View Full Version : Sabayon Linux

astrisko
04-01-2007, 15:29
Li hoje esta notícia no Tux Vermelho (http://tuxvermelho.blogspot.com/)

Se és contra a utilização de software não livre, esta distro não te serve. Mas se não te importas de usar uma distro com as aplicações mais recentes, que pode correr do CD ou do DVD sem necessidade de ser instalada, que vem já com o XGL/Beryl e AIGLX 3D, com os últimos drivers proprietários na Nvidia e ATI, com suporte a vários formatos de mídia (codecs), baseado na Gentoo, com tudo configuradinho e pronto a usar, então a distro Sabayon Linux 3.2 é bem capaz de ser aquilo que gostarias de usar.

Da Sabayon já disseram ser uma distro de Linux futurista devido não só ao facto de trazer tudo aquilo que disse anteriormente, mas também porque costuma vir apetrechada com temas de desktop esplêndidos para encher a vista. Por curiosidade, Sabayon é o nome duma sobremesa italiana deliciosa.

O tipo que está por trás desta distro é o italiano Fabio Erculiani e tanto ele como a sua equipa, está a pedir algum apoio financeiro para continuar com este empreendimento. Caso faças o download e gostes, pondera dar algum apoio, só te fica bem.

Já alguém experimentou esta distro? Se sim o que acham? Estou agora a fazer o download do livecd, assim que tenha oportunidade de o testar deixo aqui o feedback.

Link (http://www.sabayonlinux.org/)

CR_
04-01-2007, 18:47
Tenho algumas dúvidas. Misturam binários com compilações através do código fonte. Caso não queiram compilar os pacotes estes já vêm optimizados para o nosso processador?

youngblood
04-01-2007, 19:01
sem dúvida a experimentar...
já esotu nos downloads =)

mundano
05-01-2007, 18:53
Eu experimentei o LiveDVD e digo desde já que é simplesmente lindo.. Mas demora prai uns 5 ou 10 minutos a carregar o sistema.

Instalado no disco já se sabe que depois as coisas não ficam exactamente iguais.. E ai eu não experimentei.

Ricardo.RPL
05-01-2007, 23:14
Tem bom aspecto :)
Assim que puder, sou capaz de experimentar...

kanguru
06-01-2007, 01:55
vou experimentar no meu centrino com Pentium M 1.3Ghz, e 512 de ram, e uma ati de 32mb. Se ele correr bem com os efeitos, fico já com ele :P

eyeliner
06-01-2007, 19:55
As canecas são caras... Jazuze...
USD $12... Que abuso, meus senhores....

youngblood
07-01-2007, 00:34
não tem opção para escolher o software... é necessário 8,5Gb para instalar o sistema...
banhada!!!

ruimoura
07-01-2007, 00:41
não tem opção para escolher o software... é necessário 8,5Gb para instalar o sistema...
banhada!!!

Fdasse ... Mas isso é o windows vista ! :lol:

sl4ck
07-01-2007, 01:00
mirror nacional, alguem sabe?

ja tou "tapado" inter....>(

Metro
07-01-2007, 01:49
Uma review: http://gnuman.com/distros/sabayon_3.25_32bit_.html

Nunca usei esta distro.

astrisko
07-01-2007, 12:12
A ideia por trás desta distro é ter tudo( mas td mesmo) out of the box, mas obrigar um gajo a instalar o software todo é um bocado exagerado, até porque têm montes de software com as mesmas funcionalidades, outro ponto que não gostei foi a tentativa de se parecer com o Windows, nunca vi ambiente Gnome tão confuso, tirando estes dois pontos parece-me uma alternativa válida especialmente para utilizadores comuns de Windows que queiram migrar, mas que apenas queiram um SO que funcione e não queiram estar a aprender muito, alias este deve ser o público alvo desta distro.

Screenshots do Sabayon usando Gnome 1 (http://img402.imageshack.us/my.php?image=screenshotoz7.png)|2 (http://img402.imageshack.us/my.php?image=screenshot2iu1.png)

CR_
07-01-2007, 14:33
Screenshots do Sabayon usando Gnome 1 (http://img402.imageshack.us/my.php?image=screenshotoz7.png)|2 (http://img402.imageshack.us/my.php?image=screenshot2iu1.png)

[modo: tia idade:55 Loc.: Cascais] Que HORRRROR!![/modo: tia idade:55 Loc.: Cascais]

GNOME tipo KDE é mau. GNOME que é GNOME tem duas barras horizontais e os menus em cima :P

mundano
08-01-2007, 04:25
Who cares about gnome? :-D:-D:-D:-D

Entrem no Sabayon LiveDVD em KDE e vão ver umas das distros mais bonitas, out-of-the-box que por ai andam...

O gnome realmente está fraquissimo, mas parece-me que eles centraram a atenção no KDE, até porque é o ambiente gráfico por omissão.

ruimoura
08-01-2007, 13:00
Who cares about gnome? :-D:-D:-D:-D

Entrem no Sabayon LiveDVD em KDE e vão ver umas das distros mais bonitas, out-of-the-box que por ai andam...

O gnome realmente está fraquissimo, mas parece-me que eles centraram a atenção no KDE, até porque é o ambiente gráfico por omissão.

Não sejas mauzinho. Bem sabes que isso não é verdade ...

Gandalf
08-01-2007, 13:06
Vou exprimentar so mesmo para ver se trabalha com a 8800.

mundano
08-01-2007, 13:30
Não sejas mauzinho. Bem sabes que isso não é verdade ...

Mas é verdade que o KDE é o desktop por omissão do Sabayon.. Dai que naturalmente, ainda por cima sendo uma distribuição tão recente e provavelmente com poucos developers que os esforços estejam centrados no KDE..

E o KDE no Sabayon é realmente bonito.. Se não fosse preguiçoso já tinha configurado o meu Kubuntu como vem o Sabayon..

pureluck
08-01-2007, 13:39
minha opinião (2 cents :P):

- e um bocado merdoso e pesado. ya, se quiser coisas bonitas, merdosas, pesadas e que funcionem (ok, barely) out-of-the-box instalo o vista rc1 e espero um bocado pelos programas de temas..

- n é suposto um dos trunfos de usar linux ter-se um sistema altamente configurável sobre o qual temos controlo? então porque raio é que esta trampa me vai ocupar 8.5GiB no disco a instalar software que não quero, e a por-me configs da maneira que não gosto?

- é feio, desculpem lá, tenho o meu sistema em casa também com beryl/nvidia aiglx e tá mais bonito/usável, não ocupa tanto, e tá ao meu gosto..

- ok, tá bem que nem toda a gente tem todo o tempo do mundo para configurar uma distribuição de raiz (eu demorei alguns meses), mas para além de "showroom", não vejo qualquer utilidade para esta distribuição..

- gentoo based, boa.. no entanto está tudo compilado para i686.. optimizações que o pessoal de gentoo gosta tanto pelo cano abaixo.. bem, ao menos ficaram os scripts e a portage, mas para o que está, bem que se podiam basear em debian ou em redhat..

- pa, n gosto, e estas distros manhosas já morriam...

ruimoura
08-01-2007, 13:56

- e um bocado merdoso e pesado. ya, se quiser coisas bonitas, merdosas, pesadas e que funcionem (ok, barely) out-of-the-box instalo o vista rc1 e espero um bocado pelos programas de temas..

- n é suposto um dos trunfos de usar linux ter-se um sistema altamente configurável sobre o qual temos controlo? então porque raio é que esta trampa me vai ocupar 8.5GiB no disco a instalar software que não quero, e a por-me configs da maneira que não gosto?

