View Full Version : Duvida BootCamp / Parallels
Bass-Off
24-11-2006, 13:28
Bom, depois de muito tempo à espera do Macbook Pro C2D e dos respectivos fundos, avancei com a encomenda! :banjump:
Tal como fiz para o meu G5, ando já a preparar tudo para ter o sistema o mais optimizado possível desde o início. Time is money e a malta tem de trabalhar...
No entanto há uma questão que ainda não consegui perceber e que espero que tenham respostas para mim.
Vou precisar de ter o XP também instalado. Até aqui tudo bem. Uso o BootCamp para isso. Também OK. Quero correr o Parallels Desktop para poder ter os 2 OS a correr em simultaneo (mesmo que sendo o XP emulado).
QUESTAO: A instalaçao do XP é partilhada pelo BootCamp e pelo Parallels? Ou há necessidade de ter uma instalação independente para cada um?
Agradecia que alguém me esclarecesse isto melhor, pois não consigo realmente perceber. :Sad_anim:
Cumps!
RESPOSTA: As instalaçoes do BootCamp e do Parallels sao independentes uma da outra.
Nao partilham o Disco, nada. Sao completamente independentes.
...
QUESTAO: A instalaçao do XP é partilhada pelo BootCamp e pelo Parallels? Ou há necessidade de ter uma instalação independente para cada um?
Cumps!
RESPOSTA: Há necessidade de ter uma instalação independente para cada um.
Esta foi fácil, só copy/paste.
Fica bem e dispõe.
soundzen
26-11-2006, 10:20
Desculpem-me mas sou n00b nisto de OS, por isso aproveito vosso conhecimento para perguntar: « Se eu instalar o "Desktop Parallels" afim de ter "Windows XP Home" e depois correr o "Autocad 2004" será que preciso de ter o "BootCamp" instalado no Macbook também (DP substitui e supera o BC) ? »
Ricardo.RPL
26-11-2006, 11:56
Se o Parallels conseguir correr o SO e os programas que quiseres sem perda de desempenho, não vejo para que é que precisas do BootCamp (a não ser, claro, que haja alturas que precises de trabalhar como se estivesses num PC, ou se quisesses jogar um joguito mais a sério, etc).
soundzen
26-11-2006, 21:31
...em que haja alturas que precises de trabalhar como se estivesses num PC ???
Obrigada pela intrigante resposta Ricardo mas o Desktop Parallels é suposto aguentar bem o OS X Tiger e permitir-me trabalhar como se fosse um ambiente PC Windows - o que queres dizer pela frase acima? Pelo que eu li neste website (http://www.parallels.com/en/products/desktop/) da Parallels e tambem das recentes criticas positivas (Prémio de "melhor Inovação do ano 2006" nos Oscares da Macintosh em Inglaterra - Revista "MacUser") este programa parece substituir o Bootcamp, não?
A questão provavelmente é (e penso que a resposta é não) se se conseguem transferir documentos entre o Mac OS e o XP instalado no Parallels.
Quem usa o VMware no windows e tem um windows instalado dentro do VMware consegue mandar ficheiros de um lado para o outro arrastando. Tão simples como isso. Infelizmente não se consegue fazer isso com o XP e Ubuntu no VMware.
Se se conseguisse fazer isso com o paralels e o Ubuntu/XP lá dentro comprava uma Mac loco que aparecessem ai os novos Mac Book ou ia mesmo para o MBP.
Ricardo.RPL
26-11-2006, 22:39
Se se conseguisse fazer isso com o paralels e o Ubuntu/XP lá dentro comprava uma Mac loco que aparecessem ai os novos Mac Book ou ia mesmo para o MBP.
É assim que uso Ubuntu: através do Parallels que, ao contrário do BootCamp, funciona com qualquer SO. Recomendo-te vivamente!
soundzen: O que eu queria dizer é que às vezes estás a trabalhar em Mac e precisas de fazer qualquer coisa no Windows, outras vezes até convém nem ter o Mac a atrapalhar, se estiveres a trabalhar em qualquer coisa Windows only. (como se estivesses num PC (PC não é Mac) = como se não tivesses Mac OS X na máquina)
É assim que uso Ubuntu: através do Parallels que, ao contrário do BootCamp, funciona com qualquer SO. Recomendo-te vivamente!
soundzen: O que eu queria dizer é que às vezes estás a trabalhar em Mac e precisas de fazer qualquer coisa no Windows, outras vezes até convém nem ter o Mac a atrapalhar, se estiveres a trabalhar em qualquer coisa Windows only. (como se estivesses num PC (PC não é Mac) = como se não tivesses Mac OS X na máquina)
Mas repara. Onde quero chegar é à interoperabilidade entre OS X, XP e Linux. Estou neste momento no Ubuntu mas se quiser editar um pdf posso esquecer. Se quiser abrir uma apresentação em Powerpoint protegido apenas para leitura tb posso esquecer. Basicamente no OS X teria a mesma limitação aqui e ali.
Em resumo, nem o bootcamp resolve nem o parallels resolve todos os problemas.
Mas esse não era o objectivo da thread. Já estou a divagar. Sorry Bass-Off ;)
Demiurgo
27-11-2006, 09:11
Metro,
Tenho ideia que consegues enviar ficheiros de um lado para o outro.
PT
[PT]latrine
27-11-2006, 11:45
Sim, no parallels é possível enviar informaçao de um espaço para o outro...Não é possível por arrasto, mas existe uma área partilhada (como se fosse uma unidade de rede no windows) apontada a uma pasta à escolha no macosx que é usada para transferir ficheiros de um para o outro...
latrine;1287251']Sim, no parallels é possível enviar informaçao de um espaço para o outro...Não é possível por arrasto, mas existe uma área partilhada (como se fosse uma unidade de rede no windows) apontada a uma pasta à escolha no macosx que é usada para transferir ficheiros de um para o outro...
Isso logo por default sem ter que configurar mais nada?
Com o VMware tb se consegue partilhar mas é demasiado complicado para andar sempre a configurar.
Tenho o XP instalado dentro do VMware no Ubuntu. Consigo ligar uma pen lá mas se for um disco externo já não consigo. É uma meia solução pelo menos.
[PT]latrine
27-11-2006, 13:17
não é out.of.the box mas é instalando as TOOLS (1 click num menu e activando a opção de partilha definindo qual a directoria do Macosx a partilhar)
latrine;1287371']não é out.of.the box mas é instalando as TOOLS (1 click num menu e activando a opção de partilha definindo qual a directoria do Macosx a partilhar)
Obrigado pela info. Isso assim é muito bom.
Queria ver se a apple metia um core 2 duo no mac mini ou se lançava umas towers com um core 2 duo ou quad core que usassem DDR2 mas não vejo que isso vá acontecer.
O próximo VMware parece que vai ser uma bomba. Pode ser que me ajude de alguma forma.
um core solo tem capacidade de rodar windows via parallels?
[PT]latrine
28-11-2006, 15:18
Desde que seja INTEL ... tem... mas não esperes uma performance espectacular... vais estar a usar o teu unico core para processar pedidos de macox e de windows... com o core duo acho que a coisa fica optimizada...
latrine;1289189']Desde que seja INTEL ... tem...
há core solo sem ser intel? :002:
se vão usar o windows para trabalhar a sério, instalem nativo, não façam trabalho em máquina virtual...
[PT]latrine
28-11-2006, 23:22
heheh... eu estava a generalizar...
Desde que seja um processador intel (core solo, duo ou 2 duo) funciona! :)
acho que se eu utilizasse o windows emulado, seria apenas pra usar alguma besteira como skype ou msn (ouvi dizer que estes programas, em sua versao para mac sao um pouco inferiores)
Ricardo.RPL
29-11-2006, 15:14
acho que se eu utilizasse o windows emulado, seria apenas pra usar alguma besteira como skype ou msn (ouvi dizer que estes programas, em sua versao para mac sao um pouco inferiores)
O Skype não é inferior, porque não é da Microsoft. O MSN oficial é, mas há sempre os clones e os Messengers multi-cliente.
[PT]latrine
29-11-2006, 15:54
O Skype é um pouco inferior.. neste momento não há beta da versao 3 para Mac e já a uso no windows à mais de um mês, o que indicai uma décalage temporal que mais uma vez se vai verificar entre a release windows e mac... Pro exemplo o suporte de video só muito recentemente foi adicionado (na 2.5)... não adianta tapar o Sol com a Peneira...
Agora a versão MAC e a windows oficiais estão a par... e têm exactamente as mesmas funcionalidades... i guess...
A questão provavelmente é (e penso que a resposta é não) se se conseguem transferir documentos entre o Mac OS e o XP instalado no Parallels.
