Core duo ou Dual Core????

sickboy

Power Member
Core Duo ou Dual Core, não é a mesma coisa?????

Porque hoje segundo um vendedor, o dual core já tem 64 bites e que a única diferença para os core 2 duo é que estes últimos apenas têm um front side bus com maior capacidade (agora não me recordo dos valores que me disse).

Agradecia que algum entendido me esclarecesse e me pudesse responder se efectivamente me estão a tentar jogar areia paras os olhos para não ver os preços elevados praticados por essa loja, entre outras coisas.
 
Core duo e Dual core significa o mesmo.
Se o vendedor te disse que eram diferentes, é porque é um valente PATO. Não percebe nada de PC's.

Os core 2 duo é que são diferentes dos core duo (aka dual core).
 
"Dual core" pode apontar para qualquer processador com 2 cores, incluindo Pentium D e AMD X2.

E os únicos Dual Core de 64bits da Intel são os Core 2 Duo. Os Core Duo são 32bits.
 
ó roadster, não te imaginava assim tão "ignorante"...

ora então, "core" é o nome de um processador(core duo quando tem dois nucleos, core solo quando só tem um), que por acaso é diferente dos pentium dual core, sendo mais recente. actualmente temos a evolução desse tipo de processador, aka "core 2"...

creio que para desktop não existiu o processador core duo, sendo este apenas encontrado em portáteis.

de qualquer maneira, se estiverem para comprar um processador destes novos core 2 duo, podem ter a certeza que a diferença para os pentium dual core é abismal... e vale o preço.
 
Estás a falar dos core 2 duo. Eu não.
Eu estou a dizer que os CORE DUO são o mesmo dos DUAL CORE. Simplesmente algumas lojas ainda optam por chamar core duo ou dual core aos CPU's, conforme lhes apetece.

Core Duo = Dual Core. São o mesmo processador mas chamado de maneira diferente.

Os Core 2 Duo é que são diferentes. Esses são os Conroe.
 
Dual-core : Todo e qualquer processador com dois núcleos completos que partilhem um mesmo socket.

Core Duo: exemplo de uma arquitectura que é dual-core (dois cores).
Pentium D: outro exemplo de dual-core.
Core 2 Duo: um terceiro exemplo de dual-core.


Single-core: Todo e qualquer processador que só tenha um núcleo de execução que se instale no mesmo socket.
Exemplos são todas as CPU's até ao Pentium 4/Athlon 64 -não os X2-, ou os Core Solo.


Todas as CPU's dual-core suportam 64bit, com excepção do Core Duo/Solo (não confundir com o Core 2 Duo/Solo).

--------------------------------------------------------------------------------------

Core e Core 2 são duas arquitecturas diferentes, e nada têm a ver com o nº de núcleos.
Pentium D é um dual-core com dois núcleos Pentium 4 no mesmo socket.
Athlon 64 X2 é um exemplo de processador dual-core com dois núcleos Athlon 64, semelhante ao que citei no parágrafo anterior (com algumas diferenças técnicas).


Espero que isto dissipe as dúvidas...
 
Última edição:
eh pa, de uma vez por todas, core duo e dual core não são a mesma coisa.
vamos la a explicar as coisas como deve ser:

o core duo é dual core.

o dual core não é nenhuma caracteristica exclusiva do core duo, dual core, significa que tens 2 cores no mesmo processador. a AMD também dispõe de processadores dual core, assim como a intel dispõe de outros processadores dual core além do core duo.
portanto, core duo não é a mesma coisa que dual core, por mais que a intel queira passar essa ideia com a escolha do nome "core" para a sua nova linha de CPUs

o core 2 duo, tem de facto um fsb mais rapido (e que consequentemente lhe proporciona maior largura de banda) que o do core duo. o core 2 duo tem fsb de 1066mhz, e os core duo têm de apenas 667mhz.

os core 2 duo, além do fsb a uma velocidade superior, têm outras vantagens, como as instruções SSE4, e a cache L2 partilhada, entre outros aperfeiçoamentos.

tomem la cuidado com as confusões.
 