- é feio, desculpem lá, tenho o meu sistema em casa também com beryl/nvidia aiglx e tá mais bonito/usável, não ocupa tanto, e tá ao meu gosto..

- ok, tá bem que nem toda a gente tem todo o tempo do mundo para configurar uma distribuição de raiz (eu demorei alguns meses), mas para além de "showroom", não vejo qualquer utilidade para esta distribuição..

- gentoo based, boa.. no entanto está tudo compilado para i686.. optimizações que o pessoal de gentoo gosta tanto pelo cano abaixo.. bem, ao menos ficaram os scripts e a portage, mas para o que está, bem que se podiam basear em debian ou em redhat..

Também é a minha ideia ... e não experimentei , só pelo que li.

@mundano: sim, o kde está a ficar porreiro, pelo menos a nível de menus (cortesia da Novell).

kanguru
08-01-2007, 14:38
não acho que esteja assim tão mau. Ainda tá em desenvolvimento por isso instala tudo. Mas podem desinstalar facilmente com o emerge. Alem disso para quem quer depois costumizar a distribuição pode faze-lo como faria no gentoo ou noutro qqr. Acho uma boa experiencia, entre este o knoppix prefiro este.

Claro que para ter no disco, penso que mais vale instalar gentoo de raiz.

mundano
09-01-2007, 01:05
Não entendo essas opiniões.. Primeiro queixam-se da ditadura que são os SO's proprietários como o Windows e o OSX porque nos obrigam a comer o que eles mandam.. E depois, vêm pedir a morte de distros diferentes daquilo que vocês gostam??

A beleza do Linux é mesmo cada um usar o que quer.. E não havia nenhuma distro ao estilo da Sabayon.. Ou seja, uma baseada em Gentoo, em que se fica com praticamente tudo instalado out of the box.. E o hype gerado em torno desta distro prova que muita gente queria uma distro deste tipo..

Além do mais, se pensarem bem, o Ubuntu também não dá qualquer opção na hora da instalação, instala um sistema igual para todos. Depois cada um adiciona ou remove o que quer.. No Sabayon é a mesma coisa.. Lá porque aquilo instala tudo, depois cada um desistala o que quer..

eyeliner
09-01-2007, 20:00
O mundano speaks the truth.
Mas apesar disso, temos que ver que ele é bastante exigente em espaço. 8.5 gigas é dose...
Parece ser um sistema para tornar mais fácil a migração para Linux daqueles que estiverem
mais indecisos. Levam com tudo de enfiada e vão vendo o que o sistema faz.
Pelo menos com tanta coisa lá, de certeza que ninguém terá falta deste ou daquele componente.

ruimoura
09-01-2007, 20:05
Pá, para quem queira experimentar, tudo bem, dá-se umas voltas, e tal ... Mas para sistema principal, para trabalhar no dia a dia acho asneira ... Mas repito, para uma instalação de testes é o ideal.

eyeliner
09-01-2007, 20:09
Depois de um bocado de tweaking, lá vai ao sítio. :)

mundano
09-01-2007, 21:18
Pá, para quem queira experimentar, tudo bem, dá-se umas voltas, e tal ... Mas para sistema principal, para trabalhar no dia a dia acho asneira ... Mas repito, para uma instalação de testes é o ideal.

É a distro ideal para gravar num DVD e mostrar aos amigos.. A minha namorada ficou admirada com o Live DVD... E qualquer dia vai instalar Linux.. Só que agora anda numa fase apertada de trabalhos na faculdade e não quer estar a alterar nada no portátil dela..

morphine
10-01-2007, 13:35
Based On Gentoo? Já parece interessante. :-)

LnxSlck
11-01-2007, 21:59
Não entendo essas opiniões.. Primeiro queixam-se da ditadura que são os SO's proprietários como o Windows e o OSX porque nos obrigam a comer o que eles mandam.. E depois, vêm pedir a morte de distros diferentes daquilo que vocês gostam??

A beleza do Linux é mesmo cada um usar o que quer.. E não havia nenhuma distro ao estilo da Sabayon.. Ou seja, uma baseada em Gentoo, em que se fica com praticamente tudo instalado out of the box.. E o hype gerado em torno desta distro prova que muita gente queria uma distro deste tipo..

Além do mais, se pensarem bem, o Ubuntu também não dá qualquer opção na hora da instalação, instala um sistema igual para todos. Depois cada um adiciona ou remove o que quer.. No Sabayon é a mesma coisa.. Lá porque aquilo instala tudo, depois cada um desistala o que quer..

Nem mais, cada um usa o que quer, mas já havia (e há) uma distro ao estilo do Sabayon, chama-se Kororaa

mundano
12-01-2007, 03:22
Nem mais, cada um usa o que quer, mas já havia (e há) uma distro ao estilo do Sabayon, chama-se Kororaa

Eu experimentei a Kororaa na altura e a Sabayon agora.. E garanto-te que não têm nada a ver...

A Kororaa era apenas o Gnome + Compiz.. Nada mais...

A Sabayon é uma distribuição muito trabalhada e altamente personalizada. Podes usar o KDE, Gnome, Enligtment, XFCE, etc.. etc.. Com Aiglx, XGL, Beryl, Compiz.. E a isto junta toneladas de software pré-instalado...

pureluck
12-01-2007, 04:15
passo então a dissertar a minha opinião:

- linux é belo, de facto, pela liberdade de movimentos. não vamos, no entanto, fazer uma distribuição para cada gosto e feitio. se fosse assim, então haveria a pureluck-linux, a techzone-linux, e a sei-la-bem-o-que-linux que a unica diferenca que teriam seria mesmo a cor de fundo ou o window manager que vem por defeito. a ideia até seria boa num mundo utópico onde houvesse espaço em disco ilimitado e não se tivesse que pagar plo hosting, alojamento e recursos utilizados. Aliás, se forem a ver, os gajos da Sabayon tão com umas dificuldadezecas a pagar as contas...

- uso gentoo, as drivers oficiais da nvidia, e tou-me borrifando para os dilemas do software "non-free", no que toca a esta questão.

- kororaa foi, nos estágios iniciais pelo menos, uma distro de "showroom" para quem era preguiçoso o suficiente para n instalar o compiz e o xgl. era o objectivo principal deles no inicio, n sei se se mantiveram fieis a esse objectivo até terem ido por caminhos estranhos :x, mas era a ideia original deles (creio que o livecd deles continua a ter o mesmo objectivo).

- de facto, o mel atrai as abelhas. a distro até podia ser (e na minha opinião até é) uma verdadeira bosta, mas uns efeitos bonitos e umas animações catitas põe o pessoal todo a sacar. por isso sim, para convencer o pessoal a mudar-se para linux, até pode ser bom em primeiro estágio, mas n vai prender esse novo pessoal ao sistema operativo, especialmente quando se tiver que usar a consola para alguma coisa...

- ubuntu é semelhante sim, mas descende de debian. usa o SPM para distribuir os pacotes e um GUI parecendo que não torna a vida muito mais fácil para quem é novo nisto. não tou a imaginar um gajo que saca o Sabayon a reagir muito bem quando fizer emerge -DaNv world e lhe aparecer um ou dois pacotes bloqueados..

