View Full Version : F3JA apresenta imagem granulada

softjad
17-11-2006, 13:43
Olá a todos.

Finalmente chegou o meu F3ja e para já tudo espectacular menos um pormenor que só me deparei com ele ao comparar com outro portatil (A6ja). O problema é que o portatil apresenta uma imagem granulada, ou seja, uma imagem não limpida e definida. Para verificarem esse problema basta executarem a aplicação ATI Catalyst e selecionarem o separador 3D e ver a definição do "carro", outra forma de ver o problema é neste mesmo forum nas cores de fundo, a cor não é definida mas sim granulada.

Mais alguem comprova esse problema?

MasterANUBIS
17-11-2006, 13:48
ali no post do lightspeed tb ta gente a keixar-s... eu penso k sera das drives, k n devem d tar a 100%... mas n sei... pode ser da grafica ou doutra coisa :S

softjad
17-11-2006, 14:03
pois venho desse topico....

Como tinha dito, até coloquei os ultimos drivers (catalyst 6.11) e não resolveu nada.
A ultima actualização da BIOS também não resolveu.

slowdive
17-11-2006, 14:42
Eu tenho o F3JP (com uma X1700), só notei ao ver DVD's, fora isso não tenho problemas.
Fui ao notebookreview.com expor o meu problema e passados 2/3 dias ja havia uma actualização de bios que me resolveu o problema.
E no tópico (http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=86972) que eu criei, um "mensageiro" da asus, disponibilizou também uma actualização da bios para o F3JA.
Mas atenção, é versão beta, mas acho que esses fix, para todos os modelos, são beta.
Por isso ainda não aparece no site oficial...

PS: quem tentar, cuidado que estão a mexer com a BIOS....

softjad
17-11-2006, 16:24
Lindooooooooo!

Já está resolvido.

Para quem tiver o mesmo problema nos F3ja pode actualizar a BIOS, utilizem o WindowsFlash da ASUS para actualizar.
Link para o firmware do F3ja: http://1toppc.com/Merchant2/images/N...us/F3JA206.zip (http://1toppc.com/Merchant2/images/Notebook/Asus/F3JA206.zip)

Obrigado a todos.

:P

teqh
17-11-2006, 18:13
esse firmware resolveu mesmu o problema??

para o lightspeed z96j nao ha maneira?

JedWar
17-11-2006, 18:21
Devo dizer que me deparei com o mesmo problema, fui À loja trocaram-me o computador e em todos realmente dava o mesmo..... como não queria andar já a inventar nos 1ºs 7 dias e após vereficar em 3, resolvi entregar e encomendar o A8JS. Mas devo dizer que não fiz essa actualização... pois só agora li o post, vou avisar o ppl da loja. Acho eles enviaram para a ASUS e pronto. Dos muitos vendidos, fui o único a queixar-me, para não andar com a cabeça aos papos resolvi o problema e pronto... De referir que o ppl da loja foi 5 estrelas. :x2:

teqh
17-11-2006, 18:34
Ninguem sabe de nada para o lightspeed?? será que ha maneira?

slowdive
17-11-2006, 19:42
Ninguem sabe de nada para o lightspeed?? será que ha maneira?
Eles lançam firmwares diferentes conforme cada modelo, e fazem questão de dizer por exemplo para não usar o firmware do F3JA para o F3JP e vice-versa.
Nem devem saber o que é lightspeed, mas com a informação do teu sistema, pode ser que se arranje algo, pois o interior é asus...

teqh
17-11-2006, 20:33
onde posso fazer um pedido desses??

obrigad

slowdive
17-11-2006, 21:07
Eu ja perguntei no forum.notebookreview.com.
Alguem ja lá foi fazer essa pergunta sobre um lighspeed só que não foi muito claro e acabei eu por perguntar.
Mas sempre podes criar um tópico novo, sempre fica mais visivel e tens mais feedback (eu aproveitei para perguntar no tópico que criei)

LAMDS
17-11-2006, 22:30
Gostaria de expressar o meu agradecimento ao slowdive, visto o mesmo já ter questionado sobre o problema da imagem granulada, e eu não ter dado a atenção que o assunto merecia! Sorry men!:P
No entanto depois de ver a insistencia sobre a questão e de outros como o softjad ter aberto novo topico é que decidi testar e comparar com outro PC,.....e não é que o meu F3JP sofria do mesmo mal,>( ........enfim,.....após leitura atenta do topico iniciado pelo slowdive no forum do notebookreview, lá flaxei a bios,....e não é que ficou muito melhor,:x2: ....nem parece o mesmo! :-D ,....agora está como o aço:004: ! Thanks!

softjad
17-11-2006, 22:54
Pois é... Eu já estava desesperar, tenho pc à 3dias e já o tinha que devolver?! nem pensar!

Agora está tudo resolvido.

Mas falta sair a versão final dester firmwares.

Aguardem que a ASUS os coloque no site oficial.

