View Full Version : DVDs para SuperDrive

ngm
03-11-2006, 15:37
Boa tarde,

Eu tenho vivido na pré-história dos discos ópticos com um velhinho HP cd-writer 9500 que grava QUALQUER CD-R ou CD-RW que se venda em qualquer esquina.

Agora tenho uma SuperDrive que já grava DVD+-R e DVD+-RW. :D Mas tenho dúvidas:

1) Qual a diferença entre o + e o -? DVD+R é a mesma coisa que DVD-R? Quais as vantagens/inconvenientes?

2) É preferível utilizar DVD+-RW ou DVD+-R? Por exemplo, certas aparelhagens não lêm CD-RW, isso também acontece com os DVD+-RW?

3) Que DVDs utilizam na vossa SuperDrive? Aparentemente a SuperDrive dos MacBooks (Pro) é muito esquisita.

4) Onde posso comprar DVD+-RW? (estive a ver no site da FNAC e não há!).

Obrigado a todos.

joaorikard
03-11-2006, 15:50
1) There are a number of significant technical differences between the dash and plus formats, although most consumers would not notice the difference.
One example is the ADIP system of tracking and speed control being less susceptible to interference and error than the LPP system used by DVD-R, which makes the ADIP system more accurate at higher speeds.
Also DVD+R(W) has a more robust error management system than DVD-R(W), allowing for more accurate burning to media independent of the quality of the media.
Additional session linking methods are quite a bit more accurate with DVD+R(W) versus DVD-R(W), resulting in fewer damaged or unusable discs due to buffer under-run and multi-session disks with fewer PI/PO errors.

2) Se for para gravar um filme/programa/informação que sabias que nao irás apagar, DVD+/-R, se for para backups/trabalhos/etc, o DVD+/-RW será o mais indicado.

3) DVD+R DL da Memorex e DVD+R da Verbatim e/ou da Memorex

4) FNAC (podem não ter online, mas tenho a certeza que têm na loja! Até já lá vi discos virgens de Blu-Ray SL), loja de informática da esquina, Worten, Vobis, etc...

iStarTAC
03-11-2006, 18:09
Ui @ngm ... é caso pra dizer: "Where have you been?"

A explicação do @SsDD é excelente, em resumo: +R(W) é mais fiável que o -R(W). Só em casos raros (e agora cada vez mais) podes preferir um -R(W), por exemplo leitores de DVDs antigos que só suportam a norma +R.

ngm
03-11-2006, 21:42
Ui @ngm ... é caso pra dizer: "Where have you been?"

É verdade iStarTAC por pouco quase passava do CD para o Blu-Ray/HD-DVD!! :)

Agradeço as vossas explicações e as vossas sugestões. Também andei a ler uns artigos na net e uns posts nos fóruns da Apple e as escolhas recaíem principalmente nas marcas Verbatin, Memorex, TDK,...

Encontrei na Worten uns "cakes" da marca SKY:

25 DVD+RW Sky 4.7 Gb - € 27,39
25 DVD-RW Sky 4.7 Gb - € 27,39
50 DVD-R 4.7 Gb Sky - € 18,99

Eu tenho usado CD-R/CD-RW desta marca e, confesso que NUNCA tive problemas... e são bem baratinhos! :P

Já alguém experimentou estes DVDs numa SuperDrive? Não quero que me saia o tiro pela culatra! :D

TIMETODOIT
03-11-2006, 22:42
Sinceramente nao compres SKY seja po que for... já comprei para gravar uns filmes em DVD (mas DVD mesmo nao é ka DIVX) e parece k com o tempo morrem!!

Sox
03-11-2006, 23:36
Nunca tinha ouvido falar nessa marca, eu só compro tanto DVD+R como CD+R da Sony ou TDK, prefiro pagar mais mas saber que tenho qualidade.

Sou DJ e necessito constantemente de fazer copias dos meus originais para andarem comigo e apesar de gravar com a velocidade mínima não posso correr o risco de ficarem mal gravados e de saltarem a meio de um set, sendo estas as marcas nas quais tenho 100% de confiança

Mesmo os memorex que vi aconselharam aí já me deixaram ficar mal.

nunyx
03-11-2006, 23:53
Memorex e MMORE são de qualidade média. Para coisas mais sérias concordo com o Sox, é melhor gastar um pouco mais e comprar Sony (ou TDK).

TIMETODOIT
04-11-2006, 00:37
Nunca tinha ouvido falar nessa marca, eu só compro tanto DVD+R como CD+R da Sony ou TDK, prefiro pagar mais mas saber que tenho qualidade.

