View Full Version : Instalacao linux slackware 11

nasty
06-12-2006, 02:25
Boas. Ora bem, pretendo iniciar-me no linux e como tal saquei o slackware.. No entanto, e depois de ter feito correctamente a instalacao (penso eu), durante o boot nao me aparece a opcao para escolher o SO com o kual pretendo iniciar.. Instalei normalmente o LILO tal como indicado durante o processo, mas simplesmente a opcao nao apareceu... La dizia que o LILO nem sempre funcionava, nao sei se é este o caso.. Caso seja, ha alternativas?
ALguem me sabe explicar porque e como corrigir isto? Obrigado. Abraco

luikki
06-12-2006, 02:50
é o único so que tens instalado?
a opção não aparece e o pc não arranca?
talvez a resposta para o teu problema esteja neste texto:
Q: I was able to install fine, but the installed system won't boot! Slackware uses stripped down kernels to do the actual installation -- in other words, the kernels don't have any more drivers than needed to control only the device needed to complete the installation. If you don't install the bootdisk kernel, it's possible to install with (for example) the bare.i IDE bootdisk, but install the SCSI kernel from the A series onto your hard drive. Since this kernel is has many SCSI drivers built-in, this can lead to hangs at boot time if the kernel misidentifies a piece of hardware that's unusual or at a non-standard port/IRQ.
When this happens, you need to try a different kernel. First, use the bootdisk that worked during installation to get your system started. To do this, boot the disk and enter something like this at the LILO prompt:
mount root=/dev/sda2
(if /dev/sda2 is your root Linux partition, otherwise use the appropriate device name for your system)
Once you've got the system running, install or compile a different kernel. Try to include only the device drivers you need for your hardware.
Instructions on compiling the kernel can be found in your kernel source directory (if you installed the kernel source, that is). The kernel source is usually found in /usr/src/linux.
Briefly, this is the method for building a new kernel:
cd /usr/src/linux
make config (then answer the questions about what you need) make dep ; make clean ; make zImage
If the zImage is successfully built, see an answer below which explains how to install it with LILO or Loadlin, or make a new bootdisk from it. Once you've done that, you might want to clean up /usr/src/linux by cd'ing into it and doing another 'make clean'.
Good luck! If you can handle this, you're well on your way to becoming a Linux guru.

ruimoura
06-12-2006, 02:53
Ora bem, pretendo iniciar-me no linux e como tal saquei o slackware

Desculpem, mas não resisti ... :rolleyes:

nasty
06-12-2006, 04:05
nao é o unico SO k tenho.. tenho o windows, criei as tais particoes para instalar o linux com o partition magic e instalei-o.. so k durante o boot o computador arranca automaticamente em modo windows.. tento fazer isso k disseste? obrigado.

luikki
06-12-2006, 12:32
slckware não será a melhor opção para um pricipiante...
tens muitas outras opções. e podes sempre começar por uma distro que não pprecise de ser instalada, o chamado linux live cd.
na moda está o ubuntu (de que pessoalmente) não gosto...mas posso sugerir:
mepis, dream linux....

CR_
06-12-2006, 12:52
Experimenta antes Debian que é muito fácil de mexer em vez de uma distro ainda traz um kernel do século passado (2.4.33.3 ) por default. A última vez que instalei slack jurei nunca mais.

E tens de descobrir o poder do APT.

PrOdG
06-12-2006, 13:21
Não sabia que era obrigatório instalar uma distro estilo Ubuntu para se iniciar no Linux..
Ou parte-se do princípio que, se quer começar com uma distro mais "trabalhosa", então não pode fazer perguntas sobre a instalação porque "está só a ter o que pediu" ?

ruimoura
06-12-2006, 13:44
Não sabia que era obrigatório instalar uma distro estilo Ubuntu para se iniciar no Linux..
Ou parte-se do princípio que, se quer começar com uma distro mais "trabalhosa", então não pode fazer perguntas sobre a instalação porque "está só a ter o que pediu" ?