Com este update até fiquei com melhor rendimento, fiz um benchmarck e verifiquei que melhou um poco.

abraço

teqh
17-11-2006, 23:12
obrigado slowdive...:001: se conseguires u firmware para o lightspeed agradecia msm muito..

obrigado

teqh
18-11-2006, 02:40
Aqui está a BETA BIOS version 1101 para S96J/Z96J :

1: Download NERO image files: http://1toppc.com/Merchant2/images/Notebook/Asus/96J_1101.nrg
2: Use Nero to burn the image file to the CD
3: Insert CD and when first power on the laptop press "ESC" at Intel logo screen
4: Select Optical drive at boot options screen
5: at "A:\" prompt type "Update" and press "Enter".
6: it'll automatically update the BIOS and don't turn off or reset the computer during BIOS flash.
7: screen will go back to "A:\" prompt when finish
8: restart the computer and then hold F2 to enter BIOS, press F10 to save and exit BIOS.
9:Boot to Windows, it'll start to find all kinds of new hardwares.

TESTADO E APROVADO em lightspeed z96J. FUnciona a 100%:-D

esperu ter ajudado alguem:P

eddie_gordo
18-11-2006, 04:21
Aproveito para dizer que o firmware já está disponível no site da Asus, por isso penso que seja mais seguro sacar por lá.. ;)

Vou experimentar! :P

Cumps

eddie_gordo
18-11-2006, 04:33
Ja agora... onde anda o WindowsFlash que eu nao encontro?

Edit: Ja encontrei e já flashei, mas continuo com imagem granulada! Ja fui confirmar e flashou mesmo para a nova versão, nao resolveu o problema... Saquei mesmo do site da Asus, será diferente da que foi postada aqui?

Edit2: Saquei a versao que está aqui, e no WindowsFlash diz-me que é anterior à versão que tenho de momento (que saquei do site da Asus) e nao me deixa sobrepor esta versão mais antiga... Será que a versão ainda mais recente ficou com o mesmo problema?! :(

Cumps

muleta
18-11-2006, 10:41
Eu tambem ontem fiz a experiência- flashei, embora estranhamente o computador nao tenha feito o reboot.
mas verifiquei que. embora apresente melhorias (acho eu, a nao ser que esteja sugestionado) a indicaçao que surge é que a bios é a mesma com que ele vinha, de setembro e nao de outubro....
será que estou a fazer alguma coisa errada???

tonirai
18-11-2006, 10:49
Ja agora... onde anda o WindowsFlash que eu nao encontro?

Edit: Ja encontrei e já flashei, mas continuo com imagem granulada! Ja fui confirmar e flashou mesmo para a nova versão, nao resolveu o problema... Saquei mesmo do site da Asus, será diferente da que foi postada aqui?

Edit2: Saquei a versao que está aqui, e no WindowsFlash diz-me que é anterior à versão que tenho de momento (que saquei do site da Asus) e nao me deixa sobrepor esta versão mais antiga... Será que a versão ainda mais recente ficou com o mesmo problema?! :(

Cumps

Bom dia,
Fui buscar o portátil ontem. É o meu primeiro portátil (até agora, desktop only).
Quanto à imagem granulada, realmente por exemplo aqui no site, noto um pouco, mas fico sempre na dúvida se não é mesmo característica dos portáteis!
Mas confiando em vocês, utilizadores habituais de portáteis, também fui sacar do site da ASUS o uptdate da BIOS (disponível desde ontem).
Mas com o Winflash, não dava. tive de fazer pelo F2/BIOS.
Correu bem, mas não noto diferença na granulagem!
O update aqui avançado em BETA é "F3JA206", mas o que está no site da ASUS é "F3JA206AS"... serão versões diferentes, e o problema terá ficado resolvido na versão Beta, mas não na versão definitiva?!?
Porque nesse caso, segundo o Eddie, não há volta atrás, pois considera a versão Beta como sendo anterior.
Cumps.

teqh
18-11-2006, 11:51
secalhar tem a ver com o windows flash..nao sei...eu fiz como postei..com aquela versao beta no meu lightspeed. gravei a imagem para um cd..fiz reboot..quando iniciou a partir do cd apareceu logo "A:\" uma cena assim parcida..escrevi update. Aquilo flasheou logo a bios depois sai. Quando vou a iniciar novamente o computador esta mesmo excelente..neste site que se notava mesmo o granulado agora simplesmente tem ZERO de granulado...em comparacao a um outro portatil acer ate ficou melhor a qualidade...Agora nao sei se é pur fazer plo windows flash ou se a versao da asus nao arrnja a granulagem mas como pode nao dar pa voltar atras o melhor é ficar cm esta BETA..

obrigado

muleta
18-11-2006, 12:32
já fiz a actualizaçao da bios. teve de ser "à mão", sem utilizar o winflash mas acedendo à bios no arranque
thks

teqh
18-11-2006, 12:40
muleta e notas-te resultados?

ricreis
18-11-2006, 18:33
Mandei à bocado um e-mail à ASUS para saber se eles vão arranjar outra versão oficial em que corrijam o problema. Assim que me responderem digo qualquer coisa.

muleta
18-11-2006, 20:47
muleta e notas-te resultados?

notei sim
está muito mais definido e brilhante, com recorte....
está um espectaculo. estive a jogar o railroads, o medieval II e a ver dvd's e tudo excelente!!!:-D

DJ_PAPA
18-11-2006, 21:42
notei sim
está muito mais definido e brilhante, com recorte....
está um espectaculo. estive a jogar o railroads, o medieval II e a ver dvd's e tudo excelente!!!:-D

Que portatil tens? O Asus ou o LighSpeed?
Usaste a bios que o teqh postou?

sportingman
19-11-2006, 12:38
Mandei à bocado um e-mail à ASUS para saber se eles vão arranjar outra versão oficial em que corrijam o problema. Assim que me responderem digo qualquer coisa.

