View Full Version : A situação dos Widgets....

RuiSetsFire
17-11-2006, 21:07
Ao principio quando adquiri o mb, espetei-lhe logo bue widgets, de todo o feitio e para todos os gostos...muito inocentemente a seguir fui instalar o aMule...e reparei um dia dps que o meu trafego internacional tinha subido em seta. Muito inocentemente pensei, ora como isto é o aMule, nao tem cá o filtro bowlfish, tou a sacar do mundo todo, portanto, internacional.

Contudo, após format ao mac. Instalei primeiro o aMule, e so passados alguns dias os famosos widgets. Nesse periodo, vi o meu trafego nacional aumentar (quando monitorizava o internacional). Apos menos de 24 horas depois de instalar os widgets, recebo o email de notificação de limite de trafego INTERNACIONAL! ou seja, percebi que o aMule nao estava de facto a comer bits internacionais (ou talvez, se tivesse era pouco..sacava a 30kb/s +-) e apercebi-me que deveriam ser os widgets...

O que me têm a dizer sobre isto? Estou correcto com esta dedução?

bsod
17-11-2006, 21:13
Mas que tipo de widgets tens instalados? Provavelmente tens streaming directo de webcams internacionais, o que explicaria o excesso de tráfego internacional.

RuiSetsFire
17-11-2006, 21:21
já lá chegaste....
Tinha duas de streaming...uma era cena de ver do kenedy space center...mas não tava na dashboard..ou seja nao tava la colado mal carregavas no f12...tava dps nas opções...
e tinha um, que sim, estava sempre colado na dashboard, que era as camaras de trafego MAS da brisa...ou seja, nacional....Por isso é que continuo sem perceber..
eskeci-me realmente de mencionar este facto...boa lembrança

bsod
17-11-2006, 21:23
Então realmente não sei que possa ser... podiam ser várias coisas, de facto. Mas o que é certo é que o culpado é o Dashboard. Experimenta pôr widget a widget, e veres qual é o problemático (era o que eu fazia nos OS 9 e anteriores para diagnosticar problemas com extensões... resulta sempre :D). Pode é levar algum tempo...

RuiSetsFire
17-11-2006, 21:28
pois....agora percebo...o meu prob é que nao tinha a minima noçao sobre este efeito da dashboard no trafego..portanto
fica aqui o ALERTA PARA SWITCHERS!!!
cuidado a "embelezar" a vossa dashboard! :p

usas alguns de streaming??? mas que possas ter o trafego conmtrolado?
eu até o que diz o trafego do sapo la tinha meu..lol
tava la tudo...mas tirando eses de streaming, os outros sao na boa, ou tambem gastam muito?

bsod
17-11-2006, 22:49
Eu desliguei o Dashboard para poupar RAM. Até arranjar o gigazito de RAM não arrisco -- mesmo com poucos widgets, já me come muita RAM - 50 MB sempre a serem usados, quando o OS X, sozinho, ocupa quase 60% dos 512 MB é excessivo. Ainda pior quando uso apps PowerPC :P:P

Mas eu não tinha nada de streaming... tinha apenas umas coisitas básicas - o Guia de TV (obrigado jaac :D), o tráfego do Sapo (obrigado jaac :P), o tempo daqui da Maia, o iStat nano e um stickie :P

Watermelon
17-11-2006, 22:54
Quem quiser desligar o dasboard pode ir ao terminal e fazer as linhas de comandos:

To turn Dashboard off:

defaults write com.apple.dashboard mcx-disabled -boolean YES

To turn Dashboard on:
defaults write com.apple.dashboard mcx-disabled -boolean NO

You have to restart the Dock after making either change for it to take effect:
killall Dock

Ou usar isto (http://www.ego-systems.com/Products/widgetsprefpane.html).

Menam
17-11-2006, 23:41
MAS da brisa...ou seja, nacional....

Lá por haver páginas www.batatas.PT não significa que esteja alojada num servidor nacional. Cuidado com isso...

SwimmerBoy
17-11-2006, 23:51
O problema não é esse... Quando os operadores quiserem cobrar trafego, eles cobram, sem qualquer problema, depois tens 2 hipoteses, ou pagas ou não pagas!

