Noeljunior
06-01-2007, 23:15
Boas
Não é propriamente overclock nem cooling, embora tenha depois a ver com ventoinhas. Mas é capaz de ser o sitio onde hajam mais pessoas que percebem disto.
Gostava de saber se alguem sabe o valor, em ohms, dos potenciometros para controlar a velocidade das ventoinhas? Ou se alguém tem um e pode ver...
Cumps
WindWalker
06-01-2007, 23:32
Isso não é assim tão linear...Depende da ventoinha e da sua resistência interna.
Noeljunior
06-01-2007, 23:54
estou farto de ver à venda controladores de ventoinhas que dizem que dá pa qq uma... por isso é que pedi o valor que dessas coisas tenho facilidade em encontrar...
WindWalker
06-01-2007, 23:57
Mete lá uma Tornado que metade deles queimam :002:
Tens que fazer várias medições. O ideal é determinar o valor da resistência variável a usar. Mas acho que uns 100 Ohm devem chegar...
darkbullet
07-01-2007, 02:03
estou farto de ver à venda controladores de ventoinhas que dizem que dá pa qq uma... por isso é que pedi o valor que dessas coisas tenho facilidade em encontrar...
mas isso é o que tu e todos nós vemos a olho nu... porque só mexemos num potenciometro mas ja tem um circuito minusculo para regular a tensão, ou entao as propris ventoinhas...
tens que googlar, procura por "fan bus" vais encontrar o que queres
Koncaman
07-01-2007, 13:40
para que ir mais longe?
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=8671&highlight=tutorial+rheobus
Boas,
Acho que um Potenciometro de 100K da e sobra.
Mas tem de ser bobinado.
Cumps.
Daniel Maia
07-01-2007, 18:43
Esses reguladores q tu vês não são potenciómetros mas sim reguladores de tensão...pode ser o LM317 por exemplo...e com o potenciometro é q vais regular a tensão de saída..
cumps