Sou DJ e necessito constantemente de fazer copias dos meus originais para andarem comigo e apesar de gravar com a velocidade mínima não posso correr o risco de ficarem mal gravados e de saltarem a meio de um set, sendo estas as marcas nas quais tenho 100% de confiança

Mesmo os memorex que vi aconselharam aí já me deixaram ficar mal.

Memorex e MMORE são de qualidade média. Para coisas mais sérias concordo com o Sox, é melhor gastar um pouco mais e comprar Sony (ou TDK).

Nem mais

kidloco
04-11-2006, 00:55
A minha marca de eleição é TDK. Pra mid-budget uso os Memorex/Intenso.

ngm
04-11-2006, 05:51
Boa madrugada...

Aqui ficam os meus agradecimentos a todos pelas sugestões.

Agora a pergunta final...

Eu tenho vários filmes de várias momentos passados com amigos e estão todos em formatos variados: .divx principalmente, mas também .avi e talvez .mpg. (confesso que de formatos de video não percebo muito) e, até agora, no Windows era só "chutar" para o WMP.

A minha dúvida é: de que modo deverei guardar esses vídeos num DVD+-R? Que aplicação deverei utilizar ou como devo proceder? Atenção que eu não quero editar os vídeos, criar efeitos, ou juntá-los num único vídeo. Quero apenas guardá-los num DVD de modo a que seja o mais simples possível de visualizar. (e o ideal seria visualizar em qualquer leitor de DVD de sala)

Obrigado pelo auxílio. :)

joaorikard
04-11-2006, 10:17
Mete um DVD virgem na drive, abre o finder e verás que está lá o DVD com se fosse uma pasta...
Arrasta tudo o que quiseres lá para dentro e depois carrega no simbolo amarelo de biohazard(?).

ngm
04-11-2006, 14:13
Muito obrigado SsDD. :)

Mas temo que dessa forma, esteja a guardar os vídeos como dados e como tal, não possa recorrer a um convencional DVD de sala para os visualizar. Estou certo?

Por exemplo, tenho vários mp3s que posso guardar como mp3 (dados) e então não posso ler num velhinho Hi-Fi. Para o fazer, terei que converter para áudio e utilizar bastantes mais CDs! :(

Fork
04-11-2006, 14:52
Saca o Burn (gratis) abre e depois tem lá um separador Video mete la os videos e deve funcionar, mas nao prometo que seja o que tu estas a pedir, porque ainda nao percebi

bsod
04-11-2006, 17:00
Muito obrigado SsDD. :)

Mas temo que dessa forma, esteja a guardar os vídeos como dados e como tal, não possa recorrer a um convencional DVD de sala para os visualizar. Estou certo?

Por exemplo, tenho vários mp3s que posso guardar como mp3 (dados) e então não posso ler num velhinho Hi-Fi. Para o fazer, terei que converter para áudio e utilizar bastantes mais CDs! :(

Se for um DVD de sala que suporte vários formatos, entre eles o DivX, acho que não haverá nenhum problema em gravares como dados, desde que uses o ISO960 (acho que se chama assim, não tenho a certeza :p).

ngm
04-11-2006, 20:39
Se for um DVD de sala que suporte vários formatos, entre eles o DivX, acho que não haverá nenhum problema em gravares como dados, desde que uses o ISO960 (acho que se chama assim, não tenho a certeza :p).

Sim, eu vou gravar como dados (divx) por uma questão de "poupança" (assim gasto cerca de 1/3 dos discos que gastaria).

Mesmo que o DVD de casa dos meus pais não leia (presumo que não pois é algo antigo), tenho sempre a possibilidade de ligar o MacBook ao LCD/Plasma e ler os DivX! :)

Obrigado a todos.

abc
07-11-2006, 01:48
Só quero dizer que a fiabilidade do formato + em relação ao - me parece mais um mito comercial. Tenho um gravador +/- no PC e uma SuperDrive -. Nunca notei diferenças...

Já agora, compro os meus no Pingo Doce porque fica a caminho de casa, não são caros e parecem ser fiáveis. Não me lembro da marca mas não é Princo nem Sky nem essas misérias.

soundzen
23-11-2006, 23:19
É bem feita para mim - nas pressas de comprar um macbook - tenho um 13" 1.83Ghz e descubri que não dá para gravar DVD.RW... será? Quando insiro um disco virgem, o programa iDVD alerta que nao tenho "superdrive" e que só posso create mas nao burn!!! Mas afinal as especificações tecnicas do meu 13" fala de um combo 6x superdrive para CDR até DVDRW. :'(

Sox
24-11-2006, 00:54
É uma das desvantagens dos low-end Macbook.