PDA

View Full Version : Tutorial Valores duma linha em ADSL

Páginas : [1] 2

PoolMania
12-10-2006, 14:36
Decidi escrever este tutorial para ajudar o pessoal a saber interpertar os valoress fornecidos pelo router\modem sobre o estado da linha telefónica.
No meu caso com Clix 20 MB o meu router dá-me os seguintes valores:

Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 19794526
Local SNRMargin 10.5 dB
Local Line Attn 16.5 dB
Local Tx Power 9.9 dB
Remote Line Attn 6.5 dB
Remote SNRMargin 25.5 dB

Aqui os valores que realnebte interessam são os seguintes:
Local SNRMargin 10.5 dB
Local Line Attn 16.5 dB

O SNRMargin baixa quando maior é a velocidade dos downloads que temos á nossa disposição.....é prefirivel que os valores não sejam menores que 10 db porque senão a nossa ligação pode ficar instável e teremos quedas ao longo do dia. Mas duma maneira geral o SNRMargin pode estar nos 5 db e a linha permanecer estável sem quedas mas isso depende muito e não é garantido. Se uma ligação está sempre a cair ao longo do dia deve-se telefonar para o apoio tecnico do isp e pedir para baixarem um pouco a velocidade de download de forma a subir o SNRMargin. A distância a que estamos da central influi também nos valores do SNRMargin.

Como saber a distância da central em relação ao nosso router\Modem?
Local Line Attn 16.5 dB esse valor é um importante indicador da distância da central: Em ADSL 2+ 13.3 db de Attn, ou seja, atenuação equivale a 1 KM, no meu caso os 16.5 db representam 1 KM e poucos metros de distância. Quando maior a distância maiores serão os valores da atenuação e menores serão os valores do SNRMargin e menos velocidade de downloads teremos á nossa disposição. Com uma atenuação alta a ligação pode ficar lenta e instável.

Observe-se o seguinte gráfico abaixo:

O gráfico mostra os efeitos do aumento da distância entre o cliente ADSL e a central telefónica.

http://img76.imageshack.us/img76/1908/adslsw6.gif (http://imageshack.us)

Observe-se o seguinte esquema para as velocidades:

http://img238.imageshack.us/img238/8804/adslgrapue8.gif (http://imageshack.us)

Muitos problemas de instabilidade e lentidão das ligações derivam dai. Mas a qualidade dos routers\Modems também pesa no assunto.
Milagres é coisa que não há no caso das linhas telefónicas. A qualidade das mesmas e o factor central telefónica pesa muito na qualidade das ligações.

EDIT: Os valores minimos do SNRMargin possiveis sem tornar a ligação instável é entre 5-10 db a tender mais para os 10 db do que 5 db. Mas atenção uma atenuação alta, longa distância entre a central e o cliente, e um SNRMargin de 5 db pode fazer cair muitas vezes a ligação e pode tornar a ligação muito lenta quando se usa P2P e se tenta navegar na net ao mesmo tempo por exemplo...

UPDATE IMPORTANTE: A atenuação não dependem só da distância à central, mas também por exemplo de um factor bastante importante, a degradação do cobre. Se estiverem numa linha velha e já degradada essa atenuação dispara. E depois claro, têm a atenuação dentro da própria casa, os conectores, as ligações muitas vezes home-made, etc.

Dúvidas e questões? Estou aberto a isso :) Correcções ao meu tópico inicial? também estou aberto a isso :)

Guga
18-10-2006, 14:32
De certeza que este topico foi util para muitos, mas ninguem postou feedback...OBRIGADO! LoL
Ajudeu me mesmo,nao fazia a minima ideia.... :D TKS
Cumps

PoolMania
18-10-2006, 15:21
Alteração no tópico inicial: SNRMargin minimo 5 db e colocação de um EDIT com os mesmos comentários abaixo indicado:
Os valores minimos do SNRMargin possiveis sem tornar a ligação instável é entre 5-10 db a tender mais para os 10 db do que 5 db. Mas atenção uma atenuação alta, longa distância entre a central e o cliente, e um SNRMargin de 5 db pode fazer cair muitas vezes a ligação e pode tornar a ligação muito lenta quando se usa P2P e se tenta navegar na net ao mesmo tempo por exemplo...

legion
18-10-2006, 17:40
Interessante para quem não sabe.

Vai dar jeito a muito pessoal que tenha problemas em interpretar estes valores.

cump's

PS: Excelente iniciativa..

greven
19-10-2006, 14:23
Falta dizer é que os dB's de atenuação não dependem só da distância à central, mas também por exemplo de um factor bastante importante, a degradação do cobre. Se estiverem numa linha velha e já degradada essa atenuação dispara. E depois claro, têm a atenuação dentro da própria casa, os conectores, as ligações muitas vezes home-made, etc. :p

PoolMania
20-10-2006, 00:37
Falta dizer é que os dB's de atenuação não dependem só da distância à central, mas também por exemplo de um factor bastante importante, a degradação do cobre. Se estiverem numa linha velha e já degradada essa atenuação dispara. E depois claro, têm a atenuação dentro da própria casa, os conectores, as ligações muitas vezes home-made, etc. :p
Obrigado por me teres lembrado deste factor :) Foi colocado no tópico inicial. Bom trabalho :)

nunovski
20-10-2006, 15:05
Tópico muito útil. 5*
Good job Poolmania ;)

Edu115
28-10-2006, 06:04
Attenuation: 5.0 dB
SNR: 35.5 dB

Mas pelo que sei estou numa central remota. Há limitação? ( Não interessa muito, porque tenho acesso Clix, mas é indirecto... por isso tenho que me limitar aos meus 4mbps )

nunovski
28-10-2006, 12:28

Mas pelo que sei estou numa central remota. Há limitação? ( Não interessa muito, porque tenho acesso Clix, mas é indirecto... por isso tenho que me limitar aos meus 4mbps )
Olhando para o gráfico ali em cima, parece que podes chegar facilmente aos 20 megas ou mais.

PoolMania
28-10-2006, 15:56

Tudo passa por estares ligado a uma central Clix....Pela atenuação estás muito perto da central mesmo! Agora pergunto: Estás numa zona Clix com acesso directo ou estás numa zona Não Clix com acesso indirecto? Porque se estiveres ligado a uma central da PT as coisas fiam mais fino.

O melhor é ligares para o SAC do clix porque se for zona clix com acesso directo então com aqueles valores que tens é uma perfeita maravilha.

R_M_F
28-10-2006, 16:24
o que achas dos meus valores:

Name Value
Connected true
Operational Mode G.Dmt.BisPlus
State Showtime
Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 4096000
Local SNRMargin 19.0 dB
Local Line Attn 22.5 dB
Local Tx Power 11.9 dB
Remote Line Attn 9.5 dB
Remote SNRMargin 9.5 dB

Distancia:

http://img261.imageshack.us/img261/210/distanciaclixar7.th.jpg (http://img261.imageshack.us/my.php?image=distanciaclixar7.jpg)

pelo que ando a ver no forum não oficial da clix parece-me que com esta distancia deveria ter uns valores um pouco melhores...pelo menos no que diz respeito ao SNRMargin, nao?

PoolMania
28-10-2006, 17:50
A atenuação afecta o valor do SNRMargin, para explicar a tua situação de estares ai tão perto da central e teres esses valores temos duas hipóteses:
1. As linhas telefónicas da tua casa estão velhas e\ou tens conexões velhas e\ou mal feitas, outra possibilidade são as linhas que vão da tua casa até à central estarem velhas também.
2. Pode-se dar o caso de não estares ligado a esta central mas sim a uma central remota a quase 2 KM da tua casa o que por incrível que possa parecer acontece a várias pessoas, uma das razões para essa situação é a falta de espaço na central mais próxima da tua casa.

HaTrED
28-10-2006, 18:47
Ambos os valores: Margem de Rúído e Atenuação devem ser encarados dentro das duas margens de actuação do serviço ADSL/ADSL2+, ou seja, quer em Up quer em DownStream. Os valores indicados referem-se a qual destas duas?

É que se eu tiver 10db na zona de frequências mais baixa - Upload, muito dificilmente terei um serviço de qualidade, porque este valor na outra margem estará muito mais degradado...
Local e remote quererão dizer isso mesmo? Local para download e Remote para upload?

Outra coisa, não percebi essa conversa das centrais remotas?!?!

PoolMania
28-10-2006, 19:13
O local SNRMargin é os downloads, O remote SNRMargin os uploads. Neste ultimo caso como os uploads em Portugal são muito baixos, em serviços domésticos não profissionais, costumam ter uma excelente margem. Mas se a linha estiver muito velha e\ou a distância em relação à central for muito grande a atenuação e o SNRMargin desce, a atenuação sobe, e a ligação fica lenta e sujeita a quebras ao longo do dia.

Fala-se em central remota quando se está ligado a uma central não Clix, geralmente da própria pt, e os pedidos de envio dos pacotes pelo nosso Modem\router vão para esta central remota antes de serem conduzidos até ao nosso isp. Nessas condições ficamos sujeitos à "lei da prioridade" que a pt nos dá em relação a um cliente seu....E como nós não somos clientes da PT seremos os ultimos a ser "servidos".....As consequências desta situação são pings altos nos jogos, net em geral lenta e claro sensação de "mau serviço prestado":)

Houve uma altura em que a PT usou a treta das centrais remotas para impedir a fuga de clientes para o Clix.....Os pedidos de adesão eram recusados pela PT com o argumento de "A sua linha está ligada a uma central remota por isso não será possilvel satisfazer o seu pedido".
O problema estava no facto de ter sido a própria PT a mudar linhas dos clientes para outras centrais longe das suas residências.:'( Mas com o tempo esta treta acabou por ter sido considerada ilegal.....

R_M_F
28-10-2006, 19:16
eu tenho o aolynk nao tenho o hauwei MT 882...no aolynk os valores aparecem assim...

PoolMania
28-10-2006, 19:50
eu tenho o aolynk nao tenho o hauwei MT 882...no aolynk os valores aparecem assim...
É igual ao meu:)

R_M_F
28-10-2006, 20:13
eu sei..era para o outro user a resposta

HaTrED
29-10-2006, 12:11
O local SNRMargin é os downloads, O remote SNRMargin os uploads. Neste ultimo caso como os uploads em Portugal são muito baixos, em serviços domésticos não profissionais, costumam ter uma excelente margem. Mas se a linha estiver muito velha e\ou a distância em relação à central for muito grande a atenuação e o SNRMargin desce, a atenuação sobe, e a ligação fica lenta e sujeita a quebras ao longo do dia.

Fala-se em central remota quando se está ligado a uma central não Clix, geralmente da própria pt, e os pedidos de envio dos pacotes pelo nosso Modem\router vão para esta central remota antes de serem conduzidos até ao nosso isp. Nessas condições ficamos sujeitos à "lei da prioridade" que a pt nos dá em relação a um cliente seu....E como nós não somos clientes da PT seremos os ultimos a ser "servidos".....As consequências desta situação são pings altos nos jogos, net em geral lenta e claro sensação de "mau serviço prestado":)

Houve uma altura em que a PT usou a treta das centrais remotas para impedir a fuga de clientes para o Clix.....Os pedidos de adesão eram recusados pela PT com o argumento de "A sua linha está ligada a uma central remota por isso não será possilvel satisfazer o seu pedido".
O problema estava no facto de ter sido a própria PT a mudar linhas dos clientes para outras centrais longe das suas residências.:'( Mas com o tempo esta treta acabou por ter sido considerada ilegal.....

Bem, vamos começar pelo inicio:

Quanto a margens de ruídos e atenuações, a coisa parece-me mais ou menos explicada e podemos dar o assunto como esclarecido. Quanto às linhas "velhas" isso abre um outro contexto que daria pano para mangas. Mas para terem uma ideia, o principal problema dos sistemas/serviços como o ADSL, é a interferência de sistemas de telecomunicações adjacentes sobre o par onde estamos a ser servidos. E vice-versa, e o contrário também é verdade.

Quando à questão das centrais remotas, e porque me parece sempre a conversa do mau pagador, eu levantei a questão porque é a treta que os operadores concorrentes à PT usam para as mais variadas situações.

Existe uma entidade, pública, e que tutela a regulação das telecomunicações em portugal que exige que em iguais circunstâncias, um cliente servido pelo operador xpto e o cliente servido pelo incumbente PT, o primeiro seja atendido sem demoras mesmo que o segundo fique sem recursos para o futuro fornecimento do serviço. São as regras, está claramente definido.

