View Full Version : Que Linux recomendam ?

YuRiSsS
10-01-2007, 11:28
Boas, estou agora a iniciar no Linux com o objectivo de aprender...

Mas vou utiliza-lo num Sistema Pentium III 800Mhz com 64/128 de RAM ( agr n me lembro ao certo), com um disco rigido de 1.200MB/1.2GB, e com uma grafica RIVA :D de 32MB.

Qual sistema aconselham eu a instalar nele ?

Isto é so temporario.. dps vou instalar o sistema num Intel Duo Core..

PS: isto de inicio é mais para aprender a funcionar com comandos, ir à internet e pouco mais...

ruimoura
10-01-2007, 11:37

Mas vou utiliza-lo num Sistema Pentium III 800Mhz com 64/128 de RAM ( agr n me lembro ao certo), com um disco rigido de 1.200MB/1.2GB, e com uma grafica RIVA :D de 32MB.

PS: isto de inicio é mais para aprender a funcionar com comandos, ir à internet e pouco mais...

Com esse disco imenso (cofcof) não vais conseguir instalar nada de jeito, a nível gráfico. Terias que cortar em muitas coisas e ficarias com um sistema bastante incompleto. Qualquer distro minimamente moderna ocupa 2 gigas, mínimo. Tens distro mais pequenas, tipo Damn Small Linux, Slax, etc ... Mas a ver se alguém se lembra de alguma coisa melhor ...

YuRiSsS
10-01-2007, 11:42
Com esse disco imenso (cofcof) não vais conseguir instalar nada de jeito, a nível gráfico. Terias que cortar em muitas coisas e ficarias com um sistema bastante incompleto. Qualquer distro minimamente moderna ocupa 2 gigas, mínimo. Tens distro mais pequenas, tipo Damn Small Linux, Slax, etc ... Mas a ver se alguém se lembra de alguma coisa melhor ...

Não peço nada de mt bom.. por isso é que vim pedir a vossa opiniao de uns mais fracos... até ter possibilidade de instalar um muito melhor no pc que uso...

É so para aprender a funcionar mais com os comandos e isso.. Não peço nada forte a nivel gráfico! e é mais para o pc tambem funcionar um pouco.

hellaxe
10-01-2007, 12:01

Com um disco deste tamanho só estou a ver o Damn Small Linux como o RuiMoura aconselhou.
Mas tens 2 alternativas: um live cd do Ubuntu por exemplo, ou outros.
Instalas o VMWare Server que é grátis e depois metes uma máquina virtual com a distribuição ou distribuições que quiseres na tua máquina com o Core duo.

ruimoura
10-01-2007, 12:04
Pá tens o puppy linux, e podes instalar no disco (é live cd). Tem a maioria das coisas que te vão fazer falta por enquanto e só ocupa qq coisa como 80 megas ...

Depois tens o damn small linux (ja o tinha referido), o slax (slax popcorn), Beatrix. Assim de repente são os que me lembro ... Procura no google pelos links ...

Podias também experimentar livecd's de distros grandes (ubuntu, por exemplo), mas o problema que vais ter com live cds de distros mais "fortes" é que não tens RAM suficiente para aguentar com aquilo ...

Goncalo Silva
10-01-2007, 12:07
Eu gosto desta distro e encaixa minimamente no teu sistema :)

Zenwalk (full version ~ 400MB iso download) is a complete system : out of the box, you will be able to browse, mail, chat, listen to music, program in C, Perl, Python, Ruby,.. watch videos in various formats, write documents, print, scan, burn CD and DVD, connect your camera and edit your photographs, without adding anything. Coders will like the full set of development libraries and interpreters.

Mais info: http://www.zenwalk.org/

ruimoura
10-01-2007, 12:10
Eu gosto desta distro e encaixa minimamente no teu sistema :)

Mais info: http://www.zenwalk.org/

Por acaso também conhecia, mas repara no seguinte:
Hardware requirements

These are the minimal hardware requirements to run Zenwalk in Xwindow mode, with correct performance (some lower configs work - ie : PII - , but might be slow) :

Pentium III class processor
128 Mb RAM
2Gb HDD

400 megas é o iso. Depois de instalado a historia é outra ...

El_UnO
10-01-2007, 12:14
Debian com uma instalação minimalista deve servir :P

morphine
10-01-2007, 12:33
Eu apostava no Damn Small Linux se queres uma instalação mínima, no entanto se queres algo mais fiável, estável e com maior suporte vai para Debian.

mundano
10-01-2007, 19:48
Esse computador é bem porreiro para correr Linux.. tirando dois aspectos.. HDD e a memoria.

O que eu te recomendava era que fosses a sites tipo o miau.pt e faças um pequeno upgrade...

Com 15~20 euros arranjas um disco de 20 a 40 GB, com alguma sorte de 7200 rpm's e tudo.. E
por uns 10 euros arranjas mais 256 MB de SDRAM 133 (embora para as distros mais pesadas 512MB na minha opinião pessoal seja o ideal)..

E ficas ai com uma maquina bem usável com qualquer distro moderna..

YuRiSsS
10-01-2007, 20:19
Ja arranjei um disco de 40GB pro pc...

