PDA

View Full Version : redes

Jintro
12-05-2002, 21:33
queria ajuda numa coisinha...
tenho aqui um modem rca (fornecido com a ligaçao netvisão) por trás tem uma entrada q diz 'ethernet' é possivel ligar o modem directamente à placa de rede de outro computador ou é necessário ter duas placas de rede para q os dois pc's possam aceder à internet?
espero ter-me feito entender.
cheers

Jintro

Peterwolf
12-05-2002, 21:58
ve este "eskema":

PC1 (Server) -> 2 Placas de Rede

-> 1 Placa de Rede -> Modem
-> 2 Placa de Rede -> Rede Interna (Casa)

PC2 (Cliente) -> 1 Placa de Rede

-> 1 Placa de Rede -> Rede Interna (Casa)

Espero ke tenhas percebido, no PC1 (Server) tens de configurar as cenas pra ele partilhar a net pelo(s) outro(s) pc(s), e no PC2 tens de o configurar pra ele ir buscar a net ao PC1 :)

Alguma duvida j sabes... Post Reply

Jintro
12-05-2002, 22:04
pois, em principio é bastante simples montar uma rede deste tipo... eu só tava a ver era se poupava uns € comprando só uma placa de rede :D
'brigado peter
cheers

Jintro

Caspanatola
13-05-2002, 14:05
Só daria pra vc fazer isso de duas maneiras, ou o teu modem tem uma saída USB, e ai em vez da placa de rede vc liga na porta USB ou então vc tem um HUB ou Switch e liga na porta principal (este método nem sempre funciona) Agora se vc tiver que comprar o hub ai já não compensa.

Peterwolf
13-05-2002, 21:15
se for só para 2 Pc's n precisas de um Hub/Switch, basta usar um cabo de rede Cruzado ou CrossLink, deves encontrar em algumas lojas de informatica, n sei se a Unreal tem. Se n arranjares tenho aki uma pic do eskema do kabo :)

Tens este site com um guia em texto - http://www.lula.pro.br/artigo.asp?codigo=214&autor=Naks

e tens esta imagem:
http://www.cic.ua.pt/gi/dicas/images/image003.jpg

e o respectivo site para tirares as duvidas :)
http://www.cic.ua.pt/gi/dicas/dicas_hw.htm

|MASTER|
23-05-2002, 04:05
A melhor maneira (pelo menos penso assim) é fazeres como eu fiz:
Compras duas placas de rede (não precisam de ser de grande marca, pois quase todas oferecem o mesmo (10 megas por segundo), e instalas as duas (uma em cada PC).
Ligas um PC ao outro através de cabo de rede (comprei 30 metros e paguei 1500 paus já com as fichas postas em Outubro passado) via placa rede/placa de rede. Depois, dependendo do OS que usas (eu uso o 98 SE, undubitavelmente um dos melhores) instalas os protocolos TCP/IP, partilha de ligação à internet MAS antes de começares a instalar protocolos, aconselho-te a partilhar os discos nos dois PC's. Depois disso, o PC que tem o modem faz de server e o outro PC tem net a partir deste. Só há 1 inconviniente, se quiseres ter net no outro PC, tens que ter sempre os dois ligados, mas isso é o menos. Depois, se tiveres duas impressoras como eu, até podes partilhar as impressoras e mandar imprimir naquela que tem mais tinta :D
Faz lá isso e depois diz qualquer coisa se conseguiste ou então manda-me 1 mail.

wasko
27-05-2002, 17:05
Olá

Tenho uma dúvida parecida com a do Jintro.

Queria saber se é possível ligar directamente o meu modem RCA da cabovisão a um hub para depois partilhar a internet por vários computadores.

Preciso de algum software especial ou tenho acesso directo?

Obrigado

Outra coisa:

Para ligar directamente 2 computadores com um cabo crossover a 100mbps posso utilizar o crossover para redes 100baset4 e 100VG com qualquer placa de rede de 100mbps, como diz na página
http://www.cic.ua.pt/gi/dicas/dicas_hw.htm ?

Peterwolf
10-06-2002, 18:52
Originally posted by wasko
Olá

Tenho uma dúvida parecida com a do Jintro.

Queria saber se é possível ligar directamente o meu modem RCA da cabovisão a um hub para depois partilhar a internet por vários computadores.

Preciso de algum software especial ou tenho acesso directo?

