View Full Version : [Analise] Asus Z96J/S96J
Antes de mais é preciso indicar que este portatil é Rebranded para LightSpeed. Existem "n" marcas com o chassis Z96J.
O chassis Z96J consiste em fabrico ASUS, isto é, "Build by ASUS" e existe inclusivamente a linha Asus Z96J que usa este mesmo chassis.
O modelo que eu comprei é este:
http://webservinfor.com/php/product_info.php?cPath=93&products_id=467
CPU, ram, disco e baterias foram escolhidas por mim.
C2D T7200 2.0Ghz 4Mb L2 |
2x 1Gb DDR2 667Mhz |
ATI X1600 mobile 512mb (256mb dedicados + 256 Hypermemory) |
I945 PM + ICH7 |
Hitachy 2ª geraçao, 100gb 7200rpm 8mb IDE
DVDRW Sony DVD RW DW-Q520A
E-Sata 3Gbps (porta externa sata 2)
15´4 1280*800 color shine 16:9 |
bat 6cel (2.89kg) + bat 9cel(2.99kg) |
Benchmarks
NOTA: Os benchmarks abaixo apresentados foram realizados com o Windows SP2 em uso de Dia-dia e não com um windows XP virado para andar a fazer bench.
O que é que isto quer dizer?
Cerca de 62 processos a correr, implicado gestor de energia Power4 Gear, yahoo widget engine com 4 widgets, aplicação Wireless da Intel, Bluethoot activado, VMWare services e Norton Internet Security 2005.
Os benchmarks são feitos assim porque a maioria das pessoas ira usar o PC em condiçoes parecidas e não num Windows limpinho que é formatado todos os meses. Por isso interessa saber a performance dele com uma utilização dia-dia.
SuperPI 1M: 25s -> Sem qualquer patch. Com Patch SSE3 baixa 1 segundo.
3dmark 2005: http://service.futuremark.com/compare?3dm05=2351745
3dmark 2006: http://service.futuremark.com/compare?3dm06=667384
Disco: Podem ver benchmarks dele aqui:
http://www23.tomshardware.com/storage25.html?modelx=33&model1=394&model2=394&chart=140
O modelo é o Travelstar 7K100 HTS721010G9AT00
Como poderão observar nao é o mais rapido do mercado, visto que ja existe o Hitachy 7200rpm SATA2 NCQ, mas o consumo deste que eu tenho é igual a um disco de 5400rpm. Se repararem o Hitachy 7200rpm SATA2 NCQ consome muito mais e tb é um factor a ter em conta.
Outro factor a ter em conta é o preço. O modelo sata2 é substancialmente mais caro e teria que pagar bastante mais.
Impressoes
Ruido e temperatura:
É muito silencioso quer em modo portatil (mal liga a ventoinha), quer a jogar por exemplo.
A nivel de temperatura em full Load a jogar (CPU e Grafica ao maximo) vai aos 63 graus que é um bom valor.
Nos xassis aquece mais na zona do touchpad.
Chassis/teclado:
É um xassis normal. Nao encontro nenhum defeito. Em suma, qualidade dos Asus....
O teclado é bom e nao balanceia. O touchpad tb é bom.
Colunas/Som:
Nao sao nada de especial. Nao arranham... sao normais, mas tb nao tem um som potente.
A saida jack para fones é boa, normalíssima. Manda um sinal muito alto.
Possui o software SoundMax que da para regular tudo e é 5 estrelas.
Performance:
Rápido, rápido, rápido.... pouco há a dizer com as specs de hardware acima mencionadas.
câmara/microfone:
A câmara é de 1.3Mp. Qualidade bastante boa e regula-se bem a imagem.
Tem 2 microfones para captar o som.
O som que capta não é muito alto, mas razoável.
Bateria:
A de 6 células dá ha volta de 2h:15m e a de 9 células 4h. Isto em cenas só tipo net e word. O standart usado para medir a bateria....
Monitor:
É excelente para quem ta a trabalhar nele. Tem um brilho brutal (ate tenho que baixar), bom contraste e uma boa visao na lateral.
A visao vertical é fraca, mas como eu disse para a pessoa que ta a trabalhar é perfeito, so para quem ta a ver de cima ou de baixo é que é mau.
Jogos:
Corre tudo em settings bastante puxadas. Bem melhor que a performance do meu AMD XP+9800pro e com muito melhor qualidade de imagem. As percas de activar AA e HQ-AF sao muito pequenas. Incrivel mesmo, na minha 9800pro com AA e AF a placa sofre bem mais. (A X1600 também tem mais ram, o que ajuda)
Conclusão
Simplesmente se fosse hoje voltava a comprar o mesmo e não trocava por outro :D
PS:Mais tarde eu coloco fotos. Alguma duvida é so dizer.
Ш¡zard·σf·Шαr 09-12-2006, 19:46 Parabéns pela review :D
Alguma duvida é so dizer.Ouvi dizer que o toque do teclado faz um pouco mais barulho que o normal. Os botões do touchpad e a drive de DVDs também. Dizem que, após longos períodos a jogar ou a puxar pelo computador, o touchpad aquece quase ao ponto de ser insuportável. Confirma-se?
Qual é o modelo do monitor?
Não se ouve nenhum ruído quando usas os auscultadores (sem estar nenhum som a tocar, e num ambiente silencioso)?
Acho que é importante mencionar também que a porta E-SATA e uma das USB não vêm por defeito em nenhum chassis do Z96J/S96J. Só na Webservinfor é que adicionaram essas portas.
Parabéns pela review :D
Ouvi dizer que o toque do teclado faz um pouco mais barulho que o normal. Os botões do touchpad e a drive de DVDs também.
Confirma-se o toque do teclado. O do meu irmao (toshiba) é mais silencioso o toque (deve ter umas borrachinhas), mas de resto é igual a um teclado qq.
O botao do DVD nao faz barulho. Faz o normal da molinha.
