View Full Version : Drive Discos SSD (Solid State Disk) Hardware Update
Fusion IO aka byte machine gun :)
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/_mg_7196.jpg
up to 640GB (1.2TB Q4/08)
800MB/s Read, 600Mb/s Write
100,000 I/O
PCI-E 4x
~30$ per GB
Samsung
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/Samsung_SSD_001.jpg
1.8” up to 64GB / ATA / SATA
2.5" up to 64GB / ATA / SATA
120MB/s Read, 100MB/s Write SATA
64MB/s Read, 45MB/s Write ATA
16GB: 250€
32GB: 440€
64GB: ~800€
PQi
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/turbo25sata1.jpg
1.8" up to 32GB / SATA
2.5" up to 256GB / SATA
60MB/s Read
Sandisk
http://www.sandisk.com/Assets/File/OEM/Images/SSD%20case%20less%20with%20cover%2072.jpg
1.8" up to 64GB / ATA
2.5" up to 64GB / SATA
67MB/s Read
Super Talent
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/4245-SSD128G35frontcopy.jpg
1.8" up to 32GB / SATA
2.5" up to 64GB / SATA
3.5" up to 128GB / SATA
28MB/s Read/Write
A-DATA
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/CES_ADATA3264128.jpg
A-DATA tb vai lançar varios discos SSD em 2007.
RiDATA
http://www.digitimes.com/NewsShow/20070109VL203_files/1_r.jpg
1.8" 16GB / ATA / $169 (MSRP)
2.5" 16GB / ATA / $199 (MSRP)
Tb vai haver uma versão de 32GB ( k deve custar ligeiramente menos k o dobro da 16GB) e mais tarde uma de 64GB.
Mtron
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/5848_large_Mtron.jpg
1.8" up to 64GB, 128GB Q4 07 / SATA
2.5" up to 64GB / SATA
3.5" up to 64GB / SATA
120MB/s Read, 90MB/s Write
Adtron
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/adtron-160gb-ssd.jpg
2.5" up to 160GB (+10.000€)
70MB/s Read, 60MB/s Write / ATA
65MB/s Read, 55MB/s Write / SATA
Transcend
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/SSD25_32GB_b.gif
2.5" up to 32GB ATA / SATA
Discos SSD, para quem n sabe estes n têm partes mecânicas, funcionam com o mesmo principio das pens, com memoria flash.
Vantagens:
Não geram ruido ou calor.
Gastam mt menos energia
Tempos de acesso muitíssimo mais baixos.
Óptima velocidade de leitura. (melhora com cada geração)
Boa velocidade de escrita. (melhora com cada geração)
Desvantagens:
Custo por GB mt mais elevado k HDD's mecânicos (diminui para metade com cada ano).
Capacidade mais reduzida k HDD's mecânicos. (dobra ou mais com cada ano)
Comparativo: HDD's ( SSD Vs Raptor Vs i-Ram ) (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=177414&highlight=raptor)
HiGhVoIcE 14-01-2007, 13:22 e o tempo de vida (nro de acessos) dessa coisa? é que hoje em dia isso ainda é muito importante neste tipo de dispositivos!
Koncaman 14-01-2007, 13:23 outra grande vantagem destes discos, é serem muito mais resistentes a vibrações e impactos. além disso deve ser mais complicado aparecerem sectores danificados :P
0.12ms de access rate é que é de facto algo nunca visto :D
eu quando vi pensei, eh pa, 12ms, n é nada de extraordinario, vai de encontro àquilo que temos hoje em dia, mas depois é que reparei que eram 0.12... e se se confrmar, é de facto extraordinario... e imbativel por um disco mecanico.
64gb também é um bom principio, e a velocidade de leitura também é bastante interessante para esta "primeira geração" (e ja bate muitos discos presentes no mercado).
será que os de 3,5" vêm mais baratos?
eu adorava uma versão de 1,8" para por no potatil...
e o tempo de vida (nro de acessos) dessa coisa? é que hoje em dia isso ainda é muito importante neste tipo de dispositivos!
Estas drives usam algoritmos para harmonizar os ciclos pelas varias células logo n é problema.
será que os de 3,5" vêm mais baratos?
eu adorava uma versão de 1,8" para por no potatil...
O SanDisk SSD UTAT 5000 é 1.8" e gasta 0.4W a ler/gravar, podes comprar :)
Aliás o ultimo Sony vaio UMPC já vem com um disco SSD 32GB da samsung.
Já agr a A-DATA tb vai lançar varios discos SSD em 2007:
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/CES_ADATA3264128.jpg
DarkApple 14-01-2007, 14:46 Vou comprar um,quando tiverem a preços 'normais'.
Realmente muito bom,sairá versões com maiores capacidades de armazenamento?
128Gb já não é mau para o principio :P
Rapid_Eraser 14-01-2007, 14:50 Para meter apenas o sistema operativo de uma pessoa normal nem era preciso tanto
Metalwolf 14-01-2007, 14:56 Mas isto n pode dps ter os problemas das ram, erros nas memorias?? k dps faz aparecer bluescreens?? é k axo k se isto acontecer é mt pior k os bad sectors!!
é igual a um disco. tendo em conta que tem que ser usado um sistema de ficheiros, existirá a possibilidade de sectores serem marcados como danificados, tal como em discos normais. a memória RAM é usada de forma diferente.
portanto, um bad sector num disco solid state é igual a um num disco magnético.
Spiderman 14-01-2007, 15:15 Ao utilizar um disco deste, então aquela caracteristica do Windows Vista, que é o ReadyDrive, deixa de fazer sentido, certo?
Então os discos rigidos hidridos vão estar numa fase intermedia entre os discos magneticos e estes SSD, certo?
tripeiro 14-01-2007, 15:36 Qdo um disco destes de 100gb custar 100€ compro lol. Isto é muito bom, mm q durem metade dos actuais mecanicos, who cares? Os que tenho ate agora duram desde que os comprei.. Ja tenho um que tem uns 5 anos :D por isso, no prob, basta fazer backups dos documentos importante e siga. :)
E durabilidade?
Acho que uma das vantagens é mesmo essa. Como não tem agulhas nem pratos (basicamente é uma única peça), tem muito menos probabilidade de avariar alguma parte, e não sofre desgaste da mesma forma que um disco mecânico.
Disseram que não gera calor, mas eu tenho a sensação que as pens ficam quentes após bastante uso...
é impossível não gerarem calor, no entanto será em quantidades muito pequenas relativamente aos gerados pelos discos rígidos. não há partes mecânicas, logo não há atrito e o rendimento energético é muito superior; só aí vão ~98% dos geradores de calor em discos mecânicos.
HiGhVoIcE 14-01-2007, 16:36 Acho que uma das vantagens é mesmo essa. Como não tem agulhas nem pratos (basicamente é uma única peça), tem muito menos probabilidade de avariar alguma parte, e não sofre desgaste da mesma forma que um disco mecânico.
A questão da durabilidade aqui não é mecanica mas sim "digital". Tal como outro dispositivo deste genero, a memória deste tem um numero limite de acessos X em que há garantia que funciona, mas que depois disso essa celula morre... O resto esta explicito no segundo post do Zar0n
Quando a célula estiver danificada o conteúdo da mesma é movido para outra logo tb n ha problema.
Isto começou por ser usado a nível militar, mas os preços por GB têm vindo a descer, mas claro o custo por GB vai ser mt maior k nos discos mecanicos.
Se bem k para correr o OS, programas e jogos 64GB é mais k suficiente, dps pode-se comprar um disco mecânico de 1TB para fazer o dump de media.
Axo k é uma das melhores tecnologias k vão chegar a mass market este ano, isto e monitores OLED podem aumentar drasticamente o tempo de bateria dos portáteis.
Ragnarok 14-01-2007, 17:04 Disseram que não gera calor, mas eu tenho a sensação que as pens ficam quentes após bastante uso...
Não sou expert na matéria mas tenho a ideia que o calor está apenas no conector USB, ou seja, o calor é gerado pelo USB e não pela memória flash em si.
Koncaman 14-01-2007, 18:20 qualquer dispositivo de memoria que tenha aplicada uma voltagem e um ciclo de relogio vai aquecer.
pode aquecer mais ou menos, mas aquece.
neste caso, não aquece devido aos motores, aquece devido à passagem de corrente pelos transistores.
mas poupa-se bastante energia, mesmo a contar com o aquecimento. so o facto de não ser necessario arrancar o disco (e ha esquemas de gestão de baterias que desligam o disco passado 2 minutos sem utilização... e coisas do tipo)
também se poupa o barulho...
quanto à fiabilidade, eu não tenho assim grandes reservas... primeiro, a fiabilidade num disco rigido deve ser sempre mais interessante que a de uma pen, que se liga e desliga do pc vezes sem conta, por vezes sem sequer tomar as devidas precauções.
depois porque um disco deve ter um controlo de qualidade mais apertado.
e depois, como ja acontece nos actuais disco mecanicos, os sectores que o disco vai reconhecendo como danificados, vão sendo substituidos por sectores que estavam reservados até à data. (neste caso pelos vistos não são substituidos, apenas são desactivados)
para mim, até 32gb chegavam, eu tenho um disco de 20 pa substtuir :P
so quero é ter isso disponivel na loja... com um prçeo razoavel.
Goncalo Silva 14-01-2007, 18:31 Isso é uma novidade engraçada :)
No entanto, o preço pro G desta "nova tecnologia" é demasiadamente elevado... talvez daqui a uns anos andem prai a voar discos SSD.
Cumps
Finalmente, a ver se este tipo de soluções se massifica, até pk discos de 5400rpm SATA no portatil
é DOLOROSO :S
Concordo..finalmente mesmo...
Isto + OLED e grande parte dos problemas dos portateis fica resolvido..
Koncaman 14-01-2007, 20:22 eu so espero que os fabricantes se lembrem de quem ainda não tem portateis com interface sata, e que também querem um disco mais poupado, mais rapido, e que não faz barulho...
SilveRRIng 14-01-2007, 20:34 eu so espero que os fabricantes se lembrem de quem ainda não tem portateis com interface sata, e que também querem um disco mais poupado, mais rapido, e que não faz barulho...
Vê a imagem do segundo post do Zaron nesta thread, o do meio é IDE. ;)
ya o Sandisk tb é ATA:
http://www.sandisk.com/Assets/File/OEM/Images/SSD%20case%20less%20with%20cover%2072.jpg
Field-Tested Durability
Our 5th generation SSD, SanDisk SSD UATA 5000 has been field-proven for over a decade in the harshest of environments. It uses NAND flash enhanced by our patented TrueFFS® flash management technology. SanDisk SSD delivers an outstanding two million hour mean time between failure (MTBF). This superior level results in reduced tangible costs, such as IT labor costs, while also decreasing intangible costs associated with inaccessible data.
LOL 228 anos MTBF...
muito interessante mesmo
2 destes em raid entao deve ser uma loucura :p
muito interessante mesmo
2 destes em raid entao deve ser uma loucura :p
estava mesmo a a pensar nisso:004: :004:
venham eles...
SilveRRIng 16-01-2007, 03:30 ya o Sandisk tb é ATA:
LOL 228 anos MTBF...
Ui, se for realmente assim deve ultrapassar o MTBF dos discos magnéticos, SCSI incluidos, largamente mesmo. Com a performance quase ela por ela, neste momento são "apenas" mais pequenos e mais caros, ou seja, lá para o final deste ano já deverão ser opções totalmente a levar em conta sob todos os aspectos.
