View Full Version : GNU/Linux! O que é isso?
Bem ultimamente vejo mais e mais pessoas a olhar para linux. As distros estão cada vez mais user friendly, o que leva muitas pessoas a tentar a sua sorte em linux.
A questão que eu coloco é a seguinte: Qual é o vosso conhecimento a nivel de linux?
Podemos reunir numa thread tudo o que sabemos sobre linux. Desde Filesystems a aplicações. Criar uma especie de repositorio sobre linux.
O q axam?
AndreAPL 21-12-2006, 13:49 Boas. O tópico é interessante, para ver também a apreensão do público.
Relativamente a 1 thread sobre linux em geral / faq, está já a ser estudada e vai avançar brevemente ;)
Já agora, se puderem indiquem também qual a maior dificuldade encontrada na abordagem ao *nix :)
Bah.. eu nao tenho conhecimentos "fracos".. mas tb nao sao "medios"...
Ainda vou tentar defenir :)
Ricardo.RPL 21-12-2006, 14:08 Conhecimentos muito, muito fraquinhos. Mesmo de quem se quer lançar de cabeça para onde nunca foi e que quase nunca ouviu falar (e o que ouviu não é bom).
Aliás, uma coisa que me irrita um bocado no Linux é toda a gente dizer que está muito user-friendly, que vai "conquistar" os desktops ao Windows, mas vamos a experimentar e aparecem sempre chatices por todo o lado (claro que, em VMs, a experiência até costuma ser positiva, e espero que melhore ainda mais).
Eu acho que sei o básico, mas quando mexo no meu OpenBSD, então aí sim, tenho a noção que eu não sei nada! lol
Fracos. É uma palavra feia (lol), mas como os meus conhecimentos estão longe de ser médios, são fracos (bastante).
O problema desta thread é que é bastante subjectiva... o que são conhecimentos fracos, médios ou bons em linux? é que eu sinceramente não sei qual é o critério... pq se fica ao critério de cada um é complicado... eu por exemplo só qunado comecei a perceber bastante é que vi a imensidão do que não percebia e etenho de me considerar fraquissímo...
Votei em fraco pelo simples facto de que uso linux por vezes (raramente) mas sei que a nivel de conhecimentos ainda estou longe de medio.
Com mais pratica talvez .. :)
ps: (Gostei da iniciativa ainda algo que vaga dá para ter uma noção dos conhecimentos da "malta").
cump's.
O problema desta thread é que é bastante subjectiva... o que são conhecimentos fracos, médios ou bons em linux? é que eu sinceramente não sei qual é o critério... pq se fica ao critério de cada um é complicado... eu por exemplo só qunado comecei a perceber bastante é que vi a imensidão do que não percebia e etenho de me considerar fraquissímo...
Realmente faz bastante falta uma clarificação
O que é isso do fraco, médio ... etc
Fraco é por exemplo fazer uma instalação default e usar o mesmo default? É mais?
Coloquei médio, mas lá está..., é um pouco dificil qualificar os conhecimentos. O titulo da thread diz tudo, Linux! O que é isso?
Primeiro, não se diz Linux mas sim GNU/Linux, e só com isto alguns ficam baralhados até aqueles alguns que poderiam colocar médio por trabalharem bem em Unix e pensarem que saber Linux é trabalhar na consola e descartam todo o mundo envolvente à consola.
Basicamente o meu critério para votar em médio foi saber o suficiente para me desenrascar sem ter de recorrer a muitas ajudas e grande parte das vezes saber o que estou a fazer quando sigo os procedimentos sugeridos por alguns sites. Não é apenas copy-paste, mas saber o que estou a fazer.
abraços, HecKel
Bem eu compreendo que seja dificil quantificar o conhecimento de cada um, mas o que eu estipulei por fraco é algo do meu nivel: Eu instalo um Fedora Core 6 (por exemplo) e ate vou usando as coisinhas que estão no desktop e nos menus, mas sinceramente, nao passo dai.