- sou a favor de distribuições novas, sim, mas que por favor, tragam algo de novo! um sistema de pacotes, uns scripts, um base layout diferente do convencional, uma filosofia nova, sei lá, algo que seja inovador à comunidade. ubuntu saiu-se com uma filosofia nova lindamente.. daqui a nada tou a gravar um livecd com o que tenho em casa e lanço uma distro nova.. não ?

- ninguém dá o nome de uma sobremesa a uma distribuição... xD

ps. kororaa é uma distro a base de gentoo configurada out-of-the-box (a diferenca será a quantidade de aplicações?). e essa politica n alinha com a filosofia do gentoo, daí a razão do porquê deste tipo de distribuições não serem tantas como por exemplo debian..

kryator
12-01-2007, 16:11
...
- ninguém dá o nome de uma sobremesa a uma distribuição... xD
...

:-D

mundano
12-01-2007, 22:24
Oh pureluck, desculpa lá, mas tens um conceito de liberdade e do que deve ser um software livre um bocado enviesada...

A liberdade que se advoga para o software livre é mesmo assim. Se alguém achar que o wallpaper do Ubuntu é feito, tem o direito e a liberdade de lançar a sua distribuição em que apenas muda o castanho por azul.. (O Linux Mint é +/- isso)

É óbvio que alguns nada acrescentarão do ponto de vista tecnológico, nem do ponto de vista de melhorar o interesse do produto em si.. Outros acrescentarão um ********.. E outros acrescentarão muito..

Mas para fazer esse julgamento depois existe o mercado, que lá tratará de premiar os bem sucedidos e penalizar os que nada acrescentam..

Agora, não queiram é limitar a liberdade.. Porque ai, estarão a negar a filosofia do software livre..

pureluck
12-01-2007, 23:35
oh mundano, deixa-me ver se finalmente me faço entender..

Citando a mim próprio: "a ideia [de haver distribuições para tudo] até seria boa num mundo utópico onde houvesse espaço em disco ilimitado e não se tivesse que pagar plo hosting, alojamento e recursos utilizados".

Sim, prezo a liberdade, mas isso não quer dizer que tudo o que saia da cartola seja bom :p

LnxSlck
14-01-2007, 01:55
Sim, prezo a liberdade, mas isso não quer dizer que tudo o que saia da cartola seja bom :p

Mas para ver se é bom ou não, cá estão os utilizadores para decidir, o que é bom para ti pode não o ser para mim.
Concordo que isto das distros atingiu um nivel caótico, daí que o Linus tenha tentado registar o nome Linux, mas a liberdade é mesmo isso, se eu quero pegar no Ubuntu e mudar-lhe o wallpaper e chamar-lhe bananas linux, chamo, e quem quer sacar saca, quem não quer não saca, se bem que eu até nem concordo muito com isto, mas prontos..

CR_
14-01-2007, 02:09
Concordo que isto das distros atingiu um nivel caótico, daí que o Linus tenha tentado registar o nome Linux

Não mistures. Linus tentou registar o nome Linux para evitar que alguma empresa ou pessoa o regista-se e começa-se a tirar proveito disse. Não foi pelo "nivel caótico das distros".

De qualquer maneira, para mim, já foi dito o que se tinha a dizer:

existe o mercado, que lá tratará de premiar os bem sucedidos e penalizar os que nada acrescentam..Mas para ver se é bom ou não, cá estão os utilizadores para decidir

mundano
14-01-2007, 04:47
Eu não acho nada caótico...

Em distros de nível empresarial e com suporte a esse nivel temos 2 ou 3 distros.. E a nível do desktop temos 5 ou 6 distros com grande força e dinamismo.

Depois temos mais uma série de distros que concorrem a nichos de mercado.. Por exemplo, a Caixa Mágica, a nivel mundial pouco ou nada acrescenta, mas na realidade Portuguesa é uma distro interessante, especialmente para empresas que queiram Linux mas não dispensem as garantias de assistência, ou os serviços de migração, etc.. etc..

Yur-pt
22-02-2007, 00:29
A mim o Live DVD crasha logo no início. Após o primeiro menu, fico logo com o ecran todo preto, independentemente da opção escolhida.

Já aconteceu a mais alguém?

Cumps.

YoungThomas
07-03-2007, 10:46
eu uso o sabayon e axo simplesmente lindo e RAPIDO
uso o LIVE DVD e tudo corre lindamente,
vejo cds...dvds de filmes, vejo divx, enfim tudo.
a placa grafica já funciona bem assim como a placa de som e a INTERNET

USO UM ROUTER e nao sabia configurar akela porra
este linux tratou de tudo e ligou logo na net.
tudo lindo.

traz tb o beryl instalado por defeito e é um espectaculo.
agora so kero saber como instalar akilo no disco...

de resto é o melhor linux k ai anda. e sou user fedora core desde há anos...

X-virus
07-03-2007, 13:15
o sabayon a mim tb nao funka....>(

Nomearod
14-03-2007, 20:07
Já usei Sabayon e concordo quando dizem que se trata de uma distro bastante competente.

Tem um visual excelente, traz drives e codecs que todos acabam por instalar, e usa gentoo como base.

Nunca me atreveria a instalar Gentoo uma vez que não percecbo assim tanto de Linux por isso isto acaba por ser uma maneira de poder usar gentoo sem passar pelo inferno da instalação.

Estou neste momento à espera da nova versão que deve estar mesmo para sair para avançar com a instalação.

Metro
16-03-2007, 14:46
3.3 is out

http://distrowatch.com/?newsid=04116

Nomearod
17-03-2007, 16:56
3.3 is out

http://distrowatch.com/?newsid=04116

Acabei de instalar. Está muito bom!

A última versão deve ter aguentado uma semana até eu ter feito asneira e não saber como resolver mas desta vez estou decidido em fazer com que aguente mais tempo :-D

O primeiro aspecto que salta à vista é o visual mais "dark" e com muito estilo.

Ainda não me aventurei a usar o Kuroo (gui para o portage) mas vou ver se aprende um bocado mais antes de o usar.

DanK
17-03-2007, 17:19
Como eu nao pesco nada disto, live cd/dvd siginifica um SO k corre pelo cd/dvd ? Tipo knoppix ?
É que eu queria testar esta distro mas não queria instalar no disco mas sim correr pelo disco ... acham que o que aqui está é Live CD: ftp://glua.ua.pt/sabayon ?
Obrigado!

Nomearod
17-03-2007, 17:43
Como eu nao pesco nada disto, live cd/dvd siginifica um SO k corre pelo cd/dvd ? Tipo knoppix ?
É que eu queria testar esta distro mas não queria instalar no disco mas sim correr pelo disco ... acham que o que aqui está é Live CD: ftp://glua.ua.pt/sabayon ?
Obrigado!

Sim, Live CD/DVD significa que basta inserires o cd na drive e aquilo arranca o SO em modo live onde podes experimentaar e ver se funciona tudo e só depois é que instalas.

Praticamente todas as distribuições já possuem apenas Live cd com installer.

O que está ai, é uma versão antiga do Sabayon. A versão mais recente é a 3.3 que saiu à 2 dias. Independentemente do servidor onde fizeres o download, estaras receber um live cd. :)

JAFoNEXUS
17-03-2007, 18:47
Porra isto só vai la por torrent ...

DanK
17-03-2007, 21:58
Nomearod (http://www.techzonept.com/member.php?u=22681) muito obrigado! Fiquei esclarecido ! ;)

Eletronic_boy
18-03-2007, 19:31
Alguem ja consegui sacar de algum dos ftp's?

Eletronic_boy
21-03-2007, 10:00
Alguem ja consegui sacar de algum dos ftp's?