Outra coisa que me ocorreu. Dado o tipo de tecnologia, os discos para portátil já não deverão ser "castrados" em performance para pouparem energia como sucede com os magnéticos (5400rpm / 7200rpm), deixa de haver razão para isso, o unico compromisso será apenas o espaço de armazenamento.
Ó meus amigos, estamos perante um ponto de viragem histórico nos PC's! :)
Agora só falta arranjar outra interface (que não a SATA), para estes discos. Isso traria melhorias brutais ao nivel da transferência de dados.
FELiYCORA 16-01-2007, 04:13 Parece-me que 2007 vai ficar marcado na timeline da história dos computadores...
Há tempos que esperava por isto, sairem discos não mecânicos em massa para os consumidores. Agora é como tudo, deixar amadurecer, e esperar os preços começarem a cair a pique (espero).
Great!
destr0yer 16-01-2007, 04:24 Agora só falta arranjar outra interface (que não a SATA), para estes discos. Isso traria melhorias brutais ao nivel da transferência de dados.
A interface é mais que suficiente! Tão importante que os MB/S é as latências, e 1 Raid 0 faz milagre :D
A Samsung vai começar a produção em massa de Flash a 50nm (http://www.samsung.com/PressCenter/PressRelease/PressRelease.asp?seq=20070103_0000309157#) (16-gigabit (Gb) NAND) no Q1/07, isso vai descer o preço e aumentar a capacidade.
Os discos SSD actuais da samsung têm 57MB/s (read) 32 MB/s (write), bastante superior aos actuais discos para laptop.
Consomem 0.9w (full load) 0.05w(idle) 8| , dando até mais 30min de bateria.
Em relação ao sanDisk podem ver aki (http://www.m-systems.com/site/en-US/Products/IDESCSIFFD/IDESCSIFFD/Products_/SATA_Products/FFD_25_Serial_ATA.htm) as especificações: (se bem k n é o mesmo modelo, este axo k é mais direccionado para critical aplications)
mSSD SATA
Most reliable, high density SATA drive
1GB to 128GB disk capacity
2.5" standard form factor
High-speed serialized AT attachment, version 1.0a Serial ATA
150 MBytes/sec (1.5 Gbits/sec) burst read/write rate
44/40 MBytes/sec sustained read/write rates
Quick security erase in seconds
NSA, DoD, US Air Force, US Army, US Navy and IRIG Sanitize
TrueFFS technology
>5,000,000 Write/Erase cycles, unlimited Read
Enhanced endurance by dynamic wear-leveling
SMART (Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology)
Data integrity under unstable power conditions
MIL-STD-810F and and NEBS Level 3 compliant
5 Year Warranty
Outra coisa boa é k estes discos n devem perder performance com a fragmentação de ficheiros, se bem k desfragmentar tb deve demorar mt pouco tempo :P
Koncaman 16-01-2007, 13:33 Agora só falta arranjar outra interface (que não a SATA), para estes discos. Isso traria melhorias brutais ao nivel da transferência de dados.
não creio que seja necessario
Sata II ja tem uma largura de banda bastante alta (3Gbit/s, com 6Gbit/s na mira)...
se algum disco conseguir alcançar 1Gbit/s ja seria uma performance brutal para um disco rigido... e mesmo assim não dava uso à largura de banda total (teoricamente) disponivel (que salvo erro é 2.4Gbit/s).
Só o facto de uma coisa nova ter 5 anos de garantia, acho que dá bastante segurança.
Quando virem uma coisa destas a 100€ avisem.
Mais discos SSD desta vez da RiDATA:
http://www.digitimes.com/NewsShow/20070109VL203_files/1_r.jpg
ATA/IDE
Power: 0.3w in active mode, 0.005w in idle mode
Preços (MSRP):
16GB - 1.8" US$169 / 2.5" US$199
Tb vai haver uma versão de 32GB ( k deve custar ligeiramente menos k o dobro da 16GB) e mais tarde uma de 64GB.
schmusli 18-01-2007, 11:02 e para quando é que vão estar disponiveis?
Os preços são razoavéis para este tipo de tecnologia.
Tiago@Rosetta 18-01-2007, 11:37 Venha 1 de 32 GB, chega perfeitamente para meter o sistema operativo/software e o Counter-Strike :D
SilveRRIng 18-01-2007, 19:29 [...] Outra coisa boa é k estes discos n devem perder performance com a fragmentação de ficheiros, se bem k desfragmentar tb deve demorar mt pouco tempo :P
Exactamente, bem visto. Ainda mais uma coisa. Não nos podemos esquecer que os discos mecânicos pedem performance à medida que se vai preenchendo a sua capacidade e que a velocidade de leitura não é a mesma na parte exterior do disco relativamente à parte interior. Daqui concluimos que a velocidade anunciada dos discos rigidos tradicionais, apesar de superior aos SSD, são-no em condições ideiais. Na prática é bem diferente e até é bem possivel que os SSD sejam mais rápidos em "real world use".
Por este andar as vantagens dos mecânicos começam-se rapidamente a resumir a apenas a preço por MB mais baixo e capacidade, coisas que o tempo tem tendência natural de contrariar...
Isto até já dava para fazermos uma tabelazinha com as vantagens dos SSD em relação aos mecânicos, estilo marketing... :D
e para quando é que vão estar disponiveis?
Os RiDATA devem ficar disponíveis no Q2/07 já k devem usar as novas flash de 50nm da samsung.
Estas memorias são mais rápidas mas ainda n foram anunciadas velocidades.
Exactamente, bem visto. Ainda mais uma coisa. Não nos podemos esquecer que os discos mecânicos pedem performance à medida que se vai preenchendo a sua capacidade e que a velocidade de leitura não é a mesma na parte exterior do disco relativamente à parte interior. Daqui concluimos que a velocidade anunciada dos discos rigidos tradicionais, apesar de superior aos SSD, são-no em condições ideiais. Na prática é bem diferente e até é bem possivel que os SSD sejam mais rápidos em "real world use".
Por este andar as vantagens dos mecânicos começam-se rapidamente a resumir a apenas a preço por MB mais baixo e capacidade, coisas que o tempo tem tendência natural de contrariar...
Isto até já dava para fazermos uma tabelazinha com as vantagens dos SSD em relação aos mecânicos, estilo marketing...
A unicas vantagens é mesmo o custo por MB e a capacidade do disco.
Mas isso está a evoluir mt mais rapido nos SSD.
No fim de 2006 havia para mercado domestico discos de 32GB, no fim de 2007 deve chegar aos 256GB, no fim de 2008 quem sabe SSD de 1TB.
Afinal n estamos sempre a transferir ficheiros enormes (k n podem estar fragmentados e na parte exterior do disco), é ai k se conseguem os 86MB/s (raptor 150GB) no entanto a mínima é de apenas 43Mb/s onde já é pior k um SSD.
Se adicionarmos a isso fragmentação e as latências mt mais elevadas lah se foi a vantagem do Raptor.
É só uma questão de tempo, mas as Hard Drives n estão paradas, agr houve um boom de capacidade graças a gravação perpendicular, no futuro haverá uma cabeça mecânica em conjugação com um laser, assim o material só pode permutar de estado dps de akecido, isso tb vai aumentar a capacidade, se bem k n sei como vai ser com o consumo.
Mas axo k é uma batalha perdida para os mecânicos... :P
MeY-ZiNG 18-01-2007, 20:19 Afinal n estamos sempre a transferir ficheiros enormes (k n podem estar fragmentados e na parte exterior do disco), é ai k se conseguem os 86MB/s (raptor 150GB) no entanto a mínima é de apenas 43Mb/s onde já é pior k um SSD.
Se adicionarmos a isso fragmentação e as latências mt mais elevadas lah se foi a vantagem do Raptor.
Por acaso acho que nos próximos anos as pessoas vão começar a comprar destes SSD para o SO e programas e continuar a comprar os mecânicos para storage... até porque para ficheiros grandes os mecânicos têm a vantagem da leitura e escrita sequencial mais rápidas, o que os torna especializados nessa área, até por serem maiores e mais baratos. Para o SO e programas não precisamos de tanto espaço, por isso os de 32Gb ou 64Gb vão ser "best-buys" durante uns tempos... assim temos o melhor dois mundos (velocidade com SSDs e capacidade com os mecânicos), sem gastar muito dinheiro :) quando houver SSDs de 64Gb a <100€ compro um
Tou mortinho que este tipo de discos se implemente no mercado para poder comprar a preços decentes...
Rui_Carlos 19-01-2007, 11:57 quando os de 128Gb estiverem a menos de 150€ sou capaz de comprar um para o portátil, mas com um pouco de sorte, quando isso acontecer, já só vão ser fabricados SATA...
havia um video na net com um pc a fazer um reboot do windows e se realmente for assim com aquela velocidade axo que 2 destes em raid vai ser um abuso :D
muddymind 19-01-2007, 12:31 havia um video na net com um pc a fazer um reboot do windows e se realmente for assim com aquela velocidade axo que 2 destes em raid vai ser um abuso :D
A melhor parte desse vídeo era quando ele fazia search de *.jpg e a busca acabava em menos de 1s com mais de 2 mil ficheiros encontrados 8|
ps- axo que esse vídeo era com o IRAM que deve ser mais rapido que isto...
smartins 20-01-2007, 17:42 Quando sairem portateis com estes discos vou certamente considerar a compra de um. Andava a pensar trocar o meu Asus durante os próximos meses mas sendo assim vou esperar mais um pouco :wow:
Isto ainda vai demorar a aparecer com preços decentes. :P
Koncaman 21-01-2007, 02:27 Isto ainda vai demorar a aparecer com preços decentes. :P
não sei se vai demorar assim tanto como isso.
acredito que em breve seja possivel comprar um disco de 32gb por cerca de 200€.
lembra-te que agora ha muitas mais marcas ao barulho, em vez das 4 habituais (seagate/maxtor, western digital, e hitachi)
agora é ver a malta que estavamos habituados a ver fazer memorias, pen drives, cartões flash, e isso tudo, a vir fazer discos rigidos, logo a concorrencia vai ser maior que o que tem sido até agora.
apesar dos discos flash serem uma inovação, a memoria flash ja é uma coisa mais que conhecida, daí que os custos de produção são provavelmente baixos.
e depois... ha sempre variações de velocidade... as versões com memoria mais rapida serão certamente mais caras... mas a possibilidade de existirem versões mais lentas, também ajuda a descida do preço.
the_killer 21-01-2007, 14:10 o tempo de acesso é fantastico e imbativel
resta as taxas de transferencias subirem
os videos do windows a arrancar e o search brutalmente rapido são de i-ram's
mas tb ha videos no youtube de um portatil com disco normal vs disco sd
e o sd é mto mais rapido, mas o normal tb tem disco de 5400rpm....
mas acredito que o futuro passe por aqui
ps : alguem sabe que taxas de transferencias escrita/leitura atingem os i-ram's ?
destr0yer 21-01-2007, 14:15 ps : alguem sabe que taxas de transferencias escrita/leitura atingem os i-ram's ?