A Ram fica ainda pelas 128MB... até arranjar melhor..

Sendo assim qual aconselham ? já que as opinioes estao mt restritas devido ao disco..

Digam tambem aqueles que voces usam..

ruimoura
10-01-2007, 21:22
Ja arranjei um disco de 40GB pro pc...

A Ram fica ainda pelas 128MB... até arranjar melhor..

Sendo assim qual aconselham ? já que as opinioes estao mt restritas devido ao disco..

Digam tambem aqueles que voces usam..

Já podes ir pelo xubuntu, por exemplo, onde tens a facilidade de instalação do Ubuntu, mas com a leveza do xfce ...

xtr3me
10-01-2007, 22:09
Eu pessoalmente recomendava-te um Debian, stripped down, para ires também aprendendo alguma coisa já com a instalação.

Se queres já uma coisa simples só para começar ... instalação quase automática, vai por algo como ubuntu ou suse.

Se queres começar a aprender já um bocadinho a escolheres o que queres instalar, mexer já em pacotes e tal ... debian.

Com o ubuntu também podes fazer isso, a diferença é com o debian TENS de fazer isso :D

YuRiSsS
10-01-2007, 23:33
Tive de meter aquele computador de lado, tentei mesmo com o disco de 40GB o problema está mesmo na memória RAM, e eu neste momento nao quero fazer investimentos naquele computador, metendo-o de lado e assim que a opertunidade surgir adquirir mais ram para o meter no minimo à volta dos 256MB de RAM.

Entretanto vou ligar o disco a este computador que uso (E6700 , 2GB Ram com 1disco sata2 de 320GB) Não haverá conflito instalando um IDE e um SATAII no mesmo pc ?

Em relação à distribuição, eu nao quero nada que seja como o Windows, ou seja tudo automatico, eu quero um Completo, que tenha tudo, mas que ao mesmo tempo eu tenha de me esfurçar, e aprender... Será o Fedora Core 6 uma boa escolha ? Já o tive uma vez instalado o 5 e nao consegui nem por nada de este mundo instalar o modem ADSL, e fiz de mil e uma maneiras. Mas estou disposto a mais umas lutas. O objectivo principal é aprender a trabalhar com o Linux...

Se recomendarem outro insirem ai os links para fazer o descarregamento. Tenho cá o Kurumin 6.1 tambem.

ruimoura
10-01-2007, 23:40
Tive de meter aquele computador de lado, tentei mesmo com o disco de 40GB o problema está mesmo na memória RAM, e eu neste momento nao quero fazer investimentos naquele computador, metendo-o de lado e assim que a opertunidade surgir adquirir mais ram para o meter no minimo à volta dos 256MB de RAM.

Entretanto vou ligar o disco a este computador que uso (E6700 , 2GB Ram com 1disco sata2 de 320GB) Não haverá conflito instalando um IDE e um SATAII no mesmo pc ?

Em relação à distribuição, eu nao quero nada que seja como o Windows, ou seja tudo automatico, eu quero um Completo, que tenha tudo, mas que ao mesmo tempo eu tenha de me esfurçar, e aprender... Será o Fedora Core 6 uma boa escolha ? Já o tive uma vez instalado o 5 e nao consegui nem por nada de este mundo instalar o modem ADSL, e fiz de mil e uma maneiras. Mas estou disposto a mais umas lutas. O objectivo principal é aprender a trabalhar com o Linux...

Se recomendarem outro insirem ai os links para fazer o descarregamento. Tenho cá o Kurumin 6.1 tambem.

Fedora 6 é uma boa escolha, e recomendo. É a que eu uso ;)

Quanto a conflitos de discos não percebo nada disso ...

xtr3me
10-01-2007, 23:52

Se recomendarem outro insirem ai os links para fazer o descarregamento. Tenho cá o
Kurumin 6.1 tambem.

Se tens mesmo vontade de aprender e fazer tudo à mão, dá-lhe com gentoo, mas aviso-te já que vais penar.

Aquilo é tudo optimizavel para o hardware que cada um tem, mas isso dá trabalho a configurar.

Se quiseres algo bom, que podes personalizar, mas não tão extremo, tens o Debian.

Podes sacar ambos a partir do http://darkstar.ist.utl.pt/

CR_
10-01-2007, 23:54

Todos têm tudo. Se queres mesmo aprender podes tentar gentoo. Mas só se tiveres pelo menos dois dias disponíveis para instalar.

Mas aconselhava-te antes Debian.

Quanto ao modem ADSL se for usb tenta aqui: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=4246.0 mas.... :\

Goncalo Silva
11-01-2007, 00:51
Todos têm tudo. Se queres mesmo aprender podes tentar gentoo. Mas só se tiveres pelo menos dois dias disponíveis para instalar.

Mas aconselhava-te antes Debian.