Ja saquei mas foi dos torrents. Decidi sacar a versão 64bits a ver se tinha sorte, mas a sorte n quer nada cmg a versão 64btis tem uns problemas com as partições :(
La vou ter de sacar a de 32bits

Cumps

Sephiroth
21-03-2007, 11:07
não existe nenhuma lista do software que vem com esta distro? tou farto de procurar no site e nao encontro nada :S

ruimoura
21-03-2007, 15:00
não existe nenhuma lista do software que vem com esta distro? tou farto de procurar no site e nao encontro nada :S

Tudo ao molho e fé em deus. É o software que vem de origem .....

Nomearod
09-04-2007, 12:21
Tenho usado a última versão do Sabayon como OS principal e até agora não encontrei nenhum problema. Funciona tudo a 100%, bug free, estável e rápido.

Esta é a primeira disto que experimento baseada em Gentoo e nunca me aventurei a usa-lo por isso não tenho muita experiência em sistemas source basead. De qualquer maneira, estou a adorar o emerge.

Este sistema de pacotes permite de forma bastante simples compilar as últimas versões de todos os programas e poden inclusivé escolher a versão que querem. Por exemplo, estou a versão do Fire Fox que vinha de base era a 2.0.0.2 e bastou abrir o Kuroo (gui para emerge) e escolher a versão 2.0.0.3. Depois bastaram dois cliques e passado uns minutos tinha a última versão do Fire Fox a funcionar a 100% e ainda mais rápida.

De referir que podem também fazer o oposto. Ou seja, se a versão de algum programa recente por algum motivo não funcionar, podem compilar qualquer uma das versões anteriores.

Para acabar, convem não esquecer que Sabayon é 100% compatível com Gentoo. Ou seja, qualquer guia para Gentoo funcionará sem problemas em Sabayon.

Estou a adorar Sabayon. O que ao ínicio era uma distro apenas para testes e para entreter até chegar o Ubuntu Feist, passou a ser a minha distro principal e dificilmente voltarei para Ubuntu.

Ainda por cima, está a ser trabalhado um novo sistema de pacotes para o Sabayon que traz caracteristicas revolucionário como um sistema que funciona com pacotes binários (à lá Ubuntu/Debian) e com source packages (Gentoo). Ou seja, teremos o melhor de dois mundos: Se quiserem podem instalar um programa de forma rápida e sem problemas como em Ubuntu ou se preferirem podem compila-lo de forma a funcionar bem mais rápido. Tudo isto de forma automática. Estes novos programas serão conhecidos por "smart applications"

Nomearod
09-04-2007, 12:28

Press release da versão 3.3 mini (http://www.sabayonlinux.org/forum/viewtopic.php?t=5631)

Press release da versão 3.3 DVD (http://www.sabayonlinux.org/forum/viewtopic.php?t=5135)

Lista de programas da versão DVD (http://www.sabayonlinux.org/sabayon/pkglist/SabayonLinux-x86-3.3.packages.txt)

Lista de programas da versão mini (http://www.sabayonlinux.org/sabayon/pkglist/SabayonLinux-x86-3.3.miniEdition.packages.txt)

A versão DVD traz mesmo muitos programas. Contudo, o que para alguns pode ser um exagero para outros não. Pessoalmente, gosto mais assim. Qualquer coisa que precise sei que poderei encontrar um programa para isso e nem sempre tenho uma ligação à net (principalmente na escola) par apoder andar à procura de algum programa que faça falta.

joaospinto
09-04-2007, 23:55
pronto, já instalei o sabayon... opa isto tem um estilo do caracas.. ainda tenho é de por o teclado direito - com o KDE, porque na instalacao pediume o teclado.
só tenho uma queixa:
na instalacao deu um erro, antes de aparecer aquela cena em q faz o load o livecd, a loadar uma cena qq da nvidia, mas apareceume tudo direitinho depois..agora quando eu ligo - será que foi por ser a primeira vez que liguei? - fiquei prai 3 minutos, antes de loadar o sistema, parado numa janela preta tipo shell com uma barra amarela em cima prai de dois dedos de altura.. alguem sabe porque? será o mesmo erro do livecd com a nvidia?
e o emerge -auDN world demoooooooooooooora.. deve ser por ser a primeira vez :S

Metro
10-04-2007, 01:17
Depois de ver excelentes reviews do pessoal decidi sacar a versão mini para instalar no VMware enquanto aqui estava a fazer outras coisas sem sucesso.
Parece que terei que tentar novamente :D

joaospinto
10-04-2007, 14:43
hm.. tou aqui a ver.. ate agora tem corrido +- tudo bem... o look do kde é top, a distro parece mt boa.. só tem uns contras: vem com demasiado software - tambem por usar KDE - e não consigo abrir o kuroo... pedeme a password eu ponho meto ok e depois pára...
ainda nao reiniciei depois daquele problema :S alguem sabe pq e q foi?

Nomearod
10-04-2007, 21:18
Fizes-te emerge world?!

NÃO deves fazer isso a menos que percebas realmente o que estás a fazer! Esse é um comando que vai compilar e actualizar TODO o sistema. Vai demorar horas (ou até dias) e existe 99.99% de hipóteses de dar vários erros complicados de resolver.

Se queres actualizar algum programa, usas o kuroo e actualizas apenas esse...

O primeiro boot é normal demorar. Aliás, aparece uma cena a dizer isso mesmo durante o arraque. Depois disso arranca sem problemas em +- 30 segundos.

joaospinto
10-04-2007, 21:48
que demora muito já sabia eu, mas que dava erros não devia dar :)
é por isso que eu prefiro pacman e aptitude ao portage

Nomearod
11-04-2007, 08:53
que demora muito já sabia eu, mas que dava erros não devia dar :)
é por isso que eu prefiro pacman e aptitude ao portage

Pois... Eu também gosto bastante do aptitude. Sinceramente não sei o porquê destes erros mas não sou expert. Apenas li em vários forums a dizer para não fazer isso pois daria problemas.

r3pek
11-04-2007, 15:36
Fizes-te emerge world?!

NÃO deves fazer isso a menos que percebas realmente o que estás a fazer! Esse é um comando que vai compilar e actualizar TODO o sistema. Vai demorar horas (ou até dias) e existe 99.99% de hipóteses de dar vários erros complicados de resolver.

Se queres actualizar algum programa, usas o kuroo e actualizas apenas esse...

O primeiro boot é normal demorar. Aliás, aparece uma cena a dizer isso mesmo durante o arraque. Depois disso arranca sem problemas em +- 30 segundos.
Autentica mentira!!! Desculpa k te diga mas fazer emerge world NÃO tem problema absolutamente nenhum!!!!!
Por isso é k os Developers do gentoo.... (incluindo eu) andamos um pco xateados com o lx_nay (criador do Sabayon).
O "emerge world" a unica coisa k faz é ir ver se em todo o universo de aplicações k tens instaladas, há alguma mais recente k possas instalar. Por exemplo, tens o firefox 2.0, mas entretanto saiu o 2.0.1, fixe, o emerge world detecta isso e actualiza-te o firefox. nada mais!!!!!
uma coisa pode dar problemas, k é fazeres um "emerge -e world". este é k nao convem fazer...... alias... só akele "-e" é k é mau em termos de "User experience" pk pode dar umas complicaçõezitas....
mas sinceramente.... sabayon nao passa dum Gentoo com um installer grafico (k o gentoo tb já tem) para ajudar na instalação, de resto é tudo Gentoo.... sem tirar nem por.

edit:
so pa provar k nao faz mesmo mal nenhum
morpheus ~ # emerge world
Calculating world dependencies ... done!
>>> Auto-cleaning packages...