RuiSetsFire
18-11-2006, 11:34
pois...fico também na duvida...se a cena da brisa estará mesmo acente nisso...olha sabes como e que vou descobrir? pergunto a um prof meu, que fez isso.. lol. é facil

soundzen
23-11-2006, 23:25
boa noite... sou iniciante em mac e noob em internet por isso prefiro pedir a voces os pros! no meu antigo pc tinha e-mule mas agora no meu macbook onde arranjo e instalo a tal mula (nao gosto de torrents e regras de fishing - semear e colher) para os macs?

iStarTAC
24-11-2006, 09:20
boa noite... sou iniciante em mac e noob em internet por isso prefiro pedir a voces os pros! no meu antigo pc tinha e-mule mas agora no meu macbook onde arranjo e instalo a tal mula (nao gosto de torrents e regras de fishing - semear e colher) para os macs?

Além de ser Offtopic, nada que uma pesquisa no google não resolva. @Soundzen, tenta ler e procurar antes de perguntares, se fizeres uma pergunta que demonstra algum trabalho da tua parte ninguém se importará de responder.

RuiSetsFire
24-11-2006, 18:26
para não falar que tá quase a roçar o ban..lol

gajo nú
24-11-2006, 18:50
Tenho o Dashboard desligado pela mesma razão do bsod, poupar RAM.
Para o outro rapazola, ele que procure no Google por aMule.

soundzen
24-11-2006, 20:53
obrigada pela resposta um pouco seca mas para uma noob em pc e iniciante em mac como eu com sabia eu que se chama A-mule? desculpem se era de facto off-topic mas nao me banem por ter mencionado o programa sff!

Sox
24-11-2006, 21:04
obrigada pela resposta um pouco seca mas para uma noob em pc e iniciante em mac como eu com sabia eu que se chama A-mule? desculpem se era de facto off-topic mas nao me banem por ter mencionado o programa sff!

Aposto que se fores ao google e fizeres "Emule for mac" aparece qualquer coisa.

soundzen
24-11-2006, 22:47
mia culpa... eu fiz é search neste forum por emule... esqueci certamente de pôr MAC. lol

RuiSetsFire
08-12-2006, 09:33
reabrindo aqui esta thread...
Em relação a isto dos widgets gostaria que me dissessem mais alg coisa sobre o seu funcionamento...

Qnd tiver agr o mac outra vez vou por la uns quantos widgets, mas com medo de me acontecer o mesmo queria-meprecaver.. entao e assim:
eu posso ter la os tais widgets de streaming, ou outros quaisquer (que gastem mto trafego internacional), se eu nao os tiver "colados" a dashboard, eles gastam na mm?? a minha pergunta é mm se os widgets so gastam por tarem colados na dashboard, ou se gastam, bastando tarem no pc?

bsod
08-12-2006, 12:00
Eu acho que eles só estão activos caso estejam "colados" no dashboard. Mas não tenho a certeza :/

johncool
08-12-2006, 12:41
Eu acho que eles só estão activos caso estejam "colados" no dashboard. Mas não tenho a certeza :/

Podes ter a certeza, pois é o que acontece. Quem tiver dúvidas que abra o Activity Monitor e olhe para a janela enquanto se retira um widget do dashboard.

soundzen
08-12-2006, 13:41
Iniciante pede dicas: Como se retira do Mac os widgets que já não quero? É que nas costas dos widgets, na folha dos settings, não há opção de on-off! Obrigada...

bsod
08-12-2006, 13:46
Retirá-los do dashboard é simples: quando se carrega no + no canto inferior esquerdo (entra em modo de "edição", se lhe quisermos chamar assim :)), e todos os widgets passam a ter um X para o fechar.

Agora removê-los mesmo do dashboard é outra história... tens de ir à pasta ~/Library/Widgets (onde ~ é o teu home directory - a casa que aparece do lado esquerdo no Finder) e lá aparecem todos os widgets 3rd-party que instalaste. Os restantes... tens de os procurar na directoria System, mas não recomendo... podes sempre vir a precisar :D

Sirikazy
08-12-2006, 17:27
Iniciante pede dicas: Como se retira do Mac os widgets que já não quero? É que nas costas dos widgets, na folha dos settings, não há opção de on-off! Obrigada...