Os botoes do touchpad fazem barulho a carregar.
Dizem que, após longos períodos a jogar ou a puxar pelo computador, o touchpad aquece quase ao ponto de ser insuportável. Confirma-se?
No meu caso é o ponto mais quente, mas tb tou com um disco de 7200rpm por baixo, mas ao ponto de ser insupurtavel nao.
Qual é o modelo do monitor?
É 1280*800 ColorShine Wide usados nos asus.
Não se ouve nenhum ruído quando usas os auscultadores (sem estar nenhum som a tocar, e num ambiente silencioso)?
Nao se ouve nada. Isso que tas a falar acontece se tiver o som nos maximos e a saida de som ao maximo. Ouve-se aquele ruido de fundo, mas isso é normal. Ate as minhas Creative/qualisquer colunas fazem isso.
Ш¡zard·σf·Шαr 09-12-2006, 23:49 É 1280*800 ColorShine Wide usados nos asus.
E o modelo exacto?
Sistema -> Gestor de dispositivos -> Monitores
Se não aparecer logo o modelo, faz duplo clique num dos items que aparece nos monitores. Deve haver uma informação qualquer aí. Ou então usa o Everest.
Ah e quanto ao barulho da drive de DVDs, estava a falar do barulho que faz a ler os discos. :P
Eu tambem comprei um parecido com esse http://webservinfor.com/php/product_info.php?cPath=96&products_id=486 e só posso dizer que o portátil é magnifico, não faz barulho nenhum, o ecrã tem uma imagem nitida, resumindo uma excelente compra :-D
Só estou com um pequeno problema as teclas de atalho para a pausa, stop, musica seguinte, etc. só funcionam no windows media player ou tambem funcionam por exemplo no foobar 2000?
E o modelo exacto?
Sistema -> Gestor de dispositivos -> Monitores
Se não aparecer logo o modelo, faz duplo clique num dos items que aparece nos monitores. Deve haver uma informação qualquer aí. Ou então usa o Everest.
Nao tem nada. Mas é excelente para quem ta a trabalhar nele. Tem um brilho brutal, bom contraste e uma boa visao na lateral.
A visao vertical é fraca, mas como eu disse para a pessoa que ta a trabalhar é perfeito, so para quem ta a ver de cima ou de baixo é que é mau.
Ah e quanto ao barulho da drive de DVDs, estava a falar do barulho que faz a ler os discos. :P
Pá... é o barulho normal de um leitor destes. Faz igual ao leitor do Toshiba do meu irmao.
Neste modelo o DVD é marca Sony. Mas isto vai depender de marca para marca visto que é assemblado por cada loja.
Só estou com um pequeno problema as teclas de atalho para a pausa, stop, musica seguinte, etc. só funcionam no windows media player ou tambem funcionam por exemplo no foobar 2000?
lol... agora que falas nisso so agora é que dei conta que isto tem teclas de play, stop, etc :D
Por isso respondendo á tua pergunta nao faço a minima ideia pq tb so descobri agora.
Para mim o melhor neste portátil é mesmo a velocidade. O disco de 7200rpm da outro fôlego ao bicho e mesmo assim axo que nao aproveita bem o dual-core, mas é uma melhoria significativa nos tempos de acesso.
Podias era tirar umas fotos ao "bicho".
Fotos tlm. Depois ponho da maquina fotografica:
http://img186.imageshack.us/img186/8638/imagem49ds7.jpg
http://img170.imageshack.us/img170/8117/imagem55qq1.jpg
http://img170.imageshack.us/img170/5326/imagem58pl9.jpg
Boas ppl,
tambem possuo um z96j, comprado na webservinfor, e felizmentes estou mt satisfeito com o portatil. Depois de muito pesquisar, e depois de ponderar entre uns tantos modelos... e felizmente o Asus F3JA estava mais que esgotado, a medo, comprei o z96j. Confeço que foi um pouco a medo. Estava ciente das caracteristicas do portatil, que era "built on Asus".. mas o facto de vir como "linha branca" deixava-me um pouco recioso. No entanto, acabei por arriscar, e felizmente, foi a melhor compra que podia ter feito. Tem as mesmas caracteristicas que o F3JA e pelo que ja tenho visto, tem um melhor desempenho, pois tem tinho uns scores maiores no 3dmark.
O portatil, nao se pode dizer que tem um design lindo (gostos..) mas tambem não e feito, eu quando o vi ao vivo pensei "afinal nao e assim tao feito, e um asus" os meus colegas na escola, quando o viram, perguntaram "tao, tens um asus, qual o modelo?" passa bem por asus. Digo mais, se fosse possivel colocar uns autocolantes a dizer asus, ng diria o contrario.
Por agora nao deu problemas nenhuns, o unico problema que tinha, e que me deixou desiludido, foi pelo facto de ter uma imagem granulada, mas felizmente ja esta resolvido, parece novo!
Eu nao sou mt de jogar, tenho uma xbox que so uso para ver divx =), mas e complicado, nao jogar neste portatil, tenho jogado o just cause, tudo no maximo (ou pelo menos quase tudo) e é um vicio autentico.
Quanto ao aquecer... aquece, mas mt sinceramente nc me incomudou mt, sera por ser inverno? lol
as colunas sao um kito fracotas, mas, tb, pessoalmente, nao quero o portatil para fazer de discoteca, por isso, serverm perfeitamente.
Ate a data, felizmente, teem sido mt mais os pontos positivos do que os negativos, se é que ha algum verdadeiramente negativo.
So me preocupa um pouco a garantia, Deus keira que nc seja preciso.
Pergunto-me, se fosse hj, comprava o mesmo? NAO, comprava o modelo que ja vem com duas baterias e mais ram :P
Se voltasse atraz no tempo, sim, teria comprado o mesmo.
fikem bem
PS - Tenho o windows vista(32bits) a bombar, e a pontuacao e de 4,2, sendo esta o valor mais baixo obtido nos varios testes. o que eu acho k é uma pontuaçao bastance aceitavel. Tenho o Aero a correr sem problemas, e trabalha bastante bem. Julgo que com a versao de 64bits trabalhara ainda melhor.