Quem usa o VMware no windows e tem um windows instalado dentro do VMware consegue mandar ficheiros de um lado para o outro arrastando. Tão simples como isso. Infelizmente não se consegue fazer isso com o XP e Ubuntu no VMware.
Mas tu consegues fazer isso com o Paralells.
bruno_eg
29-11-2006, 16:15
Consegue-se copiar ficheiros no Paralles por arrasto (drag&drop) ? Quanto muito só se for no XP como guest, no Linux não dá de certeza porque não há "Parallels Tools" para este SO ainda.
Eu não tenho o Parallels, mas tanto quanto sei, existe essa feature... pelo menos entre win/mac.
kidloco:
Segundo o [PT]latrine podes partilhar uma pasta o que é perfeito com apenas um click.
Drag and drop não dá. Dá em windows com uma VM tb com winddows por exemplo. Mas se for linux nativo ou em VM já não dá. Isso era pedir demais pelos vistos :)
Neste momento estou atado ao windows por duas coisas que preciso mesmo. Editar PDFs e abrir power points protegidos para leitura. Nada feito nestes casos.
Ah.... drag-and-drop tipo de um desktop pro outro ? isso não é possível não.
Windows em VM não chega e sobra para isso ?
Ah.... drag-and-drop tipo de um desktop pro outro ? isso não é possível não.
Windows em VM não chega e sobra para isso ?
Mais ou menos. Consigo abrir uma pen dentro da VM (Ubuntu como host e XP como VM) mas se quiser abrir um disco externo népias :(
Andar a mandar ficheiros pela net de um lado para o outro tb não é solução.
Meter o samba ao barulho tb não é prático.
Neste momento estou atado ao windows por duas coisas que preciso mesmo. Editar PDFs e abrir power points protegidos para leitura. Nada feito nestes casos.
Não consegues fazer essas duas coisas noutro SO?
Não consegues fazer essas duas coisas noutro SO?
A minha ideia era mudar de SO não ter que andar com a muleta do Windows atrás de mim. Para isso não preciso de mudar.
A minha ideia é essa desde o início...
Épa eu nao percebo muito bem, mas sei uma coisa, windows por VM no parallels acho que já dá pra fazer isso de arrastar um ficheiro para outro desktop.
Metro, mas tu nao podes fazer isso noutro SO? Eu pelo menos sei que dá pra editar PDFs no OSX, não me lembro da aplicaçao, mas há de certeza, nem que seja o LaTeX e refazer o PDF.
Qual é o segredo de abrir powerpoints com protecçao de leitura?
Sem querer ser parvo, quem é que protege os powerpoints da leitura ou então o porque disso?
EDIT: http://www.smileonmymac.com/PDFpen/features.html
Pdf têm o Acrobat que obviamente também há pra OS X. Mas o X já vem com suporte para PDF de origem... não sei se é de escrita e leitura, ou apenas leitura.
Épa eu nao percebo muito bem, mas sei uma coisa, windows por VM no parallels acho que já dá pra fazer isso de arrastar um ficheiro para outro desktop.
Não quero contrariar mas duvido que assim seja.
Metro, mas tu nao podes fazer isso noutro SO? Eu pelo menos sei que dá pra editar PDFs no OSX, não me lembro da aplicaçao, mas há de certeza, nem que seja o LaTeX e refazer o PDF.
Já por várias vezes ouvi falar do latex. Fui ao site deles uma vez e não percebi patavina :(
Refazer o PDF é uma hipotese. Em Linux tb há maneira de editar mas é preciso usar dois programas. pareceu-me complicado.
http://applications.linux.com/article.pl?sid=05/01/06/0612209&tid=49
A ideia era que fosse muito simples.
Qual é o segredo de abrir powerpoints com protecçao de leitura?
Sem querer ser parvo, quem é que protege os powerpoints da leitura ou então o porque disso?
EDIT: http://www.smileonmymac.com/PDFpen/features.html
Eu conheço muita gente que os protege :D
Como disse atrás não os consigo abrir com o Open Office. O problema do Mac OS X é que só dá para usar em Mac e neste momento o hardware do mac não me é nada atrativo. Não estou a pensar em investir para já num portátil senão até poderia ser possível. A má publicidade que tem sido alvo deixa-me de pé atrás. Vou poder testar um Meron com 2 GB de ram e grafica da nvidia por estes dias. Vamos lá ver o que acho.
Mas voltando à apple não queria comprar sem poder experimentar uns dias para ver se corresponde às espectativas que tenho que são altas como é óbvio. É que a minha familiaridade com o Linux já começa a ser alguma e tenho receio que opte por Mac e depois acabe por não o usar como queria. É que acabo por passar 70% do meu tempo dentro do Firefox e por isso não preciso do mac OS. Os outros 30% é que me dão dores de cabeça. Mas a mudar queria mudar de vez sem precisar de voltar para outro SO. É que dual boot já eu tenho entre windows e Linux. O que me chateia é mesmo ter que andar entre um e o outro.
Complicado eu sei :)
Pdf têm o Acrobat que obviamente também há pra OS X. Mas o X já vem com suporte para PDF de origem... não sei se é de escrita e leitura, ou apenas leitura.
kidloco: Leitura tenho em todo o lado. Em Linux tb. Escrita default não acredito.
kidloco: Leitura tenho em todo o lado. Em Linux tb. Escrita default não acredito.
O Preview do OSX não permite "editar" pdfs. Apenas comentá-los. Para editar como deve ser só conheço o Acrobat que é o que uso apesar de ser "caro" para carago. Vá-lá que tenho uma licença que pertence ao "empregador". :D
Que programas usam para editar PDFs ? Todos os que existam para Linux certamente que existirão para OSX. E no Windows? Sinceramente já não me lembro.
Quanto a retirar protecções do quer que seja de produtos M$ ou Adobe é brincadeira de crianças. :D
Uso o Adobe Acrobat Professional mas em windows. Não consegui instalar o Adobe via wine em Linux.
O link que coloquei acima é sobre editar PDFs em Linux. Mas é uma solução só isso. Não é facil de usar.
As protecções não são difíceis de tirar. O problema é que para as tirar preciso do XP.
Ajax, the hacker lool
Mas de qualquer maneira podes editar PDFs no OS X nem que seja Copiar o ficheiro todo pro Write (Acho que é assim que se chama) do NeoOffice (Port do OpenOffice para OS X) e imprimir como PDF. Acho que este processo não é complicado
Ajax, the hacker lool
Mas de qualquer maneira podes editar PDFs no OS X nem que seja Copiar o ficheiro todo pro Write (Acho que é assim que se chama) do NeoOffice (Port do OpenOffice para OS X) e imprimir como PDF. Acho que este processo não é complicado
Há editores que importam PDFs e naturalmente que podem depois editar o conteúdo. No fim criam o PDFs e voilá. Assim sempre evitam o Acrobat que na sua versão 8 está mais pesado que nunca mesmo em Mac OS X.
Não quero contrariar mas duvido que assim seja.
Não duvides porque dá mesmo. Basta um drag & drop.
Boas!
Quem tem macbooks e usa tambem o windows, como é que fazem as arrobas? é que com a maneira tradizional, o alt e o 2 e nao funciona, tenho que usar o teclado no ecra do windows..
Cumps
Há editores que importam PDFs e naturalmente que podem depois editar o conteúdo. No fim criam o PDFs e voilá. Assim sempre evitam o Acrobat que na sua versão 8 está mais pesado que nunca mesmo em Mac OS X.
Isso é excelente. Mas como é que fazem isso? O OpenOffice dá para gravar em PDF mas não importa.
Não duvides porque dá mesmo. Basta um drag & drop.
Tinham dito que não ai atrás. Eu com a experiência do VMware achava que não dava tb.
Realmente queria experimentar o OS X umas semanas antes de comprar. Tenho receio de não corresponder e depois arrependo-me. É que a brincar a brincar tenho cá um portátil que custou 1170€ com um Core 2 Duo 1.66 + 2GB RAM + 120GB + 7400 Go com comando e tudo :). CPU em full load a 63ºC nada quente na parte onde ficam as mãos.
Estranho podia juarar que eles me tinham mandado um mail a dizer que já se podia fazer deag and drop pra dentro de um desktop.
Certeza nao dou, nao uso.
De qq maneira ve aqui as features do Parallels
http://www.parallels.com/en/products/desktop/
METRO METRO
http://forum.insanelymac.com/index.php?act=home
Se quiserem ver o drag & drop em acção: http://rapidshare.com/files/5682290/dragndrop.mov.html
Um dos noveos features da beta do parallels:
....