Quanto ao modem ADSL se for usb tenta aqui: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=4246.0 mas.... :\

Conheço muito boa gente que mesmo tendo umas nocções de Linux não conseguiram configurar o Gentoo... aliás, um amigo meu tinha na PM do mercury: "Ubuntu is an ancient word that means can't configure Gentoo" :D

Ubuntu é bom para começar de ínicio. Foi por onde comecei e deu para dar uns toques antes de experimentar distros um pouco mais complicadas de configurar (e, claro está, mais optimizadas em relação ao sistema).

setekh
11-01-2007, 00:59
Se tens mesmo vontade de aprender e fazer tudo à mão, dá-lhe com gentoo, mas aviso-te já que vais penar.

Aquilo é tudo optimizavel para o hardware que cada um tem, mas isso dá trabalho a configurar.

Se quiseres algo bom, que podes personalizar, mas não tão extremo, tens o Debian.

Podes sacar ambos a partir do http://darkstar.ist.utl.pt/
OMFG...mas queres que o rapaz comece a brincar com linux ou tenha um esgotamento? xD

cada vez que instalo gentoo apetece arrancar cabelos :P

xtr3me
11-01-2007, 01:17
OMFG...mas queres que o rapaz comece a brincar com linux ou tenha um esgotamento? xD

cada vez que instalo gentoo apetece arrancar cabelos :P

Eu dei duas opções :P

Ele disse que queria uma cena onde brincasse com o linux.

Eu dei uma opção "hardcore" - gentoo e outra mais soft, mas nem por isso menos boa ... Debian. :D

YuRiSsS
11-01-2007, 01:23
digam-me so uma coisa, nao à qualquer tipo de conflito de hardware se eu meter um IDE num sistema onde esta um disco SATAII ?

setekh
11-01-2007, 01:43
digam-me so uma coisa, nao à qualquer tipo de conflito de hardware se eu meter um IDE num sistema onde esta um disco SATAII ?
yup...não há conflito nenhum...:)

já escolheste distro? :P

s00n
11-01-2007, 02:47
Por acaso apostava mais num Ubuntu 6.10 Edgy Eft e depois, talvez quando já houvesse mais experiência, o Debian. Mas uma vez no Ubuntu, não queres outra coisa :D

Para uma máquina como essa, o Ubuntu adapta-se muitíssimo bem.

YuRiSsS
11-01-2007, 09:14
Vou até ao Ubuntu ou Fedora Core

Mas digo já que fiquei com curiosidade do gentoo

setekh
11-01-2007, 10:23
Vou até ao Ubuntu ou Fedora Core

Mas digo já que fiquei com curiosidade do gentoo
lol acho melhor começares com o Ubuntu durante uns meses...tens a vantagem de poder fazer as coisas à la pata (linha comandos) ou, se não estiveres a conseguir, em ambiente gráfico.

O Gentoo....até para instalar é complicado :P se te quiseres assustar 1 pouco vê o walkthrough da instalação no site dessa distro...perdes logo a vontade xD

ruimoura
11-01-2007, 10:28
lol acho melhor começares com o Ubuntu durante uns meses...tens a vantagem de poder fazer as coisas à la pata (linha comandos) ou, se não estiveres a conseguir, em ambiente gráfico.

O Gentoo....até para instalar é complicado :P se te quiseres assustar 1 pouco vê o walkthrough da instalação no site dessa distro...perdes logo a vontade xD

u, por escolha pesosal, já aconselhei e volto a aconselhar Fedora, se queres aprender mais alguma coisa que no Ubuntu. Não estou a dizer que não se aprende no Ubuntu, e é talvez a melhor escolha para newbies, mas como quase tudo funciona, simplesmente, um gajo acaba por não aprender muita coisa, por vezes, se é que me faço entender.
No Fedora as coisas não são tão lineares, por vezes ... E então em laptops com wireles .... Mas também não é o caso. Claro que linux é linux, e na consola funciona tudo mais ou menos igual :)

E tens a vantagem de o Fedora não ser tão ... huuu ... pesado a nível de desktop como é o Ubuntu (falo pelo gnome ...)

CR_
11-01-2007, 11:48
Conheço muito boa gente que mesmo tendo umas nocções de Linux não conseguiram configurar o Gentoo... aliás, um amigo meu tinha na PM do mercury: "Ubuntu is an ancient word that means can't configure Gentoo" :D

Ubuntu é bom para começar de ínicio. Foi por onde comecei e deu para dar uns toques antes de experimentar distros um pouco mais complicadas de configurar (e, claro está, mais optimizadas em relação ao sistema).

Tipo... é só seguir o manual. Não é difícil, mas dá trabalho.

Ubuntu por Ubuntu mais vale meter Debian ( IMHO ). O funcionamento é igual mas Debian é mais estável e rápido. Aconselho a sacares a Testing.

s00n
11-01-2007, 13:08
Tipo... é só seguir o manual. Não é difícil, mas dá trabalho.

Ubuntu por Ubuntu mais vale meter Debian ( IMHO ). O funcionamento é igual mas Debian é mais estável e rápido. Aconselho a sacares a Testing.

A questão é que o Ubuntu é um cd de 700mb, um iso pronto a gravar e a instalar e é possível trabalhar-se a todos os níveis como em qualquer distro.

Em relação a quereres o gentoo, é tudo muito bonito mas acho que te vais arrepender. Não vais conseguir fazer metade das coisas e depois vais ficar com uma aversão a Linux que nem te digo nada :D.

xtr3me
11-01-2007, 14:55
A questão é que o Ubuntu é um cd de 700mb, um iso pronto a gravar e a instalar e é possível trabalhar-se a todos os níveis como em qualquer distro.