A PT não "muda" linhas de clientes para centrais remotas. Só diz isso quem desconhece o processo, quem desconhece a forma como a rede de cobre cresceu, ou usa a desculpa dos operadores concorrentes para a consequente falta de investimento em áreas de população, onde os estudos de rentabilidade de sistemas de telcom's indicam claramente o prejuízo.
Isto ninguém diz! O que interessa ao operador xpto atender um potencial cliente numa zona onde não tem equipamento? E se for a tal central remota, esse palavrão, onde existe o equipamento do papau PT mas que está cheio?

É claro que isto é uma questão sensível e mexe com muitas variáveis. Quem é incumbente diz uma coisa, quem é operador concorrente diz outra, e no fim nesta troca de informação ou esgrima de pseudo-argumentos o cliente fica confuso, sem real interpretação da questão e claro, opta sempre pelo caminho mais fácil das pseudos-catástrofes, porque de chatices estamos nós fartos.

Bem, isto era um tutorial sobre medidas ADSL, onde trabalho todos os dias e me deparmo com mil problemas, e onde espero contribuir da melhor forma. No entanto, isto levanta outro tipo de questões, em que a banda passa várias vezes mas as notas continuam sempre a sair desafinadas. E de "desinformação" já estão os jornais cheios.

Sorry about the off-topic...

R_M_F
29-10-2006, 12:53
Name Value
Connected true
State Showtime
Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 4096000
Local SNRMargin 33.0 dB
Local Line Attn 23.0 dB
Local Tx Power 12.1 dB
Remote Line Attn 9.5 dB
Remote SNRMargin 23.0 dB

neste momento tenho estes valores....vou ligar para o SAC a ver se sempre tou ligado à central aqui ao lado ou a uma remota e tambem para eles testarem que velocidade posso atingir...

Edu115
29-10-2006, 14:23
Tudo passa por estares ligado a uma central Clix....Pela atenuação estás muito perto da central mesmo! Agora pergunto: Estás numa zona Clix com acesso directo ou estás numa zona Não Clix com acesso indirecto? Porque se estiveres ligado a uma central da PT as coisas fiam mais fino.

O melhor é ligares para o SAC do clix porque se for zona clix com acesso directo então com aqueles valores que tens é uma perfeita maravilha.

Pelo que me disseram estou numa central remota ligada a uma central Não-Clix. Daí ter acesso indirecto. Mas isso já sabia. Não sabia é que quem está ligado a uma central remota pode ter na mesma os tais 20mbps ou mais de velocidade.

R_M_F
29-10-2006, 15:23
Name Value
Connected true
State Showtime
Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 18720508
Local SNRMargin 10.0 dB
Local Line Attn 23.0 dB
Local Tx Power 11.9 dB
Remote Line Attn 9.5 dB
Remote SNRMargin 24.5 dB

Yeah!!! Clix rula! XD

bem...ja estou satisfeito, obrigado por tudo!

HaTrED
30-10-2006, 11:13
Name Value
Connected true
State Showtime
Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 18720508
Local SNRMargin 10.0 dB
Local Line Attn 23.0 dB
Local Tx Power 11.9 dB
Remote Line Attn 9.5 dB
Remote SNRMargin 24.5 dB

Yeah!!! Clix rula! XD

bem...ja estou satisfeito, obrigado por todo!

Com esta margem -> Local SNRMargin 10.0 dB? Reza para que ninguém perto do teu ponto de distribuição peça débitos muito elevados, porque depois o "rulanço" vai ser ao contrário :x2: !

Repara que depois da mudança de velocidade, perdeste 33-10=23db's!!! É muito db, acredita.

PoolMania
30-10-2006, 12:51
Com esta margem -> Local SNRMargin 10.0 dB? Reza para que ninguém perto do teu ponto de distribuição peça débitos muito elevados, porque depois o "rulanço" vai ser ao contrário :x2: !

Repara que depois da mudança de velocidade, perdeste 33-10=23db's!!! É muito db, acredita.
Se a ligação dele se manter estável ao longo do dia sem quebras e rapida então não tem problemas nenhuns. Senão terá que ligar para o SAC e pedir para baixarem um pouco a velocidade dos downloads.

HaTrED
30-10-2006, 13:59
Se a ligação dele se manter estável ao longo do dia sem quebras e rapida então não tem problemas nenhuns. Senão terá que ligar para o SAC e pedir para baixarem um pouco a velocidade dos downloads.

"...ao longo do dia..."

Neste tipo de medidas, convêm um estudo que recolha as medidas em diferentes períodos do dia. Principalmente à noitinha!

Uma margem de 10db são bons "SE" essas premissas que avançaste se mantiverem. Pessoalmente prefiro perder uns quantos mbp's e melhorar a minha margem de ruído. Mas isto são decisões pessoais, e como a malta gosta é de mbp's à "ganância"...

PoolMania
30-10-2006, 15:59
"...ao longo do dia..."

Neste tipo de medidas, convêm um estudo que recolha as medidas em diferentes períodos do dia. Principalmente à noitinha!

Uma margem de 10db são bons "SE" essas premissas que avançaste se mantiverem. Pessoalmente prefiro perder uns quantos mbp's e melhorar a minha margem de ruído. Mas isto são decisões pessoais, e como a malta gosta é de mbp's à "ganância"...
Pessoalmente não tenho razões de queixa no comportamento da minha net, bem pelo contrário:)

Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 20480000
Local SNRMargin 9.0 dB
Local Line Attn 16.5 dB
Local Tx Power 9.9 dB
Remote Line Attn 6.5 dB
Remote SNRMargin 25.0 dB

Estes são os valores da minha linha e posso garantir que a minha ligação ao longe destes 7 meses com Clix só caiu 2 vezes e quando cai eu sei disso porque na página dos consumos do Clix essas quebras aparecem registadas para efeitos de contagem do tráfego.
Garanto que a minha ligação está 5 estrelas: Já cheguei a ter o eMule e um cliente de Torrent ligados ao mesmo tempo e mesmo assim navegava rapidamente na net....e em ambos os clientes P2P a velocidade passava dos 100 kb atigindo no torrent 200 kb e na mula 180 kb mais ou menos.

viskonde
01-11-2006, 12:49
pelo que percebbi, o SNR quanto mais alto melhor ne?

http://img69.imageshack.us/img69/5350/atenuacaozg4.jpg

nao ta mau ne?
ou sera que o SNR do upload a 6 e muito baixo?

R_M_F
01-11-2006, 19:56
aqui ta tambem está tudo estavel PoolMania:)

HaTrED
01-11-2006, 22:03
pelo que percebbi, o SNR quanto mais alto melhor ne?

nao ta mau ne?
ou sera que o SNR do upload a 6 e muito baixo?

É! E no teu caso é estranho porque normalmente o que acontece é o contrário. Tens os filtros todos colocados? Experimenta eliminar telefones que tenhas ligados por exemplo, ou até ligares o D-link noutras tomadas para tentares despitar a causa desse SNR em upload tão fraco :rolleyes:

Deadman41
02-11-2006, 12:00
Excelente post.
Embora não tenha router e seja Sapo ADSL 4Mb, talvez me possam ajudar numa questão, se bem que já tentei em vários forums e nada até agora.
O problema consiste no seguinte: a minha ligação à Internet cai constantemente. Noto principalmente isto à noite, onde chego a ter falhas de 2 em 2 minutos.... às vezes ainda está a ligar e já caiu outra vez... esta situação é desesperante, pois a Sapo disse que me telefonava dentro de 1 semana, tendo já passad um mês...
Qualquer ajuda será bem vinda...

Deadman41

PoolMania
02-11-2006, 12:35
Excelente post.
Embora não tenha router e seja Sapo ADSL 4Mb, talvez me possam ajudar numa questão, se bem que já tentei em vários forums e nada até agora.
O problema consiste no seguinte: a minha ligação à Internet cai constantemente. Noto principalmente isto à noite, onde chego a ter falhas de 2 em 2 minutos.... às vezes ainda está a ligar e já caiu outra vez... esta situação é desesperante, pois a Sapo disse que me telefonava dentro de 1 semana, tendo já passad um mês...
Qualquer ajuda será bem vinda...

Deadman41
Temta entrar na página do modem escrevendo isso no teu browser sem as www: 192.168.1.1 se não der nada tenta então os seguintes cada um até acertares: 192.168.100.1 ou 192.168.1.100 se mesmo assim nada der vê o manual do modem ou tenta entrar com a firewall desactivada ou o antivirus ou mesmo as duas coisas. Se conseguires posta aqui os valores do teu sinal.

Numa opinião inicial o problema está no lado do Sapo......Se eles dizem que telefonam geralmente acabam mesmo por não telefonarem por isso liga para lá de novo e insiste....Eles tem que mandar um tecnico à tua casa porque esta situação não é nada normal.

Radeon Force
02-11-2006, 15:19
Tenho agora a minha net ligada a 15MB e o snr a 10 e faço downloads a 1.3mb/s em norma sem problemas e net estavél durante o dia por isso o snr pelo o menos aqui nao influencia muito.

PoolMania
02-11-2006, 22:50
Tenho agora a minha net ligada a 15MB e o snr a 10 e faço downloads a 1.3mb/s em norma sem problemas e net estavél durante o dia por isso o snr pelo o menos aqui nao influencia muito.
Eu tenho os 20 MB e SNR a 10 db. E também não tenho problemas. Tu tens o SNR em 10 db por isso não dá para ires para 20 MB senão colocavas a tua ligação instável porque o SNR baixa ainda mais.

de qualquer das formas é muito dificil conseguires ir até aos 15 MB....O interesse dos 20 MB tem também a ver com a TV do Clix: Cada TV reserva 4 MB: 3 TVs precisam dum total de 16 MB. O resto era para a net: 4 MB. No teu caso terias no maximo 3 TVs com 3 boxes e só restariam 3 MB para a Net. Nota que se as boxes estiveram desligadas ficas com toda a largura de banda.

Quem tem a SmarTV do clix tem cerca de 512 kb de upload, acho eu, porque a Snartv também usa um pouco do upload.

Deadman41
03-11-2006, 21:12
Deve ser mesmo da Sapo, pois eu já troquei de modem há ums dias e a situação manteve-se... já vi que tenho que ameaçar mudar para a Clix para resolver a situação, lol.

PoolMania
04-11-2006, 00:31
Deve ser mesmo da Sapo, pois eu já troquei de modem há ums dias e a situação manteve-se... já vi que tenho que ameaçar mudar para a Clix para resolver a situação, lol.
Fazer pressão ajuda sempre:)

R35P3CT
05-11-2006, 22:40
estes são so meus valores...

digam-me o q isto representa...

e pa ser sincero a minha ligação tá uma porcaria portanto presumo q os valores tambem o sejam...

vejam a imagem...

http://img148.imageshack.us/img148/7887/print111yp4.th.jpg (http://img148.imageshack.us/my.php?image=print111yp4.jpg)

M C
06-11-2006, 00:56
Sapo 4 Mbps : Valores:

Operational Mode G.Dmt.BisPlus State Showtime Tx Bit Rate 251800 Rx Bit Rate 4095960 Local SNRMargin 37.5 dB Local Line Attn 14.0 dB Local Tx Power 7.1 dB Remote Line Attn 9.5 dB Remote SNRMargin 30.5 dB

Que dizem destes valores????

Radeon Force
06-11-2006, 04:44
Eu tenho os 20 MB e SNR a 10 db. E também não tenho problemas. Tu tens o SNR em 10 db por isso não dá para ires para 20 MB senão colocavas a tua ligação instável porque o SNR baixa ainda mais.

de qualquer das formas é muito dificil conseguires ir até aos 15 MB....O interesse dos 20 MB tem também a ver com a TV do Clix: Cada TV reserva 4 MB: 3 TVs precisam dum total de 16 MB. O resto era para a net: 4 MB. No teu caso terias no maximo 3 TVs com 3 boxes e só restariam 3 MB para a Net. Nota que se as boxes estiveram desligadas ficas com toda a largura de banda.

Quem tem a SmarTV do clix tem cerca de 512 kb de upload, acho eu, porque a Snartv também usa um pouco do upload.

