View Full Version : [Help!] Trabalho em VB

NetEnforcer
11-11-2006, 17:02
Heys! Eu estou na disciplina de aplicações informaticas B e tenho que fazer um programa de VB. A ideia do meu projecto era fazer um software de POS de um café. Ou seja, temos a main window com Bolos, Bebidas, Doces e Snacks. Os menus ligam-se todos, etc...agora há um problema.

A minha ideia, era que, ao carregar num botão, ele fizesse aparecer o valor numa picture box, assim como o nome. Isso ja eu fiz:

http://img147.imageshack.us/img147/4346/trab1hl3.jpg

Agora, eu queria era criar uma outra picturebox que fosse fazendo a soma toda..ou então, pelo menos, se pudesse carregar num botão e ele fizesse a soma de tudo e apresentasse. Esse é o primeiro problema. O que eu queria era isto:

http://img133.imageshack.us/img133/7971/trab2dv0.jpg

Lembram-se da suposta soma obtida na janela anterior? Pois bem, que ela fosse transferida para aquela "Label 1" que está ali...porque a ideia era ele ir somando as coisas e depois apresentar ali o "resultado" final. Imaginem que alguem pede 2 pasteis, 1 coca cola e 1 chiclet. Iamos aos diferentes menus...escolhiamos os 2 pasteis...1 coca-cola e 1 chiclet. Naquela label 1 ia sempre aparecer o resultado final. É possivel?

Eu ainda não declarei variaveis nenhumas...foi tudo à base de "Picture1.print "nome da coisa" e "picture.print 2 valor"

Se puderem ajudar...agradecia imenso! =p

d@niel
11-11-2006, 21:29
boas

Posso dizer que sim é possível fazer um somatório das compras
para tal tens de colocar um evento click em todos os botoes
de bolos, etc, e somar ao valor da label do outro form

baraberto.label1.caption=val(baraberto.label1.capt ion)+val(<valor do bolo>)

NetEnforcer
11-11-2006, 21:36
Não percebi muito bem! Tens msn? secalhar é mais facil por lá..é que sou mesmo alto noob!

BelzebuVlad
17-04-2007, 20:06
Desculpem desenterrar esta thread mas preciso dessa tal soma para um trabalho, tipo, eu tenho "x" valores numa base de dados num campo chamada preco e quero que o vb soma o valor de todos os registos desse campo? Alguém me pode ajudar? Obrigado

CookiePT
17-04-2007, 21:51
Desculpem desenterrar esta thread mas preciso dessa tal soma para um trabalho, tipo, eu tenho "x" valores numa base de dados num campo chamada preco e quero que o vb soma o valor de todos os registos desse campo? Alguém me pode ajudar? Obrigado

Então neste caso porque não usas uma sp? (Stored Procedure) e lá dentro fazes a soma e devolve para o VB.

Tambem podes enviar directamente o query para a base dados e ele retorna-te o valor num recordset.

SELECT SUM(PRECO) FROM <tabela>

BelzebuVlad
17-04-2007, 22:23
Danke schon

EDIT: A sintaxe do codigo é assim?! É que está-me a dar erro... =\

BelzebuVlad
19-04-2007, 10:28
Epah...ninguém por aí? Estou a ficar com os coisos entalados... Tenho de entregar isto hoje...

MRKawa600
19-04-2007, 12:20
A sintaxe é assim como está descrito anteriormente, mas para mais uma ajuda aqui vai:

select sum(nome_do_campo_com_valores_que_queres_somar) from tabela_onde_esta_o_campo

isto claro partindo do principio que pretende somar todos os valores e não apenas aqueles que obedecem a um determinado critério.

Espero que ajude

BelzebuVlad
19-04-2007, 12:30
Isso eu tinha percebido, só que tipo, dá-me um erro no select, diz k falta o case xD (estupidez) é preciso fazer alguma referência ou assim?

MRKawa600
19-04-2007, 12:32
põe ai uma cópia do select que estás a fazer

BelzebuVlad
19-04-2007, 12:36
select sum(preco) from caixa

cabiros
19-04-2007, 12:40
Mas já a testas-te na base de dados?? Eu normalmente antes de por a query no compilador, faço sempre primeiro na base de dados só para verificar se ela está a funcionar.

MRKawa600
19-04-2007, 12:44
A sugestão do cabiros é muito util e uma boa forma de verificares o problema.

A base de dados está em quê?
MsAccess? MySQL? SQL Server?

BelzebuVlad
19-04-2007, 14:16
A base de dados está em access... e essa query não me devolve nenhum resultado se for utilizada no access

MRKawa600
19-04-2007, 16:42
Constroi a query no query analyser do MSAccess e depois desta devolver os resultados correctos, copia o statement de sql gerado no "query analyser" para o VB, limpando alguns caracteres que o vb não quer (""", ";", etc)