E o debian pode ser um cd com menos de 100 mb (net install) ...

s00n
11-01-2007, 15:08
Pois, mas nesse caso ele terá que instalar tudo à mão e não é bem o tipo de user para fazer isso agora acho eu. Para isso ia para Gentoo.

Mas ya, Debian e Ubuntu, vai dar tudo ao mesmo. Aliás, Ubuntu é baseado em Debian. Aquilo é tu cá tu lá, pai e filho :)

xtr3me
11-01-2007, 15:13
Pois, mas nesse caso ele terá que instalar tudo à mão e não é bem o tipo de user para fazer isso agora acho eu. Para isso ia para Gentoo.

Mas ya, Debian e Ubuntu, vai dar tudo ao mesmo. Aliás, Ubuntu é baseado em Debian. Aquilo é tu cá tu lá, pai e filho :)

Ele é que disse que queria aprender .. não queria algo que fizesse tudo sozinho.

Apesar do ubuntu ser baseado em debian, têm muitas diferenças .. nomeadamente em termos de "princípios".

ruimoura
11-01-2007, 15:40
Ele é que disse que queria aprender .. não queria algo que fizesse tudo sozinho.

Apesar do ubuntu ser baseado em debian, têm muitas diferenças .. nomeadamente em termos de "princípios".

E são esses princípios que fazem com que uma pessoa não aprenda tanto. O wireless funciona à primeira (a maioria), e tudo o mais ...

Agora acho que têm definitivamente de fazer uma distinção entre "querer aprender a mexer em linux" e "querer aprender a instalar o gentoo". Pá, não tenho nada contra, acho muito bem mesmo, a ideia da máquina optimizada, e coiso e tal, mas isso não te faz aprender a mexer em linux. Ou melhor, aprendes umas coisas, uns comandos de consola, etc, mas ficas sem saber muito bem o que aquilo é.

Porque não pegar num Ubuntu, num fedora, num opensuse ou mesmo num debian, instalar aquilo facilmente, e depois mexer nas coisas com calma? Quando se estiver mais à vontade com o sistema operativo, força com o gentoo ou lá o que quiserem ...

Mas por favor parem de indicar gentoo para pessoas que NUNCA mexeram em linux. A sério ... Depois admirem-se que ouçam dizer " eh pahh, linux? aquilo é bué complicado de instlar!!".

Será que não podem por de parte as vossas preferências pessoais durante um instante e pensar no que seria melhor para um newbie?

Vá lá, façam esse esforço ... É para o bem do Linux ...

xtr3me
11-01-2007, 15:46
E são esses princípios que fazem com que uma pessoa não aprenda tanto. O wireless funciona à primeira (a maioria), e tudo o mais ...

Agora acho que têm definitivamente de fazer uma distinção entre "querer aprender a mexer em linux" e "querer aprender a instalar o gentoo". Pá, não tenho nada contra, acho muito bem mesmo, a ideia da máquina optimizada, e coiso e tal, mas isso não te faz aprender a mexer em linux. Ou melhor, aprendes umas coisas, uns comandos de consola, etc, mas ficas sem saber muito bem o que aquilo é.

Porque não pegar num Ubuntu, num fedora, num opensuse ou mesmo num debian, instalar aquilo facilmente, e depois mexer nas coisas com calma? Quando se estiver mais à vontade com o sistema operativo, força com o gentoo ou lá o que quiserem ...

Mas por favor parem de indicar gentoo para pessoas que NUNCA mexeram em linux. A sério ... Depois admirem-se que ouçam dizer " eh pahh, linux? aquilo é bué complicado de instlar!!".

Será que não podem por de parte as vossas preferências pessoais durante um instante e pensar no que seria melhor para um newbie?

Vá lá, façam esse esforço ... É para o bem do Linux ...

Como tu tens um registo mais ou menos recente, não viste grande parte dos posts que já fiz no sub-fórum de linux, em tópicos deste estilo.

Eu NUNCA recomendo gentoo para uma pessoa que está a começar a mexer em linux. Aliás, eu desaconselho completamente ... a não ser que essa diga que não se importa de andar a martelar e a bater com a cabeça nas paredes.

Ele disse que não queria uma coisa simples ... eu avisei.

Recomendei gentoo, mas disse que se ele tentasse ia passar mal ... o aviso foi feito.

Para uma pessoa que se está a introduzir no linux e quer é ter um sistema funcional em pouco tempo, recomendo normalmente suse (porque não gosto muito de ubuntu).

Se as pessoas quiserem perder tempo a configurar um sistema de raíz e não tiverem problemas em demorarem mais tempo a ter um sistema funcional ... normalmente digo Debian, porque é a minha distro preferida.

Para quem é mm performance freak ... custe o que custar, então recomendo gentoo.