O i-ram está limitado a interface SATA 2... (da versão mais recente), mesmo assim bate qualquer disco fisico, mesmo um raid 0 de raptors ligado a uma única porta SATA (ASUS P5W-DH raid por hardware)
the_killer 21-01-2007, 14:45 pois.. acredito que bata..pena o preço por giga hehehehe
mas se esta limitado a sata 2, faz 300mb/s ? :|
the_killer 21-01-2007, 14:57 ok!
ja vi
http://www.ocworkbench.com/2005/gigabyte/i-RAM/IRAM%20with%20945p%20copy.jpg
impecavel!
por outro lado,
WinXP installation was quite smooth and it only took us 15 minutes to complete. The disappointment came when we rebooted the system and hope it FLIES into Windows. That didn't happen. It took around 16 seconds to go into WinXP. I would suspect it could be due to the bottleneck at the SATA I interface.
isto contradiz o que se passa nos videos do youtube
Raid0 em I-RAM!
http://www.tomshardware.com/2005/12/05/hyperos_dram_hard_drive_on_the_block/page8.html
Koncaman 21-01-2007, 16:42 o tempo de acesso é fantastico e imbativel
resta as taxas de transferencias subirem
os videos do windows a arrancar e o search brutalmente rapido são de i-ram's
mas tb ha videos no youtube de um portatil com disco normal vs disco sd
e o sd é mto mais rapido, mas o normal tb tem disco de 5400rpm....
mas acredito que o futuro passe por aqui
ps : alguem sabe que taxas de transferencias escrita/leitura atingem os i-ram's ?
eu acho que 60mb/s para começar não é nada mau...
actualmente não ha muitos discos a conseguirem taxas de transferencia desta ordem.
o i-ram é completamente inviavel, imho. além disso, as taxas de transferencia não são nada de surpreendente, tendo em conta a largura de banda disponibilizada pelos modulos de memoria.
Spiderman 21-01-2007, 18:38 Para quem ainda nao viu estes discos em Acção, que veja este video.
http://www.youtube.com/watch?v=SBhj56gIUuA
É impressionante a velocidade que isto tem....e ainda vamos na 1ª geração.
Os HDD vão rapidamente ser passados em performance por estes novos discos.:004:
destr0yer 21-01-2007, 18:50 Para quem ainda nao viu estes discos em Acção, que veja este video.
http://www.youtube.com/watch?v=SBhj56gIUuA
É impressionante a velocidade que isto tem....e ainda vamos na 1ª geração.
Os HDD vão rapidamente ser passados em performance por estes novos discos.:004:
Bem, o boot do portátil com disco rígido é bem lento! o meu faz bem menos barras (faz menos barras até que o windows do desktop e fresco, mas isso são dos drivers...)
mas bem notório a diferença ;)
O i-ram está limitado a interface SATA 2... (da versão mais recente), mesmo assim bate qualquer disco fisico, mesmo um raid 0 de raptors ligado a uma única porta SATA (ASUS P5W-DH raid por hardware)
Para já só ha uma versão e só suporta Sata I e 4GB/DDR
Mas no Q1/07 deve sair o i-Ram 2, este usa Sata II e 16GB/DDR2, este vai ocupar uma bainha 5 1/4 ou externo via eSATA.
Spiderman 21-01-2007, 21:37 Mas isso do I-ram nem deve ser comparado com esta nova tecnologia...
A sua utilidade é mesmo so para benchmarks..
Ao preço das memorias ram, para fazer uma capacidade consideravel para sistema operativo e programas, torna-se irreais os custos...>(
Ja estes discos custam muito agora, mas o preço vai descambar por ai fora, e a velocidade e capacidade sempre a subir....:x2:
doomsday 12-02-2007, 00:23 Quando sairem portateis com estes discos vou certamente considerar a compra de um. Andava a pensar trocar o meu Asus durante os próximos meses mas sendo assim vou esperar mais um pouco :wow:
Não precisas de esperar!! Depois podes substituir o disco.
Novo disco SSD:
Interface: SATA :)
Capacidade: 160GB :eek:
Velocidade: 80 MB/s 8|
Preço: +10.000€ WTF?! >(
Novo disco SSD:
Interface: SATA :)
Capacidade: 160GB :eek:
Velocidade: 80 MB/s 8|
Preço: +10.000€ WTF?! >(
Onde viste o preço?
the_killer 25-02-2007, 19:18 e deve ser 80mbs no disco inteiro com tempos de acesso de 0.x ms
brutal
pena o preço hehhe
JAFoNEXUS 25-02-2007, 19:26 Muito bom :D
Se sair o euromilhoes aqui ao pessoal, venha um para todos :D :kfold:
LLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLL
com esse preço deve ter um futuro muito brilhante (NOT)
com esse preço deve ter um futuro muito brilhante (NOT)
Hás-de me dizer aqui à 5 anos atrás qto custava um TFT 20" wide........:rolleyes:
Spiderman 25-02-2007, 22:50 Eu estava a pensar comprar um carro, mas agora que vejo isto....
Venha um para aqui................
....quando estiverem a 1% desse preço. :lol:
destr0yer 26-02-2007, 17:58 10000 € é um autentico absurdo e só vai ser bom para empresas...
Isso é 62,5 € por gigabyte, muito, mas muito superior a pen drivers ou cartões de memória...
Com este preço já dá para 2 pens de 2 gigas rasoáveis ou uma pen/cartão de 2 gigas topo de gama com taxas de transferencias monstruosas ;)
E penso que seja mais caro fabricar 80 cartões de memoria de 2 gigas que um disco de 160...
Agora com 80 megas/s e as latências baixas :x2:
O meu portátil com este brinquedo deve ficar um avião :D
Realmente, isto dava uma vida nova ao laptop do je :(
Spiderman 26-02-2007, 19:36 Isto dava era uma vida nova a todos os PC's que encontrase pela frente! :lol:
Não sei se estão bem a ver o desempenho disto!! É que eu também nao consigo ver, só imaginar.
Devem ser 80MB/s contantes e com latências do bufo!!
Mas, haja dinheiro
Hás-de me dizer aqui à 5 anos atrás qto custava um TFT 20" wide........:rolleyes:
de certeza que comparaivamente a isto estava bem mais barato
Tmb n deves acreditar q esse disco custa 10.000€.....
Não sei, digo eu......
spastikman 26-02-2007, 21:09 10000 € é um autentico absurdo e só vai ser bom para empresas...
Isso é 62,5 € por gigabyte, muito, mas muito superior a pen drivers ou cartões de memória...
Com este preço já dá para 2 pens de 2 gigas rasoáveis ou uma pen/cartão de 2 gigas topo de gama com taxas de transferencias monstruosas ;)
E penso que seja mais caro fabricar 80 cartões de memoria de 2 gigas que um disco de 160...
Agora com 80 megas/s e as latências baixas :x2:
O meu portátil com este brinquedo deve ficar um avião :D
de arranjares algum cartão de memoria com taxas de transferencia read/write de 80MB/s, avisa que eu compro um de 2 ou 4GB para instalar com um adptador para ide, e assim ter um disco ultra rápido apenas para o OS :P
Estava com grandes esperanças que estes discos viessem bem mais baratos. Agora é esperar uns anitos, ver se outras marcas fazem este tipo de discos e rezar para que os preços baixem e que morram de vez os discos mecanicos.
de arranjares algum cartão de memoria com taxas de transferencia read/write de 80MB/s, avisa que eu compro um de 2 ou 4GB para instalar com um adptador para ide, e assim ter um disco ultra rápido apenas para o OS :P
Tens aqui a solução :007:
Dois em raid 0 tens aproximadamente 80MB\s (http://www.sandisk.com/Products/Catalog(1189)-SanDisk_Extreme_IV_CompactFlash.aspx)
:004:
hehehe
JAFoNEXUS 26-02-2007, 23:19 Para os portateis o que rende é isto :D
http://www.geekstuff4u.com/images/SDtoSSD.jpg
SD to SSD, maximum size 8GB (4x 2GB SD Card)
http://www.geekstuff4u.com/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=492
Tendo em conta que um SD de 2gb a 60x custa por volta dos 22€ :D
Spiderman 27-02-2007, 00:10 Que é isso !?!?!?
Raid de cartões de memoria?? :lol::lol::lol:
e quanto custa esse adaptador? parece interessante :D
JAFoNEXUS 27-02-2007, 11:32 e quanto custa esse adaptador? parece interessante :D
Cartões SD: 4 x 22€ = 88€ => 8gigas
Adaptador (como podes ver no link): $262.18
O conceito é interessante, é uma ideia para se desenvolver, pena ser só para IDE.
Deve haver mais soluçoes do genero no mercado, vou procurar :D
Rui_Carlos 27-02-2007, 11:37 8Gb de disco num portátil não será pouco? só para quem tiver um portátil com dois discos...
e depois o preço ainda me parece elevado.
Para mim o melhor seria mesmo para um media center, o ligar disso seria na hora, o que é muito bom.
Para Pc's normais, 8 gb's daria bem para OS e algum programas.
destr0yer 27-02-2007, 15:29 de arranjares algum cartão de memoria com taxas de transferencia read/write de 80MB/s, avisa que eu compro um de 2 ou 4GB para instalar com um adptador para ide, e assim ter um disco ultra rápido apenas para o OS :P
Penso que já andam ai cartões compact flash ultra IV XPTO com taxas na ordem dos 30 a 40 mb/s limitados pela porta USB:002:
Alem disso este disco deve utilizar o conceito de "raid interno" ou chips em paralelo, a semelhança das memórias das gráficas (1 chip = 32 bits, logo, os 8 chips de uma x19xx ou 7900 por exemplo = 256 bits, os 12 chips da 8800 GTX = 384 bits, etc)
O conceito é interessante, é uma ideia para se desenvolver, pena ser só para IDE.
O preço do adaptador é que estraga tudo, demasiado caro!!
E depois 8 gigas só cabe lá o OS e meia duzia de programas, agora se fosse 4x4 = 16 gb já cabia 2 OS + alguma coisa :002:
Uma drive SSD de 8GB já custa a volta dos 300€, no verão já deve custar menos k isso é algo k está a descer de preço rapidamente.
Alem k essa solução deve ter pouca performance.
JAFoNEXUS 27-02-2007, 15:46 Uma drive SSD de 8GB já custa a volta dos 300€, no verão já deve custar menos k isso é algo k está a descer de preço rapidamente.
Alem k essa solução deve ter pouca performance.
aonde é que estão esses discos a 300€ ?
JAFoNEXUS 27-02-2007, 16:18 16GB RiDATA Flash SSD to Start at $265
Samsung has really been on the ball with the advancement of Flash Solid-State Disk (Flash SSD) drives. SanDisk recently decided to throw its hat into the ring, too. Not to be left out, Ritek has decided to join the party as well.
The company announced that it will deliver RiDATA branded SSDs with capacities of 16GB and 32GB in Q2 2007. The drives will be available in 1.8" and 2.5" form-factors with ATA and IDE interfaces.
Ritek also stated that it will be looking to OEMs and channel customers for distribution of its SSDs. SanDisk, on the other hand, is looking to limit distribution of its drives to notebook OEMs.
Ritek has confirmed Samsung will likely be the primary manufacturer for its solid-state drive. If Samsung does indeed provide the memory chips, it would likely be the new 50 nanometer multi-level cell (MLC) chips with vastly improved read/write performance.
As for pricing, Riteks’s new drives will be ultra competitive with existing solutions. The 16GB version will have an MSRP of $265 USD for the 1.8” version and $270 USD for the 2.5” version. Pricing for the 32GB version was not released, but it likely will easily undercut the $600 premium commanded by the 32GB SanDisk SSD Ultra ATA 5000.
A 64GB version of the drive is also due to be released later this year. We will bring you more information as soon as it is available.