De qualquer forma, tal como esta, esta a trabalhar bastante bem.
Aqui vão umas imagens com melhor qualidade.
http://img139.imageshack.us/img139/9451/s3700002mt2.th.jpg (http://img139.imageshack.us/my.php?image=s3700002mt2.jpg)
http://img214.imageshack.us/img214/9240/s3700005ql2.th.jpg (http://img214.imageshack.us/my.php?image=s3700005ql2.jpg)
http://img85.imageshack.us/img85/2668/s3700004fv2.th.jpg (http://img85.imageshack.us/my.php?image=s3700004fv2.jpg)
Zeus, desculpa lá que te diga pá; mas, esse poder todo não podia ser empregue para aprender a escrever um bocadinho melhor?
Quanto ao Asus, posso dizer-vos que já testei alguns( Z96J e Z96F) e posso confirmar todas as qualidades aqui referidas.
O aspecto que menos me agradou foi a duração algo curta da bateria. Mas justifica-se pelas prestações da máquina. Ou seja, consome bastante, mas percebe-se para onde vai a corrente.
O aspecto que menos me agradou foi a duração algo curta da bateria. Mas justifica-se pelas prestações da máquina. Ou seja, consome bastante, mas percebe-se para onde vai a corrente.
La está eu preveni-me:
bat 6cel (2.89kg) + bat 9cel(2.99kg)
Uso a de 6 cell para os dias em que sei que não vou tar muito tempo em modo portátil e uso a 9cell pros dias em que tou o dia todo em modo portátil.
A de 9 celulas é muito fixe..... permite alto power com muito boa bateria
Jack the Hammer 21-12-2006, 13:42 Bem é assim eu comprei um Z96J Le.
CPU igual menos 1gb de ddr2, e grafica igual , no entanto obtenho mt piores resultados...nao entendo !(nos 3dmark) e nao reconhece os mesmos clocks para o core e memorias (graf).
Nao entendo tambem pq só diz 512 mb hipermemory .
Abraço.
Bem é assim eu comprei um Z96J Le.
CPU igual menos 1gb de ddr2, e grafica igual , no entanto obtenho mt piores resultados...nao entendo !(nos 3dmark) e nao reconhece os mesmos clocks para o core e memorias (graf).
Nao entendo tambem pq só diz 512 mb hipermemory .
Abraço.
Tens os drivers ATI instalados?
jptugagmr 29-12-2006, 19:00 tb vou comprar o z96j http://webservinfor.com/php/product_...roducts_id=467 (http://webservinfor.com/php/product_info.php?cPath=93&products_id=467)
parece m uma boa escolha para 1500€.
depois vai ser só :wah:
fikem bem
blueangelman 30-12-2006, 13:14 parece me porreiro o portátil..uma nota que eu nao gosto muito: tem o jack dos fones na parte frontal..prefiro num dos lados e explico:com umas colunas portáteis que tenho nao me dá mto jeito ligar á frente,já que o meu Toshiba é precisamente igual a esse.:x2:
ps:se for só mm pra fones nao tá mal..mas a soluçao lateral permite as 2 coisas mto melhor.:)
ps2: nao é em termos de design um mimo como os LG..mas compensa no resto.:P
DJ_PAPA sabes se a luz que o portatil tem para indicar se há mails, dá para pôr a funcionar sem ser só quando se abre o outlook??
DJ_PAPA sabes se a luz que o portatil tem para indicar se há mails, dá para pôr a funcionar sem ser só quando se abre o outlook??
Nao sei mesmo....
Eu desativei pq uso o Gmail e tou constantemente a receber mails das listas das disciplinas e entao ia era tar sempre ligada.
tambem tenho um destes e posso dizer que é um excelente portatil..mesmo 5*...ja o tenho a quase 3 meses e nunca deu qq tipo de problemas..so tinha o problema da granulacao que felizmente foi resolvido...em benchmarks obtem muito bons resultados o mesmo se pode provar na pratica em qq jogo recente ou nao...wireless tambem muito bom...nunca deu problemas..unico contra do portatil é o som que nao é dos melhores..mas para um portatil tb nao é dos piores...para mim serve...
portanto pur isto e muito mais devo dizer que é uma excelente compra e vale a pena os euros que se gastam nesta maquina
obrigado
Tenho o Z96J à 3 semanas e até agora o portátil tem-se portado bem. É uma boa máquina para jogar desde que se metam uns fones pois as colunas de som são medíocres. O teclado é um bocado flexível demais para o meu gosto e as teclas do rato no touchpad fazem um bocado de barulho. O ecrã é porreiro, largo, lembrando o dual screen setup que tenho em casa. São 1500 euros bem gastos, especialmente para quem procura uma alternativa ao A8JS.
achas o teclado flexivel como??
As teclas do toutchpad fazem um pouco de barulho, foi das primeiras coisas que notei quando começei a funcionar com o portatil, mas julgo que sejam de ser novas e nao terem muito uso. Com o tempo, começam a fazer menos, pelo menos, no meu, apesar de ainda fazer algum barulho, tem vindo a diminuir.
achas o teclado flexivel como??
Como estou mais que habituado a um desktop, o teclado do portátil parece afundar um pouco quando se prime as teclas mais centrais. Mas não é nada de especial, somente um comment.
Uma dúvida caso alguém possa ajudar: drivers para a máquina? Estarão os donos do LightSpeed Z96J destinados a usar somente os drivers de origem que vêm com a máquina? Onde vão buscar os drivers para a placa gráfica? Neste momento já saiu a versão 7.1 do Catalyst (oficial da ATI). É que a ATI não suporta oficialmente as Mobility :wvsore:
Como estou mais que habituado a um desktop, o teclado do portátil parece afundar um pouco quando se prime as teclas mais centrais. Mas não é nada de especial, somente um comment.