Só recomendei gentoo neste caso, pelas palavras de quem fez o post. Não é uma prática normal minha, por isso ... ;)

ruimoura
11-01-2007, 15:51
@xtreme: eu não me estava a referir a ti, nitidamente ... se pareceu isso peço desculpa. Até porque tu indicas-te claramente o debian ... Estou a falar pelas inúmeras threads por aqui (apesar de só estar registado à 2 meses e pouco) e por outros fóruns em que já vi recomendado o gentoo a newbies vezes sem conta (sempre por utilizadores de gentoo, obviamente).

xtr3me
11-01-2007, 15:55
@xtreme: eu não me estava a referir a ti, nitidamente ... se pareceu isso peço desculpa. Até porque tu indicas-te claramente o debian ... Estou a falar pelas inúmeras threads por aqui (apesar de só estar registado à 2 meses e pouco) e por outros fóruns em que já vi recomendado o gentoo a newbies vezes sem conta (sempre por utilizadores de gentoo, obviamente).

@ruimoura:

Não tens de pedir desculpa. Primeiro porque não levei a mal. Segundo porque só fiz o post para esclarecer o porquê de eu ter incluído o gentoo nas recomendações que fiz.

Não houve problema nenhum, eu é que achei que devia justificar ;)

Mais uma vez, não era preciso pedires desculpas, não só porque não me senti ofendido, mas também porque não disseste nada ofensivo :)

YuRiSsS
11-01-2007, 16:40
Quero desde já agradecer a voces pelas opiniões oferecidas e fico desde já muito contente por esta secção do Linux ser "mt mexida" :)

O que irei instalar irá ser o Debian ou o Fedora Core.

E ya.. o objectivo principal é aprender e nao utilizar como o windows. :)

ruimoura
11-01-2007, 17:13
@ruimoura:

Não tens de pedir desculpa. Primeiro porque não levei a mal. Segundo porque só fiz o post para esclarecer o porquê de eu ter incluído o gentoo nas recomendações que fiz.

Não houve problema nenhum, eu é que achei que devia justificar ;)

Mais uma vez, não era preciso pedires desculpas, não só porque não me senti ofendido, mas também porque não disseste nada ofensivo :)

Por vezes encontro pessoal algo "sensível" por estes lados, que não sabem entender uma opinião, e então para não aparecer um moderador qualquer com a mania que tem o rei na barriga e desate a atribuir-me "warnings" peço sempre desculpas ... Não é desculpa no sentido de que fiz algo de mal ... mas enfim ... são outras conversas ...

CR_
11-01-2007, 17:39
E o debian pode ser um cd com menos de 100 mb (net install) ...

Isso é falso. Se sacares o de 100mb e na instalação escolhes para instalares o X (ou antes não tirares) o instalador instala-te o GNOME automaticamente, a única diferença é que te tira os pacotes da net e obviamente ficas logo com o sistema actualizado.

Se quiseres antes KDE (porque Debian mete GNOME por default) aí sim tens de tirar essa opção e escrever dois comandos após a instalação:

#apt-get install xorg
#apt-get install kde

Obviamente que se quiseres custumizar (escolher os pacotes que queres) não uses os comandos porque são meta-packages (que assim por alto é um pacote que não são nada a não ser um "atalho" que instala um conjunto definido de pacotes).

DahPower
11-01-2007, 19:28
Também me vou aventurar com o debian, tenho usado o Ubuntu desde o Dapper e até tem sido positivo mas, como tenho tido alguns problemas, nomeadamente pelo menos uma vez por dia o sistema congela completamente e não consigo ter o beryl/xgl a 100%, decidi experimentar outra distro. Optei pelo Suse da Novell, a versão trial mas, também não me consigo entender com as rpms e problemas com dependencias...

Assim sendo, parece-me pelo que vi aqui que Debian pode ser uma boa alternativa.

Eu ja uso linux ha algum tempo e no entanto ainda sinto que estou a aprender as coisas mais básicas, alguém me sabe dizer quais são as distros que usam essa grande ferramenta, o "apt-get" ?

Cpts

xtr3me
11-01-2007, 19:36
Também me vou aventurar com o debian, tenho usado o Ubuntu desde o Dapper e até tem sido positivo mas, como tenho tido alguns problemas, nomeadamente pelo menos uma vez por dia o sistema congela completamente e não consigo ter o beryl/xgl a 100%, decidi experimentar outra distro. Optei pelo Suse da Novell, a versão trial mas, também não me consigo entender com as rpms e problemas com dependencias...

Assim sendo, parece-me pelo que vi aqui que Debian pode ser uma boa alternativa.

Eu ja uso linux ha algum tempo e no entanto ainda sinto que estou a aprender as coisas mais básicas, alguém me sabe dizer quais são as distros que usam essa grande ferramenta, o "apt-get" ?

Cpts

Todas as debian based. Ubuntu, Kubunto, Knoppix, etc.
Vê aqui: http://www.debian.org/misc/children-distros

ruimoura
11-01-2007, 19:36

Cpts

O apt vem do Debian, logo todos os derivados de debian têm apt. Mas não é exclusivo, e podes ter o apt em qualquer distro (até tenho no fedora, só para experimentar).

xtr3me
11-01-2007, 19:41
O apt vem do Debian, logo todos os derivados de debian têm apt. Mas não é exclusivo, e podes ter o apt em qualquer distro (até tenho no fedora, só para experimentar).