FONTE (http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=5645)
Seavoices 27-02-2007, 20:19 Dado que temos muitos fabricantes de memórias no mercado e o abaixamento gradual que esse tipo de memórias estão a sofrer, brevemente os preços destes discos irão se igualar aos discos normais. BAsta que a produção em massa deste tipo de dispositivos começe em força e que os fabricantes de equipamentos começem a utilizá-los com muito maior frequencia.
Vou aguardar um ano para ter equipamentos em condições dentro de preços razoaveis
http://www.dvnation.com/nand-flash-ssd.html
com estes preços.. :\
Cardinal_pt 02-03-2007, 13:30 bem, primeira coisa a lembrar é aquele disco da gigabyte que saiu para ai a uns 3anos que se podia meter 4x mem DDR max 4gb. era alimentado por bateria.
tempos de acesso como se sabe é igual a ram, basicamente instantaneo. identico acontece com SSD, instantaneo.
velocidades de transferencia estão dependentes do bus externo e principalmente do bus interno das memorias (ou conjunto das memorias)
quanto maior forem os modulos ssd maior a largura de banda.
de resto, após ter visto algumas respostas "loucas" quanto aos bad sectors, pensem no tempo de vida das rams.... agora pensem no tempo de vida das rams se ao inves de serem feitas para serem rápidas, serem resistentes ;)
edit:
de resto ando mesmo à espera destes discos a um preço razoavel pra equipar o meu lapzito eheheh
FedoraCore6 02-03-2007, 18:27 Cardinal isso é I-RAM.
Cardinal_pt 03-03-2007, 18:28 pois, reparei que estava um link pra i-ram aqui.
queria era dizer que SSD partilha mtas caracteristicas com i-ram (quase tudo), ou seja, se sair a bons preços e um must e como já foi dito aqui, bye bye discos com partes moveis
Arrakis_Dune 03-03-2007, 18:35 Mal um de 16 / máximo 32 chegue com suporte para Sata2, compro um (se os preços forem aceitáveis..) Para o resto existem sempre todos os meus discos, muito mais lentos em acessos, mas melhores em preço espaço
destr0yer 03-03-2007, 18:50 32 gb a min é pouco para o portátil... agora um de 64 gb tem espaço para 2 OS com fartura :D
O resto fica no disco de 2,5 de origem @ USB :D
Koncaman 03-03-2007, 18:57 pois, reparei que estava um link pra i-ram aqui.
queria era dizer que SSD partilha mtas caracteristicas com i-ram (quase tudo), ou seja, se sair a bons preços e um must e como já foi dito aqui, bye bye discos com partes moveis
as unicas caracteristicas que partilha, basicamente, é usar o interface sata (os discos SSD também podem ser PATA), e pelo facto de não terem partes moveis... de resto...
O melhor seria um disco hibrido. Com alta capacidade oferecida pela parte mecanica e uma memoria flash de 4gb em que a parte mecanica estava sempre a fazer buffering para a memoria flash (á semelhança do que faz o Vista para a Ram).
So isto seria suficiente para acelerar e muito os discos mantendo os preços baixos e discos com gigas com fartura.
destr0yer 03-03-2007, 19:43 Isso seria bom para desktops como "transição"
Mas os SSD, alem de velocidade e tempos de acesso brutais, trazem outras coisas interessantes: Consumo mais baixo (para portáteis é um MUST), silencio absoluto, ausência de partes mecânicas e com isso mais fiáveis e menor aquecimento!
Noeljunior 04-03-2007, 14:39 O melhor seria um disco hibrido. Com alta capacidade oferecida pela parte mecanica e uma memoria flash de 4gb em que a parte mecanica estava sempre a fazer buffering para a memoria flash (á semelhança do que faz o Vista para a Ram).
So isto seria suficiente para acelerar e muito os discos mantendo os preços baixos e discos com gigas com fartura.
Era na pratica uma boa ideia, mas então o disco ia ter que adivinhar onde lhe ias aceder no futuro. O que é que ele ia por em buffer?
Era na pratica uma boa ideia, mas então o disco ia ter que adivinhar onde lhe ias aceder no futuro. O que é que ele ia por em buffer?
a pensar assim para q serve a cache k os discos trazem??
the_killer 04-03-2007, 19:51 cache? hibridos?
que tem a cache a ver com isso?
por algum motivo o vista ja tem suporte para discos hibridos,
apesar de ainda não existirem
acredito que no código do vista exista optimização e separação dos dados
cache? hibridos?
lol
mas uma cache é isso mesmo! colocar dados mais acedidos na cache, hibridos permitira ter mais dados que uma cache dos dias de hj.
Post Original de the_killer http://www.techzonept.com/images/styles/newtzstyle/buttons/viewpost.gif (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1465964#post1465964)
cache? hibridos?
n deves ter lido bem o k NoelJunior escreveu...
o k faz a cache nos discos mecanicos?? so enfeita? penso k a memoria flash num disco hibrido va fazer a mm coisa k a cache dos discos mecanicos mas posso tar enganado...
Koncaman 04-03-2007, 21:21 ONTOPIC SFF
o tema são discos baseados em memoria flash, e esses têm potencial para virem a ser baratos (muitos fabricantes -> muita concorrencia, e preço das memorias flash a cair sistematicamente), são comprovadamente rapidos, energeticamente economicos, fiaveis, silenciosos, e até se arranjam mais vantagens se for preciso...
the_killer 04-03-2007, 22:44 acredito que o futuro dos discos passe por estes discos
mas por uma questão de custos teremos primeiro os hibridos
j118,
sim li o topic dele
mas custa-me a acreditar que os discos deixem de ter cache normal,
que é bastante mais rapida que qualquer memoria flash actual
http://www.samsung.com/Products/HardDiskDrive/whitepapers/WhitePaper_12.htm
esta aqui um diagrama desses discos
e tem a nv flash exactamente usada como cache (isto é que eu pensava que não era assim)
mas tambem lá tem identificada a cache dram
boas noticias é que a samsung parece que ja lançou um disco destes
Koncaman 04-03-2007, 23:11 acredito que o futuro dos discos passe por estes discos
mas por uma questão de custos teremos primeiro os hibridos
j118,
sim li o topic dele
mas custa-me a acreditar que os discos deixem de ter cache normal,
que é bastante mais rapida que qualquer memoria flash actual
http://www.samsung.com/Products/HardDiskDrive/whitepapers/WhitePaper_12.htm
esta aqui um diagrama desses discos
e tem a nv flash exactamente usada como cache (isto é que eu pensava que não era assim)
mas tambem lá tem identificada a cache dram
boas noticias é que a samsung parece que ja lançou um disco destes
à velocidade que o preço disto vem por aí abaixo (e vjam os preços desde que a thread foi aberta, até agora), acho que os discos hibridos nem vão ter um lugar ao sol.
é complicado para o hardware decidir o que vai por na memoria flash, e o que vai armazenar em disco. e depois, os discos hibridos continua a fazer barulho / vibrações, continuam a ter memoria flash (que certamente n será oferecida), enfim...
se for para serem usados como 2 drives em 1, para isso um gajo compra um SSD, e compra uma drive convencional, conforme as necessidades/disponibilidades.
assim têm-se todas as vantagens de um SSD : tempos de acesso, velocidade, silnecio, etc... e as vantagens de um disco mecanico -> muito alta capacidade, por um custo reduzido.
melhor, so um disco SSD de alta capacidade por um preço reduzido... que pode não ser uma realidade para ja, mas acredito que daqui a uns 2 anos, possamos ter algo na casa dos 100gb por uns 200€.
por 2 anos, acho que podemos conviver com os discos convencionais, escusando de ir investir numa tecnologia de transição, tecnologia essa que perderá o interesse rapidamente, dadas as vantagens inequivocas das SSD.
resumindo:
os disco mecanicos vendem pela alta capacidade a preços baixos
os SSD vendem pela velocidade
, é possivel combinar os dois no mesmo PC
e os discos hibridos ficam numa posição desconfortavel ali no meio, dado que não são tão baratos como um disco mecanico, nem são tão rapidos como um SSD.
acho que ja viram o meu ponto de vista...
Pelo contrario com 3/4gb de flash num disco mecânico pode-se fazer maravilhas a nivel de velocidade.
Existem algoritmos e estruturas de dados extremamente avançadas capazes de acelerar e muito as coisas. Basta ver um disco de 16mb buffer vs outro 8mb de buffer e so com mais 8mb as diferenças são bastante.
O unico senão seria novamente a vibração/calor por parte da parte mecânica.
Num futuro imediato os hibridos são muito bons. Daqui a 5 anos talvez, os SSD só de flash certamente ganharão um ritmo de crescimento impressionante
Koncaman 04-03-2007, 23:54 sim, mas por dados num buffer é um criterio simples...
usar um "buffer" (que no caso seria a memoria flash) de 4gb é algo substancialmente mais complexo.
acredito que existam algoritmos avançados para dar uso a esses 4gb, mas ha inumeras vantagens, assumindo que o criterio de controlo é de facto avançado, para aproveitar eficientemente a memoria, tens que o implementar por hardware para o disco fazer sentido, seguidamente, tens que garantir que os 4gb esta eficientementemente abastecidos de dados, o que significa que tens que ir fazendo acessos ao disco rigido mecanico (quer para escrita quer para leitura), em periodos que são eventualmente inesperados para o utilizador. e continuam sempre a existir "misses" porque a utilização que um gajo faz de (por ex) 160gb de informação, não é propriamente previsivel, sobretudo pelo hardware.
para além de que isso seria um pleno desastre para a autonomia de computadores portáteis.
Samsung Ships World's First Hybrid HDDs
While Fujitsu may have snagged the headlines on Monday for its 7200RPM 160GB SATA/300 2.5" hard disk drive (HDD), Samsung is looking to make a few headlines of its own with the availability of the world's first hybrid HDDs. Samsung new MH80 Series hybrid HDDs will be available in capacities of 80GB, 120GB and 160GB.
Samsung new MH80 HDDs will be fully compatible with Windows Vista and will offer OneNAND Flash onboard in capacities of 128MB or 256MB. The onboard flash allows for up to 50% faster OS boots, quicker resume times and increases in battery life of up to 30 minutes.
"As a leader in both hard drive and flash memory technologies, Samsung brings to market a unique hybrid hard drive that is sure to revolutionize the notebook computing experience," said Albert Kim, National Sales Manager, Storage Systems for Samsung Semiconductor. "The MH80 hybrid hard drive provides the ideal solution for two major issues that notebook PC users continually face: faster boot and resume performance and extended battery life."
Samsung claims that the MH80 Series offers five times the reliability of traditional HDDS while consuming 70-90% less power.
Hopefully, Samsung's claims will pan out in real world testing. Internal testing by Lenovo engineers has shown that hybrid HDDs aren't all they're cracked up to be.
http://www.dailytech.com/Samsung+Ships+Worlds+First+Hybrid+HDDs/article6391.htm
JAFoNEXUS 07-03-2007, 21:59 Samsung Ships World's First Hybrid HDDs
http://www.dailytech.com/Samsung+Ships+Worlds+First+Hybrid+HDDs/article6391.htm
E preços para isso, previsão de chegada ao mercado ?!?
Pena que o que se poder poupar com isto não chegue para abastecer as necessidades do AERO :zzz:
Muitos conhecidos meus perderam autonomia e quanto melhor era o GPU mais se notava essa diferença.
É por isso que ainda não pus o vista no meu portatil.
Também tava a contar mais flash, pelo menos dos 512 ...
Mas estão no bom caminho
Mais um disco SSD:
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/l_20070327_03.jpg
Samsung 1.8” 64GB
Featuring chips of 1GB, it will be 20 and 60% faster for reading and writing than the 32GB version.