Nao mudaste entao as configurações da BIOS com esse ficheiro que o softjad (http://www.techzonept.com/member.php?u=16529) pos? É que eu nao sei se hei-de por o ficheiro ou nao... Tenho medo de ***** alguma coisa!

Lcnaf
19-11-2006, 14:47
Epah eu comprei ontem o meu F3JA...mas não noto nada...mas pode ser por não estar atento...como é que posso ver se o meu tem esse problema?

eddie_gordo
19-11-2006, 17:11

Logo q saibas diz alguma coisa entao, ok? Fico a espera... ;)

Cumps

teqh
19-11-2006, 19:04
Lcnaf nas cores de fundo deste forum vÊ nas partes de cores cinzentas e ai é uma boa maneira de ser notar o granulado ou nao...

muleta
19-11-2006, 19:15
Nao mudaste entao as configurações da BIOS com esse ficheiro que o softjad (http://www.techzonept.com/member.php?u=16529) pos? É que eu nao sei se hei-de por o ficheiro ou nao... Tenho medo de ***** alguma coisa!

eu cá fiz isso.
só que não o consegui com o winflash. ele aceitava, o computador desligava mas não fazia o reboot. quando eu fazia o reboot estava com a bios antiga
por isso decidi fazer à unha, com f2 no arranque. o computador ficou uma barra!!!!
nao vejo granulado em lado nenhum. nem nas tais partes cinzentas aqui do forum....

muleta
19-11-2006, 19:18
Que portatil tens? O Asus ou o LighSpeed?
Usaste a bios que o teqh postou?

desculpa, mas só agora vi o teu post

tenho um f3ja e sim, usei a bios que o softjad postou originalmente

teqh
19-11-2006, 19:21
nao sei mas na minha opiniao mais vale actualizar a bios mesmu manualmente com o F2. acho que acaba por ser mais seguro e visto que é actualizar o firmware de um pc logo nao deve ser feito com suporte em sistemas operativos.apenas opiniao pessoal...

sportingman
19-11-2006, 23:18
E como se faz isso de actualizar com o F2? Eu sou um pouco noob... :P

teqh
19-11-2006, 23:25
eu no meu z96j foi simples.. sakei o ficheiro..gravei-o num cd.. depois reinicias o pc...durante o inicio do arranqe pressionas a tecla F2 ate entrares na bios..na bios poes boot por CDROM( para que o computador leia primeiro a drive d cd e so dps o disco i assim arranque o windows), depois metes o cd..o portatil lê logu o cd.. dps aparece "a:/"..escreves "update"..para o computador fazer a actualizacao a bios...depois esperas uns minutinhus..dpois de feita a actualizacao reinicias o PC e pronto...tens o problema resolvido, o teu portatil sem qq vestigio de granulagem.

isto no meu z96j..no f3ja deve ser de todo identico.

Clarx
20-11-2006, 00:15
Oi, por aquilo que já vi por aqui e com o orçamento que tenho, ando a pensar em comprar um F3Jc, mas gostava de saber se alguém sabe se também tem esse "problema" de imagem.
obrigado

teqh
20-11-2006, 00:24
nao tenho a certeza mas acho que o problema de granulação so se verifica em portateis com o modelo x1600 ou superior...ate ao momento nao li ninguem a queixar-se do f3jc..

softjad
20-11-2006, 10:22
Os modelos F3jc e F3jp sei que não apresentam esse problemas, pois comparei com o meu na loja e o meu estava bem granulado. Agora está resolvido, mas vou colocar na mesma a versão final.

Para que não se enganem e 'danifiquem' o portatil, usem o winflash que a marca disponibiliza no site para ajudar na acualização.

softjad
20-11-2006, 10:34
O firmware F3ja206AS disponivel na ASUS NÃO Corrige o granulado!!!!!

eddie_gordo
20-11-2006, 13:01
O firmware F3ja206AS disponivel na ASUS NÃO Corrige o granulado!!!!!

Ate aí ja tinha chegado, mas depois de meter o firmware que tá no site da Asus nao consigo voltar para a versão que tinham postado originalmente aqui no forum... Alguem sabe como fazer isso?

Cumps

softjad
20-11-2006, 13:21
Fazes como eu fiz.

Copias o ficheiro rom para a raiz "c:\" e depois reinicias o portatil e durante a apresentação ASUS carregas na tecla F4 depois seleccionas a unidade C e flashas a bIOS.

sportingman
20-11-2006, 19:06
Fazes como eu fiz.

Copias o ficheiro rom para a raiz "c:\" e depois reinicias o portatil e durante a apresentação ASUS carregas na tecla F4 depois seleccionas a unidade C e flashas a bIOS.

Essa maneira parece ser bem mais simples! Como fazes isso entao passo a passo?

Desculpa a noobice! :P

eddie_gordo
20-11-2006, 21:45
Fazes como eu fiz.