Uma dúvida caso alguém possa ajudar: drivers para a máquina? Estarão os donos do LightSpeed Z96J destinados a usar somente os drivers de origem que vêm com a máquina? Onde vão buscar os drivers para a placa gráfica? Neste momento já saiu a versão 7.1 do Catalyst (oficial da ATI). É que a ATI não suporta oficialmente as Mobility :wvsore:
Muito simples.
Colocas o link seguinte no teu browser e este vai-te dar sempre a última versão dos drivers da ATI mobile, fazendo download automaticamente sem necessitares de passar pelo processo de verificação:
http://ati.amd.com/online/mobilecatalyst/
Ja tens os 7.1 Mobile disponíveis para download ;)
Dude, thanks!
Estou agora a lembrar-me que pode haver um risco em usar os drivers oficiais da ATI: é que podem não estar optimizados para a mobility do lightspeed. No entanto já saquei os drivers (confirma-se a versão 7.1) e já os instalei. Ainda só corri o CSS e não noto grande diferença (good or bad). Por isso, pessoal com ATI mobility X1600, usem o link à vossa descrição e bons jogos. :)
http://ati.amd.com/online/mobilecatalyst/
Boas, Vou aproveitar o tópico para tirar umas dúvidas que tenho...
Vou comprar o Asus Z96F, o ecran é o mesmo? Tem tao boa qualidade como esse? Juntamente, encomendei umas creative 2.1 (um pc caras até), agora pergunto-me a saida de som é suficientemente boa para "aproveitar" as colunas? Só tem essa saida de som na frente do portátil? Não ha nenhuma atras ou lateral mais "discreta"?
Aconselham para este portátil (Z96F) o Windows Vista ou XP? Quais os prós e contras?
Uma vez que ainda está encomendado na aloja (ou seja, posso alterar a encomenda), tenho um Core2 Duo 2.0Ghz 4MB L2, 1GB Kingston 667Mhz, HDD 100GB 7200rpm 8MB, aconselham a mudar algo? isto também vem sem DVD-RW, disse ao gajo da loja para por um "qualquer" ou seja nao especifiquei..deveria?
Enfim, de um modo geral queria uns conselhos sobre esta compra.
Cumps! :)
Ш¡zard·σf·Шαr 22-01-2007, 22:22 Vou comprar o Asus Z96F, o ecran é o mesmo?
Sim
Tem tao boa qualidade como esse?Sim, só muda a placa gráfica, não tem porta e-sata e tem menos 1 porta USB
Juntamente, encomendei umas creative 2.1 (um pc caras até), agora pergunto-me a saida de som é suficientemente boa para "aproveitar" as colunas?Sim
Só tem essa saida de som na frente do portátil?Sim
Não ha nenhuma atras ou lateral mais "discreta"?Não
Aconselham para este portátil (Z96F) o Windows Vista ou XP?XP, por agora
Quais os prós e contras?Se é em relação ao portátil, podes consultar este tópico.
Uma vez que ainda está encomendado na aloja (ou seja, posso alterar a encomenda), tenho um Core2 Duo 2.0Ghz 4MB L2, 1GB Kingston 667Mhz, HDD 100GB 7200rpm 8MB, aconselham a mudar algo?Se puderes, acrescenta mais 1 GB. 2GB permitem-te um aumento significativo da performance com um core 2 duo. Se não puderes, encomenda 2x512mb, ou 1x1gb se tencionas colocar outro módulo de 1gb mais tarde. De resto, tá perfeito :P
isto também vem sem DVD-RW, disse ao gajo da loja para por um "qualquer" ou seja nao especifiquei..deveria?Encomenda este (http://www.poweron.pt/portal/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=6940&category_id=24cabd13225220d073f34bc406db1117&option=com_phpshop&Itemid=). Tens mais opções aqui (http://www.poweron.pt/portal/index.php?option=com_phpshop&page=shop.browse&category_id=24cabd13225220d073f34bc406db1117&keyword=&manufacturer_id_cat=&orderby=pshop_product_price.product_price&limit=36&limitstart=0) (procura por drives Slim / para portáteis).
No meu caso também nao especifiquei a marca de nada, depois na Webservinfor eles é que colocaram.
No meu caso o disco foi um Hitachy e o DVD-RW é um Sony. Ficou fixe.
Quanto á saida de som é muito boa. Tem á frente 1 jack para fones ou colunas e outra para microfone. Nao tem mais nenhua saida.
A de jack para fones/colunas tb é coaxial. Se ligares la um cabo coxial e tiveres coluna 5.1 e a fonte sonora (ficheiro) for AC3 5.1 ou outro formato 5.1 ele tb debita o som em todas as colunas.
Obrigado pelas respostas. Por isto tudo (incluindo colunas e base para o portátil mais a mala) vou pagar 1200€, penso que por este preço nao arranjaria nada melhor, ou estou enganado?
Se alguem tiver algo a acrescentar às questoes anteriores agradeço tb :)
Obrigado pelas respostas. Por isto tudo (incluindo colunas e base para o portátil mais a mala) vou pagar 1200€, penso que por este preço nao arranjaria nada melhor, ou estou enganado?
Não tas enganado ;)
De momento juntamente com o Compal Hel80 é o melhor que se pode comprar na minha perspectiva.
Encomendei o portátil na PowerOn, mas já estou há espera há mais de 15 dias, e ainda diz a aguardar material dos fornecedores, procurei outras lojas mas os preço sao consideravelmente maiores, ninguem sabe uma loja com preços "iguais"?
Encontrei uma loja - www.lojaasus.com - Entrei em contacto por e-mail os gajos parecem-me 5*'s, mas no entanto é muito dinheiro investido, e só lá consta uma morada, sem grandes informações sobre a empresa.
Alguém sabe se é de fiar? Já ouviram falar de algo ou já tiveram contacto com essa loja?