Specs:
* 64MB/s read speed
* 45MB/s write speed
* 15g weight
* 0.5W operation, 0.1W idle power consumption
muddymind 31-03-2007, 15:09 é pena ser UDMA66... assim de certeza que vai ser limitado pela largura de banda da interface...
[]
ps-qual vai ser o preço estimado?
Quando vir um disco de 60gb a 200€ compro 1 pro meu portatil....
DarkApple 31-03-2007, 15:10 Mais um disco SSD:
Samsung 1.8” 64GB
Featuring chips of 1GB, it will be 20 and 60% faster for reading and writing than the 32GB version.
Specs:
* 64MB/s read speed
* 45MB/s write speed
* 15g weight
Ainda não ouvi foi falar dos preços.
Já sabemos que são bons agora depende é dos preços.
Rui_Carlos 31-03-2007, 15:15 Ainda não ouvi foi falar dos preços.
Já sabemos que são bons agora depende é dos preços.
os últimos valores que ouvi falar (não oficiais) eram por volta dos 600 ou 700 euros.
Já viram a review do Super Talent SSD 16GB (http://www.anandtech.com/storage/showdoc.aspx?i=2982&p=1)?
Dá para ver k o os benchs sintecticos valem mt pouco, em jogos, windows, PS parece-se portar mt bem.
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/14593.png
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/14592.png
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/14580.png
É de lembrar k esta drive n seja dos SSD de ultima geração (70MB/s) tendo uns míseros 25MB/s contra os ~80MB/s do raptor.
Mesmo assim ganha alguns benchs 8|
Um SSD de 16GB já é acessível para laptops e media centers, espero ansiosamente por reviews dos últimos SSD de 128GB 70Mb/s :)
the_killer 09-05-2007, 11:00 "Dá para ver k o os benchs sintecticos valem mt pouco, em jogos, windows, PS parece-se portar mt bem."
valem pouco realmente em jogos e afins pq medem velocidade de trasnferencia
mas
basta veres os graficos para a instalação do farcry
que percebes logo que se precisares de instalar qualquer coisa ou copiar uns dvds ou afins
é bom que sejas uma pessoa com muita paciencia...
agora carregamento de niveis e afins em que possivelmente os ficheiros estao espalhados pelo disco e a agulha do disco tem que saltar de um lado pro outro ganham
mas muito interessante
realmente quando tiverem velocidade de trasnferencias minimamente aceitaveis (25mbs /s são boas velocidades para discos com 7 anos em cima) vao se tornar discos muito interessantes
Diz na review que estes discos testados nem sequer são para o uso comum "doméstico".
Estão mais virados para aplicações industriais.
De qualquer forma acho que os discos SSD para consumo "doméstico" só vão começar a aparecer com força no fim do ano, e aí é bom que já venham com velocidades de transferencias maiores, e com custos menores...
Quero 2 para pôr em RAID-0! :D
Ia dizer que estes bichos iam ser mauzinho por causa da durabilidade e subsequentemente da poluição, mas com 228 anos de MTB-nao-sei-que acho que nem se aplica...estou a ver um tetraneto meu a ver episodios de Naruto num destes discos...
Quero 2 para pôr em RAID-0! :D
Quais 2 são logo 4 de 128gb. Até voam :004:
Samsung 1.8” 64GB
Specs:
* 64MB/s read speed
* 45MB/s write speed
* 15g weight
Aparentemente este custa: 64GB -> ~700€ ( disponível no japão )
2.5"
32GB -> 440€
16GB -> 250€
Já estão disponíveis aki no UK :)
PoolMania 12-05-2007, 15:29 E porque diabo os preços baixam com o aumento do tamanho em GB????8|
E porque diabo os preços baixam com o aumento do tamanho em GB????8|
se prestasses atenção vias que a versão de 700€ é 1.8" e as outras mais baratas 2.5" ...
Spiderman 12-05-2007, 17:41 Mais um disco SSD:
Samsung 1.8” 64GB
Specs:
* 64MB/s read speed
* 45MB/s write speed
* 15g weight
Esta drive SSD já é bem cpaz de fazer grandes estragos em caso especificos.
Com essa velocidade de leitura, e os tempos de acesso que devem ser tipicos deste tipos de drives, ha aplicações que devem voar:004:
SilveRRIng 12-05-2007, 17:53 se prestasses atenção vias que a versão de 700€ é 1.8" e as outras mais baratas 2.5" ...
Muito gostas tu de ser caustico nas respostas..
Ele referia-se em particular aos discos mais pequenos onde o de 32GB, com o dobro da capacidade do de 16GB, não custa também o dobro, o que significa que custa menos por gigabyte.
Muito gostas tu de ser caustico nas respostas..
Ele referia-se em particular aos discos mais pequenos onde o de 32GB, com o dobro da capacidade do de 16GB, não custa também o dobro, o que significa que custa menos por gigabyte.
A case, controlador, PCB são os mesmos por isso e normal k tenha um custo por GB mais baixo.
o ideal era começarem a sair estes discos para todo o tipo de interfaces...
e espero ke nao demore mt tempo...pelo ke vi estes discos tem grandes vantagens...
Zero_Cool_PT 18-05-2007, 17:04 Finalmente, a ver se este tipo de soluções se massifica, até pk discos de 5400rpm SATA no portatil
é DOLOROSO :S
se dizes k suckam experimenta os IDE de 4200 RPM :D akilo se fizer download d um fixeiro grande qdo faz o decode pára tudo :berlusca: ontopic: o unico defeito que deve ser apontado a estes discos, é o facto de seguirem o padrao das pens e cartoes de memoria no k diz respeito à escrita/leitura de dados. passo a explicar, no outro dia tava a tirar uma foto com o telemovel e no momento em que a tirei, o telef fikou sem bateria. até aki td bem... o problema esteve quando voltei a ligar o cartao, todos os dados k la estavam dentro, ou fikaram corrompidos ou desapareceram. tive de usar diversos programas de recuperarçao de dados e mesmo assim perdi mta coisa. o mesmo ja me aconteceu numa pen em que os dados devido a um erro corrompem. num disco mecanico isto ja nao acontece (vezes sem conta k faltou a luz e o disco mesmo estando a escrever nakele momento nao corrompeu nada). é so isto que me mete medo, o facto de este tipo de "memorias" serem mais susceptiveis ao desaparecimento dos dados... e no final, la se foram as belas das fotos :(
se dizes k suckam experimenta os IDE de 4200 RPM :D akilo se fizer download d um fixeiro grande qdo faz o decode pára tudo :berlusca: ontopic: o unico defeito que deve ser apontado a estes discos, é o facto de seguirem o padrao das pens e cartoes de memoria no k diz respeito à escrita/leitura de dados. passo a explicar, no outro dia tava a tirar uma foto com o telemovel e no momento em que a tirei, o telef fikou sem bateria. até aki td bem... o problema esteve quando voltei a ligar o cartao, todos os dados k la estavam dentro, ou fikaram corrompidos ou desapareceram. tive de usar diversos programas de recuperarçao de dados e mesmo assim perdi mta coisa. o mesmo ja me aconteceu numa pen em que os dados devido a um erro corrompem. num disco mecanico isto ja nao acontece (vezes sem conta k faltou a luz e o disco mesmo estando a escrever nakele momento nao corrompeu nada). é so isto que me mete medo, o facto de este tipo de "memorias" serem mais susceptiveis ao desaparecimento dos dados... e no final, la se foram as belas das fotos :(
Isso tem mais a ver com o sistema de ficheiros. Experimenta formatar um disco em FAT32 ou FAT e desligar o computador no meio de escritas para o disco...
Se formatares estes discos em NTFS deves ter a mesma segurança que num disco normal.
Zero_Cool_PT 18-05-2007, 19:17 Isso tem mais a ver com o sistema de ficheiros. Experimenta formatar um disco em FAT32 ou FAT e desligar o computador no meio de escritas para o disco...
Se formatares estes discos em NTFS deves ter a mesma segurança que num disco normal.
ja tive... same sh!t
Chopstick 18-05-2007, 21:27 nas pens não podemos tar um dia inteiro a encher e a esvaziar, nem convém mesmo instalar lá jogos e fazer o seu loading de lá, será que já podemos com os SSD sem eles queimarem?
Eu só sei é que já tive 3 pens e apesar de ter todos os cuidados com elas, faço sempre o Remover Hardware, todas elas foram à vida mais cedo ou mais tarde e nem lhes dou muito uso.
Espero que os discos venham melhores relativamente a isto...
Eu só sei é que já tive 3 pens e apesar de ter todos os cuidados com elas, faço sempre o Remover Hardware, todas elas foram à vida mais cedo ou mais tarde e nem lhes dou muito uso.
Espero que os discos venham melhores relativamente a isto...
pois mas vêm melhores... sao a mesma treta... nem se comparam com os discos rigidos actuais em termos de fiabilidade!
pra mim a integridade da informaçao é MUITO MAIS importante que o desempenho...
pois mas vêm melhores... sao a mesma treta... nem se comparam com os discos rigidos actuais em termos de fiabilidade!
Para mim mesmo que os SSD venham com o dobro da fiabilidade das pens continuo a preferir os discos tradicionais, posso ser eu que tenho azar, mas para mim a fiabilidade das pens é muito, mas mesmo muito baixa.
SilveRRIng 19-05-2007, 03:50 pois mas vêm melhores... sao a mesma treta... nem se comparam com os discos rigidos actuais em termos de fiabilidade!
Relativamente a um SSD da Sandisk:
Field-Tested Durability
Our 5th generation SSD, SanDisk SSD UATA 5000 has been field-proven for over a decade in the harshest of environments. It uses NAND flash enhanced by our patented TrueFFS® flash management technology. SanDisk SSD delivers an outstanding two million hour mean time between failure (MTBF). This superior level results in reduced tangible costs, such as IT labor costs, while also decreasing intangible costs associated with inaccessible data.
ilovewww 19-05-2007, 12:27 228 anos?
Já me estou a ver a passar um disco desses de geração em geração com informação da familia para que não se esqueçam dos antepassados. :lol:
Não sei o que vocês fazem às pens, mas eu ainda tenho uma Twinmos de 128 MB com uns 5 anos a funcionar sem nunca me ter dado problemas...
...e até à máquina de lavar foi! :D
As outras duas, Kingston, têm tido uma vida bem durinha, com uso intensivo diário (levar e trazer tralhas do escritório - backup) e até hoje nem um único erro.
Venham os SSD, que ainda por cima ficam sossegadinhos dentro da caixa e ninguém lhes mexe! :P
metralha761 20-05-2007, 21:00 É facil encontrar pessoas com problemas de o PC encravar, reiniciar, etc etc.
Normalmente é associado a 2 possibilidades imediatas:
1ª O sistema operativo marado, reinstalar o windows.
2º Problemas de hardware, possivlemente RAM ou MBO marada.
Mas na maioria dos casos esquecem-se da 3ª possibilidade:
3ª Instabilidade electrica. A maioria das pessoas ligam o PC directamente a corrente, sem pelo menos um supressor de picos, e nestes casos a primeira barreira contra a instabilidade é a fonte de alimentação. Como em quase tds q se encontram neste caso usam fontes fracas, essa instabilidade passa para os compunentes. Depois o mais fraco começa a falhar.
