View Full Version : Reliquia mac vale a pena
andrenet 16-11-2006, 22:20 Um amigo meu ta a vender um macintosh a 130mhz drive disquete cd monitor rato teclado etc tudo a 100 por cento
por 30€:x2: e tou a pensar comprar
a pergunta é VALE A PENA COMPRAR
uma makina antiga que so vai servir pa enfeitar o quarto??
Daniel Maia 16-11-2006, 22:22 That is geek stuff! buy it!
CrossBorders 16-11-2006, 23:14 Relíquias e velharias com o tempo podem dar dinheiro!
Não foi um taxista português que ganhou uma pipa de massa pelo seu mercedes para o vender ao museu da mercedes por ter dados mais de 1 milhao de quilómetros!?!?!
Quem sabe um dia a apple lembra-se de juntar algumas relíquias e vem negociar ctg .... ou talvez não!!!!!
:lol:
Hackaroxp 16-11-2006, 23:27 Relíquias e velharias com o tempo podem dar dinheiro!
Não foi um taxista português que ganhou uma pipa de massa pelo seu mercedes para o vender ao museu da mercedes por ter dados mais de 1 milhao de quilómetros!?!?!
Quem sabe um dia a apple lembra-se de juntar algumas relíquias e vem negociar ctg .... ou talvez não!!!!!
:lol:
Não me custa nada a acreditar que a Apple ainda tenha umas dez unidades embaladas saidinhas da fábrica, mas isso tb sou eu a mandar bitraites..
Se comprares porque tens um certo apelo por essas velharias compra. Se vais comprar para fazer dinheiro... esquece.
Se fores a fóruns estrangeiros arranjas de certeza alguém que te envie isso só pelo preço do shipping.
andrenet 17-11-2006, 15:54 Bem o computador saiu a cerca de 10/11 anos ja tem uma decada.Este teve 3 anos parado
vou comprar não sei bem se sera 40€ ou menos mas nao e mais de 40€
Será para usar na medida do possivel quer dizer o que e que um computador com 130mhz faz? alem de texto imagens e musica bem mas por -40€ não posso pedir o mundo :lol:
andrenet 17-11-2006, 17:31 http://cgi.ebay.co.uk/Apple-Computer-11e-with-all-accessories-and-Equipment_W0QQitemZ140052821431QQihZ004QQcategoryZ 51046QQrdZ1QQcmdZViewItem
GRANDE RELÍQUIA até parece que saiu da série LOST 4 8 15 16 23 42 execute
Ricardo.RPL 17-11-2006, 17:58 Esta conversa fez-me lembrar o meu Mac (meu... dos meus pais :)) antigo, daqueles com acrã a preto e branco, computador + ecrã num só (onde é que eu já vi isto?), a drive da disquete à frente e o rato com um só botão. E, claro, o símbolo da maçã colorida :D
(half-off-topic)
Esta conversa fez-me lembrar o meu Mac (meu... dos meus pais :)) antigo, daqueles com acrã a preto e branco, computador + ecrã num só (onde é que eu já vi isto?), a drive da disquete à frente e o rato com um só botão. E, claro, o símbolo da maçã colorida :D
(half-off-topic)
Wow! Um Apple II? Não tinhas dito que querias um 7600?
Isso é ainda mais velho que o Mac! :P
Esta conversa fez-me lembrar o meu Mac (meu... dos meus pais :)) antigo, daqueles com acrã a preto e branco, computador + ecrã num só (onde é que eu já vi isto?), a drive da disquete à frente e o rato com um só botão. E, claro, o símbolo da maçã colorida :D
(half-off-topic)
Ricardo, não era este? :)
http://manuelmarque.no.sapo.pt/se.jpg
Este ainda funciona... e está ligado à internet pela minha rede interna... :D Uso-o principalmente como leitor de disquetes :-D já que o iMac não dispõe de uma.
EDIT: Ooops... pensei que tinha rodado a imagem. De qualquer modo, dá para desencravar o pescoço de tantas horas a olhar para o ecrã do computador!! :D
Ricardo.RPL 17-11-2006, 20:55 Ricardo, não era este? :)
http://manuelmarque.no.sapo.pt/se.jpg
Este ainda funciona... e está ligado à internet pela minha rede interna... :D Uso-o principalmente como leitor de disquetes :-D já que o iMac não dispõe de uma.