Quando quero instalar algo é um pincel. Por exemplo para que serve cada pasta na root? O que é a Var e para que serve? o que é a ETC? o que é a BIN? São coisas desse genero que eu gostava de reunir. Desde coisas basicas a algumas noções mais avançadas. Claro que na net encontramos muita coisa mas e totalmente diferente um faq "chapa 5" de uma explicação por parte de alguem que ja passou pelo mesmo. Tentei uma vez instalar Gentoo e ate consegui, mas segui 50 paginas do manual sem saber nada do que estava a fazer.
Admiro muito algumas iniciativas do Metro, por exemplo, quando testa uma distro e vai colocando informações sobre ela.
Quanto ao médio, estava mais a apontar para alguem que ja tem um certo "calo" em linux. Por exemplo ja vi muitos utilizadores que se safam perfeitamente a instalar, adicionar, modificar maior parte das distros disponiveis.
Caso não concordem com a classificação podemos sempre mudar:x2:
Pronto HecKel ja alterei...:x2: :x2: :x2:
Bem eu compreendo que seja dificil quantificar o conhecimento de cada um, mas o que eu estipulei por fraco é algo do meu nivel: Eu instalo um Fedora Core 6 (por exemplo) e ate vou usando as coisinhas que estão no desktop e nos menus, mas sinceramente, nao passo dai.
Quando quero instalar algo é um pincel. Por exemplo para que serve cada pasta na root? O que é a Var e para que serve? o que é a ETC? o que é a BIN? São coisas desse genero que eu gostava de reunir. Desde coisas basicas a algumas noções mais avançadas. Claro que na net encontramos muita coisa mas e totalmente diferente um faq "chapa 5" de uma explicação por parte de alguem que ja passou pelo mesmo. Tentei uma vez instalar Gentoo e ate consegui, mas segui 50 paginas do manual sem saber nada do que estava a fazer.
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=66181 :x2:
Eu também não sei bem classificar os meus conhecimentos...deve andar entre o médio e bom (modéstia á parte :D ) mas cada dia que uso linux aprendo qualquer coisa de novo... :P
Tentei uma vez instalar Gentoo e ate consegui, mas segui 50 paginas do manual sem saber nada do que estava a fazer.
Ora aqui está uma opinião que muitos dos que têm a mania q gentoo e l33t e aprendem imenso a instalar aquilo deviam lêr.
PS: Realmente devias ter um termo de comparação, porque se não é um bocado difícil de arranjar um nível para os conhecimentos de cada um.
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=66181 :x2:
Eu também não sei bem classificar os meus conhecimentos...deve andar entre o médio e bom (modéstia á parte :D ) mas cada dia que uso linux aprendo qualquer coisa de novo... :P
Agora devias levar uma bjoca!!!:x2: :x2: :x2:
viskonde 21-12-2006, 20:23 entre o fraco, e o medio...
nao sao fracos.. mas tambem nao chegam a medio :P
mas votei medio para parecer bem ihihhi
eyeliner 22-12-2006, 22:18 Estou a chegar ao médio. :D
Já compilei kernels (ou kerneis) à minha medida, compreendi as nuances das partições / filesystems, configurei os periféricos do pc editando ficheiros "à pata", safo-me no modo de texto,
instalo e removo software na boa sem matar o sistema por causa das dependências.
Mas, comandos é só o básico, sou dependente do sistema gráfico, e nunca percebi o porquê da
histeria à volta do eMacs e vi. São uma confusão do camandro.
Fraco, mas perceber mais do que percebo agora, já é pedir a alguém que tenha que dedicar
demasiado tempo a um SO quando deveria estar a aproveitar as suas funcionalidades.
Por isso, para mim, tenho conhecimentos suficientes. :x2:
Mas, comandos é só o básico, sou dependente do sistema gráfico, e nunca percebi o porquê da
histeria à volta do eMacs e vi. São uma confusão do camandro.
