View Full Version : condensação em watercooling

frank
06-01-2007, 02:02
boas

tenho o meu sistema de watercooling, no sotão da casa paredes com o meu quarto onde tenho o PC, isso permite que tenha temperaturas muito baixas.

so para referencia, neste momento tenho 14° em idle e em full não passa dos 22°, isto com uma temperatura ambiente de 9°, onde tenho os radiadores e a bomba.

o problema é que esta a fazer condensação nos tubos e no cooler, gostava de saber por voces mais entendidos, quais os riscos que corro, e como posso isolar o socket e os tubos para que não caia agua em cima da grafica!

abraço

WindWalker
06-01-2007, 02:34
Também podes usar um desumificador no quarto...digo eu, não sei mesmo...

Ventoinhas do radiador desligadas?

Koncaman
06-01-2007, 14:25
é normal que tenhas condensação, se tens o radiador a ser arrefecido com ar a 9º, e se tens a caixa a uma temperatura superior.

tens varias opções, ou baixas a temperatura da caixa para os mesmos 9º, podes comprar um bocado de neoprene para isolar os tubos (mas isto parece-me overkill), baixas a humidade dentro da caixa (enches isso com sacos de silica, por exemplo), até podes experimentar anti-embaciante para vidros (parece estupido, mas pode funcionar).

dependendo da condensação que tens, e da forma que tens o sistema montado não creio que tenhas aí um problema particularmente grave.

se tiveres os tubos que vão para o bloco do cpu "a subir" eventuais pingos que se possam formar, devem ser afastados para a parte mais baixa dos tubos.
o socket deverá estar a uma temperatura suficientemente elevada para evitar a formação de condensação.

podes sempre tantar levar a humidade para outro lado qualquer (o desumidificador, de que o windwalker te falou... mas eu acho que os desumidificaroes secam demasiado o ar, um gajo fica a parecer asmatico)

WindWalker
06-01-2007, 14:55
(o desumidificador, de que o windwalker te falou... mas eu acho que os desumidificaroes secam demasiado o ar, um gajo fica a parecer asmatico)

Olha que não...Tive um uma semana ligado, no máximo, encheu praticamente o depósito, e não andei de garganta seca ^^