View Full Version : Linux
xb360player 22-12-2006, 19:15 boas pessoal!
bem eu gostava q me respondessem a uma questao q certamente muitos de voces vao chamar questao de novato :
o qe é o Linux ? eu apenas sei qe é um sistema operativo!
para que serve?...
cumps e obrigado
existem várias versões que podem substituir o windows.
existem várias que podes obter num linux live cd, sem precisares de instalar nada podes experimentá-las e posteriormente instalá-las..
podes fazer o download de: mandriva, pclinux os,ubuntu....
Se te estiveres a referir ao GNU/Linux, é um SO open source (em que te é disponibilizado todo o código base do SO em si, ao contrario dos SO's da Mac e da Microsoft) e que usa as bibliotecas do projecto GNU e programas dos mais variados tipos.
O kernel (nucleo de qualquer sistema operativo) Linux é a base de inumeras distribuições (as chamadas "distros"), e foi desenvolvido pelo Linus Trovalds. Também esta disponível a toda a gente.
Depois tens as distros. São variações do GNU/Linux, que usam o kernel Linux, e variam quer ao nível do interface gráfico, até aos pacotes que utilizam, etc.
O Gnu/Linux possui uma grande vantagem em relação ao Windows, que é o facto de ser Open Source. Como tal, qualquer pessoa ao descobrir uma falha, e se tiver os conhecimentos necessarios, pode corrigi-lo no momento e disponibiliza-lo ao resto do mundo que utiliza Linux. Ao contrario, o Windows pode demorar dias ou semanas até disponibilizar a actualização de segurança.
Outra vantagem é a quase inexistencia de virus e afins no Linux. A quem diga que é por Linux ser muito seguro. A quem diga que é por haver pouca gente com Linux, e nao vale a pena fazer um virus para ele. Convem dizer que os virus que afectam o windows, nao afectam o Linux, devido ao kernel ser diferente.
A comunidade que rodeia e apoia o Linux é tambem bastante prestável (se calhar a melhor dos tres main OS), sempre pronta a ajudar, e facilmente encontras informação para tudo (ou quase tudo) pela internet. Basta procurar :)
Para mais informações, http://en.wikipedia.org/wiki/Linux ;)
Tens também aqui uma boa leitura: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=4288.0
AndreAPL 22-12-2006, 22:55 Se te estiveres a referir ao GNU/Linux, é um SO open source (em que te é disponibilizado todo o código base do SO em si, ao contrario dos SO's da Mac e da Microsoft) e que usa as bibliotecas do projecto GNU e programas dos mais variados tipos.
O kernel (nucleo de qualquer sistema operativo) Linux é a base de inumeras distribuições (as chamadas "distros"), e foi desenvolvido pelo Linus Trovalds. Também esta disponível a toda a gente.
Depois tens as distros. São variações do GNU/Linux, que usam o kernel Linux, e variam quer ao nível do interface gráfico, até aos pacotes que utilizam, etc.
O Gnu/Linux possui uma grande vantagem em relação ao Windows, que é o facto de ser Open Source. Como tal, qualquer pessoa ao descobrir uma falha, e se tiver os conhecimentos necessarios, pode corrigi-lo no momento e disponibiliza-lo ao resto do mundo que utiliza Linux. Ao contrario, o Windows pode demorar dias ou semanas até disponibilizar a actualização de segurança.
Outra vantagem é a quase inexistencia de virus e afins no Linux. A quem diga que é por Linux ser muito seguro. A quem diga que é por haver pouca gente com Linux, e nao vale a pena fazer um virus para ele. Convem dizer que os virus que afectam o windows, nao afectam o Linux, devido ao kernel ser diferente.
A comunidade que rodeia e apoia o Linux é tambem bastante prestável (se calhar a melhor dos tres main OS), sempre pronta a ajudar, e facilmente encontras informação para tudo (ou quase tudo) pela internet. Basta procurar :)
Para mais informações, http://en.wikipedia.org/wiki/Linux ;)
Gds posts ;)
boas pessoal!
bem eu gostava q me respondessem a uma questao q certamente muitos de voces vao chamar questao de novato :
o qe é o Linux ? eu apenas sei qe é um sistema operativo!
para que serve?...
cumps e obrigado
Serve para o mesmo que o Windows ou o OS X (MAC's)...
Mas melhor do que tentar explicar-te é experimentares.. Porque não sacas um dos vários LiveCD's que há por ai e experimentas? Não precisas de instalar nada no disco.. Embora como é obvio, a performance vai ser um bocado miserável a partir do CD.. MAs dá para dar uma olhadela ao sistema..
Se gostares, podes depois instalar..
AndreAPL 22-12-2006, 23:30 Exacto, a grande vantagem deste tipo de sistema, é poder gravar num cd (ou até mesmo numa pen) e executar a partir de lá, experimentar até encontrar o que mais agradar, qui ça usar.
|
|