Sendo isto offtopic...não uso outra coisa que não o eMacs para programar. Vejamos:
- Não há qualquer dependência do X ou de outra coisa qualquer.
- Super-customizável...com fundo preto e AA fonts fica lindo.
- Não é preciso usar rato
- Podes abrir vários buffers ao mesmo tempo e passar de um para o outro...até abrir uma shell lá dentro para compilar
- Tetris :D
Vi nunca usei...nem tenho pachorra para aprender outro editor :P
Sendo isto offtopic...não uso outra coisa que não o eMacs para programar. Vejamos:
- Não há qualquer dependência do X ou de outra coisa qualquer.
- Super-customizável...com fundo preto e AA fonts fica lindo.
- Não é preciso usar rato
- Podes abrir vários buffers ao mesmo tempo e passar de um para o outro...até abrir uma shell lá dentro para compilar
- Tetris :D
Vi nunca usei...nem tenho pachorra para aprender outro editor :P
Eu era apologista do Kate até ao dia em que descobri que o emacs trás um psiquiatra incluido. e quem diz emacs diz xemacs e por aí adiante.
EMACS FTW!!!
Primeiro, não se diz Linux mas sim GNU/Linux,
Eu digo Linux e não vou mudar...
Quando alguém estabelecer uns critérios para comparação eu voto, porque "em seco" é-me impossível dizer que se sou "fraco" "médio" "bom".
Eu fui daqueles que a 1ª vez que instalou o gentoo foi utilizando o manual sem ter a mínima noção do que estava a fazer. Hoje e após quase dois anos a utilizar o linux como sistema base posso dizer que os meus conhecimentos são, do ponto de vista do utilizador bastante razoáveis. Já consigo configurar e instalar serviços sem grandes problemas, instalar pacotes tanto através do gestor de pacotes, como através da compilação da source das aplicações, resolver problemas básicos com o sistema, compilar e optimizar a kernel, etc. Não me considero um master of universe no linux, muito pelo contrário. Linux é um mundo muito maior do que o próprio windows, onde temos que ir mais longe e mais fundo, mas o resultado final compensa. Como utilizador deste sistema tenho ganhado e aprendido muito, mas tenho a noção do longo caminho que ainda me falta percorrer para poder dizer que domino absolutamente o linux. O linux está em constante mutação, e nos últimos tempos a um ritmo alucinante onde todos os dias temos algo de novo.
bem , os meus conhecimentos de linux são bons. penso que dizer isto nao é falta de modestia , mas sim por que "vivo" no mundo linux desde 97,98. desde então que tem sido a minha desktop principal ( tendo , o windows só pro "desenrasca" ).
quando digo de conhecimentos, falo tanto de saber o que há num sistema linux , o que faz e etc , mas também ter conhecimento do que se passa no mundo linux. este é bastante interessante ( penso eu ) e que , sinceramente , parece quase uma telenovela em vida real.
quando saiu a openSuse 10.2 ( sou utilizador de kde , logo queria experimentar a suse para ver como estava ) , reparei realmente que está bastante facil de instalar e user. com um senão apenas, que é o dos codecs e drivers proprietarios e etc. realmente é pena ,mas tirando isso, muitissimo facil mesmo.
fiquei entao com a openSuse e o gentoo neste momento ( gentoo que já tenho desde 2002, tenho que dizer que dantes experimentava distribuições de x em x meses , com o gentoo ficou-me até agora ,e provavelmente por muito mais tempo ).
meu linux : gentoo + kde + beryl svn + muito afinamento = melhor desktop que existe :)
ps : El_Uno , eu uso o vi :) hehe peace ! :)
ps2 : onde está linux , nem é linux nem gnu/linux .... é tudo, tanto linux , como gnu , como todos que contribuem.
ps3 : quem quiseres screenshots , força , eu adoro screenshots ! :)
ps4 : lol fiquem bem e boa passagem de ano :)
|
|