Read/Write BootCamp partition. Since this build, an Apple Boot Camp partition with Windows XP installed could be used as a virtual HDD for Parallels Desktop for Mac.
....
Acho que era isto que estava a ser perguntado no inicio desta thread
Genial
bruno_eg
02-12-2006, 14:53
Pelo que vi na nova beta do Parallels, está bastante prometedora! Além do drag&drop de ficheiros há uma nova função bastante interessante: Coherency: Shows Windows applications as if they were Mac ones.
Aqui vai a lista de novidades para a Beta 3036:
* New Look and Feel and Improved Usability. Completely redesigned windows and dialogues to make them even easier and smooth. Too many changes to describe ñ just check them out yourselves
* Virtual Machines Catalogue. A very useful feature for those having more than one VM ñ now all of them are available through centralized VM catalogue which appears on each Parallels Desktop for Mac instance start in case you have more than one VM
* One-click Virtual Machine Aliases:
* Automatically created by OS installation assistant or by drag-and-drop from title bar pressing Command-Option keys combination
* Clicking on Alias automatically starts the Virtual Machine
* Shutting down the VM automatically closes Parallels Desktop for Mac application
* Resizable Main Window. Resize Parallels Desktop for Mac main window as you do with any other Mac application
* Auto-Adjusting Screen Resolution. Your Windows auto-adjusts the screen resolution to the actual Main Window size.
* Drag and Drop files and folders between Windows and Mac. A long awaited feature that lets you seamlessly drag and drop files and folders from Windows to Mac OS X and vice versa.
* Read/Write BootCamp partition. Since this build, an Apple Boot Camp partition with Windows XP installed could be used as a virtual HDD for Parallels Desktop for Mac.
* Boot from BootCamp partition. Another long awaited feature that lets you boot your 32-bit Windows XP residing on Boot Camp partition directly in Parallels Desktop for Mac.
IMPRORTANT! You need to boot in your Windows XP natively through Boot Camp and install Parallels Tools for Boot Camp package in it before your first boot in Parallels Desktop for Mac.
NOTE! It is not possible to suspend Virtual Machine connected to Boot Camp for integrity reasons.
* Parallels Transporter Beta bundled. Migrate your Windows PC, VMware or Virtual PC VMs to Parallels virtual machines. Please visit Parallels Transporter forum for details.
* Coherency. Shows Windows applications as if they were Mac ones. Try it and enjoy best of both worlds truly at the same time. No more switching between Windows to Mac OS.
* Improved graphic performance. Up to 50% on different applications.
* Connect/disconnect USB devices schema improved. No more ìwait 5-10 secondsî message on USB device connecting to Parallels Desktop for Mac.
* Up to 5 Virtual NICs. Now Virtual Machine can have up to five virtual network interfaces.
* Enhanced Shared Networking Mode. Run Cisco VPN and many other complicated networking applications in conjunction with Connection Sharing Mode.
* Switch between networking modes on-the-fly. Switch networking modes while the virtual machine is running.
* Transparent mapping of Command-AZXCV key combinations. Now you can also use Mac copy/paste key combinations in Windows.
* Power On/Power Off/Suspend/Resume/Pause animation. Just try and see. Weíre very interested in your feedback about the feature.
* Shared folders configuration on-the-fly. Add/remove/configure shared folders on-the-fly via menu or Status Bar icon without the need to stop your Virtual Machine.
* Drag and Drop CD/FDD images and folders to the Parallels Desktop statusbar. Just drag and drop CD or floppy image you want to connect or Mac folder you want to share onto a respective statusbar icon.
* And dozens of other not that evident enhancements.
Ricardo.RPL
02-12-2006, 15:04
Mas afinal como é que se faz para bootar a partição do BootCamp através do Parallels? Já tentei várias vezes, e pede-me sempre o CD de instalação ou começa a criar um disco virtual!
(e sim, já actualizei)
Mas afinal como é que se faz para bootar a partição do BootCamp através do Parallels? Já tentei várias vezes, e pede-me sempre o CD de instalação ou começa a criar um disco virtual!
(e sim, já actualizei)
Isto talvez,
MPRORTANT! You need to boot in your Windows XP natively through Boot Camp and install Parallels Tools for Boot Camp package in it before your first boot in Parallels Desktop for Mac.
Permitir alterar o tamanho da janela da máquina virtual com ajuste automatico da resolução do windows é muito bom. O modo coerente também dá jeito mas ainda falta dar lhe uns tweaks. Creio que o Cross Over vai dar uma volta ao bilhar grande.
Resumindo, comparar o Parallels com o VMware é como comparar um Ferrari com um Golf. :D
Estou mesmo impressionado com as features do Parallels.
O vídeo está excelente.
Sem palavras.
Ricardo.RPL
02-12-2006, 16:57
Isto talvez,
Foi logo a primeira coisa que fiz. O problema é que o Parallels não parece ter uma opção própria para bootar da partição do BootCamp.
Se alguém puder ajudar...
Foi logo a primeira coisa que fiz. O problema é que o Parallels não parece ter uma opção própria para bootar da partição do BootCamp.
Se alguém puder ajudar...
Estás com aquela versão? A beta?
É que parece ser só a partir desta versão. Mas posso estar errado.
bruno_eg
02-12-2006, 17:38
Permitir alterar o tamanho da janela da máquina virtual com ajuste automatico da resolução do windows é muito bom. O modo coerente também dá jeito mas ainda falta dar lhe uns tweaks. Creio que o Cross Over vai dar uma volta ao bilhar grande.
Resumindo, comparar o Parallels com o VMware é como comparar um Ferrari com um Golf. :D
Concordo plenamente, o CrossOver pode dizer adeus! O modo coerente é algo que não estava a espera. Acho que tirando a consolidação destas novas opções, a única coisa que falta é um pequeno suporte opengl no GuestOS. Parallels têm evoluido muito e depressa, só me vêjo agora a por o bootcamp para correr o parallels a partir dessa partição, mas mesmo assim ainda estou a considerar quais serão as vantagens.
@Ricardo.RPL, sobre a tua dúvida realmente não sei porque ainda não tentei, e não vou fazê-lo nem tão cedo.
soundzen
02-12-2006, 17:43
Obrigada, RICARDO pelo esclarecimento... com o parallels a correr o autocad duvido estar a overload com o mac em background - 1º faço o trabalho e desligo tudo activo nos toolbars para nao me atrapalhar quando como no windows XP (messengers MSN e Yahoo, Updates, Alertas e Check-Virus do genero).
Olá METRO, fiquei curiosa com teu problema no ambiente XP de nao funcionar o @rrobas (alt-2) e teres que recorrer ao teclado do Windows, por estares com teclado da Mac! Conheces outros problema do genero (#, €, %, &, [], etc...)?
Pergunto aos utilizadores PARALLELS em Macbook 1.83Ghz, quanta memoria RAM têm instalada e se é preciso pôr o maximo de 2Gb para eu correr o desenho vectorial "Autocad" do qual só necessito trabalhar em 2D (Intel M950 fraca para 3D) ? É que 2x 1Gb = 250€ é um investimento caro para mim, de momento... mas já comprei o Parallels e tenho o Windows XP Home do meu PC assim como Autocad 2004 - tudo por instalar (primeniro tenho de preparar meu Macbook com requerimentos necessarios para os correr).
quem tiver disponibilidade financeira para meter 2GB nem pense duas vezes, sobretudo se usar o Parallels.
o filme do resize: http://rapidshare.com/files/5785010/resize.mov.html
Nemesis11
03-12-2006, 12:29
O coherency mode parece-me excelente ideia. É daquelas coisas que se for bem implementado, pode vender muitas copias do software.
Em relação ao drag & drop e resize, a primeira beta do Vmware fusion já tem isso.
Uma duvida, esta beta já inclui suporte SMP para VM?
Não tenho estado muito por dentro do desenvolvimento do Parallels.
Sei que é OT, mas fica aqui um video que inclui o Fusion -> http://www.run-virtual.com/techvideo/VMworld-TechVideo.mov
O coherency mode parece-me excelente ideia. É daquelas coisas que se for bem implementado, pode vende muitas copias do software.
Em relação ao drag & drop e resize, a primeira beta do Vmware fusion já tem isso.
Uma duvida, esta beta já inclui suporte SMP para VM?
Não tenho estado muito por dentro do desenvolvimento do Parallels.
Sei que é OT, mas fica aqui um video que inclui o Fusion -> http://www.run-virtual.com/techvideo/VMworld-TechVideo.mov
Finalmente alguém para me refrear o entusiasmo e esperar pelo VMware 6.0.