Obrigado

kt a isso n sei, sorry :(

Outra coisa:

Para ligar directamente 2 computadores com um cabo crossover a 100mbps posso utilizar o crossover para redes 100baset4 e 100VG com qualquer placa de rede de 100mbps, como diz na página
http://www.cic.ua.pt/gi/dicas/dicas_hw.htm ?
sim :) , da para usar em qualquer placa 10/100 ou 100 :)

gutter
10-06-2002, 19:11
Nao, modem + maquinas todas penduranas num hub nao da.

da pra estar um pc com 2 placas de rede, uma pro modem (ou o modem por usb), e outra pra rede caseira, esse sim pode estar ligado a um hub onde ligas todas as outras maquinas. Se tiveres so 1 maquina podes liga-lo com cabo crossover.

no server (pc com modem e 2 placas de rede):
na ligação à rede poes com endereço Ip: 192.168.0.1 e mask 255.255.255.0 e nada mais.
Na ligação ao modem deixas tudo como esta (DHCP) e fazes conection sharing (no w2k tem la uma tab com isso)

nos outros pc's, por tudo ip automaticos (DHCP)

e voila, net nos pc's todos
A mim funga

Espero ter ajudado!

Morpheus
14-06-2002, 15:33
pensa bem gutter ...

tens o modem ... ligado por cabo e na outra ponta pegas no cabo utp ligas ao hub (convem de 10/100) e depois podes ligar td's os pc's k kiseres pk o k o server vai buscar é o mac adress do modem e n o da placa logo podes na mesma manter a ligação so com um modem ligado ao hub até ao numero maximo de ligações do hub ... logico k knts mais pc maior será a divisão do sinal logo pode tornar o acesso algo lento ...
as configrações são assumidas automáticamente isto é no win me/2k/xp e tens net nos computadores ligados ao hub ... simples e directo ... o server só vê um ip e todas as makinas têm o mesmo ip ... assim fikas com uma makina livre sem estar a fazer de server ...

isto ja foi testado numa lan party feita por mim e vários amigos meus ... tivemos a jogar urban terror kom a sig de KAVE...

resumo:

precisas de:

o teu modem de cabo(:D )
um hub 10/100 de 8 portas (obvio k isso depende da guita k keiras gastar :D )
cabos e placas de rede necessárias para cada pc k keiras ligar

e voilá tens a ligação feita !

simaor
15-06-2002, 11:00
Morpheus: Se precebi bem tenho que por o pc com o modem ligado ao hub e dar-lhe um ip tipo 197.169.0.1 e uma mask 255.255.255.0 e nos outros, ponho o mesmo ip para todas, tipo 197.168.0.2 e a mesma mask. só isto?
O pc com o modem pode ser win 98 SE ou 2000 ?
Os cabos sao crossover?

Peterwolf
15-06-2002, 13:05
simaor:

1º os ip's de rede convem começar por 192.168.0.1 e assim em diante (ex. o servidor tem o ip 192.168.0.1, os clientes tem 192.168.0.2, 192.168.0.3 por ai em diante)

2º sim, podes usas kualker sitema operativo para o servidor (se bem ke eu recomendo.te o windows xp, pois tem melhor interface para servidor de rede)

3º o cabo para ligar ao hub é um cabo de rede normal, 10/100BaseT

simaor
15-06-2002, 15:52
Obrigado.
Já agora, quando tenho o modem no meu pc, a placa de rede nao á detectada. Quando eu tentei ligar 2 pcs com uma placa de rede cada um, e o modem ligado a um por usb, so dava para fazer ping do que tinha o modem para o ke nao tinha. Sabes pk?

Peterwolf
15-06-2002, 18:07
usas firewall no ke tinha net?

simaor
15-06-2002, 20:27
Nop, nada.

Peterwolf
15-06-2002, 23:02
estranho... devia tar mal configurado um dos pc's :)

Morpheus
20-06-2002, 17:23
n percebeste o k eu te disse ...

o modem ligas a um hub ... desse hub tiras os 2 fios para ligares aos pc ... cabo normal (sem crossover) e n te metas a mexer nos ip ... deixa o gaju obter o ip automático ... é por causa disso k o gaju n funcemina no outro !!!
mas se keres kontinuar a casmurrar e ligar por usb para um pc(server) e passares internet para o outro (client) através de pl de rede tens de ter um cabo crossover para o segundo pc e dp tens de criar uma rede local (mais uma ) e linkares as 2 redes locais ( com o XisPe isso é possivel)

resumindo

my way

sequencia de ligação

modem de cabo / hub / 1º e 2º pc

your way (mais confusa)

modem / 1ºpc (server) por usb / pl de rede do 1º pc liga a pl de rede do 2º pc via cabo utp com crossover (client)

parte de software

my way

config igual a da netcabo

your way

2 local area network linkadas

(maior perda de performance visto k n é directo)

necessário ligar a partilha de net... n eskecer de adicionar o user ...