>>> No outdated packages were found on your system.
* GNU info directory index is up-to-date.
morpheus ~ #

joaospinto
11-04-2007, 16:46
o gentoo installer, desculpa la que te diga, e´uma porcaria. é verdade que o sabayon é um gentoo installer menos configuravel - e diz no site q é para i686 mas é para i586... - mas ao menos não dá erros - e erros é o que não falta no gentoo graphical installer

r3pek
11-04-2007, 16:50
o gentoo installer, desculpa la que te diga, e´uma porcaria. é verdade que o sabayon é um gentoo installer menos configuravel - e diz no site q é para i686 mas é para i586... - mas ao menos não dá erros - e erros é o que não falta no gentoo graphical installer

tens razao ;) por isso nao tens k pedir desculpa, eu proprio o testei e axei akilo.... pronto, um bocado mau. mas nao sei k novos desenvolvimentos foram feitos agora para a release k ta aí a explodir... a 2007.0... pode ser k venha com um installer melhorzito ;)

joaospinto
11-04-2007, 17:00
esperemos, mas para já eu acho que me vou ficar com o ubuntu... só tou a espera de descobrir como formatar um dvd RW no windows :O é que nenhum programa funciona... com o CD burner xp pro3, como já disse nao sei se foi nesta thread, eu formatei o DVD em full format.. depois vou a write from ISO file (no mesmo programa) e dizme que o dvd não está vazio... o que se pode fazer com isto? :P
se alguem souber agradeço q responda, se ng souber sou capaz de por o problema na seccao do windows.
acho que só vou voltar a instalar gentoo daqui a uns aninhos.. ate pq nao acho que seja propriamente uma distro para ter em casa.. mas sim num sitio onde seja preciso ter performance máximo - servidores, pcs para folding a tempo inteiro, etc :P

CR_
11-04-2007, 20:22
Expliquem qual a piada ter um gentoo "a la Ubuntu"?

Nomearod
11-04-2007, 21:02
Autentica mentira!!! Desculpa k te diga mas fazer emerge world NÃO tem problema absolutamente nenhum!!!!!
Por isso é k os Developers do gentoo.... (incluindo eu) andamos um pco xateados com o lx_nay (criador do Sabayon).
O "emerge world" a unica coisa k faz é ir ver se em todo o universo de aplicações k tens instaladas, há alguma mais recente k possas instalar. Por exemplo, tens o firefox 2.0, mas entretanto saiu o 2.0.1, fixe, o emerge world detecta isso e actualiza-te o firefox. nada mais!!!!!
uma coisa pode dar problemas, k é fazeres um "emerge -e world". este é k nao convem fazer...... alias... só akele "-e" é k é mau em termos de "User experience" pk pode dar umas complicaçõezitas....
mas sinceramente.... sabayon nao passa dum Gentoo com um installer grafico (k o gentoo tb já tem) para ajudar na instalação, de resto é tudo Gentoo.... sem tirar nem por.

edit:
so pa provar k nao faz mesmo mal nenhum
morpheus ~ # emerge world
Calculating world dependencies ... done!
>>> Auto-cleaning packages...

>>> No outdated packages were found on your system.
* GNU info directory index is up-to-date.
morpheus ~ #

Tal como disse, não percebo lá muito de Emerge :) Mas ainda bem que estava errado. Gostava de actulizar o sistema todo mas tinha meto de dar cabo dele por isso ia actualizando apenas uma ou outra aplicação. Sendo assim amanhã faço o update com o emerge world. Thanks.

Por curiosidade, o que faz o "-e"?

Nomearod
11-04-2007, 21:05
Expliquem qual a piada ter um gentoo "a la Ubuntu"?

Eu gostava de experimentar Gentoo mas achas que algum dia um n00b que só usou Ubuntus, Fedora e Suse iria conseguir instalar Gentoo? E depois disso?... Como é que algum dia iria conseguir ter KDE + Gnome + apps + codecs + drives + beryl a funcionar out of the box?

Sabayon facilita grande parte do trabalho. Com pouco esforço estou a usar uma excelente distro sem precisar de tocar na linha de comandos e com um visual excelente.

Além disso, tem sempre tem aquele ar de "distro elitista" por ser baseada em gentoo :-D

AndreAPL
11-04-2007, 21:20
Amigo, é tdo 1 questão de paciência...
eu comecei ubuntu (nem umas semanas) > kubuntu (alguns meses) > Gentoo (té a board pifar :( ). Gentoo tem n documentação, e qualquer duvida quase certamente encontras no forum oficial.
Basta teres outro pc ao lado, paciencia e alguma habilidade. Mas que ficas com outro tipo de conhecimento ficas.

Nomearod
11-04-2007, 21:49
Corri agora o Kuroo e aquilo tem mais de 400 aplicações para actualizar. Algo me diz que é melhor não dar uso ao emerge worl lol

CR_
11-04-2007, 22:04
Eu gostava de experimentar Gentoo mas achas que algum dia um n00b que só usou Ubuntus, Fedora e Suse iria conseguir instalar Gentoo? E depois disso?... Como é que algum dia iria conseguir ter KDE + Gnome + apps + codecs + drives + beryl a funcionar out of the box?

Sabayon facilita grande parte do trabalho. Com pouco esforço estou a usar uma excelente distro sem precisar de tocar na linha de comandos e com um visual excelente.

Além disso, tem sempre tem aquele ar de "distro elitista" por ser baseada em gentoo :-D

Mas a piada do Gentoo é mesmo essa. Poderes ser tu a escolher o que a distro tem, compilar os módulos que queres, optimizar para a tua própria máquina etc, etc. Para isso mais vale um Debian que te permite personalização fácil sem a trabalheira do Gentoo.

PS: para uma "distro elitista" podiam ter evitado um nome de sobremesa :007:

Nomearod
11-04-2007, 22:13
Mas a piada do Gentoo é mesmo essa. Poderes ser tu a escolher o que a distro tem, compilar os módulos que queres, optimizar para a tua própria máquina etc, etc. Para isso mais vale um Debian que te permite personalização fácil sem a trabalheira do Gentoo.

PS: para uma "distro elitista" podiam ter evitado um nome de sobremesa :007:

Provavelmente se todos soubessemos instalar e configurar Gentoo provavelmente estarias todos a usa-lo neste momento.

O problema é que para conseguir isso teria que passar por um longo processo de aprendizagem e para isso é preciso tempo. E para quem anda no 11º ano e tem exames nacionais daqui a 2 meses, tempo não é algo que abunde.

De qualquer maneira, Sabayon é 100% compativél com Gentoo. Por isso não deve ser dificil passar de Sabayon para Gentoo (no fundo até estou a usar Gentoo mas com um visual diferente, centenas de programas pré instalados e uma overlayer no emerge (nem faço ideia do que isso seja lol)).

Quanto ao nome, eu até gosto. É um nome com estilo e soua muito melhor que Gentoo :-D (e como não sou Italiano essa questão da sobremesa fica de lado :007:)

CR_
11-04-2007, 23:20
Provavelmente se todos soubessemos instalar e configurar Gentoo provavelmente estarias todos a usa-lo neste momento.

Não, porque para mim e para muitos não compensa compilar, já o tive e após algum tempo preferi mudar para Debian que não requeria tanto tempo para actualizar.