Ninguém diz isso, só que começar no mundo linux pelo slackware é asneira. Simplesmente. Não está em causa os gostos de cada um, que não são para aqui chamados, mas há distros para se começar de um modo mais suave e simples, e há distros para depois, quem quiser, e se sentir à vontade, avançar. Simples ...
Cada vez que vir alguém a dizer "estou a começar no Linux e estou com uns problemas a instalar o slackware ou o gentoo ou por esses lados, eu simplesmente aconselho a começarem por algo mais simples. Será assim tão complicado de perceber?

eyeliner
06-12-2006, 13:59
Pois, o que anda muito por aqui é gente a dizer para começar por uma e depois ir para outra e
depois experimentar outra mas otra é que é fixe e faz massagens. Nuca se estabiliza em nenhuma.

Ele escolheu Slack. Até podia ser Hellix.

Tenta instalar o Grub. A mim o Lilo sempre funcionou. Existem várias hipóteses onde instalá-lo,
seja na primeira drive ou até numa disquete de arranque.
Vai tentando, não perdes nada.

PrOdG
06-12-2006, 14:13
Ele pode ter as suas razões para começar com Slack. Eu, por exemplo, comecei a sério com Gentoo e não estou arrependido (tive Mandrake e Red Hat instalado meia dúzia de meses mas mal lhes tocava). Conheço gente que o primeiro contacto com Linux foi na instalação do Gentoo e não tiveram qualquer problema.

Acho que já disse isto noutra thread, mas para mim o problema das distros easy-to-use género Ubuntu e Fedora é que se já vier tudo out-of-the-box não há nenhuma razão para sequer tocar num terminal. E um user de Linux que não sabe viver sem X acaba por user de Windows com um GUI diferente.

Em relação ao tópico: nunca usei LILO, mas experimenta copiar para aqui os erros que te aparecem (se é que aparece algum). Se o boot for directamente para o Windows, tens a certeza que instalaste o LILO na MBR ? Podes sempre seguir o conselho do eyeliner e tentar o grub ..

beat-
06-12-2006, 18:53
Comecando por uma distro mais complicada que é o caso, ele não aprende a usar outro SO mas aprende Linux. Se queres realmente aprender Linux e perceber como as coisas funcionam aconselho-te vivamente a continuares com slack ;)

eyeliner
06-12-2006, 19:42
Durante muito tempo usei o Slackware e não morri, mesmo percebendo pouco da coisa.
Claro que o Pico era frequentemente utilizado.

Indo a sites tipo o http://www.linuxquestions.org/ aprende-se tudo e mais alguma coisa.
Até escrevi um tutorial para meter o modem USB da Netcabo a funcionar.
Pode ser que lá esteja a resposta á pergunta dele.

nasty
06-12-2006, 20:21
ruimoura apenas me iniciei com o slackware porque 'calhou'.. foi um bocado ah sorte, uma vez que nao faço ideia como é, nem como sao os outros! Se a partir do momento em que o começar a usar achar dificil para começar, inicio-me com outro sem qq problema.
exacto, n aparece nenhuma msg de erro.. o computador simplesmente arranca em modo windows. obrigado eyeliner, vou tentar fazer o k disseste e meter com o grub.

tkz malta. abraco

beat-
06-12-2006, 22:29
Deixo-te também aqui um site que te pode ajudar quando tiveres isso a funcionar http://www.slackersbible.org/

LnxSlck
07-12-2006, 00:00
ruimoura apenas me iniciei com o slackware porque 'calhou'.. foi um bocado ah sorte, uma vez que nao faço ideia como é, nem como sao os outros! Se a partir do momento em que o começar a usar achar dificil para começar, inicio-me com outro sem qq problema.
exacto, n aparece nenhuma msg de erro.. o computador simplesmente arranca em modo windows. obrigado eyeliner, vou tentar fazer o k disseste e meter com o grub.

tkz malta. abraco

Começaste com o slackware e não podias ter começado melhor ! As pessoas falam : " Ah e tal.. O debian é fácil, o ubuntu é o que está a dar..", mas a verdade é só uma, Usa Debian e aprendes Debian, usa Slackware e aprendes Linux!
O Slackware pode ser mais díficil que o Debian, mas se querias coisas fáceis ficavaste pelo Ruindows.