resumindo faz como te digo ... é mais facil!!

madsites
25-06-2002, 12:29
Ñ era + facil instalar o Wingate???É so por os 2 comp em rede e instalar o programa 1 como servidor e o ouro como cliente.
Comigo resultou mto bem.
Só tem o problema de ter sempre os 2 pc ligados mas de resto rende mto bem.É só sacares o programa e o respectivo c***k e tá feito.

WarLock
25-06-2002, 21:02
pah usem sempre endereços de gamas privadas não se ponham a inventar, ou seja :

192.168.0.0 esta classe B inteira pode ser usada
10.0.0.0 esta classe A inteira

ha duas classes na rede 172 mas para ser sincero nao me lembra de cor quais são agora

podem ligar o cable modem junto com os computadores todos num hub/switch desde que so a maquina server esteja a usar DHCP (para apanhar o ip publico) e tenha uma segunda placa de rede num ip fixo privado,

podem tambem e ligar um router a saida do cable modem e este a um hub/switch .. o router ira partilhar a coneção internet por todas as maquinas sem ser preciso mais nada, o router tambem funciona como uma firewall de entrada muito simples visto que vai estar a correr NAT ha routers destes por exemplo da linksys a venda na fnac alguns com hub/switch incorporado.

espero ter retirado algumas duvidas

Mig
26-06-2002, 20:42
Morpheus:

Desculpa lá, mas não percebi...

Tu ligas o Modem ao switch e o próprio modem é que partilha a ligação? (ou seja não tens PC servidor nem router?)

É que eu estive a ler umas coisas e pelo menos o meu modem (Motorola SurfBoad 4100) dá realmente para fazer isso, MAS só se a Netcabo deixasse...

Ele está configurado para 1 user e só a Netcabo pode configurar para mais do que um...

Não sei se baralhei alguma coisa...

A solução que estou a usar neste momento é o Wingate, mas queria ver se arranjo alternativa para não ter que ter um PC sempre ligado...

Cumps,
MiG

WarLock
26-06-2002, 21:04
mig basicamente a netcabo so te atribui um ip publico, por isso tens de ter um server/router que te ira partilhar esta coneção ..

lembro os presentes de que nao precisam necessariamente de ter software para proxy .. o 2000 server tem software de routing bastante bom .. criam um dns server no 2000 com os fowarders a apontar para os dns´s da netcabo/isp e metem o router por software a bombar, depois nas maquinas "clientes" e so no dns e gateway configurar o ip do router, ja fiz isto em casa do gandalf fica a bombar nas horas.

Mig
26-06-2002, 23:58
OK, thanks!

Quanto ao serviço de Internet Sharing do Win2000, não é suficiente transparente para mim.

Não dá para ver o tráfego a passar nem para redireccionar portas (pelo menos eu não sei fazer isso)...

gutter
27-06-2002, 00:31
epa morfeus, acho que tas a por os pes pelas mãos.

"tens o modem ... ligado por cabo e na outra ponta pegas no cabo utp ligas ao hub (convem de 10/100) e depois podes ligar td's os pc's k kiseres pk o k o server vai buscar é o mac adress do modem e n o da placa logo podes na mesma manter a ligação so com um modem ligado ao hub até ao numero maximo de ligações do hub ... logico k knts mais pc maior será a divisão do sinal logo pode tornar o acesso algo lento ... "
--> o modem regista o mac da placa aquando do pedido de ip (dhcp), depois so responde a esse...como podem os outros pc's aceder ao modem ??? pelo menos no meu, mudo de placa, o modem nao funga....tem que levar reset.
--> se ficar lento nao é por perda de sinal, nem de dividir o sinal pelas portas, o proprio hub regenera o sinal, ha perdas devido a colisões de tramas.