O problema é que para conseguir isso teria que passar por um longo processo de aprendizagem e para isso é preciso tempo. E para quem anda no 11º ano e tem exames nacionais daqui a 2 meses, tempo não é algo que abunde.

Nesse caso Gentoo não é para ti. Existem montes de distros. Cada uma se adapta as condições do seu user alvo.

De qualquer maneira, Sabayon é 100% compativél com Gentoo. Por isso não deve ser dificil passar de Sabayon para Gentoo (no fundo até estou a usar Gentoo mas com um visual diferente, centenas de programas pré instalados e uma overlayer no emerge (nem faço ideia do que isso seja lol)).

Não estás a usar Gentoo. Seria o mesmo que dizer que ao usar Ubuntu estava a usar Kurumin ou Debian. Estás a usar uma distro que se baseia o que a nível de experiência pode ser diferente tanto a nível de estabilidade, rapidez etc...

Quanto ao nome, eu até gosto. É um nome com estilo e soua muito melhor que Gentoo :-D (e como não sou Italiano essa questão da sobremesa fica de lado :007:)Soa melhor :O nem sem sei como se pronuncia Sabayon...

El_UnO
12-04-2007, 01:42

O que eu ando a perder nesta thread :D

Jovem, não seja por isso...aprendi Gentoo enquanto andava na faculdade e há tempo para tudo. A sério que não perdes nada em ler e instalar Gentoo de raiz, arranja um dia ou dois para te dedicares isso e não precisas de mais, a menos que faças mesmo muita borrada (i.e: não leias a documentação) :P

Gentoo com pacotes pré-instalados e uma overlay por defeito...omg...isso é quase sacrilégio. E só não levas na cabeça por dizer que "emerge world não se deve fazer" porque já te corrigiram :)

Já agora, para satisfazer a tua curiosidade, a opção "-e" (empty tree) num emerge world reinstala-te todos os packages e suas dependências de acordo com as USE flags.

E quando tens uma overlay significa que tens um conjunto de ebuilds na tua tree de pacotes que não fazem parte da tree oficial. Ou seja, imagina que eu tenho um programa qualquer feito por mim que não seja suportado oficialmente, posso escrever eu mesmo uma ebuild, que não é mais do que um ficheiro de texto que gere um pacote e suas dependências/flags/arquitecturas e adicionar á árvore oficial sem ter que a modificar ;)

Agora desinstala-me isso que isso faz mal e mete Gentoo a sério sff :D

Nomearod
12-04-2007, 08:28
sO que eu ando a perder nesta thread :D

Jovem, não seja por isso...aprendi Gentoo enquanto andava na faculdade e há tempo para tudo. A sério que não perdes nada em ler e instalar Gentoo de raiz, arranja um dia ou dois para te dedicares isso e não precisas de mais, a menos que faças mesmo muita borrada (i.e: não leias a documentação) :P

Gentoo com pacotes pré-instalados e uma overlay por defeito...omg...isso é quase sacrilégio. E só não levas na cabeça por dizer que "emerge world não se deve fazer" porque já te corrigiram :)

Já agora, para satisfazer a tua curiosidade, a opção "-e" (empty tree) num emerge world reinstala-te todos os packages e suas dependências de acordo com as USE flags.

E quando tens uma overlay significa que tens um conjunto de ebuilds na tua tree de pacotes que não fazem parte da tree oficial. Ou seja, imagina que eu tenho um programa qualquer feito por mim que não seja suportado oficialmente, posso escrever eu mesmo uma ebuild, que não é mais do que um ficheiro de texto que gere um pacote e suas dependências/flags/arquitecturas e adicionar á árvore oficial sem ter que a modificar ;)

Agora desinstala-me isso que isso faz mal e mete Gentoo a sério sff :D

Mesmo assim, tão cedo não me meto em Gentoo lol

Sobre o emerge world, pelo que percebi Sabayon traz as versões bastante recentes de quase todos os programas contudo está configurado para actualizar para a versão mais recente sempre que disponível o que significa que todos os dias tem sempre algo mais recente para compilar.

Logo, se fosse fazer emerge world sempre que houvesse alguma coisa disponível acabaria por ter que compilar todos os dias coisas novas o que não dá lol. Há alguma maneira evitar isto? É que ter +400 updates para instalar demorará mesmo muito tempo e gostaria de ter a máquina actualizada.

Pelo que li no forum deles, Sabayon é 100% compatível com Gentoo e qualquer wiki/how-to Gentoo funciona em Sabayon.

Eu ainda estou a pensar em meter Ubuntu Feist mas não tenho nenhum motivo à execpção do aptitude para o fazer e Sabayon está a comportar-se lindamente.

r3pek
12-04-2007, 13:16
s

Mesmo assim, tão cedo não me meto em Gentoo lol

Sobre o emerge world, pelo que percebi Sabayon traz as versões bastante recentes de quase todos os programas contudo está configurado para actualizar para a versão mais recente sempre que disponível o que significa que todos os dias tem sempre algo mais recente para compilar.

Logo, se fosse fazer emerge world sempre que houvesse alguma coisa disponível acabaria por ter que compilar todos os dias coisas novas o que não dá lol. Há alguma maneira evitar isto? É que ter +400 updates para instalar demorará mesmo muito tempo e gostaria de ter a máquina actualizada.

Pelo que li no forum deles, Sabayon é 100% compatível com Gentoo e qualquer wiki/how-to Gentoo funciona em Sabayon.

Eu ainda estou a pensar em meter Ubuntu Feist mas não tenho nenhum motivo à execpção do aptitude para o fazer e Sabayon está a comportar-se lindamente.
so tens 400 pacotes pa instalar um dia! nao viste o meu post? tnh 0 ;) fizeres emerge --sync e emerge -uvD world todos os dias, actualizas no maximo 10 pakotes por dia..... isto num dia k tnh havido muita actualização do k tens instalado. como o sabayon ja traz muito lixo instalado, pior pa vcs, têm k actualizar muita coisa todos os dias...... é simples perceber, kt mais coisas tao instaladas, mais ha para actualizar.
ja agora, para kem nao sabe, as actualizações OFICIAIS dos pacotes do gentoo (e como é logico, do sabayon visto tb usar a tree oficial) pode ser visto em packages.gentoo.org. Ha muita actualização por dia.... mas nem 1/10 "serve" ao utilizador comum.

Nomearod
12-04-2007, 23:10
so tens 400 pacotes pa instalar um dia! nao viste o meu post? tnh 0 ;) fizeres emerge --sync e emerge -uvD world todos os dias, actualizas no maximo 10 pakotes por dia..... isto num dia k tnh havido muita actualização do k tens instalado. como o sabayon ja traz muito lixo instalado, pior pa vcs, têm k actualizar muita coisa todos os dias...... é simples perceber, kt mais coisas tao instaladas, mais ha para actualizar.
ja agora, para kem nao sabe, as actualizações OFICIAIS dos pacotes do gentoo (e como é logico, do sabayon visto tb usar a tree oficial) pode ser visto em packages.gentoo.org. Ha muita actualização por dia.... mas nem 1/10 "serve" ao utilizador comum.

Sábado de manhã então tento fazer isso. E tento andar sempre up-to-date.

Para muitos ter esta quantidade de programas pode ser um exagero mas, e apesar de só ter um disco de 80 GB onde apenas 30GB são para Sabayon, prefiro assim. Caso alguma coisa der erro tenho sempre outro programa à mão e gosto de ter variedade de escolher para todo o que tenha que fazer.

r3pek
12-04-2007, 23:20
Sábado de manhã então tento fazer isso. E tento andar sempre up-to-date.