Ah!! :D Assim ja deu, desta maneira ele nao verifica a versão, come tudo o que se lhe mete... Já estou sem granulado, aweeee! :D

@ sportingman: Nao tem nada que saber, metes o ficheiro na raiz do C:, quando estás a ligar o portátil e aparece o logo da Asus branco, carregas em F4.. Vai entrar numa cena em que escolhes a Drive C:, e o nome do ficheiro, e ele faz o flash... Esperas que acabe, ele desliga-se, e quando o ligares.. VoiLá! :D

Thanks

teqh
20-11-2006, 21:49
agora a imagem granulada deixou de ser um problema..fogo quando comprei o portatil i me aprecebi deste problema nunca imaginei que um updade a bios resolve-se o problema..sempre pensei que isto ia ficar granulado para sempre...mas felizmente td se resolveu e agora ainda gosto mais do meu portatil:):)

sportingman
21-11-2006, 00:00
Ah!! :D Assim ja deu, desta maneira ele nao verifica a versão, come tudo o que se lhe mete... Já estou sem granulado, aweeee! :D

@ sportingman: Nao tem nada que saber, metes o ficheiro na raiz do C:, quando estás a ligar o portátil e aparece o logo da Asus branco, carregas em F4.. Vai entrar numa cena em que escolhes a Drive C:, e o nome do ficheiro, e ele faz o flash... Esperas que acabe, ele desliga-se, e quando o ligares.. VoiLá! :D

Thanks

Tou a perceber... O ficheiro para por em C: é esse que ta aqui no topico ne? Um ficheiro RAR.. Descompacto isso e ponho no C: ne?

Um abraço

eddie_gordo
21-11-2006, 00:25
Exacto, descompactas o ficheiro .rar que está aqui no forum e ficas com o ficheiro "F3JA206.ROM"... Metes este ficheiro na raiz do C: e dps fazes o que está descrito no ultimo post.. ;)

Nao tem nada que saber fazer isto, faz com confiança... Só aconselho a ter o portatil ligado a corrente e com a bateria lá dentro, pq se ao flashar a BIOS for a luz abaixo (aquilo demora uns segundos a fazer, mas pode acontecer) a BIOS morre mesmo... ;) Com a bateria nao tens mesmo com que te preocupar! ;)

tonirai
21-11-2006, 09:26

Thanks

Exacto! Tudo resolvido por aqui também! E que diferença...!
E eu a pensar que ia ter de esperar por um novo update!
Agora sim... cada vez mais inlove por esta máquina, já totalmente configuradinha à minha maneira!
Obrigado a todos.

zeus[x]
21-11-2006, 11:36
aproveito para perguntar, k drivers de video aconcelham? as originais ou algumas modificadas como as omega drivers?

sportingman
21-11-2006, 12:54
Exacto, descompactas o ficheiro .rar que está aqui no forum e ficas com o ficheiro "F3JA206.ROM"... Metes este ficheiro na raiz do C: e dps fazes o que está descrito no ultimo post.. ;)

Nao tem nada que saber fazer isto, faz com confiança... Só aconselho a ter o portatil ligado a corrente e com a bateria lá dentro, pq se ao flashar a BIOS for a luz abaixo (aquilo demora uns segundos a fazer, mas pode acontecer) a BIOS morre mesmo... ;) Com a bateria nao tens mesmo com que te preocupar! ;)

Ok muito obrigado!

Vou fazer isso e depois digo qualquer coisa!

Grande abraço

softjad
21-11-2006, 14:46
Podem instalar o driver catalyst mobile 6.11 que tem cerca de uma semana.

muleta
21-11-2006, 15:28
Podem instalar o driver catalyst mobile 6.11 que tem cerca de uma semana.

mas esse dá? é que fiz o download de um utilitário que verifica compatibilidade e ele disse que não é compativel.
em que link posso encontrar esse driver?
thks

sportingman
21-11-2006, 16:56
Ja ta! PERFEITO! :D

eddie_gordo
21-11-2006, 21:27
Ja ta! PERFEITO! :D

Facil, nao é? ehehe :D :D

Já ha drivers Catalyst novos? Vou procurar.. ;)

Edit: Também me deu que nao é compatível... WTF?

ricreis
22-11-2006, 04:23
Eu cá ainda estou à espera da resposta da ASUS... Estou é a achar estranho, porque normalmente respondem-me de um dia para o outro.
Se calhar nem repararam que o drive oficial não corrigia o problema e estão a tratar disso :)

softjad
22-11-2006, 11:39
mas esse dá? é que fiz o download de um utilitário que verifica compatibilidade e ele disse que não é compativel.
em que link posso encontrar esse driver?
thks

O utilitario que tem na ATI diz sempre que não dá, a mim dizia o mesmo.
Tentem por este link directo:
http://www2.ati.com/drivers/mobile/6-11-mobile_xp_dd_ccc_enu_37618.exe

Eu cá ainda estou à espera da resposta da ASUS... Estou é a achar estranho, porque normalmente respondem-me de um dia para o outro.
Se calhar nem repararam que o drive oficial não corrigia o problema e estão a tratar disso :)

A resposta que eu obtive da ASUS Foi:
"Seria importante atualizar os drivers de video que disponibilizamos no site da Asus e caso o sr. nao consiga solucionar os problemas favor entrar em contato com a Central de Atendimento ao Consumidor da Asus."