entao deixa la ver se percebi,
tu dizes que:
1º ha um pc que faz o pedido de ip ao modem
--> entao so podes ter um pc no hub, senao os outros pedem todos e depois quem fica com o ip??? ou é tudo ao molho e fé em deus ???
2º ha um pc que fica com o ip publico
--> e os outros ficam com o k? pra que ip mandam as tramas ??? pro 0.0.0.0 ??? ou sera pro 127.0.0.1 ???? dizes que fica tudo automatico...isso é com dhcp...o modem so responde a um mac (a mais se o isp quizer, ai ja pode dar 2 ip's)
mesmo que o modem responde-se a todos os pc, ficariam todos com o mesmo ip, achas que funga???? entao pra k serve o ip??? pra enganar meninos ???

e qd vem uma trama da net??? o modem manda pra que pc???? regista o mac??? ele so tem permissões pra guardar um...como é que é isso ???

Morfeus:
explica-te la melhor que essa historia esta muito mal contada.

AwakE
27-06-2002, 10:34
Basicamente fica um computador a fazer de router para os outros. Por alguma razão um gajo n liga o hub logo à net directamente. Ficas com um PC ligado directamente e quando as tramas chegam a esse PC é ele que tem de fazer a desmultiplexagem de o que é para quem.

Ele é que manda os pacotes para o hub com os macs de cada um dos computers.

Por exemplo no internet sharing do XP tenho um ligado a net e o outro ligado a esse. O IP que o outro tem é so pa consumo interno. Quem faz os pedidos é o computador que tá ligado, é esse que recebe os datagramas. Como o computador faz desmultiplexagem a seguir já não sei, mas o gajo lá se deve arranjar com qq coisa. Não sei se atribui um porto a cada ligação ou uma cena assim do genero, pq ao nivel de IP n tou a ver.

E devia saber....sou uma nodoa.

AwakE
27-06-2002, 10:42
E já agora Warlock o endereço que disseste ser classe B é classe C. Só naquela.

Engraçado que me saiu num exame outro dia e eu não sabia.

gutter
29-06-2002, 01:23
Awake, usa o NAT, agora essa de o gajo pendurar tudo no hub, nesmo o pc a fazer de router....nao me cheira mesmo, a mesma placa a enviar e a encaminhar os pacotes ??? nada disso, nao como essa, tenho que perguntar ao meu prof, mas pelo que ja aprendi e testei, isso nao bule mesmo, quanto muito, bule a rede entre os pc, por rede microsoft, e talvez um pc fique com net...agora partilhar tudo assim automatico....sem configurar nada....desculpem, nao engulo, qd é que o morfeus responde ???

ou entao fica um pc a fazer de router...com 2 placas, como eu disse atras, so que depois pendurar o modem e essas 2 placas e todos os outro pc no hub, que nao tem logica nenhuma, tas com o modem e 1 das placas a gastar 2 portas no hub sem falar nas colisões, mas que assim era capaz de fungar...talvez

AwakE
29-06-2002, 16:39
Não tou a ver qual o prob de um pc tar a fazer de router. Claro que tem de ter duas interfaces (2 placas, uma pa internet, e outra pa rede interna), mas qual a outra opção?

E pq dizes que ficava com 2 ligações do HUB? eu n disse isso. Só a placa de interface de rede local é que liga ao HUB, não a que tem acesso à internet. Ligar as duas não tem logica nenhuma.

E claro que tens de configurar as coisas. Não é assim a martelo. Mas para isso tens o internet sharing. Acho que configura akilo apesar de não ter experimentado.

Vamos la ver as coisas então a ver se tem logica:

1º "Router" recebe pacote do lado da interface de internet (placa 1)
2º "Router" decide (isso já n sei como) para qual dos nós da rede é o pacote.
3º "Router" determina qual o MAC do nó para onde quer mandar o pacote, através dos IPs para consumo interno.
4º Pacote sai pela interface da rede (placa 2) em direcção ao hub com o MAC igual ao do nó destinatario.
5º Hub difunde o pacote a todos os nós e a placa do que tem o MAC certo passa-o ao processador.

Acho que tem toda a lógica. Não percebo qual o problema.
Ao contrario tb funciona.

AwakE
29-06-2002, 17:14
Já reparei que te stressas mt com as colisões gutter. Elas são inevitaveis. Quantos mais computadores ligares obvio que isso vai ficar mais lento, como em tudo na internet.