Para muitos ter esta quantidade de programas pode ser um exagero mas, e apesar de só ter um disco de 80 GB onde apenas 30GB são para Sabayon, prefiro assim. Caso alguma coisa der erro tenho sempre outro programa à mão e gosto de ter variedade de escolher para todo o que tenha que fazer.

nao deixavas de ter as mesmas opções se nao os tivesses todos instalados, apenas tinhas k os instalar. e digo-te k ha coisas instaladas k realmente fazem o sistema pesar. mas faz isso, k so faz é bem e dp notas a diferença. ja agora, podes postar o resultado de "emerge -upvD world" ???

Nomearod
13-04-2007, 08:47
nao deixavas de ter as mesmas opções se nao os tivesses todos instalados, apenas tinhas k os instalar. e digo-te k ha coisas instaladas k realmente fazem o sistema pesar. mas faz isso, k so faz é bem e dp notas a diferença. ja agora, podes postar o resultado de "emerge -upvD world" ???

O que faz esse comando? :)

El_UnO
13-04-2007, 10:09
O que faz esse comando? :)

-upvD <=> --update --pretend --verbose --deep. update actualiza-te os pacotes, pretend é para manda-lo "simular" em vez de instalar mesmo as coisas, verbose manda-o imprimir a lista de pacotes a tirar bem como as USE flags de cada um e deep manda-o actualizar também as dependências de toda a árvore de pacotes presentes no "world".

Faz man emerge, é mais rápido que o fórum :)

Nomearod
13-04-2007, 11:56
emerge -upvD world

These are the packages that would be merged, in order:

Calculating world dependencies |
!!! All ebuilds that could satisfy "=media-libs/portaudio-19*" have been masked.
!!! One of the following masked packages is required to complete your request:
- media-libs/portaudio-19_pre061121 (masked by: package.mask)
# Alexis Ballier <aballier@gentoo.org> (30 Mar 2007)
# Portaudio v19 : api changes

- media-libs/portaudio-19_pre20060914 (masked by: package.mask)

For more information, see MASKED PACKAGES section in the emerge man page or
refer to the Gentoo Handbook.
(dependency required by "net-im/wengophone-2.0-r1" [ebuild])

!!! Problem resolving dependencies for net-im/wengophone
!!! Depgraph creation failed.

Eu antes de fazer isto tinha o Kuroo aberto a actualizar alguns programas. Abortei a instalação e passado meti o comando na consola.

Não devia mais alguma coisa no output? :-D

Nomearod
14-04-2007, 08:32
Posso arriscar o emerge world ou não?

r3pek
14-04-2007, 18:10
olha, sinceramente, eskeçe..... ja tou a ver o tipo de problemas k isso vai dar. assim é normal k um simples emerge workd dê problemas.... :S xissa, esses gajos conseguem complicar algo k é tao simples.... olha, se gostares mm da cena do emerge, instala gentoo..... nao aconselho ng ao Sabayon... mas isso sou eu.
ja agora, k resultado da o "emerge -upv world" (sem o 'D')?

Nomearod
15-04-2007, 12:16
Formatei e voltei a instalar o Sabayon mas está a dar alguns problemas com o portage... Enfim... Vou voltar para Ubuntu.

Feist Fawn coming!

Yur-pt
15-09-2007, 22:50
Viva pessoal,

Não consigo instalar o LiveDVD Sabayon 3.4 F.

Quando o PC arranca pelo DVD, tudo parece funcionar bem. Ao aparecer o primeiro menu, escolho a primeira opção (instalação) e aparece-me "Loading Kernel" e nunca mais sai dali. Em versões anteriores, nem o símbolo da Sabayon aparecia... distorcia-se o ecran todo.

Se correr o LiveDVD sobre o Windows, funciona tudo bem, mas também não consigo instalar, pois não me são detectados Hard Drives.

Tenho um Pentium 4, 3.2 GHz, 1 Gb Ram, 2 discos Sata e 1 disco IDE, Gráfica ATI Radeon X600.

Alguém tem ideias?

Cumps.

luikki
15-09-2007, 22:59
não estou ao pé do pc com o sabayon mas, se bem me lembro, só o podes instalar depois de teres feito o arranque com o live cd, escolhido a língua e a resolução. no "ambiente de trabalho" vai aparecer o ícone para procederes à instalação.....

r3pek
16-09-2007, 02:16
hummmm e que tal usarem Gentoo? pelo menos nao tem os problemas que o sabayon tem....

h2o
27-09-2007, 23:21
O sabayon 3.4f foi a UNICA distro que consegui colocar no portatil (T7500 disco sata com achi) todas as outras embarravam com os drivers sata suponho..

astrisko
28-09-2007, 16:03
Depois de formatar o disco todo do meu portátil e ter mandado à vida Debian e Win, optei por instalar o Sabayon mini 3.4, enquanto espero pela nova fornada de distros (Ubuntu, Mandriva, OpenSuse), o primeiro motivo porque escolhi é porque é das poucas que me faltavam testar a sério e depois porque ando sem tempo nenhum para andar a configurar distros, queria portanto uma distro com as coisas a funcionar out of the box.

A primeira impressão foi bastante positiva, o hardware foi todo detectado, Compiz Fusion a funcionar muito bem e em ATI, o software incluido é também bastante porreiro, sem o exagero da versão normal, fiquei extremamente contente por incluirem o SMPlayer, o gestor de pacotes é também muito porreiro e a compilação não é tão lenta quanto pensava, o problema é mesmo o WM padrão ser o KDE, ando a tentar ambientar-me, pois o KDE 4 promete, mas continuo sem atinar muito com aquilo, resultado maior parte das vezes uso fluxbox...

Resumindo, apesar de não ir durar muito tempo como SO principal no meu portatil, essa posição vai ser certamente ocupada pelo por uma das 3 que referi acima, vai ser daquelas distros que vou testar sempre que sair uma nova versão.

YoungThomas
17-11-2007, 05:00
eh pá,

experimentem o Sabayon que é bom.
Enche o olho e é excelente para mostrar aos amigos.

É isto que queremos que o Linux seja.
Quanto aos 8.5 gigas, nao sao obrigados a instalar tudo.
E nas distros mais recentes isso já nao acontece.

Além disso, os efeitos sao muito bonitos e teem um bom sistema operativo.
Ainda ontem convenci 2 pessoas a usar, apenas por mostrá-lo.
Convençam-se que o VISTA é caro, o OFFICE é caro, e TUDO O RESTO É CARO.
No linux, vem tudo ou quase, gratuitamente e com melhor QUALIDADE.

se nao gostam do sabayon, teem mais distros, mas nao teem NENHUMA tão bonita
a arrancar logo do DVD.

JKL22
17-11-2007, 20:36
eh pá,

experimentem o Sabayon que é bom.
Enche o olho e é excelente para mostrar aos amigos.

É isto que queremos que o Linux seja.

Tu podes querer isso, já a maioria de utilizadores de linux não me parece que seja isso que quer.

se nao gostam do sabayon, teem mais distros, mas nao teem NENHUMA tão bonita
a arrancar logo do DVD.

Qualquer distro pode ser configurada para ter o mesmo aspecto que o Sabayon.

neonl
17-11-2007, 22:24
É curioso que o Sabayon está para o Gentoo como o Ubuntu está para Debian... Mas enquanto que gosto muito de Ubuntu (é a minha distro :)) e também de Debian e de Gentoo, não gostei nada de Sabayon, deve ser de embirrar profundamente com o KDE.