Axo que o serviço ASUS português não sabe a quantas anda :wow:

zeus[x]
22-11-2006, 11:56
ok, esta pergunta e um kito noob, mas eu faço na mesma, alguem sabe como posso ver a versao das drivers k tenho instaladas?

ja dei uma olhadela, mas nao encontrei :S

softjad
22-11-2006, 12:19
;1279142']ok, esta pergunta e um kito noob, mas eu faço na mesma, alguem sabe como posso ver a versao das drivers k tenho instaladas?

ja dei uma olhadela, mas nao encontrei :S

Abres o ATI Catalyst e depois na janela do lado esquerdo tem um topico chamado Information Center e depois seleccionas Graphics software.

eddie_gordo
22-11-2006, 12:43
Entao pq é q a versao mais recente é a 6.11 e no meu tenho 6.14?

zeus[x]
22-11-2006, 12:46
Abres o ATI Catalyst e depois na janela do lado esquerdo tem um topico chamado Information Center e depois seleccionas Graphics software.

hehe e mesmo isso, eu tinha tentado atravez o help->about mas nao dava,
thks

PS. 6.11 aki

softjad
22-11-2006, 12:52
Entao pq é q a versao mais recente é a 6.11 e no meu tenho 6.14?

Num sei onde viste isso mas confirmei agora mesmo e não encontrei mas recente que o catalyst mobile 6.11, quer no site oficial, quer em outros locais.

eddie_gordo
22-11-2006, 13:11
Nao é isto?

http://img120.imageshack.us/img120/4306/screenuf3.th.jpg (http://img120.imageshack.us/my.php?image=screenuf3.jpg)

zeus[x]
22-11-2006, 13:24
onde e k arranjas-te esses drivers? sabes se ha alguma diferença? ate pode nem haver nenhuma diferença relevante para a x1600

eddie_gordo
22-11-2006, 13:27
Epah apenas instalei os drivers que vinham no CD da Asus...!

muleta
22-11-2006, 13:38
Epah apenas instalei os drivers que vinham no CD da Asus...!

eu cá tambem tenho o 6.14.10 qqer coisa
e estava assim de origem!!!

softjad
22-11-2006, 14:35
a k vem de origem é a 6.8 se não me engano. A versão que estás a ver é a versão do driver, mas a versão que eu me referi é a versão do CATALIST.
Em anexo mostro o que tenho.

http://img370.imageshack.us/img370/7397/catalystxh4.th.jpg (http://img370.imageshack.us/my.php?image=catalystxh4.jpg)

eddie_gordo
22-11-2006, 14:44
Ah, ok... :P De qualquer das maneiras, pq é q me dá que é incompatível?!

softjad
22-11-2006, 14:50
A mim também tinha dado essa informação mas depois tirei a actualização completa (O link está num post anterior), instalei e não deu problemas.

eddie_gordo
22-11-2006, 14:53
Vou tentar entao... Se calhar é por ser Asus, no site da ATI é das poucas marcas que nao aparece la listada..! :wow:

muleta
22-11-2006, 16:48
A mim também tinha dado essa informação mas depois tirei a actualização completa (O link está num post anterior), instalei e não deu problemas.

e notaste alguma melhoria no desempenho da grafica???
instalaste por cima ou foi com aquela treta de desinstalar primeiro o driver e depois instalar o novo?

softjad
22-11-2006, 17:18
Eu instalei por cima e não tive nenhum problemas.
Não notei nenhumas melhorias com este driver mas deve-se ter sempre os drivers mais recentes...

ricreis
24-11-2006, 01:33
Bom, o e-mail foi uma completa perda de tempo. Além de demorarem uma semana para responder, dizem... Bem, julguem por vocês próprios:

"As atualizaçoes de Bios estao disponiveis no site da Asus de Portugal e tambem temos os drivers de video. Favor buscar as atualizaçoes e entrar em contato com a asus caso o sr. tenha dúvidas quanto ao procedimento ."

E o e-mail nem sequer vem assinado!

eddie_gordo
24-11-2006, 02:01
Bom, o e-mail foi uma completa perda de tempo. Além de demorarem uma semana para responder, dizem... Bem, julguem por vocês próprios:

"As atualizaçoes de Bios estao disponiveis no site da Asus de Portugal e tambem temos os drivers de video. Favor buscar as atualizaçoes e entrar em contato com a asus caso o sr. tenha dúvidas quanto ao procedimento ."

E o e-mail nem sequer vem assinado!

Ja se estava a espera..! :P

softjad
24-11-2006, 11:38
Como eu dizia, eles não sabem a quantas andam.

Lcnaf
25-11-2006, 14:45
alguém me pode dizer afinal que driver devo sacar para actualizar a BIOS e corrigir o problema da granulação?

teqh
25-11-2006, 14:51
Lindooooooooo!

Já está resolvido.

Para quem tiver o mesmo problema nos F3ja pode actualizar a BIOS, utilizem o WindowsFlash da ASUS para actualizar.
Link para o firmware do F3ja: http://1toppc.com/Merchant2/images/N...us/F3JA206.zip (http://1toppc.com/Merchant2/images/Notebook/Asus/F3JA206.zip)

Obrigado a todos.

