação. Logo, tu podes ter medo de fazer x, mas se pensares um bocadito, a racionalidade vai prevalecer e percebes que o pior que pode acontecer é y. Ou então percebes que ainda pode acontecer pior e não vais em frente. Não saber é o primeiro passo para aprender e mais importante para não ter medo. Se nunca tocaste numa panela quente, não vais ter medo pq não sabes o que é quente. Depois de aprenderes tens dois caminhos. O do medo natural, que te leva a usar a racionalidade para poderes lidar com uma panela quente, e o do pânico que te leva a nunca mais tocar em nada que pareça remotamente quente. Lamentavelmente tambem concordo com o JPBImpe que por vezes temos de lhes dar o peixe senão morrem de fome. Mas temos sempre de tentar não o fazer porque senão qqr dia isto está tão mau que alem de apanhar o peixe e dar, ainda tens de o arranjar, meter-lhe o dito na boca e ir mexendo o maxilar pq já nem sabe mastigar. JPBImpe 22-01-2007, 15:30 Posto isto e aos factos: Darkslayer, se ainda aí estiveres tens 3 opções: - Meter mais RAM (este é óbvia, e é um dado adquirido para as duas seguintes); - Usar o nLite e fazer uma instalação do WindowsXispe sem mt tralha para correr decentemente; - Usar uma distribuiçao "leve" de Linux; Em alternativa podes usar o Windows 98 SE Ou podes vender o portátil por uns 70€ :D:D:D:D:D Estamos todos de acordo com esta conclusão? Agora diz o que queres fazer e a malta ajuda na medida do possível. ShadeX 22-01-2007, 20:49 Bem dito :) Se bem que IMHo um XP nLited é mais leve que o W98SE... E por €70 tbm ficava com o tátil se tivesse $$$ atm :D :D :D Vai de roda 24-01-2007, 16:00 50/50. Para não variar muito troquei pânico por medo. O medo é o instinto de auto-preservação a funcionar, que pode ser equilibrado pela racionalidade. O pânico é quando a racionalidade foi para o espaço, facto que lamentavelmente tambem anula parte da dita auto-preservação. Logo, tu podes ter medo de fazer x, mas se pensares um bocadito, a racionalidade vai prevalecer e percebes que o pior que pode acontecer é y. Ou então percebes que ainda pode acontecer pior e não vais em frente. Não saber é o primeiro passo para aprender e mais importante para não ter medo. Se nunca tocaste numa panela quente, não vais ter medo pq não sabes o que é quente. Depois de aprenderes tens dois caminhos. O do medo natural, que te leva a usar a racionalidade para poderes lidar com uma panela quente, e o do pânico que te leva a nunca mais tocar em nada que pareça remotamente quente. Lamentavelmente tambem concordo com o JPBImpe que por vezes temos de lhes dar o peixe senão morrem de fome. Mas temos sempre de tentar não o fazer porque senão qqr dia isto está tão mau que alem de apanhar o peixe e dar, ainda tens de o arranjar, meter-lhe o dito na boca e ir mexendo o maxilar pq já nem sabe mastigar. Bom,acho que o que eu fiz foi dar uma opinião,por isso penso que não é razão para me mandar prender lol... Só acho que como foi apenas uma opinião devem respeita-la caso esteja certa ou errada. Isso de estár a dizer entre dentes que eu não percebo nada ou que não quero trabalho bom isso talvez não seja verdade,acho que há outras formas de se conversar sem atacar ninguém cada um sabe o que sabe,claro que uns mais outros menos,mas temos é de respeitar todos,e se possivel ajudar e não atacar. Já que estás certo do que dizes,então deves fazer um topico a explicar como se faz isso ou melhor,a explicar o que é lixo do windows para ti,para que o pessoal fique a saber como fazer o dito Cd do windows. Abraço... ShadeX 24-01-2007, 19:59 E se a velocidade é assim tão fulcral que não podem mesmo perder os poucos % de performance para resolver uma tonelada de problemas a solução é simples. nLite, matam o SFC/WFP, o System Restore, o Windows Update, O Indexing Service, o DEP, os "visual enhancements" e mais uma ou outra duzia de inutilidades. Fica mais rápido que o SP1- alguma foi. Página anterior. Mal "matas" isso tudo, metes o Windows Update em disabled e desactivas a tralha visual a tua vida muda. Claro que vai haver ppl não querer largar o SR pq não tem nada "a sério" para cloning, outros não querem desactivar os "visual fx" pq acham giro, etc etc etc. YMMV. Mas o ponto não é se fazes, é se podes ou não fazer. E diabos me levem se não podes. Por exemplo o Bazuka mencionou que passando do SP1 para o SP2 passou de 90MB para 140MB. Eu acredito plenamente. Mas tambem sei que o SP2 unjunked beira os 60/80MB dependendo. E tambem dou razão ao JPBImpe quando diz para ir arranjar mais RAM. Mas, mesmo com mais RAM, ainda continuava a pregar usar uma versão "reduzida". Raios, eu tenho um 2600XP@3200XP com 1GB de RAM e uso uma versão reduzida. Não havia de aconselhar para um Celeron 400... Mas pronto, se tem mesmo de ser na onda tutorial, amanhã publico a parte básica daquele que estava a fazer. A parte complexa vai dar para um thread de 60 páginas de discussão e é se chegar :D Mitch 24-01-2007, 20:09 eu já tive um pc com windows xp (sem service packs) a funcionar plenamente com 50MB de ram ocupados após o boot. |