PDA

View Full Version : Ligação Wireless VS. Ethernet

cuto
17-10-2006, 11:10
Boas caros amigos,

Tenho um asus wl-520g e placa asus wl-138ge, a partilhar net e pc's.

A questão que levanto (e não deve ser nova) é a perda de velocidade da ligação à net usando o router wireless. Para tanto testei a velocidade em http://speedmeter.fccn.pt/ usando o router e fiz o mesmo teste ligando o modem cabo via ethernet (tudo num só PC).

Resultado com ligação tvtel a 6 mbits:
Router a 2 metros do PC.

Wireless: Largura de banda útil: 4.36 Mbps

Etehernet: Largura de banda útil: 7.56 Mbps

Ora, estando o router apenas a servir de AP à net, acho brutal a perda de velocidade. Tb. acho brutal ter contratado 6 mbits e ter quase 8 (que se confirmam em FTP).

Assim, seria interessante que postassem os vossos resultados, afim de se retirarem conclusões sobre as várias marcas.

Cumps.

amg_tech
17-10-2006, 15:42
Para tanto testei a velocidade em http://speedmeter.fccn.pt/ usando o router e fiz o mesmo teste ligando o modem cabo via ethernet (tudo num só PC).
Bem aqui fiquei um pouco confuso. Primeiro parece que ligaste o pc sempre ao router (uma vez por wi-fi outra por cabo), mas depois por isto que disseste parece que outra vez já ligaste o modem ao pc. Mas pronto, partindo do principio que sempre tiveste ligado ao router, um teste so por cada forma de ligacao, é pouco. tinhas que fazer uns 3 por cada e ai fazer uma média. Mesmo por wi-fi, 11mbps eram sufucientes para usar net sem limites. Mas a 2m deves ter mais que esses 11mbps, apesar de por vezes existirem, por exemplo, telemoveis por perto que fazem baixar essa velocidade...

cuto
17-10-2006, 16:22
Pois, talvez soe confuso...esclarecendo:

1º Teste via wi-fi (modem cabo ligado ao router) - a ligação dá a 54 Mbits embora a velocidade da net desça brutalmente.

2º- Teste com o cable modem ligado via ethernet directamente ao pc.

Era isto que, no fundo queria ver discutido.

Obgrigado

Flyer_rp
17-10-2006, 18:04
Quando quiseres fazeres testes do genero para poder compares resultados de varias configurações não convem ser com setup´s diferentes... Assim tas a recolher resultados errados.

O que deves fazer é ligar o modem ao router e depois ligares-te ao router por cabo e por wireless, e assim corres os testes para as duas ligações.

Só assim é que consegues ter uns resultados correctos, e como o amg_tech disse, e muito bem, convém correr varios teste na mesma configuração e depois fazer a média. Isto para evitar que certos factores alheios ao teste não influenciem muito os resultados.

cuto
17-10-2006, 18:54
Quando quiseres fazeres testes do genero para poder compares resultados de varias configurações não convem ser com setup´s diferentes... Assim tas a recolher resultados errados.

O que deves fazer é ligar o modem ao router e depois ligares-te ao router por cabo e por wireless, e assim corres os testes para as duas ligações.

Só assim é que consegues ter uns resultados correctos, e como o amg_tech disse, e muito bem, convém correr varios teste na mesma configuração e depois fazer a média. Isto para evitar que certos factores alheios ao teste não influenciem muito os resultados.

Ora bem,

Fiz exactamente como indicavas e (como suspeitava) o resultado é exactamente o mesmo. Ou seja, é indiferente ligar wired ao router ou ao pc. O desempenho mantém-se óptimo. A perda acontece só quando ligo via wi-fi.

De qq modo foi importante a dica, pois assim tenho a certeza que em modo wired o router tá óptimo....a questão qto. à perda via wi-fi mantém-se e posso assegurar que os testes têm sido variados incluindo ligação a FTP Privados e Newsgroups. Digamos que perco metade da largura de banda.

Cumps.

Seavoices
17-10-2006, 19:18
É normal haver perdas com a ligação Wi-Fi. Além de que os 55 MBits muitas vezes ser banhada e a velocidade real ser muito mais baixa, ainda tens os protocolos de segurança que te retiram largura de banda no tráfego, sendo mais visível essencialmente nos downloads a grande velocidade

Os Helpdesk's dos ISP's estão instruidos a perguntar aos utilizadores se utilizam wireless mesmo por causa disso e eu comprovei essas perdas com os meus equipamentos em casa

andyrock
18-10-2006, 14:34
Eu nem ao lado do router consigo mais de 10mbit com wireless... Por ligação de rede ethernet consigo 14mbit de acesso à net. (Velocidades de transferencia para ligação 16mbit adsl)

Sempre que quiseres usar a linha ao maximo convem ligar o cabo de rede, visto que como ja alguem aqui disse muitas vezes os 54mbit dos routers são banhada. Principalmente nos routers que o consumidor doméstico tem bolsa para comprar!