Parece ter tudo o que preciso podendo correr em Windows ou Linux.
Mas o Fusion para o Mac OS está realmente muito interessante. Ver um filme a 720p a correr dentro do VMware no Mac OS é realmente excelente.
A guerra está aberta sem dúvida.
O Vmware Fusion tb é rico em features. Só é pena terem metido aquilo em primeira mudança na beta. O Parallels sempre correu com boa fluidez desde das primeiras betas. Tenho tido acesso às inúmeras betas que tem saído do Parallels e algumas do Fusion (não são tão regulares) mas tem-se copiado um pouco um ao outro. A vantagem do VMware é a quantidade de máquinas virtuais já disponíveis e ready to run. Mais cedo ou mais tarde dará para converter umas e em outras ao toque.
Alguém já experimentou a versão do Parallels para Windows ou Linux? Sendo um convertido ao OSX assumido nunca mais usei outro SO a não ser o Linux mas por motivos profissionais e geralmente sem GUI e um ou outro programa Windows tb por motivos profissionais. :D
Ricardo.RPL
03-12-2006, 16:38
(e sim, já actualizei)
Se alguém tiver a amabilidade de responder...
Já actualizei para a última versão, já instalei as Parallels Tools (ou lá como é que se chamam) no Windows XP do BootCamp e já andei à procura de uma opção qualquer que me permita fazer da partição do BootCamp uma VM, ou simplesmente bootar da partição, mas sem sucesso.
Alguém pode ajudar esta pobre alma perdida?
Eu não uso o Bootcamp logo não te posso ajudar.
Quem quiser ver o coherence a funcionar pode ver um video exemplificativo neste site:
http://michaelverdi.com/index.php/2006/12/02/parallels-screencast/
clicar na imagem. Pretty cool, hein!!
Mas um video de um pequeno utilitário para o "modo coerente" do Parallels. Pretty cool!!!
http://www.verysimple.com/blog/?p=67
bruno_eg
05-12-2006, 21:38
@Ricardo.RPL, qual é a tua partição do BootCamp? FAT32 ou NTFS? Pelos vistos tem que ser em NTFS senão o Parallels não funciona. O suporte para FAT32 será um problema que eles irão corrigir.
Eu não uso o Bootcamp logo não te posso ajudar.
Quem quiser ver o coherence a funcionar pode ver um video exemplificativo neste site:
http://michaelverdi.com/index.php/2006/12/02/parallels-screencast/
clicar na imagem. Pretty cool, hein!!
Mas um video de um pequeno utilitário para o "modo coerente" do Parallels. Pretty cool!!!
http://www.verysimple.com/blog/?p=67
segundo estes filmes que mostraste aqui , o parellels é muito fixe, dá para ter 1 janela mac e outra windows abertas lado a lado :D
Sa[n]dman
12-12-2006, 03:12
Entao alguem me pode dizer explicitamente as coisas sff, é q ja li o post mas continuo à nora.
1-Se instalar o bootcamp tenho logo ao ligar o mac a escolha pra um dos 2 OS q tenho instalado.
2-Com o bootcamp posso ter isso de descktops paralelos?
3-Com o Parallels ja da pra fazer isso(2) certo?
4-Com o Parallels posso escolher o SO com o qual quero fazer boot?
5-Com qual dos 2 programas os SOs são + fluidos, salvo erro o Tiger deve continuar igual, as diferenças devem tar no XP.
6-Ja agora, há comunicação entre os SO?
7-Se tiver em OSX e fizer umas alterações a algumas coisa no XP, ao fazer boot com o XP as alterações serão visíveis ou não?
8-(Complemento da 7) Tenho de ter 2 vezes o XP instalado se quiseres ter o XP em desktop paralelo e em boot?
sorry por serem tantas perguntas..
bruno_eg
12-12-2006, 09:42
dman;1313037']Entao alguem me pode dizer explicitamente as coisas sff, é q ja li o post mas continuo à nora.
1-Se instalar o bootcamp tenho logo ao ligar o mac a escolha pra um dos 2 OS q tenho instalado.
2-Com o bootcamp posso ter isso de descktops paralelos?
3-Com o Parallels ja da pra fazer isso(2) certo?
4-Com o Parallels posso escolher o SO com o qual quero fazer boot?
5-Com qual dos 2 programas os SOs são + fluidos, salvo erro o Tiger deve continuar igual, as diferenças devem tar no XP.
6-Ja agora, há comunicação entre os SO?
7-Se tiver em OSX e fizer umas alterações a algumas coisa no XP, ao fazer boot com o XP as alterações serão visíveis ou não?
8-(Complemento da 7) Tenho de ter 2 vezes o XP instalado se quiseres ter o XP em desktop paralelo e em boot?
sorry por serem tantas perguntas..
1-Sim.
2-Com o bootcamp tens outro SO instalado no Mac, com o Parallels (versão beta) já podes usar essa tua instalação do BootCamp em vez de usar uma "virtual"
3-Exactamente, podes correr outro SO em "virtualização"
4-Não percebo? O Parallels corres no Mac OS X. (ponto final).
5-Sim, Para correr bem o Windows no Parallels precisas de um dual core e ram (1GB pelo menos). Claramente no bootcamp é mais rápido, mas se precisas de fazer apenas tarefas que requerem 2D o Parallels safa-se muito bem.
6-Com o BootCamp não vês as partições do MacOSX. Com o Parallels podes ligar-te por rede um SO ao outro.
7-Se bem percebi ... sim.
8-Não.
E mais uma coisa: ler os manuais do BootCamp e do Parallels ajuda a tirar dúvidas também.
Sa[n]dman
12-12-2006, 12:51
1-Sim.
2-Com o bootcamp tens outro SO instalado no Mac, com o Parallels (versão beta) já podes usar essa tua instalação do BootCamp em vez de usar uma "virtual"
3-Exactamente, podes correr outro SO em "virtualização"
4-Não percebo? O Parallels corres no Mac OS X. (ponto final).
5-Sim, Para correr bem o Windows no Parallels precisas de um dual core e ram (1GB pelo menos). Claramente no bootcamp é mais rápido, mas se precisas de fazer apenas tarefas que requerem 2D o bootcamp safa-se muito bem.
6-Com o BootCamp não vês as partições do MacOSX. Com o Parallels podes ligar-te por rede um SO ao outro.
7-Se bem percebi ... sim.
8-Não.
E mais uma coisa: ler os manuais do BootCamp e do Parallels ajuda a tirar dúvidas também.
OK thx
soundzen
12-12-2006, 23:05
Sandman tambem estou a instalar Parallels Desktop para correr o Windows XP e depois utilizar o Autocad... Programa bem fixe, barato e intuitivo...mas adiante:
Gostaria de informar-te de um pormenor que (sem intenções de contrariar o Bruno e sua impecavel ajuda ao teu questionario) quanto ao RAM necessário para correr o Parallels, este é de 512Mb PELO MENOS e não de 1Gb OBRIGATÓRIO (no caso de não puderes fazer upgrade devido a questões financeiras) conforme estipulado nos Requerimentos (http://www.parallels.com/en/products/desktop/sr) do website da Avanquest.
O que o Bruno sugere é que o Parallels Desktop necessita no minimo 512Mb de RAM mas é aconcelhado de ter mais uns 512Mb para os programas que correres em VM. Daí, eles me terem igualmente aconcelhado de eu aumentar o meu Macbook RAM até seu maximo de 2Gb. *se ganhar o €uromilhões LOL* De momento só disponibilizei ao Parallels uns 660Mb de RAM dos meus 1,256Mb instalados após upgrade!
bruno_eg
12-12-2006, 23:11
Sandman tambem estou a instalar Parallels Desktop para correr o Windows XP e depois utilizar o Autocad... Programa bem fixe, barato e intuitivo...mas adiante:
Gostaria de informar-te de um pormenor que (sem intenções de contrariar o Bruno e sua impecavel ajuda ao teu questionario) quanto ao RAM necessário para correr o Parallels, este é de 512Mb PELO MENOS e não de 1Gb OBRIGATÓRIO (no caso de não puderes fazer upgrade devido a questões financeiras) conforme estipulado nos Requerimentos (http://www.parallels.com/en/products/desktop/sr) do website da Avanquest.