:P

aqui tens a actualizacao que corrige o problema de granulacao no f3ja

Jack64
25-11-2006, 21:06
Boas,

Comprei hoje também um F3JA e realmente depois de actualizar a BIOS o ecra fica muito mais suave e já não se nota as granulações na imagem =)

Obrigado por este "heads-up" :D

Lcnaf
26-11-2006, 16:01
já saquei o ficheiro e agora como faço se for com o winflash?

Lcnaf
26-11-2006, 16:21
já agora onde arranjo o winflash?É que vou formatar o portatil...vem em algum dos cd´s que vinham com o portatil?ou está no site da asus?

muleta
26-11-2006, 21:27
já agora onde arranjo o winflash?É que vou formatar o portatil...vem em algum dos cd´s que vinham com o portatil?ou está no site da asus?

Como já foi dito neste thread, talvez seja melhor fazer a utilizaçao da bios atraves do boot up, com recurso ao f2 e nao atraves do winflash....
nestes posts anteriores alguns deles explicam como proceder.
mas de qqer modo, o winflash está no cd que tem drivers e utilitários

Lcnaf
28-11-2006, 01:07
Boas!
Já saquei o ficheiro gravei-o num cd, carreguei em f2, escolhi actualizar a BIOS, indo ao CD/DVD...mas n deu nada...quando gravo o ficheiro para o cd, gravo normalmente, ou tenho de o "configurar" como um boot?(se sim como faço isso)...deculpem a noobisse :P

eddie_gordo
28-11-2006, 01:30
Mete o ficheiro (o descompactado) no C: e depois, quando carregas em F2 escolhes C: em vez do CD\DVD... ;) É mais facil e nao tens que gastar CDs.. :P

Lcnaf
28-11-2006, 02:04
é só meter lá o ficheiro no c: ?
ele depois lê aquilo?

Lcnaf
28-11-2006, 09:25
Depois de carregar f2, entro na BIOS SETUP UTILITY e tenho as seguintes opções:

MAIN|ADVANCED|SECURITY|POWER|BOOT|EXIT

qual delas escolhe e que dados insiro a seguir...

desculpem as perguntas básicas mas nunca fiz isto e não quero que nada corra mal...:lol:

zeus[x]
28-11-2006, 12:04
ta explicado na primeira pagina.

1: Download NERO image files: http://1toppc.com/Merchant2/images/N...s/96J_1101.nrg
3: Insert CD and when first power on the laptop press "ESC" at Intel logo screen
6: it'll automatically update the BIOS and don't turn off or reset the computer during BIOS flash.
8: restart the computer and then hold F2 to enter BIOS, press F10 to save and exit BIOS.

esse e para o z96j mas kuase k de certeza k funciona da mesma maneria,
liga o portatil e carrega no esc e ve se nao aparece o menu para escolhes o periferico k keres k faça o boot.

Lcnaf
28-11-2006, 12:24
Alguém me pode explicar como faço se for pelo c: ?

Lcnaf
28-11-2006, 13:25
Done!Está resolvida a situação!agora apareceu-me outro problema...apareceu uma msg a dizer USB device -> os controladores para este dispositivo não estão instalados...o que se terá passado?!?onde posso ir buscar os controladores?

Lcnaf
28-11-2006, 13:54
afinal já está resolvido...era a porta do bluetooth...não sei porque desconfigurou...mas já está resolvido...

xalah
28-11-2006, 23:17
e como tirar akele so ao inicio quando aparece a imagem da asus!? ja li isto aki no forum, mas não encontro, nem com o search :S

já tá :p

Jack64
28-11-2006, 23:50
Eu propunha que isto se tornasse sticky... é uma thread muito importante para qualquer utilizador de F3JA =)

EDIT: Têm é que meter as infos de como resolver isto logo no primeiro post para o pessoal não ter que vasculhar muito :)

eddie_gordo
29-11-2006, 04:27
Concordo Jack64... Posso até voluntariar-me para escrever as dicas...

Como resolver a questão da imagem granulada no portátil Asus F3JA:

Antes de mais, verificar se o vosso portátil está mesmo com esta situação... Para isso, neste mesmo forum, nas partes em que o fundo é cinza escuro nota-se bem que há uma espécie de granulação na imagem... É suposto isso ser completamente liso!

Após verificado, saquem a versão da BIOS para resolver este problema aqui: http://1toppc.com/Merchant2/images/N...us/F3JA206.zip (http://1toppc.com/Merchant2/images/Notebook/Asus/F3JA206.zip)

1º Descompactam este ficheiro F3JA206.zip e ficam com um ficheiro F3JA206.ROM...
2º Coloquem este ficheiro na raiz do C:.
3º Reiniciem o portátil, e no momento em que aparece o logo da Asus branco, carreguem em F4
4º Escolher a drive C: e o nome do ficheiro
5º Esperar uns segundos até que ele reinicie...

Problema resolvido! :D

Na minha opinião, devem fazer isto com o portatil ligado à corrente com a bateria lá dentro, porque apesar de serem apenas alguns segundos a flashar a BIOS, se ficam sem energia podem acabar com a BIOS mesmo! Com a bateria nao há qualquer problema... :)

Thanks to softjad pela dica do F4 e pelo link do firmware

Se algo estiver errado digam.. Senao, podem meter no primeiro post e como Sticky! :D

vintcinco
29-11-2006, 21:59
Acabei de seguir as instruções e bateu tudo certo.
Obrigado.

