tmafcerqueira
21-12-2006, 01:03
Qual a melhor placa wireless a funcionar out of the box com a maioria das distribuiçoes? Tenho uma com chipset rt2500, uma Level One WNC 0301, mas tem-me vindo a dar problemas e tava com ideias de trocar... Alguma sugestao?
Ja agora, vou instalar gentoo, e ouvi dizer que aqui à uns tempos era tramado instalar wireless no gentoo. Como e que esta essa situaçao agora?
Desde ja agradecido
boas.
a minha questao e a seguinte:
tenho o winxp e agora queria instalar tambem o linux mas nao sei que destribuicao suporta a minha placa wireless da edimax com chip rt61 da ralink....
alguem ja funcionou em linux com alguma placa com este chip?
desde ja
obrigado e boas festas hehe
AndreAPL
23-12-2006, 14:30
Placas com chipset Ralink têm drivers OpenSource. Por isso, deverá funcionar em linux.
Há suporte linux para o mesmo, oficial e o projecto Rt2x00. São várias distros que ja o têm pre-compilado (ubuntu, suse por ex).
Qual a melhor placa wireless a funcionar out of the box com a maioria das distribuiçoes? Tenho uma com chipset rt2500, uma Level One WNC 0301, mas tem-me vindo a dar problemas e tava com ideias de trocar... Alguma sugestao?
Ja agora, vou instalar gentoo, e ouvi dizer que aqui à uns tempos era tramado instalar wireless no gentoo. Como e que esta essa situaçao agora?
Desde ja agradecido
Eu tenho uma placa RaLink 2500 Pci a funcionar no Gentoo Linux. Tive a utilizar durante uns tempos as drivers opensource para a placa, mas actualmente estou a utilizar o ndiswrapper com as drivers do windows e o Wpa_Supplicant, isto porque algumas redes wireless que utilizo frequentemente necessitam de certificados específicos que não consegui por a funcionar com as drivers opensource (e para os quais o wpa_supplicant fornecem muitas mais opções). Infelizmente, por enquanto, o wpa_supplicant não funciona com as drivers opensource.
Para ti se apenas precisares de te ligar a redes wireless com wep ou wpa, podes utilizar as drivers open-source acessíveis no gentoo através do pacote "net-wireless/rt2500" (emerge -av net-wireless/rt2500) ou, se preferires utilizar as drivers mais recentes da àrvore CVS de desenvolvimento geralmente mais instáveis, o pacote "net-wireless/rt2x00" que englobam também outros chipsets que não o rt2500. Nota que se utilizares este último pacote tens de definir a USE flag da tua placa, para o gestor de pacotes saber qual a driver que deve compilar no teu caso deverá ser a flag "rt2500pci" para a placa pci ou "rt2500usb" para a placa usb. eu fiz isto adicionando a linha "net-wireless/rt2x00 rt2500pci" no ficheiro "/etc/portage/package.use".
Para mais informações sobre como efectuares as configurações wireless no gentoo consulta o guia http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Wireless_Configuration_and_Startup.
Boa sorte
Ps - Se queres ter uma placa a funcionar OutOfBox, aconselho-te uma placa wireless pci da Intel... Como existem muitas portáteis com placas deste fabricante o suporte para as mesmas já é bastante aceitável. No entanto eu à um ano andei à procura de uma placa destas e não consegui achar cá em portugal. Foi por isso que comprei RaLink, pois para além de ser das poucas que encontrei com um preço bastante acessível (cerca de 30€), era uma das melhores no suporte a linux. Um abraço
boas.
a minha questao e a seguinte:
tenho o winxp e agora queria instalar tambem o linux mas nao sei que destribuicao suporta a minha placa wireless da edimax com chip rt61 da ralink....
alguem ja funcionou em linux com alguma placa com este chip?
desde ja
obrigado e boas festas hehe
O projecto Rt2x00 (http://rt2x00.serialmonkey.com) dá suporte a grande parte (se não mesmo todos) os chips da RaLink. A tua placa não é excepção e à partida qualquer distribuição que tenha este pacote, deverá conseguir suportar sem problemas a tua placa. No entanto se tiveres problemas tens sempre a possibilidade de utilizar ndiswrapper que é um "tradutor" que permite que utilizes drivers wireless windows no linux sem problemas. Se quiseres a sugestão de uma distribuição simples e que quase de certeza tem apoio à tua placa, aconselho-te Ubuntu linux. Mesmo que não funcione "outofthebox", a comunidade de utilizadores desta distribuição é cada vez maior, pelo que não deverá ser dificil conseguir apoio no forum ou no wiki deles.
Boa sorte.
tmafcerqueira
28-12-2006, 22:56
Boas
Obrigado pela ajuda phoenux, mas acredita que o que ouvi agora foi chines completo! flags???! Mas que é isso e tal? Sempre pensei no portage como uma especie de APT. Hoje vou pesquisar mais sobre o portage. Escusado sera dizer que ainda nao instalei gentoo... Estou a limpar o disco onde vou instalar porque tenho la informaçao que nao posso perder e tenho medo de me lixar na tabela de partiçoes... Dentro de uns dias em principio fica ok;)