EDIT: Ooops... pensei que tinha rodado a imagem. De qualquer modo, dá para desencravar o pescoço de tantas horas a olhar para o ecrã do computador!! :D
É mesmo esse :001:!
Ganda Mac, esse aí! São poucas, mas boas, as recordações que tenho de o usar.
Neste momento, está um pouco amarelado, da idade, e acho que a pilha já está gasta, por isso, para o pôr a funcionar, precisaria de trocar a pilha. Talvez num dia que me dê uma de retromania :-D!
Esse é puxadito para mudar a pilha. Tenho outros Macs velhinhos... que são mais fáceis de mudar (e já mudei :))
Este em específico, ainda tem a pilha a funcionar, porque recebeu uma placa lógica nova, além de um disco novo. Acho que há poucas coisas originais nele: talvez apenas a floppy, a caixa e o CRT :p
Mas, voltando ao tópico: não terá o andrenet confundido o link do eBay? Um 7600 não se parece (nem de longe) com um ][e :P:P
Ah: e se for ][e mesmo o que queres comprar, esquece qualquer tipo de utilização actual: eu ainda consigo dar algum (pouco) uso aos meus Macs velhinhos, mas se tivesse um ][ era só para mostrar aos amigos... aquilo é uma autêntica peça de museu, correndo uma versão de BASIC. O melhor da série, a meu ver, foi o último, o ][gs, lançado em 1986. Tinha uma data de expansões, podia levar com periféricos ADB, havia inclusive uma GUI muito parecida com a do Finder para ele... muito porreiro (mas extremamente raro :))
andrenet 17-11-2006, 21:49 :) O meu possível mac é um 7600 ja com cd-rom ! Mas eu a chamar um 7600 de reliquia quando ha ai macs que funcionam com base em codigos e executes tipo MS DOS
Alguem que aqui veja a série LOST que me saiba dizer que computador e aquele que aparece na escotilha do cisne?????
andrenet 17-11-2006, 21:57 http://www.everymac.com/systems/apple/powermac/stats/powermac_7600_132.html
:) O meu possível mac é um 7600 ja com cd-rom ! Mas eu a chamar um 7600 de reliquia quando ha ai macs que funcionam com base em codigos e executes tipo MS DOS
Alguem que aqui veja a série LOST que me saiba dizer que computador e aquele que aparece na escotilha do cisne?????
Bem... para trabalho "levezinho" o 7600 até dá... instalas aí o 8.5-8.6 (9 já é algo pesadote para essa máquina), pões uma placa PCI com alguns USBs (para ligares pens e assim) e tens uma máquina q te corre o Word 98 para Mac e dá um cliente de e-mail básico. Mais do que isso não creio. Muitos plugins precisam do 9, apesar de já haverem alguns que já só funcionam em OS X! O suporte a OS 9 está morto.
Para experimentares, utilizares em coisas leves, tudo bem. Agora se é para ser a tua máquina principal... tira daí a ideia - vai antes para um PowerMac G3 azul e branco, que custa pouco mais que isso e é uma óptima máquina com alguma RAM e o Panther :)
andrenet 18-11-2006, 16:16 Alguem me sabe dizer se posso meter um hdd de 8 gigas seagate que pertencia a uma xbox1 e que ainda ta com os saves dos jogos num mac 7600 pa funcionar como slave do HDD original de 1.2g?????:x2:
andrenet 18-11-2006, 16:26 Sera apenas para usar como (maquina para experiencias cientificas):lol: talvez possa vir a servir pa algo mais mas so dpx de receber o 7600 e que vejo isso
plos vistos o preço vai ser 25€ e nao 40€ enganara-me que bacano haver enganos destes:-D
Acelarado 18-11-2006, 16:31 tenho em casa um Macintosh LC3! Só me falta o rato para ficar completo... ninguém tem um rato para o bicho?
tenho em casa um Macintosh LC3! Só me falta o rato para ficar completo... ninguém tem um rato para o bicho?