Quanto ao teu problema, se tu tiveres 1 disco com 2 partições, uma já com o Ruindows e outra onde vais instalar o Slackware, ao fazeres a instalação do mesmo, ele detecta-te a partição do Ruindows ( e outras que tenhas ) e pergunta-te se as queres montar ao iniciar e qual o directório onde as queres montar, isso apareceu-te ?
Descreve melhor a tua máquina, discos, partições, que s.o. tens instalados e descreve melhor o teu problema, isso não há-de ser nada do outro mundo.

Se ao ligares o pc, aparece o lilo e só te aparece o Slackware, basta fazeres na linha de comando : fdisk -l
para veres em que partição está o teu disco do Ruindows, vamos dizer /dev/hda2
depois alteras o ficheiro /etc/fstab onde vais adicionar esse /dev/hda2, depois é preciso alterar o /etc/lilo.conf e meteres uma entrada para o Windows, gravas : lilo e da próxima vez que reiniciares já deves ter a entrada para o Ruindows

c3l5o
07-12-2006, 15:30
Começar pelo "mais dificil" pode simplificar e facilitar muito as coisas no futuro! Eu comecei com Gentoo e não me arrependo nada... Depois de umas cabeçadas lá fui aprendendo a corrigir erros (borradas que fazia) e a perceber como funciona o linux...

Gentoo tem uma ferramenta de gestão de pacotes das mais poderosas que conheço, chama-se emerge e é um mimo! Não sei qual a aplicação de gestão de pacotes do slack, nem sei se terá uma...
Explora o Slack, ambienta-te, se puderes e fores paciente dá um pulinho ao gentoo, vais ver que não te arrependes! Quanto a duvida está respondida! Usa grub, pessoalmente nunca gostei do LiLo...

Peço desculpa pela minha opinião algo facciosa mas não resisti :P

SuBzEr0
07-12-2006, 16:21
Acho que já disse isto noutra thread, mas para mim o problema das distros easy-to-use género Ubuntu e Fedora é que se já vier tudo out-of-the-box não há nenhuma razão para sequer tocar num terminal. E um user de Linux que não sabe viver sem X acaba por user de Windows com um GUI diferente.

Já tive slack e arch linux instalados no meu pc quando me iniciei em linux, fui ajudado por um amigo meu nas instalações. Ubuntu uso desde a 1a versão e pouca ajuda precisei.

Não vejo qual e o problemas das distros faceis para o user comum. Acho que é essa mentalidade dentro do mundo linux que faz com que alguns programadores compliquem os Gui's só para ser mais l33t, por exemplo.
Acho que os ideais do open source devem chegar a todos, aqueles que sabem e querem aprender ainda mais da sua maquina e aqueles que apenas querem clickar para o word funcionar.

Que eu saiba linux não quer nem deve ser algo exclusivo para uma comunidade de entendidos na matéria. Ou queres que ensine á minha mãe a modificar o xorg.conf quando este por alguma razão deixa de funcionar?

E sim uso Ubuntu e já fiquei umas poucas vezes sem X e soube-me safar pelo terminal, não tenho medo nenhum da consola.

ruimoura
07-12-2006, 16:30
Já tive slack e arch linux instalados no meu pc quando me iniciei em linux, fui ajudado por um amigo meu nas instalações. Ubuntu uso desde a 1a versão e pouca ajuda precisei.

Não vejo qual e o problemas das distros faceis para o user comum. Acho que é essa mentalidade dentro do mundo linux que faz com que alguns programadores compliquem os Gui's só para ser mais l33t, por exemplo.
Acho que os ideais do open source devem chegar a todos, aqueles que sabem e querem aprender ainda mais da sua maquina e aqueles que apenas querem clickar para o word funcionar.

Continuo na minha. Quem quer começar, há distros para iniciantes. Depois cada um segue o seu caminho. É como funciona tudo na vida, caso não se tenham apercebido ... Mas não, slackware é que é fixe e ubuntu não presta porque as coisas funcionam ...