É um gestor de pacotes.

De raíz vem em todas as debian-based, mas desde que arranjes os packages para o instalar ...

No entanto não sei até que ponto instalar um gestor de pacotes não rpm-based é bom para distros que usam rpms como pacotes.

Sinceramente nunca experimentei.

El_UnO
11-01-2007, 19:44
Quero desde já agradecer a voces pelas opiniões oferecidas e fico desde já muito contente por esta secção do Linux ser "mt mexida" :)

O que irei instalar irá ser o Debian ou o Fedora Core.

E ya.. o objectivo principal é aprender e nao utilizar como o windows. :)

Debian é porreiro e bastante flexível. Foi a distro que mais curti até encontrar o Gentoo :)

Eu não gosto muito de "recomendar" distros, o melhor mesmo é experimentar várias e escolher uma que se goste mesmo :P

Não recomendar Gentoo a um newbie não é nenhuma regra universal, eu diria que depende do newbie e da vontade ou tempo que tenha para investir. Eu consegui instalar á 2ª tentativa e hoje não uso outra coisa, nem me assustei quando vi as páginas do handbook...Aquilo até tem corezinhas engraçadas e tudo :D

s00n
11-01-2007, 22:59
Ah pronto, se tem corzinhas vou já sacar gentoo e instalar :D .. just kidding.

Bem, eu até agora só instalei Mandrake há 5 anos e ubuntu há 2 e pouco. Confesso que gostei muito do Ubuntu, mas ainda não tive oportunidade de instalar outra distro porque me dou perfeitamente com Ubuntu. Talvez venha a instalar Debian para ver melhor as diferenças que o "pai" tem. No IST a distro de Linux que está nos PCs é Debian mas nunca usei muito porque levo portátil por isso fiquei na mesma quando experimentei.

Se quiseres aventurar-te no linux é mesmo tentares instalar o gentoo mas o mais óbvio era ires para o Debian que ainda é uma aventura softcore! E ficas com uma noção bem clara do que é mexer no darkside do Linux. Uma vez lá dentro é para meninos :).

Boa sorte com isso.

PS: Os rpm também tenho instalado [RedHat Package Manager]. É o rival, por assim dizer, mas dão algum jeito porque há muita coisa empacotada por rpm.

mundano
12-01-2007, 02:18
Se querem aprender sinceramente optem pelo Ubuntu...

Lá porque é uma distro relativamente simples para iniciar, não quer dizer que não tenha todo o poder de qualquer outra distro por debaixo do grafismo..

E depois o Ubuntu tem uma grande vantagem.. Actualmente, é uma das distribuições mais documentadas, com mais howtos e tutoriais que podem encontrar.. E acreditem que um tutorial no inicio pode fazer a diferença entre desistir e aprender um pouco mais...

Mais documentada do que o Ubuntu, se calhar, actualmente só mesmo o Gentoo.. Mas o Gentoo tem uma filosofia muito própria, e sinceramente, não recomendo a ninguém que se inicie. Quem já sabe desenrascar-se no Linux, saiba perfeitamente as diferenças entre o Gentoo e as distros baseadas em binários, as vantagene e desvantagems, se quiser o Gentoo, tudo bem.. Agora para quem não sabe nada disto, meter-se logo em Gentoo, é mais provável desmoralizar e nunca mais querer saber de Linux do que chegar sequer ao fim da instalação.

Por isso... Actualmente, para iniciar eu só recomendo (K)Ubuntu porque permite aprender muito e facilita esse processo... Depois de as pessoas saberem andar por si, no Linux, então que usem a distro com a filosofia mais adequada ao que pretendem..

DahPower
12-01-2007, 02:26
Depois de perder algum tempo na instalação do Debian (Minimal CD), que é exactamente igual ao que era no Dapper, surgiram os primeiros problemas. No final da instalação, pensando que seria a melhor solução, escolhi a opção de instalar os pacotes manualmente... grande erro... voltei atrás e troquei para a hipotese que instala os pacotes para Desktop automaticamente. Terminada a instalação apercebo-me que não há ambiente gráfico... tive cerca de 2 duas horas a fazer downloads de gnomes, xserver-xrog's, etc... para no final não conseguir iniciar o X >( .

Depois da má experiencia que tive com o Suse da Novell, não queria voltar a instala-lo, em vez disso instalei o OpenSuse 10.2 e esse sim... muito simples de instalar... e até agora estou a gostar e desta vez resolvi experimentar o Kde que me parece muito mais leve que o Gnome, ou seja... das distros que já experimentei esta foi a que deu menos problemas na instalação e configuração de hardware, parece-me ser uma boa distro para começar a "mexerE no linux.

cpts

setekh
12-01-2007, 02:57
Não recomendar Gentoo a um newbie não é nenhuma regra universal, eu diria que depende do newbie e da vontade ou tempo que tenha para investir. Eu consegui instalar á 2ª tentativa e hoje não uso outra coisa, nem me assustei quando vi as páginas do handbook...Aquilo até tem corezinhas engraçadas e tudo :D
LOL xD