É um rato ADB simples... arranjas um no eBay UK facilmente. :)
Alguem me sabe dizer se posso meter um hdd de 8 gigas seagate que pertencia a uma xbox1 e que ainda ta com os saves dos jogos num mac 7600 pa funcionar como slave do HDD original de 1.2g?????:x2:
O bus é SCSI, pelo que só se a Xbox usar esse tipo de bus (o que eu acho que nao usa) é que o disco funcionará. Podes tentar meter uma placa com interfaces ATA, mas duvido que tenhas muito espaço dentro do Mac para meteres um 2º disco...
zoidberg 20-11-2006, 01:19 bsod olha outro mac SE a funcionar :) recuperei-o com a ajuda de um amigo, estava no lixo do IST ..
http://rhodeselectrics.com/macse.htm fizemos um video ;) hehehehe
Eu ainda tenho cá em casa um Mac Plus 1Mb.. que funciona tudo.. só não tenho é teclado \ rato e diskete de so... :(
andrenet 20-11-2006, 16:42 Usar um Macintosh power pc 7600 132mhz 1.2g hdd como máquina principal nos dias de hoje e IMPOSSIVEL Axam mesmo que vou comprar um mac132mhz como maquina principal esse computador no max serve para processar texto ler disquetes e muito pouco mais nos dias que correm. a minha maq. principal e um pc pentium 4 160g hdd
Mas usar um 7600 com mais de uma decada poder processar texto ler disquetes nele e algo que me fascina tanto que ate adormeço :zzz: de pensar nisso :lol:
andrenet 20-11-2006, 21:48 Ta decidido vou comprar o macintosh 7600 por 30€ e e ja na quarta e tem uma coisa que as vossas reliquias mac nao tem que e a caixa original tanto do crt como do cpu :)
so mais uma coisa a ligaçao do rato e teclado num mac 7600 e igual a de um pc convencional ps2?
O mac que eu comprarei foi comprado em MACAU em 1996
andrenet 20-11-2006, 22:02 http://www.ebatts.com/apple_power-mac-7600_computer_cmos-batteries_part_b-260.aspx
Para que e que serve a bateria num mac ? e como a fonte num pc?
andrenet 21-11-2006, 15:17 so mais uma coisa a ligaçao do rato e teclado num mac 7600 e igual a de um pc convencional ps2?
E ligacao adb ja descobri
Ta decidido vou comprar o macintosh 7600 por 30€ e e ja na quarta e tem uma coisa que as vossas reliquias mac nao tem que e a caixa original tanto do crt como do cpu :)
so mais uma coisa a ligaçao do rato e teclado num mac 7600 e igual a de um pc convencional ps2?
O mac que eu comprarei foi comprado em MACAU em 1996
Não... o 7600 usa uma ficha especial, o ADB - que liga a periféricos específicos - tens um teclado e rato Mac. Recomendava-te a Apple Extended Keyboard II, é das melhores q a Apple alguma vez produziu :). O conector ADB parece uma ficha S-VIDEO, e, à falta de melhor cabo, podes usar o S-VIDEO sem chatices ;)
Relativamente à bateria, se é o que eu estou a pensar, é apenas a pilha da PRAM - os PCs também têm, usam-na para manter os dados da hora/data. O Mac mantém mais dados - o boot disk, definições de vídeo, etc. num chipzito de PRAM (Parameter RAM) que está sempre a consumir pilha :)
Oops - foste mais rápido :D
bsod olha outro mac SE a funcionar :) recuperei-o com a ajuda de um amigo, estava no lixo do IST ..
http://rhodeselectrics.com/macse.htm fizemos um video ;) hehehehe
Zoidberg... o vídeo não dá :(
A propósito, salvar Macs antigos do lixo é quase a minha segunda profissão... :-D Já salvei, digamos que uns 5-6. Depois vou tentando repará-los conforme der :)
O mais recente desses vintage que eu tenho é o Performa 5200CD (aquele tudo-em-um). Está com uns problemazitos no vídeo e na logic board - quando tiver tempo, vou tratar-lhe da saúde... e vai ficar uma bela máquina, que até para ver TV vai dar :D
andrenet 21-11-2006, 21:50 Não... o 7600 usa uma ficha especial, o ADB - que liga a periféricos específicos - tens um teclado e rato Mac. Recomendava-te a Apple Extended Keyboard II, é das melhores q a Apple alguma vez produziu :). O conector ADB parece uma ficha S-VIDEO, e, à falta de melhor cabo, podes usar o S-VIDEO sem chatices ;)
Relativamente à bateria, se é o que eu estou a pensar, é apenas a pilha da PRAM - os PCs também têm, usam-na para manter os dados da hora/data. O Mac mantém mais dados - o boot disk, definições de vídeo, etc. num chipzito de PRAM (Parameter RAM) que está sempre a consumir pilha :)
Obrigado pela ajuda fiquei mais esclarecido:x2:
masterhard 22-11-2006, 17:52 Um amigo meu ta a vender um macintosh a 130mhz drive disquete cd monitor rato teclado etc tudo a 100 por cento
por 30€:x2: e tou a pensar comprar
a pergunta é VALE A PENA COMPRAR
uma makina antiga que so vai servir pa enfeitar o quarto??