Mas eu consigo ir ate as 15MB a partir dai sim acredito que nao fique muito estavel mas os 15MB sao certinhos:lol:

PoolMania
06-11-2006, 11:25
Sapo 4 Mbps : Valores:

Operational Mode G.Dmt.BisPlus State Showtime Tx Bit Rate 251800 Rx Bit Rate 4095960 Local SNRMargin 37.5 dB Local Line Attn 14.0 dB Local Tx Power 7.1 dB Remote Line Attn 9.5 dB Remote SNRMargin 30.5 dB

Que dizem destes valores????
Eu cá diria que poderias ter na boa 20 MB :) Tens uma boa linha....Mas como o Sapo é um pouco forreta a dar mais velocidade, e tráfego, então ficas só com a boa linha :)

PoolMania
06-11-2006, 11:29
estes são so meus valores...

digam-me o q isto representa...

e pa ser sincero a minha ligação tá uma porcaria portanto presumo q os valores tambem o sejam...

vejam a imagem...

http://img148.imageshack.us/img148/7887/print111yp4.th.jpg (http://img148.imageshack.us/my.php?image=print111yp4.jpg)

:wow: O valor da atenuação da tua linha é tão alto que bateste o record daqui da Techzone. Com tal valor de atenuação nem admira que seja uma porcaria.

HaTrED
06-11-2006, 12:32

Mudas de ISP mas és servido pela mesma linha física, não te esqueças disso :) !

Se o teu problema se manisfesta à noite, estás um pouco como eu, e verifica quais são as tuas margens de ruído precisamente nessa altura para tirarmos conclusões!

viskonde
07-11-2006, 20:20
lol pessoal
mas e normal a SNR mudar tanto?

outro dia tinha isto (como disse ali em cima)

agora por curiusidade foi ver novamente

o SNR de upload mudou e bem xD

http://img378.imageshack.us/img378/6805/valoreslinhaqm6.jpg

estranho.. no download o SNR aumentou 2... agora no Upload aumentou 25?
se calhar quando medi a primeira vez e que tava mal..

PoolMania
07-11-2006, 21:00
É normal o SNR variar de forma ligeira....Agora a variação que tiveste no SNR do upload já é anormal! Não me perguntes os porquês de tal variação porque eu não sei a resposta para explicar este caso...

Raines
07-11-2006, 21:09
output power 12.1

upstream 256k ; SNR 21; atteniation 14.5

downstrweam 2048; SNR 32.5; attenuation 29.5

estes valores sao bons? da para ter 20mb?

HaTrED
07-11-2006, 23:00
output power 12.1

estes valores sao bons? da para ter 20mb?

Em termos de atenuação não estás muito mal servido não senhor. A SNR para esse débito é boa, no entanto não serve como garantia para migrares para 20mbps ad-hoc. Isto porque a própria SNR é influenciada pelo débito em causa, quanto maior o débito, menor a SNR. No entanto, se tiveres valores estáveis durante diferentes períodos do dia, principalmente nas horas de maior uso, tipicamente à noitinha, é de arriscar :)...

Taz
08-11-2006, 08:06
Local SNRMargin 31.0 dB
Local Line Attn 27.0 dB
Local Tx Power 11.1 dB
Remote Line Attn 14.0 dB
Remote SNRMargin 26 dB

Será que consigo 14mbps com isto? O router é um aolynk e vivo a +/- 1km da central, talvez 1,5km.

PoolMania
08-11-2006, 12:29
Local SNRMargin 31.0 dB
Local Line Attn 27.0 dB
Local Tx Power 11.1 dB
Remote Line Attn 14.0 dB
Remote SNRMargin 26 dB

Será que consigo 14mbps com isto? O router é um aolynk e vivo a +/- 1km da central, talvez 1,5km.
Pelo SNR terás á vontade os 14 MB e talvez mais até. O preocupante é a atenuação: Para estares tão perto da central tens uma atenuação alta: 27.0 db! Eu também estou a cerca de 1 KM e poucos metros da central e só tenho 16.5 db de atenuação.
Verifica bem o estado das tuas linhas em casa: Conexões velhas e mal feitas, caixas de conexões já velhas, linhas já velhas. Por exemplo....

Um bom teste é tentares ligar o teu router o mais perto possilvel da linha que vai para a rua e verifica ai se a atenuação diminui.

Raines
08-11-2006, 18:20
Em termos de atenuação não estás muito mal servido não senhor. A SNR para esse débito é boa, no entanto não serve como garantia para migrares para 20mbps ad-hoc. Isto porque a própria SNR é influenciada pelo débito em causa, quanto maior o débito, menor a SNR. No entanto, se tiveres valores estáveis durante diferentes períodos do dia, principalmente nas horas de maior uso, tipicamente à noitinha, é de arriscar :)...

eu tenho 2 mb mas queria por 20 mb

quanto e que sera que consigo estavel? 15? o modem e um huwaei

R35P3CT
08-11-2006, 21:05
:wow: O valor da atenuação da tua linha é tão alto que bateste o record daqui da Techzone. Com tal valor de atenuação nem admira que seja uma porcaria.

ou seja... pelo q li mesmo q mude de ISP a velocidade nunca será boa... q posso fazer??

PoolMania
09-11-2006, 11:49
ou seja... pelo q li mesmo q mude de ISP a velocidade nunca será boa... q posso fazer??
Tens que dar mais informação: Qual é a zona do pais de onde és e qual é o teu actual ISP e as alternativas que tens na tua zona?

HaTrED
09-11-2006, 11:53
eu tenho 2 mb mas queria por 20 mb

quanto e que sera que consigo estavel? 15? o modem e um huwaei

Raines, não existem formulas mágicas para te responder a essa pergunta. Como te disse, tens condições para provavelmente ires até aos 20mbps, mas para isso convinha saber qual o teu débito máximo actual. Só por aí tens uma "visão" do que poderás ter. Mas mesmo assim, é condição necessária mas não suficiente. O importante é a tua SNR, e essa será em último caso o que vai decidir se tens por exemplo 20mbps ou os 15.
O teu débito actual não ajuda muita nesta "previsão". Mas faz o que te digo, ao longo de 3 a 4 dias verifica as medidas do teu serviço. Se não notares oscilações, pede a migração. Álias, se fizeres tal pedido, o ISP deverá previamente analisar se tens condições para. Se não o faz é um tiro nos pés... :)

R35P3CT
10-11-2006, 20:13
Tens que dar mais informação: Qual é a zona do pais de onde és e qual é o teu actual ISP e as alternativas que tens na tua zona?

Olha...
zona:->Baguim do Monte->Rio Tinto->Porto
isp:->Clix 2mb
alternativas:-> na sei... :P

PoolMania
10-11-2006, 21:06
Olha...
zona:->Baguim do Monte->Rio Tinto->Porto
isp:->Clix 2mb
alternativas:-> na sei... :P
Por esta zona deves ter Sapo mas descansa que nada vais ganhar com isso: Como já foi dito por ai em cima a fisica é a mesma, ou seja, continuas a ter as mesmas linhas e terás as mesmas condições quando á qualidade do serviço. Não culpes o isp.....ele não tem culoa da tua situação. Pode ser que consigas com que a PT te monte uma superlinha ADSL :007:

PoolMania
10-11-2006, 21:21
O gráfico no tópico inicial da página 1 foi melhorado:

http://img76.imageshack.us/img76/1908/adslsw6.gif (http://imageshack.us)

Foi adicionado o seguinte gráfico que ajuda a perceber as velocidades que se podem obter no maximo conforme a distância a que se está da central:

http://img238.imageshack.us/img238/8804/adslgrapue8.gif (http://imageshack.us)

EDIT: A partir de 5 KM para cima já não há milagres nem sequer com ADSL 2+ e a partir de uma certa distância é impossilvel ter-se ADSL. Para não falar que a estas distâncias a ligação fica muito má e instável.

Rykaerdoe
10-11-2006, 21:25
ADSL State: Show Time
Data Path: Interleave
DSP Version: D.57.2.17
Operation Mode: ADSL2+
Output Power: 8.1 dB

Upstream
ADSL Link Speed: 412 Kbps
Previous Tx-Rate: 0 Kbps
SNR: 26.0 dB
CRC: 0
Attenuation: 6.0 dB
FEC: 0 HEC(ATM Layer): 0

DownStream
ADSL Link Speed: 18491 Kbps
Previous Tx-Rate: 0 Kbps
SNR: 10.0 dB CRC: 0
Attenuation: 14.5 dB
FEC: 0
HEC(ATM Layer): 0

Boas, tenho clix 20mb em Lisboa, os valores estão normais n? vejo muitos zeros mas imagino que não tenha que me preocupar. Saco sempre bem e rapidamente, que eu me lembre nunca tive a linha a cair, mas nos ultimos tempos tenho tido problemas com latencias >(

eyeliner
11-11-2006, 01:13
Bem, deixo aqui os meus dados em busca de ajuda.
Subscrevi o serviço de 16Mb mas nem vê-lo.
Dados:
http://img120.imageshack.us/img120/1469/lineiv9.jpg

Teste de velocidade
http://www.speedtest.net/result/57323393.png

Vou ter que ligar para lá, não? De certeza que isto não são valores de um serviço de 20Mb...

Deadman41
11-11-2006, 02:12
Desculpem, mas onde vejo esses valores?
Sorry pelo noobismo... **rolling eyes**

PoolMania
11-11-2006, 11:07
eyeliner (http://www.techzonept.com/member.php?u=9968)

Nunca poderás ter mais do que aquilo: Já tens o SNR baixo e tens uma atenuação de 40 db portanto é impossilvel teres mais velocidade. Pela atenuação deves estar a cerca de 3 KM e poucos metros da central, isso se não tiveres linhas e conexões em mau estado na tua casa, se observares o gráfico verás que 3.5 KM de distância da central só te dá no maximo 5 MB. 1 KM corresponde a cerca de 13.3 db de atenuação.

Deadman41 (http://www.techzonept.com/member.php?u=27421)
consegues aceder ao teu modem\router? mete isso no teu browser sem os www: 192.168.1.1 ou 192.168.100.1 ou 192.168.1.100
e depois vai a DSL port ou a status onde deve estar lá DSL port. Se nada disso estiver procura por valores parecidos com os postados ai em cima.

Rykaerdoe (http://www.techzonept.com/member.php?u=17414)
Está tudo normal....Tem paciência que por vezes os problemas aparecem e depois desaparecem :)

Deadman41
11-11-2006, 12:01
Poolmania, nenhum desses valores me servem. E não tenho router.

PoolMania
11-11-2006, 16:19
Poolmania, nenhum desses valores me servem. E não tenho router.
Tenta procurar no Google alguma forma de entrares na pagina do teu modem, se é que dá para fazer isso.
Caso contrário então não existe nenhuma maneira de saberes os valores da tua linha ADSL a não ser comprado um router com modem ADSL integrado que tanto pode ser usado para apenas um pc ou mais uns 3 no minimo deppendente do numero de ligações que o router permitir. :)

Deadman41
12-11-2006, 00:53
OK. Este assunto veio a próposito do meu tópico Sapo - a triste realidade e acho que não ia adiantar de nada, era só uma confirmação!

PoolMania
12-11-2006, 11:49
OK. Este assunto veio a próposito do meu tópico Sapo - a triste realidade e acho que não ia adiantar de nada, era só uma confirmação!
Neste assunto não há milagres: Se estiveres muito longe da central do Sapo, da PT, mesmo que mudes para outro isp ADSL irias ter a mesma situação.
Uma coisa podes fazer: Telefona para o apoio ao cliente do Sapo e pede para te baixarem um pouco as velocidades dos downloads para com isso estabilizares a tua ligação.

É um tiro no escuro porque sem saberes os valores da tua linha mais nada se pode adiantar sobre o teu problema. Não podes pedir a alguém que te empreste um router ou um modem que dê acesso aos valores da linha só para obteres estes valores?

R35P3CT
12-11-2006, 22:12
Por esta zona deves ter Sapo mas descansa que nada vais ganhar com isso: Como já foi dito por ai em cima a fisica é a mesma, ou seja, continuas a ter as mesmas linhas e terás as mesmas condições quando á qualidade do serviço. Não culpes o isp.....ele não tem culoa da tua situação. Pode ser que consigas com que a PT te monte uma superlinha ADSL :007:

isso deve de ser tão provavel como eu ganhar o euromilhoes... (sem jogar...)

se eu mudar para 12mb fico com o sinal mt melhor mesmo q perca algum sinal pelo caminho...

PoolMania
13-11-2006, 00:49
isso deve de ser tão provavel como eu ganhar o euromilhoes... (sem jogar...)

se eu mudar para 12mb fico com o sinal mt melhor mesmo q perca algum sinal pelo caminho...

experimenta jogar. Tens sempre no minimo uma hipotese de acertares

HaTrED
13-11-2006, 14:11

Eu no teu caso e seguindo a tua linha de raciocínio, até mudava logo para os 24. Assim como assim sempre deve ser "um sinal muito melhor" do que os 12mbps... o dobro não?