E já agora, eu nem sequer uso Ubuntu, mas ja usei, porque foi por onde comecei, e posso falar com experiência própria. E como eu preciso do laptop para trbalhar e não para brincar preciso de uma distro que funcione, não
Que eu saiba linux não quer nem deve ser algo exclusivo para uma comunidade de entendidos na matéria. Ou queres que ensine á minha mãe a modificar o xorg.conf quando este por alguma razão deixa de funcionar?

E sim uso Ubuntu e já fiquei umas poucas vezes sem X e soube-me safar pelo terminal, não tenho medo nenhum da consola.

É precisamente assim que eu penso. Está na moda dizer que o Ubuntu (ou outra distro do género) não presta porque tudo funciona e não tens que andar a compilar e a configurar tudo e mais alguma coisa à unha (ou quase tudo)... São modas ... E o engraçado é que muitos destes pseudo intelectuais do Linux nem nunca experimentaram ubuntu ...

El_UnO
07-12-2006, 23:11
É precisamente assim que eu penso. Está na moda dizer que o Ubuntu (ou outra distro do género) não presta porque tudo funciona e não tens que andar a compilar e a configurar tudo e mais alguma coisa à unha (ou quase tudo)... São modas ... E o engraçado é que muitos destes pseudo intelectuais do Linux nem nunca experimentaram ubuntu ...

Epa...são métodos, cada um tem os seus. Por mim usem o que bem entenderem :P

Eu gosto de ter controlo sobre o sistema e oriento-me melhor se for eu a fazer as coisas e não um script ou um instalador qualquer a decidir tudo por mim e depois tenho que andar a descobrir como é que ele pôs as coisas...e depois descubro que não gosto e faça á unha na mesma :D

O melhor disto é mesmo cada um poder escolher o que gosta mais...usem Ubuntu á vontade...couldn't care less ;)

Agora se um novato quiser começar por debian, slackware ou gentoo que mal é que tem? Qual é o sentido de postar só para dizer "epa...usa antes Ubuntu e deixa lá isso que é muito complicado" ? :rolleyes:

nasty
08-12-2006, 21:39
ora bem queria agradecer a todos a ajuda dada, uma vez que ja consegui resolver o problema!
o q tava a acontecer era que eu tava a insistir instalar o LILO automaticamente, e o pc teimava em arrancar em modo windows sem me deixar escolher.. tentei fazer a instalacao expert (coisa q na realidade nao sou :P) e tive o cuidado de instalar o LILO na MBR km me disseram e agora tudo funciona bem. tkz

abraco, andre

LnxSlck
08-12-2006, 21:52

Nunca ninguém aqui disse que o Ubuntu não presta, eu apenas disse que com o Ubuntu e distros deste tipo, pouca coisa vais aprender de Linux. E se alguém quer começar com algo mais dificil, deixá-lo começar pois aí vai aprender mesmo de Linux.
Eu já usei Ubuntu, aliás eu já usei Debian, e estas distros são boas para quem quer usar Linux mas não se quer chatear muito com a instalação e configuração do sistema, eu uso Slackware e também OpenBSD, já usei Gentoo também e acho que já experimentei mais de uma dúzia de distros, e o que eu acho é : Slackware, Gentoo e afins, podem dar mais trabalho a instalar e a por tudo direitinho, mas depois disso feito, é só relaxar e vê-los a correr às mil maravilhas, não há cá : Dependências não resolvidas, apt-get -f ou force ou lá o que é, quem manda no sistema somos nós, e as coisas instalam o que nós quisermos, onde nós quisermos e como nós quisermos, quanto mais simples melhor, e é mesmo como o El_uno diz é tudo sobre o controle do sistema.
Das primeiras distros que usei foi o Corel Linux (não deve ser do teu tempo) e depois Red Hat, Mandrake e também Suse, hoje quando algum amigo meu me pede ajuda numa destas distros, eu até me vejo às aranhas porque acho isso muito complicado, há installers para tudo, uma pessoa nem vê bem o que está a acontecer, as coisas instalam não se sabe bem onde, nem com que opções.. Enfim...
Gostos são gostos, e a liberdade de poder escolher a distro que mais gostamos é a vantagem e a grande filosofia do open source, agora não me digam que aprendem Linux a usar Ubuntu, como aprendem a usar Slackware ou Gentoo. Aprendi mais eu a instalar o Gentoo da 1a vez de Linux do que quase 1 ano a usar Debian.. :002:

esquiso
08-12-2006, 23:12
Mas olhem lá uma coisa.. na minha opiniao é um pouco descabido comparar distros como Debian e Ubuntu com distros como Slackware e Gentoo. Nao é preciso pensar muito: analisemos o proposito que estas distros pretendem servir. Ubuntu é Linux for Human Beigns, click et voilá! Debian é quase a mesma coisa. Gentoo e Slackware são distros que apostam mais no controlo do sistema, na estabilidade (sem querer estar a dizer que Ubuntu e Debian nao sao estaveis) e na performance, do que propriemente no eye-candy, na facilidade de instalação/uso diario... São ideais diferentes, distros diferentes. Podemos escolher o que mais nos convem, e ai reside parte da beleza do Linux :)

CR_
09-12-2006, 01:09
! Debian é quase a mesma coisa. Gentoo e Slackware são distros que apostam mais no controlo do sistema,

Qual a diferença de "controlo do sistema" entre Debian e slackware? É que em Debian eu sei tudo o que está instalado e onde.

c3l5o
09-12-2006, 03:07
Não sei ao nível do slack, mas de certeza que em debian não controlas o que instalas, como instalas da mesma maneira que o fazes com gentoo...

PrOdG
09-12-2006, 05:23
O problema deste tipo de threads é que se alguém diz "a distro X não é apropriada para Y" os que a usam lêem "a distro X não presta".

Nunca disse que Ubuntu não presta. Aliás, tenho laptops cá em casa com Ubuntu instalado, e embora não seja eu que os use maioritariamente, sou eu que faço a manutenção deles. A única coisa que eu comentei nesta thread foi a rapidez com que aconselharam ao nasty "muda de distro, essa é muito complicada, usa antes esta" quando ele fez uma pergunta que pelos vistos até tinha uma simples solução. Faz-me lembrar o tipo de respostas que se lêem às vezes nos fórums de ajuda a Windows, em que um user não consegue mudar o tipo de letra no MSN e alguém lhe responde "faz um format".

esquiso
09-12-2006, 12:13
Qual a diferença de "controlo do sistema" entre Debian e slackware? É que em Debian eu sei tudo o que está instalado e onde.

Não percebeste o que eu quis dizer... quis dizer que enquanto Debian e Ubuntu primam pela facilidade, os outros dois primam nao enveredam tanto por esse caminho. Nao estou a dizer que Debian e Ubuntu são maus e nao deixam ter controlo sobre o sistema, que nao sao estaveis. Apenas que o caminho que eles estao a seguir, é o caminho da facilidade de interaçao com os utilizadores.

CR_
09-12-2006, 12:47
Não sei ao nível do slack, mas de certeza que em debian não controlas o que instalas, como instalas da mesma maneira que o fazes com gentoo... Função não muito conhecida: http://www.debian-rs.org/sites/www.debian-rs.org/artigos/apt-build-pt-br.html (Vê a parte "O que mais?"). Mas nós estávamos a falar de slack e continuo a achar que slack para Desktop não compensa. Mas se ele gosta força. Em linux ao menos não há falta de escolha ;)

PrOdG
09-12-2006, 15:37
O portage também tem pacotes binários ;) E ainda assim, o apt-build perde em comparação por falta de CFLAGS, USE flags, etc..

Mas tens razão numa coisa: cada um usa a distro que prefere, é a beleza de haver tanta escolha.

ruimoura
09-12-2006, 15:46
O portage também tem pacotes binários ;) E ainda assim, o apt-build perde em comparação por falta de CFLAGS, USE flags, etc..

Mas tens razão numa coisa: cada um usa a distro que prefere, é a beleza de haver tanta escolha.