Tambem pode estar relacionado com a protecção utilizada, eu uso WPA-PSK mas como nunca testei com outra ou sem nenhuma não posso garantir.

alal
28-10-2006, 21:08
Tenho exactamente o mesmo problema.
Um router asus wl-520g. O adaptador wireless que uso é um asus wl-167g (54mbps).

O PC ligado ao router por cabo (wired) consigo transferencias na ordem dos 1.4-1.5Mbits! Com PC ligado ao router por wireless desce para metade... 590-650Kbps!
Estranho não?

Contactei a asus e depois de varios mails trocados eles disseram para eu levar o router à loja onde comprei para ser enviado para eles (asus). Chegou à uns dias. Enviaram-me um novo! Só agora tive oportunidade de o ligar e configurar e está tudo na mesma! Acontece exactamente o mesmo!!! Já experimentei com outros adaptadores wireless e tudo igual! Decididamente, este router não é grande "espingarda"!!! Não aconselho mesmo! (acho que é a 1º coisa da asus que não aconcelho:))

Já não sei o que faça... mesmo sem nenhum tipo de protecção acontece isto!

Alguém tem mais alguma sugestão?

Thnxs!

cuto
29-10-2006, 00:48
Tenho exactamente o mesmo problema.
Um router asus wl-520g. O adaptador wireless que uso é um asus wl-167g (54mbps).

O PC ligado ao router por cabo (wired) consigo transferencias na ordem dos 1.4-1.5Mbits! Com PC ligado ao router por wireless desce para metade... 590-650Kbps!
Estranho não?

Contactei a asus e depois de varios mails trocados eles disseram para eu levar o router à loja onde comprei para ser enviado para eles (asus). Chegou à uns dias. Enviaram-me um novo! Só agora tive oportunidade de o ligar e configurar e está tudo na mesma! Acontece exactamente o mesmo!!! Já experimentei com outros adaptadores wireless e tudo igual! Decididamente, este router não é grande "espingarda"!!! Não aconselho mesmo! (acho que é a 1º coisa da asus que não aconcelho:))

Já não sei o que faça... mesmo sem nenhum tipo de protecção acontece isto!

Alguém tem mais alguma sugestão?

Thnxs!

Pois, foi exactamente por isso que lancei este post: saber que routers perdem menos velocidade. Que se perca alguma largura de banda concordo, agora metade é demais. Acho mm que é banhada deste router.

Flyer_rp
29-10-2006, 12:16
Nas opcções do router tentem fixar a velocidade das ligações na norma G (54 Mbps) e voltem a fazer os testes...

Assim todos os aparelhos Wi-Fi ficam ligados ao router sempre a 54 Mbps mesmo que não necessitem dessa largura de banda, eu tenho essa opcção activada e isto funca bem...

P.S: Atenção que se tiverem dispositivos de norma B (11 Mbps) esses não se vão conseguir ligar, assim fixem na norma B...

cuto
29-10-2006, 14:58
Nas opcções do router tentem fixar a velocidade das ligações na norma G (54 Mbps) e voltem a fazer os testes...

Assim todos os aparelhos Wi-Fi ficam ligados ao router sempre a 54 Mbps mesmo que não necessitem dessa largura de banda, eu tenho essa opcção activada e isto funca bem...

P.S: Atenção que se tiverem dispositivos de norma B (11 Mbps) esses não se vão conseguir ligar, assim fixem na norma B...

Fyer_rp: o meu está sempre na norma G e o sinal tá semprea a 100 % e a 54 Mbits. No entanto, a perda em relação ao acesso internet é aquele que postei. Quanto à velocidade da rede, ou seja transferência de files entre pc's, essa não me preocupa, pois é bastante boa, embora não atinga os 54 Mbits.

Flyer_rp
29-10-2006, 15:15
Então tas a querer dizer que ligado ao router a 54 Mbps não consegues atingir a mesma velocidade que por cabo para um link ADSL de 6 Mbps.... Para esta ligação 11 Mbps deviam dar na boa e ainda sobrava largura de banda no link Wi-Fi...

Isso é tudo muito estranho nem que os 54 Mbps fossem divididos em 25 Mbps para download e 25 Mbps para upload mais meia duzia por causa do protocola Wi-Fi (protecções, correcção de erros, etc) ainda ficavas com mais de 12 Mbps para comunicações ( que é o dobro da tua ligação ADSL), logo não devia haver uma perda tão significativa...

Claro que o que eu disse acima não deve ser levado em conta, foi só um exemplo muito afastado da realidade, e serve apenas para ver que, mesmo neste caso hipotetico devias conseguir atingir os 6 Mbps na boa.

P.S: Tenta arranjar outro router e volta a fazer os mesmos teste. Eu quando arranjar tempo tb vou fazer o mesmo e depois posto os resultados... Agora fiquei curioso...