Deixa vêr se com este desenho percebes melhor, de que te adianta ter um BMW M5 se não tens estradas nas devidas condições para desfrutar do teu carro? Estradas sem asfalto, por empedrar, com buracos, cheias de lama... tás a vêr? Se mudares para um Bugatti Veyron resolves a questão?

PoolMania
13-11-2006, 16:40
Ele resolve a questão se conseguir com que a PT monte uma central ao lado da casa dele com um servidor lá dentro e com cabos de fibra optica até á central geral. :P
No caso das estradas também resolve a questão se conseguir com que a Brisa faça uma auto-estrada :007:

O problema é que a PT e a brisa não vão fazer isso portanto de nada serve estar chateado, mesmo cancelando os contratos com o isp seria apenas um a ir-se embora.
Quando se vvive numa zona onde apenas uns ligam á Internet é o que dá: A PT faz o que quer porque concorrência não existe e mesmo quando existe a qualidade do serviço é praticamente a mesma porque o equipamento fisico não muda com a mudança de isp.

É preciso compreender isso:) Sei que é muito chato mas que se pode fazer? só mudando para uma zona melhor.

HaTrED
13-11-2006, 17:24
Ele resolve a questão se conseguir com que a PT monte uma central ao lado da casa dele com um servidor lá dentro e com cabos de fibra optica até á central geral. :P
No caso das estradas também resolve a questão se conseguir com que a Brisa faça uma auto-estrada :007:

O problema é que a PT e a brisa não vão fazer isso portanto de nada serve estar chateado, mesmo cancelando os contratos com o isp seria apenas um a ir-se embora.
Quando se vvive numa zona onde apenas uns ligam á Internet é o que dá: A PT faz o que quer porque concorrência não existe e mesmo quando existe a qualidade do serviço é praticamente a mesma porque o equipamento fisico não muda com a mudança de isp.

É preciso compreender isso:) Sei que é muito chato mas que se pode fazer? só mudando para uma zona melhor.

Vais construir uma AE para lá passar um carro?
Vais comprar um terreno, edificar uma central, espetar lá dentro um equipamento de rede de acesso, fora o resto, para servires um cliente?
Mesmo a solução dos armários exteriores é onerosa!

As coisas não são lineares a esse ponto.

PoolMania
13-11-2006, 17:31
Vais construir uma AE para lá passar um carro?
Vais comprar um terreno, edificar uma central, espetar lá dentro um equipamento de rede de acesso, fora o resto, para servires um cliente?
Mesmo a solução dos armários exteriores é onerosa!

As coisas não são lineares a esse ponto.
lê com atenção o meu tópico acima: Eu não disse que ia construir. Disse apenas que a pt e a Brisa NÃO vão construir nada em zonas com poucos habitantes.
Pensas tu que eu não sei? :)

M@ster
30-11-2006, 18:50
Os meus valores são os seguintes:
Upstream

noise margin upstream: 25 db
output power downstream: 20 db
attenuation upstream: 31 db

Downstream

noise margin downstream: 10 db
output power upstream: 11 db
attenuation downstream: 51 db

estou com 4096/256 clix, e estou a 2600m da central, achas que poderia ter melhor ligação com os valores assinalados ou nem por isso?

Tks

grandenaboverde
30-11-2006, 21:00
hoje reparei que os meus valores de SNR margin para o downstream oscilam muito.. de manha tinha 7dB e agora estou com 13dB. o valor do upstream manteve-se em 28dB. a atenuação para o downstream está a 22dB e a 10dB para o upstream.

(sapo adsl 4mb/256kbps)

PoolMania
04-12-2006, 00:22
A oscilação do SNR é normal. 22 db de atenuação corresponde a cerca de 1 KM e tal de distância da central.

HaTrED
04-12-2006, 12:18
A oscilação do SNR é normal. 22 db de atenuação corresponde a cerca de 1 KM e tal de distância da central.

Isso é "pouco correcto". A oscilação normal deve andar entre valores razoáveis, 2 a 4db's, e não como o caso apresentado pelo Nabo que se diz Verde. Até porque os níveis de atenuação são francamente bons!

O que se passa neste caso, e quase garantidamente, é uma sobrecarga de sistemas de telecomunicações no cabo onde o Verde que se diz Nabo está pendurado.

Eu sofro de igual sintoma...

É de todo aconselhável acompanhar essa evolução da SNR ao longo do dia e em diferentes dias. Para perceber se existe algum padrão. E verificar sempre a instalação interna... pode ajudar!

O ADSL é um pau de dois bicos, quando se juntam muitos à esquina começam a chatear o vizinho!

TiRex
05-12-2006, 19:57
Desculpem a pergunta mas não consigo defenir o SNR no meu router
SMC 7904WBRA. Nele os valores são :

Stream Type Actual Data Rate
Up Stream 253 (Kbps.)
Down Stream 5118 (Kbps.)

Operation Data Upstream Downstream
Noise Margin 30 dB 11 dB
Attenuation 57 dB 45 dB

Indicator Name Near End Indicator Far End Indicator
Fast Path FEC Correction 0 0
Interleaved Path FEC Correction 0 0
Fast Path CRC Error 2 100
Interleaved Path CRC Error 0 0
Loss of Signal Defect 0 ---
Fast Path HEC Error 315 0
Interleaved Path HEC Error 0 0

Puderiam dar-me uma ajudinha? Tenho ONIDUO 5Mg

Obrigado

PoolMania
05-12-2006, 20:53
O SNR é o estado da linha e não pode ser "definido". Se as pessoas pudessem mudar o SNR não haveria mais problemas em ADSL :P isso num ponto de vista teorico.

TiRex
05-12-2006, 21:36
O SNR é o estado da linha e não pode ser "definido". Se as pessoas pudessem mudar o SNR não haveria mais problemas em ADSL :P isso num ponto de vista teorico.

Certo, mas pode ser melhorado...já agora com os dados que dei onde posso encontrar o valor para o SNR? Será o Noise Margin?!!

PoolMania
06-12-2006, 16:21
Certo, mas pode ser melhorado...já agora com os dados que dei onde posso encontrar o valor para o SNR? Será o Noise Margin?!!
É este: Noise Margin 30 dB 11 dB Os 11 db é o SNRMargin para os downloads.

Attenuation 57 dB 45 dB Tens uma atenuação myuto alta, a de 45 db é para os downloads e pelo elevado valor ou estás longe da central ou tens uma má linha dentro e\ou fora de casa. Por causa deste valor da atenuação não podes melhorar o SNR que já está baixo. Pelo valor da atenuação estás a quase 3 KMs de distância da central mas como disse atrás pode ser também por causa do estado das tuas linhas.

pem
11-12-2006, 01:19
Tenho um speedtouch 580i, com Sapo de 4Mbps e nao consegui perceber bem estes valores, por isso peço ajuda.
O que me aparece no router é isto:
Margin[dB] Downstream:30.0 Upstream:29.0
Attenuation[dB] Downstream:19.5 Upstream:9.5
Outputpower[dB] Downstream:19.5 Upstream:11.5

nao sei se isto importa mas,
Avaliable Bandwidth Downstream:4096Kbit/s Upstream:256Kbit/s

Queria saber se estes valores sao bons e se possivel +/- a distancia ate a central.

RenatoFaria
18-12-2006, 19:33
DSL Status:UP
DSL Modulation Mode:G.992.5 (ADSL2+)
DSL Path Mode:INTERLEAVED
Downstream Rate:17722 Kbps
Upstream Rate:511 Kbps
Downstream Margin:6 db
Upstream Margin:25 db
Downstream Line Attenuation:25
Upstream Line Attenuation:21
Downstream Transmit Power:20
Upstream Transmit Power:12
LOS Errors:0

BUGabundo
19-12-2006, 11:03
Tenho o tarifario 24mb da sapo, o que acham destes valores?

DSL Status:UP
DSL Modulation Mode:G.992.5 (ADSL2+)
DSL Path Mode:INTERLEAVED
Downstream Rate:16934 Kbps
Upstream Rate:511 Kbps
Downstream Margin:5 db
Upstream Margin:0 db
Downstream Line Attenuation:25
Upstream Line Attenuation:21
Downstream Transmit Power:21
Upstream Transmit Power:12
LOS Errors:0

Acham que vou conseguir chegar aos 24mbits?

16mb/s e 512kb/s ... bem bom. sortudo

Asrafil
21-12-2006, 16:59
Então vejam o que é morar aqui na ALDEIA :-D :-D :-D

Linksys WAG200G

DSL Status: Connected
DSL Modulation Mode: MultiMode
DSL Path Mode: Interleaved
Downstream Rate: 2044 kbps
Upstream Rate: 253 kbps
Downstream Margin: 11 db
Upstream Margin: 26 db
Downstream Line Attenuation: 53 db
Upstream Line Attenuation: 14.5 db

E tenho subscrito 4MB!!!

HaTrED
21-12-2006, 17:37
@RenatoFaria

Nao e por nada, mas isso esta com um aspecto muito mau. Tens uma margem de ruido de 0db em upstream e 5db em downstream? Nem para esse debito, quanto mais 24mbps!!

endon
25-12-2006, 21:59
Bom isto era mesmo o tipo de tópico que procurava.
Tenho Sapo ADSL a funcionar a 4/256 num speedtouch 580i que foi trocado recentemente depois do meu router anterior ter deixado de se registar correctamente.

Tenho verificado 3/4 quedas diárias sem que normalmente tenho de religar manualmente já que o router não o está a conseguir fazer por alguma razão.

Apenas tenho 1 telefone ligado em toda a casa e está devidamente filtrado.

Quanto aos valores de ligação são os seguintes:

Output Power (dBm) up/down = 9.5 / 19.5
Attenuation (dB) up/down = 26.5 / 44.0
Noise Margin (dB) up/down = 31.0 / 18.0

Alguma ideia sobre o que pode estar a acontecer? Já era cliente Sapo anteriormente mas noutra morada, o equipamento era igual e estou a estranhar esta instabilidade já que a habitação é bem mais recente do que a anterior e teoricamente a infraestrutura será bem melhor.

LastCaress
27-12-2006, 12:09
Os meus valores estão bonitos estão :(

Downstream Margin: 22 db
Upstream Margin: 9 db
Downstream Line Attenuation: 17 db
Upstream Line Attenuation: 4 db
Downstream Transmit Power: 0
Upstream Transmit Power: 0

E eu acho que nem posso por adsl em todas as tomadas em casa. O meu ADSL deriva de uma netline antiga (não sei se se lembram desse serviço da PT), e acho que não configuraram a ADSL para a casa toda.

Goncalo Silva
31-12-2006, 02:45
A minha ligação Clix é uma m*rda... mal chego aos 10Mb com estabilidade. Enfim... depois posto os valores :p

PS. Parabens pela thread ;)

PoolMania
31-12-2006, 22:19
Os meus valores estão bonitos estão :(

Downstream Margin: 22 db
Upstream Margin: 9 db
Downstream Line Attenuation: 17 db
Upstream Line Attenuation: 4 db

E eu acho que nem posso por adsl em todas as tomadas em casa. O meu ADSL deriva de uma netline antiga (não sei se se lembram desse serviço da PT), e acho que não configuraram a ADSL para a casa toda.
Tens uma atenuação baixa portanto não estou a ver o problema!
Que queres dizer com "ADSL na casa toda"? Se planeias partilhar a tua ligação ADSL por vários pcs não esperes milagres tendo só uma ligação adsl! Porque a largura de banda disponivel terá que ser dividida por todos os pc de uma rede caseira.

Quando a teres más linhas em casa: Mas tu podes melhorar as linhas substuindo tomadas velhas e linhas! Dentro da tua casa podes mudar o que quiseres, só não o podes fazer na linha da rua.