O que o Bruno sugere é que o Parallels Desktop necessita no minimo 512Mb de RAM mas é aconcelhado de ter mais uns 512Mb para os programas que correres em VM. Daí, eles me terem igualmente aconcelhado de eu aumentar o meu Macbook RAM até seu maximo de 2Gb. *se ganhar o €uromilhões LOL*
É mesmo isso @soundzen, eu só disse o 1GB por causa da performance, já que nem o MacOSX funciona como deve ser a 512MB e o WinXP também precisa de algo acima de 256MB. Obrigado por me completares ;)
Sa[n]dman
13-12-2006, 01:47
Bem é assim, em principio o pc vai trazer 1Gb de ram, mas caso demore mt tempo a chegar talvez o possa pedir com 2Gb, n sei, vou aguardar a ver qd chega e depois logo se ve.
Ja agora o que voces pensam do vmware, ouvi dizer q n era mau mas que era mais pesado que o parallels...
bruno_eg
13-12-2006, 11:23
O VMWare é mais pesado mas ainda é beta, por isso é injusto fazer comparações de momento. É uma empresa que tem longa experiência nesse tipo de software, por isso é de esperar algo bom (não é o Ferrero Rocher :p )
Sa[n]dman
13-12-2006, 13:12
sim mas pelo que li (ja não sei onde), este tem a possibilidade de redimencionar a janela ao nosso gosto.
soundzen
13-12-2006, 13:33
HELP!!! tenho duvida numa etapa da instalação do VM em parallels: acabei de instalar o parallels e disponibilizei-lhe 660Mb de RAM mas a gora na instalação do windows XP é me pedido quanto espaço posso disponibilizar? outra vez!!! só tenho no mac um 1.256Mb de RAM... ou será em questões de disco duro e nao RAM? isso ai sim, nao ha problema porque tenho HDD 60Gb + 120Gb externo Maxtor!
[PT]latrine
13-12-2006, 15:11
Aí é disco rígido... qual é o tamanho em disco...
soundzen
13-12-2006, 19:33
Viva Latrina... obrigada pela dica... Yupi, ja consegui instalar o XP pelo Parallels e dei os 7Gb de espaço conforme pedido por Default durante a instalaç-o do VM pelo Parallels - mas acho que posso sempre aumentar mais tarde, atraves dos settings do PD, certo?
Outra duvida do qual agradecia umas dicas: << Posso desinstalar programas que vem com o XP tais como o Media player, o outlook express, os tutorials, os games, etc...? >> É que vou precisar desse espaço no disco do VM para instalar o Autocad e todo os Bytes contam!
Outra duvida do qual agradecia umas dicas: << Posso desinstalar programas que vem com o XP tais como o Media player, o outlook express, os tutorials, os games, etc...? >> É que vou precisar desse espaço no disco do VM para instalar o Autocad e todo os Bytes contam!
Podes, desde que mantenhas o "essencial" para o XP correr podes instalar e desinstalar o que pretenderes.
soundzen
13-12-2006, 20:26
Fixólas SOX, então lá vou eu apagar todo os programas de lixo que enchem o XP! eheheheh - Autocad here i come! *MP recebido e respondido*
Sa[n]dman
24-12-2006, 03:44
tenho um pequeno problema com o bootcamp, saquei uma versão do site da apple pro meu MB. ate aqui tudo bem. Instalo o BC no MB, configuro, instalo o Vista ta tudo a funcionar bem. reinicio pra voltar so MAC OS, nada, so dava pra entrar em win. depois n sei bem pq voltou a iniciar em OS X, mas agora n consigo entrar no windows. tenho 2 partiçoes no OS X uma delas Macintosh HD a outra Untitled. consigo ver os ficheiros todos do vista a partir do OS X. kal é a solução ao meu problema?
Ricardo.RPL
24-12-2006, 10:11
dman;1333262']tenho um pequeno problema com o bootcamp, saquei uma versão do site da apple pro meu MB. ate aqui tudo bem. Instalo o BC no MB, configuro, instalo o Vista ta tudo a funcionar bem. reinicio pra voltar so MAC OS, nada, so dava pra entrar em win. depois n sei bem pq voltou a iniciar em OS X, mas agora n consigo entrar no windows. tenho 2 partiçoes no OS X uma delas Macintosh HD a outra Untitled. consigo ver os ficheiros todos do vista a partir do OS X. kal é a solução ao meu problema?
Carregar option (aka alt) enquanto o computador boota, para veres as partições e escolheres a que queres. Alternativamente, se tiveres preferência em abrir o Windows em vez do OS X, vais a System Preferences > Startup Disk (em System) > Windows on Untitled > Target Disk Mode.
TIMETODOIT
24-12-2006, 12:32
Peço desculpa nao li este topico do principio ao fim mas aqui deixo umas perguntas... para quem ja usa pararelles...
È verdade... quero instlar o windows, pois o mbp tem melhor performance que o meu velho pc e preicso dele para ligar ao projector e "passar" filmes, mas usando ffdshow e uns filtros mais upscale enfim mta coisa que o meu pc ja nao aguenta, agora a minha questão é... com o pararells o windows corre porreiro ou alguem nota lentidao? E para o instalar? Preciso de outra partição?
Peço desculpa nao li este topico do principio ao fim mas aqui deixo umas perguntas... para quem ja usa pararelles...
È verdade... quero instlar o windows, pois o mbp tem melhor performance que o meu velho pc e preicso dele para ligar ao projector e "passar" filmes, mas usando ffdshow e uns filtros mais upscale enfim mta coisa que o meu pc ja nao aguenta, agora a minha questão é... com o pararells o windows corre porreiro ou alguem nota lentidao? E para o instalar? Preciso de outra partição?
Ainda não o instalei, mas sei que ele cria-te uma partição para teres o windows! E tu com os 2Gb de ram não terás problemas de lentidão, mau era ;)
tugaware
24-12-2006, 15:00
tens k karregar na tecla alt kundo o mac estiver a iniciar. dps vai aparecer se keres entrar no vista ou mac osx
TIMETODOIT
24-12-2006, 15:51
Hmm bem e já agora drivers?? Preciso de instalar os drivers da placa grafica?? Ou ele usa os que estao no mac? Que confusao...
Sa[n]dman
24-12-2006, 16:04
e as da placa wifi? como faço agora pra utilizar o parallels com esta instalação do win?
bruno_eg
25-12-2006, 01:31
Ui que confusão que vai por aqui:
Ainda não o instalei, mas sei que ele cria-te uma partição para teres o windows! E tu com os 2Gb de ram não terás problemas de lentidão, mau era
Uma pequena correcção, o Paralels não te cria a partição, cria um ficheiro no disco que simula uma partição. Podes é utilizar uma partição criada pelo bootcamp!
Hmm bem e já agora drivers?? Preciso de instalar os drivers da placa grafica?? Ou ele usa os que estao no mac? Que confusao...
Para o parallels basta instalar o Parallels Tools, que inclui todo o software e drivers para o Windows, a dificuldade de mostrar o Windows por um projector em Parallels é a mesma de mostrar qualquer janela do Mac OS X num projector, ou seja, depende do Mac OS X.
dman;1333635']e as da placa wifi? como faço agora pra utilizar o parallels com esta instalação do win?
Tu não ligas em WiFi pelo Parallels, ligas-te a uma rede qualquer (WiFi ou não) pelo Mac OS X, e o Parallels partilha a rede (e internet) para o Windows de forma transparente como se fosse uma placa de rede ethernet normal. Imagina o Mac OS X como se fosse um PC ligado a net e partilhando para outro PC pela placa de rede, só que outro PC é o Windows no Parallels.
Sa[n]dman
25-12-2006, 04:37
Tu não ligas em WiFi pelo Parallels, ligas-te a uma rede qualquer (WiFi ou não) pelo Mac OS X, e o Parallels partilha a rede (e internet) para o Windows de forma transparente como se fosse uma placa de rede ethernet normal. Imagina o Mac OS X como se fosse um PC ligado a net e partilhando para outro PC pela placa de rede, só que outro PC é o Windows no Parallels.
ok n ligo, mas agora ate nem faço é nada pois tenho o paralels instalado mas n consigo ir buscar o windows que instalei no MB pelo bootcamp.
Por outro lado, qd faço boot do win via BC é ai q n tenho drivers pra placa wifi...
Uma pergunta rápida.
O parallels apenas usa um core certo?
bruno_eg
25-12-2006, 13:12
dman;1334206']ok n ligo, mas agora ate nem faço é nada pois tenho o paralels instalado mas n consigo ir buscar o windows que instalei no MB pelo bootcamp.
Por outro lado, qd faço boot do win via BC é ai q n tenho drivers pra placa wifi...
Desculpa lá mas tem que ser: Já leste o manual do BootCamp e do Parallels como deve ser?
Se instalaste o Windows no bootcamp e não têm drivers é porque não correste no Windows o CD de drivers que o bootcamp pede-te para criar. Com este CD funciona-te quase tudo como se fosse no Mac OS X.