Em relação à recomendação...eu não vejo gentoo como uma distro para começar...porque a não ser que um gajo tenha alguma experiencia a brincar com código e/ou MUITA paciência...vai desanimar pela certa :P

E eu assustei-me qd vi o handbook....mesmo aquilo sendo td maricas xD

s00n
12-01-2007, 03:53
Depois de perder algum tempo na instalação do Debian (Minimal CD), que é exactamente igual ao que era no Dapper, surgiram os primeiros problemas. No final da instalação, pensando que seria a melhor solução, escolhi a opção de instalar os pacotes manualmente... grande erro... voltei atrás e troquei para a hipotese que instala os pacotes para Desktop automaticamente. Terminada a instalação apercebo-me que não há ambiente gráfico... tive cerca de 2 duas horas a fazer downloads de gnomes, xserver-xrog's, etc... para no final não conseguir iniciar o X >( .

Eu avisei que depois tinha de se instalar tudo à mão! :)

HecKel
12-01-2007, 10:27
loool, estava a ler a thread e pensei Mais uma thread sobre qual a melhor distro para um iniciante quando vou ver o primeiro tópico...

Vejo aqui sugestões de Ubuntu..., discussão do mais friendly..., e terem em conta os dados inciais da thread?

A meu ver a melhor sugestão passa mesmo pela do ruimoura (http://www.techzonept.com/member.php?u=35170), pois nem vejo como ele iria instalar outras distros..., gentoo, ubuntu, fedora e afins não servem nestes requisitos!

abraços, HecKel

eyeliner
12-01-2007, 10:48
Ó homem, ele já mudou o PC... Já vens tarde ;)

HecKel
12-01-2007, 10:56
:tareon:

CR_
12-01-2007, 11:06

Eu avisei que depois tinha de se instalar tudo à mão! :)

Não insistas. Em Debian NÃO SE TEM DE INSTALAR Á MÃO. É COMO O UBUNTU ALTERNATE INSTALL.

"para no final não conseguir iniciar o X" é diferente de no final não instalar nada. Provavelmente teve um problema com os drivers da placa (vai a thread do ubuntu e vê se não aconteceu também já a alguns) e não o quis resolver, simplesmente passou para outra distro.

Eu já instalei das duas maneiras até. Automaticamente na instalação e instalando os pacotes posteriormente. E sempre com o net install. Agora não digam coisas que da maneira de que eles não são.

PS: Lamento se pareço ofensivo mas convém ficar vincado o que é e o que não é.

ruimoura
12-01-2007, 11:06
:tareon:

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

s00n
12-01-2007, 11:10
Não insistas. Em Debian NÃO SE TEM DE INSTALAR Á MÃO. É COMO O UBUNTU ALTERNATE INSTALL.

"para no final não conseguir iniciar o X" é diferente de no final não instalar nada. Provavelmente teve um problema com os drivers da placa (vai a thread do ubuntu e vê se não aconteceu também já a alguns) e não o quis resolver, simplesmente passou para outra distro.

Eu já instalei das duas maneiras até. Automaticamente na instalação e instalando os pacotes posteriormente. E sempre com o net install. Agora não digam coisas que da maneira de que eles não são.

PS: Lamento se pareço ofensivo mas convém ficar vincado o que é e o que não é.

Hmm ok. Então quer dizer que ele tem o xorg.conf instalado? Só falta mesmo arrancar bem?
Pensava que a versão net install era mais fraca ainda.

Nesse caso o que tens a fazer agora é editar o xorg.conf e na device, em vez da gráfica que lá está entre aspas meteres "vesa" e ver se corre.

spdsf
16-01-2007, 15:54
Boas pesoal, este último sábado, um colega mostrou-me o big linux, fiquei espantado com todas as opções de configuração, actualizações, aspecto gráfico etc., resumindo, fui para casa com o bichinho e como adquiri recentemente um portátil e já não necessito tanto do meu desktop, lá comecei a instalar o dito (depois de algum tempo perdido a ver as comptibilidades com ele a correr a partir do cd).
Bom, uma desilusão, não sei se é mesmo do linux ou talvez derivado d algum erro de instalação, o que é certo é que ele denora cerca de 3 a 4 minutos até arrancar.
De resto fiquei espantado, pois detectou todo o hardware que tenho no pc, desde a pláca gráfia (nvidea) passando pela placa de som que é uma qualquer embutida na board e até a minha impressora multifunções velhinha.
Para quem não percebe muito disto, sinceramente recomendo.
Como é a primeira vez que entrei para o mundo do linux, sinceramente fiquei maravilhado e só não instalo no meu portátil (LG P346) porque infelizmente necessito de alguns programas que só funcionam nuns certos OS que não são gratuitos, já para não falar na cena do finguerprint reader, pois a omnipass não tem drivers para linux.