PoolMania
31-12-2006, 22:20
A minha ligação Clix é uma m*rda... mal chego aos 10Mb com estabilidade. Enfim... depois posto os valores :p

PS. Parabens pela thread ;)
O importante é teres uma ligação estável! Se já tiveres 8 MB estáveis então tudo bem! Porque muita gente nem 4 MB estáveis consegue ter!

piort
02-01-2007, 21:56
boas
tenho um speedtouch 580i, e ainda não recebi nenhum mail da sapo a informar se irei ser migrado para os 8mbs, se nao, qual a velocidade maxima que consigo obter?
os dados que estão no router são:

Bandwidth (Up/Down) [kbps/kbps]:256 / 4.096 http://192.168.1.254/images/spacer.gif http://192.168.1.254/images/spacer.gif
Output Power (Up/Down) [dBm]:11,5 / 19,0 http://192.168.1.254/images/spacer.gif
Line Attenuation (Up/Down) [dB]:30,0 / 47,5 http://192.168.1.254/images/spacer.gif
SN Margin (Up/Down) [dB]:29,0 / 14,5

abraço

PoolMania
03-01-2007, 22:38
boas
tenho um speedtouch 580i, e ainda não recebi nenhum mail da sapo a informar se irei ser migrado para os 8mbs, se nao, qual a velocidade maxima que consigo obter?
os dados que estão no router são:

abraço
Pelo que vejo só tens 4 MB de momento e pelos teus valores dúvido muito que consigas 8 MB sem correres o risco de teres graves problemas de estabilidade porque tens uma atenuação muito alta aliada a um SNRMargin já baixo!
O melhor para ti é ficares nos 4 MB e talvez consigas mais 1-2 MB porque doutra forma irás ter a tua ligação sempre a cair.

destr0yer
04-01-2007, 04:08
A bocado fiz 1 experiência e consegui abaixar o attenuation de 24,5 para 23 ;)

O que fiz? liguei o router directamente a linha telefónica, em vez de ter montes de cabos:

(tomada <-----------> filtro <------------> UPS <------------> router)

O filtro busquei um que tinha um cabo bué curto e tenho os 23 db a mesma...

Penso que o ideal é mesmo ter o router/modem literalmente "colado" a ficha para obter o melhor sinal possível, e se calhar, até o próprio cabo de telefone pode ter influencia! Será que existe cabos de telefone "professionais":D

Vou fazer uns moddings aqui a uns cabos, encolher ao máximo possivel e ver se diminui ainda mais o attenuation.

Assim que for possivel, vou testar o "sinal" na outra tomada de telefone (na sala)

HaTrED
04-01-2007, 09:58
Ganhaste 1,5db que não te "estraga" o serviço de maneira alguma! O importante é verificares se a tua margem de ruído ganha um valor significativo com essa mudança. Se for exactamente a mesma, deixa lá passar o cabo na UPS que te dá sempre uma protecção suplementar. Tens um valor de atenuação muito bom, por isso entre teres 23db sem prot e 24,5 com prot... eu nem pensava duas vezes. No entanto, não te esqueças das Murphy Laws :)

Claro que é do senso comum que entre dois extremos que querem comunicar, quanto menos tomadas, cortes, juntas e outros que tais existirem, melhor né?

A bocado fiz 1 experiência e consegui abaixar o attenuation de 24,5 para 23 ;)

O que fiz? liguei o router directamente a linha telefónica, em vez de ter montes de cabos:

(tomada <-----------> filtro <------------> UPS <------------> router)

O filtro busquei um que tinha um cabo bué curto e tenho os 23 db a mesma...

Penso que o ideal é mesmo ter o router/modem literalmente "colado" a ficha para obter o melhor sinal possível, e se calhar, até o próprio cabo de telefone pode ter influencia! Será que existe cabos de telefone "professionais":D

Vou fazer uns moddings aqui a uns cabos, encolher ao máximo possivel e ver se diminui ainda mais o attenuation.

Assim que for possivel, vou testar o "sinal" na outra tomada de telefone (na sala)

destr0yer
04-01-2007, 15:53
o SNR andava nos 28 e tal e agora anda nos 30

HaTrED
04-01-2007, 16:01
o SNR andava nos 28 e tal e agora anda nos 30

Excelente. Faz lá passar o cabo telefónico na UPS. É sempre uma protecção. Mas se decidires ficar assim, não vem mal nenhum ao mundo :)

destr0yer
04-01-2007, 18:30
hei de fazer mais testes...

penso que isso apenas afecta a velocidade e qualidade do sinal, certo?

como tenho 4 mbps ter 5, 20 ou 30 de attenuation é indiferente...

Claro que se tivesse adsl2+ ao bombar o maximo, já podia indicar uns kbps adicionais :D

paulitos
06-01-2007, 12:53
Olá pessoal,

podem comentar os meus valores, se fazem o favor....

CLIX 24MG

Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 20480000
Local SNRMargin 10.0 dB
Local Line Attn 8.0 dB
Local Tx Power 4.3 dB
Remote Line Attn 2.0dB
Remote SNRMargin 31.0 dB

Cumps

:004:

ReptilMaN
06-01-2007, 13:02
Boas, será que alguém também me pode comentar aqui os meu valores da linha é que não percebo nada disto.
Da para ter uma ligação melhor ou não?
cumps.

http://img195.imageshack.us/img195/7753/router5hz.jpg

Ricardo C.
06-01-2007, 15:19
Aqui vai a minha o que acham ?

http://dunp.net/images/linha.png

Qual é o máximo que posso atingir ?

Tenho a ligação da sapo 4mb.

PoolMania
06-01-2007, 16:46
Pessoal
Aconcelho a leitura do tópico inicial porque aprendem a ler os valores! Abrir os tópicos a pedir para comentar valores não serve de nada a não ser para perderem tempo porque a lição está no tópico inicial

Ricardo C.
06-01-2007, 17:27
Eu á li o topico inicial só que não consigo entender os meus valores... :S

m@xwell
08-01-2007, 20:01
Tenho aki um caso diferente:

-» A assinatura é a dos 12 megas, ainda não migrada (tá com 256 upload)
-» Os 2 Megas sao limitados. dito pela S.A.C. da clix...
-» Modo ADSL G.DMT (forçado)
-» A linha era sapo a 4 megas (sem problemas).

Qd passou pa clix:
-» disseram q como tinha pouca qualidade » limitaram-na para 2 megas

http://mg-lanparty.net/outbound/smc7904.jpg
Router SMC 7904BRA

Acham isto bem? Tem algum lógica?
Os valores? relevam se dará para os 12 megas?

Agradecia q alguem me desse estimativas.

Thx

frederico_menez
10-01-2007, 00:13
Axam que estes valores sao bons? Ainda tou em migração para 8mb e a central fica a menos de 5 metros da minha casa mas ainda so tenho 6mb!! Obrigada people....

DSL Status: UP DSL Modulation Mode: ADSL2+ DSL Path Mode: INTERLEAVED Downstream Rate: 6142 Kbps Upstream Rate: 383 Kbps Downstream Margin: 31 db Upstream Margin: 1 db Downstream Line Attenuation: 1 Upstream Line Attenuation: 1 Downstream Transmit Power: 0 Upstream Transmit Power: 0

PoolMania
10-01-2007, 21:30
Axam que estes valores sao bons? Ainda tou em migração para 8mb e a central fica a menos de 5 metros da minha casa mas ainda so tenho 6mb!! Obrigada people....

DSL Status: UP DSL Modulation Mode: ADSL2+ DSL Path Mode: INTERLEAVED Downstream Rate: 6142 Kbps Upstream Rate: 383 Kbps Downstream Margin: 31 db Upstream Margin: 1 db Downstream Line Attenuation: 1 Upstream Line Attenuation: 1 Downstream Transmit Power: 0 Upstream Transmit Power: 0
Acho os teus valores estranhos.....: A margem de upload de só 1 db e atenuação de 1 db......Estranhso mesmo!

PoolMania
10-01-2007, 21:33
Tenho aki um caso diferente:

-» A assinatura é a dos 12 megas, ainda não migrada (tá com 256 upload)
-» Os 2 Megas sao limitados. dito pela S.A.C. da clix...
-» Modo ADSL G.DMT (forçado)
-» A linha era sapo a 4 megas (sem problemas).

Qd passou pa clix:
-» disseram q como tinha pouca qualidade » limitaram-na para 2 megas

http://mg-lanparty.net/outbound/smc7904.jpg
Router SMC 7904BRA

Acham isto bem? Tem algum lógica?
Os valores? relevam se dará para os 12 megas?

Agradecia q alguem me desse estimativas.

Thx
O router que estás a usar tem modo de ADSL 2+? Porque se tiver e não estiver configurado então não admira que tenhas só 2 MB! Se o router não for ADSL 2+ vais ter que comprar um que suporte ADSL 2+.

PoolMania
10-01-2007, 21:38
Aqui vai a minha o que acham ?

http://dunp.net/images/linha.png

Qual é o máximo que posso atingir ?

Tenho a ligação da sapo 4mb.
A "margem de ruido" é o SNRMargin, eu penso que talvez possas ter 8 MB sem problemas uma vez que tens 22 dg de SNRmargin apesar de a tua atenuação de 27.5 db que indica uma distância de cerca de 1 KM e tal de distância da central.

m@xwell
11-01-2007, 02:45
O router que estás a usar tem modo de ADSL 2+? Porque se tiver e não estiver configurado então não admira que tenhas só 2 MB! Se o router não for ADSL 2+ vais ter que comprar um que suporte ADSL 2+.

Sim é ADSL 2+

http://www.smc.com/files/AX%5CSMC7904BRA_DS.pdf

e tem o firmware updated...
http://mg-lanparty.net/outbound/adsl2.jpg

mas ja o comparei com o router linksys numa linha de fraca qualidade e deu valores mais frakitos q ele.

No panfleto (PDF) dizem q dá os 12 megas. Tudo bem... o ADSL é o Clix 12 megas.

SO QUE!!! .... a Clix afirma que limitou a 2 megas, porque a linha não dá mais!! FDXXXX!!

Pelos valores actuais do router... eu discordo!!!!! >(

A dona da linha ta farta de me fder a cabeça, pk fui que q lho setup(ei),
pk ta a pagar um serviço q n dispõe, e no router n há mais nd a fazer !!

paulitos
11-01-2007, 12:41
CLIX 24MG

Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 20480000
Local SNRMargin 10.0 dB
Local Line Attn 8.0 dB
Local Tx Power 4.3 dB
Remote Line Attn 2.0dB
Remote SNRMargin 31.0 dB

Eu, segundo testes no FCCN, tenho Largura de banda útil: 7.01 Mbps, o que nem metade é do assinado.

Moro a 100 metros da central, o que estará mal?

Cumps

PoolMania
11-01-2007, 19:44
Eu, segundo testes no FCCN, tenho Largura de banda útil: 7.01 Mbps, o que nem metade é do assinado.

Moro a 100 metros da central, o que estará mal?

Cumps

Não está nada mal! Os testes são tudo menos infaliveis: Depende dos dias e das horas, e da carga dos servidores. Depende de muitos factores portanto. Tens 20 MB portanto nada tens de mal!

PoolMania
11-01-2007, 19:49
Sim é ADSL 2+

http://www.smc.com/files/AX%5CSMC7904BRA_DS.pdf

e tem o firmware updated...
http://mg-lanparty.net/outbound/adsl2.jpg

mas ja o comparei com o router linksys numa linha de fraca qualidade e deu valores mais frakitos q ele.

No panfleto (PDF) dizem q dá os 12 megas. Tudo bem... o ADSL é o Clix 12 megas.

SO QUE!!! .... a Clix afirma que limitou a 2 megas, porque a linha não dá mais!! FDXXXX!!

Pelos valores actuais do router... eu discordo!!!!! >(

A dona da linha ta farta de me fder a cabeça, pk fui que q lho setup(ei),
pk ta a pagar um serviço q n dispõe, e no router n há mais nd a fazer !!

Tenta mudar o "operation Mode" a ver se consegues obter mais velocidade, pode ser que consigas os 12 MB.
Acho que vais ter que fazer reset ao router.

m@xwell
11-01-2007, 21:09
Tudo o q n seja DMT ta a dar valores mais baixos entre 10 a 5 kbit/s

Sites relacionados:

Calcula a distancia em função da atenuação:
http://fremnet.net/article/216/adsl-theoretical-speed-calculator

Teste de velocidade fiavel para vel. de downloads para sites internacionais
e para upload total.
http://www.auditmypc.com/internet-speed-test.asp

paulitos
11-01-2007, 21:17
Não está nada mal! Os testes são tudo menos infaliveis: Depende dos dias e das horas, e da carga dos servidores. Depende de muitos factores portanto. Tens 20 MB portanto nada tens de mal!

Se bem entendi o Local SNRMargin está relacionado com os downloads e o Remote SNRMargin com os uploads. Quanto menores forem esses valores maior será a velocidade de download e upload.

Embora não convenha ter valores abaixo de 10db para que a nossa ligação não possa ficar instável e ter quebras.

No meu caso o valor que não é muito famoso é o Remote SNRMargin: 31.0dB.

A minha análise está correcta?