Sobre correr a partição do BootCamp no Parallels, dependendo da versão "BETA" que estejas a usar, uma delas não suporta o Windows instalado em FAT32 (só em NTFS), a última Beta já suporta isso.
Uma pergunta rápida.
O parallels apenas usa um core certo?
Sim, usa apenas um core.
TIMETODOIT
25-12-2006, 13:23
Já experimentei... mas não funcionou para o que queria... problemas de audio... problemas directx pena :( ja desinstalei
Sim, usa apenas um core.
O VMware usa os dois. Pode ter aqui uma mais valia.
O VMware usa os dois. Pode ter aqui uma mais valia.
Discordo.
Ao usar dois cores ele esta a dividir os dois por dois sistemas operativos, má ideia. Acho melhor cada SO ter o seu core para nao haver interferencias.
bruno_eg
25-12-2006, 20:24
Discordo.
Ao usar dois cores ele esta a dividir os dois por dois sistemas operativos, má ideia. Acho melhor cada SO ter o seu core para nao haver interferencias.
E somos dois.
Se bem que a opção de optar pelo uso de um core ou dois não é mal vinda.
Discordo.
Viste nalgum lado que com 2 cores ele usa um SO num core e o outro SO no outro? E quando tens 2 VMs a correr como é?
Não me perguntes que eu não sei a resposta :D
Foi só a minha opiniao, nao acho que dividir a cache de um processador(core) por mais do que um SO uma boa ideia.
Sa[n]dman
25-12-2006, 23:54
Desculpa lá mas tem que ser: Já leste o manual do BootCamp e do Parallels como deve ser?
Se instalaste o Windows no bootcamp e não têm drivers é porque não correste no Windows o CD de drivers que o bootcamp pede-te para criar. Com este CD funciona-te quase tudo como se fosse no Mac OS X.
Desculpa lá mas tem que ser: oh esperto eu gravei o cd no bootcamp, mas o cd é de drives pra Windows XP e não pra Windows Vista...
O problema que tenho com o parallels é que ele abre o disco "Untitled" que é onde tenho o Vista como se fosse uma pasta... Ao iniciar o Parallels não me pede escolher uma partição do disco onde esteja instalado, mas sim uma imagem do SO que esteja no disco.
johncool
26-12-2006, 00:43
dman;1335139']Desculpa lá mas tem que ser: oh esperto eu gravei o cd no bootcamp, mas o cd é de drives pra Windows XP e não pra Windows Vista...
O problema que tenho com o parallels é que ele abre o disco "Untitled" que é onde tenho o Vista como se fosse uma pasta... Ao iniciar o Parallels não me pede escolher uma partição do disco onde esteja instalado, mas sim uma imagem do SO que esteja no disco.
:lol: Então estás à espera de obter drivers para o Vista com o cd de drivers para o XP? É que não é por nada, mas o modo de programação de drivers para o Vista difere em muito dos do XP.
E, portanto, não podes estar à espera de drivers da Apple para o Vista, quando esta ainda só dá suporte ao XP SP2. (O mesmo se passa com o Parallels)
Sa[n]dman
26-12-2006, 01:07
pois mas o Vista ate comeu tudo como gente grande, tinha som, lan e tudo qd fosse preciso menos wifi...
apesar disto tudo ja ha outras pessoas aki no forum que instalaram o Vista num MB...
bruno_eg
26-12-2006, 10:27
dman;1335139']Desculpa lá mas tem que ser: oh esperto eu gravei o cd no bootcamp, mas o cd é de drives pra Windows XP e não pra Windows Vista...
Aqui são todos espertos, pena é eu não ter lido a thread toda pra descobrir que queres por o Vista no BootCamp e aí a resposta é muito mais fácil (e tal como o johncool disse): Não há suporte para o Windows Vista no BootCamp. Todo o software que estás a testar é Beta! É Beta instalar o Vista no BootCamp.
[PT]latrine
26-12-2006, 11:40
Eu nem dira Beta.. eu dira Alfa...
O Bootcamp é Beta (versão final com o Leopard)
O Windows vista tem zero suporte pela Apple (é natural pois ainda não é vendido na rua)
O Vista para instalar no teu macbook, ou tens uma mega empresa muito à frente que já embarcou nisso ou então é pirateadíssimo e não há crack para a activação...
Três motivos para isso não correr bem :)
Latrine
Sa[n]dman
26-12-2006, 13:52
latrine;1335461']Eu nem dira Beta.. eu dira Alfa...
O Bootcamp é Beta (versão final com o Leopard)
O Windows vista tem zero suporte pela Apple (é natural pois ainda não é vendido na rua)
O Vista para instalar no teu macbook, ou tens uma mega empresa muito à frente que já embarcou nisso ou então é pirateadíssimo e não há crack para a activação...
Três motivos para isso não correr bem :)
Latrine
Pronto se a resposta tivesse sido esta logo ja n procurava +...
Thx a todos...
Sa[n]dman
02-01-2007, 15:56
bem, ja voltei ao xp no mb. Nesta tread disseram que com o parallels podia ter um VM do win utilizando a instalação do bootcamp, infelizmente não consigo fazer isso. alguem me pode dizer pq?
[PT]latrine
02-01-2007, 16:57
Não experimentei, mas tens que ter a última versão beta do Parallels... a 3.qualquercoisa beta... e não a versão comercial (2.xxx creio eu) que está directamente disponível para download do site deles...
http://www.parallels.com/products/desktop/beta_testing/
Sa[n]dman
03-01-2007, 11:17
ja instalei, mas fica mt lento... n gostei...
vou-me ficar pelo boot camp..
Dylan James
03-01-2007, 14:26
Quando se faz o bootcamp e se intstala o windows xp algumas teclas não funcionam no windows. Alguém sabe como as fazer funcionar?
http://techzonept.com/showthread.php?t=116895&highlight=Release+layout+teclado+macbook
:D
bruno_eg
03-01-2007, 17:20
Acabei de fazer uma instalação do XP pelo BootCamp e depois utilizei o Parallels Desktop 3106 Beta3 para correr essa instalação. Funcionou tudo sem problemas, a instalação do Parallels Tools é completamente automática. Deve haver alguns problemas por ser Beta, mas sem dúvida é uma excelente opção.
@Sa[n]dman, o que é lento pra ti?
--edit--
Ok @Fork, se for por causa dos 512MB de Ram deve ficar lento de certeza.
se ele tiver pouca ram, percebo-o.
Quando tentei tinha 512 nao aconselho e nao uso.
quais sao os requesitos minimos para o parallels?
Sa[n]dman
03-01-2007, 20:30
@Sa[n]dman, o que é lento pra ti?
--edit--
Ok @Fork, se for por causa dos 512MB de Ram deve ficar lento de certeza.
imagina um 486 a correr XP... demora um tempo infinito a fazer boot e a abrir qlq app...
tenho 1gb de ram..
c4rlitos
03-01-2007, 21:10
Boas
Eu tenho o Boot Camp e o Parallels instalado e a correr sobre o Boot Camp.
Gostaria de saber o k tenho k fazer para poder por o modo coherency no parallels. eu carrego na opçao mas nao acontece nada.
Obrigado.
johncool
03-01-2007, 22:43
dman;1350767']imagina um 486 a correr XP... demora um tempo infinito a fazer boot e a abrir qlq app...
tenho 1gb de ram..
Bem, eu tenho 1.5GB de RAM e se realmente notei diferença de 1GB para 1.5GB, o boot do meu windows não demora mais tempo k o bootcamp e é bastante rápido. Costumo usar o .NET no parallels e n vejo grandes diferenças de velocidade para a instalação k tenho no pc de casa.
bruno_eg
04-01-2007, 15:17
É esquisito Sa[n]dman, apesar do meu com 2GB ser melhor que 1GB, eu só tenho alocado 512MB de ram para o WinXP e não é assim lento. Tens a certeza que isso tá bem configurado?
Boas
Eu tenho o Boot Camp e o Parallels instalado e a correr sobre o Boot Camp.
Gostaria de saber o k tenho k fazer para poder por o modo coherency no parallels. eu carrego na opçao mas nao acontece nada.
Obrigado.
Tens o Parallels Tools instalado? Sem isso nada feito. Se já tiveres isso instalado não vejo o que possa ser.
só com o bootcamp é que se consegue jogar a um jogo no windows ou com o parallels tambem dá? ou existe alguma VM que dê?
Não há VM que dê só memso o bootcamp, para ja pelo menos.
Ora então cá vou relatar a minha experiencia ao tentar instalar windows pela primeira vez num Mac!