Jack64
29-11-2006, 23:35
Acabei de seguir as instruções e bateu tudo certo.
Obrigado.
Yep, até este post demonstra que esta thread merecia sticky =)

Ega
10-12-2006, 13:16
Aqui está a BETA BIOS version 1101 para S96J/Z96J :

1: Download NERO image files: http://1toppc.com/Merchant2/images/Notebook/Asus/96J_1101.nrg

TESTADO E APROVADO em lightspeed z96J. FUnciona a 100%:-D

esperu ter ajudado alguem:P
Para o TEQH:

Ainda sobre o flash da bios para o X96J. Quando dizes:
" 1: Download NERO image files: http://1toppc.com/Merchant2/images/N...s/96J_1101.nrg (http://1toppc.com/Merchant2/images/Notebook/Asus/96J_1101.nrg)
2: Use Nero to burn the image file to the CD"

Eu fiz isto mas acontece que depois de usar o Nero para gravar a imagem no CD não aprece ficheiro nenhum no CD! Pelo menos não o consigo ver embora nas propriedades do CD diga que há um ficheiro com uma determinado tamanho (não me lembro qual). É mesmo assim??

Obrigado

Ega

letos69
10-12-2006, 22:29
ola alguem pode me explicar o que querem dizer por granulado?
o que estou ver e o que deveria ver?
porque ainda nao percebi se o meu ta ou nao granulado

obrigado

slowdive
10-12-2006, 22:42
letos69
Antes de mais, verificar se o vosso portátil está mesmo com esta situação... Para isso, neste mesmo forum, nas partes em que o fundo é cinza escuro nota-se bem que há uma espécie de granulação na imagem... É suposto isso ser completamente liso!

letos69
10-12-2006, 23:01
obrigado
pah fiz o update da bios com a que esta aqui posteada e nao vejo diferença por isto ja devia estar oki :D

softjad
12-12-2006, 21:32
podes ter a certeza que tem alguma diferença. Nenhum F3ja vem com a qualidade de imagem corrigida. Tenho acompanhado um vendedor e diz que a ASUS ainda não corrigiu.

xalah
14-12-2006, 00:33
oi malta possuidora do f3ja...

acabei de ver isto!!
algém sabe do k s trata?!

http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=pt-pt

ahh, assim esse link n dá, tem de por portatil, depois serie f3 depois f3ja e ir a downloads recentes ou assim.. tão la umas cenas pa bateria e mais n sei k actualizadas dia 27 d novembro

JedWar
14-12-2006, 00:49
Nova versão da bios, que previne problemas de aquecimento da bateria.....

No entanto, e como já foi referido aqui, convém saber se não volta o granulado ao ecrãn!!!!!

eddie_gordo
14-12-2006, 01:23
Alguem experimentou já esta BIOS 207 para ver se a imagem volta a ficar granulada?

Cumps

ricreis
14-12-2006, 02:58
Nope... Só tou a ver isso agora. Mas não vou ter tempo de a instalar hoje.

De qualquer maneira, sempre podemos voltar à antiga (ie, a beta que instalámos :)) se esta der buraco outra vez.

softjad
14-12-2006, 10:15
Infelizmente com esta actualização o granulado voltou!! >(

Começo a ficar preocupado novamente....

Não entendo como uma firmware não oficial resolve o problema e as versões oficiais não resolvem nada sobre o granulado... será que a versão não oficial tem alguma coisa mal e que possa danificar o pc?! Os engenheiros da ASUS não devem ser assim tão totos para ainda não lançarem uma firmware oficial decente. Fico preocupado....

softjad
14-12-2006, 15:42
Quanto a esta ultima firmware até digo mais... Só dá problemas!!!
Tive problemas com codecs de audio (incrivel ñ é?!), a plca wireless tanto dava cm nao dava...

Confirmo que a melhor firmware é que foi colocada no inicio deste Tema.

eddie_gordo
14-12-2006, 22:56
I'll stick with it then.. ;)

ricreis
15-12-2006, 04:35
Pois, sendo assim eu também... Obrigado por teres servido de cobaia softjad.

Eu por mim vou enviar outro e-mail à ASUS a chatea-los por causa da granulação. Pode ser que se chatearmos o suficiente, alguém resolva o problema.

riise
18-12-2006, 17:35
ola a todos..
depois de ler neste forum k avia solução para o granulado no ecra dos f3ja resolvi comprar o meu, comprei à 3 dias atras, e sinceramente n encontro granulado nenhum. acho eu

fiz a tal actualização na bios com o tal (f3ja206.rom), e esta igualzinho n mudou nada no ecra.

é o meu primeiro portátil por isso gostava de saber o k querem dizer exatamente com imagem granulada.

tonirai
18-12-2006, 17:52
ola a todos..
depois de ler neste forum k avia solução para o granulado no ecra dos f3ja resolvi comprar o meu, comprei à 3 dias atras, e sinceramente n encontro granulado nenhum. acho eu

fiz a tal actualização na bios com o tal (f3ja206.rom), e esta igualzinho n mudou nada no ecra.