Cumps

PoolMania
11-01-2007, 23:18
Sim está correcta menos num aspecto: O remote SNRMargin está bom! Se fosse muito baixo é que podias saturar com muita facilidade a tua ligação e teres quebras á mesma.
O problema está muitissimo mais no SNRMargin dos downloads porque as velocidades de downloads são muito altas e baixa muito o SNRMargin e como o upload em Portugal é na maioria dos ISPs muito baixo o SNRMargin dos uploads é alto e por isso daria para ter muito maiores velocidades de upload.

frederico_menez
12-01-2007, 14:02
Os meus valores eram estranhos sim pk nao tinha o firmware do router actualizado mas agora sim vejam lá por favor....

DSL Status: UP DSL Modulation Mode: GDMT DSL Path Mode: FAST Downstream Rate: 6144 Kbps Upstream Rate: 384 Kbps Downstream Margin: 23 db Upstream Margin: 25 db Downstream Line Attenuation: 4 Upstream Line Attenuation: 2 Downstream Transmit Power: 0 Upstream Transmit Power: 0

Eu tenho os 8mg activados e so tenho estes seis!! A central fica mesmo a frente da porta da minha casa!! Pai uns 10 20 metros no maximo, e eles dixem que so posso ter 4mg axam normal? Que devo fazer?? Thanks

PoolMania
12-01-2007, 23:51
Os meus valores eram estranhos sim pk nao tinha o firmware do router actualizado mas agora sim vejam lá por favor....

DSL Status: UP DSL Modulation Mode: GDMT DSL Path Mode: FAST Downstream Rate: 6144 Kbps Upstream Rate: 384 Kbps Downstream Margin: 23 db Upstream Margin: 25 db Downstream Line Attenuation: 4 Upstream Line Attenuation: 2 Downstream Transmit Power: 0 Upstream Transmit Power: 0

Eu tenho os 8mg activados e so tenho estes seis!! A central fica mesmo a frente da porta da minha casa!! Pai uns 10 20 metros no maximo, e eles dixem que so posso ter 4mg axam normal? Que devo fazer?? Thanks
Trocaste os downloads pelos uploads :).

Teres a central mesmo á porta de casa é muitissimo bom: Atenuação de 4!!!!! És uma raridade!
O problema poderá estar no "Operation Mode" do teu router: Pode estar mal escolhido. Tenta mudar o operation Mode nas configurações do router a ver se consegues sincrozicar nos 8 MB.

frederico_menez
13-01-2007, 15:04
Ja experimentei todos os modos so router e nada!! Ah e desde que me puseram adsl2+ nao tenho net mais do que 10 minutos seguidos!! Ja liguei po SAC e eles vao-me contactar porque secalhar vem ca o tecnico!! Axam que fiz bem?

Ja tou farto disto....

PoolMania
13-01-2007, 18:41
Ja experimentei todos os modos so router e nada!! Ah e desde que me puseram adsl2+ nao tenho net mais do que 10 minutos seguidos!! Ja liguei po SAC e eles vao-me contactar porque secalhar vem ca o tecnico!! Axam que fiz bem?

Ja tou farto disto....
Claro que fizeste bem! O melhor mesmo é que um tecnico venha á tua casa.

Complex
14-01-2007, 11:15
Cumps a todos,

tentando "aproveitar" os vossos conhecimentos gostaria de saber se é possivel, saber este tipo de informaçoes, para ligaçoes moveis tipo Kanguru, Vodafone, TMN, Zapp etc...

[[[[[]]]]]

frederico_menez
14-01-2007, 13:46
Sim mandei-os ca vir mas agora tenho de os mandar embora, o meu router pifou....
Não liga a luz do power costumava piscar uns segundos e depois começava a igar-se o resto agora a luz power fica a piscar eternamente.... Inda por cima comprei o router em segunda mao nao tenho nem garantia nem factura!! E agora que faço a minha vida?? Tenho mesmo azar fdx....

Sem alguem souber recuperar um Linksys WAG54G V.2 depois de este ter morrido digam-me alguma coisa!! Obrigado a todos....

m@xwell
14-01-2007, 17:17
Sim mandei-os ca vir mas agora tenho de os mandar embora, o meu router pifou....
Não liga a luz do power costumava piscar uns segundos e depois começava a igar-se o resto agora a luz power fica a piscar eternamente.... Inda por cima comprei o router em segunda mao nao tenho nem garantia nem factura!! E agora que faço a minha vida?? Tenho mesmo azar fdx....

Sem alguem souber recuperar um Linksys WAG54G V.2 depois de este ter morrido digam-me alguma coisa!! Obrigado a todos....

Queres ver que "estavas muito perto da central"??? 8|
a central torrou o router....:Whatever: :rcarton:

frederico_menez
15-01-2007, 14:04
Yah é provavel pk hoje fui a minha loja de informatica e disseram-me a mesma coisa!! Burro sou eu que tenho uma ups ou seja nao só protege o pc da corrente electrica mas posso ligar lá tambem a linha telefonica por causa dos picos de corrente!! Nunca liguei a isso agora tou a ver porque todas as ups trazem essa protecção pa linha!
Bem agora tenho de comprar um router novo mas desta vez ligo-o logo a ups!! E se me acontecer mais alguma eu faço queixa a PT, deste nao fiz pk ja nao tinha garantia e foi comprado em segunda mao, mas agora compro novo e quero ver o que eles me dizem!! Obrigado a todos....

frederico_menez
15-01-2007, 17:39
Olhem ja tenho o problema resolvido, o router vi uns foruns e ressusciteio funciona lindamente, o adsl o tecnico veio ca viu que a minha linha estava optima e era uma raridade e telefonou para la activaram os 8mg e voi la 8mg constantes com quase 12mb de debito!!!!! Expectaculo....
Obrigado

m@xwell
16-01-2007, 02:10
francisco...
... é pura CDU. Acontece...
eskeceste de fazer reset ao router dp do update,
nao foi? "u silly man!"

Tb já tenho o meu... Chegou hj ...!! Weee

Router da Clix Aolink DR814Q (Huawey)

State Showtime
Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 12288000
Local SNRMargin 20.5 dB
Local Line Attn 7.0 dB
Local Tx Power 3.9 dB
Remote Line Attn 2.5 dB
Remote SNRMargin 26.0 dB

Tb j´tenho o firmware novo pra lhe por...
Resolve o problema do DynDns.org n updatar

Só 8 megas mas por LAN, mas o prob era do PC...
foi so preciso aumentar a RWIN do TCP/IP da minha placa de rede
q taba com valor 32000 (default é 65535).
Agora dá pra sacar do ftp.clix.pt a 1.3 Mb/s :)

Cumps

NetOholik
23-01-2007, 09:33
Obrigado pelo post é mt util a info =)

thunder
23-01-2007, 12:45
Aki vão os meus valores
Sapo Adsl 4mb plus ...Aolink Dr814q

Name Value
Connected true
Operational Mode G.Dmt
State Showtime
Tx Bit Rate 256000
Rx Bit Rate 4096000
Local SNRMargin 30.0 dB
Local Line Attn 22.5 dB
Local Tx Power 11.7 dB
Remote Line Attn 13.0 dB
Remote SNRMargin 27 dB
Activate Line NONE
Standard G.DmtBisPlusAuto
Code Type ADSL2

segundo testes sako a um maximo de 428kb/s

jmpub
24-01-2007, 14:40
Tens de ter calma...
E não chamar burro a ninguem...

Não sei onde me viste falar em 12KB/s ?!!!

Está neste momento a sacar a 395KB/s ou seja, 3160Kb/s (8 x 395 KB)
1 byte são 8 bits, pelo menos eram á uns tempos...

tenho 4096/256 Kbits

Que teoricamente seriam 512/32 KB, aqui nas calmas tem feito 420KB/27KB com picos de mais de 440KB/30KB, o que considero satisfatorio...

Lê com atenção o que escrevi e depois comenta...

abração

BUGabundo
25-01-2007, 10:34
Tens de ter calma...
E não chamar burro a ninguem...

Não sei onde me viste falar em 12KB/s ?!!!

tenho 4096/256 Kbits

Que teoricamente seriam 512/32 KB, aqui nas calmas tem feito 420KB/27KB com picos de mais de 440KB/30KB, o que considero satisfatorio...

Lê com atenção o que escrevi e depois comenta...

abração

Lapso de teclado 12kb/s === 512kb/s Segundo a tua pagina de ligaçao, tu tens 512kilobits por segundo, e nao 4 ou 5 megabits. No entanto ao ler o teu post melhor, percebi q isto era no passado. Aparentemente agora migraste pra cima. Assim sendo, se usas 3.2mb/s dos teus 4megas, ta bem bom.

frederico_menez
27-01-2007, 21:46
Ei pessoal preciso de ajuda!

Tenho um Wag54G V.2 com o firmware original (1.00.19) e como precisei de actualiza-lo ligue para a linksys e eles enviaram-me o 1.02.00 bem mais actualizado so que desde que tenho este firmware a minha ligação nao se aguenta mais de um minuto!! Tive que voltar a por o original (1.00.19) para dar! So que o novo tem muitas correcçoes uteis! Gostaria de ficar com ele!! Alguem me pode ajudar! Tenho Sapo Adsl 8MB que funcionam bem com os dois firmwares so que no mais recente a ligação nao se aguenta!! O que faço?? Ajudem-me

Obrigada

m@xwell
28-01-2007, 14:23
Aki vão os meus valores
Sapo Adsl 4mb plus ...Aolink Dr814q

Name Value
Connected true
Operational Mode G.Dmt
State Showtime
Tx Bit Rate 256000
Rx Bit Rate 4096000
Local SNRMargin 30.0 dB
Local Line Attn 22.5 dB
Local Tx Power 11.7 dB
Remote Line Attn 13.0 dB
Remote SNRMargin 27 dB
Activate Line NONE
Standard G.DmtBisPlusAuto
Code Type ADSL2

segundo testes sako a um maximo de 428kb/s

isso é o que se chama ... um ADSL saudável!! :)

Tens de ter calma...
....

tenho 4096/256 Kbits
....

abração

N conheço o teu modem/router, parece antigo, mas se era destinado a linha de 512/128, deve ser fraquito e

Como as linhas de 4 megas normalmente dao o maximo de 430KB/s (=+- 3600Kbps) e

pelos valores q mostras apostava dizer q ele liga em digamos safe mode (visto q a linha tá mt estável).

Se arranjares um modem mais recente, pode ser q tenhas os tais 3.6, que... não é muita diferença né?!

Ei pessoal preciso de ajuda!

Tenho um Wag54G V.2 com o firmware original (1.00.19) e como precisei de actualiza-lo ligue para a linksys e eles enviaram-me o 1.02.00 bem mais actualizado so que desde que tenho este firmware a minha ligação nao se aguenta mais de um minuto!! Tive que voltar a por o original (1.00.19) para dar! So que o novo tem muitas correcçoes uteis! Gostaria de ficar com ele!! Alguem me pode ajudar! Tenho Sapo Adsl 8MB que funcionam bem com os dois firmwares so que no mais recente a ligação nao se aguenta!! O que faço?? Ajudem-me

Obrigada

com o novo firmware,... Se o modo ADSL estiver em automatico e a escolher automaticamente ADSL2 ou 2+, tenta forçar-lo a ligar no modo ADSL G.DMT
Visto q se tens apenas 8 megas, o modo G.DMT é o mais seguro, em termos de fazer cair ou n a ligação.

frederico_menez
28-01-2007, 17:56
Ja tentei isso e nada alias ja tentei todos os modos.
Ja experimentei todos os firmwares e so o original mantem a ligação!! Se alguem souber de algum firmware em condiçoes mesmo que nao seja linksys ajude-me! Tenho um Wag54g V.2.
Que faço.

Obrigado a todos....

TerraMex
28-01-2007, 20:59
Já agora, a nível de curiosidade :

Link Information
Uptime: 1 day, 3:13:18
Modulation: G.992.1 Annex A
Bandwidth (Up/Down) [kbps/kbps]: 128 / 256
Output Power (Up/Down) [dBm]: 10,5 / 6,5
Line Attenuation (Up/Down) [dB]: 6,5 / 18,0
SN Margin (Up/Down) [dB]: 31,0 / 30,5

Pus apenas 256k para testar a adsl, a semana passada ( cá na zona não existe mais nada digno de nota, netcabo tem mau sinal , não é zona clix, não é zona oni , fica na perifieria da cidade bla bla bla ), se achar decente, "aumento" o serviço.

m@xwell
28-01-2007, 22:11
Já agora, a nível de curiosidade :

Pus apenas 256k para testar a adsl, a semana passada ( cá na zona não existe mais nada digno de nota, netcabo tem mau sinal , não é zona clix, não é zona oni , fica na perifieria da cidade bla bla bla ), se achar decente, "aumento" o serviço.