É legitimo gostar, é uma ideia tentadora (eu ao principio também experimentei, e estava entusiasmado): ter um Gentoo já configurado em que depois é só meter coisas com o portage... Mas depois deixei-me disso.

Enfim, não me convence.

EDIT: Qualquer distro pode ser configurada para ter o mesmo aspecto que o Sabayon.ou melhor :P

JKL22
17-11-2007, 22:54
EDIT:

Qualquer distro pode ser configurada para ter o mesmo aspecto que o Sabayon.

ou melhor :P

Isso já depende do gosto de cada um, apesar de eu também achar aquilo uma coisa aterradoramente feia...

gusto035
10-04-2008, 17:11
boas.
sabem m dizer quais é o software que o sabayon traz?
tipo: openoffice, leitores de mp3, etc, etc, etc.......
e q ja tou farto de procurar e nada encontro...
cumps

flsantos
10-04-2008, 17:20
Tem tudo e mais alguma coisa. Se sacares o DVD tá cheio de programas, tem a duplicar e a triplicar algumas coisas.

Nomearod
10-04-2008, 17:38
boas.
sabem m dizer quais é o software que o sabayon traz?
tipo: openoffice, leitores de mp3, etc, etc, etc.......
e q ja tou farto de procurar e nada encontro...
cumps

Tens muitos programas, mas mesmo muitos para quase tudo. É provavelmente o live cd (DVD) mais completo que existe a este nível.

Metro
10-04-2008, 21:30
vê aqui: http://distrowatch.com/table.php?distribution=sabayon

Tem lá o que queres saber.

diasantonio2099
10-04-2008, 21:41
Acham que pra instalar em virtual machine vale a pena?

gusto035
11-04-2008, 14:50
boas pessoal!
experimentei ontem o sabayon... e nah gostei!
tinha uma grande expectativa em relação a esta distro e desiludiu me bastante. Basicamente so tem ambiente grafico! e toneladas e toneladas de software...
aconselho a experimentar... mas nah é grande cena!
cumps

skorzen
11-04-2008, 15:07
Bem, eu nem sequer do ambiente gráfico gosto.

A distro é muito pesada, vem com muito lixo, e não a acho nada bonita, mas isto sou eu.

prlm
24-04-2008, 20:41
Eu já usei.. É realmente bonito, fica td pronto dps de instalar e reconheceu o hardware mais importante do meu portatil (lg s1 pro). Mas n consigo de maneira nenhuma ligar à rede eduroam na faculdade. E com ubuntu é logo... Por isso acho q vou é mudar pra ubuntu, embora tenha gostado da ideia de ter um Gentoo fácil de configurar e usar.

AndreAPL
09-07-2008, 13:13
e foi lançada mais uma versão estável.

http://distrowatch.com/images/icon-large/sabayon.png (http://distrowatch.com/sabayon) Fabio Erculiani has announced the final release of Sabayon (http://distrowatch.com/sabayon) Linux 3.5:

"Sabayon Linux x86/x86-64 3.5 stable release. Distribution features, updates, changes since 3.4: Linux kernel 2.6.25.9 with extended wireless, laptop (UMPC, like Eee PC), file system (Unionfs, Aufs, Squashfs, ext4, NTFS-3G) support; really fast boot time; out-of-the-box hardware detection, input devices, GPUs, wireless networks; easy-to-setup 3D desktop and gaming support, thanks to Compiz Fusion 0.7.6 and a set of free top-tier games; AMD/ATI Catalyst 8.6 and NVIDIA 173.14.05; X.Org server 1.4.2 (7.3), automatic input devices configuration through HAL; a set of ready-to-use applications and desktop environments - KDE 3.5.9, GNOME 2.22.2, Xfce 4.4.2, OpenOffice.org 2.4, Firefox 3.0, Google Earth 4.2 and Picasa 2.7, Flash 9, Java 1.6 (IcedTea), Innotek VirtualBox 1.5; Entropy, a fast, user-oriented, Sabayon Linux package manager...."

HaLf-LiFe
09-07-2008, 17:40
Não gostei. É verdade que tem tudo e mais alguma coisa...mas acho muito pesada, possivelmente a distro mais pesada que ja experimentei, e não sei porque sinto mas sinto falta de versatilidade...

gusto035
09-07-2008, 20:33

em tempos experimentei.. e tudo o k disseste aplica-se na perfeição..
:x2:

albfneto
13-08-2008, 15:15
Opinião de usuário experiente de Sabayon e também de Gentoo. Uso as duas, meu comp. tem triplo boot, Sabayon, Gentoo e Vista.

1)
Sabayon é um Gentoo típico, só que sofisticado, mas é um Gentoo. Primeiro erro: os Gentoo users puros dizem que o Sabayon usa binários e não compila. Não é verdade, as versões novas, usam binários, na atualização se vc usar Entropy, nas versões antigas, não, e em todas as versões, todos os instaladores de Sabayon, usam repositorios Gentoo e tudo é compilado, só que automatico. instalar Sabayon pode demorar horas, vcs sabem... binraios não levam horas!
Sabayon não é um Ubuntu, um debian, ele é instalado pra sua maquina, só que é automatico.
2)
Sabayon e gentoo são ótimos!!! o gentoo é enxuto, vc instala o que quer, sabayon instala tudo, é uma questão de gosto, eu gosto os dois!
3)
Instalador gráfico do gentoo é bugado,só os antigos.... o Novo Gentoo, 2008, não é, eu usei!
4) fácil ou difícil? Olha dizem Sabayon é fácil, Gentoo é difícil. Olha Gentoo é difícil mesmo,pq usa Portage, emerge etc... Sabayon é fácil? Não, é é tão difícil quanto o gentoo, cheio de pacotes bloqueados e mascarados... linux de compilação são todos dificeis...., mas são fantásticos.
O usuario só de sabayon, diz que não consegue usar Gentoo.... Experimenta, pq consegue sim, é igualzinho!
Se vc só usar Debian ou Ubuntu, de inicio,não usará sabayon e nem gentoo! Precisa prática, é pra quem pode e naõ prá quem quer...
5)
comando emerge world e comandos profundos deep.... Emerge world dá problema....? Em sabayon dá!!!! em gentoo não!!!! Pq? Por causa do número de pacotes instalados. uma coisa é 40 pacotes em Gentoo,outra é 1000 pacotes em sabayon! Vc terá dezenas de pacotes quebrados os mascarados e demorará dias compilando, se der emerge world em Sabayon!
6)
é uma questão de gosto e necessidade. Se quiser uma distro minimilista, muito rápida, e instalar só o que quer usar, use Gentoo.
Se quiser ter tudo a mão, instalado, rodando e gosta de Distros grandes, maximizadas e com muitos ambientes gráficos, Use Sabayon.
Minha opinião é que, no mundo, não há linux como sabayon e Gentoo. São os dois melhores.
Gosto também de Arch, Mandriva, OpenSUSE, fedora, mas menos... VidaLinux? é Gentoo também.
Ubuntu?, Olha, bonito, fácil, mas é pesado e lento...

CR_
13-08-2008, 15:31
Se vc só usar Debian ou Ubuntu, de inicio,não usará sabayon e nem gentoo! Precisa prática, é pra quem pode e naõ prá quem quer...

LOL! É para quem tem tempo ou paciência. Não é nada difícil (até com a documentação disponível no caso do gentoo...) é preciso é tempo.

PS: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/3155