Para mim o sistema de binários mais completo é o rpm, neste momento, mas lá está, são gostos ;)

ShadeX
09-12-2006, 17:32
Até acho engraçado que o ppl que defende Slack o faça pelas razões que eu o uso... Para on topic, realmente havia coisa mais simples OOB, mas e depois? Pq raios temos logo de assumir que o user não quer ter trabalho e aprender "na dureza"? Sinceramente, se fosse para ter "facilitismo" mais valia comprar o Windows.

Quanto ao OT dos pacotes, sinceramente, eu como Slack user até já acho que aquilo trás m***a a mais. Cada install que faço é o sacramental "tira pacote x, tira pacote y, tira pacote z..." Barebones é muito bom obrigado, e se realmente precisar de algo, é from source, para não cair nisto (http://www.regdeveloper.co.uk/2006/11/04/apache_packages_support_vacuum/). E diga-se de passagem que o isto foi o pq de não ter ficado em RH/Deb/SUSE (á uns anitos, visto que tenho Slack desde o 7).

Quanto ao kernel do tempo da avó, é da maneira que aprendes a instalar um novo... Porque podes. Ao contrário de por exemplo o ultimo Kubuntu que "namorei" que alem de ter um kernel "novo" que dava barraca com o IDE (e eu tinha PATA, faria se não tivesse...), não suportava o NIC da nForce (mas eu tinha uma Intel 10/100 PCI a jeito para o caso de...) nem as tools necessárias a compilar um kernel trazia. Ups, aqui é que me lixei... Claro que as podia sacar, mas eu assumo essas tools como um dado adquirido, não como um "extra". Diferença cabal entre uma distro que te dá martelo, pregos, tábuas e uma planta e uma distro que te dá a casa feita.

CR_
09-12-2006, 17:44
Quanto ao kernel do tempo da avó, é da maneira que aprendes a instalar um novo... Porque podes. Ao contrário de por exemplo o ultimo Kubuntu que "namorei" que alem de ter um kernel "novo" que dava barraca com o IDE (e eu tinha PATA, faria se não tivesse...), não suportava o NIC da nForce (mas eu tinha uma Intel 10/100 PCI a jeito para o caso de...) nem as tools necessárias a compilar um kernel trazia. Ups, aqui é que me lixei... Claro que as podia sacar, mas eu assumo essas tools como um dado adquirido,

Correcção: (*)ubuntu traz as tools já no cd. Não vêm é por default instaladas. Um simples apt-get install build-essential com o cd dentro da drive resolvia.

ShadeX
09-12-2006, 18:56
Sorry, my bad. É que no manifest não encontrei o build-essentials e assumi (erradamente) que não existia no cd. Só agora reparei que o manifest é os packages e o build-essentials é uma lista de packages... E por alguma razão o meu cérebro não uniu os pontinhos. Deve ser pq não estou habituado a não ter listas e ter mesmo de instalar pacote a pacote...

LnxSlck
10-12-2006, 20:02
"Diferença cabal entre uma distro que te dá martelo, pregos, tábuas e uma planta e uma distro que te dá a casa feita."

É mesmo isso, vejam a Filosofia do Arch Linux, distro parecida com Slack e Gentoo :

Filosofia

Arch Linux foi desenvolvido para ser o sistema operacional (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operacional) perfeito como base para usuários avançados. Sua filosofia de não utilização de ferramentas de configuração assemelha-se com a do Slackware (http://pt.wikipedia.org/wiki/Slackware) exigindo, portanto, um certo nível de conhecimento para instalação e configuração inicial, porém é simples de ser mantido. O restante da filosofia Arch Linux é baseada em 3 pontos:

Keep it simple, keep it lightweight. Seguindo o princípio KISS (http://pt.wikipedia.org/wiki/Keep_it_Simple_Stupid).
Utilizar GUIs (interfaces gráficas) para construir / usar seu sistema levará o usuário a ser prejudicado no final. Em algum momento o usuário invariavelmente precisará saber o que algumas interfaces gráficas escondem.
Arch permite que o usuário faça tantas contribuições quanto achar necessárias contanto que elas não violem estes ideais de desenvolvimento ou filosofia.http://pt.wikipedia.org/wiki/Arch_Linux

Acho que diz tudo...

Cada um usa o que gosta, e gostos não se discutem.