Deve dar para teres a linha de 2 megas sem problemas ... os 4 megas seriam mesmo "á rasquinha" !
LOL

Se o serviço q tens é da PT sapo, telefona pra eles e tenta saber se fizeram testes do valor maximo q a linha aguenta e se te podem dar esse valor, visto que ponderarias aumentar o tarifário.

TerraMex
28-01-2007, 23:09
... também não estava para aumentar acima de 2/4 ,
isto não é para andar a fazer o "download the internet".
Para isso tenho à borla na fac. :).
É mesmo só para não me chatear com limites e ocasionalmente jogar alguma coisa.

jmpub
29-01-2007, 08:55
N conheço o teu modem/router, parece antigo, mas se era destinado a linha de 512/128, deve ser fraquito e

Como as linhas de 4 megas normalmente dao o maximo de 430KB/s (=+- 3600Kbps) e

pelos valores q mostras apostava dizer q ele liga em digamos safe mode (visto q a linha tá mt estável).

Se arranjares um modem mais recente, pode ser q tenhas os tais 3.6, que... não é muita diferença né?!

O meu router é ADSL2+ até 24Mbits

E como dizia no meu post, ele faz mais até do que os 430KB/s
Anda sempre entre 370-430KB/s dependendo do momento e se está outra coisa a usar a linha, por vezes, em upload..

m@xwell
30-01-2007, 00:03
O meu router é ADSL2+ até 24Mbits

E como dizia no meu post, ele faz mais até do que os 430KB/s
Anda sempre entre 370-430KB/s dependendo do momento e se está outra coisa a usar a linha, por vezes, em upload..

uhm mas pah... a marca do teu router nao aparece em lado nenhum ... LOL
é "roskof" ehehehe dos 300´s LOL :lol:

jmpub
30-01-2007, 00:44
O meu router é um N-Tech adsl-AR41A

Com o ultimo firmware, e funcionando como um relogio á mais de um ano.. sem uma falha.. e fazendo rede entre dois PC's
Sincroniza em menos de 10seg e conecta rapidamente..

Com portas abertas para torrents e etc etc.. todo configurado ao maximo..

Não sou assim tão burro... ;)

grandenaboverde
30-01-2007, 08:48
boas,

normalmente tinha uma SNR Margin no downstream a rondar os 14, agora desde que pedi a actualização para 8MB/512kbps (e ainda estou a 4MB/256kbps) que a linha está nas lonas.. problemas de sincronização, drop da ligação constante ou assim que faz algo "mais pesado". até tive de ligar o cabo rj11 directamente à ficha em vez de utilizar o splitter, com o splitter então não consigo ter net 1 minuto sequer.

agora a SNR Margin no downstream ronda os 2, 3.. bem longe dos 13/14 que tinha anteriormente. isto será devido a testes que eles estão a efectuar para ver se consigo ter 8MB/512kbps ou o que pode ter acontecido?

frederico_menez
30-01-2007, 15:24
Esclaremsam-me uma coisa eu estou em Adsl2+??

DSL Status: UP
DSL Modulation Mode: GDMT
DSL Path Mode: FAST
Downstream Rate: 8128 Kbps
Upstream Rate: 512 Kbps
Downstream Margin: 16 db
Upstream Margin: 20 db
Downstream Line Attenuation: 5
Upstream Line Attenuation: 2

É que tenho 8mg e sopostamente devo ter adsl2+!!

O meu router é um Wag54g v.2 actualizado com o ultimo firmware da linksys 1.02.00....

Digam-me tudo o que conseguirem apartir destes dados....

Obrigado a todos

SwimmerBoy
30-01-2007, 15:42
Item ------------------ Downstream Upstream Unit
SNR Margin ---------------- 14 -------- 24 --- dB
Line Attenuation ----------- 25 --------- 9 --- dB
Line State ----> Connected
Modulation ----> Multi-mode
Annex Mode ----> ANNEX_A
Max Tx Power ----> -38 dBm/Hz

Que tal isto?

m@xwell
30-01-2007, 23:37
boas,

normalmente tinha uma SNR Margin no downstream a rondar os 14, agora desde que pedi a actualização para 8MB/512kbps (e ainda estou a 4MB/256kbps) que a linha está nas lonas.. problemas de sincronização, drop da ligação constante ou assim que faz algo "mais pesado". até tive de ligar o cabo rj11 directamente à ficha em vez de utilizar o splitter, com o splitter então não consigo ter net 1 minuto sequer.

agora a SNR Margin no downstream ronda os 2, 3.. bem longe dos 13/14 que tinha anteriormente. isto será devido a testes que eles estão a efectuar para ver se consigo ter 8MB/512kbps ou o que pode ter acontecido?

Os valores nominais de SNR sao entre 10 e 30 dB
Se nca tiveste problemas na linha antes, verifica.se esta tudo em ordem na
ligação interior (dentro do edificio).

Se tiveres um router configuravel força-o a ligar em ADSL G.DMT.
Se nao melhorar ou, se nao conseguires assim os 8 megas,
entao, queixa-te ao apoio de clientes, por email e telefone para verificarem a linha.

Esclaremsam-me uma coisa eu estou em Adsl2+??

DSL Status: UP
DSL Modulation Mode: GDMT
DSL Path Mode: FAST
Downstream Rate: 8128 Kbps
Upstream Rate: 512 Kbps
Downstream Margin: 16 db
Upstream Margin: 20 db
Downstream Line Attenuation: 5
Upstream Line Attenuation: 2

É que tenho 8mg e sopostamente devo ter adsl2+!!

O meu router é um Wag54g v.2 actualizado com o ultimo firmware da linksys 1.02.00....

Digam-me tudo o que conseguirem apartir destes dados....

Obrigado a todos

Não. a Linha esta em ADSL G.DMT (ADSL1), mas está muito boa.
Deves morar "ao lado" da central!??! a instalação é antiga? (edifícios tipo, + q 10 anos?)
Podes por 24 megas na boa!!!

Que tal isto?

Está normalissimo para linhas de baixa velocidade < 2 megas.
mas essa linha não deve dar mais q 16 megas.

SwimmerBoy
31-01-2007, 00:58
Mas eu estou ligado a 4096/256 :rolleyes:

grandenaboverde
31-01-2007, 12:34
Os valores nominais de SNR sao entre 10 e 30 dB
Se nca tiveste problemas na linha antes, verifica.se esta tudo em ordem na
ligação interior (dentro do edificio).

Se tiveres um router configuravel força-o a ligar em ADSL G.DMT.
Se nao melhorar ou, se nao conseguires assim os 8 megas,
entao, queixa-te ao apoio de clientes, por email e telefone para verificarem a linha.
boas,

o problema não pode ser do meu lado porque durante a manhã tenho 6 ou 7 dB de SNR e à noite nem me consigo fazer nada porque os valores andam entre os 2 e 3 dB.. isto quando normalmente tinha valores de SNR entre os 14 e os 20 dB para o downstream (informação dada pelo G604t).

Vash82
04-02-2007, 14:04
Boas.

Venho aqui pedir a opinião dos entendidos na matéria.

Tenho Sapo ADSL à alguns anos e neste momento pago o tarifário 8Mbps. No entanto só me deixam ter 2Mbps alegando que a linha não aguenta mais (nem o upload de 512Kbps me dão, estou com 128Kbps).

O modem é um Speedtouch 330 e os valores da linha que me dá de download são estes:

Atenuação - 39
SNR - 19

Por vezes a ligação cai, mas está mais estável ultimamente. Este problema já foi pior no passado (quedas constantes). No entanto, depois de cair e voltar a ligar, por vezes a velocidade diminui (1.8Mbps, 1.6Mbps, etc...), especialmente à noite.

Numa das alturas que me queixei de quedas constantes, veio cá um técnico da PT e testou a linha. Resultado para velocidade máxima dita por ele: 5Mbps (ADSL1).

Já contactei o Apoio Técnico por telefone e e-mail, e confrontei-os com estes dados. A resposta é sempre a mesma e do género: "A linha não aguenta mais. É um factor alheio a nós (empresa PT.COM). A manutenção das linhas é da responsabilidade da empresa PT Comunicações. Lamentamos."

Já mandei um e-mail para a PT Comunicações e até agora nada.

Depois de explicada a situação, o que venho perguntar é:

1 - Se exigir a troca do modem por um dos novos que vêm nos kits Sapo ADSL (ADSL2+), posso ver a velocidade da minha ligação atingir o valor que tenho contratado (8Mbps)? Ou não está em nada dependente disso?

2 - Estou numa zona Tele2. Segundo o que dizem, eles têm as suas próprias centrais, sendo apenas a "last mile" de cobre igual para PT e Tele2. Se aderir à Tele2 (12Mbps), poderei ter a velocidade contratada, ou vai dar tudo ao mesmo?

Se alguém me souber responder, agradeço imenso. É que estou farto de pagar tarifário+assinatura e ter uma ligação da treta.

Obrigado.

c3l5o
04-02-2007, 15:30
Pessoal, segui agora a migração para Sapo 8MB, possuo um Aolynk DR814Q que vinha num kit clix 16MB...

O problema é que desde que me fizeram a migração ele apresenta os seguintes valores:

http://img176.imageshack.us/img176/5678/routerty2.th.gif (http://img176.imageshack.us/my.php?image=routerty2.gif)

Qual a vossa opinião? Que posso eu fazer?

frederico_menez
04-02-2007, 15:38
Yah obrigado mas eu devia de estar em adsl 2+!! Com este firmware diz-me que está em GDMT com o firmware anterior diz que está em Adsl2+!! E agora?!?!....

Obrigado

m@xwell
04-02-2007, 16:32
Boas.

Venho aqui pedir a opinião dos entendidos na matéria.

Tenho Sapo ADSL à alguns anos e neste momento pago o tarifário 8Mbps. No entanto só me deixam ter 2Mbps alegando que a linha não aguenta mais (nem o upload de 512Kbps me dão, estou com 128Kbps).

O modem é um Speedtouch 330 e os valores da linha que me dá de download são estes:

Atenuação - 39
SNR - 19

Por vezes a ligação cai, mas está mais estável ultimamente. Este problema já foi pior no passado (quedas constantes). No entanto, depois de cair e voltar a ligar, por vezes a velocidade diminui (1.8Mbps, 1.6Mbps, etc...), especialmente à noite.

Numa das alturas que me queixei de quedas constantes, veio cá um técnico da PT e testou a linha. Resultado para velocidade máxima dita por ele: 5Mbps (ADSL1).

Já contactei o Apoio Técnico por telefone e e-mail, e confrontei-os com estes dados. A resposta é sempre a mesma e do género: "A linha não aguenta mais. É um factor alheio a nós (empresa PT.COM). A manutenção das linhas é da responsabilidade da empresa PT Comunicações. Lamentamos."

Já mandei um e-mail para a PT Comunicações e até agora nada.

Depois de explicada a situação, o que venho perguntar é:

1 - Se exigir a troca do modem por um dos novos que vêm nos kits Sapo ADSL (ADSL2+), posso ver a velocidade da minha ligação atingir o valor que tenho contratado (8Mbps)? Ou não está em nada dependente disso?

2 - Estou numa zona Tele2. Segundo o que dizem, eles têm as suas próprias centrais, sendo apenas a "last mile" de cobre igual para PT e Tele2. Se aderir à Tele2 (12Mbps), poderei ter a velocidade contratada, ou vai dar tudo ao mesmo?

Se alguém me souber responder, agradeço imenso. É que estou farto de pagar tarifário+assinatura e ter uma ligação da treta.

Obrigado.

Pede o router que ele fazem preços mais baratos aproveita tipo router wireless por 50 euros
"quem n chora nao mama!"

Certamente q com modem novo vai melhorar a ligação...!!

mas....
verificar se n tens modem 56 K ou FAX ligados sem filtros, porque isso degrada o ADSL e
este de preferencia deve estar ligado directamente á rede (mm q haja ruidos e interfrencias na linha, acho)

Quanto á tele2 ... so experimentando..
TELE2
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=98446&highlight=TELE2
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=132217&highlight=TELE2

Vash82
04-02-2007, 19:51
Pede o router que ele fazem preços mais baratos aproveita tipo router wireless por 50 euros
"quem n chora nao mama!"