Estou a fugir um pouco ao tópico e peço desculpa por isso, mas uma vez que se encontra dentro deste tema, aproveitei.
Cumps!
Encontrei uma loja - www.lojaasus.com - Entrei em contacto por e-mail os gajos parecem-me 5*'s, mas no entanto é muito dinheiro investido, e só lá consta uma morada, sem grandes informações sobre a empresa.
Alguém sabe se é de fiar? Já ouviram falar de algo ou já tiveram contacto com essa loja?
Estou a fugir um pouco ao tópico e peço desculpa por isso, mas uma vez que se encontra dentro deste tema, aproveitei.
Cumps!
A loja nao conheço... É uma questão de procurares pelos foruns se ela será de confiança ou nao.
Eu comprei o meu aqui:
http://webservinfor.com/php/index.php?cPath=93
Ola,
quando andava a procura de portatil estava inclinado para um asus, nao me recordo o modelo, mas na altura estava esgotado em todo o lado, era um mt semelhante ao z96j, as caracteristicas eram as mesmas, pessoalmente, pelos benchemarks que vi por ai, o nosso, o z96j tem melhor desempenho. Pelo que lia nos foruns, andava tudo atraz desse portatil, de todas as lojas que contactei no porto, todas estavam esgotas, na poweron, o funcionario que me atendeu, mt atenciosamente, disse que nao valia apena ficar com uma reserva, pk os poucos que vinham ja tavam todos reservado e não valia apena eu ficar a espera de uma coisa que nao ia conseguir ter. tudo bem, ate gostei da sinceridade dele. No entanto, tentei a minha sorte para a tal lojaasus, a funcionaria que me atendeu, kuase me insultou, lol, eu expliquei que era do porto, e o portatil estava em todo o lado esgotado, e como eles tinham la na pagina em "stock" quiz "tentar a minha sorte". A Sra. disse que estavam para vir uns 20 ou mais, 20 eram garantidos, por isso podia bem reservar um bla bla. eu nao quis ser indelicado, mas nao me convenceu mt, pk se no porto, em todas as lojas chegavam aos pingos e em muitas delas nem chegavam, como é que ali garatiam que iam receber 20?! bem, pedi para falar com o responsavel, pois a conversa nao estava a ser formal, o Sr. que me atendeu, foi mt simpatico, garantiu que chegavam 20 na semana que se seguia e ficou com a minha reserva. bem, ate hoje... ele disse que me telefonava, ou mansava uma sms a dizer se tinha, ou se nao tinha. Esperei... mas nada.
É a minha opinião, nao posso falar em relaçao ao serviço, nao fiquei com uma impressao muito positiva, mas... todos temos dias maus.
Por ex. na loja onde comprei o portatil, muito sinceramente, o atendimento deixa muito a desejar, o Sr. que lá está, pode ter muitas qualidades, mas cativar os clientes nao é uma delas. Das vezes que telefonei, e mesmo no dia que fui lá comprar, fiquei sempre com a sensaçao negativa no que diz respeito ao atendimento. Mas como ia comprar o portati e nao o atendimento lá comprei o portatil, e estou muito satisfeito com ele. Se fosse hj possivelmente voltaria a fazer a mesma compra.
Fiquem bem!
Cumps!
A lojaasus pertence à fatech.com
É em braga e já existe ha muitos anos. Já lá comprei montes de material, e a ultima compra lá foi o A8JS para a minha namorada.
Neste momento estou a correr o Windows Vista Ultimate neste portatil.
Depois de ter exprimentado por 2 vezes a versão 32bits, decidi ir para o Vista Ultimate 64bits e estou impressionado.
Está extremamente rápido. Incrivel mesmo!
A nivel de drivers ta tudo instalado em versoes 64 bits excepto a porta e-sata, a webcam e o ATK utility (teclas extra no canto superior direito nao funcionam).
Mais tarde eu vou colocar uma pequena review aqui do Vista X64 no Z96J :)
Para ja uma lista de drivers para o Windows Vista que se pode sacar para instalar:
Wireless (X86 e X64)- http://downloadfinder.intel.com/scripts-df-external/Detail_Desc.aspx?agr=N&ProductID=2259&DwnldID=12558&strOSs=162&OSFullName=Windows%20Vista*%20Ultimate,%2064-bit%20version&lang=eng
Chip7 (X86 e X64) - http://downloadfinder.intel.com/scripts-df-external/Detail_Desc.aspx?agr=N&ProductID=2300&DwnldID=12150&strOSs=162&OSFullName=Windows%20Vista*%20Ultimate,%2064-bit%20version&lang=eng
Ethernet 1Gigabit (X86 e X64) - http://www.realtek.com.tw/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=13&PFid=4&Level=5&Conn=4&DownTypeID=3&GetDown=false
(é a 2ª opção da lista que tem RTL8169)
High Definiton Audio (X86 e X64) - http://www.realtek.com.tw/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=24&PFid=24&Level=4&Conn=3&DownTypeID=3&GetDown=false#High%20Definition%20Audio%20Codecs
PS: Apesar de a Microsoft ter os seus proprios drivers que funcionam recomendo a utilização de estes porque são oficiais da marca...
Rating Vista:
http://img380.imageshack.us/img380/4968/ratingvo7.jpg
Como eu já disse também tenho esse portátil, só que estou com uma dúvida, se a saída de som dá para ligar a umas colunas 5.1 e se vai dar o som em 5.1? Se der com que tipo de cabo é que posso fazer essa ligação?
Como eu já disse também tenho esse portátil, só que estou com uma dúvida, se a saída de som dá para ligar a umas colunas 5.1 e se vai dar o som em 5.1? Se der com que tipo de cabo é que posso fazer essa ligação?
Penso que so com cabo coaxial e as colunas com entrada coaxial é que vai dar 5.1
Se ligares um comum cabo jack, ficas so com stereo.
Mas isto acontece com todos os portáteis.