O CSMA/CD até tem bom aproveitamento de canal, mas isto com cadeiras de redes de computadores (que são um monte de teoria, e um gajo, na minha opiniao, pouco aprende) um gajo só fica a ver colisões, colisões :D

Elas andam ai gutter :D

gutter
29-06-2002, 17:33
nao Awake, tou so a criticar a configuração do
Morpheus.

Tou inteiramente de acordo contigo.
Lê a configuração dele e ve se aquilo tem alguma logica

AwakE
29-06-2002, 21:36
Sim, eu diria que a configuração do morpheus n tem mt logica.

Falha - Tudo bem o modem faz de router (o que eu duvido que seja possivel mas enfim...dou o beneficio da duvida). Como raio é que ele configura a tabela de expedição? Adivinha? No caso de teres um router real o sistema operativo configura....o modem duvido que faça isso sozinho, já que não é bruxo....

Ele pode talvez ao receber uma trama, reservar uma designação para cada computador dependendo do MAC. Isso já me tá a parecer potencia a mais para um cable modem, mas posso tar enganado.

Também precisa de ao receber uma trama do interface da internet, saber desmultiplexar, qual o destinatário da trama. Mais uma vez, parece potencia a mais para um modem.

Tudo se resume ao facto de saber se o modem é capaz de fazer estas coisas, o que duvido um bocado mas tou a procura na net pa descobrir se sim :D

AwakE
29-06-2002, 21:42
Tive a ver o site da motorola, e o surfboard 4101, precisa de ter IPs distintos para funcionar. Claro que tamos a falar de acesso à internet.

Já agora morpheus, na tua LAN party tentaram aceder à internet ? É que senão nem tamos a falar da mm coisa.

gutter
30-06-2002, 00:45
pois Awake, é o k tenho estado a dizer, pra mim aquilo bulir em rede entre os pc's devido ao hub, mas net em todos duvido seriamente.

agora ao modem, o meu que é um RCA da netvisao, é tão burro ao ponto de qd o ligas, o gajo regista o mac da placa e so bule com ela, se desligas o cabo e ligas a outra placa ja nao bule, tens que o reiniciar de novo (desligar e ligar a corrente), so assim ele fica a bulir com a outra placa.

agora um modem nao é um router, e nao tou a ver as netcabos e as netvisões a venderem routre por 30-50 biscas.

Tafinho
30-06-2002, 01:39
Originally posted by gutter

agora ao modem, o meu que é um RCA da netvisao, é tão burro ao ponto de qd o ligas, o gajo regista o mac da placa e so bule com ela, se desligas o cabo e ligas a outra placa ja nao bule, tens que o reiniciar de novo (desligar e ligar a corrente), so assim ele fica a bulir com a outra placa.

Penso que isso acontece em todos os cable modems ...

Lucky_JL
30-06-2002, 19:18
Originally posted by gutter

agora um modem nao é um router, e nao tou a ver as netcabos e as netvisões a venderem routre por 30-50 biscas. [/B]

hummmm

ja passou assim tanto tempo ?

é k se bem me lembro o elsa ( 2 modem a ser vendido pela netcabo ... ) é modem/router .... a funcionalidade de router vem bloqueada mas isso resolve-se ...

a base tá lá ... :)

Tafinho
30-06-2002, 19:34
Originally posted by Lucky_JL

é k se bem me lembro o elsa ( 2 modem a ser vendido pela netcabo ... ) é modem/router .... a funcionalidade de router vem bloqueada mas isso resolve-se ...

Claro que se resolve ... especialmente depois de seres banido de toda a rede da Netcabo ...

Lucky_JL
30-06-2002, 19:47
nao necessariamente ... senao tb eras banido da rede ADSL por alterares o alcatel speed touch home para router .... :)

jfbbms
30-06-2002, 20:24
Originally posted by Lucky_JL
nao necessariamente ... senao tb eras banido da rede ADSL por alterares o alcatel speed touch home para router .... :)

especialmente pk eu tb ja mudei o modem e ainda continuo por aqui ;)

Tafinho
30-06-2002, 20:58
Força , continuem , se soubessem a facilidade em serem catados ...

jfbbms
30-06-2002, 21:49
nao me lembro de nada no contrato quando contratei adsl a telepac , que nao poderia modificar o meu modem como eu queira aceder a net ( isto nao inclui o uncapping pk é ilegal ( duh ) pk tas a roubar largura de banda aos outros users, alem do mais estas a usufruir de um servico para o qual nao pagas e acedes ilicitamente ).