Nada mais simples que ir Dashboard---Gerenciador de Widgets---Widgets---e carregar na lista no sinal vermelho que se encontra em frente ao widgets a ser eliminado.

Mais simples so na farmácia!

soundzen
08-12-2006, 19:30
;) voces nao tem o mesmo dashboard que mim entao! porque cada vez que carrego no icon ele se activa e mostra-me os widgets - seja no toolbar seja no finder...

nao tenho opções para alem de escolher onde quero que apareça o dashboard & exposé (nos cantos Esq, Drt, Cim, Bax.) e cada widget não tem opções na parte traseira para o desligar (cruz encarnada) !!!

qual o caminho por extenso no finder que me leve ao folder dos widgets e onde os posso retirar por drag to trash, sff ??? :(

Watermelon
08-12-2006, 20:08
Para te aparecer a cruz para fechar a widget, põe o rato em cima dela, pressiona a tecla option (alt) e carrega na cruz ;)

soundzen
08-12-2006, 20:13
Obrigada macdicas pela... heuuu... DICA! agora sim isso é resposta que uma iniciante mac como eu percebe logo à 1ª, hihihih... e funciona!

Sirikazy
08-12-2006, 20:16
Dashboard a so um!
-Entra no dashboard.
-Carrega na simbolo +
-Agora na lista orizontal que se encontra em baixo, tens a lista dos widgets. Um deles tem o nome "Widgets".
-Esse Widgets abre e tens a lista de todos os widgets activos.
-Procura nessa lista. Se for um que não é do OSX então tem um simbolo em forma de rodoviario de probido.

soundzen
08-12-2006, 21:02
epá esquece amigo, eu sou muito burra nisto do mac...

1º caminho > falando em termos windows o que eu tenho no Desktop é o toolbar com os icons que sao shortcuts dos programas que o macbook tem (tais como finder, safari, iweb ou itunes) e quando eu seleciono o dashboard, este programa abre-se e me mostra os widgets.

2º caminho > se eu for atraves do Finder (que é o explorer no windows) entao entro nas Aplicações e seleciono o dashboard e este vai dar ao mesmo que o 1º caminho, porque quando aberto ele nao me dá passagem para o gestor dos widgets como mencionaste - somente o painel do "dashboard & exposé settings" (que é o mesmo do que fazer rato direito no dashboard no desktop e selecionar Preferences).

nao se maçem comigo porque o macdicas me deu a informação necessaria e ja consegui tirar os widgets que nao precisava mais! obrigada...

soundzen
08-12-2006, 22:16
Agora removê-los mesmo do dashboard é outra história... tens de ir à pasta ~/Library/Widgets (onde ~ é o teu home directory - a casa que aparece do lado esquerdo no Finder) e lá aparecem todos os widgets 3rd-party que instalaste.

obrigada BSOD por tua dica que finalmente pus à prova e funciona tambem... lá encontrei o teu caminho que me permite "send to trash" os widgets que nao quero!

Sirikazy
08-12-2006, 23:32
Para que complicar se no propio dashboard tens a opção em cada widget de o eliminar? Seja do osx ou de fora...

RuiSetsFire
09-12-2006, 10:42
entao....no final de contas, posso la ter os widgets de streaming, desde que nao os use..nao gastam trafego...ne?

Dylan James
17-12-2006, 17:06
Alguém sabe como mudar a minha localização no widget weather?Eu sou do Porto, aquilo tá configurado para Lisboa

mpLopes
17-12-2006, 17:20
Alguém sabe como mudar a minha localização no widget weather?Eu sou do Porto, aquilo tá configurado para Lisboa

escreve porto e enter...ele valida de existe e mostra todos os disponiveis..seleccionas o que pretende que deverá ser : Porto, Portugal(Porto) .

Dylan James
17-12-2006, 17:34
Já está.Obrigado