Certamente q com modem novo vai melhorar a ligação...!!

mas....
verificar se n tens modem 56 K ou FAX ligados sem filtros, porque isso degrada o ADSL e
este de preferencia deve estar ligado directamente á rede (mm q haja ruidos e interfrencias na linha, acho)

Quanto á tele2 ... so experimentando..
TELE2
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=98446&highlight=TELE2
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=132217&highlight=TELE2

Obrigado pela resposta.

Não tenho modem 56K nem Fax ligados. O modem liga directamente à tomada. Os dois telefones de casa têm microfiltros.

Segundo percebi, na migração para ADSL2+, iam ser fornecidos aos antigos clientes modems novos para substituir os antigos. Tenho de pagar por um? Se for mesmo um router wireless por 50€ já não me queixo tanto, até porque há dois computadores em casa e partilham a ligação (Ethernet)...

Quanto à Tele2, era uma boa solução se a velocidade fosse a anunciada. Mais barato, mais tráfego e mais velocidade. Mas como a "last mile" é a mesma, fico na dúvida. Tenho acompanhado esses tópicos da Tele2 que indicaste, mas não há lá resposta para mim (para já).

Mesmo com a velocidade limitada como no Sapo ADSL, a Tele2 seria sempre melhor devido ao preço e tráfego. Teria de experimentar, mas isso ia ser uma experiência de 12 meses (julgo que há fidelização). Posso ficar a penar obrigatoriamente durante um ano quando posso tentar um acesso à net sem ser via o cobre podre cá da zona. Posso tentar a Netcabo (embora a qualidade do sinal dos canais não seja a melhor por aqui. Isso influencia?)

Resumindo, chateio o Sapo para me orientar um modem/router ADSL2+, tento as centrais da Tele2, ou desisto do ADSL e vou pro cabo?

Obrigado.

R_M_F
05-02-2007, 14:53
Pessoal, segui agora a migração para Sapo 8MB, possuo um Aolynk DR814Q que vinha num kit clix 16MB...

O problema é que desde que me fizeram a migração ele apresenta os seguintes valores:

http://img176.imageshack.us/img176/5678/routerty2.th.gif (http://img176.imageshack.us/my.php?image=routerty2.gif)

Qual a vossa opinião? Que posso eu fazer?

muito muito estranho....ainda tens muita margem...os gajos estao-te a limitar a ligação por algum movito....só ligando para eles

ccooll_booy
05-02-2007, 15:13
ADSL Status
Mode State G.DMT SHOWTIME
Up Speed 640000
Down Speed 7616000
SNR Margin 10.6
Loop Att. 24.0

Boas estes sao os meus dados, mas como eu percebo pouco destas coisas alguem me explica a que distancia estou da central e se eu devia atingir os 24Mb que tenho contratados com a clix.
Ja agora eu estou em aveiro no centro, para quem conhece na avenida lourenço peichinho. Estou em zona clix.
Obrigado

viskonde
05-02-2007, 18:27
Item ........ Downstream .......Upstream........ Unit
SNR Margin .....16 ....................28 .............dB
Line Attenuation 16 .................7 ................dB
Data Rate ........12284 ..........414 ..............kbps

sei que ai para o meu devem explicar, mas podem dizer se isto chega a 20/24 megas?

e que o 1 post ta um pouco confuso.. se desse para editarem

pela Attenuation, parece me que deve dar para 20 megas +/-, mas o SNR margin nao sei se e bom ou nao ..

c3l5o
05-02-2007, 21:26
muito muito estranho....ainda tens muita margem...os gajos estao-te a limitar a ligação por algum movito....só ligando para eles

Liguei para o serviço de apoio a clientes, disseram-me que a minha linha estava marcada para suportar apenas 6.9MB de downstream quando confrontados com os valores que em cima postei "mudaram um pouco de tom" não pq me tenham percebido mas se calhar por pensarem que até sabia do que falava, lol...

Enviei agora tal como pedido, um pedido de esclarecimento requisitanto também que analisem novamente os valores da linha para o suporte@acesso.sapo.pt então aguardo agora uma resposta por escrito...

frederico_menez
05-02-2007, 21:48
Alguem me explica porque é k quando selecciono GDMT no router aparece DSL PATH MODE FAST e quando meto MultiMode (Adsl2+ fica) aparece DSL PATH MODE INTERLEAVED.

O snr margin sobe em Adsl2+ e neste mesmo modo a velocidade é um pouco inferior....

Em GDMT tenho Donwstream Margin 16 a 20, E em Adsl2+ tenho 28 a 30 db's

A Atenuation em Adsl2+ é 1db em GDMT é 5db, já me disseram que a minha linha é velha mas é impossivel pois a minha linha foi posta a dois tres anos quando pus adsl a central fica a minha porta e de vez em quando nao consigo sincronismo, alem disso a sapo disse-me que so posso ter até 12mg tava a pensar em 24 mas isso so dentro da central tou a ver....

Que se passa....

Wag54G V2 (1.01.27Beta)

ccooll_booy
05-02-2007, 22:30
entao ninguem me sabe ajudar e dizer qual a minha distancia da linha ou qual a velocidade que devia obter com os dados que dei em cima?
Obrigado

R_M_F
05-02-2007, 22:47
Liguei para o serviço de apoio a clientes, disseram-me que a minha linha estava marcada para suportar apenas 6.9MB de downstream quando confrontados com os valores que em cima postei "mudaram um pouco de tom" não pq me tenham percebido mas se calhar por pensarem que até sabia do que falava, lol...

Enviei agora tal como pedido, um pedido de esclarecimento requisitanto também que analisem novamente os valores da linha para o suporte@acesso.sapo.pt então aguardo agora uma resposta por escrito...

a margem não engana :P e para além disso esse valor assim tão certinho...vê lá se eles te metem isso nos 8Mb

c3l5o
06-02-2007, 03:54
a margem não engana :P e para além disso esse valor assim tão certinho...vê lá se eles te metem isso nos 8Mb

Como é que eu posso apertar mais com eles caso se façam de difíceis? É a primeira que eles me fazem assim, é pena que não possa jogar com o factor de mudar de ISP já que o cota é que manda nessas cenas...

m@xwell
06-02-2007, 14:23
boas,

o problema não pode ser do meu lado porque durante a manhã tenho 6 ou 7 dB de SNR e à noite nem me consigo fazer nada porque os valores andam entre os 2 e 3 dB.. isto quando normalmente tinha valores de SNR entre os 14 e os 20 dB para o downstream (informação dada pelo G604t).

casca neles! - "Têm de por isso bem!!" :)

e então? :lol:

SwimmerBoy
06-02-2007, 15:25
Item ------------------ Downstream Upstream Unit
SNR Margin ---------------- 14 -------- 24 --- dB
Line Attenuation ----------- 25 --------- 9 --- dB
Line State ----> Connected
Modulation ----> Multi-mode
Annex Mode ----> ANNEX_A
Max Tx Power ----> -38 dBm/Hz

Que tal isto?

Está normalissimo para linhas de baixa velocidade < 2 megas.
mas essa linha não deve dar mais q 16 megas.

Percebeste agora? Fiquei espantado quandp disseste que os valores eram normais para menos de de 2Mb tendo eu 4Mb e eles dizendo que eu tenho 8Mb sem sequer necessitar de recorrer a ADSL2+

ccooll_booy
06-02-2007, 19:56
Ninguem me respondeu liguei pa Clix, disseram-me que a minha linha com os dados que eles tinham devia suportar os 14Mb, mas por incrivel que pareça, com o router ligado directamente a linha cabo original, só o meu pc ligado a net, e por incrivel que pareça não consigo ter mais velocidade do que os 5.4 Mb
É incrivel...

m@xwell
06-02-2007, 20:28

digo o mm

m@xwell
06-02-2007, 20:54
Ninguem me respondeu liguei pa Clix, disseram-me que a minha linha com os dados que eles tinham devia suportar os 14Mb, mas por incrivel que pareça, com o router ligado directamente a linha cabo original, só o meu pc ligado a net, e por incrivel que pareça não consigo ter mais velocidade do que os 5.4 Mb
É incrivel...

experimenta alterar a RWIN recieve window size do TCP/IP para 127776
com o drtcp.exe

Percebeste agora? Fiquei espantado quandp disseste que os valores eram normais para menos de de 2Mb tendo eu 4Mb e eles dizendo que eu tenho 8Mb sem sequer necessitar de recorrer a ADSL2+

quando postam esses valores é sempre util incluir a velocidade respectiva.
a cada velocidade que os modem sincroniza, os valores de atenuação e SNR
ao sempre diferentes.

conheço um caso clix em que so davam 2 megas ("ah ta limitado, a sua linha n dá mais") agora ta a 9.5 e ainda com o router antigo smc.

perinhas
13-02-2007, 19:16
Alguém me podia dar uma opinião sobre estes valores?

http://img444.imageshack.us/img444/4281/84737230kr5.th.png (http://img444.imageshack.us/my.php?image=84737230kr5.png)

Taz
14-02-2007, 06:57
Pelo SNR terás á vontade os 14 MB e talvez mais até. O preocupante é a atenuação: Para estares tão perto da central tens uma atenuação alta: 27.0 db! Eu também estou a cerca de 1 KM e poucos metros da central e só tenho 16.5 db de atenuação.
Verifica bem o estado das tuas linhas em casa: Conexões velhas e mal feitas, caixas de conexões já velhas, linhas já velhas. Por exemplo....

Um bom teste é tentares ligar o teu router o mais perto possilvel da linha que vai para a rua e verifica ai se a atenuação diminui.

Obrigado pelos toques.
Não posso por o router mais perto da linha. Desde que não tenha crises com o upgrade do sapo... 8mb já chegam para mim.

c3l5o
14-02-2007, 22:30
Bem recebi a minha resposta ao mail... que deixo em baixo:

Estimado(a) Cliente

Relativamente à questão apresentada, informamos que no seguimento de testes exaustivos efectuados à sua linha telefónica, verificou-se que por questões de ordem técnica e logística a mesma não suporta uma velocidade máxima de débitos a 8128/512, pelo que por forma a garantir a estabilidade da ligação a velocidade de acesso foi reconfigurada como 6144/256 Kbps (valores em kb por segundo).

As velocidades comercializadas pela PT.COM não são garantidas, mas sim velocidades máximas possíveis. A velocidade real depende das condições técnicas e da localização da linha telefónica, bem como do nível de utilização do website a que um cliente esteja a aceder.

Deste modo a PT.com cobra a mensalidade de acordo com o tarifário escolhido pelo cliente e de acordo com as velocidades máximas possíveis.

Caso subsista alguma questão não hesite em contactar-nos de novo, através deste e-mail (suporte@acesso.sapo.pt) ou, de forma mais rápida, através do número de apoio a Clientes 707 22 72 76*.

Com os melhores cumprimentos,

-------------------
Serviço de Apoio a Clientes
PT.COM

*Custo por minuto: com origem na rede fixa €0,121; com origem nas redes móveis €0,3025. Valores com IVA incluido.

----- Original Message -----

Alguém mais acha que me estão a passar a perna com os valores que o meu router apresenta?

c3l5o
15-02-2007, 18:11
Mandei outro mail depois de mais um telefonema... Tou passado com estes gajos do Sapo e com a PT... É mesmo má vontade de fazer mais testes na linha...

Raines
17-02-2007, 01:05
eu pedi para me porem no clix com os 12mb e fiquei assim

upload 415 Kbps SNR 22.2 dB Attenuation 18.5

download 4373 kbs SNR 10 atte 36

estava a 3300 kb mas mudei de dmg ou uma cen aassim para ADSL 2+ e ficou a 4340...

mas eu acho que tenho uma ficha de telefone fanada..... ate o telefone faz ruido... porque eu moro ai a 1,5 km da central e o predio tem 6 anos.. nao se justifica....

tinha antes estes valores...

output power 12.1

Raines
17-02-2007, 19:46
mudei a tomada que estava avariada para uma nova e fico com os valore semelhantes....

o modem e o smart ax mt882

sera configuracao? ou estes valores sao maus...?

moro a menos de 2km da central e a casa e nova...

upload 415 Kbps SNR 22.2 dB Attenuation 18.5

download 4373 kbs SNR 10 atte 36

Raines
19-02-2007, 12:39
help...

Raines
19-02-2007, 13:15
ja tenho 12mb.... desliguei o telefone....

sera que lhe tenho de por um filtro?

Raines
20-02-2007, 21:50
voltou ao mesmo sem eu mexer em