No caso das Pens, elas até podem sobreviver aos picos USB, mas tb têm q estar prontas para os picos da electrecidade estática. O corpo humano é um grande portador de electracidade estática, logo uma descarga na pen e era uma vez uma pen.
Nos discos SSD a electrecidade estática ja deixar de ser uma das causas da morte da informação, já q nao vamos andar com eles nos bolsos:002:
De qq maneira, os discos duros nao sao os mais fiaveis pa ter a informação guardada :)
Os DVDs e CDs são mt melhor a guardar informação, mas mesmo assim há q escolher bem e gravar bem :P
g0thic.sid3 23-05-2007, 10:50 já há preços para ixto... refiro-me a algo tipo max 200€
Blackened 23-05-2007, 11:52 De qq maneira, os discos duros nao sao os mais fiaveis pa ter a informação guardada :)
Os DVDs e CDs são mt melhor a guardar informação, mas mesmo assim há q escolher bem e gravar bem :P
Muito, mas mesmo muito, subjectivo. Ou achas que é por acaso que em empresas os backups não são feitos para cd/dvd :007: Se estiveres a falar de gravar filmes para dvds, aí a conversa é outra, mas diga-se de passagem que até nem perdes muito se o dvd se riscar ou isto ou aquilo ;)
já há preços para ixto... refiro-me a algo tipo max 200€
Por volta de 250€ tens de 16GB, menos de 200€ de 8GB.
Mas os preços então a cair rapidamente :)
metralha761 24-05-2007, 11:38 Muito, mas mesmo muito, subjectivo. Ou achas que é por acaso que em empresas os backups não são feitos para cd/dvd :007: Se estiveres a falar de gravar filmes para dvds, aí a conversa é outra, mas diga-se de passagem que até nem perdes muito se o dvd se riscar ou isto ou aquilo ;)
Se nao riscares a camada com a informação é recuperável.
A marca q compras o CD/DVD tb conta e mt, os verbatim sao os melhores do mercado, se vamos pa outras marcas podemos arriscar-nos. Tal como a qualidade do gravador e a velocidade de gravação.
Depois, para aumentares a fiabilidade da informação, podes fazer como eu faço para as minhas fotos, primeiro vou gravando em CD e no final em DVD. E gravo sempre a velocidade mais baixa possivel.
Claro q nas empresas, podem usar outros tipos formatos de gravação. E um deles é backups online, o mais fiaveis e tb os mais caros :lol:
g0thic.sid3 24-05-2007, 11:42 Por volta de 250€ tens de 16GB, menos de 200€ de 8GB.
Mas os preços então a cair rapidamente :)
quando tiver 100 gb a 200€ digam kalker koisa
Noeljunior 24-05-2007, 20:01 Se nao riscares a camada com a informação é recuperável.
A marca q compras o CD/DVD tb conta e mt, os verbatim sao os melhores do mercado, se vamos pa outras marcas podemos arriscar-nos. Tal como a qualidade do gravador e a velocidade de gravação.
Depois, para aumentares a fiabilidade da informação, podes fazer como eu faço para as minhas fotos, primeiro vou gravando em CD e no final em DVD. E gravo sempre a velocidade mais baixa possivel.
Claro q nas empresas, podem usar outros tipos formatos de gravação. E um deles é backups online, o mais fiaveis e tb os mais caros :lol:
Para fazerem backups usam coisas muito mais rápidas, fiáveis e de maior capacidade. Não me lembro do nome da coisa, mas é do feitio de uma cassete 8mm.
Para fazerem backups usam coisas muito mais rápidas, fiáveis e de maior capacidade. Não me lembro do nome da coisa, mas é do feitio de uma cassete 8mm.
Eu uso DAT. Deve ser disso que estás a falar.
Noeljunior 24-05-2007, 23:05 É isso. Vi agora umas imagens e vi que foi isso que tive nas mãos.
SilveRRIng 25-05-2007, 05:03 Há variadissimas medias diferentes para backup, cada uma com o seu propósito e adequado à realidade/necessidade da empresa.
As DAT são usadas principalmente por micro ou pequenas empresas, com pequenos volumes de informação para backup. Daqui pra cima "its a all new ball game". :)
Há variadissimas medias diferentes para backup, cada uma com o seu propósito e adequado à realidade/necessidade da empresa.
As DAT são usadas principalmente por micro ou pequenas empresas, com pequenos volumes de informação para backup. Daqui pra cima "its a all new ball game". :)
Yeap... LTO's e afins e superiores... pessoalmente uso as LTO-3, 800GB por cada tape.
Há variadissimas medias diferentes para backup, cada uma com o seu propósito e adequado à realidade/necessidade da empresa.
Exacto, é mesmo esse aqui o caso.
E a PQI continua a deixar a malta com água na boca...novo anúncio:
PQI Teases Us With Speedy 256GB Solid-State Drive
http://gizmodo.com/assets/resources/2007/05/pqi256gbssd-lg%5B1%5D.jpg
The race toward affordable solid-state notebook drives is about to goose itself into hyperdrive, but PQI is coy about the pricing of its SSD Turbo+ line of solid-state storage, starring its latest 256GB solid-state notebook drive. What's so great about that? It's a speedy Serial ATA (SATA) drive, and it's in a 2.5-inch form factor, the perfect size for just about any notebook. Oh yeah, and the main thing is that it's not a spinning, noisy, hot and power-hungry hard disk. How speedy? How's about 60MB per second, plenty fast for almost anything you want to do? Plus, the thing will probably last 10 years, certainly longer than you'll hold onto any laptop, and it uses less power, too. PQI rolled out two intriguing external drives at the same time:
http://gizmodo.com/assets/resources/2007/05/pqi32gbec34.jpg
The company also teased an upcoming 32GB ExpressCard (pictured above) that's solid state, too. Depending on its price, this could be a welcome sight for those MacBook Pro worshipers, or users of any other laptops (http://www.gizmodo.com/gadgets/laptops/) with ExpressCard 34 slots.
The company also announced 32GB 1.8-inch drive (pictured below) for industrial use only (whateverTF that means).
http://gizmodo.com/assets/resources/2007/05/pqi32gbzif.jpg
Also along for the ride was a CompactFlash card (pictured below) with 16GB of elbow room. The company touts that CF card's high speed, reportedly giving you 38MB per second transfer rate. We'll believe it when we see it.fonte: http://gizmodo.com/gadgets/solid-as-a-rock/pqi-teases-us-with-speedy-256gb-solid+state-drive-264197.php
É pena não falarem em preços :P (mas é mais seguro para aqueles de nós que sofrem do coração :D)
destr0yer 30-05-2007, 01:21 256 gb :wow:
Acho que já deve estar a 1.1 com discos rígidos de 2,5" no que toca a capacidades!
Pode ser que discos de 32 e 64 gb abaixem e bem
:D
g0thic.sid3 30-05-2007, 01:27 era só o k kria mais para o meu portatil... um desses de 256... vinha mesmo a calhar...
destr0yer 30-05-2007, 01:30 um de 64 gb só para OS's e progs e docs chega, o actual de 160 ficava numa caixa USB para armazenamento
;)
g0thic.sid3 30-05-2007, 01:32 um de 64 gb só para OS's e progs e docs chega, o actual de 160 ficava numa caixa USB para armazenamento
;)
pronts tens razão :lol:
e fazia o mesmo ao de 100.... o de 40 n ajuda muito...
destr0yer 30-05-2007, 17:50 Claro que um de 256 gb era ouro sobre azul, mas com o euromilhões no banco, claro
:D
deem um tempinho a tecnologia pra evoluir, daki a 1 ano ja tao a preços tao acessiveis kt os discos mecanicos
SiR_vIRciado 04-06-2007, 17:22 Mas já há lojas em PT a venderem estes discos?mesmo que a preços elevados?
Cumps
Quando estes discos tiverem velocidades de leitura e escrita como deve ser vão ser as bombas, quer dizer a samsung já tem alguns com velocidades bem aceitáveis.
Qdo saem portáteis com discos SSD pá? quero comprar um laptop novo e ando à espera dessa inovação...
Qdo saem portáteis com discos SSD pá? quero comprar um laptop novo e ando à espera dessa inovação...
já andam por ai alguns :) são é bem caros..:S
Então mas onde é que eu compro um disco desses de 16 gb por 250€??
Chopstick 05-06-2007, 19:07 16 gb por 250€??
Com a breca!!!! Tão caro?
Koncaman 05-06-2007, 20:04 Hm.. quais?
A dell e a samsung, pelo menos, têm modelos com SSD, mas acho que ainda n os encontras à venda.
de qualquer forma, eu se fosse a ti n esperava por isto. compra mas é o portatil, e depois trocas o disco rigido, numa altura que for financeiramente mais interessante. trocar o disco rigido de um portatil geralmente é algo bastante simples de fazer, e sempre podes por o disco antigo numa caixa externa, para dar uma ajudinha na capacidade (visto que um SSD a um preço razoavel, é um disco com baixa capacidade)
Pois..
A ver vamos.. talvez lá para Agosto/Setembro.. Defini como deadline prá compra..
Então mas onde é que eu compro um disco desses de 16 gb por 250€??
Na Scan (http://www.scan.co.uk/search/search.asp?criteria=Solid+State+Drive&Submit=Go) (UK) tens vários disponíveis, ai em PT n sei :(
g0thic.sid3 05-06-2007, 22:41 386€ por 32 gb ainda é demais... mas estes preços já deviam ter baixado devido ao lançamento de drives com mais capacidade...
mas pode ser k a concorrencia (que é bastante) ajude brevemente a baixar o preço destas maravilhas tecnologicas...
metralha761 19-07-2007, 16:12 Ressuscitar post :P
Bem, estive a fazer uma pesquisa e q tal um controlador de CF (compack flash) para IDE juntamente com um cartao CF de 140x (20MBs/15MBs)???
Ainda nao sei a performance, mas se for os 140x sustentaveis, q nesta tecnoliga é perfeitamente possivel, penso q podemos ter uns bons discos e mt pequenos e mt mais barato. Com a vantagem de posteriormente so é preciso fazer upgrade ao cartao :)
Para ter uma ideia, o controlado custa uns 35 eur, o cartao ... ta sempre a variar, mas ja encontrei cartoes 8 GB a 89 eur e 4 GB 47 eur.
Por enquanto pode parecer pouco, mas os cartoes de 16 GB ja andam ai e uma drive destas em RAID0, ficamos com algo com velocidade identicas a uns disco normal e com a super vantagem de tempos de acesso incrivelmente baixos.
Esta solução é o ideal para Equipamentos de baixo consumo, como por exemplo portateis.
Por enquanto pode parecer pouco, mas os cartoes de 16 GB ja andam ai e uma drive destas em RAID0, ficamos com algo com velocidade identicas a uns disco normal e com a super vantagem de tempos de acesso incrivelmente baixos.
Er... axo k vais acabar por gastar mais dinheiro do k se comprasses um disco SSD da samsung.
Para n falar k 20MB/s é mt pouco comparado com um discos mecânico como a um SSD k ja andam nos 67MB/s.
Em termos de consumo mais uma vez um SSD deve ser superior.
Já para n falar k os cartões n foram concebidos para os constantes acessos e leituras de um PC OS, logo pode haver problemas com a longevidade dos mesmos se fizeres um uso intensivo.
Napalm_Death 19-07-2007, 17:16 Eu tenho um controlador desses no meu router, metralha761, mandei vir do ebay...
instalei o Ipcop e meti la um modo especial de montagem no fstab.
acerca de performance nao sei nunca testei. tem um cartao de 256mb ja um bocado antigo...