woow! thats a g33k stuff!
e um SE?
ando mortinha por ter um SE pra juntar ao LCII :x
sei dum site japones que tem todos os truques pra reparar o SE,portanto,quem tiver um pro lixo que mo ofereca :D
http://www.biwa.ne.jp/~shamada/fullmac/repairEng.html
andrenet 22-11-2006, 22:04 O que posso adiantar e que e um power pc 601 a 120mhz com monitor macintosh hdd1.2g cdrom disquete rato teclado e sftware mac os 8.5
Infelizmente ja so o recebo no sabado de manha o vendedor e muito esquecido
estou mortinho pa meter as maos naquilo dpx vai ser so curtir com photoshop 2 e cdrom 8x :009: BEM AXO QUE EXAGEREI NA PALAVRA RELÍQUIA:lol:
Não há G2. Há é PowerPC 603
Encarnado 23-11-2006, 10:45 O mais recente desses vintage que eu tenho é o Performa 5200CD (aquele tudo-em-um). Está com uns problemazitos no vídeo e na logic board - quando tiver tempo, vou tratar-lhe da saúde... e vai ficar uma bela máquina, que até para ver TV vai dar :D
Pena que consuma demasiada energia (mais que uma TV baratuxa), leve imenso tempo a bootar (roooooonc... ZZZZzzzz....) e faça demasiado barulho :(
Encarnado 23-11-2006, 10:47 Não há G2. Há é PowerPC 603
E PowerPC 601 e PowerPC 604 :)
E não, não houve PowerPC 602 na Apple.
andrenet 23-11-2006, 22:07 Apple Power Mac 7200 PC - Desktop - CD-ROM - CPU: PowerPC 601 - 120 MHz - 16 MB - HDD: 1.2 GB
andrenet 26-11-2006, 23:03 BEM este computador e uma maquina photoshop 4.0 quark freehand office trouxe manuais caixa esta NOVO como poxo meter fotos com o texto?????
Mestrinho 26-11-2006, 23:10 Claro que vale a pena, material assim antigo e a funcionar é um espetáculo. Olha para veres tenho ainda o meu primeiro computador, guardado e a funcionar de vez em quando bomba umas K7´s.... Um Zx Spectrum, bom o belo do Load"" :P
E a K7 a zumbir e o ecrã a riscar :-D
O meu jogo favorito; Manic miner :007:
Acredita é como ter um bilhete para viagem ao passado que um tipo tem no Quarto :lol:
andrenet 27-11-2006, 11:12 Claro que vale a pena, material assim antigo e a funcionar é um espetáculo. Olha para veres tenho ainda o meu primeiro computador, guardado e a funcionar de vez em quando bomba umas K7´s.... Um Zx Spectrum, bom o belo do Load"" :P
E a K7 a zumbir e o ecrã a riscar :-D
O meu jogo favorito; Manic miner :007:
Acredita é como ter um bilhete para viagem ao passado que um tipo tem no Quarto :lol:
Valeu mesmo a pena este mac (25euros) está como novo trouxe caixas originais os manuais todos cds apple e monitor apple com colunas incorporadas :x2: agora e so curtir
Só um promenor não é um 7600 mas sim um 7200 a 120mhz so tem menos 13mhz que o 7600 e acho que metade da ram (16mg)expansível a 256mg ram
andrenet 27-11-2006, 11:22 :) Não... Recomendava-te a Apple Extended Keyboard II, é das melhores q a Apple alguma vez produziu .
Recebi um parecido parece melhor que esse!:) isto de ligar o rato ao teclado e que não tava a espera fiquei confuso a drive de disquetes com ejecção automatica e que me surpreendeu muito 8|
Pois... a ejecção automática já remonta ao 128k, o Mac original de 1984 :D.