é o meu primeiro portátil por isso gostava de saber o k querem dizer exatamente com imagem granulada.

É assim: Com a BIOS original (205), neste forum, se olhares atentamente para o cinzento de fundo dos posts, reparas que se nota ser uma mistura de pontos claros e escuros, que em conjunto dão o cinzento. Isso é a imagem granulada.
Também é o meu primeiro portátil, e não sabia bem se a imagem era normal ou não... mas quando fiz a actualização, notei logo a diferença!
Agora tu não notares é que é estranho... ou a tua sensibilidade é menor... ou a tua BIOS de origem já é outra? Qual era a versão que vinha com o portátil?

riise
19-12-2006, 10:35
é pa, por acaso n reparei na k vinha de origem, mas acho k te posso dizer mais tarde, tenho é k procurar nos cds k vinham com o f3ja, mas pode ser da grafica, é k o meu vem com uma versão superior à k ja vi neste forum...

http://www.techzonept.com/C:%5CDocuments%20and%20Settings%5Cquimsilva%5CAmbi ente%20de%20trabalho

riise
19-12-2006, 10:38
eu tentei por aqui uma imagem mas n consigo como se faz?
http://www.techzonept.com/C:%5CDocuments%20and%20Settings%5Cquimsilva%5CAmbi ente%20de%20trabalho%5Ccata.jpeg

softjad
19-12-2006, 12:05
mas pelo que estive a investigar o problema não reside na grafica mas sim na Mainboard.
Outros portateis com a mesma grafica não tem problemas nenhuns... e como vimos, uma simples actualização da firmware da bios resolveu tudo.

riise
19-12-2006, 12:58
a unica cena k n gosto no ecra é o angulo de visão, dependendo de onde eu estiver mais para cima ou mais para baixo as cores vão ficando + pretas ou + claras, mas isto disseram-me k era abitual nos portateis, mas tenho um colega com um hp dos novos e o ecra n tem este problema em qualquer angulo de visão as cores são sempre iguais...

thatkidrui
23-12-2006, 09:44
Boas pessoal, possuo um z96js mas realmente nao noto nada de granulados... será que no itunes, a barra de reprodução explica o que vocês dizem ser o tal granulado (barra descontínua)? já agora, a bios que esta disponivel nesta thread para o s/z96j dá para o meu? sinceramente nao sei no que difere.

abraços

teqh
23-12-2006, 20:16
a actualizacao d bios é para a serie Z/S96J..por isso deve dar..se queres verificar se tens granulacao basta reparares nos tons de cinzento deste forum(techzonept) e repara se encontras granulado...

pmaVilaca
16-06-2007, 03:50
Ao fim de todo este tempo, já alguem teve alguma respotas da parte da Asus para este problema?

eddie_gordo
16-06-2007, 15:27
Da Asus nao, mas já existe a versao 2.08 da BIOS para o F3Ja que também nao tem granulado! ;)

Podem sacar aqui: http://forum.notebookreview.com/showpost.php?p=1958202&postcount=102

Testada e aprovada por mim! :P

Cumps

ricreis
16-06-2007, 17:52
Como sempre Eddie, és o nosso "Beta Tester". Thanks.

:beerchug:

Carupa
17-06-2007, 01:29
Quais são as diferenças entre a versão 2.06 e a versão 2.08?? Alguem sabe?

Cumps

eddie_gordo
17-06-2007, 04:27
Penso que corrige um problema da bateria que previne "over-heating", que ja era resolvido pela versao 2.07 (só que a 2.07 nao ouvi falar em "nao-oficial" sem granulado) e de resto mais nada sei... Sei que é mais actual e continua sem granulado, é o suficiente para me ter deixado ficar com ela... :P

ricreis, sempre que posso... ehehe :D F3Ja all the way! :D

Cumps

xalah
18-06-2007, 12:45
então e o que é que faço com esse ficheiro? é da mesma fora que eu fazia com os .rom ? na raiz c, la la la ?

eddie_gordo
19-06-2007, 01:58
Sim, se nao estou em erro o processo está explicado mesmo nesta thread... Mas tens o ficheiro, metes na raiz do C:, fazes reboot e quando aparece o simbolo da Asus carregas em F4... Escolhes o ficheiro e, se nao tou em erro, aparece uma opçao para fazer Flash Bios ou algo parecido... É so esperar! :P É rapido, mas nao me canso de aconselhar a ter o portatil ligado com a bateria, se por acaso naqueles poucos minutos que a BIOS está a ser flashada ficas sem energia, basicamente ficas com um portátil morto! ;)

Cumps

xalah
19-06-2007, 15:33
tks =)
vou fazer como fiz antes
tal como agora disseste
mas como o ficheiro é diferente
o outro era ' .rom ', e este é ' .T00 ' por isso perguntei..

pmaVilaca
26-11-2007, 03:12
Niguem tem mais informação nenhuma acerca deste problema? Ninguem obteve resposta da parte da asus?

softjad
26-11-2007, 11:50
A ASUS nem sequer lançou novo firmware... O único firmware que funciona 5 estrelas é mesmo o mencionado acima.

Eu uso sempre esse, testei outros mais recentes mas não corrige o granulado.