Novas drives Super Talent disponiveis (http://www.supertalent.com/oem/oemSata.php):
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/4245-SSD128G35frontcopy.jpg
1.8" / up to 32GB / SATA
2.5" / up to 64GB / SATA
3.5" / up to 128GB / SATA
28MB/s Read/Write
Um bocado pro lentas...
O 1º Post (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1373457&postcount=1) foi actualizado com o conjunto de inf. disponível sobre os varios discos SSD.
destr0yer 09-08-2007, 18:19 Este de 64 gb já chegava pro portátil :p
Rui_Carlos 09-08-2007, 19:31 e quanto a preços, como é que isto anda?
Koncaman 09-08-2007, 20:00 estes se calhar ja são um bocado lentos de mais...
mas os tempos de acesso devem continuar ao mesmo nivel, e o preço/gb deve ser mais em conta.
metralha761 10-08-2007, 16:50 o Zar0n anda a fazer um excelente trabalho nesta materia.
Vejam comparativos reais com videos
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1373457&postcount=1
e digam se ainda preferem as drives HHD para uso normal.
fjabrantes 12-08-2007, 13:26 tive para comprar no ebay.co.uk , falei com o vendedor ele diz que ate ja existem de 64 gb,
e que estas sao compostas por chips de 2 gb, onde se pode gravar ficheiros ate 2 gb,
em moeda euro ficava em 90 € +-, mas tenho um bocado de receio.
o que acham ?
JAFoNEXUS 12-08-2007, 16:14 tive para comprar no ebay.co.uk , falei com o vendedor ele diz que ate ja existem de 64 gb,
e que estas sao compostas por chips de 2 gb, onde se pode gravar ficheiros ate 2 gb,
o que acham ?
Gravar ficheiros até 2GB ??? Isso é muito estranho, deveria ser transparente, independente do nº e tamanho dos chips, dependeria era do sistema de ficheiros ... Digo eu
[PC]Räzzo 12-08-2007, 16:19 A esse preco quase que vale mais a pena q comprar um raptor :P
tive para comprar no ebay.co.uk , falei com o vendedor ele diz que ate ja existem de 64 gb,
o que acham ?
Sim já existem, mas usam chips de 4Gb ou 8Gb.
Quanto ao tamanho máximo dos files depende da formatação mas ker Fat32 quer NTFS suportam files maiores k 2GB
No caso do Fat32 é 4GiB.
90€ por um SSD da 64GB? lol, isso era dádo, por 90€ deve tar-te a vender um de 4GB, ve bem a origem e o feedback, axo isso tb mt estranho ou então percebeste as coisas mal.
destr0yer 13-08-2007, 02:10 90 € por um SSD de 64 gigas comprava um já!
mas 4 gb por 90 €, eh pah com menos de 40 compra-se 4 gb de SD cards!
Sim já existem, mas usam chips de 4Gb ou 8Gb.
Quanto ao tamanho máximo dos files depende da formatação mas ker Fat32 quer NTFS suportam files maiores k 2GB
No caso do Fat32 é 4GiB.
90€ por um SSD da 64GB? lol, isso era dádo, por 90€ deve tar-te a vender um de 4GB, ve bem a origem e o feedback, axo isso tb mt estranho ou então percebeste as coisas mal.
Vejam no título do post dele, o que lhe devem estar a vender é um de 32 GB, o vendedor disse-lhe que havia de 64 não que lhe vendia um de 64 por esse preço.
90 € por um SSD de 64 gigas comprava um já!
mas 4 gb por 90 €, eh pah com menos de 40 compra-se 4 gb de SD cards!
Pois os de 4GB são os mais caros por GB, quanto maiores mais vai compensando, mt mais k SD cards.
Vejam no título do post dele, o que lhe devem estar a vender é um de 32 GB, o vendedor disse-lhe que havia de 64 não que lhe vendia um de 64 por esse preço.
Mesmo sendo de 32GB está mt barato e quando a esmola é mt...
Review no Tomshardware da SanDisk’s SSD 5000 (http://www.tomshardware.co.uk/flash-hard-drive,review-2388-12.html) :009:
Tem poucos benchs de aplicações reais, tem benchs em ambiente server. (n sei pk já k n é o mercado alvo desta drive)
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/image027.png
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/image028.png
Excelente velocidade de leitura (bye bye raptor) constante (ao contrario dos HDD) e escala mt bem em RAID
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/image002.png
LOL :D
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/image004.png
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/image005.png
Ainda há espaço para melhorias no Write.
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/image006.png
Só pela velocidade de boot e consumo estas drives valem o $$$.
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/image014.png
O problema de SATA é o consumo em idle (0.5w) :( , como podem comparar com o SSD da Samgung k é ATA (0.05w).
Mesmo assim o consumo é mt reduzido, e podem meter o windows a desligar logo a drive já k esta n tem spin up (+5w nos HDD).
Em resumo, a capacidade ainda é pekena (32GB), e o preço é elevado, mas sem duvida os futuro está nos SSD.
Será que estes SSDs dão para colocar em RAID?
Uiuiui.... isso é que era !!
destr0yer 15-08-2007, 12:33 Será que estes SSDs dão para colocar em RAID?
Uiuiui.... isso é que era !!
são discos sata/IDE, logo podem ser utilizados tal e qual mecânicos...
Estes ai já tem uma performance brutal, melhor que qualquer disco de portátil!
QUERO UM:'(
acho estranho que o SATA tenha consumo de 0.5W em idle...
também quero um! :\
Koncaman 15-08-2007, 13:00 Review no Tomshardware da SanDisk’s SSD 5000 (http://www.tomshardware.co.uk/flash-hard-drive,review-2388-12.html) :009:
Tem poucos benchs de aplicações reais, tem benchs em ambiente server. (n sei pk já k n é o mercado alvo desta drive)
pode não ser o mercado alvo, mas é um interessante ter sido testado nesse ambiente. acho que é dos mercados que têm mais a ganhar com os SSD, especialmente pelos tempos de acesso. que devem ser importantes quando o server se destina a alojar sites, por ex.
e os resultados falam por si.
quanto custa essa unidade (a de 32gb)?
pode não ser o mercado alvo, mas é um interessante ter sido testado nesse ambiente. acho que é dos mercados que têm mais a ganhar com os SSD, especialmente pelos tempos de acesso. que devem ser importantes quando o server se destina a alojar sites, por ex.
Eu falei pk a SanDisk tem uma linha de SSD para server/industrial com mais MTBF/ECC/Write/Erase cycles em ATA/SATA/SCSI (vão até 352GB) enquanto estas drives são para o consumer market.
Sim SSD fazem sentido para server pk o custo em energia/AC é enorme nos data center.
quanto custa essa unidade (a de 32gb)?
Ainda n vi a venda...
Koncaman 15-08-2007, 21:40 tal e qual.
estar a alimentar e refrigerar, discos de 10 e 15k rpm, é trabalho complicado...
especialmente quando falamos de espaços relativamente pequenos, como uma rack de 1U. depois é preciso ventoinhas com um nº absurdo de rotações, que representam mais um gasto de energia...
no entanto, os discos acabam por andar quentes na mesma, o que resulta em menos tempo de vida.
SSD tem toda a logica.
Linhas de discos para server vão fazendo menos sentido nos dias de hoje. o interface sata vai dando largura de banda suficiente para aquilo que os discos conseguem debitar, e acho que os WD raptor são utilizados em servers, e também acho que o mercado alvo deles n é esse.
depois, o ECC é algo que devia ser oferecido a toda a gente...
enfim, quando se compra um disco para um server, quer-se os preços dos discos dos desktops, e quando se compra um disco para um desktop, quer-se a velocidade e fiabilidade de um disco para server... por isso é que acho que a tendencia acaba por ser alguma convergencia para um meio termo que sirva aos 2 mercados.
Mais uma review (http://www.anandtech.com/storage/showdoc.aspx?i=3064&p=1) e drive adicionada ao 1º Post (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1373457&postcount=1)
Mtron SSD de 32GB SATA
É a drive mais rapida já testada com 100MB/s Read e 80MB/s write, sem duvida k as coisas estão e evoluir rapidamente.
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/hdtachmtronnvXP.png
Ainda ontem era a review da mais rapida da Sandisk :)
Eles notaram problemas em todos os chip7 da Intel k limitavam a performance da drive a 80MB/s :confused:
Os chip7 da Nvidia n tinham problemas, ainda n testaram com AMD.
Esta drive n deve ser mt barata, pelo menos deve ser mais cara k a Samsung ou Sandisk
Quanto a fiabilidade vejam, Write/Erase Endurance: 140 years at 50GB Write/Erase Cycles per Day
Esta tecnologia cada vez promete mais :wow: e nota-se que tem ainda muito mas muito para dar (em termos de velocidade).
AndreAPL 30-08-2007, 18:08 estou a precisar d1 HHD pro portatil, e tava a ver se aguardava 1 pouco mais para meter logo 1 SSD, mas está complicado.
Discos SSD Seagate ja em 2008
A tecnologia SSD (Solid State Disk) é um dos maiores avanços tecnológicos na area de armazenamento de à longos anos para cá.
Infelizmente, e como as grandes tecnologias de ponta, é extremamente cara e apenas está acessível às grandes companhias.
Contudo, a Seagate está a prometer mudar essa face, com a entrada de discos para desktops e portáteis durante o próximo ano, a preços mais simpáticos.
Até 2010 a Seagate pretende remover todas as adversidades inerentes à tecnologia SSD, como o elevado preço, baixa capacidade de armazenamento e a pouca disponibilidade no mercado.
fonte (http://www.susept.com/index.php?option=com_content&task=view&id=319&Itemid=2)
Inda vai demorar :(
tonebiclas 30-08-2007, 18:20 tal e qual.
estar a alimentar e refrigerar, discos de 10 e 15k rpm, é trabalho complicado...
especialmente quando falamos de espaços relativamente pequenos, como uma rack de 1U. depois é preciso ventoinhas com um nº absurdo de rotações, que representam mais um gasto de energia...
no entanto, os discos acabam por andar quentes na mesma, o que resulta em menos tempo de vida.
SSD tem toda a logica.
Linhas de discos para server vão fazendo menos sentido nos dias de hoje. o interface sata vai dando largura de banda suficiente para aquilo que os discos conseguem debitar, e acho que os WD raptor são utilizados em servers, e também acho que o mercado alvo deles n é esse.
depois, o ECC é algo que devia ser oferecido a toda a gente...
enfim, quando se compra um disco para um server, quer-se os preços dos discos dos desktops, e quando se compra um disco para um desktop, quer-se a velocidade e fiabilidade de um disco para server... por isso é que acho que a tendencia acaba por ser alguma convergencia para um meio termo que sirva aos 2 mercados.
mais nada! concordo.
http://i93.photobucket.com/albums/l43/Zar0n/SanDiskuSSD5000_resize.jpg
Novo SSD da Sandisk.
O uSSD 5000 (2º na pic) ao lado de um disco de 1.8" mede 27mm x 38mm com capacidades de 2 a 8GiB.
Está disponível para aplicações em portáteis como o Asus Eee pk tem um baixo custo.