Última edição:
eh pa, de uma vez por todas, core duo e dual core não são a mesma coisa.
vamos la a explicar as coisas como deve ser:

o core duo é dual core.

o dual core não é nenhuma caracteristica exclusiva do core duo, dual core, significa que tens 2 cores no mesmo processador. a AMD também dispõe de processadores dual core, assim como a intel dispõe de outros processadores dual core além do core duo.
portanto, core duo não é a mesma coisa que dual core, por mais que a intel queira passar essa ideia com a escolha do nome "core" para a sua nova linha de CPUs

o core 2 duo, tem de facto um fsb mais rapido (e que consequentemente lhe proporciona maior largura de banda) que o do core duo. o core 2 duo tem fsb de 1066mhz, e os core duo têm de apenas 667mhz.

os core 2 duo, além do fsb a uma velocidade superior, têm outras vantagens, como as instruções SSE4, e a cache L2 partilhada, entre outros aperfeiçoamentos.

tomem la cuidado com as confusões.

Koncaman, como os Core Duo só existem (pelo menos oficialmente) em versões mobile, o FSB destes é menor do que os Core 2 Duo desktop (apenas 667 MHz).
Mas as versões mobile dos Core 2 Duo também usam o FSB a 667 MHz, pois partilham os mesmos chipsets dos Core Duo, por enquanto.

Também para clarificar:
Os Core Duo também já tinham a Cache L2 unificada, mas só existia em versões de 2MB, enquanto nos Core 2 Duo Mobile existem versões de 2MB e 4MB.
 
Última edição:
tens razão.
eu quando penso no core duo, lembro-me sempre daquela board da Aopen que saiu que possibilitava usar o yonah (aka core duo) em desktops... mas para todos os efeitos o core duo é um processador de portatil.
e quando penso em core 2 duo penso imediatamente num cpu para desktop, mas esqueço-me que também ja anda nos portateis.

mas se isto esta a ser postado aqui, é porque é de portateis que se esta a falar.
 
tens razão.
eu quando penso no core duo, lembro-me sempre daquela board da Aopen que saiu que possibilitava usar o yonah (aka core duo) em desktops... mas para todos os efeitos o core duo é um processador de portatil.
e quando penso em core 2 duo penso imediatamente num cpu para desktop, mas esqueço-me que também ja anda nos portateis.

mas se isto esta a ser postado aqui, é porque é de portateis que se esta a falar.

E consta que essa board também aceita os Core 2 Duo mobile (a.k.a "Merom"), mas isso é outra história...:D
 
já agora...no meio de tantos cores e duos e 64bits, FSB mais rapida e Cache L2 unificada.
De certeza que o post original é de quem quer vir a comprar um Pc novo...

Desses todos que voçes falaram,qual será o mais indicado,o mais recente,o que tem melhores prestaçoes!!?!?

Abraços ppl
 
Subscrevo o que disseste, Xarpas. Aquilo que interessa é saber se o core 2 duo têm ou não melhor prestação que o core duo, e se o 1º é a 64 bits, ao contrário do 2º.
Se por tudo isto, vale mesmo a pena comprar um core 2 duo ou não.
 
lolol, mas que luta de galos que vai para aqui, parece quando no outro dia fui ao ***** espreitar os portateis e tava la o empregrado a dizer a uns senhores que os portateis que tinham escrito Centrino Duo no papel das caracteristicas que tem o preço, estava mal, e que era Core Duo que se chamava, quando eles lhe perguntaram a diferença entre estes. Por acaso, na altura ate reparei que todos os Core Duo até têm um autocolante da intel a dizer Centrino Duo LOL, mas isso sao historias..
 
lolol, mas que luta de galos que vai para aqui, parece quando no outro dia fui ao ***** espreitar os portateis e tava la o empregrado a dizer a uns senhores que os portateis que tinham escrito Centrino Duo no papel das caracteristicas que tem o preço, estava mal, e que era Core Duo que se chamava, quando eles lhe perguntaram a diferença entre estes. Por acaso, na altura ate reparei que todos os Core Duo até têm um autocolante da intel a dizer Centrino Duo LOL, mas isso sao historias..
Centrino Duo é o nome da plataforma e não do processador.

Tal como um Centrino inclui um Pentium M.
 
a diferença entre um core e um core 2 de velocidades comparáveis anda entre os 0 e os 12%, segundo me lembro de ver em testes... por isso não é uma diferença muito importante. se puderes levar um core 2, melhor, mas se a diferença de preço for muita, não perdes muito em comprar um core.
 
por acaso não, já não vejo confusão nenhuma... se achas que (ainda) está confuso, podes esclarecer-nos. um post como esse não interessa a ninguém, é vazio de conteudo, e ainda levanta desconfiança para os menos conhecedores.
 
Back
Topo