Obrigado, mas estás a falar de um cabo deste tipo http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=02936506&oid=6|18|70|286|&c=
onde aparece o smile é um 8 | sem o espaço.
Obrigado, mas estás a falar de um cabo deste tipo http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=02936506&oid=6|18|70|286|&c=
onde aparece o smile é um 8 | sem o espaço.
Esse nao da. Chama-se SPDIF.
Mas é complicado teres assim 5.1 de um portátil. O melhor é usar uma placa de som externa com 5.1
Tens aqui um topico sobre a tua duvida:
http://www.notebookforums.com/showthread.php?t=168293
Alguem conheçe algum utilitário substitudo do ATK utility, não acho que o ATK utility seja grande coisa, entao gostaria de saber se alguem conheçe algum soft que me permita controla as teclas FN + tecla_de_atalho.
Já andei a pesquisar mas nao encontrei nada.
Obrigado.
PS. Tb tenho o vista 32Bits e corre mt bem, uso 90% das vezes o XP, mas pelo que já experimentei o vista tem tido um bom desempenho.
DJ_PAPA desulpa estar a ser tão chato, mas é que eu queria ligar de maneira a ter 5.1 e também queria saber se não fui enganado. Nas tuas propriedades de som, onde nesta imagem ja a bola vermelha, aparece-te avançadas??
http://img516.imageshack.us/img516/2858/audiozb9.th.jpg (http://img516.imageshack.us/my.php?image=audiozb9.jpg)
Boas, eu tenho um Z96J e aparece exactamente como o teu. Sem a opçao 'avançadas'
DJ_PAPA desulpa estar a ser tão chato, mas é que eu queria ligar de maneira a ter 5.1 e também queria saber se não fui enganado. Nas tuas propriedades de som, onde nesta imagem ja a bola vermelha, aparece-te avançadas??
http://img516.imageshack.us/img516/2858/audiozb9.th.jpg (http://img516.imageshack.us/my.php?image=audiozb9.jpg)
Nao tem la nada também.
Alguem conheçe algum utilitário substitudo do ATK utility, não acho que o ATK utility seja grande coisa, entao gostaria de saber se alguem conheçe algum soft que me permita controla as teclas FN + tecla_de_atalho.
Já andei a pesquisar mas nao encontrei nada.
Desconheço.... o que uso é o ATK Utility.....
Esse nao da. Chama-se SPDIF.
Mas é complicado teres assim 5.1 de um portátil. O melhor é usar uma placa de som externa com 5.1
Tens aqui um topico sobre a tua duvida:
http://www.notebookforums.com/showthread.php?t=168293
Podes-me dizer uma loja onde vendam esse cabo? É que já andei à procura e não o consigo encontrar.
Ш¡zard·σf·Шαr 14-04-2007, 20:23 Caso alguém esteja interessado, fica aqui o meu resultado no 3DMark05 (4569 3dmarks) com este portátil, com a gráfica overclockada a 500/446 (em default é 446/365).
Screen: http://img481.imageshack.us/img481/4581/3dmark05500446mx2.png[/URL]
ORB: [URL]http://service.futuremark.com/orb/resultanalyzer.jsp?projectType=12&XLID=0&UID=8826936 (http://img19.imageshack.us/img19/7769/3dmark05500446lz7.png)
Ainda há espaço para aumentar o core (provavelmente até 530mhz), mas a memória fica instável a partir de 450mhz.
Caso alguém esteja interessado, fica aqui o meu resultado no 3DMark05 (4569 3dmarks) com este portátil, com a gráfica overclockada a 500/446 (em default é 446/365).
ORB: [URL]http://service.futuremark.com/orb/resultanalyzer.jsp?projectType=12&XLID=0&UID=8826936 (http://img19.imageshack.us/img19/7769/3dmark05500446lz7.png)
Ainda há espaço para aumentar o core (provavelmente até 530mhz), mas a memória fica instável a partir de 450mhz.
E aquecimento a mais com esse OC ? que valores ?
Ш¡zard·σf·Шαr 14-04-2007, 21:04 E aquecimento a mais com esse OC ? que valores ?
Temperatura do CPU, com a gráfica em default:
- antes de correr o 3dmark05: 52ºC
- após o 1º teste: 73ºC
- após o 2º teste: 75ºC
- após o 3º e último teste: 77ºC
Com OC:
- antes: 52ºC
- após o 1º teste: 74ºC
- após o 2º teste: 76ºC
- após o 3º teste: 77ºC
A diferença é menor do que eu esperava, mas um sensor de temperatura na gráfica é que dava jeito. :P
De qualquer forma, a diferença de performance é considerável - 3996 pontos para 4568...
Caso alguém esteja interessado, fica aqui o meu resultado no 3DMark05 (4569 3dmarks) com este portátil, com a gráfica overclockada a 500/446 (em default é 446/365).
Tou a ver que ja andaste a puxar pela máquina :002:
Que tool usaste para fazer overclock? O ATI_Tool? Instalei o 0.26 e detecta muito mal os clocks, etc.....
E que valor intermédio razoável (não o máximo) axas que dá para overclockar e usar á vontade?
Ja exprimentaste puxar pelo CPU? So não sei se estas boards fazem lock ao bus PCI e PCI-E, senão até deve dar para puxar uns bons Mhz.
Ш¡zard·σf·Шαr 14-04-2007, 23:27 Que tool usaste para fazer overclock? O ATI_Tool?
Sim
E que valor intermédio razoável (não o máximo) axas que dá para overclockar e usar á vontade?Usava 500/400 antes de puxar tanto como hoje, mas a partir de agora vou usar para aí 515/415.
Mas para ver se tens as mems estáveis a 415, aconselho-te a tentar fazer overclock à memória acima de 420, porque, pelo que tenho visto na net, neste portátil não dá mais que 420-430... acho que tive sorte com os 446 :P
Ja exprimentaste puxar pelo CPU? So não sei se estas boards fazem lock ao bus PCI e PCI-E, senão até deve dar para puxar uns bons Mhz.Acho que não dá para fazer OC ao CPU, só dava nos Pentium M por pin modding
Eu instalei o ATI Tool 0.26 e detecta tudo mal. Estranho....