ruimoura
16-01-2007, 16:46
Boas pesoal, este último sábado, um colega mostrou-me o big linux, fiquei espantado com todas as opções de configuração, actualizações, aspecto gráfico etc., resumindo, fui para casa com o bichinho e como adquiri recentemente um portátil e já não necessito tanto do meu desktop, lá comecei a instalar o dito (depois de algum tempo perdido a ver as comptibilidades com ele a correr a partir do cd).
Bom, uma desilusão, não sei se é mesmo do linux ou talvez derivado d algum erro de instalação, o que é certo é que ele denora cerca de 3 a 4 minutos até arrancar.
De resto fiquei espantado, pois detectou todo o hardware que tenho no pc, desde a pláca gráfia (nvidea) passando pela placa de som que é uma qualquer embutida na board e até a minha impressora multifunções velhinha.
Para quem não percebe muito disto, sinceramente recomendo.
Como é a primeira vez que entrei para o mundo do linux, sinceramente fiquei maravilhado e só não instalo no meu portátil (LG P346) porque infelizmente necessito de alguns programas que só funcionam nuns certos OS que não são gratuitos, já para não falar na cena do finguerprint reader, pois a omnipass não tem drivers para linux.

Primeiro diz as spces da máquina e que distro instalas-te ...

spdsf
16-01-2007, 18:05
Bom, o meu computador é um AMD 3300+, a gráfica é uma gforce mx400 64mb e apenas tenho 256mb de ram ddr.
Quanto á distro, se não estou em erro penso que é Debian, se estiver errado peçodesculma mas sou um principiante pelo linux.

CR_
16-01-2007, 22:19
Se tiver por exemplo um simbolo bonito como este:

http://ch.tudelft.nl/%7Earthur/emblems/Debian.png

Muito provavelmente tens Debian.

Se por exemplo vier com um Desktop horrivel e com um simbolo pareceido com este:

http://sebsauvage.net/logiciels/icones/ubuntu.png

Muito provavelmente tens Ubuntu.

Quanto ao tempo de arranque, se for Debian acho estranho. Vê por exemplo se tens o DMA do disco activado:

#hdparm -d 1 /dev/hda
Deve dar mais ou menosi isto:
setting using_dma to 1 (on)
using_dma = 1 (on

(atenção que o teu disco pode não ser hda) Precisas do pacote hdparm:

#apt-get install hdparm

esquiso
16-01-2007, 22:30
Se por exemplo vier com um Desktop horrivel e com um simbolo pareceido com este:

http://sebsauvage.net/logiciels/icones/ubuntu.png

Muito provavelmente tens Ubuntu.

LOOL Bem metida :p

Eu junto-me ao coro que diz Ubuntu para começar soft e gentoo para começar "em beleza" :D

aluminium23
16-01-2007, 23:31
Se tiver por exemplo um simbolo bonito como este:

http://ch.tudelft.nl/%7Earthur/emblems/Debian.png

Muito provavelmente tens Debian.

Exacto! Debian rulaa!

spdsf
17-01-2007, 09:23
Bom, na realidade eu ainda não vi nem o simbolo do Debian nem o simbolo do Ubuntu, para me ajudarem a descobrir aqui fica o site oficial do Big Linux.
http://www.biglinux.com.br/
Já agora, aparece a sigla GNU.

Bom já descobri:
"Big Linux é uma distribuição Linux (http://pt.wikipedia.org/wiki/Distribui%C3%A7%C3%A3o_Linux) criada por Bruno Gonçalves, baseada no Kurumin (http://pt.wikipedia.org/wiki/Kurumin_Linux), Knoppix (http://pt.wikipedia.org/wiki/Knoppix) e Kanotix (http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanotix). Encontra-se atualmente na Versão 3.0. Segundo o fórum do Big Linux, a versão 3.0 foi lançada em setembro de 2006." - Fonte - Wikipédia.

s00n
17-01-2007, 15:10
granda banhada! lol

tuxid
07-02-2007, 22:32
gentoo rula :)

Cunha00
07-02-2007, 22:51
Bom, na realidade eu ainda não vi nem o simbolo do Debian nem o simbolo do Ubuntu, para me ajudarem a descobrir aqui fica o site oficial do Big Linux.
http://www.biglinux.com.br/
Já agora, aparece a sigla GNU.

Bom já descobri:
"Big Linux é uma distribuição Linux (http://pt.wikipedia.org/wiki/Distribui%C3%A7%C3%A3o_Linux) criada por Bruno Gonçalves, baseada no Kurumin (http://pt.wikipedia.org/wiki/Kurumin_Linux), Knoppix (http://pt.wikipedia.org/wiki/Knoppix) e Kanotix (http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanotix). Encontra-se atualmente na Versão 3.0. Segundo o fórum do Big Linux, a versão 3.0 foi lançada em setembro de 2006." - Fonte - Wikipédia.

parece muito fixe

VuDu
07-02-2007, 23:30
Cuidado com distros com pouco "suporte". Como já disse por aí algures, Linux é Comunidade... se não tens experiência e te metes numa distro com um comunidade pequena por trás, não tens grande futuro.
Por isso é que é melhor começar com mandrivas, fedoras e ubuntus.

LnxSlck
07-02-2007, 23:44
Ainda ninguém falou aqui da distro mais Linux delas todas. O Slackware, o Slackware pode ser tudo aquilo que tu quiseres... Experimenta, é bem mais simples de instalar que Gentoo, se bem que Gentoo é mais demoroso que outra coisa, mas são sem dúvida as melhores distros que andam ai.