Alem disso na adsl podes nao comprar modem adsl a telepac, podes comprar a parte um equipamento que seja router e modem de adsl que eles nao te impedem.

No maximo posso nao ter é ja garantia no modem caso ele se avarie.

Mais uma vez, no caso da netcabo nao sei de nada pk nao tenho.

Tafinho
30-06-2002, 21:51
É exatamente a mesma coisa que desbloqueares telemoveis ... Com a diferença que os gajos fazem um tftp para o modem e apanham-te

jfbbms
30-06-2002, 22:00
entao uma coisa, qual a diferença entre eu comprar o modem a telepac, transformar em router, trabalhar com ele e comprar um modem+router por exemplo a 3com , instalar e trabalhar com ele configurando-o a minha vontade?

Tafinho
30-06-2002, 22:19
É que o modem que tu compras à telepac custa metade daquele que tu compras à 3com pela simples razão que tem o routing desativado ...

jfbbms
30-06-2002, 22:26
uh, isso é verdade, mas no contracto nao vi la mencao que nao poderia transformar num router

Mas tb posso fazer outra coisa, compro o modem, que a telepac vende ao publicao, a alcatel , modifico-o e peço adsl a telepac e tenho a mesma o caso de cima.... axo que a diferença aqui é que a telepac te possiblita comprar o modem como queiras , ao contrario que a netcabo é como eles dao ( ok, se comprares o modem da adsl a telepac vai dar ao mesmo )

Tafinho
30-06-2002, 22:29
É a EXATAMENTE a mesma coisa que desbloquear os tlm ...

Lucky_JL
01-07-2002, 05:14
existe uma diferença .. :)

o elsa da netcabo vem com o routing bloqueado , desloqueia-se e continua-se a navegar com a mesma velocidade , por isso nao ha nenhuma ilegalidade , se eu paguei o elsa a pronto posso fazer o k kiser com com ele ,como continuo a 640kb nao podem fazer nada ... fico é com um router para a rede .. de borla ...

o alcatel speed touch home pots é um modelo diferente do alcatel speed touch pro ... a alcatel vende-os como 2 modelos separados ... simplesmente houve uma mente brilhante k descobriu k as diferenças em termos de produçao eram poucas e com um pouco de "agilidade" transforma-se o modem em router , se tiver sido pago a pronto , a telepac nao tem nada que se queixar por a velocidade é exactamente a mesma ...

nao ha ca nada de uncap ou de obter 4ips ....
é tudo legal feito com equipamento k é do cliente ( no caso da adsl entao nem somos obrigados a comprar o equipamento a eles ... )

é tudo uma questao de saber fazer ... :)

PS : tal como a questao do uncap ... bem feito e com a base de dados "moldada" ,o cliente pode-se deixar de preocupar com s queries a rede sobre ligaçoes de 2MB , 10MB ... o uncap so deu o problema k deu pk atingiu uma larga escala ,mas os "modems de teste" continuam a bombar ....

Peterwolf
01-07-2002, 10:38
Avisa-se os users deste forum para que nao abordem muito os temas ilegais (ex. Uncap).
Podem falar por alto, mas sffv nao aprofundem a materia do Uncap, nao diga como se faz, nem onde ir buscar os programas para fazer.
Resumindo... tentem falar o menos possivel sobre matérias ilegais, e quando falam nao aprofundem a materia, pois nesse casso serei obrigado a apagar os respectivos posts.

TKX

AwakE
02-07-2002, 11:31
E voltando ao assunto inicial, antes de divagarmos pelas ilegalidades possiveis, vamos supor que temos um modem/router.

O que fazemos a seguir? Ligamo-lo directamente ao Hub e ele depois distruibui os pacotes? Isto não me parece assim mt razoavel para o caso em que só um computador da tua Rede tem IP universal. Como é que ele faz a desmultiplexagem dos pacotes, ja um pacote que venha da internet vem sempre com o mesmo IP destino.

Tafinho
02-07-2002, 11:35
Por NAT : Network Adress Translation

Korben_Dallas
01-08-2002, 23:45
Yep... NAT estático no gajo (se só tiveres direito a 1 IP Netcabo) e tás a bombar :D

WarLock
03-08-2002, 00:33
"E já agora Warlock o endereço que disseste ser classe B é classe C. Só naquela. "

nao awake ... taz errado

a gama 192.168 é toda para ser usada desde o 192.168.0.1 ate ao 192.168.255.254

tudo private ....