Cá me tinha eu decidido a experimentar o Windows em Mac pela primeira vez, visto que agora possuo um Macintel pensei eu "Deixa lá então ver como é que o janelas se porta por aqui..."
Eu possuo um MBP, e mal o tive fiz uma instalação de raiz criando uma partição extra no disco dividindo-o assim em 2...
Ao executar o BootCamp, depois de o ter instalado, dá-me o seguinte erro:
"Your Startup Disc must be formatted as a single Mac OS X Extended (journaled) volume or already partitioned by BootCamp Assistant for installing windows"
Mas afinal por que raio é que ele não me deixa escolher o sitio onde instalar o windows já que tenho uma partição? Ou então ao menos porque não me deixa continuar apesar do erro e fazer uma outra partição com o Boot Camp?
Ou está-me a escapar algo?
Asseitam-se sugestões!
Que cena mais absurda!
Então isso significa que eu para instalar o Windows pelo bootcamp teria que juntar as duas partições, perdendo assim a sua informação, para depois correr o bootcamp e fazer as partições a partir dele mesmo?
Queria correr no parallels a minha instalação do XP no bootcamp. Mas eu não fiz as partições pelo bootcamp, porque queria ter 3. Tenho assim uma com o XP, uma com O OS X e uma em FAT32.
Quando tento correr o XP no parallels acontece-me isto:
"More than one Windows partitions are found. This is not a standard Boot Camp configuration. Please refer to the Parallels Desktop for Mac User Guide, Using Boot Camp Windows XP Installation chapter for instructions on how to configure Parallels virtual machine in case of a non-standard Boot Camp configuration on your Macintosh computer."
Estive a ler as "helps" mas não encontro lá nada relativo a isto. Alguém sabe como se resolve?
bruno_eg
27-03-2007, 16:05
É possível editando um ficheiro de configuração do Parallels, não sei como fazer porque não precisei. Não é propiamente simples, se fores noob esquece. Se tens alguns conhecimentos, procura no forum do Parallels desktop que quase de certeza encontras a resposta.
O que aconteceu foi que apaguei a partição de 200Mb que o Bootcamp usava como backup para restaurar o disco numa partição apenas e agora não me deixa queimar outro CD de drivers do macbook para instalar no windows. Eu pra lá tinha um CD com os drivers, mas como no mundo dos problemas com computadores um mal nc vem só, o CD não está em bom estado e so consegui recuperar os drivers da placa de vídeo, placa ethernet o apple keyboard...
gostava assim de saber se alguem me podia dizer se é possível encontrar uma imagem desse CD (já procurei e não encontrei) e/ou me diga qual o nome e/ou driver da placa de som deste brinquedo (pq isto instala os Audio Legacy automáticamente e som nicles!!)
mt obrigado! ;]
johncool
05-04-2007, 18:16
O que aconteceu foi que apaguei a partição de 200Mb que o Bootcamp usava como backup para restaurar o disco numa partição apenas e agora não me deixa queimar outro CD de drivers do macbook para instalar no windows. Eu pra lá tinha um CD com os drivers, mas como no mundo dos problemas com computadores um mal nc vem só, o CD não está em bom estado e so consegui recuperar os drivers da placa de vídeo, placa ethernet o apple keyboard...
gostava assim de saber se alguem me podia dizer se é possível encontrar uma imagem desse CD (já procurei e não encontrei) e/ou me diga qual o nome e/ou driver da placa de som deste brinquedo (pq isto instala os Audio Legacy automáticamente e som nicles!!)
mt obrigado! ;]
Carregas no ícone do BootCamp com o botão direito e fazes "Show Package Contents", depois vais à pasta "Contents"->"Resources" e depois fazes o mount/queimas o "DiskImage.dmg". Et voilá, tens um CD de drivers.
Carregas no ícone do BootCamp com o botão direito e fazes "Show Package Contents", depois vais à pasta "Contents"->"Resources" e depois fazes o mount/queimas o "DiskImage.dmg". Et voilá, tens um CD de drivers.
obrigado :)
oncemore
11-04-2007, 19:23
boas.
tentei hoje instalar o parallels para usar a particao do bootcamp num macbook...
tudo correu bem...até apareceu o ecrã de boot do xp...
Depois do ecrã de boot simplesmente nao aparece nada...só ecrã preto e as ventuinhas do macbook no maximo.
alguem sabe qual poderá ser o prob?
bruno_eg
12-04-2007, 12:59
boas.
tentei hoje instalar o parallels para usar a particao do bootcamp num macbook...
tudo correu bem...até apareceu o ecrã de boot do xp...
Depois do ecrã de boot simplesmente nao aparece nada...só ecrã preto e as ventuinhas do macbook no maximo.
alguem sabe qual poderá ser o prob?
Pode ser 1001. Tens que dá mais informação. A tua partição do BootCamp é "convencional" ? Que versão do Parallels e BootCamp usas? Versão do Windows XP ?
greetz
relativamente ao problema do "ecrã preto" verifica estes passos e vê se ajuda em alguma coisa.
""
I've updated Parallels Desktop to the latest version, but when I boot Windows I keep getting black screen in the guest OS window.
The source of the problem is that different Parallels Tools versions appear with each new version of Parallels Desktop.
To solve this problem:
Start Windows in the Safe Mode (Press F8 key (F8+Fn) during the boot-up process and choose Safe Mode from the list).
Uninstall Parallels Tools. To do this click Start – Control Panel – Add or Remove Programs.
Reboot Windows in normal mode.
While Windows is running, install Parallels Tools again. For this choose Install Parallels Tools from the Actions menu in the Mac menubar. The installation Wizard will lead you through the process.
Reboot Windows again.""
=============
Agora, tenho uma questão que sinceramente não verifiquei se já existia aqui colocada.
Alguém já consegui arrancar Parallels a partir de uma partição BootCamp com Vista instalado?!
Tenho já prevista a questão do novo EULA da Microsoft, e arranjei um Vista Business (seja lá o que isso for), a instalação nativa em Bootcamp foi transparente, drivers inclusivé, funciona que é uma "beleza", mas com Parallels não estou a ver alternativa. Supostamente a Parallels ainda está a trabalhar com uma versão que suporte de raíz o Vista em Bootcamp, mas pode haver alguém que tenha conseguido contornar o problema. Caso exista alguém que me consiga dar uma dica fico desde já agradecido.
(by the way qualquer versão de Vista funciona perfeitamente se instalada em Parallels, o meu problema mesmo é arrancar o Parallels com um Vista já instalado em BootCamp mode)
greetz to all :)
O Parallels ainda não suporta o boot de um Vista instalado numa partição criada e gerida pelo Bootcamp. A próxima versão já não deve tardar em sair.
O Parallels ainda não suporta o boot de um Vista instalado numa partição criada e gerida pelo Bootcamp. A próxima versão já não deve tardar em sair.
pois.. tava á espera de encontrar alguém que tivesse tido já algum truque para se poder nem que fosse desenrascar enquanto. :)
Vamos aguardar então.. :S
greetz
bruno_eg
09-05-2007, 22:04
Mas se queres correr o Vista do BootCamp no Parallels para "showoff", esquece que não há suporte 3D neste caso e apenas ficas um "Windows XP actualizado" (não é bem, mas não quero entrar em discursões sobre isso).
O que me leva a seguinte questão: "Porque não o Windows XP ?"
Mas se queres correr o Vista do BootCamp no Parallels para "showoff", esquece que não há suporte 3D neste caso e apenas ficas um "Windows XP actualizado" (não é bem, mas não quero entrar em discursões sobre isso).
O que me leva a seguinte questão: "Porque não o Windows XP ?"
Porque pode dar jeito para correr uma ou outra aplicação menos pesada em Windows sem ter que rebootar ou simplesmente para passar ficheiros de forma mais "segura" (o macfuse ainda precisa de uns toques) etc.
Não me lembro se o VMware já suporta o Bootcamp mas pode ser uma alternativa que até tem aceleração 3D. A versão final deve sair na WWDC.
buenas
também é verdade bruno, mas tendo licença legal e o produto já a correr em BootCamp seria ideal para aqueles processos simples que não exigem a performance do boot nativo em Windows, (sim isto porque antes era o problema do Windows, mas agora até reiniciar para alternar entre sistemas já é uma maçada eheheh).
infelizmente já não encontrei o XP em OEM quando fiz a compra do Vista :S
greetz :)
bruno_eg
10-05-2007, 00:05
@Ajax e @JAY, neste ponto de Vista (gostam do trocadilho :p ) faz sentido. Estou convencido ;) .