Talvez clocks de 500/400 seja o melhor não?
De certeza que não há nenhuma tool para fazer overclock ao CPU no windows? Que seca.... os Dothan dava.....
Ш¡zard·σf·Шαr 14-04-2007, 23:43 Eu instalei o ATI Tool 0.26 e detecta tudo mal. Estranho....
Ah, esqueci-me de dizer que só dá com o ATI Tool 0.25 beta 14 :p
E com drivers da Omega (3.8.330), ou Catalyst 7.1/7.2
Talvez clocks de 500/400 seja o melhor não?Acho que sim
Ah, esqueci-me de dizer que só dá com o ATI Tool 0.25 beta 14 :p
E com drivers da Omega (3.8.330), ou Catalyst 7.1/7.2
Acho que sim
http://img232.imageshack.us/img232/5307/untitledqt0.jpg
(Pic of memory bank on my S96J's X1600 256mb)
Type of Memory: GDDR2
Manufacturer: Infineon/Qimonda
Product Type: HYB18T256161AFL-25
Description: 256Mb, 16Mx16, 400MHz, 1.8V, EOL 2Q07
http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=76595&page=8
O rating a que as mems estão marcadas é 400Mhz, por isso os 400Mhz são na boa.
No core os 500Mhz tb me parecem bem.
No ATI Tool reporta-me memorias DDR2.... o teu o que reporta?
Se fosse GDDR3 é que era fixe, mas duvido muito para não dizer impossível....
Ш¡zard·σf·Шαr 15-04-2007, 00:17 Também uso o ATI Tool para baixar os clocks para 140/131, até criei um hotkey para isso :p. O ganho na autonomia é significativo - de 1h55 para 2h15 quando não se está usar gráficos 3D. Abaixo desses clocks, a imagem fica atrofiada.
A memória é DDR2, é o que aparece em todo lado. E se fosse GDDR3, overclockava até 500+ sem problemas, pelo que tenho visto nos resultados das X1600 GDDR3
Também uso o ATI Tool para baixar os clocks para 140/131, até criei um hotkey para isso :p. O ganho na autonomia é significativo - de 1h55 para 2h15 quando não se está usar gráficos 3D. Abaixo desses clocks, a imagem fica atrofiada.
A memória é DDR2, é o que aparece em todo lado. E se fosse GDDR3, overclockava até 500+ sem problemas, pelo que tenho visto nos resultados das X1600 GDDR3
Mas em modo bateria os próprios drivers da ATI fazem trottling e baixam os clocks da gráfica automática mente. Não precisas de os tar a baixar manualmente.
Inclusive é mais perigoso fazer underclocking do que overclocking, se o underclocking for demasiado grande.
Ш¡zard·σf·Шαr 15-04-2007, 00:40 Mas em modo bateria os próprios drivers da ATI fazem trottling e baixam os clocks da gráfica automática mente. Não precisas de os tar a baixar manualmente.
O que é certo é que a autonomia de facto aumenta em relação ao default. E assim não é preciso usar o powerplay da ATI, que está cheio de bugs, até me bloqueou o PC enquanto estava a escrever o post... acho que meteu o core a mais de 600MHz quando o desactivei (e em modo de bateria estava com o core a 585). >_<
E os clocks não são assim tão baixos. O próprio powerplay, em modo de bateria, baixa para 128/135. Já agora, confirma se no teu também é assim.
Temperatura do CPU, com a gráfica em default:
- antes de correr o 3dmark05: 52ºC
- após o 1º teste: 73ºC
- após o 2º teste: 75ºC
- após o 3º e último teste: 77ºC
Com OC:
- antes: 52ºC
- após o 1º teste: 74ºC
- após o 2º teste: 76ºC
- após o 3º teste: 77ºC
A diferença é menor do que eu esperava, mas um sensor de temperatura na gráfica é que dava jeito. :P
De qualquer forma, a diferença de performance é considerável - 3996 pontos para 4568...
Realmente esperava uma diferença de ºC maior com o OC....
Mas o q interessa é mesmo o da gráfica....no menu da ATI n há lá nada q dê a temp da gráfica, é q no meu caso (Nvidia) tenho...penso q o everest tb dá a temp da gráfica....
Ou a ATI n tem sensor na gráfica ?!....
Ш¡zard·σf·Шαr 15-04-2007, 20:24 Ou a ATI n tem sensor na gráfica ?!....
Neste portátil, não tem :wvsore:
O que é certo é que a autonomia de facto aumenta em relação ao default. E assim não é preciso usar o powerplay da ATI, que está cheio de bugs, até me bloqueou o PC enquanto estava a escrever o post... acho que meteu o core a mais de 600MHz quando o desactivei (e em modo de bateria estava com o core a 585). >_<
E os clocks não são assim tão baixos. O próprio powerplay, em modo de bateria, baixa para 128/135. Já agora, confirma se no teu também é assim.
Ja testei com o Virtua Tennis 490/400 e correu bem. E fez bastante diferença. Nos jogos de doubles com tudo no maximo ele baixava para os 52 frames, com o overclock saltou para os 58 frames. (tem lock nos 60 frames)
Pode-se instalar os catalyst 7.3, ou so funciona com os 7.2?
Ш¡zard·σf·Шαr 15-04-2007, 21:12 Pode-se instalar os catalyst 4.3, ou so funciona com os 4.2?
Eu tentei com o 7.3 e deu problemas com o powerplay, mas já vi que acontece o mesmo com o 7.1 e provavelmente com o 7.2...
De qualquer forma, na notebookreviews recomendam as drivers da omega (catalyst 7.1) para overclock, por isso vou ficar com estas.