Bem, ainda bem que estás contente com a tua máquina. Estive há uns tempos para pôr a mão num 4400 (extremamente raro!) com um PPC 603 a 200 MHz, e mais qq coisa... tava mt porreirinho, pena é que não tinha sítio para o meter :(
andrenet 28-11-2006, 17:33 Estive a pesquisar perifericos ADB e so um rato custa mais que o meu mac 7200 custou
eis o site http://www.servisoft.pt/produto.asp?id=12967
Num buraco do IST há uma NeXT workstation abandonada. Até tinha drive óptica externa da Canon mas acho que gamaram esta última.
É um bicho destes, nem sei se funciona.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/NeXTstation.jpg
Isto sim, é uma relíquia.
Encarnado 30-11-2006, 22:28 Um NeXT... espetaculo. E não é tão reliquia como isso, isso tem CPU 68040. O meu SE/30 é mais reliquia (68030) e os meus Spectrums ainda mais (1982) e o meu TS1000 mais reliquia é (1981) :P
Num buraco do IST há uma NeXT workstation abandonada. Até tinha drive óptica externa da Canon mas acho que gamaram esta última.
É um bicho destes, nem sei se funciona.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/NeXTstation.jpg
Isto sim, é uma relíquia.
Hiii, já mexi num destes :). Muito bom mesmo, adoro o NextSTEP. Criei uma conta lá para mim, e abri o Mail.app. Adivinhem de quem era a 1ª mensagem? Do Steve, obviamente!
E o Next pôs-se a falar lá comigo, através de um serviço de voz pelo e-mail... excelente mesmo, muito à frente do seu tempo :) Falamos de uma máquina de 1987-89!
É "mais relíquia" no sentido de ser um objecto muito mais raro que um SE/30 ou um Spectrum. O primeiro servidor dos alunos do meu curso corria numa NeXT igual a essa. Até me custou a querer que a chefia do departamento fosse tão activa face aos alunos. Hoje em dia o funcionamento do nosso departamento é no mínimo criticável... mas enfim...
masterhard 01-12-2006, 17:01 oh my god,tambem tive no meu work uma nextstation,e era fenomenal! o OS era muito a frente e a maquina em si,pra alem de eu achar sexy, e realmente uma maquina bastante a frente no seu tempo,e que nao foi bem aproveitada, obviamente como sempre.
foi a primeira a ter gravador de cds se nao me engano :)
eu tenho uma versao opensource do nextstep que lhe chamam openstep, e um mimo,excelente pra reviver o passado,corre em macs e pcs emulando.
andrenet 02-12-2006, 09:50 O meu computador 7200 saiu em 97 logo acho que não é nenhuma relíquia basta ver o rato bem redondo pa ver as verdadeiras relíquias mac tem quase sempre rato adb quadrado
andrenet 02-12-2006, 09:56 Hiii, já mexi num destes :). Muito bom mesmo, adoro o NextSTEP. Criei uma conta lá para mim, e abri o Mail.app. Adivinhem de quem era a 1ª mensagem? Do Steve, obviamente!
E o Next pôs-se a falar lá comigo, através de um serviço de voz pelo e-mail... excelente mesmo, muito à frente do seu tempo :) Falamos de uma máquina de 1987-89!
Bem isto definitivamente é uma excelente máquina MUITO A FRENTE so o design põe os computadores actuais a um canto quantos MHZ tem????
Bem isto definitivamente é uma excelente máquina MUITO A FRENTE so o design põe os computadores actuais a um canto quantos MHZ tem????
Toda a info que possas precisar:
http://en.wikipedia.org/wiki/NeXT
http://en.wikipedia.org/wiki/NeXTstation (em particular a da foto, há mais máquinas)
As que eu mexi (uma NEXTstation e um Cube :)) tinham MC68040's. Um deles funcionava a 25 MHz e o outro a 33, creio :)
A propósito do NEXTcube, ouvi dizer que o Jobs andava quase paranóico com o cubo... queria que ele ficasse mesmo perfeito, com os melhores materiais e tudo. É bem pesadito... não queria levar com aquilo em cima :P
andrenet 15-03-2007, 17:31 Close Topic
|
|