JAFoNEXUS 09-09-2007, 22:22 Bem, aqui fica a review de um user de outro forum que tem um SSD de 32 da Sandisk (vejam as 2 tabelas com atenção :D) :
http://forum.notebookreview.com/showpost.php?p=2401556&postcount=1
Review da Super Talent's SATA25 128GB ($4600) (http://techreport.com/articles.x/13163)
A BiTMICRO vai lançar um SSD de 416GB (Q1 08)
BiTMICRO to Debut 416GB 2.5" IDE (http://home.businesswire.com/portal/site/home/index.jsp?ndmViewId=news_view&ndmConfigId=1000001&newsId=20070911005577&newsLang=en)
A Samsung tb já está a vender a sua drive SSD de 64GB em laptops e deve aparecer em retail este mes.
Na newegg a de 32GB já desceu de preço e está a $449 :)
||Red_Evil|| 12-09-2007, 16:05 Review da Super Talent's SATA25 128GB ($4600) (http://techreport.com/articles.x/13163)
A BiTMICRO vai lançar um SSD de 416GB (Q1 08)
BiTMICRO to Debut 416GB 2.5" IDE (http://home.businesswire.com/portal/site/home/index.jsp?ndmViewId=news_view&ndmConfigId=1000001&newsId=20070911005577&newsLang=en)
A Samsung tb já está a vender a sua drive SSD de 64GB em laptops e deve aparecer em retail este mes.
Na newegg a de 32GB já desceu de preço e está a $449 :)
bem mesmo assim ainda estao super caros, acho que vamos ter que esperar mais 1 ano......
Wipeout2097 16-09-2007, 02:48 SSD a estes preços e com esta capacidade são uma piada de mau gosto. Toda a gente fala das vantagens, mas aqui vai a outra face da moeda:
Data Integrity:
1) SSD doesn't avoid the most common reasons why you lose important data:
- Filesystem corruption
- Virus
- Human error like deleting files
- Application bugs
- Memory errors that corrupt system cache.
2) Worse, it makes you neglect backups because you think you are safe
3) Try to do decent data recovery on a drive where writes are done all over the place to make it last longer.
Autonomy:
1) Don't go for SSD because you get 1 more hour of autonomy. Just buy what really gives you peace of mind: a spare battery. A battery costs 100€, a 64GB SSD costs 800€. And you can use your machine 7 hours instead of 4.5.
2) Or just run you laptop at full speed. Why buying an high-end laptop and then you have to run it at 60% performance to save power?
Disk Space:
1) 32GB devices are useless for Windows Vista machines. Period.
2) If you pay an huge premium for a device, you should have a no-compromise solution. But you don't, because soon you will run out of disk space. Then the peace of mind is gone.
3) If like me you have large files on your laptop, don't forget that each GB costs 12€. If you want to play a recent game on your laptop, it will eat 10GB.
Just defragment your disk and buy a *good* 2GB pen for readyboost, SantaRosa based flash memory on the motherboard and wait for decent prices on SSD.
E isto:
http://blogs.zdnet.com/storage/?p=188
http://blogs.zdnet.com/storage/images/seagate-vs-mtron.jpg
Koncaman 16-09-2007, 02:54 SSD a estes preços e com esta capacidade são uma piada de mau gosto. Toda a gente fala das vantagens, mas aqui vai a outra face da moeda:
E isto:
http://blogs.zdnet.com/storage/?p=188
http://blogs.zdnet.com/storage/images/seagate-vs-mtron.jpg
aos preços actuais, estes discos ja servem para qualquer coisa.
mas se reparares, a velocidade descida dos preços está a ser substancial... bem superior àquilo que se vê nos discos convencionais.
As vantagens ja se sabe quais são. Eu, neste momento, dava 300€ de bom gosto por 16gb (1,8") de SSD... é so uma questão de cada um avaliar as prioridades.
Estes discos descerem substancialmente de preço em menos de um ano era um espectáculo...
Esse texto parece mais um disparar de um velho do restelo, do que uma análise. Agora já é culpa e responsabilidade do disco em evitar que virus e erro humano impeçam a perda de dados? Ele que cresça! Quando estes discos tiverem um preço por Gb razoável, então valerão a pena, agora estão simplesmente caros.
PoolMania 16-09-2007, 12:46 Poor se tratar de uma tecnologia nova é normal que o preço seja alto, se bem me lembro, e se não estiver enganado, um rato para o pc há anos atrás custava cerca de 20 contos, 100 euros, na altura...... Portanto tem que se dar tempo ao tempo.
SSD a estes preços e com esta capacidade são uma piada de mau gosto. Toda a gente fala das vantagens, mas aqui vai a outra face da moeda:
Ok, ao ler tds essas disparates ainda ia comentar nos varios pontos em k estava totalmente enganado.
Mas agr vi k a "review" :neutral: foi totalmente alterada pelo menos já n encontro a maior parte dos quotes idiotas k fez antes.
Que raio de jornalismo é este, nem referencia o k alterou, enfim...
Wipeout2097 17-09-2007, 00:06 Ok, ao ler tds essas disparates ainda ia comentar nos varios pontos em k estava totalmente enganado.
Eu voltei a ver o artigo e você de facto tem razão. A culpa é minha, esta quote não foi de agora. Eu tenho uma quantidade de artigos offline e devia ter visto a nova review. Mas ela é bem recente, por isso eu não liguei mto
Note bem: Uma coisa não invalida, apesar de ele não parecer estar a fazer uma review independente, eu concordo com algumas coisas. Hoje esta porra é carissima e com este preço devia ser só vantagens em relação aos mecanicos. Se um gajo paga, quer high-end sem compromisso.
Para servidores, é bem diferente, eles já se pagam a si proprios. Por vezes os datasets nâo são muito grandes, o que é importante é o nº de I/O. Para quê um sistema de discos high-end que até acaba por ficar + caro?
Voltando ao quote, eu tb gostava bem de saber o que é que raio o wear leveling tem a ver com recuperação de dados (ex: undelete), qd as drives + recentes parece q tem vida util de 10 anos. E isso é transparente para o OS.
E um gajo q não faça backups é otario, independentemente de tudo o resto
metralha761 17-09-2007, 16:15 Isto é um bocadito especulação, pq nao consigo provar.
Mas segundo percebo, os discos SSD em relação aos FDD, sao mt melhores pa recuperar informação, de dados apavados indevidamente, tipo delete+esvasiar lixeira, pq so quando completar a capacidade total do espaço, é q voltar a usar os clusters.
Tipo, num disco de 16 GB, so depois de ter inserido 16 GB é q volta a usar um cluster previamente ocupado.
Claro q com um full format, perde-se td, ou problema electrico, a informação deve ser perdida mt mais rapidamente q um HDD.
destr0yer 18-09-2007, 23:14 Bem, se o scofield tivesse usado um disco destes, o FBI já não podia ter recuperado os planos :002:
Wipeout2097 20-09-2007, 02:30 Vou ter uma poor man's SSD :004:
2x Corsair Voyager GT em RAID0 :x2:
Ou é impressão minha ou os SSD de 3.5 são dificeis de encontrar?
Estou interessado em adquirir um mas não encontro info sobre 3.5 com 64gb e o respectivo price target actual.
maggot012 25-09-2007, 14:43 tenho 1a duvida,se eu tiver no pc,i por kualker motivo o pc for a baixo,ou por corte d energia ou assim,os ssd perdem os ficheiros todos????
||Red_Evil|| 25-09-2007, 15:15 Ou é impressão minha ou os SSD de 3.5 são dificeis de encontrar?
Estou interessado em adquirir um mas não encontro info sobre 3.5 com 64gb e o respectivo price target actual.
e de 2.5 encontras cá á venda?
Ou é impressão minha ou os SSD de 3.5 são dificeis de encontrar?
Pk é k keres 3.5"? A maior parte dos disponíveis são 2.5"
A Samsung de 64GB já começou a ser entregue a OEM's, ainda está em pre-order no retail mas deve aparecer dentro em breve disponível, o preço deve rondar os 800€.
Mas lembro-te que a de 32GB custa menos de 400€.
Pk é k keres 3.5"? A maior parte dos disponíveis são 2.5"
A Samsung de 64GB já começou a ser entregue a OEM's, ainda está em pre-order no retail mas deve aparecer dentro em breve disponível, o preço deve rondar os 800€.
Mas lembro-te que a de 32GB custa menos de 400€.
Porque quanto mais pequeno maior é o preço. E tamanhos tambem.
Essa lógica é válida para um disco rígido mecânico
Neste é indiferente. O tamanho aqui só permite fazer discos maiores.
Seja como for isto continua um tecnologia a seguir em vez de comprar. 32 GB nem para o sistema praticamente serve e por 400€ compra-se 2 TB em Discos Rígidos
Seja como for isto continua um tecnologia a seguir em vez de comprar. 32 GB nem para o sistema praticamente serve e por 400€ compra-se 2 TB em Discos Rígidos
O meu SO+APPS está longe de ocupar 32GB, aliás ainda dava para instalar alguns jogos :)
O ideal é um SSD de 32GB + um Disco de 1TB para média (imagens/musica/video) já que este vai estar idle grande parte do tempo.
E sim os SSD's de 3.5" n são mais baratos k os 2.5"
Os discos SSD não são assim tão bons especialmente face às soluções para desktops ao ponto de compensar esta disparidade de preços e capacidades.
Os discos SSD não são assim tão bons especialmente face às soluções para desktops ao ponto de compensar esta disparidade de preços e capacidades.
Para desktop já apresentam alguns ganhos em performance, se estiveres a construir um HTPC é uma opção para obter algo silencioso (desde k tenhas uma NAS).
Agr para Laptops vale a pena só pelo baixo consumo, e tb são mais rápidos k os discos para laptop k são bastante lentos.
Claro k o custo por GB é mt alto, parte do problema é k os mp3 players, telemóveis, pens, etc. absorvem grande parte da produção de NAND Flash o k tb está a impedir a descida de preços.
Pode ser que com a entrada da Intel no mercado dos SSD's as coisas melhorem significativamente.
destr0yer 25-09-2007, 23:50 SSD em desktop não vale a pena...
Mais vale raid 0 de raptors ou discos recentes single plate (os tais seagate 250 gb por exemplo que atinge perto de 100 mb/s)
Em laptop que sim, serão um grande salto :D Não só abaixa o consumo, como teremos performance a sério, bem como menor nível de ruído :D
Mas a 800 € um de 64 gb é um roubo... Isso dá 12,5 € por gb, sendo que já vi pens de 4 gb por 25 €, ou seja metade...
E 32 gb para min é pouco. No desktop cheguei a ter 54 gb ocupados pela partição do XP + APPS, que reduziu para 28 gb depois de uma "mega limpeza".
E no laptop tenho 16,5 de 34 ocupados e ZERO jogos!
E ainda há o Linux a ocupar outros bons gb...
Jonezine 26-09-2007, 01:13 So o facto de não fazerem barulho compensa tanto para desktop como para notbook. Claro que agora depende para cada caso, quem tem uma tornado é claro que não se preocupa com isso.
WindWalker 26-09-2007, 01:46 So o facto de não fazerem barulho
Eu não dou conta do meu Seagate a funcionar...E as ventoinas que tenho não são muito ruidosas (<30dB com certeza).
Falta esperar 1~2 anos e talvez já se veja alguma coisa. Também dei 50€ por uma pen de 1GB há dois anos, agora custam <20€.
Também dei 50€ por uma pen de 1GB há dois anos, agora custam <20€.
< de 10€ :D
É a ordem natural das coisas.
Hoje é preciso pensar 3 x antes de optar um um disco destes e ponderar todos os prós e contras e ver o que a balança dá
Amanhã será preciso pensar 2 x, e depois de amanhã já nem será preciso... e a seguir aparece uma nova tecnologia... e voltamos ao mesmo :004:
|