Porque num situação em que se pode escolher, como o Vista é mais exigente em memória, mesmo em casos que a parte 3D não interesse, correr o Vista no Parallels será mais taxativo para o sistema do que correr o XP.
soundzen
21-05-2007, 20:42
Tenho um macbook com parallels afim de correr o windows XP em virtual machine de modo a puder trabalhar no autocad... nao sei que ficheiros apaguei no VM windows XP mas ja nao me reconhece pen USB por isso vou instalar de novo o meu virtual machine com XP legal e depois repor o autocad...
Pergunta 1: é preciso desinstalar o autocad e depois o windows XP como num pc normal ou basta apagar o VM no parallels e criar um novo? nao vao ficar ficheiros ou informacoes no macbook que vao entrar em conflito com o novo VM do genero "file 123 already exists - please unistall and try later" ?
Pergunta 2: como se criar uma directoria no mac que seja comum ao VM windows Xp para file-sharing? *tutorial sff*
margarida46
23-05-2007, 03:26
Boa noite Bass-Off.
Mas para que quer ter o BootCamp e o Parallels ao mesmo tempo, se ambos fazem o mesmo, , se qualquer um deles permite correr o Windows XP , por assim dizer numa máquina "virtual"?
Só vai ocupar mais espaço no disco. ..
Não conheço o BootCamp, mas por experiência própria posso dizer-lhe que o XP corre muito bem com o Parallels. Só tem ( pelo menos no meu iMac 17", G5) um problema que é alterar algumas teclas de atalho no teclado, mas penso que deve haver uma aplicação para resolver isso.
Como uso muito pouco o XP não me dei ao trabalho de a procurar, ainda para mais porque o teclado alfabético e numérico não se alteram. E não sei se com o BootCamp não irá acontecer o mesmo..
Cumprimentos,
Margarida46.
bruno_eg
23-05-2007, 09:26
@margarida46, geralmente não justifica ter os dois, mas se usares a partição do BootCamp "também" para o Parallels, não ficas com coisas duplicadas ;) e usas o que mais convenier.
soundzen
23-05-2007, 09:53
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1653451&postcount=128
alguem pode me esclarecer relativamente a criar um novo VM? (POST 128)
bruno_eg
23-05-2007, 22:57
Tenho um macbook com parallels afim de correr o windows XP em virtual machine de modo a puder trabalhar no autocad... nao sei que ficheiros apaguei no VM windows XP mas ja nao me reconhece pen USB por isso vou instalar de novo o meu virtual machine com XP legal e depois repor o autocad...
Pergunta 1: é preciso desinstalar o autocad e depois o windows XP como num pc normal ou basta apagar o VM no parallels e criar um novo? nao vao ficar ficheiros ou informacoes no macbook que vao entrar em conflito com o novo VM do genero "file 123 already exists - please unistall and try later" ?
Pergunta 2: como se criar uma directoria no mac que seja comum ao VM windows Xp para file-sharing? *tutorial sff*
Tens que fazer tudo de novo como se fosse uma reinstalação normal, o que te parece um disco na maquina virtual é na realidade apenas um ficheiro (excepto se usas a partição de BootCamp) para o Mac OS X.
Neste caso, se não tens dados a recuperar da maquina virtual, basta apagar e criar uma nova com novo processo de instalação.
Mas tens a certeza que não tens USB ? Já experimentaste carregar no icone do USB no canto inferior direito da janela do Parallels?
Sobre a pergunta dois basta adicionar pastas ao "Shared Folders" da configuração da tua maquina virtual.
soundzen
24-05-2007, 07:32
ola bruno - obrigada pela resposta... nao encontrei o antigo VM file para apagar por isso iniciei directamente a instalação de um novo VM com windows XP e continuo com o problema do iomega externo nao ser reconhecido pelo VM - somente pelo mac que é prioritario!
aparece correctamente meu icon em baixo lado direito e está ON - aparece tambem o iomega listado mas quando o seleciono diz que esta a ser "usado por outro programa" por isso vou ao mac e ejecto o iomega, mas nada! aqui vai foto do erro...
http://img176.imageshack.us/img176/5503/iomegaxpfq6.th.jpg (http://img176.imageshack.us/my.php?image=iomegaxpfq6.jpg)
soundzen
21-06-2007, 22:06
yes! yes! consegui - encontrei resposta noutro forum americano, o comando necessario para meu problema - dece ser escrito tipo msdos para mac e que liberta o disco-duro, deixando de o reconhecer até novo reset do mac - o que permite o windows ter sua vez de reconhecer qualquer usb que se lhe ligue! yuupppiiiiii >>> este é o comando para o Terminal do macbook:
1 > kextstat (para ver a lista de progs a funcionar ou equipamentos ligados) e lá estará listado um "mass storage" referente à tua USB invisivel em windows xp.
2 > sudo kextunload -b com.apple.iokit.IOUSBMassStorageClass e mac pede tua password de utilizador nesse computador que deves saber... depois ele diz SUCCESSFUL e ele liberta o USB e podes entrar no windows pelo parallels ou similar e voltar a ligar a pen na porta usb que esse aparece logo!
johncool
22-06-2007, 23:17
Hum... é só de mim, mas... não se obtém o mesmo resultado indo ao menu "Devices" do Parallels e escolher qual o hardware necessário a que queremos ter acesso?
Tou a falar um pouco à parva (porque já foi à algum tempo e não me lembro bem), mas tenho ideia que já liguei a pen e aquilo funcionou, já não me lembro ao certo se tive de fazer alguma coisa no parallels...
johncool
23-06-2007, 13:33
Bom post :)
Tou a falar um pouco à parva (porque já foi à algum tempo e não me lembro bem), mas tenho ideia que já liguei a pen e aquilo funcionou, já não me lembro ao certo se tive de fazer alguma coisa no parallels...
Não é isso. Simplesmente eu no post anterior estava a ser irónico, porque no Parallels temos na janela da VM o menu Devices, onde podemos activar/desactivar o hardware que está ligado ao Mac. Seja ele pens, discos, webcams, máquinas digitais and so on.
Por isso não percebo do soundzen. Porque é completamente desnecessário. O Parallels faz aquilo e não é necessário fazer o unload duma extension que só por acaso é a que dá acesso ao funcionamento das portas USB.
ola tenho uma duvida q e a seguinte,tenho um imac e instalei atraves d bootcamp o windows xp..ms para funcionar cm o windows tenho sp q reiniciar o comp.Ag a pouco tempo descobri o parallels q e mto mais pratico, o problema e q ja tentei instalar o parallels ms n consigo activar o windows ou seja quando abro a janela d parallels era suposto aparecer me o windows e n me aparece.O q e q tenho q fazer?Tenho q obrigatoriamente instalar o windows d novo?
Isso é muito vago. Tens de configurar, tens de correr, etc... Tentaste instalar e não conseguiste, é a única coisa que sabemos, não sabemos qual é o teu problema. Aparece alguma mensagem de erro?
Isso tem manual de instalação!!!
Xapilolala
05-07-2007, 23:47
Onde posso encontrar o parallels mais barato? Já fiz umas pesquisas para parece ser tudo muito do mesmo.
E dos sítios que vi, só um vendia a versão 3.
Eu comprei no site do Parallels. E é bastante barato. Justifica a compra.
Rui Batista
AndreTavares
09-07-2007, 01:36
peço desculpa se estiver a perguntar algo que ja tenho sido respondido mas eu adquiri um mac pro a pouco tempo e tentei instalar o boot camp mas depois de gravar as drives e de selecionar o espaco em disco que quero, aparece uma mensagem de erro "Use Disk Utility to repair this disk." se alguem me pudesse ajudar agradecia.
comp
[PC]Räzzo
01-05-2008, 20:27
Gente, ao correr o assistente do bootcamp aparece-me o famoso erro de não estar com o disco em extended (journaled)
No entanto, meti o dvd, instalei novamente o leopard com opçao de manter os ficheiros e formatar em journaled e o erro continua.
Sabem o que devo fazer para que funcione?
[PC]Räzzo
10-05-2008, 17:58
Ninguem sabe?
scriptKid
11-05-2008, 20:10
Räzzo;2931160']Ninguem sabe?
Não estarás a saltar nenhum passo no processo ?
1. Criar uma partição NTFS para o Windows
2. Instalar o Windows
3. Instalar as drivers para o Windows
[PC]Räzzo
11-05-2008, 20:23
Ele falha logo ao criar a partição para o windows no bootcamp assistant, logo não estou a saltar nada :)
Já tinha instalado uma vez o windows neste mac, no entanto não precisava e pelo assistente removi a instalação.
Agora, que preciso de windows, não dá para instalar, diz para formatar em Mac OSX Extended (Journaled), coisa que já fiz.
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.