Btw, que tal usar um termómetro para medir a febre como sensor de temperatura da gráfica? Tentei encostar o termómetro ao parafuso que está no centro da tampa (que é o mais próximo da gráfica) e, pelos vistos, resulta. Deu uma temp de 41.3ºC durante o teste do ATITool. :lol:
Acho que devias mudar o título do tópico para Asus Z96J/S96J. Já não se fala nos Lightspeed's Asus, e a própria webservinfor já começou a vender o Asus Z96J sob a marca asmobile (http://webservinfor.com/php/index.php?cPath=99) (asus)...
Ш¡zard·σf·Шαr 15-04-2007, 23:41 Fiz agora 4681 no 3dmark05 :D
Com os clocks a 529/446, com o portátil aberto por baixo e colocado a uns 5cm acima da superfície. (sim, também não queria derreter o portátil :002:)
Screen: http://img53.imageshack.us/img53/3009/3dmark05529446yd9.png
ORB: http://service.futuremark.com/orb/resultanalyzer.jsp?projectType=12&XLID=0&UID=8844545
Não vi a temperatura do CPU, mas sei que nem chegou aos 75ºC, pois a ventoinha nunca atingiu a 3ª velocidade, que é aos 75ºC.
Acho que estes são mesmo os clocks máximos que isto consegue dar. A partir daqui, começa a perder estabilidade e/ou performance. :P
Eu tentei com o 7.3 e deu problemas com o powerplay, mas já vi que acontece o mesmo com o 7.1 e provavelmente com o 7.2...
De qualquer forma, na notebookreviews recomendam as drivers da omega (catalyst 7.1) para overclock, por isso vou ficar com estas.
Btw, que tal usar um termómetro para medir a febre como sensor de temperatura da gráfica? Tentei encostar o termómetro ao parafuso que está no centro da tampa (que é o mais próximo da gráfica) e, pelos vistos, resulta. Deu uma temp de 41.3ºC durante o teste do ATITool. :lol:
Acho que devias mudar o título do tópico para Asus Z96J/S96J. Já não se fala nos Lightspeed's Asus, e a própria webservinfor já começou a vender o Asus Z96J sob a marca asmobile (http://webservinfor.com/php/index.php?cPath=99) (asus)...
Ja mudei o titulo ;)
Eu tenho os 7.2 e não tenho qualquer problema com o powerplay.
Neste momento tou com o Windows XP + .Net Framework 3.0 + Cat 7.2
Axo que os Cat. 7.3 também não devem ter problema nenhum.....
Fiz agora 4681 no 3dmark05
Com os clocks a 529/446, com o portátil aberto por baixo e colocado a uns 5cm acima da superfície. (sim, também não queria derreter o portátil )
Grande malha :D
Ш¡zard·σf·Шαr 16-04-2007, 16:20 Mais um update... e eu a pensar que já tinha esticado ao máximo :lol:
4793 pontos, a 565/450 MHz... sem artefactos :D
screenshot (http://img363.imageshack.us/img363/376/3dmark05565450un2.png)/analyzer (http://service.futuremark.com/orb/resultanalyzer.jsp?projectType=12&XLID=0&UID=8851416)
Neste momento tou a usar os Cat.7.4 e ponho overclock a 505/405 para jogar normalmente. É o suficiente para ganhar bastantes frames :D
redalert 19-04-2007, 22:14 Neste momento tou a usar os Cat.7.4 e ponho overclock a 505/405 para jogar normalmente. É o suficiente para ganhar bastantes frames :D
Que scores em 3dmark 2006 consegues e com que clocks?
Com um Hel80 T5600, 1GB DDR2 e gráfica a 384/420 (core/mem) consigo uns "míseros" 2200 marks. :'(
Tks.
[[]]
Ш¡zard·σf·Шαr 19-04-2007, 22:56 2200 não tá nada mau para esse config :D
Eu fiz 2459 marks neste S96J, com a gráfica a 565/450 (resto das specs no "my system")
screenshot (http://img405.imageshack.us/img405/5954/3dmark06565450yp9.png)/analyzer (http://service.futuremark.com/orb/resultanalyzer.jsp?projectType=14&XLID=0&UID=8899256)
Quando tiver tempo, tento com os clocks default ou um overclock mais baixo.
redalert 19-04-2007, 23:59 2200 não tá nada mau para esse config :D
Eu fiz 2459 marks neste S96J, com a gráfica a 565/450 (resto das specs no "my system")
screenshot (http://img405.imageshack.us/img405/5954/3dmark06565450yp9.png)/analyzer (http://service.futuremark.com/orb/resultanalyzer.jsp?projectType=14&XLID=0&UID=8899256)
Quando tiver tempo, tento com os clocks default ou um overclock mais baixo.
Com a placa @ stock fiz 1900 marks. :wow:
O sistema também não está para bench. Xispê a precisar dum format urgente. :x2:
Tks.
[[]]
Que scores em 3dmark 2006 consegues e com que clocks?
Com um Hel80 T5600, 1GB DDR2 e gráfica a 384/420 (core/mem) consigo uns "míseros" 2200 marks. :'(
Tks.
[[]]
Em default faz 2010 3dmarks 2006. Com o overclock nao testei 3dmarks, so jogos...
Eu comprei um s96j com o intel core 2 duo 2ghz c/ 4mb cache, 2 gb ram e 120 disco.
mas.....
a unica coisa que me incomoda é :
O carregador aquece que se farta :S
vocês também notam isso?
ao lado do touchpad também aquece um bocado, mas depende do uso que faço do portatil claro.
de resto.... 5*
portatil mt porreiro=)
Ш¡zard·σf·Шαr 23-04-2007, 18:31 a unica coisa que me incomoda é :
O carregador aquece que se farta :S
vocês também notam isso?
Também noto, aquece que se farta quando a bateria está a carregar ou quando estamos a puxar muito pelo computador, mas também não me incomoda porque quase nunca toco nele quando tá assim tão quente :p
|
|